Pub SAPO pushdown

Sabem quantos portugueses sofrem de anemia?

terça-feira, setembro 01, 2015

Hoje tenho um assunto um bocadinho mais sério do que o normal aqui no blog, mas que me parece fazer todo o sentido. Começo com uma pergunta: sabem quantos portugueses sofrem de anemia? Alguma ideia? Palpites? Quem se quer chegar à frente? Pronto, eu respondo: um em cada cinco. Uooooohhhh. Confesso que fiquei um bocadinho surpreendida com este número, não estava à espera que fosse tanta gente. A verdade é que a anemia não tende a ser levada muito a sério pela maioria das pessoas, confunde-se com cansaço ou então nem se faz ideia. Eu própria sou ligeiramente anémica e devia tomar mais suplementos de ferro, mas confesso que só me lembro disso quando chegam os resultados das análises e lá vem a indicação. Mas vamos a alguns dados um bocadinho mais específicos:

- A Anemia é uma condição frequente que ocorre quando há diminuição dos glóbulos vermelhos ou da hemoglobina, ou seja, quando estes valores estão abaixo do valor de referência tendo em conta a idade e o sexo;

- A anemia mais comum (>90%) é causada por deficiência de ferro. O ferro é um nutriente essencial para a vida e actua principalmente na síntese (fabricação) dos glóbulos vermelhos e no transporte do oxigénio para todas as células do corpo;

- Os níveis reduzidos de ferro são causados por perda de sangue, dieta desequilibrada, pela incapacidade de o corpo absorver o ferro necessário, por um aumento das necessidades de ferro ou por inflamação.

- A menstruação ou a gravidez colocam as mulheres em idade fértil em maior risco de anemia.

- Segundo o estudo Empire, realizado pelo Anemia Working Group Portugal (AWGP) com o apoio da farmacêutica OM Pharma, um quinto da população analisada sofre de anemia, mas 84% não sabe. 21% das mulheres rastreadas neste estudo sofre de anemia.

Tendo em conta estes dados é importante que estejamos alertas para esta condição, fazendo análises regularmente e sabendo reconhecer os sintomas da anemia (por exemplo, cansaço, palidez, falta de ar, etc). 

No próximo dia 8 de Setembro haverá um pequeno almoço informativo promovido pelo AWGP, no qual estarão presentes médicos e técnicos de rastreio. Vai ser em Lisboa, às 11:00, e eu não só vou estar presente como vou levar comigo cinco leitoras, para que possam saber fazer o rastreio e receber mais informações. 

Quem estiver interessada só terá de preencher o formulário abaixo e faremos o contacto por ordem de chegada:

18 comentários:

  1. Verdade! No meu caso é mesmo incapacidade de absorção do ferro. Mesmo com alimentação rica em ferro, tenho de tomar suplementação ou então pela veia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem...tenho a ferritina a 2 mesmo tomando comprimidos de ferro :-(
      (descobri no ano passado pois achei estranho voltar de férias cansadissima sem conseguir subir umas miseras escadas; fiz umas análises por minha conta e lá estava a anemia)

      Eliminar
  2. Também andava sempre no limite ou mesmo abaixo dos valores aceitáveis. Mas desde que deixei de beber leite, nunca mais tive esse problema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso.. eu também tinha anemia a ter deixado de beber leite (deixei por outros motivos). Nunca tinha pensado nisso mas de facto o cálcio não permite assimilar o ferro!

      Eliminar
    2. Não será o meu caso, pois raramente bebo leite.
      No entanto, essa inibição da absorção de ferro geralmente acontece quando se juntam na mesma refeição alimentos ricos em cálcio e em ferro. Por isso devem-se evitar alimentos ricos em cálcio às principais refeições.

      Eliminar
    3. À pessoa que respondeu "LOL": já se sente uma completa idiota depois de ler as respostas seguintes ao comentário e ter aprendido um bocadinho mais, ou aprender é uma coisa que não lhe assiste?

      De facto, o cálcio é um inibidor da absorção de ferro, tal como os fenóis que existem no café, chá e cacau. A vitamina C, por sua vez, ajuda muito na absorção de ferro.

      Eliminar
  3. Deve se ter em conta os portadores de talassémia, que podem ter consequencias em quem pretende ter filhos. Uma anemia pode não ser apenas uma anemia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou talassémica. Uma das minhas filhas é portadora, a outra não... isto transmite-se de geração em geração e não se cura. Passou da minha mãe para mim, para o meu irmão não.

      Eliminar
  4. Eu também tenho anemia, e só reparei porque andava super cansada mesmo quando dormia 12 horas..... e o cabelo também me começou a cair.
    Fui ao médico e depois de umas análises, lá estava ela: anemia e deficiência de ferro grave (ferritinas muito baixas). Comecei a fazer umas ampolas q sabiam a caramelo que tinham ferro e comecei a sentir-me melhor, aliás acho que já nem sabia ´que era estar bem! mas a ferritina continuava baixa..... e acabei por ir a uma consulta de imunohemoterapia no hospital. O médico deu-me ferro pela veia e numa só vez fiquei boa!!!!
    Agora estou cheia de energia e é bom estar de volta às minhas coisas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também levei ferro pela veia, mas seis meses depois já estava no limite mínimo.
      E agora a 3,5.

      Eliminar
  5. Há bastantes casos de talassémia em Portugal, pode ser uma propensão genética.

    ResponderEliminar
  6. Eu também já tive uma anemia muito grave (quase a passar a leucemia). Mas felizmente passou. Mas mesmo assim tenho de andar sempre vigiado pelo médico e fazer análises com frequência, pois deixou muitas marcas. Magreza e muito cansaço e pouca resistência.

    www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe mas, pela sua primeira frase, parece-me que está a confundir conceitos.

      Eliminar
    2. Não sei, eu não sou médico... Na altura o meu médico de família dizia que a anemia estava num quadro muito avançado e que se não tratasse a tempo e bem que os glóbulos brancos poderiam multiplicar-se mais e originar uma leucemia. Agora se isto é possível ou não, não faço ideia! Mas foi uma fase muito complicada para mim e para a minha família.

      Eliminar
  7. Permite-me corrigir-te, mas sou estudante de medicina, e a maior causa de anemia, não é, na maior parte das vezes, a falta de ferro, é, sim, a ausência/deficiência na absorção deste (devido a alterações nas enzimas transportadoras, por exemplo). Desta forma, muitas vezes as pessoas põe-se a fazer suplementação férrica porque têm uma anemia, e, na maior parte das vezes, isto não vai resolver o problema e pode, até, criar outros problemas de saúde (uma hemocromatose, por exemplo). No caso de uma pessoa ter análises que revelem uma situação de anemia, o mais indicado a fazer será dirigirem-se a um hematologista, de modo a saber a verdadeira causa da anemia. Só desta forma será possível tratar o problema.

    ResponderEliminar
  8. Lembro-me tão bem, como se fosse ontem, uma professora do meu 8º ano gozar-me pela minha palidez cutânea e que devia comer cenouras. Na altura já sabia que tinha anemia (porque tenho talassemia) mas pronto, descobri uma coisa melhor que as cenouras para disfarçar o ar de "fantasma" que é o bronzer e o blush! Nasci anémica e vou morrer anémica...não há alimentação, suplemento nem milagre que me resolva a coisa, portanto é aceitar o facto de que vou estar sempre cansada. O que me chateia mais, é ter que explicar que sou mesmo assim, coisa de não me dei ao trabalho de fazer à acéfala da professora, porque enfim...acho que era a ela que o oxigénio não chegava ao cérebro.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis