Pub SAPO pushdown

Óscares. Onde, como e porque ver os filmes nomeados

sexta-feira, fevereiro 07, 2020


Os Óscares são aquela altura do ano em que a pessoa chora — quase sempre de tanto rir — com as indumentárias que desfilam na Passadeira Vermelha. É ver-me ali, quando começam a bater as dez da noite, munida do comando e das pipocas e preparar-me para ver as Charlizes, Gwyneths e Angelinas a darem tudo  (ou não.. ainda não estou bem recuperada das últimas facadas).

Mas se há coisa que é preciso para termos Óscares... são filmes. E que vos digo, filhos, é que isto tem sido um virote. De repente, é estreias para aqui e para acolá, porque esta malta lança tudo em Fevereiro em vez de distribuir a coisa,  e a pessoa já nem sabe onde é que arranja tempo para ir ver filmes atrás de filmes. E pior, alguns ainda nem estrearam!  (por exempplo,“O Farol”, com o Robert Pattinson só estreia dia 14 de fevereiro). 

Não foi  fácil, mas consegui ver grande parte dos filmes nomeados para os Óscares, e houve uns quantos que até me surpreenderam pela positiva. Como por esta altura deve andar tudo doido a tentar perceber o que é que pode ver, como e onde, deixo-vos aqui a papinha toda feita que é para não virem cá com merdas que não tiveram tempo para ver nada, sim? 

Era Uma Vez… em Hollywood” 

Se há motivo para irem ver o “Era Uma Vez… em Hollywood” é o Brad Pitt. Disse-o na altura no meu Instagram e volto a dizer. E até conseguimos passar ao lado das camisas medonhas dos anos 60 que usa o filme inteiro. Isso e aquela cena de pancadaria lá mais para o final, porque não seria um filme de Tarantino se não houvesse um momento daqueles. 

É um dos nomeados na categoria de Melhor Filme e, para quem não viu, ainda o conseguem apanhar em algumas salas de cinema como a do El Corte Inglés, no Cinema City ou no Cinema Nimas, que vai ter sessões especiais só com filmes dos Óscares. Se forem lontras de sofá, também já conseguem encontrar o filme à venda em DVD e Blu-Ray. 

https://www.youtube.com/watch?v=ELeMaP8EPAA


O Irlandês”

Não me venham para cá com conversas de que não têm três horas e meia para estar em casa sem fazer nenhum a ver filmes na Netflix e que deviam era ter dividido tudo em episódios, que já não há paciência para vos ouvir. Se pagassem o bilhete de cinema levavam com as quase quatro horas de filme — a contar com os anúncios e intervalo — e pronto. 

Agora que estamos entendidos, quando “O Irlandês” estreou também me custou a acreditar que seria capaz de passar aquele tempo todo a ver um filme. E, na verdade, até adormeci. Mas diz quem viu tudo que é bom, e aí estão não sei quantas nomeações a prová-lo— Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor Secundário, entre outras. Se ainda não viram, aproveitem aqueles serões em que os putos vos deixam descansados e vejam. 

https://www.youtube.com/watch?v=ZxuTltUvvkI


1917”

O 1917 é daqueles filmes que toda a gente adora ou toda a gente odeia. Parece que não há meio termo. Mas bom, para mim houve, achei médio. Há os que dizem que não criaram qualquer relação emocional com as personagens e os que adoram a qualidade técnica, que é realmente bem conseguida — e talvez seja por isso que está nomeado para tantos Óscares nestas categorias.

Se são daqueles maluquinhos que adoram tudo o que são histórias de guerra e até gostaram do “Dunkirk” e de “O Resgate do Soldado Ryan”, o “1917” é assim uma combinação dos dois que ainda podem ver nos cinemas. 




Parasitas”

Vamos já deixar aqui uma coisa bem clara: nada do que acontece neste filme é possível acontecer na vida real. Alguma vez aquela história da rapariga soprar a pele do pêssego e a mulher ter um ataque que quase falece acontece na vida real? Vamos lá com calminha, sim? Mas vá, dentro do género, o Parasitas até está engraçadito (mas looooooonge de ser a obra-prima que todos dizem).

Se ainda não viram, é aproveitar enquanto ainda anda aí em algumas salas de cinema. Em Lisboa, por exemplo, conseguem ver nos Cinema City, no ECI e no Amoreiras. No Porto conseguem ver no Cinema Trindade, no UCI Arrábida ou no Alameda Shop&Spot. Se quiserem ver em casa, o DVD está à venda a partir de dia 19.

https://www.youtube.com/watch?v=4DAHSFZMvnk

Marriage Story”

Na altura em que vi o “Marriage Story” escrevi no Instagram que não era assim tããããão espetacular quanto isso, e mantenho. É um bom filme, o Adam e a Scarlett estão ótimos (ambos nomeados nas categorias de Melhor Actor e Actriz), a história é muito atual e daquelas que podia acontecer a qualquer um de nós, mas é só isso. Calma, pessoas, calma. 

Este é mais um daqueles que podem na Netflix, que é como quem diz, no conforto de casa, enrolados nas mantas do sofá e, se forem sensíveis-oh-coiso, com lencinhos para limparem as lágrimas. 

https://www.youtube.com/watch?v=BLNDccrI4Bc

Joker”


O Joaquin Phoenix vai ser sempre o Joaquin Phoenix, e se ainda acham que o “Joker” é um filme de super-heróis, estão muito enganados. Aqui o foco são, principalmente, as doenças mentais e, acima de tudo, a tolerância, embora toda a gente tenha dito que incitava à violência. 

Já podem encontrar o filme em DVD para verem em casa mas, se quiserem ir ao cinema, ainda conseguem apanhar o “Joker” em algumas salas. No ECI de Lisboa, por exemplo, ou no UCI do Arrábida Shopping.

https://www.youtube.com/watch?v=zAGVQLHvwOY

Jojo Rabbit”

Fofinho, fofinho e fofinho. Se fosse criança, queria ser como o Jojo. Vá, se calhar não a parte do Nazi nem de ter o Hitler como amigo imaginário, mas uma criança assim querida como esta. É daqueles filmes que vale a pena ir ver, nem que seja para se rirem um bocadinho, também. Fosse eu a mandar na Academia e dava-lhe já todas as estatuetas. De todos os que vi, foi sem dúvida o meu preferido.

Este é daqueles que chegaram agora às salas de cinema e, se não forem a tempo até aos Óscares, não deixem passar a oportunidade. Mesmo. 

https://www.youtube.com/watch?v=tL4McUzXfFI

Ford vs Ferrari”

Não sou a pessoa mais entendida nisto do universo dos carros, mas o Christian Bale é um gajo do caraças que já fez de tudo e mais alguma coisa, de super-herói a maníaco homicida, de vice-presidente-dos-EUA-obeso-à-beira-do-avc dos a um maquinista anoréctico. E vale a pena ir ver este “Ford vs. Ferrari” ao cinema.

Ainda o conseguem apanhar em algumas salas, mas se quiserem esperar pelo DVD, está à venda a 20 de março. 

https://www.youtube.com/watch?v=I3h9Z89U9ZA

As Mulherzinhas”

Já se perdeu a conta ao número de adaptações que foram feitas do “Mulherzinhas” e acredito que a desgraçada da Louisa May Alcott ande às voltas no túmulo com a quantidade de barbaridades que já fizeram à história dela. Mas esta última versão é da Greta Gerwig, que gostou tanto da Saiorse — alguém sabe exatamente como é que se pronuncia o nome desta rapariga?! — e do Timothée Chalamet que foi buscá-los para fazerem parte deste filme. 

Portanto, é ir ver. Foi uma das últimas estreias portanto ainda vai estar nos cinemas durante algum tempo.

https://www.youtube.com/watch?v=K5u_60e7jpQ


Judy”

A Judy Garland foi assim daquelas celebridades que teve os seus 15 minutos de fama e depois acabou esquecida quase até ter morrido. Neste filme, a Renée Zellweger transformou-se completamente — como se já não estivesse completamente irreconhecível — para mostrar como é que, 30 anos depois da estreia do “Feiticeiro de Oz”, Judy estava sem trabalho nem dinheiro para sustentar os filhos e, por isso, aceitou fazer uma digressão em Inglaterra. 

Valeu à Zellweger a nomeação para o Óscar de Melhor Atriz e, se não apanharam o filme no cinema, já está disponível em DVD para verem em casa. 

https://www.youtube.com/watch?v=u4PkO10OCfI

Bombshell”

Foram precisos mais de 20 anos para se saber da escandaleira que se andava a passar na Fox News. Toda a gente sabia, mas ninguém contava que o Roger Ailes, fundador do canal, assediava constantemente as mulheres e lhes oferecia cargos mais altos a troco de favores sexuais. É desse mesmo escândalo que fala o “Bombshell”, e que valeu nomeações à Charlize Theron e à Margot Robbie nas categorias de Melhor Actriz, e Melhor Actriz Secundária, respetcivamente. 

O filme estreou-se a 23 de janeiro e ainda o vão poder ver durante algum tempo nas salas de cinema. 

http://www.ucicinemas.pt/Filmes/bombshell-o-escandalo

Os Dois Papas”

Sempre disse que adorava o Papa Francisco. Admiro-lhe tudo. A postura, o discurso, a visão mais à frente dele, tudo. Fui vê-lo a Fátima, quando esteve cá em 2017, e o carro passou assim a um metro de mim. Por isso, quando vi que este “Dois Papas” estava na Netflix, não tardou muito até me apoderar do comando para ver o filme. E é maravilhoooooosoooooo!

Anthony Hopkins e Jonathan Pryce estão incríveis enquanto Papa Bento XVI e Papa Francisco, e estão nomeados nas categorias de Melhor Ator Secundário e Melhor Ator, respectivamente. O filme não é dos mais demorados, por isso aproveitem assim uma noite mais calma ou um fim de semana e vejam, porque vale a pena. 

https://www.youtube.com/watch?v=Tgdd94j_x18


Dor e Glória”

Nem toda a gente adora os filmes do Almodóvar, mas este “Dor e Glória”, na realidade, é quase como um trabalho autobiográfico do realizador. Vejam bem: um realizador (António Banderas), homossexual, com várias manias e tiques, é obrigado a refletir sobre o sentido da vida. Se isto não é o Almodóvar a tentar contar-nos a história da vida dele, não sei bem o que seja. 

O Banderas está nomeado para o Óscar de Melhor Ator e ainda conseguem apanhar o filme em algumas salas de cinema. Podem também ver o DVD, que já está à venda. 

https://www.youtube.com/watch?v=uPCOr3ppkow

Knives Out: Todos São Suspeitos”

Um pai de família e escritor de policiais é encontrado morto sem grande explicação aparente. Além da polícia, é contratado um detective privado para ajudar a resolver o caso e, pelo meio, descobre que todos os membros da família tinham problemas com o pai e avô, logo, todos passam a ser suspeitos. 

O “Knives Out: Todos São Suspeitos” está nomeado na categoria de Melhor Argumento Adaptado e ainda o conseguem ver em alguns cinemas. 


6 comentários:

  1. Sirsha, é como se pronuncia

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do Knives Out, tenho pena que não tenhas escrito um comentário pessoal sobre esse.

    Btw, Saoirse lê-se "SÂR-xa". Há um vídeo algures no YouTube da própria a explicar como se pronuncia.

    ResponderEliminar
  3. Nossa, como é que tu arranjas tempo para ver tantos filmes? :D eu não tenho filhos e vejo-me grega!

    ResponderEliminar
  4. O que estava longeeee de ser uma obra-prima...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi uma pequena maravilha! Nunca pensei mas fiquei contente que ganhasse

      Eliminar
    2. Eu também!!! Até porque adorei mesmo o filme ;-)

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis