Pub SAPO pushdown

Ninguém pára o Mateus (muito menos a fralda)

sexta-feira, abril 15, 2016

O tema "fraldas" é tratado cá em casa como qualquer outro que diga respeito ao Mateus: sem stress e respeitando o timing dele. Tem sido assim com a chucha, com o sono, com a alimentação, e a coisa não tem corrido mal. Temos um miúdo feliz e equilibrado, e isso é o que nos interessa, mais do que a pressa em arrancar-lhe a fralda ou a chucha que lhe faz tanta falta para dormir. No que diz respeito à fralda, no Verão passado achámos que ainda era demasiado pequeno para lha tirar. Mal falava, era muito pouco independente, por isso não fazia sentido. O pediatra sugeriu que esperássemos mais um ano e como, pessoalmente, prefiro trocar fraldas a trocar roupa, aceitei a sugestão de bom grado. Agora, aos poucos, já começámos a trabalhar o desfralde - tanto em casa como na escola -, mas de forma muita progressiva e sem pressões. Sei que não faltarão para aí exemplos (que vocês estarão prontinhos a indicar, óbvio) de crianças que aos seis meses já tinham largado a fralda e que até já se dirigiam à casa-de-banho pelo seu próprio pé, mas por aqui a coisa tem sido mais demorada e vivemos lindamente com isso.




No baby shower do Mateus pedimos aos nossos amigos que nos oferecessem fraldas. Foi uma ideia muito espectacular, porque só recentemente é que tivemos de começar a comprar, tamanho o carregamento que nos deram. 90% dos pacotes que nos ofereceram eram da Dodot, por isso fomo-nos mantendo fieis à marca, que nos transmite confiança, e também são as que o Mateus usa na escola. As Activity, que são as que usamos mais cá por casa, não causam alergias, não lhe comprometem a mobilidade e, sobretudo, são altamente resistentes a fugas indesejadas. É óbvio que de quando em vez há uns deslizes, sobretudo à noite, mas são infinitamente mais as noites que correm bem do que as que correm mal.

Pois bem, nós já estávamos bastante satisfeitos com as Dodot Activity, mas eis que agora chegam numa nova versão que promete revolucionar a vida dos mais pequeninos.  Promete e cumpre, porque já foram testadas e aprovadas pelo Mateus. Estão a ver quando as fraldas começam a ficar cheias e a descair, e os miúdos já mal conseguem andar com tanto volume? Pois é, com as novas Activity isso não acontece. Isto porque são as primeiras e únicas fraldas com tubos ultra absorventes que distribuem a humidade uniformemente, evitando que o xixi se concentre no centro da fralda. Para além disso, incluem micropérolas, que absorvem e encapsulam a humidade dentro da fralda, e têm também um ajuste 3D, o que faz com que se adaptem melhor ao corpo da criança, dando-lhe mais mobilidade. Só coisas boas. Já há algumas semanas que o Mateus as está a experimentar e nota-se realmente a diferença, mesmo com mais xixi a fralda não descai e desconfio que ele mal sente que tem uma fralda posta, tamanha a energia com que anda sempre a correr de um lado para o outro!


Post em parceria com a Dodot

56 comentários:

  1. ohh Pipoca que doçura, és um exemplo a seguir. Pessoalmente não consigo ter filhotes e pronto já me habituei à ideia ( embora tentando sempre ). Adoro a maneira que escreves e ainda me lembro , sobre estes temas de desenvolvimento infantil, quando disseste com muita graça que há pais que quase dizem que os seus rebentos comem entrecosto aos 8 meses ahahahah Nunca mais me esqueci desta e é bem verdade, há pessoas que não vivem os filhos, mas sim a competição entre eles. Enfim... Parabéns por serem pais normais! :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que correu bem consigo isso de oferecerem montanhas de fraldas Pipoca, porque connosco correu mal, fez alergia!! Não vale a pena dizer a marca, porque as alergias às fraldas não têm a ver com marcas, mas com as crianças e as peles. Tive que doar muitas fraldas e comprar novas.
    Não aconselho os pais a abastecerem-se de muitas fraldas nem a fazerem esse pedido aos amigos, antes do bebé nascer, enquanto não experimentar e certificar que não faz alergia.

    ResponderEliminar
  3. na minha experiencia de todas as dodot as activit foram as que correu pior no que a fugas diz respeito usamos as dodot Basic ou em alternativa as azuis e agora que pomos tamanho 6 à noite e 5 durante o dia não tem mesmo havido problema. A pipoca tem patrocínio mas ca em casa só se compra as fraldas online na bebitus.pt porque é muito mais barato. mas quando engravidei comecei logo a comprar fraldas e quando ela nasceu tinha 1700 em casa

    ResponderEliminar
  4. Eu fiz exactamente o mesmo no babyshower do meu filho (da idade do Mateus), e ele ainda usa fraldas. Não me duraram sequer um ano mas já foi uma ajuda. Eu optei por fraldas de farmácia (Libero) uma vez que onde as compram ficam muito mais em conta que as Dodot ou outra marca premium de supermercado. E não incham nem deitam cheiro (a menos que tenham coco, claro!!)

    ResponderEliminar
  5. A minha filha também usou maioritariamente Dodot Activity. Como são caras, aproveitava as promoções do supermercado e comprava logo vários pacotes. Sei que o post é publicitário mas as fraldas são mesmo muito boas. Vale a pena aproveitar as promoções.Acompanhei muito o blog a Pipoca mais Dois e tenho pena de não escrever lá há um ano... Boa sorte no desfralde, não é fácil...

    ResponderEliminar
  6. Pois eu sou uma Dodot-aholic: é mais caro, mas vale a pena. Não usamos as Activity porque não são cueca (já estamos nessa fase, para grande desespero da avó paterna, que está ridiculamente preocupada com o que não lhe diz respeito nem lhe dá trabalho) - usamos as Liberty agora; mas durante estes dois anos foram sempre as azuis e são excelentes. Como a família e amigas adoram dar roupa; invisto nas fraldas e não me arrependo nada.
    Quanto a deixar as crianças ao seu ritmo: tão verdade. Cá em casa tem corrido tão bem. Menos julgamento sobre o que não nos diz respeito, na vida e nas fraldas.

    ResponderEliminar
  7. Oh pah, que coisa mais fofa!

    Beijinhos ♥
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Pipoca do coração, fofinho fofinho era uma oferta de Dodots para o pessoal! Tenho um bebé de 4 meses e perco a conta às carradas de fraldas por dia que se gastam! Era uma grande, grande ajuda! :)
    Fica a ideia!
    Obrigada,
    Natália.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Use descartáveis.

      Eliminar
    2. Oh anónimo das 21:10, descartáveis já a anónima que fez o comentário parece "usar". Quando não se tem o que dizer, fica-se calado.

      Eliminar
    3. Deve querer dizer não descartáveis certo? Adoro malta a armar a chico espertice e conseguir falhar o comentário 😅😅. Cada um usa o quer pá!!

      Eliminar
    4. Que ressabiados. Uma pessoa n se pode enganar que chovem logo em cima.. Credo
      E ressalvo já que n fui eu q fiz o comentário... MEDO

      Eliminar
    5. Ressabiado o primeiro certo? Já que foi ele/ela que chegou aqui a dar uma orderm sem ninguém lhe perguntar nada... Eu achei um piadão que se puxe assim dos galões e depois se falhe o comentário

      Eliminar
    6. Devia queres dizer reutilizáveis!

      Eliminar
  9. Já não vou saber o que isso é. A "piquena" deixou as fraldas há 1 mês. Também foi quando ela quis (fez 3 anos em Janeiro). A xuxa, ou melhor, as 4 xuxas, mantêm-se. Tudo tem o seu tempo e eles é que sabem ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com 3 anos e meio já está numa idade em que podem surgir muitos e grandes problemas com o uso da chucha...

      "Eles é que sabem" mas depois são os pais que acarretam os custos de corrigir tudo o que podia ter sido evitado (refiro-me a Ortodontia, Terapia da Fala, ORL...) :\ Cada caso é um caso mas os riscos estão lá.

      Mas cada família toma as suas escolhas, de forma informada.

      Eliminar
    2. Usei chupeta até aos 7 anos de idade.
      Posso-lhe garantir que tenho uma dentição perfeita e dicção exímia.
      Os risco de que fala, baseiam-se em meras estatísticas, em números.
      Deixem as crianças serem crianças!

      Eliminar
    3. Anónima das 21 e 18 se acha normal usar até aos 7 anos poderias ter continuado a usar até hoje... Aos 3 ou 4 ok mas aos 7 acho que já era problemático.

      Eliminar
    4. CLAP CLAP CLAP...é por aí...deixem nos ser crianças!

      Eliminar
    5. Anónimo das 22:32: segundo as teorias dinâmicas, à luz da psicologia, ha sim quem prolongue essa necessidade na adultez, evidentemente que não fazendo uso da chupeta, mas dos cigarros, por exemplo.
      No que concerne a mim, não foi problemático, uma vez que os meus pais perceberam q o seria sim, se me forçassem a deixá-la.
      Cada pessoa é idiossincrático e cada pessoa tem o seu tempo para tudo!

      Eliminar
    6. E as estatísticas partem de quê? Invenções? Não será de estudos e de riscos que surgem em média em determinada idade? São RISCOS, não são certezas. Mas são riscos que aumentam com o tempo. E que, como tudo na vida, não afectarão toda a gente.

      Eliminar
  10. Na minha 1ª filha também tive a mania e só usava dodot activity. Nos gémeos já só usei maioritariamente marcas brancas continente e pingo doce. Se fosse usar activity a dobrar não ganhava para fraldas! A minha mais velha andava sempre assada e cheia de alergias. Os gémeos nem creme lhes punha e nunca tiveram uma assadura! Claro que as peles são diferentes,mas considero as activity carissimas e não compensa mesmo. A ligeira qualidade a mais não compensa a diferença de preço abissal.

    ResponderEliminar
  11. também gostava mais das liberty, e as azuis estão mais vezes em promoção pelo menos na minha zona.
    por aqui já não se usam, mas a princesa tb as deixou ao seu ritmo e sem insistir, cada um sabe a educção que dá aos filhos, mas como alguém disse cima hoje em dia tudo é uma competição e qualquer dia há pais a colocar as crianças no bacio ainda na maternidade.

    ResponderEliminar
  12. Sei que é post publicitário mas como mãe rica que não sou o meu menino usa Pingo Doce, dia e noite e é uma maravilha. Às vezes usa Dodot mas só quando tenho descontos para aplicar em fraldas já de si em promoção, pois não compensa! Viva as marcas brancas senão era um rombo na carteira!
    Um aparte, o Mateus é um fofo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a minha menina usava as de uma marca vendida do Lidl, idênticas às das Pampers em Inglaterra (onde as pessoas não são tão obcecadas com marcas caras, principalmente em coisas assim), onde morávamos, e também as do Pingo Doce, excelentes. Nunca tivemos problemas, e minha filha tem pele atópica. Comprei as Dodot na promoção duas vezes e não vi no que eram melhores, pelo contrário - em um dos pacotes, elas se desfaziam durante a noite, minha filha acordou algumas vezes com pedacinhos de fralda no rabinho. Isso nunca aconteceu com nenhuma outra marca. Enfim. Mas o modelo é mesmo um fofo!

      Eliminar
    2. Opiniões.. pois se o meu filho não usasse fraldas da dodot andaria sempre com o rabo assadinho. Não há dúvidas que as fraldas da dodot são as melhores.

      Eliminar
    3. Pampers e Dodot é exactamente a mesma coisa. Chamam-se dodot aqui e em frança e inglaterra pampers!

      Eliminar
    4. Sim, já me disseram isso, mas a textura das fraldas é completamente diferente. Tive dois anos de Pampers e afins e sei o que estou a dizer. Não estou a mentir, defendo a marca que for, minha filha nunca teve problemas com fraldas que não são Dodot e teve com as mesmas.

      Eliminar
  13. Já viu o estudo da deco? Não que eu seja naturalista ou assim mas a verdade é que desde que vi que são as quem têm mais químicos deixei de às usar. São as melhores sem dúvida mas nesse aspecto (que acho igualmente importante) são as que estão pior classificadas.

    ResponderEliminar
  14. the kid is gorgeous! so funny!

    Please check my Blog!! :)

    http://www.alessabernal.com/

    Alessa Bernal :)

    ResponderEliminar
  15. O Mateus está fantástico. É lindo e com um sorriso maravilhoso. Parabéns!

    ResponderEliminar
  16. A minha filha fez 3 anos em Dezembro e deixou as fraldas aos 2 anos e meio. Mas de noite, usava fraldas até há 1 mês atrás. E sinceramente, foi mais por precaução e por preguiça de não querer lavar, trocar de roupa e lençóis a meio da noite. E sim, as fraldas são os descanso, cada vez que vou com ela a algum lado: "Mãe quero fazer xixi/ cocó!" Lá vamos nós à procura da casa-de-banho pública mais próxima que, regra geral, estão sempre imundas.
    P.S.: O Mateus é um mimo. A minha filha é muito parecida com ele (caracóis e sorriso) e quando vê vídeos dele no instagram, diz que é ela. Ahahah!

    ResponderEliminar
  17. Que coisa mais fofinha esse Mateus!
    Na minha opinião cada criança tem o seu tempo, quer seja para começar a andar ou falar, ou até mesmo a chucha e a fralda :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Opá, o Mateus é um amor mesmo!
    Acho que no que toca a estas coisas não devemos apressar, tudo a seu tempo, todas as crianças são diferentes :)
    Fiquei fascinada com essa nova versão das fraldas, acredito que seja muito mais confortável para os pequeninos e ainda bem!

    Beijinhos, Beatriz ♥
    http://beatriz-pedrosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Está cada vez mais lindo o Mateus.Adoro o quartinho dele ;)

    http://flylikeaballerina.blogspot.pt/2016/04/off-shoulders.html

    ResponderEliminar
  20. Alexandra Antunes17 abril, 2016 09:26

    NO meu segundo filho, à semelhança do primeiro também só usava dodot. No entanto, perante a insistência imparável de uma amiga acabei por comprar da marca do Dia...posso dizer que a única coisa de que me arrependo foi não ter cedido às investidas dela antes porque SÃO SUPER FANTÁSTICAS. Para mim as melhores, não há marca por mais cara que seja que supere...convido todas a experimentarem. Garanto que não se arrependem!!

    ResponderEliminar
  21. Concordo que cada criança tem o seu tempo, a minha filha mais velha deixou as fraldas aos 2 anos certos e o mais novo, que é uns dias mais velho que o Mateus, só agora está a começar o desfralde. Mas tudo sem pressas e sem pressões.
    É refrescante que uma blogger tão conhecida demonstre uma atitude tão descomplicada sobre o tema; obrigada!

    ResponderEliminar
  22. Não me canso de ver fotos do Mateus, esse menino é mesmo lindo e fofo!

    ResponderEliminar
  23. Não pude deixar de comentar, não para a corrigir mas para a alarmar. A utilização da chucha é muito benéfica para as crianças desde o nascimento até aos 2 anos de idade (altura em que já possuem todos os dentes decíduos (dentes de leite), uma vez que são essenciais para o desenvolvimento dos músculos mastigatório e da articulação temporomandibular. A chucha ajuda ainda a fazer uma massagem na mucosa oral, que vai aliviar as dores causadas pela erupção dos dentes da criança. Mas por outro lado, quando ultrapassado este período (a partir do momento em que a criança já possui todos os dentes) a utilização da chucha só está a prejudicar (devido aos movimentos de sucção) o correcta erupção dos seus dentes definitivos, que irá começar aos 6 anos de idade. Está a prejudicar, porque os dentes decíduos ao ficarem "tortos", devido à utilização chucha, estão a indicar uma "trajectória" errada aos dentes definitivos que tendem a ocupar a posição dos decíduos. Não sei se fui clara, mas tentei explicar da forma mais simples que me foi possível. Por isso, chucha só até aos 2 anos ou até a criança ter todos os dentinhos... A não ser que mais tarde queira colocar um aparelho ortodôntico xD Espero ter ajudado alguém...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ia comentar isso mesmo. Sempre fui o tipo de mãe que dá tempo ao tempo, e enquanto a minha filha deixou a fralda antes dos 2 anos, deixei-a usar chucha até "se fartar". Usou-a até aos 3 anos e meio e agora, aos 4, vemos claramente como isso foi prejudicial na sua dentição. Eu estou longe de ser especialista na matéria, mas falo por exeperiência própria. Se tiver outro filho, tem chucha até aos 2 anos no máximo dos máximos.

      Eliminar
    2. Já para não falar que depois essa maloclusão vai afetar a respiração, consequentemente o sono... e muito mais, incluíndo até infeções das vias respiratórias devido à postura aberta da boca.
      Há ainda a parte da articulação que acaba por ficar também afetada, muitas vezes, porque a musculatura ganha um tónus desajustado (os músculos ficam muito fortes ou muito flácidos).

      Isto é um processo que se inicia, tal como disse, por volta dos 2 anos!

      Eliminar
  24. O Mateus é mesmo lindo! E estas fotografias estão fantásticas! :)

    ResponderEliminar
  25. Ca por casa só usamos Nunex. Marca 100% portuguesa de Viana do castelo, nao são caras e não há fugas

    ResponderEliminar
  26. Fiquei alarmada com o comentário de que as Dodot são as que mais químicos contêm!! Alguém corrobora?

    ResponderEliminar
  27. Sabes que mais o meu P tem exatamente a idade do Mateus e também ainda usa chucha para dormir e fralda. Estamos na mesma fase que tu/vocês. Mais tenho uma com 4 anos que com a idade do P já não usava a fralda, so what? cada um tem o seu timing! a mim dava me jeito que ele a largasse porque há quase 5 anos que vejo fraldas, mas tirando isso, prefiro um ziliao de vezes esperar mais uns tempos e ir com calma do que ter de ir comprar um enxoval de parte de baixo, porque com este tempo ... e isso das chuchas fazerem mal aos dentes, não sou expert mas a minha irmã usou ate aos 5 e tem os dentes mais direitinhos que eu sei la, já eu acho que praticamente não usei e não é dramático, mas são bem mais tortos que os dela... :)

    ResponderEliminar
  28. Estranhíssimo, o meu com 2 meses já ia ao penico... :D
    São muito mais caras essas fraldas? Também uso as activity para a noite, mas mesmo assim são muitas as vezes em que há "deslizes" com direito a muda de lençóis de madrugada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da minha experiência as activity são boas para o dia. Para a noite desde que comecei a usar as dodot azuis nunca mais tive problemas.

      Eliminar
  29. pois se o meu filho não usasse fraldas da dodot andaria sempre com o rabo assadinho.

    ResponderEliminar
  30. Cada um é como cada qual! Acho o vosso método bastante bom, pois respeita o desenvolvimento do Mateus. Aos poucos, cada um no seu ritmo, tudo se altera e renova. Que se lixem os preconceitos!

    ResponderEliminar
  31. O Mateus é só assim o miúdo mais giro que eu já vi!

    ResponderEliminar
  32. Só não concordo no que toca à chucha....pode causar problemas nos dentes, pois está ali um elemento externo que influencia o crescimento dos dentes. Eu fui implacável e tirei-lhe a chucha (progressivamente, claro)

    ResponderEliminar
  33. Olá Pipoca,
    Os nossos "piquenos" têm andado mais ou menos nas mesmas fases por isso também estamos no desfralde.
    No verão passado (Junho) a escola começou a levar o meninos duas vezes por dia ao bacio mas depois a interrupção das férias deixou tudo em banho maria até setembro quando retomamos a rotina. O meu sempre que vai ao bacio faz xixi mas não pede para ir. Só quando já fez é que comunica que fez, portanto tem sido um inverno com muita muda de roupa. Esta semana que passou começou, finalmente, a pedir antes de fazer dando-nos uns nanosegundos para correr para o wc. Já anda sempre sem fralda, excepto para trajectos de carro maiores em que lhe ponho uma fralda-cueca da Pampers.
    O cocó é que está mais complicado. Durante o dia "prende" o mais que consegue e até se esconde para fazer força. Quando lhe pergunto se quer fazer cocó diz que não (mesmo que já tenha feito nas cuecas) e quando o sento no bacio não faz nada e fica à espera da segurança da fralda da noite para fazer.
    Uma situação que me irritou/envergonhou foi uma vez que tivemos que ir às urgências, tinha ele 20 meses, e a pediatra que o viu me perguntou muito espantada: Ó Mãe, então ele ainda tem fralda ?!?!
    Corei como um pimentão e fiquei sem saber o que dizer, porque a "nossa" pediatra nunca fez pressão nenhuma e disse sempre para respeitar o ritmo dele.
    Não lhe respondi nada, fiquei calada e irritada por me sentir em cheque, como se tivesse sido apanhada a fazer alguma coisa de errado, quando sabia que não MESMO esse o caso!
    Enfim, cada cabeça sua sentença e no fim o que interessa é o nosso instinto. Como me diz a "nossa" pediatra: Mãe, não se preocupe que ele não chega aos 18 anos com fralda!

    ResponderEliminar
  34. Como diria a Pipoca:

    Raio de miúdo que só apetece engoli-lo...

    ResponderEliminar
  35. Para fazer o desfralde nada é mais importante do que o timing da criança. Claro que não vamos esperar pela entrada para a primária mas se a tentar tirar cedo de mais, mais tarde ele pode precisar dela novamente [como já aconteceu a crianças que conheço - foram dos primeiros da sala a tirar a fralda com 1 ano e pouco de idade e agora, quase com 3 anos, voltaram a descuidar-se e a precisar dela].
    Se o Mateus não estava preparado à 1 ano atrás, fez muito bem em esperar :)
    Quanto ao tipo de fraldas não percebo nada do assunto porque ainda não tenho filhos mas acredito muito na Dodot :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde, Tenho uma pergunta a fazer.... comprei umas fraldas dodot activity ( Como sempre) Mas ultimamente o meu filho fica com as ditas microperolas agarradas ao rabinho! No espaço de 1h30 , parece que as fraldas com a humidade largam essas microperolas ficando com o rabinho todo sujo! Já vos aconteceu? Sabem se há algum defeito em algum lote? Estou desiludida... sempre usei dodot desde que nasceu....

    ResponderEliminar
  37. O Mateus tem muito tempo de deixar as fraldas deixe usar até ele querer deixar lá virá o tempo

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis