Pub SAPO pushdown

"To photograph: it is to put on the same line of sight the head, the eye and the heart"*

quarta-feira, maio 25, 2016
Há meio ano falei-vos aqui do curso que fiz, com o Tiago Figueiredo, e que mudou completamente a minha relação com a fotografia. Foi o primeiro e, de lá para cá, algumas coisas ficaram diferentes. Há um antes e um depois do curso, uma fronteira muito bem definida. Para já, porque deixei de ter medo de mexer na câmara, de explorar mundos e botões desconhecidos. Depois, porque com isso veio também a necessidade de saber mais. O curso do Tiago foi mesmo muito bom, como não sabia rigorosamente nada foi tudo ganho, mas o problema é que depois senti que não tinha sido suficiente. Ainda me faltava (falta) muita coisa. Precisava, sobretudo, de não parar por ali. E então comprei uma máquina nova, duas novas objectivas e fiz mais três cursos: o de Técnica Fotográfica, o de Composição (ambos no Instituto Português de Fotografia), e um de Workflow e Edição Fotográfica, com a Isabel Saldanha. Uma vez mais, e como sabia muito pouco, saí dos cursos a achar que tinham valido imenso a pena. Os do IPF têm uma carga horária mais pesada e são bastante mais técnicos. Pessoalmente, prefiro cursos com uma componente mais prática, que contemplem tempo para ver e pensar fotografia, mas para quem está a começar e quer aprender a técnica pura e dura, estes são perfeitos.  O da Isabel também foi fixe, mas só um dia é muito pouco para dominar Photoshop,  Lightroom, Camera Raw, Bridge, and so on. Valeu, sobretudo, por conhecê-la, é porreiríssima e de chorar a rir.
O problema disto tudo tem sido a falta de tempo para fotografar. Precisava de sair para a rua com a máquina, precisava de muita tentativa-erro, precisava de muita coisa para a qual não tenho disponibilidade. O que é uma merda. Vejo a prática reduzida aos eventos com amigos, em que basicamente fui agraciada com o título de "fotógrafa oficial", ou às viagens, quando as há. Tenho uma data de ideias e de projectos que não consigo pôr em marcha, porque tenho tantas outras coisas para fazer que a fotografia acaba por ir parar ao fim da cadeia alimentar de prioridades. E falta-me um olhar crítico, alguém que olhe para o que vou fazendo e que me diga o que pode ser melhorado, se há alguma espécie de evolução. Para os amigos está sempre tudo óptimo, mesmo aquelas fotos que, objectivamente, estão uma merda. Estou muito na fase de olhar para tudo e não gostar de nada, em cada foto só vejo erros. Enfim. Em Junho e Julho haverá um novo curso do Tiago, de Narrativa Fotográfica. Vão ser três dias para ver e fazer fotografia, que é precisamente o que me faz falta. Gostava muito, mas ainda não sei se tenho agenda. Se puderem, se gostarem, não deixem de ir. Não precisam de muita técnica (na verdade, não precisam de técnica nenhuma), só precisam mesmo de ir e aproveitar.


 * Henri Cartier-Bresson

12 comentários:

  1. post em parceria com o Henri Cartier-Bresson?

    *ehhe(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada observação mais parva

      Eliminar
    2. Eia... Era uma piada!!!! Gente sem humor...

      Eliminar
  2. Também adoro fotografia - muitos dizem que tenho "imenso jeito" mas acho que é só conversa, porque estou bem longe de ser o início de uma boa fotógrafa. Pode não parecer, mas é preciso alguns (vários...) conhecimentos para tirar boas fotografias.
    Gostava de investir nisso e até tenho bastante tempo livre, mas depois penso em tudo o que teria de arranjar - máquina(s), lentes, suportes, e mais umas quantas coisas - e perco um pouco a vontade. Mas não tenho dúvidas de que se a paixão fosse maior, não só arranjaria isso tudo como também iria aos vários cursos disponíveis.

    ResponderEliminar
  3. Se quiseres conjugar viagens com fotografia tens a Papa Léguas com cursos de fotografia com o Joel Santos ;-) O melhor de dois mundos!

    ResponderEliminar
  4. Eu também não percebo nada de fotografia, mas gostava muito de aprender...estou a precisar de um curso!
    Também preciso de comprar uma máquina fotográfica, mas sinto-me um pouco perdida...não sei o que comprar. Gostava de investir em qualquer coisa boa! Estou ma pensar numa Canon, mas o modelo e as lentes, não sei o que escolher.
    Sem querer ser chata, mas já sendo um bocadinho...qual foi a máquina que compraste?

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. É uma excelente ideia. Fosse no Porto e não pensaria duas vezes :)

    http://lifeworklive.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Gostava imenso de fazer um curso desses mas, para já, é impossível. Talvez um dia consiga dedicar-me a isso (=

    ResponderEliminar
  7. É uma daquelas coisas que gostava de fazer. Lidar com fotógrafos diariamente já ajuda a mudar algumas ideias que temos e a perceber as coisas. É uma área mesmo apaixonante.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Pois eu aconselho vivamente o MEF - Movimento de Expressão Fotográfica. Fiz um curso de iniciação com eles com duração de 50horas e o ano passado fiz um workshop documental a Marrocos. Têm uma oferta diferenciadora e uma componente social muito, muito interessante. E sobretudo sendo apenas alguém que gosta de fotografia, não são pretensiosos nem colocam a técnica fotográfica num patamar difícil de alcançar. Também os preços, comparados com outros do mercado, são bastante mais acessíveis.

    ResponderEliminar
  9. Olá Pipoca!
    Por falar em fotografia, quando é que voltas a partilhar connosco as tuas fotografias?
    Gostei imenso da rubrica "Pic(k) a Song" que criaste, é uma das minhas favoritas, porque conjuga a fotografia com a música, e acho que é muito original. Além disso, dá-nos uma visão diferente de ti.
    Não percebo muito dos aspectos técnicos da fotografia, mas penso que se se passar uma mensagem já é um bom trabalho. E as tuas fotografias tiveram em mim esse efeito. Esta, por exemplo, http://apipocamaisdoce.sapo.pt/2016/03/pick-song-14.html é fantástica!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis