Foi para aí nos anos 80 que, sabe Deus porquê, os homens acharam que era giro usar bolsas à cintura. Provavelmente a culpa foi das mulheres que, fartas de carregar com as merdas deles, se cansaram da brincadeira e mandara-nos arranjar solução. E eles arranjaram. No meu tempo chamavam-se "mariconeras", nome que ainda hoje me faz rir durante três horas. Andei pela net à procura de uma explicação para tal terminologia e não encontrei nada muito específico ou esclarecedor. Aparentemente, foram baptizadas de "mariconeras" porque eram um acessório de ar feminino que estava a ser usado por homens (não necessariamente homossexuais). Chegados a 2017, e como se está mesmo a ver que dizer "mariconera" é coisa para termos um processo em cima, a par de várias acusações de preconceito ou homofobia, adoptemos um neutro "bolsas de cintura", a ver se ninguém se chateia. Na loucura, e naquela de parecer mais trendy, podemos dizer "belt bags". Mas, não me lixem, "mariconera" continua a ser infinitamente mais divertido.
Booooom, agora que já ultrapassámos esta questão, vamos lá falar deste comeback. É verdade, as bolsas de cintura reentraram pela porta grande e são bem capazes de ser "o" acessório desta estação. Tooooodas as marcas têm uma ou várias versões, das lojas mais baratinhas às topo de gama, por isso é uma tendência absolutamente democrática. E se há bolsas de cintura que são uma reinterpretação simples das mariconeras mais clássicas (upsss, disse outra vez mariconeras), outras há que deram completamente a volta ao conceito e... são giras! Mesmo, mesmo. Tenho uma já há uns cinco anos, que uso sobretudo para levar a concertos ou festivais (quando não me apetece andar de carteira a tiracolo, com 350 coisas lá dentro), mas acho que já merece ser substituída. Por uma da Gucci, por exemplo. Já que é para sonhar, sonhemos em bom.
Deixo-vos algumas das que andam por aí, para se inspirarem (ou não), e digam-me o que acham desta tendência. Ah, e antes que venha a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género dar o seu parecer e dizer que a mariconera quando nasce, nasce para todos, deixem-me dar um pequeno recado aos homens que me possam estar a ler este post: deixem-se de ideias, não me enervem. Nunca foi uma moda que vos favorecesse, também não será agora.



Mariconera desconhecia. Sempre lhe chamei paneleira ;)
ResponderEliminarAs mariconeras não eram as bolsas de cintura. Essas apareceram depois. As mariconeras eram umas bolsas, tipo pochete, que os homens usavam na mão. O Álvaro Cunhal andava sempre com uma.Foi uma moda muito grande , para aí há uns 40 anos.
ResponderEliminarSim, sim, concordo, as mariconeras não eram isto, eram as pochetes masculinas e sempre lhes chamei paneleiras - que é o mesmo em português, vejamos :D O meu Avôzinho usava sempre uma, preta, em pele como acho que eram todas lol era estiloso nos anos 70/80. As bolsas de cintura são uma moda prática mas não particularmente bonita, ainda assim estas superam as de nylon brilhante dos eighties :D
Eliminarcorrecto.
EliminarTem razão o anonimo das 11:42
EliminarTotalmente de acordo anónimos (11.42h/12.16h)😀
EliminarUma moda masculina que surgiu no pós 25.04.74, muitos "homes" usavam a dita pochete em pele genuína...castanha ou preta, e para condizer, deixavam crescer a(s) unha(s) do(s) dedo(s) mindinho(s) cerca de 1cm!, ficavam lindos...Manias tenebrosas 😥 Felizmente nenhum dos meus familiares próximos aderiram à coisa!
Nos 80' veio a moda da mala à tiracolo em couro cor natural, usada por jovens estudantes e por homens adultos com ideologia política de esquerda, essa ficou baptizada por "malinha à nuclear não, obrigada"😁
Modas que dispenso quer para homem ou mulher...
Quanto ao revival da bolsa de cintura, é mais um... no passado nunca a usei, nem em modo casual/desportivo, mas confesso que da selecção visualizada até me agradaram sobretudo as da Zara e MNG, por se assemelharem a habituais malinhas à tiracolo,
idem quanto à da Prada(linda), mas o price é proibitivo!😉
Desculpe MDM mas a moda das "paneleiras" não tem nada a ver com a unha,a primeira era usada por senhores como o Álvaro Cunhal e o meu avô,a segunda era só uma brejeirice e falta de higiene! Credo!
EliminarEpa não, não, não, não, não.... mil vezes não.
ResponderEliminarNem nos anos 80, nem agora... é simplesmente labrego, brejeiro, azeiteiro, e por aí fora... em concertos ainda se pode "desculpar" pela praticabilidade da coisa, agora fora isso, deixem-se de ideias parvas de "reinventar" modas que nem nos anos 80 eram boas... não há grandes marcas que salvem tamanha parvoíce...
Porque é que é parvo?
EliminarConcordo consigo ipsis verbum .Grrrrr até me faz pele de galinha
EliminarNão acho muita piada para homens. Tenho uma estilo em pele com franjinhas e aplicações aue uso no verão pra ir ã esplanada ou dar uma volta a pé. Wuando vais de calção e t-shirt e não sabes se vais vtar a casa . Daí levo o necessário..uitos me pdrguntam o de comprei.Pois foi na rua ,naqueled vendedores de artigod de pele há não sei quantos anos... Nos ho.ens, se pensarmos em: carteirs, chaves casa, chaves carro, telemovel, tabaco para os que fumam... não há bolsos que cheguem...
EliminarAnónimo 12:50, é parvo porque não se vende.
EliminarE engraçado como as modas são. No ano passado estive no sul de Itália a percorrer aquilo. Pois digo-vos que o que me fartei de ver homens e mulheres com essa bolsa à cintura...bem não vos digo nada!
ResponderEliminarEu fiquei parva com isso posto que aqui em Portugal essa moda não tinha chegado, mas lá parece que a coisa chegou com um ano de antecedência.
Em Nápoles o mulherio e os homens usavam muito disso e eu até andei a ver as montras a ver como aquilo estava em termos de moda nas loja mas não vi nada. Parece que aquilo era mesmo coisa de street style que agora chegou em grande! De facto a moda quando quer é bem perversa.
Em Nápoles há uma moda própria, longeee daquilo que se veste por aqui e noutras cidades da Itália. E eles usam este tipo de bolsa, para proteger os seus bens, já deve saber quantidade de assaltos que são feitos nas ruas de Nápoles
EliminarHá algumas bem giras sem dúvida (as 1ªas da Zara e Mango). Mas não me vejo a usar isso :P Eu só conheço o termo mariconera do How I Met Your Mother :D Acho que foram os espanhóis que o introduziram ao mundo.
ResponderEliminarquero bolsos usáveis em roupas femininas. esqueçam lá estas bolsinhas que só me fazem parecer um chouriço decorado
ResponderEliminarPor aqui é conhecida como"paneleirinha" e dá imenso jeito quando saimos com os miudos :)
ResponderEliminarÁqui sempre foi usado. Pelas senhoras feirantes, para meter o dinheiro das vendas :)
ResponderEliminarpode parecer mau, mas sempre deram imenso jeito, para levar pouca coisa, e ir de mota ou passear o cão, ou ir só comprar umas coisas, sem ter de ir de mala, por isso até gosto porque dá jeito, mas agora que as há tão giras, ainda gosto mais!
ResponderEliminarTalvez a coisa até dê algum jeito em ambiente de férias, numa de poupar as costas com as malas tradicionais de levar aos ombros. E sim, para os homens! Para que eles sejam autónomos e carreguem as cenas deles.
ResponderEliminar😀👍 extensivo também aos filhos pré-adolescentes..., sempre a pedir-nos para carregar as suas "traquitanas/cenas" e irem de mãos livres... 😔
EliminarAcho que é como qualquer moda, usar e não abusar!
ResponderEliminarEu conheço essas bolsas por paneleiras :) acho que são giras para levar a festivais ou férias.
ResponderEliminarO nome "técnico" da coisa é riñonera!
ResponderEliminarDepois de terem voltado a usar-se os chinelos da piscina, e desta tendência manhosa voltar também, só estou à espera quando é que a grande tendência da manicure volta a ser a unhaca.
ResponderEliminarÉ que sinceramente, depois disto já acredito em tudo...
Outra vez? primeiro os casacos de pelo, depois as bolsas de cintura, mas isso está na MODA HÁ ANOS...tsss tsss Pipoca, anda a falhar.
ResponderEliminarHmmmm o post chama-se "Diz que está na moda" e não "O que é moda" ou seja, os artigos ou roupa sempre estiveram na moda mas de repente as lojas, os blogues e as vedetas começam a vendem e a usar e há uma explosão. Os artigos sempre tiveram na moda só que há alturas em que parece que combinam TODOS vender e usar um determinado artigo. That's all!
EliminarA da Gucci è qualquer coisa. As outras tambem sao giritas mas ficam todas um patamar abaixo...
ResponderEliminarCompletamente in!!
ResponderEliminarhttp://fashionwords.blogs.sapo.pt/malas-a-cintura-27181
Já o dizia aqui ;)
Gosto das sugestões pipoca. Um beijinho
Gostei das imagens que publicou. Ver as "malas" nas pessoas faz toda a diferença. Mas também me ajudou a perceber que não dá para usar com qualquer roupita. ;)
EliminarClaro, só porque ostenta a marca Gucci já é um must... A da Moschino é simplesmente horrível, com os "letrões maiores é impossível", não deixam a usuária passar despercebida! Acho tão pindérico, azeiteiro, síndroma de afirmação,ostentar "marcas"...quando podemos simplesmente usá-las sem exibi-las!
ResponderEliminarCorreção:Resposta à anón. (14.23).
EliminarAnón. 17.26h :)
Tenho 54 anos, vi todas essas modas terríveis, mas nunca ouvi falar em nomes para essas malas. Eram só feias e pronto.
ResponderEliminarHomem, que era "homem" não as usava. Manias do pós 25 de abril. E a unha comprida era um nojo.
Pois era... Derrr, o pior, é que há bem pouco tempo, vi um idoso com essa unha mindinha horrível, bem comprida, grossa e amarela! 😨
EliminarEu conheço um homem da minha idade, quase 35, que usa a unha assim!!! E não, não vivemos em nenhum monte nos confins dos confins, é mesmo em Braga. Já me senti tentada várias vezes a perguntar qual é a ideia mas o nojo impera e fico de boca fechada!
EliminarAnónima das 22.24 fique um pouco mais enojada com o que lhe vou dizer. Muitos desses "machos" latinos usavam essa unhaca para "limpar" os ouvidos. Que nojo
EliminarE não só... nos idos 70' serviam para tirar macacos do nariz! Triplo nojo... Blenhec
EliminarCaras anónimas supra, era bem pequena e recordo-me de ver homens com essas "unhacas" do dedo mindinho a servir de palito, para tirar restos de comida dos dentes... lembro-me de ficar pasma e enojada, sempre detestei unhas compridas, nem em senhoras gosto de ver, quanto mais em homens! 😫
EliminarEntão e aqueles bigodes horrorosos e super farfalhudos,que ficavam a pingar e a escorrer sempre que bebiam!? E as fartas "Guedelhas" disformes?! Excentricidades e exageros capilares dos anos 70!Vá lá, a moda das barbas voltou, mas em modo cuidado/aparado! Embora eu os prefira bem barbeados e com pelagem suficiente... 😉
EliminarNo país onde vivo, ter unhas compridas é sinal de estatuto social. Significa que não tem que se pôr "mãos à obra" no campo. Até unhas dos pés já vi maiores que unhas das mãos com extensões de unha. É medonho.
EliminarConheço-as por funnypack... mas o regresso já tem 2 anos pele menos
ResponderEliminarFanny, não funny...
EliminarAs mariconeras eram bolsas de mão, em Portugal conhecidas por paneleiras ou paneleirinhas
ResponderEliminarAs Daria da Manjerica também são lindas.
ResponderEliminarhttps://manjerica.com/pages/shop
E bem caras. Irra
EliminarNunca tinha ouvido tais nomes... por aqui sempre se chamaram "bananas"!
ResponderEliminar(Pombal - Leiria)
As "pochettes masculinas" como a que o Nelo usava é que eram as mariconeras/paneleiras. Estas de cintura não sei se tinham um nome específico e não foram, penso eu, muito usadas pelos homens portugueses... Pelo menos, não tanto como aquele temível cinto onde prendiam o telemóvel! ;)
ResponderEliminarVenham a Gucci, a Miu Miu ou a Prada fazer as suas tentativas.
ResponderEliminarA meu ver, falhanço total, que as bolsas continuam feias que assustam.
Nem para andar de bicicleta...
Nunca ouvi tal designação para as bolsas de cintura. Tive duas, tamanho ultrapequeno, com o objetivo de na escola não perder as chaves de casa e o dinheiro.
ResponderEliminarSou incapaz de voltar a usar modas que usei quando era adolescente. Sorry!
óptimas sugestões...adoro!
ResponderEliminarPodem espreitar o meu blog https://daybydaylb.blogspot.pt/
O nome "mariconera" nunca tinha ouvido. Mas deriva claramente de um insulto homófico da América Latina, "maricón". Percebo como o aplicaram neste contexto. :p
ResponderEliminarxx
Ana
Crocs, lamento... como dizer isto... vocês foram depostas. Passem para cá o troféu de pior moda de sempre. Para quem foi? Para aquelas tripinhas que se põem à cintura. Vá, larga o troféu, larga. Nada dura para sempre, crocs. Passa para cá.
ResponderEliminarNunca fui apta de bolsas de cintura, mas tenho a confessar que adorei a da mango e a da prata :)
ResponderEliminarhttps://liveloveandlaught4.blogspot.com/
Com 2 filhos, acabo por levar sempre uma mochila com dinheiro, chaves, lenços de papel e telemóvel quando os levo ao parque no bairro ou a andar de bicicleta. era gaja para trocar a mochila por uma coisa gira dessas.A da zara por exemplo é gira.
ResponderEliminarE as mais caras são MESMO as meias feias de todas... O dinheiro não compra bom gosto e é bem verdade!
ResponderEliminarConcordo plenamente. Não irei comentar o facto do termo "Mariconeras" se assemelhar estranhamente a "Maricón...eras" mas gostaria de dizer que exceptuando as versões apresentadas nas imagens pela MOSCHINO, EASTPACK e SAMSONITE, parece-me notório que todas as outras versões são artefactos femininos. GUCCI, Rosa Choc, argolas e brilhantes? Credo que horror. Não me passa pela cabeça que haja homens que queiram usar isso. A menos que ele tenha uma natureza mais efeminada, obviamente.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPara mim pode ser já a primeira, sff :)
ResponderEliminarNão há muito por onde fugir destas bolsas nos próximos tempos...
www.trendylisbon.com
Vá espreitar uma marca portuguesa com estas bolas girissimas: SIMPLIFY.
ResponderEliminarEu comprei e adorei!
Joana A.
Uso bolsas destas há um porradão de anos, pois no meu trabalho preciso das mãos livres e de um sítio onde guarde vários utensílios necessários às minhas funções, e até hoje nunca descobri nada mais prático do que estas bolsas.
ResponderEliminarPodem não achar piada à ditas, mas não podem dizer que não são práticas ... Para além de úteis, agora existem de todas as formas e feitios. Tenho 2 filhos e ando sempre com shoppers (preciso de espaço), mas já tive momentos (todos temos) em que desejei ter uma malinha que desse para guardar o essencial: Telemóvel, CC, chaves e dinheiro e ao mesmo tempo me deixasse livre. Na verdade, queria ter um saquito como o do Sport Billy! :D
ResponderEliminar