Pub SAPO pushdown

A higiene íntima não é só para crescidos

sexta-feira, março 29, 2019

O tema da higiene íntima já não é propriamente uma novidade aqui por estas bandas e ainda bem, que se há assunto que temos de normalizar e trazer para cima da mesa é este. Afinal, trata-se do nosso pipi e da forma como o tratamos, por isso não vale a pena andar aqui com paninhos quentes ou a falar baixinho para que ninguém nos ouça. Espero que, a esta altura do campeonato, quem me segue já saiba que é importante usarmos um produto específico para a zona íntima, que se não lavamos o cabelo com pasta de dentes também não faz sentido lavar o pipi com champô ou um gel-de-banho normal. Se não sabem, então podem sempre ler mais sobre o assunto e aqui e aqui. E não se sintam umas aves raras, porque não estão sós no que diz respeito a desconhecimento sobre o tema. Afinal - e infelizmente - só 40% das portuguesas é que usam um produto para dar banho ao pipi. Buuuuuuu!

Sobre a higiene adulta já muito se falou. Mas então e sobre a higiene íntima infantil? A partir de que idade é que temos de começar a preocupar-nos com isto? Basicamente, quanto mais cedo melhor, e de pequenino é que se torce o pepino, e grão a grão enche a galinha o papo e todo um conjunto de provérbios que podíamos estar agora aqui a listar mas que se calhar era só parvo. Ok, não é preciso chegar da maternidade e começar logo a esfregar a criança, calma, mas convém ir pensando no tema, até porque os bons hábitos (sejam eles alimentares, educacionais ou de higiene) devem ser incutidos cedo.

Há uns dias estive presente num evento da Lactacyd a propósito do lançamento de um novo produto - o Lactacyd Girl - desenvolvido para crianças a partir dos três anos (meninas e meninos). Neste evento estiveram presentes uma ginecologista (Dra. Alexandra Meira Gonçalves) e uma pediatra (Dra. Joana Martins) que se disponibilizaram para responder a todas as nossas questões. E eu tinha várias, muito por causa do feedback que vocês vão deixando sempre que eu abordo este tema da higiene íntima. Foi muito interessante, porque deu para contrariar alguns mitos e ideias pré-concebidas relativamente à utilização destes produtos.


Não é novidade que eu uso diariamente Lactacyd. Já o disse várias vezes, não é apenas por ser parceira da marca, é um passo tão natural na minha higiene diária como usar champô ou gel de banho. Sinto-me, de facto, muito mais confortável a usar um produto "pipiziano" específico e se, por exemplo, vou de viagem e não levo, já me parece muiiiiito esquisito. Mas sempre que falo sobre este assunto lá vem alguém dizer que o que é bom é lavar o pipi com sabão azul e branco (WTF???), ou só com água, e blá blá blá blá.

Pois que eu perguntei às médicas presentes no evento e ambas me garantiram que um produto como o Lactacyd não só garante uma limpeza mais eficaz como ajuda a preservar as características únicas daquela "zona". E não, sabão azul branco é altamente agressivo e apenas água é insuficiente, sobretudo nas crianças que ainda usam fralda e se sujam com muita frequência. É também por isso que é importante usar um produto específico para higiene íntima na infância. Por isso e porque as crianças, mesmo tão pequeninas, também sofrem de alguns desconfortos (comichão, ardor, irritação, dor, corrimentos) ou até mesmo vaginites. Aliás, se não sabiam, ficam agora a saber (porque este é um blog que vos ensina imeeeeeensa coisa) que as queixas vulvovaginais representam 80 a 90% das consultas ginecológicas pediátricas nas meninas. É muito, certo?

Ora isto sucede porque, nos primeiros anos de vida, os hábitos de higiene ainda não estão muito consolidados. Ora porque as crianças ainda usam fralda, ora porque os pais as lavam com produtos demasiado agressivos, ou porque a roupa interior costuma andar húmida, ou porque até já vão à casa de banho mas ainda não se limpam devidamente... enfim, são vários os factores que ajudam a que as bactérias nocivas cresçam que nem doidas. E é por isso que é mesmo importante começar a trabalhar, desde cedo, cuidados básicos diários com a higiene íntima.

O novo Lactacyd Girl foi desenvolvido com uma fórmula extra suave, sem sabão, sem álcool e sem parabenos. É enriquecido com Aloé Vera e com extrato de pêssego, o que ajuda a acalmar e hidratar, e ainda com ácido láctico biológico. Tem um pH adequado ao pH natural da zona íntima durante a infância, por isso não venham com a conversa de que estes produtos dão cabo do pH. Não dão nada, melheres, que chatas! Até porque é só para uso na zona externa, não é para ir por ali adentro como se não houvesse um amanhã.

Apesar de o produto já poder ser usado na Benedita (mesmo que a indicação seja para crianças a partir de três anos), neste momento tomara eu conseguir tê-la suficientemente quieta no banho, que aquilo é um chapinhar desenfreado, com água a voar em todas as direcções. Mas é deixá-la crescer mais um bocadinho e o Lactacyd Girl vai entrar em acção. Para já, para já, vou começar a usá-lo no Mateus, até porque acho que o tema da higiene íntima dos homens está muiiiiiiito subvalorizado. Aquela coisa de eles fazerem xixi e acharem que uma sacudidela é mais do que suficiente para ficarem limpos sempre me fez muita espécie. Porque é impossível ficarem limpos, porque há sempre ali uma ou outra gotinha marota que se escapa, agora imaginem isto tudo somado ao longo de um dia inteiro. Blhéc, blhéc, blhéc. Uma das minhas grandes lutas com o Mateus tem sido essa, explicar-lhe que precisa de limpar-se SEMPRE, mesmo quando só faz xixi. Homens deste país, parem de dar maus exemplos aos vossos filhos, estão a ouvir? Sossegados!

Pronto, para acabar a conversa dizer apenas que encontram o Lactacyd Girl à venda em farmácias, parafarmácias e espaços de saúde e que o frasco de 200 ml (que dura UMA VIDA) tem um preço recomendado de 11,99€.


Post em parceria com Lactacyd

28 comentários:

  1. Adoro o corte e a cor do cabelo!!!! Acho que vou a Lisboa so para ir ao cabeleireiro. Quanto ao resto bah

    ResponderEliminar
  2. A minha filha de 4 anos também já usa um produto específico mas é de outra marca, Saforelle Miss. São muito bons hábitos, desde pequeninas!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Outra vez esta conversa?? Buuuu !

    Acho mais interessante a Pipoca falar da NÃO higiene que a maior parte das pessoas tem quando vão a casa de banho NÃO lavam as mãos !
    Mil vezes blhiec! :p

    ResponderEliminar
  4. Essas vulvo-vaginites nas meninas são porque os pais não limpam como deve ser, da frente para trás sempre (e não porque não usam lactacyd...).

    ResponderEliminar
  5. Essas médicas dizem que é bom um produto específico para a higiene íntima feminina, outras tantas dirão o contrário, tal como a ginecologista a quem recorri quando tinha ardor sem explicação e (pasme-se!) tinha começado a usar um gel íntimo específico uns tempos antes. Da minha experiência, não me voltam a apanhar nessa. Recomendo um bom sabonete neutro, 'sem porcarias', como este https://www.circulobio.pt/loja-dr-bronner-sabonete-solido-neutro

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Pipoca! O seu vídeo da importância das lavagens das Baginas fez o maior sucesso aqui no Norte!!! Grande beijo
    Alexandra Meira

    ResponderEliminar
  7. Eu muito honestamente nunca usei estes tipos de produtos hahaha mas faz todo o sentido existir :) deve funcionar com muitas mulheres!!

    dorky-and-weird.blogspot.com

    Xoxo <3

    ResponderEliminar
  8. Uau, então não é que a ginecologista e a pediatra que conduziram o evento promocional da Lactacyd aconselham a utilização do produto?! Quem diria?...

    Agora a sério, digo o mesmo sempre que promove aqui o Lactacyd (que eu própria uso, atenção!): há médicos que dizem que não faz mal nenhum, mas também existem imensos ginecologistas que desaconselham vivamente o seu uso. Num caso ou noutro, os géis íntimos estão looonge de serem considerados por qualquer especialista um produto essencial de higiene.

    ResponderEliminar
  9. Por acaso também não concebo a ideia de usar outra coisa que não um produto específico para a higiene íntima. Tenho uma menina com 11 anos que faz parte daqueles 80 a 90% que se queixa de ardores e blabla, na vulva. Claro que muito disto tem a ver com a higiene e com as horríveis casas de banho da escola ( que noooojo!). Lavo-a com um gel de banho da farmácia daqueles muito neutros sem parabenos, cheiro, etc e tal. Há cerca de um mês comecei a ouvir a publicidade ao lactacid girls e andava para experimentar. Acho que é desta. Pode ser que a rapariga deixe de se queixar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá C.
      Tenho uma menina de quase 11 anos, não tem queixas mas tinha corrimento. O pediatra aconselhou Saugella Girl.
      Usa apenas em SOS.
      Aconselho-a a falar com o pediatra primeiramente.

      Tudo de bom.
      :)

      Eliminar
    2. E será que a sua filha não se queixa precisamente por usar um gel de banho? O melhor é perguntar ao pediatra dela o que deve usar (e não confiar em publicidades...)

      Eliminar
  10. A minha filha usa gel íntimo pediátrico desde os 3 anos e pouco por recomendação médica. Tinha algum corrimento e a verdade é que passou, se for acaso fica alguns dias sem usar (por ex em férias) passado algum tempo nota logo desconforto .

    ResponderEliminar
  11. O mais importante fica por dizer, que é: consultem o vosso ginecologista antes de usarem algum destes produtos para saber o quê que ele recomenda para o vosso caso em particular.

    ResponderEliminar
  12. Oh por amor de deus. Parem de criar necessidades que não existem. Nunca usei produtos de higiene íntima e nunca tive problemas na zona. Serei um ET?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ET phone home! 😂 também sou ET 👽👽👽👽👽

      Eliminar
    2. Cada um é como cada qual. Não é pela senhora nunca ter tido que não existam crianças que tenham desconfortos logo desde cedo. Por isso mais vale prevenir e assegurar uma limpeza consciente e ver como lida cada um do que descurar e só anos mais tarde encontrar soluções.

      Eliminar
  13. Olá pipoca! Obrigada pelo tema 😊 uma dúvida... O lactacyd "normal" não é adequado às crianças? Qual a diferença? Obrigada

    ResponderEliminar
  14. Pipoca, a marca deu alguma explicação do porquê de terem chamado Lactacyd Girl mas também dar para usar em meninos? É que foi uma escolha muuuuuuuito mal feita.

    ResponderEliminar
  15. "Pois que eu perguntei às médicas presentes no evento e ambas me garantiram que um produto como o Lactacyd não só garante uma limpeza mais eficaz como ajuda a preservar as características únicas daquela "zona" - médicas (seja quem for) presebtes num evento com cariz comercial, deixam a desejar quanto à imparcialidade e objectividade do assunto. Mesmo que sejam médicas, estão a ganhar o delas ... acho eu ....

    ResponderEliminar
  16. Vou experimentar. Por acaso uso outra marca para a minha filha, mas a avaliar pela qualidade do Lactacyd para nós e pelo cheirinho que sempre gostei, na próxima compra irei optar por este.

    ResponderEliminar
  17. "...não é para ir por ali adentro como se não houvesse um amanhã." - Não aguento! HAHAHAHAHAHA!
    Tontices á parte, obrigada pelos esclarecimentos :)
    Beijocas
    Mónica

    ResponderEliminar
  18. Ideias ao dinheiro. Eu continuo a lavar com água.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tencionava usar com que?! Azeite?! Ou por em seco?!

      Eliminar
    2. Não percebeu. Lavo com água e mais nada, nenhum produto :)

      Eliminar
  19. Cada uma é como é. Eu uso produtos específicos e é como me sinto melhor. A minha filha anda sempre com ardores e corrimentos e coiso e já usou produtos específicos e piorou bastante. Aliás, quando anda mesmo mal o que resulta mesmo é fazer banhos de assento com só com água. Ela dá-se melhor sem produtos específicos e de preferência mesmo só com um sabão simples e em muito pouca quantidade.

    ResponderEliminar
  20. Se é girl... é para meninas... para o pipi... nao para a pilinha... por acaso comprei para as minhas filhas... carote mas veremos o resultado...

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis