Pub SAPO pushdown

Francesinhas há muitas. Pelo menos é o que parece.

sexta-feira, outubro 10, 2014
Sempre que venho ao Porto vejo-me sempre enfiada na discussão "a melhor francesinha do mundo". Basta eu publicar uma foto da francesinha que estou a comer naquele momento para se instalar o caos. Para mim nenhuma bate a do Café Santiago, mas sou pessoa aberta a novas experiências. Ontem uns amigos desafiaram-nos para ir provar as do Tappas Caffé, na Madalena, que têm a particularidade de ser cozinhas em forno de lenha. Sim senhora, são boas, gostei, mas... continuo a preferir as do Santiago. Mas pronto, foi eu pôr a foto no Instagram para começar o cambalacho. De Vila Real de Santo António a Trás-os-Montes, toda a gente me garante que é na sua terra que está a melhor francesinha. Nunca é onde eu estou, é sempre noutro sítio qualquer. "Não, não, aqui em Rabo de Peixe, nos Açores, é que está uma francesinha mesmo espectacular", diz um. "Não vás em conversas, que eu tenho uma prima que jura a pés juntos que é numa tasca numa pequena ilha indonésia que se comem as melhores francesinhas do mundo", diz outro. Ora bem, eu não sei o que é que define "a-melhor-francesinha-do-mundo". Sei que só gosto de as comer aqui no Porto. Dizem que em Lisboa também há uns sítios porreiros, mas nunca fui à descoberta. É mais ou menos como as bolas de Berlim, só mesmo na Manta Rota é que me sabem bem. Francesinha é no Porto. Ou em Gaia, vá. Ou qualquer sítio num raio de 30 km. Mas pronto, como sei que têm coisas para dizer sobre o assunto, digam lá de vossa justiça: qual é a melhor francesinha?

A do Tappas Caffé

240 comentários:

  1. Bom, eu pessoalmente não gosto mesmo é de nenhuma Lool mas adoro-a a si e a Pipoca é que está sempre um dia depois onde eu já estive essa semana. Tal como no outro dia no El Corte inglês... Enfim. M.

    ResponderEliminar
  2. Acho que escolheste mesmo a melhor do Porto!! Excelente escolha, tens bons amigos. Boa estadia pelo Porto.

    ResponderEliminar
  3. claro que sigo a tradição e digo que é a da minha terra. Café recanto dos amigos em Braga (:

    ResponderEliminar
  4. Apesar de ser do Porto com muito orgulho (e de adorar as francesinhas do Al Forno, do Ricardo, do Santiago, do Capa Negra...) a melhor francesinha é a da taberna Belga em Braga.. Sem dúvida que devias experimentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim!! Eu sou de Braga e sempre que vou ao Porto e como lá uma francesinha fico desiludida. Porque, embora a terra das francesinhas seja o Porto, as melhores estão mesmo em Braga, na Taberna Belga.

      Eliminar
    2. Francesinhas no Al Formo? Tanto quanto sei, trata-se de um restaurante italiano!!

      Eliminar
    3. Taberna belga é mesmo a melhor!! :)

      Eliminar
    4. As francesinha do Al Forno são óptimas, com massa de pizza

      Eliminar
    5. Taberna Belga ou a Real Taberna, ambas em Braga :)

      Eliminar
    6. Boas são em Caldas de Vizela na Cervejaria UNIVERSAL ,na Rua Dr. Abílio Torres

      Eliminar
    7. Para mim são mesmo as de Paris!.

      Eliminar
  5. Nunca provei a do Café Santiago... vai ser daqui a 8 dias!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então gastas o salário mínimo?

      Eliminar
  6. Onde é o Santiago ? bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Taberna Belga em Braga

    ResponderEliminar
  8. Isso é uma discussão e tanto. Tudo dependa do gosto da pessoa. E do molho. Porque é o molho que dá o verdadeiro sabor à francesinha. Lógico que os restantes ingredientes têm de ser de qualidade. Mas um mau molho torna detestáveis ingredientes de primeira qualidade. E há quem goste dele com mais cerveja, mais adocicado ou repleto de tomate. Devia era existir um top para cada tipo de molho :)
    Quanto ao só comer francesinha do Porto, não vás por aí. Claro que não vou a Lx para comer uma francesinha, mas há muita gente do Porto que prefere as de Braga. Se tiveres oportunidade de passar cá, experimenta as da Taberna Belga. São de um estilo diferente das do Porto. Ou se adora ou se detesta. Mas a grande maioria das pessoas adora. Adora tanto que aquilo já abriu mais um espaço e tem sempre fila à porta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comi uma vez uma francesinha doce e posso dizer que era horrendo ! Blah

      Eliminar
  9. Para mim a melhor francesinha é a do Buffet Fase na Rua de Santa Catarina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! São mesmo boas...

      Eliminar
  10. Nunca comi do Santiago (falha minha) por isso posso dizer que gosto do Locanda (em Canelas, VNGaia), do Capa Negra e as que eu faço em casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Locanda! :) Totalmente de acordo!!

      Eliminar
  11. Não vou dizer que é a melhor de todas, mas se é para ser em Braga, então que ninguém venha dizer que há melhor que a da Taberna Belga.
    Mas já falei no teu Instagram das Bolas de Berlim do Natário em Viana do Castelo e eu GARANTO-TE Pipoca, que são as melhores que podes comer na vida. Nunca comi na Manta Rota mas já comi em muito sítio e as de Viana são diferentes (de aspecto e de sabor). Houvesse forma de eu tas enviar e poderes come-las fresquinhas (no dia a seguir também são boas mas ja não é a mesma coisa) e eu enviava-te uma caixinha para tu confirmares :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mas eu já comi as bolas de berlim do Natário por 2 vezes. A primeira vez foi maravilhoso, as melhores bolas que comi até hoje, da segunda vez das piores ... Estavam completamente secas.... Péssimo

      Eliminar
    2. Concordo com a Sara Morais...
      Francesinha da Taberna Belga e Bolas de Berlim da confeitaria Natário em Viana. :)

      Eliminar
    3. Provavelmente terá comido as bolas de Berlim do Zé Natário e não as do MANEL Natário. Secas!? Impossível!
      No MANEL há duas "fornadas" por dia, uma as 11 da manhã, outra as 16:30, se não estou em erro nas horas. São algumas centenas de bolas de Berlim por dia, sempre fresquissimas, e que acabam em pouco mais de meia hora.
      São mesmo as melhores bolas de Berlim do mundo.
      Quanto à francesinha, parece-me que as da Taberna Belga em Braga batem todas as outras...

      Eliminar
    4. Precisamente... para mim Natário só existe um mas na realidade existem dois e as bolas comem-se no Manel Natário, onde por vezes faz fila até à estrada. Está para vir o dia em que vai aparecer uma bola de berlim seca ou menos boa. E sim, saem duas fornadas, uma às 11 da manhã e a outra é às 17h...mas nunca é mal pensado ir para lá meia hora antes :D e quando saem, desaparecem enquanto o diabo esfrega o olho.
      Quanto à Taberna Belga, é outra e a única que também faz fila até à estrada, todos os santos dias. Por alguma razão será.

      Eliminar
    5. Anónimo das 22:14 se eu referi que estavam secas quem é vc pa me contrariar, por acaso estava lá comigo ? e provou-as ?? Ah é da família, só pode lol haja paciência !

      Eliminar
    6. Pois eu, como grande amante de bolas de Berlim que sou, provei as do Manel Natário cheia de esperanças, e fiquei super desiludida.. Não gosto de canela e as do Natário tinham imensa :( bola de Berlim no Algarve há-de saber sempre melhor, na minha opinião!

      Eliminar
    7. Bom, para quem não gosta de canela, de facto aquelas não são as melhores. Mas para quem gostar, são as melhores de sempre :D

      Eliminar
    8. Ora nem mais!

      Eliminar
  12. A melhor francesinha do mundo é mesmo na cidade berço! Dona Maria, bem no centro de guimarães :D
    Já agora, e apresentar o "pum" em Guimarães? Só lisboa e porto é que tem direito? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas de Guimarães se estiverem, realmente interessadas, em ir à apresentação do pum deslocam-se ao Porto.. A distância é mínima e os acessos são optimos!! Já chateia a conversa do 'e aqui.. É ali?'.. Santa paciência!!

      Eliminar
  13. Para mim a melhor é a que faço em casa porque é 100% a meu gosto! E sou Lisboeta 😛

    ResponderEliminar
  14. Taberna Belga em Braga, adoro!

    ResponderEliminar
  15. sem dúvida que as do café Santiago são maravilhosas mas podes sempre vir a Santo Tirso que são as segundas melhores :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Santo Tirso !!! francesinhas !!! esse deve ser um filme de ficção cientifica ...NÂO HÀ NENHUMA QUE VALHA A PENA :((

      Eliminar
  16. Já comi em vários sítios mas as melhores são mesmo as que a minha mãe faz. (:
    Beijinhos.


    lenaspetals.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas também são fixes http://pt.bigchefe.com/q/francesinha/

      Eliminar
  17. Pipoca! Ontem quinta estive exactamente no mesmo sitio Tapas Café em Gaia a comer o mesmo!! Não a vi ou não a conheci tb sai as 22:45H. Sou do Porto e confesso que a do Santiago e melhor realmente, gostei desta mas não foi a melhor, mas ainda melhor e no Requinte (Matosinhos) ou a do Buffet Fase (Santa Catarina/Marques) mas esta ultima é tb pela tradição só existem duas mesas e a fila e para quem quer mesmo esperar mas compensa... Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As do Buffet Fase são sem dúvida deliciosas! As minhas preferidas. :-)

      Eliminar
    2. o Bufete Fase fez obras e agora é bem maior !

      Eliminar
  18. Para mim as do Santiago também são das melhores e as de um restaurante nas Taipas (perto de Guimarães!), cá em Lisboa também abriu um restaurante - O Marco - e também são bem boas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se esse Marco for do mesmo Marco de Famalicão, são boas sim sra. =)

      Eliminar
  19. Os portuenses que me desculpem mas não aprecio nada as francesinhas.

    ResponderEliminar
  20. Tenho de concordar contigo: para mim, até agora, a melhor é a do Santiago.

    ResponderEliminar
  21. Eu não me posso pronunciar sobre o assunto porque em toda a minha existência só comi francesinha duas vezes. Eu sei, eu sei, é uma vergonha.
    A primeira que comi foi no Porto, num restaurante perto do Estádio do Dragão e gostei, apesar de estar demasiado picante. A outra, foi no Rossio, num restaurante chamado O Cocas, por trás da Rua Augusta. E dessa gostei bastante.

    ResponderEliminar
  22. Taberna Belga :) E não sou de Braga...

    ResponderEliminar
  23. O mestre em Vila do Conde :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que no mestre em vila do conde são as melhores ;)

      Eliminar
    2. as piores que já comi ! molho demasiado adocicado para uma francesinha!

      Eliminar
    3. SIIIIM, as melhores de sempre! :) https://www.facebook.com/pages/Restaurante-O-Mestre/166330483433483

      Eliminar
    4. Concordo. Não gosto do mestre.

      Eliminar
    5. As do Mestre são ótimas! Valem a pena.

      Eliminar
    6. As francesinhas do mestre são as piores. É só fama esse restaurante mas das vezes q lá fui (la me arrastarram) saí sempre desiludida!

      Eliminar
  24. Só uma nota, a francesinha do Tappas Caffé do Candal é de uma qualidade muito muito superior à da Madalena :)

    ResponderEliminar
  25. Juro que não entendo a euforia à volta das francesinhas do Santiago..são pequenas e o molho não é nada de mais (faz-me lembrar aquele molho que se compra em garrafa nos supermercados). A primeira vez que lá fui estava cheio com pessoas à espera de mesa, esperei e pensei: "bem, devem ser mesmo boas"..mas foi uma desilusão total!! As da Taberna Belga em Braga batem aos pontos as francesinhas do Santiago! No Porto para mim as melhores são no Tappas e no Bufete Fase, as do Requinte são tão picantes que não fiz mais nada nas horas que se seguiram a não ser beber água :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só fui uma vez ao bufete Fase e perguntaram-se se queria picante, eu disse que não e mesmo assim sai de lá com falta de ar de tt picante, por isso é muito subjectivo.

      Eliminar
  26. As melhores são mesmo as de vila real (Trás-os-Montes), absolutamente maravilhosas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirma-se ahahah Amadeus ou Zé.Come batem aos pontos as do Porto

      Eliminar
  27. Tem razão as Taberna Belga são boas, mas melhores são as da Cervejaria Imperial também em Braga. Já morei no Porto e comi francesinha em imensos sítios, mas estas em Braga são divinais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim as da Imperial dão 100 a zero as amanteigadas da Taberna Belga.

      Eliminar
  28. Para mim é, sem sombra de dúvida, a da Taberna Belga, em Braga!

    :)

    ResponderEliminar
  29. A de um sítio dentro do Bolhão.

    ResponderEliminar
  30. A taberna belga em Braga. Sem dúvida.

    ResponderEliminar
  31. Tomem nota: REQUINTE, em Matosinhos...

    ResponderEliminar
  32. Ja corri os tascos todos, incluindo os mencionados nos comentarios. As do Santiago sao muito boas, mas as melhores sao as do Cervejolas em Ermesinde (onde nem so as gajas sao boas!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo!! já comi francesinhas em todos os sítios que falaram e a melhor é a do Cervejolas em Ermesinde....a do tappas café no candal desiludiu-me imenso, o bife parecia sola de sapato :(
      Olga M.

      Eliminar
  33. Cufra e Alicantina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui experimentar a da Cufra na semana passada e detestei. Desmasiado picante, a qualidade deixa a desejar...
      De todas as que provei, de norte a sul, as que mais gostei foram as da taberna belga, em braga.
      ainda em braga, as d'a braguista são também mto boas.

      Eliminar
  34. Taberna Belga em Braga :))) e não sou de Braga!

    ResponderEliminar
  35. Sou de Vila Nova de Famalicão e já comi Francesinhas na minha terra, no Porto e em Gaia, e nunca fui a um sítio que dissesse que naquele é que é especial. Nunca fui a dois restaurantes seguidos (que me lembre). Mas agora estou a morar na Ilha de São Miguel e se não fizer em casa é uma desilusão atrás da outra! Põe pimenta da terra, ou picante a mais (nem posso comer muito picante), ou salsa no molho... OMG, cada asneira que só visto xD

    ResponderEliminar
  36. Taberna Belga em Braga... Melhor não existe mesmo!

    ResponderEliminar
  37. As da Taberna Belga são as melhores, sem dúvida!!

    ResponderEliminar
  38. Com tanta gente a falar na taberna belga em Braga, até eu que não gosto nada de francesinhas fiquei com vontade de ir lá experimentar!!!

    ResponderEliminar
  39. As melhores francesinhas do mundo são, mesmo as do Café Santigo, no Porto!

    ResponderEliminar
  40. Não vou muito com bolas de berlim mas as do Natário em Viana do Castelo são sem dúvida divinais.

    ResponderEliminar
  41. Na Nortenha em Brejos de Azeitão. Sempre 5 estrelas ;)

    ResponderEliminar
  42. Já provei várias francesinhas (incluindo as do Café Santiago, Capa Negra, etc) e sem dúvida alguma que a melhor está em Paços de Brandão, no Café Brandoense. Ninguém vai ligar a este comentário por falar de um sítio no cu de Judas e muito menos a Pipoca passará em Paços ahah, mas garanto que é a melhor ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, e como é perto, Florestal em Fiães!

      Eliminar
    2. Sou da mesma opinião. A francesinha do Brandoense é a mais despretensiosa que se pode encontrar, mas é maravilhosa.
      «Less is more» encaixa perfeitamente nesta francesinha. A única excentricidade que poderão encontrar será substituir o ovo frito por ovo cozido que, para variar, é bastante saboroso.

      Eliminar
    3. Adorei a parte do sítio no cu de Judas! Muito bom ;)

      Eliminar
  43. Para mim a do café Santiago é a mais equilibrada de todas, não é enorme , nem tem muito picante , mas o tempero necessário.

    ResponderEliminar
  44. As do Tappas sao boas, sim.... mas as do Candal! Nem se comparam às da Madalena!
    No entanto, para mim, nenhuma bate as do mítico café Majestic... Aconselho sempre!!!!

    ResponderEliminar
  45. Para mim é mesmo essa do tappas! Mais o xiripiti.

    ResponderEliminar
  46. As melhores de sempre são do Restaurante S. João em Canelas.

    ResponderEliminar
  47. Quando for a Braga tenho de ir à Taberna Belga provar as francesinhas, fiquei cá com uma curiosidade!!! :)

    ResponderEliminar
  48. Nortenha, Brejos de Azeitao apoiado!

    ResponderEliminar
  49. Experimenta as da Cufra em Matosinhos ! E fica no edifício transparente mesmo em cima da praia ..,, depois diz algo.
    Boa sorte para ti . Bjito

    ResponderEliminar
  50. Amândio em Sta. Maria da Feira, mesmo de chorar por mais!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amândius. E sim, das melhores!

      /Diana

      Eliminar
    2. Melhor em S. João da Madeira no 'Tudo aos molhos' :)

      Eliminar
    3. Amandius, Feirense ou Caves da cerveja

      Eliminar
    4. Amandius (Sta Maria da Feira), as melhores que já comi, não conheço muitas das que aqui se falam. Tudo aos molhos (S. João da Madeira), têm requinte, são diferentes, com boas combinações, vale a pena experimentar.

      Eliminar
  51. Eu sou do Porto e gosto muito da francesinha do café Santiago mas, para mim, as melhores são as do restaurante Cardoso em Vila Real, Trás-os-Montes! Vivi lá 7 anos e posso dizer que nunca provei melhor no Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente...melhores francesinhas são no Cardoso em Vila Real

      Eliminar
  52. concordo perfeitamente Pipoca: Santiago sempre!!! ;)

    ResponderEliminar
  53. É a do Santiago, pois claro :) já provei em vários sítios, nada bate a francesinha deles! E também não gosto das francesinhas em forno de lenha..

    ResponderEliminar
  54. As da taberna belga, em braga, são as melhores!

    ResponderEliminar
  55. Pipoca, tens que experimentar as francesinhas d'O Mestre em Vila do Conde, tenho a certeza que vais adorar! Para mim são as melhores, a seguir vem as do Santiago! ;) Experimenta e depois diz de tua justiça! ;) Beijinho e boa estadia cá no Norte!

    ResponderEliminar
  56. Ana as melhores Bolas de Berlim que podes comer são as do Natário em Viana do Castelo, de comer e chorar por mais! Quanto às francesinhas, as do Santiago são sem duvida as melhores!

    ResponderEliminar
  57. E depois da francesinha ir comer o melhor gelado do mundo á Spirito;;;))))...as melhores francesinhas são as da Taberna Belga em Braga...beijinhos***

    ResponderEliminar
  58. Pipoca, prova as da taberna Belga em Braga. São as melhores que já provei!

    ResponderEliminar
  59. FOREVER em Famalicão... Bate 10 a zero a Taberna Belga... Quer em sabor, quer em qualidade e em requinte...

    ResponderEliminar
  60. A melhor é na Taberna na Belga em Braga!

    ResponderEliminar
  61. para já, das que provei, gosto das do Marco, que é de famalicão e tem franchise em Lisboa. Já fui ao de odivelas e no largo dos Santos, mesmo perto da 24 de julho. Em coimbra também me disseram que era a melhor do mundo, fui lá e pensei...mmééeeeeeeeee. As francesinhas são como os fregueses, cada um com o seu gosto :p

    ResponderEliminar
  62. o que é engraçado é ver uma tendência. quase se consegue fazer um top 10 de sitios para comer Francesinha em Portugal, tal é o numero de leitores a votar :) em Braga parece a Taberna Belga, há o santiago no porto e um em vila real que começam a aparecer com bastante frequência. já estou a copiar uns para a lista dos "must visit" :p

    ResponderEliminar
  63. Cardoso em Vila Real... O molho meu Deus, o molho!

    ResponderEliminar
  64. Só mais um comentário para reforçar as opiniões: Taberna Belga, em Braga! Acredita Pipoca, são di-vi-nais, #tucorrestupodes

    ResponderEliminar
  65. Há excelentes francesinhas no Porto, em Vila Real, Braga, Gaia e outros tantos sítios. Todas elas se inspiraram na original do Restaurante “A Regaleira”, do Porto. O LADO B, vizinho do Santiago, não fugiu à regra e embora tenha 4 anos de existência no Porto, já fazemos francesinhas desde 1981 (33 anos), precisamente com a receita do extinto Café Mucaba que também foi "beber" à Regaleira. Há 4 anos, depois de experimentar 56 diferentes francesinhas no Porto, Vila Conde, Braga, Póvoa, Gaia, Gondomar, Penafiel, Matosinhos, Espinho, Maia, Trofa, Famalicão, entre outras, tínhamos que ser fieis à original, sem invenções, sem recheios exagerados e com um molho equilibrado mas picante qb. Depois de apurada a receita final (fiel à original), não tivemos dúvida alguma em registar a marca "A Melhor Francesinha do Mundo®".
    Mais do que a marca de uma empresa ou de um espaço em particular, pretende-se que seja a marca de toda uma cultura, ligada de forma umbilical à cidade do Porto mas aberta ao resto mundo.
    Esta pretensão é assumida com responsabilidade e convicção, acima de qualquer mera estratégia de afirmação mercantil.
    Fica aqui o desafio a quem ainda não nos conhece. Estamos mesmo em frente ao Coliseu do Porto. A nossa morada:
    https://www.facebook.com/ladob.cafe.bar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo e recomendo. A melhor do mundo, literalmente.

      Eliminar
    2. Não achei que fosse a melhor, por acaso... :/

      Eliminar
  66. Pipoca vai ao amarelo torrada...não tem francesinhas mas é um sitio que vais adorar só pela decoração. .simpatia e mimos...optimo para lanchar em familia. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  67. Olá Pipoca, também nunca comi Francesinha fora do Porto, vivi lá 6 anos e tornou-se o meu ritual de visita. Provei em alguns sítios, inclusive os de mais renome: Cufra, Capa Negra, Cervejaria Galiza, Piolho, etc... A melhor que provei no Porto foi mesmo num pequeno restaurante bastante acolhedor na Rua Costa Cabral, restaurante Yoco (sim, é mesmo o nome do sítio) Para além da Francesinha que é maravilhosa, a sangria não lhe fica nada atrás em qualidade, para não falar dos outros petiscos e sobremesas. Recomendo :)

    ResponderEliminar
  68. Ahh o Tappas Caffé :) sim, as francesinhas são boas, mas o que vale mesmo a pena é o atendimento! ofereceram-vos o famosérrimo xiripiti no final? eheh! beijinhos

    ResponderEliminar
  69. Taberna Belga em Braga.. Quando vais a Braga? :)

    ResponderEliminar
  70. A melhor francesinhado Porto é realmente a wue é confeccionada no coração da linda cidade do Porto :-) ,ou seja, no café Santiago :-)

    ResponderEliminar
  71. De todos os sitios de gaia e porto que ja provei, tenho o cafe Hamburgo em vilar do paraiso (gaia) no TOPO da lista, o molho é especial. Experimentem

    ResponderEliminar
  72. Taberna Belga em Braga! :)

    (mesmo não sendo de lá)

    ResponderEliminar
  73. "O Mestre" em vila do conde, é mesmo a MELHOR francesinha!! :)

    https://www.facebook.com/pages/Restaurante-O-Mestre/

    ResponderEliminar
  74. Moro em Braga e gosto muito das da taberna Belga, mas acreditem, nao ha como as do Cardoso em Vila Real!!! A carne e o molho nao dao hipotese ás da taberna Belga!!! Sem duvida, Cardoso, simplemente, as melhores!!!

    ResponderEliminar
  75. Bem, eu sendo do Porto só as como cá... Como dizes, há coisas que parece que só sabem bem em determinados locais.
    Fica então o meu top 3:
    - Santiago
    - Yuko (Rua Costa Cabral)
    - Capa Negra

    A experimentar: Paju, na rua Faria Guimarães.

    ResponderEliminar
  76. Pipoca, há um restaurante excelente na zona do shopping parque nascente (Circunvalação) - Casa da Pedra. Para além de tudo o resto, tem uma francesinha fantástica!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  77. Nem Mais Ana, ... Tal e qual... é bom que se reconheça que a cada região o seu prato típico :
    " Choque frite " e " caldeirrada de Xarroque" só em Setúbal (pergunte ao maridão)
    " Espadarte " só o de Sesimbra;
    " Pastel de Nata " não há melhor que o de Belém ! e assim por diante...
    Tudo o resto são puras imitações !!!

    Filipa

    ResponderEliminar
  78. Eu sou da Póvoa de Varzim e para mim não havia nada que chegassem às do Ritz (que infelizmente fechou no mês passado). Sinceramente, sempre que comi francesinhas no Porto nunca houve nenhuma que me satisfizesse (parece que tenho de ir a esse Santiago). No entanto, as do Mestre, em Vila do Conde, são muuuiiito boas e as da Taberna Belga e Pão de Forma, ambas em Braga.

    ResponderEliminar
  79. Taberna Belga em Braga...as melhores..

    ResponderEliminar
  80. Para mim, mas também não ando a provar todas as francesinhas do mundo (ou seja não tenho como profissão "énologa de francesinhas") as que gosto mais são as da cufra. É raro ir lá e comer uma, peço sempre tosta mista com molho especial porque uma é enorme. Gosto do pão, do molho e das batatas verdadeiras. A francesinha é isso tudo: pão, recheio, molho e batatas!!

    ResponderEliminar
  81. acho que em esqueci de dizer quais são as melhores: cufra! sinto-me xéxe...

    ResponderEliminar
  82. O Yuko... fabulásticas!!
    Na rua de Costa Cabral no Porto, e a decoração do espaço... fabulástica :)
    Experimentem!!

    ResponderEliminar
  83. Um sítio óptimo com francesinhas tb óptimas é sem dúvida o restaurante "proa" em Matosinhos ou então as francesinhas do "Mauritânia" também em Matosinhos! :))

    ResponderEliminar
  84. O restaurante Marco tem umas francezinhas bem boas! Há um em Santos, experimenta :)

    ResponderEliminar
  85. Obrigatório experimentar: Café Lali na Madalena e Cervejolas em Ermesinde. Gosto muito das do Santiago mas, para mim, estas são ainda melhores!

    ResponderEliminar
  86. Minha amiga, se ainda não comeste no Bufete Fase, então não sabes o que é uma francesinha. O Tapas é fogo de vista: espaço catita, forninho a dar uma de tradicional, francesinhas igualmente bonitas e um molho do pior. O Santiago juro que não percebo. Aquilo não é francesinha. É uma sandes simpática com molho. Para meninos, tsss...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei esclarecida, já sei q ao Santiago n vou ! Não sou de pouco sustento.

      Eliminar
    2. As francesinhas do Fase são otimas. Mas existe um sitio melhor que são feitas com bife do lombo e o molho é que se comer à colher é o Francesinha Café na Rua da Alegria no Porto. Experimentem e não se irão arrepender.

      Eliminar
  87. Restaurante O Forno, Rua de Santa Catarina! Excelentes e o atendimento? Fantástico! Gostei mesmo muito!

    ResponderEliminar
  88. Adoreiiiiiiiiiiiii as da Capa Negra no Porto mas da próxima vez quero experimentar as do Santiago para comparar...

    ResponderEliminar
  89. Nunca comi francesinhas mas também não sei se perco nada... a bomba calórica é... demais.

    ResponderEliminar
  90. Taberna Belga em Braga!!!! Sem dúvida!

    ResponderEliminar
  91. Ninguém fala nas da Cufra??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só se for para falar mal!

      Eliminar
  92. sem dúvida que são as da taberna belga em braga

    Lena Vila Flor

    ResponderEliminar
  93. Eu sou de Famalicão e por aqui há alguns sítios cheios de fama mas, para mim, é só isso mesmo. A maioria, quando expandiu instalações, virou um degredo e carregou nos preços. As que me deixam a salivar só de pensar? As do Mestre em Vila do Conde ou, no meu top, as da Taberna Belga em Braga. Já comi em muitos sítios, também já fui aos ex libris do Porto. Mas para o meu gosto, nada bate essas!
    ;)

    ResponderEliminar
  94. Devido a profissão viajo bastante por Portugal sou da Margem Sul e já comi Francezinhas em bastantes sítios, em Lisboa no Porto e outras localidades, mas tenho duas casas eleitas, uma é a Cunha na zona da Boavista se não me engano e outra chamasse Café Novo na Rua da Lapa no Porto.

    Mas na minha opinião o segredo está mesmo no molho depois á gostos para tudo, mas se meterem uma pedra com um bom molho em cima eu como a pedra :)

    ResponderEliminar
  95. Já experimentou a francesinha do ZIG-ZAG em Aveiro?

    ResponderEliminar
  96. Não troco a francesinha do Bufete Fase por nadaaaa!!!! Divinas!!!!!!

    ResponderEliminar
  97. bufete Silva em Matosinhos

    ResponderEliminar
  98. tanto trabinca a falar de francesinhas. pacos de brandao .braga,sta cona do assobio.fransesinha so no porto e mais nada

    ResponderEliminar
  99. Tenho um restaurante de eleição. Fica em Odivelas, nas Colinas do Cruzeiro e chama-se Restaurante MARCO. Para mim o melhor sitio para se comer uma Francesinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito boas, sim senhor!!!! Confirmo que são as melhores na zona de Lisboa (das que eu conheço, claro!)

      Eliminar
  100. Das que já comi: Cufra, Santiago e Amandius por esta ordem . cpts

    ResponderEliminar
  101. Sem dúvida que a melhor é da Taberna Belga, em Braga. No Porto, a melhor é mesmo a do Yuko ;)

    ResponderEliminar
  102. Para quem pretenda fazer francesinha em casa e não tenha receita de molho, experimente o molho francesinha Guloso. Já experimentei e é fabuloso.

    ResponderEliminar
  103. Francesinhas sim é em Bragança na Cervjaria Traquina, experimentem

    ResponderEliminar
  104. DEVERIAM IR A BRAGANÇA CERVEJARIA TARQUINA AÍ SIM É QUE SÃO BOAS

    ResponderEliminar
  105. Taberna belga em Braga!!! Sem duvida!

    ResponderEliminar
  106. Para mim as parisienses são as melhores , fresquinhas e perfumadas é de comer e chorar por mais!

    ResponderEliminar
  107. Sem dúvida, café Hamburgo, em Vilar do Paraiso e café São João, em Canelas. P.S: Obrigado pelas dicas. Já tenho mais sítios para ir experimentar....

    ResponderEliminar
  108. Aí está algo que nunca provei, porque estou a guardar para uma visita ao Porto! É lá que são famosas, mas ouvi dizer que aqui à porta de minha casa há umas fantásticas no café, e moro na Expo (Lisboa) ahaha.
    Aparentemente não é preciso ir longe, são gostos! ;)

    ResponderEliminar
  109. ainda ontem me deliciei com as melhores: Taberna Belga!!

    ResponderEliminar
  110. Isso de francesinhas não passa de um aperitivo, umas mais condimentadas outras menos, mas no fundo é um pedaço de pão bolorento com um pedaço de carne que não servia para mais nada. Não gasto um cêntimo nessa comida, (se é que lhe podemos chamar isso). Venham é à Bairrada comer comida como deve ser.

    ResponderEliminar
  111. Só para garantir que "ninguém" tenha falado na taberna belga em Braga eu acrescento que são realmente boas, das melhores que comi (apesar de por vezes as achar um pouco enjoativas). Mas isso não invalida que não haja outras também realmente boas.

    ResponderEliminar
  112. Já provei as do Santiago no Porto, mas continuo a preferir a Taberna Belga... :)

    ResponderEliminar
  113. Pode ser num raio de 40km? Taberna Belga em Braga (e dito por alguém que nasceu no Porto).

    ResponderEliminar
  114. Pela foto que vejo é um crime para a nossa saùde comer essa francesinha, no molho foram cometidos grandes erros de preparaçao, o ovo frito, meu deus é de levar as maos à cabeça.

    ResponderEliminar
  115. Ja as comi um pouco por todo o país mas a melhor francesinha, para mim claro está, é sem duvida a do Restaurante Casa Nostra em Vila do Conde.

    ResponderEliminar
  116. Como há muito hype à volta da Taberna Belga fui lá experimentar e só diz que são boas quem não percebe mesmo nada de francesinhas. As francesinhas não se fazem com molho de ketchup, fiambre nem bifes duros cheios de gordura... As do Café Santiago são sem dúvida alguma as melhores das melhores e as do Bufete Fase as segundas melhores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahahaha enganou-se na Taberna Belga, só pode ;)

      Eliminar
  117. A melhor de sempre, conforme o concurso do jornal Audiência é no Francesinha Café na Rua da Alegria no Porto. Feita com o corte de carne mais nobre: bife do lombo... deve visitar e não se irá arrepender. http://www.jornalaudiencia.pt/index.php/negocios-e-empresas/2329-francesinhas-cafe-uma-francesinha-de-topo

    ResponderEliminar
  118. Uma variação da típica francesinha, a "francesinha poveira". As melhores são n' "O Mestre", na Praça José Régio em Vila do Conde. *

    ResponderEliminar
  119. a melhor francesinha é sem dúvida a do maracana em espinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Não me canso de lá ir, e quando como uma francesinha de outro sítio, é pelas do Maracanã que me babo :D

      Eliminar
  120. Requinte em Matosinhos, as melhores...

    ResponderEliminar
  121. Já fiz um tour por vários sítios do Porto para provar as francesinhas (não sou de lá, mas já fui a vários sítios) e das que gosto mais, e que ninguém ainda aqui falou (acho eu), são do Favo de Mel, um restaurante muito simples na rotunda da Boavista. As do Santiago não achei mesmo nada de especial!

    ResponderEliminar
  122. Sem duvida alguma que a melhor francesinha do mundo é a da Taberna BELGA em Braga...

    ResponderEliminar
  123. Para mim a melhor é a do Digujá na cidade da Guarda! Mais alguém conhece?

    ResponderEliminar
  124. Adoro Francesinhas e os 2 sítios onde as considero melhores são:
    - Curta, na Avenida da Boavista
    - Peixoto, em Felgueiras.

    Fica a dica.

    ResponderEliminar
  125. Taberna Belga em Braga, de comer a rezar Pipoca ;)

    ResponderEliminar
  126. Taberna Belga em Braga sem dúvida!

    ResponderEliminar
  127. No Porto, junto ao Hospital de Sto António, mesmo à saída do túnel, no snack-bar da esquina: DECOMUR! Decora este nome.

    ResponderEliminar
  128. Excelentérrima Rainha Toda-Poderosa do Mais Doce dos Blogs e Princesa Intergaláctica dos Sete Reinos da Guerra dos Tronos e Senhora das Pipocas Doces e Salgadas Mas Que Também Não Diz Que Não a Um Magnum Amêndoas, a melhor francesinha é sim a do café Santiago. Também gosto muito da do Capa Negra, no Campo Alegre, e da do Café Torres, em Ermesinde junto à estação de comboio, a terra das gajas e das francesinhas boas!

    ResponderEliminar
  129. A melhor francesinha é a de minha casa, ainda ontem fiz! Sou da zona do Porto, claro está!

    ResponderEliminar
  130. Santiagooooo, sem qualquer dúvida! São as mais tradicionais. Isso do forno a lenha e massa de pizza são invenções. Não quer dizer que não sejam boas. Adoro a de massa folhada do Restaurante Rua. Mas francesinha de verdade é a do Santiago :)

    ResponderEliminar
  131. Acho que é uma luta eterna, mesmo para quem vive no Porto, esse "À descoberta da melhor francesinha". A minha, pelo menos, estou longe de dar por terminada mas, para já, tenho de eleger a da Taberna Belga 1 (que elas são duas), em Braga.

    ResponderEliminar
  132. Sou de Rabo de Peixe e posso te garantir que aqui não há francesinhas de jeito. Peixinho fresco, sim!!! Muito

    ResponderEliminar
  133. As do Santiago batem com muiiitos pontos qualquer outra francesinha! E de facto, nenhuma francesinha é tão saborosa quanto as da invicta :D

    ResponderEliminar
  134. A melhor é no Porto e no Café Santiago à beira do Coliseu! Tenho dito!!!

    ResponderEliminar
  135. Taberna Belga em Braga, sem dúvida! A francesinha verde do Restaurante Marco ( existe em Famalicão, Trofa, Lisboa...) para mim também é deliciosa porque o molho não é tão forte.

    ResponderEliminar
  136. Para mim, a do Tapas Caffé é sem dúvida a melhor. :)))

    ResponderEliminar
  137. Taberna Belga em Braga e olha que já experimentei “quase todas” no Porto, pelo menos as mais “famosas” e sem duvida alguma que apesar da tradição ser no Porto, as da Taberna Belga valem bem a pena.

    ResponderEliminar
  138. Não é fácil encontrar consenso nesta imensa oferta de francesinhas. E quanto mais fugirem à receita original mais dificuldade terão em classificar. Mais doce (ketchup???), mais recheio (sei lá o que…), mais picante (piri-piri, malaguetas…), menos picante, com mostarda (já apanhei duas assim), enfim, há tantas variações, algumas desnecessárias, que acabamos por ficar baralhados. Uma boa francesinha não tem de ter isso tudo, tem de ter é bons produtos, em tudo que a receita original nos transmitiu. Sou suspeito, porque sou detentor da marca “A Melhor Francesinha do Mundo®”, mas já que tanto se fala aqui na Taberna Belga e no Santiago, entre tantas outras, vou ter de dar a minha sincera opinião. As minhas preferidas também eram as do Santiago (ainda conservo o cartão de “comedor de francesinhas”), eu disse “eram”, porque apesar de continuarem boas, as do Lado B são "um bocadinho" melhores.
    É normal que ainda não apareçam no ranking, temos 2 anos de existência aqui na Rua Passos Manuel, precisamente ao lado do Santiago. O Lado B com a marca “A Melhor Francesinha do Mundo®” está no quadro de honra da TimeOut de 2011 e repetiu em 2013, ao lado das do Santiago, mas isso vale o que vale. Nada como provar e ficar a conhecer. Quem provou, repete e tem opinião expressa no mural do Lado B. Temos um cliente que todas as semanas repete 2 francesinhas seguidas e como ele diz à saída, “vou satisfeitinho”. No blog Condimento Perfeito, encontramos isto sobre “A Melhor Francesinha do Mundo®” :
    “Não sei se a passo classificar como tal mas é, de longe, uma das melhores francesinhas que já comi. Nada de invenções, pão ligeiramente tostado, um bom bife, a salsicha fresca, a linguiça, o fiambre, a mortadela, uma bela quantidade de queijo a cobrir tudo e, no final, o tradicional molho bem quente. Para quem gosta, como é o meu caso, o ovo estrelado é oferta da casa.”

    ResponderEliminar
  139. FF café em Valongo! 15 km do Porto! Muito boas.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis