Pub SAPO pushdown

Vamos saber mais sobre a anemia

terça-feira, janeiro 26, 2016
Em Setembro do ano passado falei-vos aqui sobre os números um bocadinho assustadores da anemia em Portugal. Segundo o estudo Empire, realizado pela Anemia Working Group Portugal com o apoio da farmacêutica OM Pharma, um em cada cinco portugueses sofre de anemia, e a grande maioria não faz ideia (84%). Regra geral, associam os sintomas a cansaço, a um mal estar passageiro, e por isso não ligam muito. No encontro informativo que houve para apresentação dos resultados fiz um teste de rastreio e confirmei o que já sabia: sofro de anemia. O que explica muitos dos sintomas que tinha mas que sempre ignorei. Desde então tomo um suplemento de ferro, receitado pelo meu médico, e estou mais atenta ao tema. 

Pois bem, na sequência dos resultados do estudo Empire e da óbvia necessidade de haver uma maior informação sobre a anemia, foi criado o deficienciadeferro.pt, um site que pretende ser uma ferramenta online acessível a todas as pessoas que procuram mais informação sobre a anemia ferropénica, a carência nutritiva mais frequente no mundo. 

Entre outras coisas, no deficienciadeferro.pt poderão encontrar:

- Um explorador de sintomas de deficiência de ferro: se sentem cansaço, palidez ou falta de ar, entre outros, é provável que se devam a uma anemia. Neste explorador interactivo podem identificar os sintomas, obter um pequeno diagnóstico e receber aconselhamento (o que, obviamente, não dispensa uma visita ao vosso médico);

- Inquéritos sobre a fadiga;

- Um segmento exclusivo dedicado à saúde da mulher, o sexo que mais sofre com a anemia: aqui encontrarão dados sobre a relação entre a anemia e a menstruação, a fertilidade, a gravidez, o parto e a menopausa.

- Planos de refeições: para reforço dos níveis de ferro;

Este site é uma óptima ferramenta de informação e prevenção da anemia, mas não há nada como estarmos atentos, alimentarmo-nos de forma equilibrada e fazer check-ups regulares. Não custa nada!



22 comentários:

  1. Eu também sofro de anemia há, pelo menos, 5 anos. Mas só o ano passado, quando mudei de médico de família, é que o soube. Até à data a minha antiga médica dizia-me sempre que estava tudo bem. E eu sempre fiz análises de rotina a minha vida toda...

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um excelente tema sobre o qual ainda existem muitas dúvidas. Um check-up regular é sempre a mlehor alternativa. Gostei imenso deste post!

    ResponderEliminar
  3. Boa!! Desde a adolescência que tenho anemia ferropénica e que evoluiu para a incapacidade de fixação de ferro. Nunca fiz nada além do suplemento de ferro indicado pela médica. Nem tão pouco fazia ideia do quanto abrange a população. Acho uma ótima ferramenta de informação. Obrigada, Pipoca!

    ResponderEliminar
  4. "com o apoio da farmacêutica OM Pharma" - cuidado com o grande problema de estudos como este: o conflito de interesses.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho anemia crónica e sei bem o dilema que têm sido

    ResponderEliminar
  6. Sempre sofri desse mal e agora com a gravidez está pior...

    ResponderEliminar
  7. Descobri na adolescência que tenho anemia. Sei bem o que é esse cansaço que quem não sabe não consegue entender. Já agora os meus médicos sempre me disseram que a anemia é bastante comum nos cidadãos do sul. Tal se deve às nossas raízes mouras. Em Portugal a prevalência da anemia está no Alentejo e Algarve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do tipo de anemia, uma vez que há os sintomas podem ser origiados por factores diferentes. No sul de Portugal existe uma prevalência de beta-talassémia, herança das ocupações pelas populações do Norte de África, onde, aliás, esse tipo de anemia é muito comum.

      Eliminar
  8. Apesar de a falta de ferro ser a causa mais frequente de anemia, não é a única e tão pouco a mais grave. O ferro não resolve todas as anemias, pelo que apesar de estes sites serem extremamente úteis para despistar algumas dúvidas é necessário ter algum cuidado quando se associa no mesmo texto anemia e falta de ferro, dando a ideia que a primeira é sempre sinónimo da segunda. Ter ainda na ideia que a toma de ferro não é medicação crónica, ou seja, segue um tratamento com tempo de duração limitado e que tem que ser SEMPRE avaliado pelo seu médico. No entanto não deixa de se louvar a iniciativa da tentativa de levar conhecimento a um número elevado de pessoas.

    Marisa Horta
    marisahorta@sapo.pt

    ResponderEliminar
  9. Anemia crónica é um sintoma clássico da doença celíaca no adulto- se for essa a causa, os suplementos nunca vão resolver o problema. Conheço vários celíacos que descobriram que o eram porque tinham anemia e um médico mais actualizado lhes pediu o rastreio para doença celíaca. Com a dieta, a anemia desaparece.

    ResponderEliminar
  10. É, realmente, complicado... Deita-nos abaixo... :-/

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pela informação pipoca! É preciso alertar as pessoas para estes problemas...

    http://sofiasummavielle.blogspot.pt#sthash.vhdEo7qz.dpuf

    ResponderEliminar
  12. É necessário ter em atenção que a Ana fala especificamente da anemia ferropénica. Existem muitos outros tipos de anemia que não têm qualquer relação com a carência de ferro e que têm contudo igual sintomatologia, pelo que a toma de suplementos de ferro não é indicada nesses casos. Nada que uma ida ao médico e análises não esclareça.

    ResponderEliminar
  13. Ana, não basta tomar um suplemento de ferro quando se "sofre" de anemia. Quem tem anemia ferropénica deve saber porque a tem, qual a causa: se por perdas não compensadas, se por má absorção ou outras... Não basta dar o que falta para a síntese de glóbulos vermelhos de forma a ter um valor de hemoglobina normal. Acredito que a intenção seja de alertar, e é importante, mas cuidado com o conflito de interesses, conforme já referido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada caso é um caso, mas nem sempre é possível saber a razão.
      Sem perdas de sangue significativas e com alimentação cuidada, na maioria das casos os médicos referem a má absorção como razão. E nestes casos, "basta" tomar suplemento de ferro em períodos regulares.
      Não há muito mais a fazer... é o meu caso...

      Eliminar
  14. Estou grávida de 20 semanas e tenho sentido nos últimos tempos muita falta de ar, para além de um cansaço extremo, que associei à gravidez ou no limite, a alguma deficiência respiratória. Fiquei muito surpreendida quando ontem numa consulta com a minha OB, ao referir a falta de ar, ela me mandou fazer análises para ver os níveis de ferro. Nunca me tinha passado pela cabeça que a falta de ar estivesse associada à falta de ferro.Não fazia, ideia também que existia uma percentagem tão elevada de pessoas com anemia. Dá que pensar...
    Conceição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menos hemoglobina (defice de ferro diminui a hemoglobina que é responsável pelo transporte do oxigenio) no sangue significa que ha menos transportadores de oxigenio para os tecidos, o que faz com que os pulmões tenham de trabalhar mais para assegurar as trocas gasosas nos tecidos :) A gravidez por si ja sobrecarrega o sistema respiratorio) e temos a falta de ar

      Eliminar
  15. Quando engravidei tomei sempre ácido fólico juntamente com o suplemento de ferro.
    Ana, esta semana não temos o "hoje deu-me para isto"? Precisamos de inspiração!!

    ResponderEliminar
  16. Há 3 anos descobri que tenho deficiência de ferro, só lá vou se for pela veia. Neste momento, voltei ao mesmo. E ainda descobri que não tenho vitamina D, o que também não é um caso agradável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso faz pensar em má absorção... Peça despiste para doença celíaca.

      Eliminar
  17. Boa tarde, tive agora a ler o texto e acho que tenho anemia. Tenho as unhas e o cabelo quebradiço, sinto-me cansada e com sonolência, tou muitas vezes palida, com a tensão baixa. tb tenho má circulação e a minha menstruação tem uma cor escura. Estes sintomas serão de anemia?

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis