Pub SAPO pushdown

Então e que tal foi esse mês de contenção alimentar?

terça-feira, fevereiro 03, 2015
Eu tinha aqui anunciado que, depois das loucuras alimentares de Dezembro, Janeiro seria um mês para fechar a boquinha e/ou tentar comer melhor. Assim foi. A grande diferença foi, de facto, cortar no jantar e comer muiiiiiiito menos à noite. Não houve pratadas de massa, não houve pizzas, não houve hamburgers, não houve batatas fritas, não houve refrigerantes, não houve (muitos) doces e chocolates, não houve (quase) gordices nenhumas. Prevariquei uma vez ou outra, geralmente ao fim-de-semana, mas nunca nada assim de muito dramático. Regra geral, portei-me bem, e foi a primeira vez que aguentei tanto tempo. Se custou?
Um bocadinho, sobretudo depois do jantar, quando me dá a fúria do açúcar, mas nada que não se faça. O truque é não pensar muito no assunto, sob pena de achar que estou sempre com fome. Que, efectivamente, não estou. Até à hora do lanche as refeições são normais, só depois disso é que reduzo as quantidades e corto nos hidratos. Não é nada de drástico, é só mesmo comer melhor e de forma mais equilibrada, e gostava muito de conseguir manter isto por muitos e bons meses, ou mesmo para sempre. Ao longo deste mês não fiz tanto exercício como queria, porque passei a maior parte do tempo engripada, ranhosa, com tosse e com ataques de febre, mas sempre foi dando para treinar umas duas vezes por semana. Espero estar bem mais activa em Fevereiro, até porque se aproximam algumas corridas duras e sem treino não há milagres.
Ora bem, então e após este mês que diferenças é que notei? As mais óbvias foram a diminuição de volume corporal (menos inchaço, menos barriga), foi sentir que a roupa me assentava melhor e foi sentir-me mais em forma assim de um modo geral geral. Mas também vi resultados na balança, quase dois quilos a menos (1,8kg, para sermos precisos). No início do mês fiz também a medição da massa gorda, que está agora nos 21%. Quando comecei a treinar com o Pedro, em Março passado, estava nos 25 e qualquer coisa, por isso tem sido uma descida simpática, mas idealmente gostava de ir ali até aos 17 ou 18%. O Pedro diz que nunca estive tão fit como agora, mas ainda há muiiiiiiito trabalhinho pela frente. Não quero perder mais peso, mas quero ficar em forma. Vamos embora, que o Verão ainda está longe!


81 comentários:

  1. Parabéns pelo post, é muito útil para motivar as tuas leituras a moderarem a alimentação e a fazerem exercício. Mostras que realmente vale a pena!

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho a mesma altura que a Pipoca, mas com 54kg (arredondados para cima). O meu peso ideal eram mesmo esses 56kg mas... E conseguir ?! Super difícil engordar 2 kilinhos.. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou mais baixa (não sei quanto medem vocês mas eu tenho 1,68), peso 55 kg e passo os dias a ouvir que sou anorética. A estrutura do corpo diz muito (sempre tive amigas da mesma altura com menos 4 kg que eu e que eram "as gajas boas" e eu, mesmo mais pesada, não sei se é da estrutura do meu corpo, sempre a ouvir que sou um palito etc, e quando me comparo realmente acho a Ana muito mais composta e preenchida, o que eu considero no ponto, mas pronto, não nasci com o corpo bem desenhado :p). E bem sei do que fala, realmente há metabolismos que sao o caraças. Eu queria 57 :)

      Eliminar
    2. Afinal a Pipoca mede 1,73cm, não medimos o mesmo .. Mas anda à volta dos 1,70cm, por aí :) anorética não me chamam, como disse existem estruturas e estruturas. Dizem que sou magra com curvas, tenho um rabo redondinho, vá !! O meu problema são as pernas altas e adorava ter mais 2 ou 3 cm de coxa :) mas pronto, quem sabe um dia com exercícios não ficamos como queremos !! Está visto que com a alimentação só por si não vamos lá :/

      Eliminar
  3. Estás de parabéns, pipoca mais fit!! Mas então isso significa que dezembro mesmo tendo sido um mês de gordice e teres aumentado ligeiramente o peso, a terrível massa gorda se manteve?

    ResponderEliminar
  4. mas tu és magrissima!! não estás em forma?
    goza com outro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser magra não é sinónimo de estar em forma. Infelizmente.

      Eliminar
    2. a sério? ninguem ve nada errado em si

      Eliminar
    3. Concordo, está bastante elegante

      Eliminar
    4. Pergunto-me como é que as pessoas não têm vergonha de espalhar a sua ignorância pela internet, mesmo em Anónimo... eu teria.
      Cara Anónima das 11:20, eu sou "magríssima" e estou tudo menos "em forma". Muito longe disso, até. A Pipoca leva um estilo de vida relativamente saudável e faz bastante exercício, por isso também acho que está em forma (mas se quer e pode melhorar ainda mais, acho bem), mas isso não é algo que se deduza pela magreza de uma pessoa.

      Eliminar
    5. Ser magra não é o mesmo que ser saudável e estar em forma. Uma pessoa magra não deve deixar de comer bem e fazer exercício.

      Eliminar
  5. Muitos parabéns Pipoca um exemplo para todas nós!!!!! :)

    ResponderEliminar
  6. Acho piada quando as pessoas que já não conseguem emagrecer mais dizem "não quero perder mais peso"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho 1,73m e já estou abaixo do peso ideal para a minha altura. Por isso, não, não quero perder mais peso. Aliás, intensificando o treino a tendência até é para aumentar o peso, porque o músculo pesa mais do que a gordura.

      Eliminar
    2. Claro que nunca se coloca a hipótese de alguém não querer, realmente, perder mais peso.

      Eliminar
    3. Ok, está livre de achar a sua piada. Eu cá nao acho mesmo piada nenhuma porque efetivamente nao quero perder mais peso e tolo é quem acha que toda a população tem esse metabolismo mais conhecido de facilidade em engordar e dificuldade em emagrecer. Eu, e muitas outras pessoas, sou o completo oposto, vivi toda a vida a desejar ganhar peso porque ninguém quer ter um ar anoretico. E é terrível querer fazer exercício e ter uma alimentaçao saudável para estar em forma (que ser magra nao é estar em forma) mas estar constantemente a ser assombrado pela facilidade de perder peso. Eu acho piada às pessoas que mesmo com 20-30 ou mais anos em cima ainda não perceberam que os metabolismos e a genética variam muito mediante a pessoa e que há um peso saudável abaixo do qual ninguém fica bonito.

      Eliminar
    4. Sim, eu tenho 1,70m, peso 57 kg e já me acho bem magra! Também não quero perder mais peso, aliás, até estou a tentar engordar... Qual a dificuldade em aceitar que as pessoas não querem só perder peso? Há pessoas magras que não conseguem engordar, gente! E acreditem que deve ser tão frustrante quanto querer perder peso e não conseguir.

      Eliminar
    5. É verdade que o músculo pesa mais do que a gordura, mas o que nos faz volumosas é a massa gorda (pesa menos, mas gera mais volume). O peso não é realmente o principal, mas a percentagem de massa gorda e de massa muscular e, claro, viver de forma saudável, com uma alimentação equilibrada e muito exercício físico. Parabéns pelos resultados!

      Eliminar
    6. Deve ser deve.....

      Eliminar
  7. Acho mesmo que o mais complicado é à tarde/noite, quando por vezes nos apetece comer este mundo e outro (e temos mais tempo para refeições demoradas). Mas o importante é mesmo não cair em grandes excessos e não viver obcecada com isso, pelo menos é o que eu tento fazer. :)

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Pipoca! :D

    claudiapereira96.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Ana o teu IMC é 19, o que significa que estás ainda com bom peso, não abaixo do peso ideal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor, não misturem as coisas! O índice de massa gorda em nada tem a ver com o peso ideal. A Ana tem 19%, o que é um número até bastante bom, tendo em conta o peso, a altura, e tendo em conta também que não é atleta de alta competição. Para as características que apresenta, o peso "ideal" seria entre os 60 e os 62 quilos (é sempre subjectivo), por isso sim, já está abaixo do peso. Perder massa gorda não significa perder peso, muito pelo contrário. Quanto mais se treina, mais músculo se ganha (músculo esse que substitui a massa gorda). Ganha-se peso, mas perde-se volume. Se não percebem do assunto deixem-se estar caladinhos.

      Eliminar
    2. Diana Bastos, o anónimo das 11:39 falou em IMC (índice de massa corporal) e não de índice de massa gorda... O IMG da Ana é de 21%, como ela própria referiu no post. 19 é o valor de IMC, que com certeza o anónimo calculou com o valor da altura (que a Ana já referiu por diversas vezes no blog, apesar de neste post não me ter saltado à vista) e com o valor actual de peso que a Ana referiu. Um IMC de 19 não é, realmente, abaixo de um peso saudável. Está ok! Não me parece que tenha sido o anónimo a baralhar conceitos...

      Eliminar
    3. 19 de IMC no meu tempo era baixo peso (abaixo de 20 era baixo peso, acima de 22 ou 23, ja nao lembro, alto, e acima de 26, creio, obesidade). Isto nas tabelas ali em volta de 2000. Mas isto os padrões contam muito e se calhar agora o 19 já é peso normal (de qualquer forma, regra geral,o 20 parece-me o mais adequado para a maioria das pessoas)

      Eliminar
    4. Se calhar é altura de ir rever essas tabelas então, que desde 2000 já passaram uns aninhos. E não é tão difícil assim, com poucos clicks chega lá ;) "No meu tempo" neste contexto de coisas científicas não resulta muito bem...

      Eliminar
    5. o imc continua a ser uma palhaçada a toda a prova e eu não consigo respeitar médicos/pts/outras pessoas da saude que se orientem com isso.

      Eliminar
    6. As pessoas realmente não sabem do que falam! O IMC não é uma percentagem credo!

      Eliminar
    7. As tabelas de IMC são completamente desatualizadas e, honestamente, se algum médico/nutricionista/personal trainer mas mencionasse como meio de avaliação, era ver-me a sair de fininho. Basta ver que um atleta de rugby, em forma, todo ele um amontoado de músculos pode ter um IMC que cai na zona do obeso - na pratica isto não se verifica de forma tão óbvia em todos os casos, mas creio que é uma das principais razões pelo desuso deste método.

      A melhor forma de medir progresso e/ou condição fisica é por avaliações de performance (vulgo já-consigo-correr-20-minutos-sem-morrer), massa gorda e variações na pressão/pulsação durante o exercício.

      Dito isto, a pipoca parece-me estar fantástica, mas no fundo ela é que há de saber o que quer, e um bocadinho mais de músculo nunca magoou ninguem ;)

      Eliminar
  10. Emagrecer é diferente de perder peso.
    Há pessoas dentro do peso ideal, e gordas. Acontece com desportistas profissionais, após as férias: uns aparecem com peso a mais, outros dentro do peso, mas gordos. Esses têm, normalmente, de transformar massa gorda em massa muscular.
    De qualquer modo, oscilações de peso são más para a saúde. Atletas de combate perdem peso de um dia para o outro (treinam num peso, e depois têm de perder uns kgs para combater), e ao fim de uns tempos deixam de o conseguir fazer. E todo esse processo é-lhes prejudicial, em termos de hidratação e não só.
    Tudo isto para dizer que cada um devia chegar a um peso "ideal" e mantê-lo, ao invés do típico "engorda no inverno, e emagrece no Verão".
    Por outro lado, é sempre engraçado ver como as pessoas associam dieta a emagrecimento. Sim, senhoras e senhoritas, há quem faça dieta para engordar. Ou engrossar (músculos, não comecem com pensamentos pecaminosos).

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho o problema contrário. Preciso de aumentar de peso mas não consigo.

    ResponderEliminar
  12. Pipoca, acho que, para mim, o maior desafio de comer de forma saudável é saber que jantares devo preparar. Nunca chego a casa antes das 20h20h30, e cozinhar a esta hora tem que ser sempre coisa rápida! E, ineviavelmente, lá vamos nós para as massas, ou juntar uma batata frita a uma carne qualquer que tenha sobrado do dia anterior só para não estar a perder mais tempo... Partilhe umas dicas de refeições para o jantar, please, please, please... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus jantares não variam muito. São quase sempre sopa/fruta, ou então sopa e prato principal (salmão ou bifes de frango com legumes/salada). Tenho de me dedicar a procurar mais receitas saudáveis.

      Eliminar
    2. Obrigada Pipoca! Ás vezes é mesmo difícil ter imaginação... e quando o tempo falta só nos vem à cabeça o que estamos habituados a fazer há muito, e lá vão as massas e as batatas... Continue a inspirar-nos, pelo menos é essa a forma que eu interpreto estes seus textos!

      Eliminar
    3. Também ando a tentar cortar nos hidratos e perder peso mas sem deixar de comer. Partilho algumas sugestões de receitas rápidas e saudáveis (a intenção não é fazer publicidade, mas é inevitável). Recomendo as farófias (deliciosas!) de microondas com fruta para aquelas horas em que apetece comer este mundo e o outro.
      http://quemrapaotacho.blogspot.be/search/label/dieta

      Eliminar
  13. Por acaso essa ideia de ser magra ser igual a estar em forma é uma ideia completamente errada que a maioria das pessoas têm.
    Há uns tempos tivemos um rastreio na nossa faculdade e eu fui com uma amiga minha. Ela pesa 56 kg e tem 1,70 e tinha 33% de massa gorda. Quem olha para ela nunca na vida diz que ela é gorda, vestida então parece super magra, mas como nunca fez exercício na vida, tem imensa flacidez em todo o lado.
    Eu tenho 1,73, tenho 63 kg e tenho 19% de massa gorda. Isto porque vou ao ginásio e ela não. O peso às vezes não significa grande coisa.

    ResponderEliminar
  14. À noite lá vêm sempre as belas das gomas... O truque é nem sequer as levar para casa!
    Parabéns pelo peso e pela excelente forma que apresenta, sim para mim está excelente. Não gosto de abdominais à Carolina Patrocínio, gosto como tem a Pipoca. Quem me dera ter uns assim!

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Espetacular!
    Queria perceber melhor a ideia... janta-se? Tipo carne, peixe e só legumes ou salada ou nem isso, só uma sopa sem batata, ou uma taça de leite e cereais, ou só fruta e iogurte... são estes os "jantares" possíveis?
    Obrigada (quem sabe não experimento também)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá a um nutricionista.

      Eliminar
    2. Obrigada pela sugestão.
      Não me lembro é de lhe ter perguntado a opinião ou o que quer que seja...
      Dirigi-me à autora do blog que já fez o favor de responder à questão (ver resposta ao anónimo 03 fevereiro, 11h43).
      Tenha um bom dia
      ...

      Eliminar
  16. Para mim o problema é mesmo à noite quando estou na cozinha a fazer o jantar, farto-me de petiscar e quando vou jantar já estou cheia mas janto na mesma :). Durante o dia tb prevarico mas é em menor grau. Era tão bom que comer porcarias emagrecesse!!!

    ResponderEliminar
  17. Boa Pipoca! Sempre a motivar as suas leitoras por um estilo de vida mais saudável :) Continua o bom trabalho :D

    http://janeiroemparis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Parabéns Pipoca, por influência tua também comecei a estar mais atenta ao que como, e cortei nos doces, batatas fritas e refrigerantes, e também me sinto muito melhor!

    ResponderEliminar
  19. Pipoca nunca imaginei que medisse 1,73 pensei que fosses mais baixa, é exatamente a minha altura mas eu tenho 10kg a mais :(
    Estás ótima, não convém descer mais o peso :D

    ResponderEliminar
  20. Parabéns pela motivação. Eu ainda não consegui fazer tal proeza.

    ResponderEliminar
  21. Meus parabéns, quem me dera ter a tua força de vontade pois no meu caso regressei as caminhadas mas não comer de noite está a ser tão difícil, habituei me a beber o chá com bolachas e agora a ideia não me larga :-(

    http://modaseloucurasdeparis.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pipoca, também preciso dessa motivação, só não sei onde a encontrar!! Acabo sempre por desistir a meio do plano.

    ResponderEliminar
  23. Parabéns pelo que estás a fazer. Quando as pessoas querem, conseguem alcançar muitas coisas. O pior, em alguns casos, é isso mesmo: querer.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Que gorda és.... !! Nem nunca se viu igual, eu escondia me.

    Isto é para ser levado a sério?

    ResponderEliminar
  25. Muitos Parabéns!! Estás ótima...
    O meu problema é mesmo essa fúria do açúcar que me dá à noite :(

    ResponderEliminar
  26. Pois, e essa publicidade da Telepizza aí em cima ajuda muito!! Fico feliz quando a como, fico...

    ResponderEliminar
  27. A balança é apenas um número, perder peso não significa ficar "bem". Posso ser magra e ser flácida, o que é pior na minha opinião.
    Só um aparte, porquê tanta referência ao Pedro?

    www.moncloset.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem observado... Pedro praqui, Pedro prali.. Das duas uma, ou publicidade com ganhos mútuos ou outra coisa qualquer com ganhos mútuos. Enfim..

      Eliminar
    2. Ora bem, sendo o Pedro o meu treinador, a pessoa que me acompanha há quase um ano, que me define os treinos, que faz as medições e que tenta que eu consiga alcançar os objectivos pretendidos, é normal que fale dele num post como este. Quanto a ser publicidade.... bem, já disse aqui que pago ao Pedro, até disse quanto é que lhe pago... mas sim, tendo em conta que é um óptimo profissional e um amigo, sempre que possível vou fazer-lhe publicidade.

      Eliminar
    3. Para quem não saiba, cada click para o site do tal Pedro é X que vai para o bolso da Pipoca.,

      Eliminar
    4. Quer provar isso que está a dizer? Sempre gostava de ver. A sério, não há paciência (para não dizer cu) para as teorias da conspiração. Beba um copo que isso passa.

      Eliminar
  28. Não entendo o porquê da Ana mentir na sua altura. Eu já estive ao seu lado e meço 1,70 cm e estava mais alta.
    Não acredito que ainda esteja na fase de crescimento. ....!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode sempre ir reclamar com os senhores da Loja do Cidadão que me mediram. Ou com os que a mediram a si.

      Eliminar
    2. Pois eu tb já estive ao lado da pipoca, meço 1,69 cm e a pipoca era mais alta! E agora? A pipoca mede 1,695cm? Estava de saltos? Ou seria a anônima das 15:02 que estaria de saltos ou eventualmente com falta de vista? Pelo amor à santa! Com o que se preocupam.... Get a life!

      Eliminar
    3. Pipoca, tanta gente neste post a parabenizá-la e a agradecer-lhe por ser uma inspiração... dê uma palavra a essas pessoas em vez de perder tempo com estes desocupados.

      Eliminar
  29. Parabéns Pipoca! A tua evolução tem sido fantástica. Já quando mostraste as fotografias com a Vanessa Martins reparei que estavas ainda melhor ;)
    Coragem para manter esse ritmo!

    ResponderEliminar
  30. Também acho boa ideia a sugestão que algumas leitoras deixaram de dedicar um post a algumas refeições rápidas e saudáveis :)
    Parabéns pelo sucesso e que continue a alcançar os objetivos pretendidos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu acho boa ideia informar se junto de quem percebe efectivamente do assunto. Porque convem existir algum conhecimento subjacente a potenciais conselhos. Dai hoje em dia ser incrivel a quantidade de pessoas com flutuacoes absurdas de peso, carencias nutricionais "silenciosas", entre outras coisas.

      Eliminar
    2. Nem mais!! Hoje em dia meio mundo acha q percebe de nutrição... Le umas revistas e tal e tal, surpresa, sai um nutricionista!! Se eu ler como se faz uma mamoplastia, tambem vem ter cmg para vos por uns implantes?? Haja bom senso e consultem quem sabe o q diz, porque cda caso é um caso e nao se brinca com a saude (toda a gente esquece essa parte, é so estetica)! Ah, e um pt NAO é um nutricionista, nao tem os conhecimentos de um nutricionista nem esta legalmente habilitado a se lo!!!

      Eliminar
  31. Parabéns Pipoca!
    https://www.etsy.com/shop/printablelovers?ref=hdr_shop_menu

    ResponderEliminar
  32. Portugal dos pequeninos e invejosos (as) até com a altura da "miúda " implicam e chateiam haja paciência 😄 esta óptima Ana , uma mummy super Fit :)

    ResponderEliminar
  33. Deve passar uma fome... Confesse que só come alface.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como alface muitas vezes, mas é como acompanhamento, não faço refeições exclusivas de alface.

      Eliminar
  34. Sou assídua deste Blog e nunca me tinha deparado com a altura da Ana. A partir de hoje a minha visão sobre si, se já era boa, passou a ser óptima. Eu uma miúda ligeiramente complexada com os seus 1.74 m passou a vê-la como inspiração :)

    ResponderEliminar
  35. A Pipoca é mesmo uma inspiração :)

    ResponderEliminar
  36. Parabéns Pipoca :D Eu ainda consegui uns dias mas desde o fim-de-semana que me apetece comer este mundo e o outro!! Raios partam as hormonas!

    ResponderEliminar
  37. Não quer perder mais peso?! Então explique o porquê de estar sempre a insistir lá no seu Instagram, com fotos com hashtags: até ao verão fico boazona. O que a dona Pipoca quer é que lhe digam que está bem! Sim está Ana. Mas faz um bocado pouco de quem é mais forte. Reduza-se a sua pobre insignificância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já aqui foi explicado sensivelmente 350 vezes que estar mais fit (ou boazona) em NADA tem a ver com a perda de peso. Eu quero estar mais tonificada, mas não quero perder mais peso, é uma coisa muito difícil de entender? Lamento se os "mais fortes" se sentem incomodados com isso, talvez devam começar a fazer alguma coisa para mudar em vez de se sentirem ofendidos com as opções alheias.

      Eliminar
  38. Oi pipoca! Queria pedir-te uma sugestão...este ano, tomei a decisão de melhorar a alimentação e comer de forma mais saudável. Não tenho excesso de peso mas quero comer de forma equilibrada. A parte do corte dos hidratos à noite não me custou nada...trocar pratadas de esparguete ou de arroz por legumes não foi um sacrifício. O meu "problema" está antes de ir dormir. É que desde que acabo de jantar até ir dormir, passassam-se algumas horinhas e a fome volta (e eu por mais que tente, não consigo adormecer com fome nem com o estomago a roncar)...mas não sei o que será mais indicado ingerir....tens alguma sugestão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tenho fome antes de dormir bebo um iogurte, como uma gelatina, uma peça de fruta, ou bebo um chá com duas ou três bolachas integrais. Não consigo ir para a cama com fome.

      Eliminar
  39. Parabéns e obrigada pela motivação! Tenho de fazer o mesmo...

    ResponderEliminar
  40. Já por várias vezes que queria escrever sobre um assunto que incomoda.. não é que me tire o sono ,mas fico preocupada e pensativa sobre os comentários que aqui despejam ..seja qual for o tema!
    Tudo bem que a Pipoca ao escrever da sua vida abre uma porta à sua intimidade e afinal vive disso!
    Mas será que isso permite aos leitores(alguns)dizer tudo o que vem à cabeça..vá tipo malucos que não fazem uma triagem do que é correto ou incorreto. Onde para a nossa educação!??!!
    Temos de ser seletivos e se é para ofender mais vale estar calado...pelo menos foi isto que a minha mãezinha sempre me ensinou!!!
    Desculpa o desabafo
    E sobre o post...eu também sou daquelas que não consegue engordar! Passo a vida a caminho de endocrinologistas para ver se é a minha tiroide que falha, mas felizmente não! Acho que é mesmo a ruindade.
    Parabéns Pipoca e kilos de paciência!!!

    ResponderEliminar
  41. Deve ser ligeiramente triste viver focado em criticar o outro, como se isso fosse uma protecção para esconder as nossas próprias falhas. Adiante... as pessoas de bom senso sabem que peso não é sinónimo de tonificação e saúde. Falo por mim que sou uma falsa magra. Agendei para este mês o início da mudança, por isso gostei muito deste texto. É esse o caminho pipoca! 💪😉

    ResponderEliminar
  42. Muitos parabéns pela conquista. Para perder algum volume não é necessário beber chás malucos e milagrosos, não é necessário passar fome. É necessário sim tentar fechar a boca de tarde / noite e não comer as porcarias que dá vontade ao final do dia.
    Parabéns mais uma vez, isto serve de inspiração!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis