Pub SAPO pushdown

Fui só ali a Itália: Roma #2

terça-feira, setembro 29, 2015

O segundo dia em Roma começou cedo, mais precisamente às seis e meia da manhã. Tinha de fazer um treino de 30 km, por isso pegámos no mapa, calculámos as distâncias a olho e fizemo-nos à estrada. Se gosto de correr nas férias? Não, nem por isso, sobretudo percursos tão longos e que obrigam a saltar da cama com as galinhas. Detesto ter essa obrigação, de saber que tenho de encaixar esse tempo numa agenda que se quer completamente anárquica. Mas, ao mesmo tempo, é uma óptima forma de se conhecer uma cidade, de a ter praticamente só para nós. Nas férias corri três vezes, sempre cedo (em Roma, em Florença e em Veneza) e é espectacular andar pelas ruas sem ninguém (sobretudo em Veneza, que é o caos). Então lá fomos. Primeiro em direcção ao Vaticano (obrigada à menina que chamou por mim!), depois junto ao rio (há uma pista enorme e espectacular para correr e andar de bicicleta), depois um pouco por toda a cidade. Foram 30 quilómetros com algumas paragens, porque queríamos tirar uma foto ou ver alguma coisa com mais atenção, mas cumprimos. 

Acabámos a corrida à porta do hotel, despachámo-nos e saímos para almoçar. Decidimos seguir o conselho de um amigo e fomos experimentar as pizzas no Da Baffetto, uma pizzeria em modo tasca. Estão a ver o nazi das sopas do Seinfeld? Aqui é mais ou menos a mesma coisa, mas em versão pizza.  Os empregados são uns antipáticos de primeira e não estão ali para perder tempo. Pegam em quem está à espera e encaminham-nos para a mesa. TODOS para a mesma mesa, tipo cantina. Nós partilhámos a mesa com duas inglesas e uma japonesa. Não houve grande convívio, mas o conceito é engraçado. Depois de nos atirarem com os talheres e as ementas para cima da mesa, lá pedimos, sempre com medo que alguém nos batesse. As pizzas são boas, simples, mas também não achei que merecessem tanto alvoroço nem tanta recomendação. Quando o homem pediu um café só faltou o empregado dar-lhe um par de estalos. Parecia que estava a pedir uma feijoada à transmontana, tal o ar de espanto.

 O resto da tarde foi para passear pela cidade, nas calmas. Voltámos ao Vaticano, fomos ao Castel Sant'Angelo e acabámos com um gelado na Romana, pertinho do hotel. Muita gente nos sugeriu esta gelataria, mas também não achei assim naaaaaaada do outro mundo.  Ficam as fotos:


  Jeans: Mango | T-shirt: Zara | Camisa: Primark | Óculos: Dior | Ténis: Adidas | Carteira: Chanel (Boy Bag)






44 comentários:

  1. Meu Deus...que saudades dessas cidades todas!! Quero muito voltar! Pipoca tem de nos explicar como é que conseguiu correr em Veneza! Aquela cidade não dá para isso! :) A sério que tenho curiosidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte boa de correr é mesmo essa: dá para fazer em todo o lado, só é preciso começar

      Eliminar
    2. Olá cara Anónima das 16:49! Sim, eu entendo isso, mas de facto Veneza é uma cidade tão "estranha" que parece não ter locais runner friendly! :) É só mesmo por isso!

      Eliminar
  2. Gostei muito do look e da felicidade nos vossos rostos! ;)
    Cris

    ResponderEliminar
  3. Que fotos lindas e que força de vontade que tu tens para correr em férias :P
    Adoro ver-te com o cabelo assim!
    Beijinho

    www.theblackblush.blogspot.com

    www.theblackblush.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por fazerem à moda antiga e pedirem quem vos tire uma foto ;-)

    ResponderEliminar
  5. ..."lá pedimos, sempre com medo que alguém nos batesse"...
    No mínimo cómica, como se em Portugal fosse muito diferente.
    Deve estar a brincar.
    A não ser que a Pipoca seja bem tratada em Portugal pq sabem quem ela é, porque no mais, para mim em toda a Europa o tratamento é tudo a mesma coisa. Tão delicados e simpáticos que até dói; ou será que nunca entrou em um café onde os empregados estão a falar sobre a dor de barriga do vizinho e primeiro e antes de qq outra coisa precisam terminar os comentários, e só depois, e qdo for possível atende-se o cliente; ou ainda, nunca lhe espetaram um DIGA se faz favor como se estivéssemos a cometer um crime por entrar e pedir um café? E não me venham cá com pedras ok? É apenas a minha opinião, e já agora, sou portuguesa, antes que me espetem a alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olhe que deve andar pelos cafés/restaurantes errados...pelo menos a mim não me costumam atender assim em portugal!

      Eliminar
    2. A verdade é que também achei os italianos antipáticos, especialmente os que trabalham no turismo. Numa cidade que vive do turismo, como Roma, é mau. Não lhe tiro a razão nos exemplos que deu, mas acho que os portugueses são mais prestáveis nesse ramo.

      Eliminar
    3. Larga as pedras das mãos primeiro sff!

      Eliminar
    4. Acho que não podemos generalizar. Há sitios com bom atendimento, atendimento arrogante, atendimento mais brusco e antipático... Felizmente, acho que predomina o bom.

      Eliminar
    5. Também achei os italianos mais antipáticos que o esperado.

      Tenho ainda mais dificuldade em compreender o atendimento arrogante e antipático em certas lojas.. Só são simpáticas com as amigas, esquecendo-se que quem determina o sucesso do negócio é o cliente "normal".

      Eliminar
    6. Devo, devo Anónimo de 29 setembro, 2015 13:04.
      Que bom para si, deve então ser uma pessoa de sorte e eu esmero em ser o mais educada possível já para evitar possíveis crises existenciais (e não estragar o meu dia), mas enfim acontece. Felizmente há milhares de cafés, lojas e restaurantes onde podemos escolher. sou mal tratada, não vou mais e ponto. ;)

      Eliminar
    7. Existe esse tipo de empregados em toda a Europa, principalmente em zonas turistas. Em Paris, até há 10 anos atrás, era muito comum; o bom tratamento era proporcional à quantia de dinheiro que se gastava. Agora está bem melhor.

      Eliminar
    8. Não acho que a maioria dos cafés e restaurantes em Portugal seja assim. De todo! Sim, há sítios maus, mas não são a maioria.

      Eliminar
    9. Em Portugal também há sítios onde são mal educados e antipáticos, mas quando fui a Roma uma das coisas que me espantou foi exactamente a antipatia dos empregados de cafés e restaurantes. Embora também tenha encontrado pessoas simpáticas, a maioria era à lei do 'Prego, prego!!'. Mal entrava nos sítios, ainda não sabia o que tinham nem o que ia pedir já havia toooda uma pressão para eu me despachar a pedir. Além de não fazerem o mínimo esforço para serem entendidos, "recusam-se" a falar inglês e falam num italiano tão rápido que quem não fala italiano fica completamente à toa! Se isto me fez gostar menos da viagem? Não, mas são pormenores em que se repara!

      Eliminar
    10. Já foram ao Algarve? O "diga" ou "o que é que quer?" com o ar mais arrogante que encontram. Esquecem-se de que são os "turistas" que nos 3 meses de verão lhes dão os proventos para o resto do ano. No entanto, também já vi os clientes a falarem para quem os atende como se eles fossem escravos. Gentinha de ambos os lados.

      Eliminar
  6. Eu só pergunto: como se consegue sair da cama as 6 da matina pra correr?? Não pode ser mais tarde tipo 10:00?? Porquê tão cedo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque se começar às 10 da manhã acaba as 3 da tarde.

      Eliminar
    2. Não sou nenhuma expert mas presumo que seja por causa do calor xD

      Eliminar
    3. Estavam 28 graus em Roma, demasiado calor para correr. Por isso é que fomos cedo. No Verão ou corro logo cedo ou então só à noite.

      Eliminar
  7. Sempre gira, de férias ou a correr, sempre impecável!

    ResponderEliminar
  8. Não gostei das pizzas em Bolonha, nem em Veneza... ou ia com expectativas muito altas (pizza é eu Itália, certo?) ou então errei nos sítios (fui a vários).

    ResponderEliminar
  9. Os empregados nos restaurantes em Roma são (quase) sempre antipáticos. Mas na Da Baffetto são o cúmulo :p

    ResponderEliminar
  10. Culturalmente, pelo menos de Roma para Sul, o café toma-se nos cafés. Os restaurantes mais elegantes ou as trattorias podem eventualmente servir o café por uma questão de comodidade para o cliente, sendo que inúmeras vezes por amabilidade até os empregados do restaurante se deslocam aos cafés vizinhos para ir buscar o café e o servirem ao cliente.
    Raras são as pizzarias, de Roma para baixo (repito), que servem café. Sendo uma pizzaria histórica essa pratica está a anos luz de tradição de vir a acontecer. Qualidade (e gostos) da pizza à parte todo o ambiente descrito é aquele de uma pizzaria histórica genuína: atendimento despachado, confuso e pouco dado a amena cavaqueira, de preferência com empregados de cara fechada. A pizza pode não ter sido a melhor, mas o ambiente era "veramente italiano". E as viagens servem sobretudo para isso: experiências locais genuínas.

    ResponderEliminar
  11. Olá Pipoca :) já sabiamos que estavam por Roma mas foi um momento muito engraçado para nós termos passado por vocês :) somos seguidoras fiéis do blog. Um grande beijinho, Ana e Sara

    ResponderEliminar
  12. A minha viagem a Roma foi a primeira que fiz de avião há 21 anos atrás e adorei a cidade. Sempre disse que um dia iria lá voltar, mas ainda não aconteceu... Que saudades!!!!
    Anabela D.

    ResponderEliminar
  13. Os romanos estão fartíssimos de turistas. Não são, na generalidade, nem nunca foram simpáticos, excepto quando elogiados. Não gostam de trabalhar, muito menos de forma rápida e eficiente e ainda por cima simpática.
    As melhores gelatarias de Roma são a Della Palma e a Giolitti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O não gostar de trabalhar é mal comum entre os dois paises...

      Eliminar
  14. Também fui à Baffetto, e contínuo a achar as pizzas do Casanova em Lisboa mil vezes melhores.

    ResponderEliminar
  15. Fiquei "preso" nas fotos das pizzas e dos gelados. Nhami ;p

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. A Pipoca e o Arrumadinho lindos e a fazer pendant!!!

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Em Itália é comum nãos serem muito simpáticos, é cultural. Em Roma é bem pior, talvez o local com pessoas mais antipáticas das várias cidades italianas por onde passei. Ferrara e Montecattini são cidades muito mais acolhedoras.
    Se passares por Milão encontras uma excelente Gelataria (a melhor que provei nos meus tempos em Itália) a cioccolati italiani na via torino, sem duvida um excelente serviço e optima qualidade.

    ResponderEliminar
  18. O Bafetto ale pela personagens que lá trabalham e pela experiência, não tanto pelas pizzas! Agora, gelado bom, bom é na Giolitti. É uma casa antiga, de referência e os gelados além de serem bons e grandes, não são caros. Adorei o sabor de marron glacé que, segundo o lonely planet, era o preferido do Papa João Paulo II. Dizia também que é a casa que fornece os gelados para o Vaticano. Enfim, seja ou não seja, os gelados são mesmo bons!

    ResponderEliminar
  19. Que lindo! Fantástico mesmo! :D
    Beijinhos **
    Rita Veiga

    http://bethechangedoit.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. As calças são desta coleção?

    ResponderEliminar
  21. Os gelados da Romana são fantásticos!

    ResponderEliminar
  22. Pipoca também casei a 18.09.2010...fizemos cinco anos de casados...fomos para Roma. ..estivemos na romana a comer gelados..r tirámos uma foto igual à vossa dos ténis...E não há coincidências?! Gosto do seu blogue...;)

    ResponderEliminar
  23. Nunca tinha pensado muito na beleza de Itália, alias nunca viagei, infelizmente... mas com os teus post fiquei bastante curiosa, parece lindíssimo :)
    A pipoca sempre no seu melhor, prática mas muito bonita.

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
  24. Gosto tanto de vocês. Adoro tudo. As roupas, a paixão e principalmente as malas!

    ResponderEliminar
  25. Pipoca,a Pizzaria Dar Poeta no bairro de Trastevere é fantastica,tambem tem pizzas doces.e Trastevere é muito giro,bem tipico.

    ResponderEliminar
  26. Estive a viver em Roma mais de um ano (mesmo no centro). Se soubesse ter-te-ia recomendado uns restaurantes maravilhosos e nada turísticos. Fica para a próxima :)

    ResponderEliminar
  27. Oh Pipoquita minha grande p#ta (termo fofinho!) tu andas a meter-me um nojo do caralh#!!!!
    ele é Alma e a outra que eu não sei como se chama da LV... ele é Boy Bag Chanel.... ele é Soho da Gucci... mas tu pensas que eu aguento isso tudo minha v#ca... pensas que aguento esta inveja toda... vê lá se te controlas mas-zé!
    Caralh# pó caralh# já....

    (nota: este comentário é de uma tua fã que te adora mas que te odeia pela malinhas que aqui mostras e que adora mas não pode ter.... dommage)

    ResponderEliminar
  28. Deviam ter ido a piazza Navona e a Fonte de trevi, muito bonito!!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis