Pub SAPO pushdown

I just wanna make you Sweat

segunda-feira, outubro 08, 2018
Oito meses foi o tempo que eu demorei a voltar a fazer exercício depois de o Mateus nascer. Um dia achei que chegava, que tinha atingido o limite da minha lontrice, e então peguei em mim, arranjei um PT e tratei de tentar recuperar o corpo perdido (que nunca tinha sido grande coisa, mas que estava muitíssimo pior depois da gravidez) Um ano e pouco depois disso estava a correr a minha primeira maratona, nunca na vida me tinha sentido tão em forma. Decidi que numa segunda gravidez outro galo cantaria. Imaginava-me a comer de forma saudável ao longo de nove meses, a fazer exercício, a levar uma vidinha mais regrada. Ah ah ah ah ah ah, as coisas que uma pessoa inventa. É claro que não tive cuidado nenhum, comi tudo o que me apeteceu e não mexi o rabo um segundo. Ter uma gravidez de risco foi mesmo a desculpa perfeita, tipo "ahhhhh, eu queria muito exercitar-me, mas não vai dar, a médica não deixa". E assim se passaram sete alegres meses.

Mas depois, claro, a criança nasce e a pessoa percebe que os quilos a mais que decidiram ficar a habitar no nosso corpo tiveram muito mais a ver com os maus hábitos do que com a gravidez propriamente dita. E que é chegada a hora de
pôr em prática aquilo que andámos a repetir durante meses: "não quero saber, depois logo trato de voltar ao ginásio". Quando fui à consulta de revisão do parto e a médica me deu luz verde para voltar a fazer todo e qualquer tipo de exercício, fiquei mais contente do que aquilo de que estava à espera. Não adoro, nunca adorei, não é uma coisa que faça com alegria, mas sentia mesmo que estava a precisar. Não estava propriamente feliz com o corpo pós-gravidez mas, mea culpa, tivesse enfardado menos merdas. E eu sei que muita gente acha lindo tudo o que esteja ligado à gravidez. É lindo engordar, é lindo ficar com a barriga do Fernando Mendes, é lindo ganhar estrias e um extra de 50% de celulite, é lindo ter as mamas a tocar nos joelhos, é lindo não ter um par de calças que nos passe dos joelhos, é tudo lindo, uma benção, é o milagre da  vida e da Natureza. Pois. Por aqui o único milagre foi mesmo só ter engordado dez quilos, tendo em conta tudo o que enfiei no bucho. Vai daí, poder voltar a treinar foi música para os meus ouvidos.

Pequeno problema? O homem voltou ao trabalho ao fim de um mês e não dá propriamente para levar a miúda para o ginásio. Pelo menos até Janeiro ela estará exclusivamente entregue aos meus cuidados, por isso é preciso toda uma logística e adaptação. A solução foi encontrar uma alternativa que não me obrigasse a ter horários, que não me consumisse muito tempo e que pudesse ser feita em qualquer lugar. E não, calma, não vem aí publicidade. Ou melhor, vem, mas não é paga, por isso calculo que não vos incomode. É só mesmo uma coisa que eu estou a experimentar, que tenho partilhado no Instagram e que muitaaaaaaa gente me tem perguntado. Trata-se da aplicação Sweat, desenhada pela personal trainer Kayla Itsines e que é um sucesso em todómundo. E por que é que é um sucesso? Essencialmente porque os treinos são curtos (28 minutos cada) e porque, aparentemente, dão resultado. Basta ver a quantidade de casos de antes e depois que a Kayla publica no Instagram dela. E claro que isto motiva qualquer lontra a tentar alcançar os mesmos objectivos.

O plano é muito simples de seguir. Basicamente, consiste em três treinos de resistência semanais de 28 minutos (pernas; braços e abdómen; corpo inteiro), três treinos de cardio de 35 minutos (que pode ser andar, correr ou andar de bicicleta) e ainda um desafio (opcional). Cada treino de resistência é composto por quatro ciclos de sete minutos e a ideia é fazer o máximo dos exercícios sugeridos em cada um desses ciclos. A aplicação exemplifica, em vídeo, como se faz cada um dos exercícios, por isso não tem nada que enganar. E ainda inclui exercícios de aquecimento e "desaquecimento" (não são obrigatórios, mas eu faço sempre). Quanto a material, é preciso muito pouca coisa: uma corda, uns pesos, um tapete de ioga e pouco mais (pelo menos nesta fase). Geralmente treino no jardim, porque há vários exercícios que são feitos num banco, mas também dá para desenrascar em casa. Pessoalmente, prefiro estar ao ar livre, porque tenho mais espaço, porque levo a miúda para dar uma volta e porque em casa fico um bocado doida.

Tudo muito bonito, mas então e resultados? Ora bem, eu estou a começar agora a minha quarta semana de treinos e tenho cumprido, pelo menos os treinos de resistência. Ainda não falhei nenhum. Ao mesmo tempo, tenho tentado comer melhor, porque malhar e continuar a comer merdas é meio caminho andado para isto não correr bem. Não tenho visto grandes reflexos a nível de peso, mas não é isso que mais me importa. Noto, sim, alguma diferença a nível de volume, acho-me menos balofa ali a nível abdominal. E acho que a resistência está a melhorar. Nos primeiros treinos era ridícula, não podia com uma gata pelo rabo. A verdade é que, se feitos com rigor, os treinos são do demónio, acabo a suar em bica. E quando me apetece desistir penso "porra, isto dura menos de meia hora, és uma mulher ou és uma ratazana de esgoto sem qualquer força de vontade?". Sou uma ratazana, mas tento contrariar e dar o máximo.

No total, o programa dura 84 semanas, mas desconfio seriamente que não irei fazer isto tudo. E vai daí sim, vai que me entusiasmo e não quero outra coisa. Parte mais chata: a aplicação não é propriamente barata, custa 19,90€ por mês (até há pouco tempo estava com um promoção de 50% para quem comprasse o ano inteiro). Por outro lado, saber que estou a pagar faz com que me sinta mais comprometida a treinar, porque a ideia de deitar dinheiro à rua consome-me um bocado. Enfim, espero ter respondido às vossas dúvidas todas. Daqui a uns tempos, se isto correr benzinho, logo publico uma foto do meu antes e do meu depois.


Post em parceria com... ninguém! Para quem vem directamente ao final do texto ver se o mesmo é feito em parceria com alguma marca, podem estar descansados: este não é. Podem lê-lo alegremente sem sentirem que estão a contribuir para que eu enriqueça.

34 comentários:

  1. Ahahah adorei o final! É isso :) chatas do caraças!!

    ResponderEliminar
  2. Oh pipoca esse final foi extremamente desnecessário, Mas agora as pessoas não podem dar a sua opinião???????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que podem. E eu também posso responder e dar a minha. Ou isto só funciona para um lado?

      Eliminar
    2. Alguém ficou chateado porque foi logo para o fim do texto e deu de caras com aquilo. :p

      Eliminar
    3. Oh pipoca esse final foi extremamente genial(!!)! Obrigada pelo teu sentido de humor! <3

      as pessoas em vez de se preocuparem tanto com o dinheiro que a pipoca ganha em parcerias, deviam-se preocupar em ter metade do sentido de humor dela, a vida delas ficaria logo melhor!

      Eliminar
    4. Pipoca na mouche!! Ri muito com o texto final👏👏👏 Nunca mudes!

      Eliminar
    5. temos aqui quem começou a ler pelo fim :) :)

      Eliminar
  3. A Nike tem uma aplicação semelhante a custo zero, Nike Training Club

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sweat tem um plano alimentar diário de acordo com a dieta praticada. A Nike Training Club também?

      Eliminar
    2. A Pipoca não refere plano alimentar da aplicação. Atualmente é preciso andar muito distraído para não ter pelo menos uma noção básica de comida saudável.

      Eliminar
    3. Aí anónimo das 17:05 que agora temos todos noção de uma alimentação saudável e somos todos nutricionistas e sabemos as nossas necessidades alimentares
      Ter noção do que é uma alimentação saudável é muito diferente de cada um saber as suas necessidades alimentares diárias.
      Palavras de uma nutricionista

      Eliminar
    4. Não é essa a questão. A questão é que o plano está feito com quantidades específicas para que haja um défice calórico, factor chave para quem almeja perder peso com a ajuda do programa.

      Eliminar
  4. é óptimo! eu segui o programa (quase) á risca durante quase 40 semanas e vi resultados. a app também traz um plano alimentar para quem quiser ter algumas orientações!
    depois desta gravidez quero ver se volto aos treinos! ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá Pipoca, sou mãe de duas meninas, uma de e outra de 2, estou a fazer o biquini body guide da Kayla há 33 semanas e sim, se levarmos a coisa a sério há resultados! Estou viciada. Força aí!!

    ResponderEliminar
  6. Adorei as letrinhas pequeninas!
    Mas que cara**** as pessoas têm a ver com o que ganhas ou deixas de ganhar?
    Eu venho ler o teu blog porque gosto, se não gostar, não venho...
    Xiça... que gente aborrecida!
    Obrigada pelo post... gostei muito, menos da parte do preço da aplicação :D lol

    bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gente aborrecida não, invejosa! Se fossem elas a ter as parcerias,já não se sentiam "enganadas"...

      Eliminar
  7. A estratégia é: quando o anúncio é sobre shampôo para os piolhos ... dizemos a parceria. Porque na realidade n é algo de que se fale de livre vontade.
    Se for para falar do hotel xpto, disfarçamos e assobiamos.
    As outras, claro, estou a falar das outras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebe se logo quando não há patrocínio no hotel, vão para qualquer lado e não fazem qualquer referência ao local ( esses também são raros ), se houver pagamento mencionam 500x no Instagram

      Eliminar
    2. E quê? Dá-vos comichão? Incomoda-vos? A sério que não percebo... Ou se calhar percebo: inveja

      Eliminar
    3. Ohhh meu deus que somos todos invejosos!! Hoje em dia dar uma opinião, constatar um facto é logo tudo uma enorme inveja. Para os apontadores de invejosos de serviço pergunto lhes, acha que há quem não possa pagar do seu bolso? Sabem que há muito português que assim por acaso até tem boa condição financeira para não viver de pedinchices como algumas que andam de roda das marcas, eu tinha vergonha, mas isso sou eu que trabalho e pago as roupas, os cremes, os tratamentos, as férias, a casa e o carro, inveja mesmo de que? Quem é rico acha que tem inveja? Pode ter de outras coisas mas não de bens materiais. Coisa tão portuguesa essa da inveja

      Eliminar
    4. Não tenho problemas com bloggers que recebem coisas "grátis" (i.e. a troco de divulgação) - se as marcas estão dispostas a "oferecer", é porque foi adquirida relevância suficiente (à custa de muito trabalho e investimento de tempo). No entanto, fazer publicidade "encapotada" é desonesto. O público liga-se de maneira algo pessoal ao autor,e aproveitar a confiança para vender mentindo não é muito decente. Um anúncio de TV toda a gente sabe que é pago, "stealth marketing" é reles.

      Eliminar
  8. Pipoca, tens um corpo brutal para quem já teve 2 crianças. Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem dera a muita mulher, adulta ou adolescente (eu incluída) ter o corpo da pipoca após duas crianças.. Esse "para quem" até dá a entender que está mal..

      Eliminar
    2. Mas não ser "visivelmente gorda", como é o caso da Pipoca, não significa que não tenha peso a mais ou, pior, gordura a mais. Esse é que é o problema, são as falsas magras, pessoas que, visivelmente, até são magras, mas têm uma percentagem de massa gorda muito acima do recomendável e força e resistência e agilidade têm zero. Não estou a dizer que é tudo isto o caso da Pipoca, mas acho que não devemos iludir-nos e achar que só porque uma pessoa é magra já está tudo muito bem, porque não é bem assim. Quem treina com frequência sabe do que estou a falar. Mexer faz parte do ser humano e carregar pesos também. Basta pensar em tantas pessoas com mais alguma idade (e não é preciso serem muito velhinhos, basta andarem na casa dos 60 e picos) que não conseguem carregar um garrafão de 5 litros de água do supermercado até casa ou que sobem um lanço de escadas e parece que estão a morrer. Ganha-se qualidade de vida com o exercício físico! Enquanto não se interiorizar isto de uma vez por todas, a saúde pública vai-se ressentir.

      Eliminar
    3. Anónimo das 10:57, isso é tudo muito certo, mas nem todos gostamos de fazer exercício. Eu não consigo, tentei muitas vezes e desisto passado umas semanas, porque não tenho motivação para tal. Sou magra, não mudava nada no meu corpo, tenho uma alimentação saudável, portanto não há nada que me puxe para o exercício.

      Eliminar
    4. Cara anónima das 15:41, eu compreendo isso, mas há que tentar fazer algum esforço. Também há sempre alguma coisa que goste mais de fazer, andar de bicicleta, fazer caminhadas. Procure companhia, por exemplo. Isto é como tudo, não há bela sem senão. Vá por mim, o mais difícil é começar, porque, em começando, a coisa depois flui, pois começa a ver que se sente mais enérgica, com mais agilidade. Força, vai conseguir.

      Eliminar
    5. Anónimo das 10:34, já comecei muiiitas vezes. Às vezes, mantive durante um mês, o que contraria aquela teoria de que basta fazer uma coisa durante X dias para ganhar o hábito. A minha questão é não ter nada que me faça querer manter o exercício: já tenho o corpo que quero, já tenho como ocupar os tempos livres, etc. E não, não há mesmo nenhum tipo de exercício físico de que goste um bocadinho :(

      Eliminar
  9. Nem uma opinião sobre o nosso menino de oiro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheeh. Tb gostava!

      Eliminar
    2. "Nosso menino de oiro"?! Ahahahahah

      Eliminar
    3. A D.Dolores é que diz " o mé menine" Ahahahahahah.

      Eliminar
  10. Os indignados agora já percebiam que vai mudar de t8 para T4, e não de t8 para t12 o que significava que recebia milhões com estes postes �� e calavam-se. Para sempre!

    ResponderEliminar
  11. Adorei o final, já ganhaste!! ahahahahah!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis