Pub SAPO pushdown

Por um peso saudável 2016 #5

quinta-feira, dezembro 22, 2016

Foi em Abril que a Carla decidiu mudar de vida e perder peso com o método PronoKal. Ao longo destes meses, fomos acompanhando a sua evolução e o seu empenho aqui no blog. E podem crer que a Carla se esforçou mesmo! Mudou completamente os hábitos alimentares, faz exercício físico regularmente e o resultado são... 18 quilos a menos (relembro que começou com 86). Uma perda incrível, tendo em conta que a Carla já tinha experimentado todo o tipo de dietas, sem sucesso. As mudanças físicas são óbvias, mas o que salta mais à vista é a alegria e a confiança que a Carla recuperou. Parece outra pessoa e essa é a melhor parte de todo este processo. Sentir que ajudámos alguém a mudar de vida, a tornar-se mais saudável e, sobretudo, mais feliz. "Sinto-me uma pessoa completamente nova, totalmente diferente. Ainda esta semana estive a olhar para fotos de há um ano e não sou, de todo, a pessoa que era. Sinto-me normal, uma miúda normal que pode ir às compras à vontade sem ter a desilusão de sair de uma loja a chorar por não haver o meu número. Já não sou a miúda gordinha", diz a Carla.




À semelhança do que já tinha acontecido com a Sofia, a primeira "comprometida PronoKal" que acompanhámos aqui no blog, também a Carla teve direito a uma sessão fotográfica para celebrar os 18 quilos perdidos. Na primeira vez que falámos, disse-me que o grande objectivo era perder peso suficiente para poder usar uma mini-saia. E claro que já cabe e claro que ficou super feliz. Escolhi-lhe looks um bocadinho mais festivos, tendo em conta a época, mas também peças práticas e confortáveis, porque a Carla é muito prática e descontraída. Depois a make up artist Marisa Oliveira entrou em acção e deixou a Carla ainda mais bonita. Mas nada como ver as fotos e a enorme mudança:













Fotos: After Click
Maquilhagem: Marisa Oliveira

Tanto a Sofia como a Carla são casos verdadeiramente inspiradores, foi muito gratificante assistir à forma como se empenharam, como se comprometeram com o seu peso saudável e como ajudaram outras pessoas a fazer o mesmo. Infelizmente, o excesso de peso é um problema que atinge muita gente, que impõe limites físicos e, sobretudo, mentais. Quantas e quantas pessoas não vivem tristes com isso, envergonhadas, desmotivadas, incapazes de mudar?  É aqui que a PronoKal entra em acção, com um tratamento integrado que se foca não só na alimentação mas também no exercício físico e sempre com acompanhamento médico. Através de uma equipa multidisciplinar, a PronoKal garante que os pacientes têm o melhor acompanhamento possível, que há uma mudança de hábitos efectiva e que a perda de peso é definitiva. 2016 está a terminar, por isso nada como começarem o ano a encherem-se de coragem para se dedicarem a esta luta (porque é mesmo uma luta). Inspirem-se na Sofia, inspirem-se na Carla e vamos a isso. Para uma motivaçãozinha extra, deixo-vos a conversa que tive com a Carla no dia da sessão fotográfica:


Estamos mesmo, mesmo na recta final do tratamento PronoKal . Sentes superou as tuas expectativas?
As minhas expectativas eram muito baixas. Não acreditava que o tratamento pudesse funcionar comigo. Lembro-me que na primeira consulta a Dra. Sandra Marques me disse que eu estava super apreensiva, mas que ela me iria provar que o tratamento funciona mesmo. Li muitas coisas sobre este tipo de dieta e tudo me parecia muito pouco credível. Mas a verdade é que a PronoKal é muito diferente e os resultados estão a vista. Foi muito importante ter o apoio médico e da equipa da PronoKal. Nunca me senti sozinha, sempre tive respostas às milhentas perguntas com que os bombardeei. No início achava que era tudo muito bonito mas que iria ficar um pouco entregue a mim mesma, o que nunca aconteceu. Tenho consultas com a Dra. Sandra quinzenalmente, vejo as nutricionistas todas as semanas quando vou treinar com o PT que a PronoKal me disponibiliza no seu centro, e ligam-me frequentemente para saber se está tudo bem. Esta equipa tem sido o meu apoio e a minha rede de segurança. Nunca me deixam “estatelar” no meio de bolinhos de chocolates e bombons!

Quais foram as coisas melhores e as mais difíceis desta experiência?
Ver os resultados e começar a sentir as alterações do meu corpo foi algo muito estranho. Costumo dizer, na brincadeira, que descobri ossos que não sabia que tinha, porque a verdade é que nunca os tinha “visto”. Olhar apara as fotografias e ver a evolução é muito motivante e aconselho as pessoas que começam a fazer o tratamento a fazê-lo. Também passei a não estar tão inchada, a minha pele melhorou imenso e nunca mais me voltei a sentir mal disposta a seguir às refeições. Depois, poder vestir roupas diferentes e não me sentir uma salsicha é espetacular! Ah, e já posso trocar roupa com as minhas amigas ,o que é sempre positivo!
O mais difícil é resistir as tentações, e elas estão por todo o lado. Nas montras dos cafés, nos anúncios no intervalo da novela, no supermercado (onde evito ir sozinha e só passo alguns corredores), nas feiras de Natal, na casa dos amigos… As pessoas também não ajudam muito. Estão constantemente a dizer: “andas a passar fome”, “anda jantar connosco ao italiano, é só hoje, não faz mal”, “queres bolo de aniversário? Não podes fazer a desfeita, são os meus anos”. Enfim, todo um rol de motivos que as pessoas arranjam para comer. Não é fácil. Temos de ter muita força para nos aguentarmos firmes. O meu truque e desconstruir o alimento e pensar como é que ele é feito. Uma bola de Berlim com chocolate tem ótimo aspeto, mas é um bolo frito, carregado de óleo e açúcar e aquele doce é feito com carradas de chocolat. Mas não é fácil, temos de ter muito juízo. O português está habituado e gosta de comer , e ir contra isto não é fácil. Mas também não é impossível, porque com a PronoKal não se passa fome e há alternativas muito apetitosas.

Como vão ser os próximos tempos? Vais continuar o tratamento PronoKal?
Vou levar o tratamento até ao fim. O meu metabolismo é muito chato e muito difícil, por isso o tratamento não está a ter a mesma duração que o de alguns pacientes. Mas nem todos temos de ir ao mesmo ritmo, tudo depende do peso a perder. Há pacientes que fazem o tratamento em três meses, outros em quatro, depende. O meu está a ser mais difícil -apesar de nunca ter conseguido perder tanto peso na vida -, mas segundo a diretora da PronoKal Portugal, a Elsa Tristão, são casos como o meu que são os mais interessantes pelo desafio que representam para a equipa. A equipa também faz um acompanhamento após a conclusão do tratamento, ou seja, depois de chegar à fase 8 temos ainda dois anos de acompanhamento totalmente gratuito, o que faz toda a diferença. A maioria das dietas que as pessoas fazem resultam na altura mas depois acabam por voltar ao mesmo ou pior, porque as pessoas não têm este acompanhamento que a PronoKal proporciona.


Recomendavas este tratamento a outras pessoas que queiram perder peso e mudar de vida?
Sim! Acho que um tratamento super completo. Temos todas as ajudas de que precisamos, o acompanhamento e a segurança que o médico nos proporciona, o nutricionista que nos ajuda a perceber quais os alimentos correctos e incorrectos e que nos apoia na reeducação alimentar, e a actividade física, que é importantíssima. Nas jornadas que a PronoKal realizou recentemente tivemos a oportunidade de partilhar as nossas experiências com outros pacientes e fiquei muito contente por rever pessoas que já tinha encontrado noutros eventos, que já estão com um peso fantástico e que com orgulho dizem: “já consigo subir ate ao sexto andar a pé”, “já consigo correr 10km”, “as minhas dores nas costas melhoraram imenso”. É giro ver como a qualidade de vida mudou tanto para estas pessoas, assim como para mim. Acho que mais do que um tratamento de perda de peso é uma mudança radical de hábitos. Aprendemos a cuidar de nós e isso e importantíssimo!


Que conselhos darias a quem vá começar agora o tratamento?
Não stressem com os resultados, porque eles aparecem rápido e são muito motivadores, e confiem na equipa PronoKal. Eles são especialistas, todos têm formação específica neste tratamento e sabem muito bem o que estão a fazer. E calma, porque o tratamento é rigoroso e tem um protocolo que é ncessário seguir. Em menos de nada aprendemos a comer correctamente. Quando atingimos o peso ideal tudo passa a ser uma questão de contas de somar e de subtrair! Somamos calorias e temos de as fazer sumir com atividade física!

Relativamente à sessão fotográfica, gostaste da experiência?
Adorei, senti-me uma estrelinha!! Foi muito giro passar por todas as fases. A maquilhagem, trocar de roupa, experimentar acessórios diferentes, conjugar peças, fazer macacadas em frente à câmara! Foi super divertido, um verdadeiro “girls just wanna have fun”.

Como foi vestires roupas que, habitualmente não usas?
Muito estranho. São roupas para as quais jamais olharia numa loja, porque uma foquinha não fica bem naquelas peças tão giras. Mas a verdade é que adorei! Sempre que olhava para o espelho não me reconhecia, não parecia a mesma pessoa! Adorei todos os conjuntos, a conjugação das cores, dos estilos, ficou giríssimo!

E que tal foi usar uma mini-saia?
Usar uma mini-saia e não parecer uma pequena salsicha foi uma novidade! Senti-me uma menina de cinco anos com uma sainha nova! Adorei a sensação. Acho que fico com um ar muito mais leve e mais feminino. Será, com certeza, uma peça de roupa que vou passar a incluir no meu dia-a-dia e que jamais tinha pensado em utilizar. Finalmente “A” mini-saia!

Gostei muito, muito de conhecer a Carla, da alegria com que sempre levou este tratamento, da forma descomplexada como fala de si. É uma menina incrível que merece TUDO de bom. E acho que ela não me vai levar a mal se cometer aqui duas pequenas inconfidências. A primeira, foi que arranjou um namorado recentemente e que está MEGAAAAA feliz. A segunda foi a mensagem que me enviou depois da nossa sessão e que dizia o seguinte: "nunca te vou conseguir agradecer por tudo o que me aconteceu desde que nos cruzámos. Fizeste-me voltar a sorrir, a gostar de mim, a lutar por mim e pelo meu bem-estar! Mudaste totalmente a minha vida. Um grande beijinho e muito obrigada por seres a minha fada madrinha". Há alguma coisa melhor do que isto? Duvido! ❤

Uma vez mais, obrigada à PronoKal por me ter escolhido para "amadrinhar" este projecto e por ter mudado a vida de mais uma leitora pipoquiana. Quanto a vocês, que também adoravam mudar de vida e conseguir um peso saudável como a Sofia e a Carla, entrem em contacto com a equipa PronoKal E fiquem atentas. Em 2017 haverá boas notícias! =)



26 comentários:

  1. Que maravilha. Mil Parabéns Carla, está fantástica😀
    Valeu... e muito o "sofrimento", o empenho e o esforço!
    Continue focada na manutenção ...agora é que passa a ser o tudo ou o retorno aquilo que não se pretende! (gostava de saber se a Sofia conseguiu manter a silhueta ?)
    Tudo a correr bem,(tolerância 0 com as calorias nesta época natalícia, são veneno🐍)prepare-se para o👙na próxima época balnear 🌞🌊
    Felicidades 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofrimento com aspas, porque não custa nadinha

      Eliminar
    2. Como tudo na vida, o sofrimento é muito subjectivo... No processo de emagrecimento(dos viciados em comida), como no caso de outras dependências(alcóol, estupefacientes,jogo...)está diretamente relacionado com o grau de dependência de cada pessoa... Cada qual tem o direito de interpretar como bem entender 😏
      De qualquer forma, para além da incontestável preservação da saúde, penso que é preferível passar pelo "sacrifício" e o "sofrimento" causados por um processo de emagrecimento ...do que permanecer em contínuo sofrimento físico e psicológico inerente a todos os portadores de peso excessivo... Leia-se: kgs efectivamente excessivos!

      Boas Festas a todas com +ou- peso!😃🎄

      Eliminar
    3. Custa sim. Custa esforço e perseverança!

      Eliminar
  2. Uauuuu. Muitos parabéns Carla estás fantástica.

    ResponderEliminar
  3. Está ainda mais bonita, a Carla :) Muitos parabéns pela força de vontade e por todo este caminho!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, estas fantástica! Eu conheço esse sorriso porque também eu perdi 10 kilos no último ano. Não que fosse gorda ou que tivesse muito a cima do peso, era pouco saudável e não fazia exercício físico. Comecei a correr e mudei completamente os meus hábitos alimentares. Por isso sei o quanto custa mas sei que recompensa vale muito a pena. É tão bom ser-se saudável. Parabéns MESMO!
    Cristina

    ResponderEliminar
  5. Mas que sorriso enorme! Linda!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns à Carla, esta está realmente gira, e com certeza muito mais saudável, o que é ainda mais importante. Está muito bem com os looks de mini saia, mas realmente, o look do macacão preto fica-lhe lindo!

    ResponderEliminar
  7. Que história inspiradora! Parabéns à Carla e à Ana por este suporte.
    Tenho quase a certeza que conheço a Carla, só não sei de onde!!!! Ela talvez viva por aqui na minha zona, em Sintra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Uau, que diferenças incríveis. Parabéns à Carla e que sobretudo, continue com todos os esforços que foi fazendo até agora :)

    ResponderEliminar
  9. De certeza que é a mesma pessoa?! Não nos estás a enganar?!
    Wowwww que transformação.
    Fantástica!!!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. UAU!!! Espectacular! Está óptima fisicamente e isso reflecte-se no seu sorriso! Muitos parabéns! Que seja uma lição para todas nós, nos mais variados aspectos! Quando queremos muito uma coisa, conseguimos chegar lá! Apenas não gostei muito das roupas escolhidas e do calçado, mas isso é o meu gosto pessoal. Parabéns uma vez mais!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns, Carla! Conheço bem essa sensação de entrarmos nas lojas e não existir rigorosamente nada que nos sirva... Não é vaidade, é necessidade! :( Desejo-lhe um óptimo 2017.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Carla.
    Estas linda.

    ResponderEliminar
  13. Pode dizer de que loja é o macacão preto? Parabéns a senhora pelo peso perdido é preciso muita força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também queria saber :D muitos parabéns, grande esforço

      Eliminar
  14. Tas mesmo de parabéns minha querida!!!orgulho em ti!!💪💪💪💪❤😙😙😙beijinho enorme
    (Vanessa)

    ResponderEliminar
  15. Espectacular!! A Carla está maravilhosa, muitos parabéns!! Espero que mantenha esse sorriso lindo é esse corpo fantástico por muitos e bons anos! Já agora Pipoca, podes por dizer pf de onde é essa mini-saia preta espectacular? Ando à procura de uma exactamente assim! E já agora podias dizer também de onde é o macacão preto? Beijinhos e Feliz Natal!!

    ResponderEliminar
  16. Que testemunho fantástico!
    Eu comecei a 04-12-2015 a minha caminhada com 108kg e neste momento estou com 85kg e é tão bom :) É tão bom gostar de nós, sentir bem e bonitas.
    Percebo perfeitamente quando diz que é estranho comprar roupa que antes não usávamos é muito estranho realmente, mas é tão bom! Principalmente quando gostamos de moda e saber o que se usa. Encontrar roupa em lojas ''normais'' que toda a gente usa é tão bom :) Renovei agora o meu guarda roupa e gostei tanto :)
    Muito Parabéns e estás linda!
    Eu cá continuo no meu caminho até aos 80kg (objectivo!) depois logo se vê como me sinto.

    Beijinhos e um bom natal para todos, principalmente para os vencedores como NÓS!

    E.H

    ResponderEliminar
  17. Parabéns!!! Está muito bonita.

    ResponderEliminar
  18. Parabéns! Eu sei o quanto é difícil perder peso (já ganhá-lo não custa nada :P)!
    Agora só uma questão? Só interessa o exterior? O poder comprar roupa (bonita por sinal)? Há muito mais para lá de perder peso....

    ResponderEliminar
  19. UAU parece outra! GIRA que se farta.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Carla, o esforço valeu a pena, porque o resultado está à vista! Pode ser que algumas leitoras se revejam em si e comecem a fazer algo por elas. É muito bom sentirmo-nos bem, ficamos mais felizes. Agora é só manter ;)

    ResponderEliminar
  21. Muitos Muitos parabéns Carla.. Estas Fantástica..
    Eu quero muito perder peso, e preciso mesmo. Ainda não recuperei desde que fui mãe há 8 meses. Ando a tentar perceber qual a que seria melhor para mim, o m eu receio é o preço..

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis