Pub SAPO pushdown

Larguem o ecrã, a vida real é lá fora

terça-feira, fevereiro 05, 2019

Uma das coisas que mais perguntam é o que é que mudou nestes meus 15 anos de internet. Não especificamente no meu caso, mas olhando para a coisa de uma forma mais global. Quando eu comecei não havia Facebook, Instagram, e acho que a proliferação de redes sociais foi mesmo o ponto de viragem. E não necessariamente para melhor. Não querendo ter mente de velha - mas já tendo - não consigo deixar de olhar  para a forma como algumas pessoas vivem nas redes sem abanar a cabeça, ao melhor estilo "a sério? Isto é mesmo a sério? Esta pessoa está mesmo a dizer/fazer isto?". E eu não sei se é uma forte componente egóica a manifestar-se, se é solidão, se é uma enorme carência de atenção, ou se é uma mistura disto tudo.

Ontem, a propósito do meu texto sobre "A Rede", acabou por se falar um bocadinho disto tudo. De como nos deixamos levar porque nos sentimos sozinhos e, do outro lado, como cometemos as maiores loucuras e criamos realidades paralelas também por nos sentirmos sozinhos. Numa escala menor (ou, pelo menos, com menos efeitos secundários), vejo isto a acontecer todos os dias nos Instagrams desta vida. Pessoas que imploram por
atenção, que mendigam "likes", que fazem horas diárias de stories, que filmam cada passo que dão... Literalmente, cada passo que dão, porque se filmam a andar no meio da rua. Ou só a olhar de forma apaixonada  para a câmara. Ou a tirar um café. Ou meio nuas a fazer massagens. Ou a almoçar. Ou no duche. Ou a adormecer. Ou a acordar. Ou a dançar (mal). Ou a cantar (ainda pior). Ou sentadas na sanita (sim, já vi disso). Está tudo documentado, como se vivessem permanentemente num reality show onde não há limites para o que se partilha. E eu acho que isto é não só assustador como digno de pena.

Acho que há muito boa gente que leva uma vida cada vez mais digital e menos real. Alimentam-se de likes, de comentários elogiosos de gente que não conhece de lado nenhum, sentem aquilo como verdadeiro, apoiam-se naquela companhia virtual, são dependentes disso, mas depois... que tradução é que isto tem na vida real? Quão palpável é que isso é? Muito pouco. Há assim meia dúzia de pessoas que sigo nas redes sociais porque me parecem casos sociológicos muitíssimo interessantes. Deve ser a psicóloga encapotada que há mim, porque acho mesmo fascinante. São verdadeiros casos de adição, uma coisa quase obsessiva que as faz partilhar conteúdos de forma ininterrupta, num nível de exposição quase pornográfico. E constrangedor.  E que faz ter vontade de ir lá gritar "tira os olhos do ecrã, a vida vive-se lá fora, toda esta atenção que procuras é demasiado frágil, demasiado volátil, grita a desespero".

Poderão dizer, legitimamente, que também estou nas redes. Verdade. E que também vivo da forma como me exponho. Verdade. Mas eu sinto - e vocês também - que a minha curva de exposição é descendente. Talvez porque já levo muito tempo aqui, talvez porque sinta cada vez mais que a minha vida se vive (viver MESMO) fora das redes, talvez porque não precise da constante aprovação de terceiros (que nem conheço), talvez porque já não consiga olhar para isto tudo com o mesmo encanto, com o menos deslumbramento. Acho que é isto mesmo, vejo tanta gente deslumbrada, tanta gente em bicos dos pés a reclamar atenção. As redes sociais vieram mudar, decididamente, a forma como nos relacionamos uns com os outros, e isso não tem de ser mau. Mas quando se entra no campo da dependência total e da completa falta de noção, acho que devem soar os alertas. 

Vejo diariamente pessoas a reclamarem porque têm poucos seguidores, poucos likes, pouca interacção, assim quase na base do desespero, como se fosse isso a ditar o sucesso e a realização nas suas vidas, como se aquilo que são ou que querem ser fosse meramente definido por números. Claro que, para quem vive das redes, os números são uma parte importante, mas há pessoas que, simplesmente, insistem em bater na tecla errada. E que, se calhar, têm de dedicar-se a outra coisa e manter a net apenas como um hobby. Porque quando não conseguem atingir os seus objectivos acabam sempre por se sentir defraudadas, injustiçadas, infelizes, incompletas. Pode parecer, mas isto não é um El Dorado. A maioria das pessoas que eu conheço que vive exclusivamente disto já leva alguns anos a fazê-lo, de forma sustentada, e nem sequer começou porque queria fama e flutes de champanhe ao pequeno-almoço (nunca tive disso, atenção). Queriam só partilhar conteúdos, sem segundas ou terceiras intenções. E quem tem mais sucesso é quem aporta qualquer coisa de diferente, não necessariamente quem não tem qualquer filtro em relação àquilo que expõe. A internet está aqui, aberta, todos são livres de cá estar e de procurar o seu lugar ao sol. Mas é uma ideia falaciosa a de que isto são só facilidades, que partilhar cada nano segundo das nossas vidas tem de ser sinónimo de reconhecimento e, pior, que todos temos de ser bem sucedidos. Não temos. E está tudo bem.

Não faltam estudos que indicam que, de uma forma genérica, as pessoas estão cada vez mais sozinhas, mas que se escudam nas redes sociais para escamotear essa realidade. Alimentamo-se de relações virtuais, da aprovação de terceiros, entopem o ego de coisa nenhuma, constroem uma personalidade à medida. À medida do que acham que os outros vão gostar, à medida do que acham que as vai fazer parecer mais cools, mais interessantes, mais humanos, mais sei lá o quê. Mas depois, bem espremidinho, ao vivo e a cores, não sai nada de substancial. É só um enorme vazio, quase que se ouve o vento a passar. Ai, pessoas... parem o mundo que eu quero sair.

156 comentários:

  1. Excelente observação! Subscrevo na íntegra, penso isto muitas vezes quando me deparo com algumas contas de instagram. Já vi stories de duches wtf. E o excesso de partilha de vida privada. Também já deixei de seguir contas por causa disso, é demasiado big brother.

    ResponderEliminar
  2. Revi a minha forma de estar nas redes sociais quando li um artigo sobre uma mãe que se queixava de que o algoritmo do Instagram não gostava do seu filho, que estatisticamente falando era o menos popular dos cinco filhos que tinha... Fiquei chocada, sobretudo por constatar que também contribuía para aquilo!

    ResponderEliminar
  3. Nunca fui de me expor nas redes sociais... mas cada vez menos coloco fotografias ou qualquer tipo de conteúdos nas minhas contas. Talvez por isso também na vida real tenha/veja menos os amigos reais. Ou seja, fui tendo cada vez menos amigos porque não interagia com eles nas redes sociais 😩🤯

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu senti que as minhas amizades "diluíram-se" nas redes sociais. Agora, tudo é público, há menos conversas um-a-um, ninguém mais liga, escreve, para contar novidades, temos de ficar atentos à central de notícias do Facebook. Por isso, afastei-me do Facebook, mantenho a conta por conta do Messenger e algumas páginas e grupos úteis, só, mas não entro para ler os feeds dos meus contactos ou publicar posts. O resultado? Ninguém nem notou. É mau e é bom, pois assim filtro quem merece a minha atenção.

      Eliminar
  4. Se não fosse por causa de trabalho já teria apagado a minha conta de facebook. O Instagram só está ligado para seguir alguns conteúdos que me interessam... senão já teria delete tudo 🦄

    ResponderEliminar
  5. A minha sogra é aquela pessoa que me manda SMS assim que posta uma foto para ir lá colocar o devido like e comentário. A mim, aos filhos, ao marido e a mais 30 amigas da lista, é já a vi receber SMS semelhantes das ditas amigas. 6h depois de postar a foto já está feliz da vida com os seus 100 likes e 30 comentários. Passa a vida a comparar o seu 'status' no FB com o meu, que partilho um artigo ou uma foto de mês a mês e não ultrapasso os 30 gostos lá de vez em quando. Ela vibra mesmo com aquilo, é a fã nr 1 da página do CM e até quando vai ao supermercado partilha nas redes. E eu fico a olhar para ela com pena, admito.. Porque tornou-se numa pessoa tão dependente da atenção alheia, tão isolada e tão superficial que nos serve a todos de exemplo do que não fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah pobre senhora.

      Eliminar
    2. Que horror. Eu já dava unfriend na sogra (explicava que não era pessoal, é que não tinha mesmo tempo para isso), para não ter que viver esse stress. Não ia aguentar mesmo.

      Eliminar
    3. Desde que descobriu o Facebook que a minha mãe está igual. Não há paciência.

      Eliminar
    4. Também tenho familiares mais velhos com tendências semelhantes, chegam ao ponto de discutir e ficam chateados à conta de publicações, de gostos e comentários. O meu pai às vezes publica alguma coisa, no segundo seguinte já me está a ligar a perguntar se vi qualquer coisa engraçada que ele publicou. Os baby boomers vivem o fb (o instagram nem tanto felizmente) de uma forma muito intensa que eu não atinjo. É mais por causa disto que pondero cancelar a minha conta, porque não tenho pachorra para andar a prestar contas ao facto de não andar por lá a toda a hora a ver o que publicam.

      Eliminar
    5. Eu também desisti de seguir os meus sogros no facebook e no instagram recusei mesmo o pedido. Estão nas redes sociais apenas para fazerem parecer uma vida que não é a deles ou para mandar indiretas através de frases filosóficas.

      Eliminar
    6. Pensei que era só a minha mãe que me ligava a perguntar se já tinha visto o post que colocou no FB. Desativei a minha conta, foi a melhor coisa que fiz em termos de resoluções de ano novo :-)

      Eliminar
    7. Mães e novas tecnologias! :D

      Eliminar
  6. Sobre o Instagram eu só tenho a seguinte pergunta... haverá alguma maneira de se poder comprar Prozis sem descontos?? Lol 😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu deus, já não se pode com a prozis...

      Eliminar
    2. Devia era ser possível usar os descontos todos ao mesmo tempo!! Com tanta gente a publicitar a marca o produto era grátis.

      Eliminar
    3. Penso que não, deve ser obrigatório usar código 😂

      Eliminar
    4. É mesmo! Agora todo o gato-pingado é "embaixador" da prozis e mimimi. CHATOOOOOOOOOS!!!!!!!!

      Eliminar
  7. Pipoca desculpe mas está a por se a jeito...ok pode não mostrar TUDOOO nas redes sociais mas mostra coisas da sua intimidade sim, mostra os hotéis para onde vai, mostra uma bebé de tenra idade, mostra o que come ONDE come etc etc ou não? Bj carina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que mostro coisas. Mas mostro cada vez menos. Se calhar mostro o que como uma vez por semana ou a cada quinze dias, não mostro todas as refeições. Nem me filmo a cozinhar. Nem a ir comprar os ingredientes. Do que estou a falar aqui é de um nível de exposição permanente, doentio, quase 24 horas por dia, que inclui todos os detalhes da vida, dos mais relevantes aos absolutamente inúteis. Quantos directos meus já viu em anos que levo de Instagram? Dez? Quinze? Há quem os faça todos os dias, várias vezes por dia. E isto não pode ser saudável.

      Eliminar
    2. Acho que isso é subjetivo. Eu não mostraria as coisas que referiu mas sigo pessoas que mostram e não me sinto incomodada com isso (se não, não as seguia), mas os limites de privacidade que estabelecemos são diferentes para cada pessoa.

      Eliminar
    3. Eu também mostro hotéis, cidades, viagens, arte, monumentos, etc e garanto que mesmo que mostre esses pequenos momentos não é nem 1% da minha vida. Acho que não é por se mostrar um fds fora que as pessoas ficam a saber grande coisa sobre nós, não está ao mesmo nível de se fazer 50 stories por dia a contar problemas pessoais, familiares, todos os passos, tudo o que se come, as calorias que se perde, filhos, familiares, amigos, todos os recantos da casa, desavenças enfim acho que deu para perceber a diferença.

      Eliminar
    4. A pipoca já publicou uma foto sua a sair do duche ( para uma publicidade)
      Mas eu percebo o que diz, uma coisa é uma foto sem maldade e posta 1 x não vida, outra coisa são fotos ou vídeos sucessivos a mostrar a fazer massagens, idas a rua, stories infinitos.

      Eliminar
    5. Anónimo das 20:47, fotos para publicidade são trabalhos. Não se enquadram no que a Pipoca acabou de dizer. Tal como idas a restaurante/hotéis pagas são trabalho.

      Há pessoas que, sem ser por ganharem dinheiro com isso, mostram ao mundo que estão a acordar, a passear, a não fazer nada, a ler, a comer, a tratar de si e por aí adiante.

      Eliminar
    6. Qual é a diferença entre publicar uma foto a sair do duche para uma publicidade e outra a sair do duche sem o mesmo intuito? A publicidade e o facto de se viver do blog viabilizam todo o tipo de exposição? Os filhos de uns são diferentes dos filhos de outros?
      Ana, aprecio-a muito E acompanho-a desde o início, por isso também a mim me parece que este post lhe cai bem a si.
      Expõe-se menos do que algumas bloggers? Em algumas coisas, sim. Noutras, não.

      Eliminar
    7. Anónimo05 fevereiro, 2019 17:57

      Completamente de acordo. Comenta sobre coisas que passa a vida a fazer, e não, não mostra cada vez menos, bem pelo contrário. Mostra o que lhe convém..

      Desde produtos (alguns deles manhosos) a lugares onde vai, hotéis onde fica, roupas, sapatos, joias, e mostra cada vez menos?! É melhor rever esse seu conceito, ou então deixa de existir alguma coerência da sua parte.

      Eliminar
    8. Não preciso rever o meu conceito, mas talvez precise de rever o seu. Publico cada vez menos coisas. E o que chama "mostrar o que convém" eu chamo de cumprir obrigações profissionais. Há inúmeras coisas que não sabe sobre a minha vida, apesar de achar que sim. Sabe onde é que moro? Onde é que os meus filhos andam na escola? Já me viu publicar informações desse género? Pois.

      Eliminar
    9. Exactamente foi isso mesmo que escrevi: "mostrar o que lhe convém"
      E já agora, quem é que falou em filhos, ou escolas? Deve ter lido mal. Deve não, leu.

      Eliminar
    10. Existe uma resposta muito bem
      Dada pipoca esta-se a por a jeito pk não és exemplo nenhum...

      Eliminar
  8. Hum a pipoca sente se ameaçada com a concorrência lolll muahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes fosse concorrência. Acho muito saudável que apareçam e que elevem o mercado, o tornem mais competitivo e, consequentemente, reconhecido. Não é o caso destes exemplos que dei no post, que tantas vezes ridicularizam o sector ou “trabalham” a custo zero.

      Eliminar
    2. A concorrência só existe quando a clientela/target é o mesmo. Eu sigo a pipoca no insta e devo seguir mais umas 3 pessoas assim mais conhecidas em pt, o resto não me identifico.

      Eliminar
  9. Esta é a voz! Tudo contra as redes sociais mas ainda hje um pai matou sogra, a filha bebé e suicidou se depois, foi no Facebook?? Foi no instagram?? Naaaa, foi na vida real ali pros lados do Seixal. E é tudo por agora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram as redes sociais que levaram o senhor a cometer tais atrocidades? ou acha que por termos fb e insta que não sabemos das noticias? o que a pipoca fala é de viver pelas redes, ansiar validação e likes de quem não se conhece. Acho que uma pessoa normal sabe o que se passa no mundo, tendo facebook e instagram. Até essas pessoas que procuram a tal validação devem saber desse caso. Uma coisa não invalida a outra.

      Eliminar
  10. Pipoca desculpa a pergunta mas vives do que mesmo? Pois...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. “Poderão dizer, legitimamente, que também estou nas redes. Verdade. E que também vivo da forma como me exponho. Verdade. Mas eu sinto - e vocês também - que a minha curva de exposição é descendente”. Leu esta parte? Pois...

      Eliminar
    2. Não leu, só leu o título ! ��

      Eliminar
    3. Duvido que a Pipoca viva só das redes sociais! Certo que tem um blog, instagram e facebook com conteúdos de qualidade que lhe vão ganhando parcerias, mas a Pipoca escreve; tem as suas marcas e tem parcerias com marcas que vão para além da internet (ex: os vernizes, sabrinas, etc); e não é uma carreira que se construiu nem se sustenta de andar a postar fotos de sandes com manteiga no instagram ou a cravar seguidores!

      Eliminar
    4. Pessoas que lêem textos apenas na diagonal...senhor, dai-nos paciência...

      Eliminar
    5. Ai é que está.. A pipoca vive disto! E por isso mesmo terá de viver com o facto de se expor mais alimentando tudo o que queremos ver! Porque sim, estamos aqui todas/os porque gostamos de ler o que ela escreve ou só porque gostamos de saber o que faz no seu dia-a-dia. O problema é que existe muito boa gente que publica toda a sua vida só porque sim! Com estes anos todos a pipoca saberá bem o preço que paga pela exposição que tem e por isso tem todas as contrapartidas em volta do negócio. Nada contra tudo a favor! Temos é de saber diferenciar a exposição de que estamos a falar...

      Eliminar
  11. Este texto é estranho... Até acredito que aches que por ser a tua profissao seja legítimo e acredito que nao contes tudo. Mas daí a julgar que vocês bloggers são discretas e que há piores?! Olha também há melhores! Há 1001 fotos que me questiono...porque raio vocês se incluem?!Tipo o que seriam estas 10 fotos da torre eiffel se eu não aparecesse em todas?!! É puro egocentrismo. Puro gostarem de se verem. Aquelas descrições: estou no hotel a 13 passos da cama e há muito vinho. What???"Menos!!!!!" ou "Menos." Como dizem as regras da ironia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente isso: puro egocentrismo.

      Eliminar
    2. "a minha curva de exposição é descendente”.
      eu li esta parte, e estou no meu perfeito direito de não concordar de todo com o que escreveu.

      Agora pergunto, a Pipoca, a Ana, como queira, leu esta parte que escrevi?

      Eliminar
    3. Isso depende do gosto de cada um. Gostar de pôr fotos em que a pessoa apareça ou seja só paisagem não define quem anda a mendigar por gostos e seguidores. Tal como as descrições, dizer que há vinho e cama perto não é o mesmo que dizer "marquem aqui a vossa amiga que também acha o mesmo", puxando sempre para a possibilidade de se ter mais seguidores.

      Eliminar
  12. Olá ,
    Existe uma blogger que faz imensos stories, e um deles é filmar -se andar !!! Alguém me explica qual é o intuito ?!

    Obrigada

    PS- mera curiosidade !

    ResponderEliminar
  13. Olá ,
    Existe uma blogger que faz imensos stories, e um deles é filmar -se andar !!! Alguém me explica qual é o intuito ?!

    Obrigada

    PS- mera curiosidade !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quem é? quero ver isso para me rir um bocado

      Eliminar
    2. Pode ser patrocinada pela série walking dead... loll

      Eliminar
    3. Ahahahahah muito bom, se hoje em dia não fosse tão creepy conhecer pessoas até gostava de conhecer quem escreveu isto

      Eliminar
    4. E a cantar!!no carro...

      Eliminar
    5. Anónimo das 20:23
      Verdade !! Qual é o propósito ?!

      Eliminar
    6. E canta mal! E olhinhos para a câmara e biquinhos! Cruzes

      Eliminar
    7. Sei bem qual é! Canta "tão" bem, que figura triste.

      Eliminar
  14. Pipoca foi dos melhores textos que li nos últimos tempos. Traduziu em palavras o que eu penso. Parabéns pela clareza com que expôs este assunto.

    ResponderEliminar
  15. Qual será a próxima moda?

    ResponderEliminar
  16. A exposição dos adultos acho só ridícula mas o que me incomoda mesmo é a das crianças. E não falo de mostrar a criança com a roupa nova linda como se fosse para uma revista. O que me incomoda é mostrar as crianças a tomar o pequeno-almoço, ir pra escola, a tomar banho, de pijama... isso acho que é intimidade e totalmente reprovável

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo. As fotos que a Pipoca põe dos filhos acho querido e aceitável. Mas pôr fotos dos filhos na banheira como já vi... onde vai o direito da criança à sua privacidade?

      Eliminar
  17. Ui este tema dava uma tese. Eu contra mim falo que já tive problemas no trabalho por passar mesmo muito tempo agarrada à net, as redes sociais melhor dizendo. E porque o faço? Porque gosto,porque não exige gde esforço, porque me rio, porque vejo coisas agradáveis, porque como não tenho muito dinheiro vejo as coisas que não poderia ver senão tivesse instagram. Também vejo muito fake muita imitação muita hipocrisia muita coisa ridícula...mas cá fora não somos todos um bocado assim?? Bjos e divirtam se Catarina

    ResponderEliminar
  18. Eu acho que isto é uma fase, dantes sem net tínhamos também outros vícios só que já nem nos lembramos. Agora são as redes sociais, que a meu ver espelham o pior do ser humano pois diz se tudo da pior maneira... mas vira certamente outra moda que oxalá seja mais produtiva e útil . Carla ps - Estou hje profundamente triste com a notícia daquele monstro do Seixal que matou a sua filhota bebé meu deus isso é que deveria acabar mesmo! E foi na vida real!

    ResponderEliminar
  19. Que bom texto! Concordo imenso com tudo o que escreveu. Deixei o Instagram no dia em que o meu filho fez um ano (há 10 meses) e tem sido libertador! Ainda n desativei o FB pq gosto de alguns grupos que sigo e que acho interessantes, mas fora isso pouco ou nada interajo.

    ResponderEliminar
  20. Isto tem sempre sinal de equivalente com o nível de literacima digital e tempo que já andam “nisto da net”. Para quem acompanhou o aparecimento e crescimento da Pipoca e outros(as) da mesma altura, nota-se que hoje já se vão desligando um pouco das redes isso é verdade. Mas e o motivo qual é? A meu ver, é porque já não precisam. Ganharam nome e uma posição que lhes permite isso mesmo. É a diferença entre ligar para uma agência/marca a pedir patrocínios ou as marcas irem à nossa procura. É ridículo o que a malta hoje em dia faz para aparecer? É. Mas pensem que “vocês” já cá andam há muito tempo e são de uma altura em que o blogspot bombava, os contadores de visitas eram da moda e os anúncios rendiam €€ do bom eheh Agora é a selva e vivem na ilusão do sucesso fácil :)

    ResponderEliminar
  21. Deixei o Facebook há (quase) dois anos e é tão bom viver sem ele!

    ResponderEliminar
  22. Só vê quem quer! Eu sigo a Pipoca e de “famosas” deve ser mesmo a única. Não há paciência para pessoas que partilham mais de 6/7 stories por dia, passo logo à frente (de amigos inclusive) para não falar dos que já desactivei os stories!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que é tão bom ler os comentários , as coisas que se aprendem !
      Anónimo das 20.32 ora por favor ensine me lá como se desactiva os stories ?! Já fui ver mas não encontrei .....

      Muito agradecida !

      Eliminar
    2. Antes de carregar para vizualizar, deixar o dedo a pressionar até aparecer a opções desactivar. Depois poderá escolher entre desactivar stories ou stories e feed.

      Eliminar
    3. Ou ir ao perfil e carregar nos pontinhos e carregar em desativar.

      Eliminar
  23. Muito bem dito, e é algo em que tenho vindo a pensar há algum tempo. Desde que comecei a interessar-me por viajar comecei a interessar-me por blogs e Instagrams de viagens, e aquilo com que me deparo é para lá de triste. Há pessoas que se dão ao trabalho de viajar milhares de kms para o outro lado do mundo e acham que o mais interessante é andar a tirar fotos ao próprio rabo. Pessoas que vão de lua de mel para os sítios mais fantásticos, e insistem em postar stories do pequeno almoço, do almoço, da praia de manhã, da praia à tarde, da ceia - estilo, acabaram de casar, estão numa praia paradisíaca nas Maldivas, não há mesmo NADA mais interessante para fazer? Depois há aquilo que infelizmente se vê cada vez mais, que são os não-conteúdos. Lives dos bifes com esparguete que estão a cozinhar, fotos da nova manicure, stories com o detalhe de tudo o que fizeram no ginásio - a parte boa é que os autores são sempre os mesmos, e assim ficamos avisadas para não seguir/não mais clicar ali (quando são os nossos próprios amigos é complicado não seguir!) É por estas e por outras que a minha única resolução para 2019 é passar menos tempo na internet (irónico admitir isto na net mas siga!)

    ResponderEliminar
  24. Deste lado houve um blog durante 10 anos. Faria agora 14 anos. Apaguei.o e não tenho saudades, embora a escrita me faça falta.
    Encerrar a conta do Facebook foi um alivio! Instagram, usei pouco.
    Sou do tempo do h5...e dos chats. O que me divertia por lá!
    Mas também sou do tempo das dezenas de cartas trocadas com amigas, nos 3 meses de verão, e que delícia era segredarmos à distância!
    Já agora, sou do tempo -abençoado tempo!- das festas de garagem, das fugas do colégio para me encontrar nos pubs com amigos, das brincadeiras na rua e da guitarra no recreio, bem como do cigarro fumado às escondidas.
    Que saudades desses tempos!
    O cigarro dispensa.se muito bem há muitos anos ( começou para ser olhada de outra forma), mas o resto, que não envolvia tecnologias era tão mais memorável! Que pena que o meu filho não possa viver o que eu vivi!

    ResponderEliminar
  25. Ha 1 ano suspendi o facebook. Andava farta daquilo. Passados 15 dias cancelaram a minha conta e eu nem sabia que faziam isso. Na altura, fiquei danada mas agora agradeço! Quanto ao instagram, só sigo figuras publicas e a única que me causou estranheza depois de meses ausente destas coisas foi a Chiara, do blog "blonde salad". Nós acompanhamos a vida dela várias vezes ao dia e nalguns stories não sai de frente ao espelho a fazer poses como se estive a tirar selfies, é tão absurdo que não consigo ver mais. Só não resisto ao filho. Um encanto de menino! E ela esperta que é , aproveita-se!

    ResponderEliminar
  26. Toda a gente fica intrigada com o facto de eu não ter Facebook. Não tenho e nunca terei. A minha opinião é que na grande maioria dos casos as pessoas têm
    uma grande necessidade que lhes massagem o ego. Não percebo como as pessoas expõem as suas vidas, fotos dos filhos... sinceramente acho que se as pessoas reflectissem um pouco sobre isto teriam mais cuidado.

    ResponderEliminar
  27. Ana (na realidade) ou Pipoca (na ficção), não sei qual o tratamento adequado... Adiante. Sigo-a há algum tempo e tenho até uma agenda que amigas me decidiram oferecer, tal era a admiração. Aprecio a forma sarcástica com que escreve, sem lirismos nem subterfúgios e quero acreditar que o post que acabo de ler segue a mesma linha. Por isso, não sei que conclusão tirar: uma enorme valentia aliada à sensação de "já posso dizer o que me dá na real gana", se erromeamente é "cuspir no prato onde comeu e continua a comer". Ainda assim, não posso deixar de concordar no quão perturbadas estão as pessoas que se expõem gratuitamente, ou ainda que sejam pagas a troco de uns cremes para elas ou para os filhos. Vê-se a olhos vistos o aumento exponencial de likes e seguidores de um dia para o outro nas redes, mas depois também se assiste a umas míseras dúzias de likes na foto do corpo semi-nu que se exibe, ou num acordar quase perfeito em que a pessoa ou não se desmaquilhou ou já conta com metade do trabalho feito para a foto, tipo o "estou como sou..." (com 727 filtros do instagram em cima). Juro que não percebo. Tanta produção, tanta expetactiva para nada... E até acredito que muitas(os) carregam em si profundas depressões pelo facto de não se verem reconhecidos. Acredito que, como tudo, é uma moda e que daqui a uns anos nos vamos rir disto. A quem conseguiu a fama e a soube aproveitar, parabéns (é o seu caso). Quem entrou há pouco neste "mundo" está pior, é digamos que a geração "à rasca" de bloggers e afins. Também escrevo (por e com muito gosto) e já obtive, veja só, mais de 1000 likes no FB e 500 e tal no insta. Genial, não? Nada que impeça a minha felicidade, apenas repenicada pelo facto de me ter de levantar todos os dias às 6.00 da manhã. Mas depois passa. Sorte e saúde para os seus e para os meus (já agora).

    ResponderEliminar
  28. Bem eu que não me considero bicho do mato e sou bastante sociável, nunca tive qualquer rede social e, muitas vezes, fui olhada de lado como se viesse de outro planeta.
    Faz-me confusão o nível de exposição e a completa falta de noção dos perigos que a maior parte das pessoas que possui redes sociais demonstra.
    Ás vezes penso que poderia dar jeito para um ou outra situação pontual - Por ex., para concorrer para algumas coisas que agora tem que se ter tudo com likes aqui e acolá - no entanto, os benefícios são muito maiores do que as perdas!
    Só o descanso de não lidar com grande parte das parvoíces que se vêem nas redes, fazem-me ganhar anos de vida :)
    E continuo com amigos, com vida social preenchida, com vida profissional sobre rodas e tenho muito mais tempo para coisas mais interessantes do que ver a vida o que os outros colocam online :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas:)não tenho nenhuma conta em rede social. Tive fb em tempos mas cancelei a conta há anos. Nao sinto que esteja a perder nada...

      Eliminar
    2. Somos mais :)
      Já tive fb mas passado um ano vi a dinâmica daquilo, tudo muito fake, um regabofe de show off, de aspetos de vida privada que, no meu entender, só deviam dizer respeito aos próprios e a familiares/amigos pessoais confiáveis.
      O problema é que os outros "amigos" no virtual também viam essa exposição. Para quê? Nunca percebi.
      Fechei a conta (não me arrependi), nunca quis instagram nem afins.
      Desde essa altura e apesar de trabalhar com Tecnologia da Informação, decidi que o que é pessoal fica na esfera pessoal e restrita a um pequeno nº de pessoas.
      Tal como a anónima das 23:14, tenho mais tempo para coisas que considero mais interessantes.

      Eliminar
  29. Gostei do texto! Há gente que não se dá conta do ridículo a que se expõe!

    ResponderEliminar
  30. Basta respirar fundo e cheios de convicção remover as contas.
    Tive Facebook no auge do farmville. Removi a conta. Entretanto vieram mais não sei quantas redes e apps. Não estou em nenhum

    ResponderEliminar
  31. E publiquei antes de terminar.
    Pessoas sem Facebook, acusem-se! Somos muitos? Cada vez mais? Não acham que temos muito mais liberdade vivendo apenas no mundo físico a 3 dimensões?
    A parte chata é nunca poder participar em nenhum passatempo. É like aqui, like acolá, segue um e outro, identifica mais uns tantos. Pois, não dá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tenho nem nunca tive facebook .

      Eliminar
    2. Eu tive, ainda na altura em que o Fb era "exclusivo". Fechei a conta há muitos anos, uns 7 creio. Nunca tive instagram. Mas sinto que sou olhada como um bicho raro :)

      Eliminar
    3. Eu também não tenho facebook (nem qualquer outra rede social) e adoro! Às vezes sinto-me um bocado alien porque percebo que os meus amigos e colegas sabem coisas da vida uns dos outros q eu não faço sequer ideia do q sejam e q, venho depois a perceber, "cuscaram" nas redes sociais. Mas tb não é q isso me afecte, é apenas uma constatação... e, verdade seja dita, não só me estou a cagar p isso como não me estou a ver a expor fosse o q fosse da minha vida nas redes.

      Portanto, não, não está sozinho/a anónimo das 23.33h.

      Eliminar
    4. Também faço parte dos que não estão ligados à nenhuma rede social. Nunca tive conta de facebook nem de instagram. Mas tenho tempo, muito tempo para estar com os meus filhos, família e amigos, para ler, para passear e sobretudo, para estar a olhar para o céu se me apetecer! Tenho uma vida que é a minha... não preciso de viver a vida dos outros!

      Eliminar
    5. Same here...orfã de FB :)))

      Eliminar
  32. Quantos camisinhas anónimos temos aqui a comentar ãh? Muahahahah

    Bem, parabéns pelo uso correto da palavra "quão"! Aprendam camisinhas.

    Só queria acrescentar que as pessoas famosas da televisão reclamam dos haters porque não os conhecem, sabem lá quem são, que não conhecem a vida deles toda e tal.... Pronto, os haters são os mais e dizem inverdades. Os bons são os que os elogiam e massajam o ego e sim, estes é que são os verdadeiros que dizem as verdades! E agradecem-lhes o apoio e tal, obrigada pela força e tal...
    Então como é? Os que criticam e não gostam, vocês famosos nao acreditam neles e acreditam, sem conhecerem na mesma, nos que vos elogiam e lambem as botas?

    Ai... Pena de vós. Como diz a pipoca. Peninha.

    ResponderEliminar
  33. Desativei as minhas contas de facebook e de instagram e a minha vida tornou-se mais leve, sem pressões, sem ter que ver posts absolutamente desinteressantes... E não lhes sinto falta nenhuma. A vida é tão melhor sem estas redes....

    ResponderEliminar
  34. Não tenho Facebook desde 2011 e nunca mais voltei a criar conta em nenhuma rede social. Nem Whatsapp tenho.
    Claro que sofro pressões (principalmente no trabalho) porque combinam tudo nos "grupos" mas nunca fiquei excluída ou desinformada de nada.
    Prezo muito a minha privacidade e acho que ainda vamos pagar caro as gigantescas e completíssimas bases de dados que valem ziliões e que, gratuitamente, fornecemos e promovemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Whatsapp não é uma rede social. é uma maneira de receber e enviar mensagens. Só diz o que diria numa mensagem de texto, com a diferença que pode dizer para mais pessoas ao mesmo tempo.

      Eliminar
    2. É como a Rita disse, Anónima. O Whatsapp é muito útil para combinar coisas com grupos de amigos e colegas porque é a mesma coisa que enviar SMSs só que para mais pessoas e de forma gratuita. A única informação que precisa fornecer aos outros é o número de telemóvel.

      Eliminar
    3. O Whatsapp também pode ser considerado uma rede social mas, por ser menos consensual, coloquei-o à parte.
      "Serviço gratuito de mensagens"? Não acreditam em almoços grátis, pois não?
      Pesquisem o seu uso para a disseminação de fake news (altamente eficiente por advir de contactos confiáveis) e para a criação do efeito bolha, os problemas com a encriptação de dados, a associação ao Facebook, etc. Porque é que uma app gratuita valeria biliões de dólares?
      Em contexto profissional, uso o e-mail. Em contexto pessoal, o SMS. E está muito bem assim.

      Eliminar
    4. Mais informação sobre o Whatsapp também é preciso.
      É paralelo ao contexto de rede social, adquirido pelo fb.
      A encriptação é feita, mas há bases de dados nos bastidores.
      Como esses dados são tratados ou "manipulados" é outra história.
      Tal como foi escrito acima, não há almoços grátis.

      Eliminar
  35. Há uma moda ultimamente no Instagram que me deixa intrigada e ao mesmo tempo "pressionada": primeiro fazem vários stories, em alguns deles fazem perguntas e ficam à espera de resposta, de seguida fazem um print com as respostas dadas e ficam chateadas porque em 500 visualizações só 40 pessoas responderam ao que perguntaram, e depois vem mais uma sequência de posts a dizer "já vi que tenho aqui muitos curiosos que não interagem" ou "se vêem porque que não respondem, ou não metem gosto, ou não comentam nada??!" dizem elas já num desespero tal por likes e interacção. Da parte que me toca que muitas vezes estou a passar stories só para passar o tempo como quem faz zapping na TV e não estou propriamente com vontade de me ligar ao conteúdo e prestar grande atenção, este tipo de "pressão" e quase obrigação em interagir, comigo só tem o efeito contrário, é fazer unfollow ou então stories bloqueados. Normalmente são miúdas mais novas mas parecem todas muito carentes de atenção. Há mais vida fora das redes sociais 🙄

    ResponderEliminar
  36. Sinceramente, adoro redes sociais!! E sigo muito mais figuras públicas do que amigos meus. Pq? Porque as figuras publicas vivem ou pelo menos tentam, viver de posts, likes, publicidade e afins, o que não quer dizer que não ache que caiam no exagero com algumas partilhas que façam, mas quando começam a incomodar, deixo de seguir.
    Mas mais confusão me faz, pessoas,que o fazem gratuitamente, ou seja, não são figuras públicas, não são pagas para fazer publicidade a marcas, nem restaurantes,etc, no entanto fazem!! E pior, tem de pagar na mesma! Já para não falar que cada prenda que recebem da mãe, namorado, whatever,têem de partilhar para o mundo. E ainda as 3750 pessoas que são casadas com o #besthusband ou #besthubby.
    Acho mesmo que há muita malta a viver só para as redes sociais,que dormem e acordam a pensar na reportagem que vão fazer do dia, do seu dia mega conto de fadas, sensualão e fancy! Guess what? Nobody cares!!!

    ResponderEliminar
  37. És de uma hipocrisia confrangedora. Publicaste uma foto do teu rabo no Brasil (com filtro, bem tratadinha), ou já te esqueceste? Ah e tal, era eu de biquíni a olhar para o horizonte. Adoro quando tentas fazer as pessoas de parvas. Era para mostrares o rabo e receberes elogios (o que aliás, aconteceu). Siga para o próximo tema, que este foi um bocado hara-kiri.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma foto de meio rabo em 15 anos parece-me um saldo manifestamente negativo. Mas é só porque é um rabo fraco, se fosse um rabo gostosão era ver-me sempre nua, até para ir ao Pingo Doce.

      Eliminar
    2. Uau que memória! Já vi que o rabo marcou, melhor elogio que isto pipoca não estou a ver.

      Eliminar
    3. Então não? É tão óbvio, quem considera o seu rabo fraco expõe-no para milhares de seguidores. Hã-hã.

      Eliminar
    4. HA! É tão isto, pensei o mesmo. Fotos de biquini e fato de banho é às paletes. Claro que não é para massajar o ego nem captar likes, é só porque é fofinho.

      Eliminar
    5. Claro que me marcou, colega. Lembro-me de sentir vergonha alheia e de pensar "mas que necessidade tem a rapariga desta exposição", percebe? Aliás, aquilo de que se está a falar no texto. Vai daí, pareceu-me uma contradição e apontei-a. Capice? Então vá.

      Eliminar
    6. Anónimo06 fevereiro, 2019 09:38

      ah, ah, ah, o que é um rabo...coisa básica para se mostrar ao mundo... e ainda escrevem sobre os vicios das redes sociais. Mostram tudo, e criticam os outros. É o que eu digo, haja mais coerência. Uma pessoa que passa avida a publicar tudo o que faz na vida, e ainda vem e escreve esta publicação...
      Lata, haja lata, e muita.

      Eliminar
    7. Anónimo das 11:09, ficou embaraçada com uma foto em biquini tirada numas férias no Brasil? Na praia? Em que estou de perfil? É que nem sequer é um rabo assim à cara podre, é uma foto em que estou de ladecos. Presumo que tenha apoplexias nervosas com as resmas de fotos de influencers em lingerie nas mais diversas situações. É o que lhe digo: só não estou mais vezes desnuda porque não tenho corpo para isso, caso contrário ninguém me agarrava!

      Eliminar
    8. A conversa nem era comigo, mas só me apetece dizer LOL e deixar aqui o link para a malta decidir por si: https://www.instagram.com/p/BckHnk7F4bF/ (não é à cara podre? cof cof cof) lembro-me perfeitamente da foto, e também pensei que este texto não batia com ela, mas deixei-me estar caladinha. Só que não aguentei, sou uma alforreca.

      Eliminar
    9. Anónimo06 fevereiro, 2019 15:27

      Ah ah ah... foi boa a resposta
      (e não é nada alforreca)

      Eliminar
    10. Portanto, repito: é uma foto em biquíni, tirada na praia e para promover uma marca da qual era parceira. O que é que isso tem a ver com o que eu falo neste texto? Com a exposição diária e massiva de TODOS os pormenores da vida, desde que se acorda até que se deita? A diferença é essa. É óbvio que eu já publiquei fotos de variadíssimas situações da minha vida, mas não publico 50 por dia, não faço 350 stories sobre coisa nenhuma, ninguém sabe todos os passos que eu dou num só dia. E de cada vez que publico alguma coisa o texto que acompanha a foto não é um "ponham likes, comentem, vá lá, comentem, partilhem com os amigos, vá lá, vá lá, vá lá!".

      Eliminar
    11. ah, é essa para si a diferença. O não publicar 50 fotografias por dia, não fazer 350 stories, ninguém saber todos os passos que dá. O não pedinchar likes, e comentários, é essa para si a diferença? Sinceramente? É por isso mesmo que se sente diferente de quem passa o dia nas redes?
      Coragem para este tipo de "justificações"
      Vá lá procurar bem na sua memória, e repare o quanto "melgou" as pessoas quando estava "nomeada" para os blogs do ano....

      Paciência é precisa, e muita...

      Eliminar
    12. Tem razão, é precisa uma paciência infinita para quem insiste em não perceber a diferença entre uma coisa e a outra. E sim, são precisamente os pontos que enumerei que fazem com que me sinta diferente dos casos que falei no meu post, os de quem passa o dia nas redes. O post é sobre isso, sobre quem passa o dia nas redes. O que não é, de todo, o meu caso. Há quem não publique nada, há quem publique pouco, há quem publique muito, há quem publique de forma desenfreada, obsessiva e desenvolva uma dependência muito pouco saudável. É sobre tudo isso que falo aqui.

      E, tal como já alguém referiu algures aí para cima, é ligeiramente diferente pedir para que votem em mim para ganhar um prémio específico (que depende da votação do público) e pedir diariamente likes ou comentários só porque sim, só para ver os números aumentar. Continua a não perceber as diferenças? Vamos acreditar que é só má vontade. E parvoíce, pronto.

      Eliminar
    13. Gabo-te paciência Ana! Tu escreves algo como "meter toda a nossa vida na net ao pormenor e viver para ganhar likes roça a obsessão". O que as pessoas lêem e interpretam "olha-me esta, a dizer que as pessoas partilham coisas na net como se ela não fizesse igual". Nem vale a pena continuares a te justificar, quando se trata de gente burra e teimosa. Smile and wave...

      Eliminar
    14. Um balde de fezes para a mesa do anónimo das 9:38, e já agora um certificado de coninhas também. Faz-me confusão ver alguém perder tempo em fuçar no Instagram de outra pessoa só para querer mostrar o seu ponto de vista á força, é algo "confrangedor" de se ver. Acho que o anónimo estava com tanta pressa em escrever que nem reviu o texto antes de publicar,o que já dá para ter uma noção de que tipo de pessoa é.
      Um abraço, e desejos de que a sua vida seja menos azeda.

      Eliminar
    15. Oi? Revisão? Onde está o erro??!

      Eliminar
    16. O erro está no facto de haver pessoas que interpretam textos á sua maneira e estão logo prontos a atacar,a minha intenção foi de ver se o meu comentário de alguma forma chamava a atenção da anónima das 9:38 (não sei se é a mesma que me perguntou) de qualquer das formas, como pode ver, eu interpretei o texto da anónima da maneira como me convinha (não quer dizer que seja a correcta),repare que há pessoas que não sabem que a palavra "confrangedor" existe realmente (poderão achar que confundiu com "constrangedor"), e poderão achar que a anónima deu um erro de português, daí podemos traçar um paralelo com o texto da pipoca. Mas vou lhe dizer, invejo a sua capacidade de memória, eu nem lembro do que comi na semana passada. O traseiro da pipoca (com todo o respeito) deve ter sido marcante para si, e para a pipoca deve ser um grande elogio.

      Eliminar
    17. Book of stories, espero que as suas histórias não sejam em português. Vá lá ao dicionário ver "confrangedor". UAU, e não é que a palavra existe??! Já "á força" não. Ups...

      Eliminar
    18. HAHAHAHAHAHAHA alguém está a precisar de alargar o seu vocabulário. Confrangedor existe, e não é uma correção automática de constrangedor. Por isso, o balde de fezes dá meia volta e aterra diretamente na carinha laroca da book of stories.

      Eliminar
    19. Eu disse que não existia?! Nope, eu disse que há pessoas que não sabem que essa palavra existe... Há uma coisa que me deixa curiosa, porque estas "pessoas" não dão a cara, mantendo-se no anonimato? Dá que pensar... Mas como diz o outro, "nunca desças ao nível de um hater, pois ele vence-te por experiência." Um abraço

      Eliminar
    20. Fixe!! Obrigado pelo balde de fezes, assim já posso estrumar o meu jardim.😊 Mas o que eu queria era o certificado de coninhas, assim colocava numa moldura e ficaria exposto num local onde todos poderiam ver.

      Eliminar
  38. Quantos famosinhos anónimos temos aqui a comentar ãh? Muahahahah

    Bem, parabéns pelo uso correto da palavra "quão"! Aprendam famosinhos.

    Só queria acrescentar que as pessoas famosas da televisão reclamam dos haters porque não os conhecem, sabem lá quem são, que não conhecem a vida deles toda e tal.... Pronto, os haters são os maus e dizem inverdades. Os bons são os que os elogiam e massajam o ego e sim, estes é que são os verdadeiros fãs que dizem as verdades! E agradecem-lhes o apoio e tal, obrigada pela força e tal...
    Então como é? Os que criticam e não gostam de vós, vocês famosos nao acreditam neles; e acreditam, sem conhecerem na mesma, nos que vos elogiam e lambem as botas?

    Ai... Pena de vós. Como diz a pipoca. Peninha

    ResponderEliminar
  39. Também não uso nada disso desde o início do ano e na realidade as minhas contas de facebook e instagram ainda não tinham um ano. É tudo muito fake. Serve para quê realmente? Ando agora a tentar sensibilizar a minha filha (pre adolescente) para a futilidade do instagram. É só o que tem e já é demais.
    Contudo ainda sinto o que sentia antes de ter as contas. Parece que perdemos parte da história. Anyway...

    ResponderEliminar
  40. E aquelas que fazem stories ao espelho e estão ali num jogo de auto-sedução? Que vergonha alheia... Acho que de bloggers só sigo mesmo a Pipoca e a Cocó, porque além de terem sempre conteúdos escritos interessantes, são das poucas que ainda vivem no mundo real...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mundo real?! a sério isto dá para rir

      Eliminar
  41. Eu raramente posto na redes sociais e sigo apenas pessoas próximas e entidades que acho interessantes (jornais, revistas, etc)... mesmo assim tenho uma certa dependência, porque sempre que tenho um tempo livro agarro no telemóvel para matar o tempo nas redes sociais. Algo que espero melhorar no futuro...

    ResponderEliminar
  42. Fogo! Que texto espectacular! Há muito que não lia nada que me fizesse acenar a cabeça em sinal de aprovação durante tanto tempo seguido!!

    ResponderEliminar
  43. Compreendo o que a Pipoca quer dizer, e concordo que cada vez mais a linha entre a vida real e a vida digital se confunde. E muitas vezes as pessoas agarram-se aos likes, seguidores e as redes sociais para preencher um vazio interior ou simplesmente porque se torna num vício para sua auto-estima.

    No entanto, acho que a Pipoca se enquadra dentro da mesma categoria de pessoas que critica neste artigo, mesmo que se exponha de maneira diferente.
    Não fosse o blog, as redes sociais e os seus seguidores, não havia pipoca mais doce. Se não tivesse a visibilidade e o alcance que junto do seus seguidores- que foi construindo por partilhar a sua vida e opinioes - nao terias parcerias com marcas, post patrocinados, presenças em eventos, e estadias em luxuosos hotéis e fotos a contemplar o horizonte.
    Talvez não concorde com nível de exposição pessoal como aquele que descreve no artigo, mas a verdade é que também usa a sua vida e a sua família para construir a sua imagem como influenciadora digital e Blogger que a permite ter trabalho e ganhar dinheiro.

    No fundo andamos aqui todos a procura do mesmo...encontrar a felicidade e ter dinheiro para pagar as contas ao final do mês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, mas então essa teoria aplica-se a basicamente toda a gente. Sem seguidores ninguém vive. Isto aplica-se a cantores, escritores, modelos, actores, etc e tal. Praticamente toda a gente tem presença nas redes sociais, porque é uma forma importante de criar vínculos, promover o nosso trabalho, estar presente. Mas é uma medalha com dois lados. As pessoas não me seguem só porque sim, se não gostassem dos conteúdos que produzo simplesmente migravam para outro lado. Claro que haverá uma percentagem que me segue como guilty pleasure, mas acredito que a grande maioria gosta efectivamente do que lê.

      O que estou a falar é uma coisa muiiiiiiiito diferente. Provavelmente não acompanha nenhum desses casos que menciono no meu texto e, talvez por isso, não perceba a diferença. Eu estou a falar de pessoas que publicam TUDO, mas mesmo tudo o que fazem. Que não passam mais de cinco ou dez minutos sem publicar um conteúdo. Que se filmam nas situações mais desinteressantes. Que fazem hooooooras de stories a falar com os seus seguidores sobre coisa nenhuma. Que pedem (PEDEM!!!) que lhes deixem likes e comentários. E que criam uma dependência tremenda disso. Pode não conseguir ver a diferença, mas ela existe. E é gritante.

      Eliminar
    2. Sim, vocês pintam a vida demasiado cor-de-rosa!

      Não podem negar e há realmente muita gente a dizer " ah queria ser essa mãe perfeita das fotos". E essa mãe perfeita de 6 crias, cujos putos andam impecavelmente engomados e esteticamente irrepreensíveis também tem telhados de vidros! Essas mães de 6 crias (estou a ironizar) agradecem os elogios simpáticos de uma forma tão fofinha!!!Sem nunca dizerem: "filhos, há dias que só nos falta assinar o papel do divórcio!".
      E criam-se ilusões de vidas que não existem!E frustrações para os leitores! Por isso também é vosso papel acabar com os mitos !! Claro que há gente com uma vida invejável (Se compararmos contas bancárias, viagens e até empregos ou familias), mas há que ter muito cuidado com a imagem passada VS real. E isso queridas bloggers...é papel vosso.

      Eliminar
    3. Por mais que expliques há pessoas que não vão entender a diferença. Eu percebo pois também o vejo nas redes sociais, é quase doentio. Mas há malta que vai continuar a dizer que se mostrares um hotel, restaurante, produto em parceria ou não, que estás ao mesmo nível daquelas pessoas que publicam tudo mas tudo em stories no Instagram. Porque há de facto uma diferença e a linha que separa não é ténue, é bem explícita! Todos nós, quer em redes sociais quer na vida fora das redes também nos expomos, mais não seja em conversas com colegas de trabalho quando dizemos que vamos passar as férias a armação de pêra, quando sabem onde estudam os nossos filhos, etc. Existe sim uma grande diferença entre quem publica 1% do seu dia (embora haja quem ache que esse 1% equivale logo a 100%), e entre quem partilha uns 30 stories por dia sobre tudo e mais um par de botas. Há uma instagramer que não vou dizer o nome, mas que publica coisas desde a hora que acorda até à hora que se deita, ele é duches, ou são os duches das crianças, são danças - vestidas e semi nuas, é a preparação da comida, são momentos do dia como se estivessem a ser filmados por uma câmera oculta, sao os projectos de vida, como se sentem, é a conduzir, são momentos de lazer, é mesmo tudo e este nem é dos casos mais patológicos, mas é excessivo. Parece uma procura constante de aprovação. Ou então é só uma grande depressão.

      Eliminar
    4. Deixei de seguir algumas pessoas, porque já não aguentava ver tanto desespero.
      Uma diz que é médica a cada 3 segundos e que é muito esperta, mas depois pedia para lhe dizerem que temas gostaríamos de ver abordados, sempre a pedir algo, não há pachorra!
      Outra quase que tem um ataque de pânico (se não teve mesmo) porque as pessoas não estão a receber as notificações dos posts no instagram...acho que o próprio instagram já se apercebeu que as fotos são todas iguais, ora com biquito para a esquerda ora para a direita que até já as esconde hahahaha e depois a linha de stories é interminável!!! será que alguém vê aquilo?? porque divaga horas sobre coisas alguma! é no pequeno almoço, é nas massagens! peloamordedeus!
      são poucas as pessoas genuínas e que têm realmente alguma coisa para transmitir, para influenciar, poucas, bem poucas.
      Já a Ana (pipoca) gosto de seguir porque apesar de ter as suas obrigações publicitárias, que tem e de mostrar algumas coisas, tem a sua vida íntima preservada, não sabemos o que come ao pequeno-almoço, a cara com que acorda, a sua casa de banho, ou seja, não partilha as 24horas do seu dia, e sim se vai a um evento, se foi a um sítio giro, aprecio muito a sua maneira de estar nas redes. a Ana fez o seu caminho, pela sua escrita, pelo seu carisma e nunca precisou de mendigar gostos, cremes e afins, o que se vê por aí são tentativas desesperadas (e falhadas) de se tornarem uma "mais doce". vai daí que entram no vale tudo, mostrar TUDO. os seguidores mais atentos (e espertos) rapidamente se apercebem e fogem, para desespero das meninas.

      Eliminar
    5. Anónimo06 fevereiro, 2019 12:01

      Parabéns pelo seu comentário, disse muito, disse praticamente Tudo.
      = )

      Eliminar
  44. Isto nada tem a ver com o tema, mas as pessoas andam com dificuldades graves em ler algo e perceber exactamente o que está lá escrito.

    Não percebo a onda de indignação, porque o que está aqui escrito são practicamente factos.

    É verdade que cada um faz das redes sociais aquilo que quer. Ou seja, eu acredito que existe algum controlo : das fotos que publicamos , das pessoas que seguimos.

    Mas também é verdade que, se a pessoa estiver a atravessar um mau periodo, algumas contas possam levar a que nos sintamos ainda pior.

    Porque ao ver certas contas, pensamos " caramba , é só felicidade! Também quero ser igual, etc, etc".

    Existem outras contas que nos fazem parar e dizer " será ?" e até paramos de fazer algo que não estava bem.

    Eu, por exemplo, através de ver uns stories e comentários numa conta de instragram, aperebi-me que a minha opinião em relação a certo tema estava mal.

    Parei para pensar, fui investigar , ler, falar com pessoas e mudei de opnião e postura.

    Nem tudo é mau, nem todo é bom, nem todo é falso.

    É preciso ter cuidado, porque como qualquer coisa na vida, nem tanto à terra, nem tanto ao mar.

    SN

    ResponderEliminar
  45. Só quero dizer o seguinte: depois de ler os comentários, acho assustadora a quantidade de pessoas que não entendeu o texto e que não vê nem entende a diferença entre o que a Pipoca faz e o que ela descreve.
    Ou são pessoas muito limitadas, ou são tão haters que a maldade não deixa ver mais longe (o que não deixa de fazer delas pessoas limitadas ...).

    ResponderEliminar
  46. Não estou nem nunca estive em nenhuma rede social. Não é normal nos dias de hoje, reconheço dada a minha idade. Mas nunca me entusiasmou as redes sociais e aquilo que ouço que as pessoas colocam lá eu não concordo. Mas sinto que cada vez estou mais "fora" do mundo, pois parece que quem não tem face anda completamente desatualizado. As minhas amigas chegam ao ponto de contar algo e dizerem "pois não tens face". Acho muito mau. Bj Ana

    ResponderEliminar
  47. A pipoca não deixa de ter razão há de fato uma onda de influencers que publicam mesmo tudinhooo das sua vidas MAS e a pipoca que me desculpe, mas quando foi a votação para melhor blogue em lifestyle a pipoca não pediu mesmo nada?? Pois é... desculpe mas há alguma hipocrisia neste, até bom texto .Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que não percebe a diferença entre apelar ao voto para se ganhar um prémio e só durante um espaço de tempo limitado ou implorar TODOS os dias por mais likes e comentários? Está mesmo a comparar uma coisa com a outra?

      Eliminar
    2. Eu também acho que são coisas diferentes. Ganhar um prémio não é bem a mesma coisa que pedir "ganhar" mais gostos e comentários. O que esse gente precisa é mesmo ganhar auto estima.

      Eliminar
  48. Olha filha eu aqui do Cacém sonho pelo dia em que as bloguers influencers ou o diabo, façam publicações a questionar se porque não temos dentistas no SNS porque temos de pagar cenas no privado quando pagamos impostos altíssimos, porque é que quase todos os políticos são corruptos, porque é que homens matam cada vez mais mulheres porque é que o salário mínimo é apenas 650€?? Enfim e já agora porque é que existe um massacre chamado Prozis que dá descontos e descontos e descontos e descontos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo06 fevereiro, 2019 12:17

      Palmas pelo seu comentário = )

      Eliminar
    2. O salario mínimo e 600.00

      Eliminar
    3. Ahahahah já ganhou!!

      Eliminar
    4. Lollll Cristina Ferreira és tu mulher??? :p

      Eliminar
    5. Concordo plenamente! Ao invés de falarem sobre temas realmente importantes como aqueles que mencionou falam ou do ginásio, ou de roupa, férias, os amigos do peito que são pouquinhos, uns 500 vá... epa... já não há paciência! Deixo de seguir muita gente que corresponde ipsis verbis ao que a PMD se refere no texto acima.
      Há uma blogger... podemos dizer nomes?... que não há dia nenhum que não faça um directo ou videos no stories do insta... CANSATIVO!!! E depois está sempre, mas sempre, a dizer que tem uma vida abençoada, os melhores amigos, a melhor família, os melhores jantares (pagos). Em 2 tempos deixei de a seguir.
      Outra coisa que me aborrece tremendamente é o facto de outras bloggers... podemos dizer nomes?...não aceitarem que se critique o que vestem ou o que dizem, ou sei lá o que! Os únicos comentários aceitáveis são, passo a citar: "És linda", "És uma querida (emojis de corações e beijos)", "Tens imenso estilo"!!! PORRA!!! Ganhem um pouco de vergonha na cara. Sei que a vossa vida, na maioria dos casos, não é o que mostram nas redes socias, para a maioria pelo menos, mas se é para mostrar, mostrem menos futilidade e mais inteligência!!!!
      Preocupem-se menos com as roupas, com o corpo escultural, com os restaurantes! chega de (tanta) futilidade. Deixem de fazer as pessoas acreditar que o que mostram é o que todos nós deveríamos ter ou pelos menos querer ter. Marília.

      Eliminar
  49. Realmente, este post parece-me um bocado hipócrita, porque, realmente, onde esta a linha entre partilhar muito e partilhar pouco? Entre por algumas fotos, e publicar a tua vida toda? O que para a Pipoca é publicar algumas coisas, para mim, por exemplo, é muitíssimo. Obvio que não vivo disso, mas eu nunca iria expor a minha vida tanto como a Pipoca faz. E não so publica fotos de si, também dos filhos, que em nenhum caso tem a capacidade de decidir ou não se querem expor a sua vida ao público. Antenção, não acho mal que a Pipoca publique a sua vida toda, mas na questão das crianças, ahi é que tenho dúvidas.....

    ResponderEliminar
  50. O mundo mudou. Eu passo os dias no computador e felizmente passo os dias com companhia de amigas e família com quem vou trocando umas palavras pela rede. E pude conhecer e trocar ideias com pessoas que partilham os mesmos interesse sque eu e que não são comuns numa pequena cidade do interior.
    A minha filha recebeu agora telemóvel e fui eu que a incentivei a usar o WhatsApp para aumentar a ligação com a família que está longe. E tem sido mesmo muito bom de ver.
    Sim, a vida real é lá fora mas também podemos aproveitar a tecnologia para fazer coisas que nos eram impossíveis .
    E sim, há gente que abusa e por isso estou a educar os meus filhos para terem juízo nestas coisas e sobretudo a incentivar-los a viver a vida real. Desde que a miúda anda nas guias e vive aventuras a sério deixou de ligar grande coisa a youtubers, por exemplo ;)

    ResponderEliminar
  51. E as que fazem das filhas pequenas angariadoras de likes? Sob uma capa de irmãs queridas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pobres crianças que não têm culpa da mãe que têm. Até compreendo o mostrar a roupa, mas em cenas intimas é de uma falta de noção!

      Eliminar
  52. Escrito por si, que vive da " net" realmente... Não está nos inst/ no face, etc? Não tem um blog?

    ResponderEliminar
  53. Sinceramente já não há pachorra para falsos moralismos...

    ResponderEliminar
  54. Pipoca, eu até concordaria com este texto SE o mesmo tivesse sido escrito pelo Miguel Sousa Tavares que vive mesmo aparte destas modas digitais ou redes sociais, agora escrito por ti...

    ResponderEliminar
  55. Nem sei bem se esta notícia é fake mas li algures que existe uma empresa que aluga jatos privados para quem quiser fingir que é rico publicar fotos a bordo lolll juro que li e no fundo espero mesmo que seja apenas uma notícia tonta! wtf?? Para que é que se quer fingir que é rico?? Alguém explique sff! Andreia

    ResponderEliminar
  56. Excelente imagem, em Portugal, é cada vez mais assustador como as pessoas utilizam as redes sociais, com o surgimento/migração para o Instagram, comecei a ver cada vez mais situações demenciais que nunca pensei ver

    O meu feed é só putice a um nível que nunca tinha antes visto e pedidos extremos de e-atenção, existe uma cultura de paladinos em Portugal que é surreal, que atinge todas as idades

    Já para não falar de como a prostituição se propaga

    Carlos

    ResponderEliminar
  57. Tem bastante razão, isso já vem me causando problemas no estudo, passo horas nos ecrãs é TV, Telemóvel e mais, sem estudar sem ir ao ginásio. Mas estou tentando limitar tudo isso porque os resultados na escola e não só, não estão nada bom. Muito obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
  58. Não tenho "redes sociais".Acho que nunca quis "abrir essa porta" a "amigos" que só são conhecidos e que temos de aceitar nas redes por ser politicamente correto. Já me perguntaram diretamente pq não tinha facebook e/ou instagram e se por acaso tinha alguma coisa a esconder....Acho que pensando bem, é por não ter nada para mostrar:) Prefiro abrir verdadeiramente a porta da minha casa e da minha vida aos meus verdadeiros amigos que sei que são reais.

    ResponderEliminar
  59. Apesar de gostar imenso de a seguir, de a ler. Também acho um bocadinho "ingrato" estar a falar deste assunto. Ingrato não é a palavra mais adequada, mas ora vejamos: são pessoas como a Ana que criaram isto tudo. Este desejo de serem reconhecidas na Internet. Como a própria Ana assume o Blogue já lhe deu muitas coisas boas e é isso mesmo que vemos as outras pessoas a tentarem a sua sorte. Há uns anos, até eu que não nenhum talento especial para escrever nem nada de muito relevante para dizer ao mundo, queria ser bloguer. Queria as carteiras, os sapatos de luxo, as viagens, um trabalho que não me obrigasse a ficar fechada num escritório 8 horas por dia, aturar chefias, etc etc. Porque não é perfeitamente legitimo que outros tentem fazer o mesmo, da forma que sabem, ou acham que vão ter sucesso?!
    Fala-se tanto em liberdade de expressão em respeitar o espaço de cada um... Deixem as pessoas serem o que quiserem, exporem o que quiserem... Ninguém é obrigado a seguir!
    As redes sociais, pelo menos da forma como as vemos tem os dias contados... Na minha opinião, o facebook é atualmente uma rede social senior, a minha mãe e tias passam lá a vida e acham aquilo para cima de espetacular... E o instagram embora diferente também irá pelo mesmo caminho...

    ResponderEliminar
  60. Pipoca,
    é um exagero? É.É muita exposição? É. Não servem para nada certos conteúdos?Claro que não.
    Mas se as pessoas se sentem sozinhas, se precisam que lhe massagem o ego ou se sentem melhor cada vez que postam uma foto e lhes deixam likes, que mal pode vir daí ao mundo???
    Não fazem mal a ninguém pois não?
    Antigamente iam mais a psicologos ;)
    Conhece aquela frase "se isso te faz feliz"..?
    Porque não??? ;)

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis