Pub SAPO pushdown

Quartos para estudantes: está tudo doido

quarta-feira, setembro 19, 2018
Quando me candidatei à faculdade escolhi todas as opções de jornalismo que havia no país. Eram cinco, por isso a sexta hipótese foi para a faculdade de Direito de Lisboa. Não era exactamente o que queria mas, se tudo o resto falhasse, era uma opção a considerar, até porque não ia ficar parada um ano. Entre as opções de jornalismo, algumas eram fora de Lisboa. E, apesar de eu querer entrar para a Nova, até não me desagradava a ideia de ir para outra cidade e sair um bocado da asa dos pais. Mas não gostava de saber que isso ia representar mais um encargo para eles Acabou por não ser preciso: entrei na Nova, fiquei em Lisboa, correu tudo pelo melhor. Posto isto, não tenho bem ideia de como funcionava o mercado de arrendamento de quartos na altura. Tinha várias amigas de fora de Lisboa, umas partilhavam quartos, outros tinham casas só para elas, mas acho que era uma coisa relativamente tranquila e com valores acessíveis qb. Muiiiiiito longe do cambalacho de hoje em dia.

Nos últimos tempos saíram imensas notícias sobre a loucura que é conseguir arrendar um quarto, sobretudo em Lisboa. Os preços dispararam completamente
, estão super inflacionados e há muito boa gente a aproveitar-se da necessidade/desespero dos estudantes. Porque se vão para uma cidade diferente da deles, muitas vezes a centenas de quilómetros, é óbvio que precisam de uma casa, não há volta a dar. E então, vá de pedir 400, 500 ou 600 euros por um quarto. Repito: por UM QUARTO, em muitos casos partilhado e ainda com as despesas à parte. Fazendo as contas assim por alto, de quanto é que um estudante deslocado precisa para viver? É que ao valor do quarto acrescem as despesas da casa (água, luz, internet, gás), dinheiro para transportes, dinheiro para comerem e, vá, algum pocket money para também poderem ter alguma vida para além dos estudos. Ah, e sem esquecer propinas, livros e todo o material de que possam necessitar para a faculdade. Estamos a falar de quanto? Uns mil euros por mês? A sério, quantas famílias portuguesas é que podem ter este encargo mensal? Quantas famílias não vão ter de fazer das tripas coração para poderem ter os miúdos na faculdade? Quantas famílias não terão de se endividar ou recorrer a créditos? Claro que os miúdos também podem ajudar, arranjar um part-time, mas há cursos mais exigentes do que outros, nem todos estão desenhados para que os alunos se matem a estudar grande parte do dia e depois ainda tenham de arranjar um trabalho para fazer face às despesas.

Falei sobre isto assim por alto no Instagram e recebi histórias inacreditáveis de alunos ou de pais de alunos que andam na luta para encontrar um quarto. A mais chocante, para mim, foi a de alguém que foi ver uma casa em que pediam 300 euros por um quarto. O preço parecia relativamente acessível, mas claro que escondia marosca. A casa era um T4: três dos quartos eram para quatro pessoas e o outro era para seis pessoas. Ou seja, 18 pessoas enfiadas num apartamento, com duas casas de banho, e cada uma a pagar 300 euros. É fazer as contas: no final de cada mês o esperto do senhorio arrecada 5400 euros. Acho isto ultrajante. Pedi a essa pessoa que denunciasse a situação, porque isto não pode ser legal. Não sei se o fez ou não, mas acho importante que situações destas sejam postas a descoberto.

Isto é só um exemplo, o que não falta por aí é gente a pedir fortunas por quartos mínimos, ou encafuados em caves, ou sem janelas, ou divididos com mais não sei quantas pessoas. E, claro, a preços loucos, muitas vezes com vários meses de caução e sem passarem recibos, sem contrato, sem poderem receber visitas, sem poderem entrar e sair à hora que querem... Os alunos têm de se sujeitar e virar reféns dos senhorios, porque não lhes resta outro remédio. Qual é a outra hipótese? Montarem uma tenda à porta da faculdade? Se calhar o próximo negócio a explorar é esse, o dos parques de campismo, já estou a ver os estudantes a alugarem roulouttes por 600 euros mês no parque da Costa da Caparica. Muitas vezes a solução passa por ir morar para as zonas limítrofes, mas isso faz com que se gaste muito mais tempo nos transportes e se gaste muito mais com deslocações.

Atenção, acho óptimo que quem tenha imóveis possa fazer lucro com eles, nada contra. Mas a grande maioria destas situações, além de ilegais são também imorais, é só um aproveitamento desleal. 400 euros por um lugar num beliche? Num quarto dividido com mais três pessoas? Estão mesmo a falar a sério. Estava aqui a ler uma notícia do JN que diz que no Porto os preços dos quartos para estudantes duplicaram em cerca de quatro anos. Em 2014 rondavam os 150 euros e agora não se encontra nada abaixo dos 300. Já em Lisboa há quartos que podem ir até aos 700 euros. Dizem que é normal, que a evolução natural do mercado, que tudo aumentou, não foram só as casas, mas eu acho isto um pequeno abuso. Em calhando sai mais barato pôr um filho a estudar no estrangeiro. Se calhar é isso, só quando os miúdos forem todos para fora ou, simplesmente, desistirem de estudar por não terem dinheiro para pagar as despesas, é que se começa a pensar a sério neste assunto. 

347 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 347 de 347
Anónimo disse...

De facto, sou do Porto e foi lá que fiz a minha licenciatura mas como queria escolher uma faculdade diferente onde fazer o mestrado... Depois de contas feitas, ficou mais barato ir estudar para a Holanda do que para Lisboa. Compensou não so a qualidade das universidades mas principalmente o custo de vida. Pode parecer chocante mas recomendo mesmo que se vá para fora,principalmente por causa dos preços praticados em Lisboa!

Cândida disse...

Pois,boa pergunta...
Também gostava de saber.

Anónimo disse...

Isto ficou assim depois da Uniplaces e das imobiliárias se meterem no negócio dos quartos. Quando era só um negócio entre senhorio e inquilino, as coisas eram diferentes. Depois até os propietários que não recorrem a outros viram o que esses cobravam e não quiseram ficar atrás. Garanto-lhe, eu vivo disto desde 2003 e preciso de mudar de quarto com frequência, foi por causa disto que as coisas mudaram.

Anónimo disse...

Porque somos um país de coitadinhos, Carolina! O mérito é para os outros lados. Quem é bom e já tem dinheiro não precisa de ser valorizado porque já deve achar que é melhor do que os outros. Percebe, Carolina? É isto.

Dani P disse...

Pois, Anónimo das 22:53, a pessoa que mandou o filho para Oxford vive numa realidade paralela (mandar para Oxford já diz bastante). Salário de 36000 em Inglaterra hoje em dia é fetiche. A situação dos estudantes lá é a mesma - aluguéis superfaturados nos grandes centros, empregos que pagam uma miséria. O tal do empréstimo perdoado é um tanto estranho, pois há imensos casos de depressão e suicídios devido a impossibilidade de os pagar. Tudo isso não é só em Portugal. O turismo trouxe benefícios a cidades como Porto e Lisboa, sim, mas está a destruí-las - e, por consequência, limitando as possibilidades dos portugueses que querem nelas viver. Ontem fiquei sabendo de um empreendimento imobiliário de luxo aqui no Porto, voltado para estudantes. Se existe tal empreendimento é porque os estudantes são consumidores-alvo tão interessantes quanto os turistas. Ou seja, há muitos pais abonados no exterior interessados em enviar os filhos para cá, o que inflaciona os imóveis para os estudantes e moradores locais.

Margarida disse...

Olá!

A verdade é que está tudo mais caro, tudo mesmo. Não só o preço das casas e dos quartos (que é um absurdo!), tudo aumentou! Desde a mercearia à farmácia, é tudo caríssimo!

E os ordenados ou mantêm-se ou diminuem! Eu fiquei desempregada e não encontro emprego em lado nenhum. Não sei como dizer que o país está melhor, eu pessoalmente não sinto isso. Não sei mesmo se não terei de imigrar...

E, sim, as poucas entrevistas de emprego a que tem ido propõem-me um salário de 700€, e tenho mestrado e vários anos de experiência... enfim...

Bjs
Margarida

https://minhacasadopatio.blogspot.com/

Anónimo disse...

É, querem viver em Lisboa com rendas baixas a tratar mal o património de quem investiu. Furam paredes a torto e a direito, colam papel de gosto duvidoso que custa tempo e dinheiro a tirar, fazem trinta por uma linha e depois queixam-se que agora têm que ir comprar em cascos de rolha porque os proprietários estão a aproveitar a procura e a subir exponencialmente as rendas. Eu já só arrendo caro, para barato prefiro fechar a porta. Aproveitam-se agora tanto os proprietários como se aproveitaram os inquilinos que durante décadas viveram em casas que não estimaram, achando que pagar renda permitia fazer tudo o que lhes desse na real gana. Acho muito bem que se arrende caro e como viram pelas contas lá de cima uma renda de mil euros significa menos de metade de lucro para o proprietário.

Anónimo disse...

Fui fazer o mestrado na Alemanha há 3 anos atrás, numa das zonas mais ricas do país: Nordrhein-Westfalen. Tive lugar numa residência, onde pagava aproximadamente 250 euros por um quarto que ficava a 15 minutos da faculdade, e a 20 minutos do centro da cidade (tudo a pé). A casa não era grande coisa, mas o quarto era grande. Não falei com ninguém que não tivesse conseguido um quarto numa residência, e os preços chegavam no máximo aos 350 euros (já com quartos bem grandes, e em prédios quase novos). As propinas aqui são a 540 euros por ano, com passe de transporte para toda a regiao incluído. Após isto, eu e o meu companheiro tivemos de alugar uma casa (bastante grande, por sinal) para continuar no doutoramento, que fica a 900 euros mensais com todas as contas incluídas: também esta a 15 minutos do centro e da faculdade. Note-se que aqui se recebe muito mais do que em Portugal: por exemplo, um doutorando recebe cerca de 1700€ mensais líquidos (no primeiro ano, no segundo ano já aumenta) e está a receber apenas como se trabalhasse a 75% do tempo! Tudo isto para concluir que sim, fica muito mais barato vir por exemplo para a Alemanha, já para não falar na qualidade das universidades que, pelo menos na minha área, é incomparável. Os preços praticados em Portugal são indecentes para o que se ganha no país.

Anónimo disse...

Chamam-se: Opções.
Ai ai...mas se viesses para Lisboa talvez ficasses mais esperta e deixavas de fazer comentários parvos. E isso pode valer $. Achar que és mais esperta que os outros..só te torna tacanha ...mesmo com 1500 líquidos.

Anónimo disse...

Tenho uma amiga que gasta 50 euros por mês em supermercado(comida) e não tem nenhuma horta nem comida dos pais . Barato!!! Se dava para mim? Não!!!! Acham que esclareci? Não preciso sequer de mencionar o que come. Não é? Cada um seja feliz à sua maneira e com as suas despesas e lucros.

Anónimo disse...

Acho que todo o país está fora da realidade. Em Caldas da Rainha, 100 km de Lisboa, apartamentos T1 custam de 350 a 480 euros. A cidade tem muitos estudantes de fora, mas para além deles e os habitantes "normais" que ganham no maximo 2 salários mínimos? Espanta-me ainda mais é ver só gente de carros novos a parcelar em 120 meses só p/ mostrar que podem, enqto isso o país a afundar a cada dia mais. Ahhhh e para quem comentou que há empregos no litoral e no interior, podem por favor dizer-me onde? Grato.

Anónimo disse...

Olá sou a "primeira" anónima
como sabe os Açores são 9 ilhas, e só 2 tem low cost, para mim esta é nova do reencaminhamento para outras ilhas serem grátis...ou também acha que vamos a pé de uma ilha para a outra quando a maré esta baixa.
E a low cost não esta ca nos Açores á muito tempo, eram só a Sata e a Tap .

Anónimo disse...

Nem mais. Oa estudantes precisam de um segmento diferenciado, não são turistas! Residências, repúblicas,... é o que faz sentido e é urgente que alguém queira mudar este panorama!

anonimo disse...

Anónimo das 23:18 Pouco falta para esse valor. O meus filhos estão numa IPSS e eu sei que um casal pagou 440€ por mes durante o ano letivo passado. As vagas atribuidas à Seg Social, caso não sejam preenchidas, podem ser "ocupadas" por outros, desde que paguem ! E neste caso o valor cobrado é de 440€...

Anónimo disse...

Anónim@ das 08:23, não são os proprietários que acham que deviam receber tudo de lucro, são os inquilinos e outras pessoas, que estão por fora das despesas que uma casa dá, que pensam que os proprietários ficam ricos com as rendas que recebem...

Anónimo disse...

Não sei como é agora, mas entre 2002 e 2006 consegui quarto em Coimbra, em Celas, por €150 mensais já com água, luz e gás. Acho que ainda fui de bom tempo, mesmo.

Anónimo disse...

Carolina, talvez porque se recebem subsídio social escolar não navegam no ouro? Com certeza que o mérito existe também entre alunos mais favorecidos, mas é aos carenciados que o estado tem de olhar.
Tina

Anónimo disse...

Certamente estamos perante uma proprietária/proprietário..

Joana Santos disse...

A maior parte das casas camarárias é destinada aos carenciados - pessoas com rsi, ciganos, etc...

marta disse...

Se calhar uma parte do problema são os 28% de imposto, é um exagero!

Anónimo disse...

Você é que não te noção de nada de nada... Para já não falei em mim, falei sim de uma amiga ( mas tb n é por aí), casas e creches a esse preço são caras em qualquer parte do país, gastar gasolina, portagens, tempo não é mentira, se bem que andar dentro de Lisboa de carro perde-se muito mais tempo. Dei um exemplo, pois como o seu primeiro comentário parecia estar a passar um atestado de estupidez aos demais, muitas pessoas querem viver no centro de Lisboa nem que seja num buraco qualquer, quando isso é financeiramente insuportável para a maioria das pessoas, mas o que interessa é viver em Lisboa, existe opções, só dei um exemplo, até por que o Cartaxo é uma zona muito procurada.

Anónimo disse...

Há voos baratos para as ilhas fora das épocas que interessa aos estudantes ir a casa, que é nas férias.

Anónimo disse...

Então Anónima dos Açores, informe-se sobre a sua terra:
https://encaminhamentos.sata.pt/

Qualquer pessoa pode comprar um bilhete de ida e volta do continente para qualquer ilha dos Açores e tem um reencaminhamento grátis para qualquer outra ilha, através de voos da SATA, que são subsidiados pelo Estado (o voo original não tem de ser através da SATA). Ou seja, pode comprar um low-cost Ryanair Lisboa - Ponta Delgada e solicitar este reencaminhamento gratuito para o Corvo. Há diversos sites e blogs a explicar como funciona, bem como esse site oficial.

Anónimo disse...

Na universidade existem os Premios de Merito que esses sim sao para os melhores alunos independente do dinheiro q têm. No meu tempo o premio anual era 5 salarios minimos, bem bom. No secundario tb costuma haver premios mas aí depende da escola/concelho. Onde andei era premio unico de 750€ para o melhor aluno a acabar o secundario.

mysupersweettwenty disse...

Anónimo 19 setembro, 2018 16:14
Percebe que ter um sítio para viver é uma necessidade básica e ter uma mala de 3000€ não?

Anónimo disse...

A ver se nos entendemos: eu gosto de sitios pequenos e sou feliz assim, ha malta q gosta de cidades grandes e viver no centro e é feliz assim.

O q eu nao compreendo é malta que se queixa da quantidade de turistas em lisboa, dos buracos na calçada, do transito e das rendas altas e continua a viver em lisboa. Se nao gostam vao p outro lado! Nao compreendo mesmo como alguem critica tanto uma cidade e se queixa mas continua la. É como estar c um namorado q se odeia mas continuar a relacao... qual o sentido!?

Eu estive um ano a viver e trabalhar em lisboa. Odeie. Vim-me embora. Isto é ser logica e coerente. Tenho colegas q ficaram e estao felizes. Mas ha malta aqui dos comentarios q n se percebe pq se queixam tanto e continuam la.

Anónimo disse...

Tudo na vida é relativo. Estou a construir uma moradia terrea de 250m2 ja c garagem. Para voces q têm um apartamento de 85m2 sera grande. Para a familia e pessoas da aldeia onde nasci é uma casa pequena, aqui geralmente têm 300m2 com 2 pisos e a garajem ainda adicional num anexo.

Quanto á confusao, bem, eu acho Coimbra grande e escolhi morar na cidade sede de concelho, tenho escolas, supermercados, hospital, bancos, farmacia, restaurantes, etc. As pessoas da minha aldeia acham q sou coitadinha porque nao tenho terreno na aldeia p construir casa, e tive de ir “morar p a cidade” , mas eu n queria ficar numa aldeia pequena so c 1 cafe e 1 mini mercearia e ter de ir de carro á cidade sempre q precisasse de um serviço.

Ja agora: os lisboetas gostam de confusao, mas dp adoram ir de ferias p o turismo rural em q basicamente recriam as condicoes da aldeia onde nasci :-)

Anónimo disse...

E o que seria razoavel? Não sou proprietaria, quem me dera, nem tenho mesmo onde cair morta, mas as rendas em portugal estao pela hora da morte, e ja vi muitos T2 bem fracos por 1200€, o que dá 600€ por quarto. Acho tao mau 600 por quarto como 1200 pelo T2.

Claro que devia haver atenção especial aos estudantes, mas isso devia ser o estado a organizar formas acessiveis para os estudantes virem, como dormitórios (como há na Nova de Campolide, ou havia..). Os proprietários estão a fazer o seu papel de fazer render o imovel...ou mesmo a usar essa renda para poderem pagar eles proprios uma outra renda. Mal não esão os proprietários, estão as leis.

Anónimo disse...

Pois mas será que há mesmo necessidade de haver tudo no centro? Não me refiro ao comércio e restauração mas a vários hospitais tribunais universidades serviços públicos a meia dúzia de km de distância?só acho que lisboa e porto são cidades caóticas porque diariamente se assiste a este boomerang de pessoas rumo ao centro porque parece existir uma obcessão que tudo tem que ser ali.

Anónimo disse...

Concordo Marta. 28% de imposto é um exagero. Sobretudo porque quando se compra um imóvel já se paga um disparate de dinheiro em impostos, anualmente no IMI, na Taxa de Conservação de Esgotos, etc. Por isso é que muita gente arrenda sem declarar.
Eu tenho dois apartamentos em Lisboa arrendados com contratos e impostos em dia, cobro renda alta e exijo 3 meses de caução. Só faço contrato nestas condições e contra a apresentação da declaração dos dois últimos anos de IRS e dos 3 últimos recibos de salário. Quem quer quer e quem não quer pode ir andando para os subúrbios. E nos próximos contratos vou começar a exigir Registo Criminal.

Anónimo disse...

Confesso que estou pouco informada da legislação portuguesa mas penso que seria uma ótima sugestão para um futuro post da pipoca. Fica a dica😉

Anónimo disse...

1500€ paguei eu de caução há 10 anos quando arrendei um apartamento em telheiras, valor que reavi no fim quando saí porque comprei casa. Valor esse que nunca me preocupei, pois estimava a casa como se fosse minha e sabia que quando saísse me iria ser devolvido. Agora o valor das rendas, isso sim, um absurdo, é o pais que temos sem control e com muito xico espertismos.

Anónimo disse...

Percebo o seu comentário mas há faculdades e faculdades.

Anónimo disse...

Tal como há cursos com mais prestígio em certas faculdades. Há sítios que só contratam se tiver andado em determinadas faculdades.

Anónimo disse...

"Ja agora: os lisboetas gostam de confusao, mas dp adoram ir de ferias p o turismo rural em q basicamente recriam as condicoes da aldeia onde nasci :-)"

Nem por isso, eu prefiro viajar pelo mundo, e vivenciar todo o tipo de realidade, muitos sítios bem mais caóticos que Lisboa.

Anónimo disse...

Pode dizer onde é que é o seu T3 renovado nas Avenidas Novas que comprou por 240 mil euros em 2017? Em que rua fica? E em que andar? E tem contingências? Penhoras? Desculpe, mas fazer dos outros parvos não é boa estratégia. É óbvio que um T3 renovado nas Avenidas Novas em 2017 já era um preço muito baixo para a zona. Algo se passa com esse imóvel ou com a pessoa que o vendeu. Por favor, responda com sinceridade.

Anónimo disse...

O curso que fiz só existe em Lisboa, por exemplo.

Anónimo disse...

Anonymous20 setembro, 2018 14:51, não percebo o que quer dizer. "Parece existir uma obcessão que tudo tem que ser ali". As coisas ou estão ali ou não estão. No meu caso, o que me interessa ter no centro não são tribunais, universidades nem serviços públicos, é mesmo cinema, centros comerciais, restaurantes, etc. E também tem muito que ver com o ambiente que se gosta, eu gosto de Lisboa (e não acho na caótica) e para mim não há nada melhor que andar pelas ruas, passear Chiado, etc. É nesse ambiente de cidade que me sinto bem, portanto porque motivo, para lá do preço das rendas, haveria de querer viver nos subúrbios?

Anónimo disse...

Anonimo das 11:51 pode clarificar? Nao percebi o q é extraordinario no comentario q fez. Eu e o meu marido gastamos en media 85€ por mes e comemos bem. Mas por ex temos o almoço todos os dias na cantina pago pela respectiva empresa. Claro q nao se pode comparar a quem ten de fazer marmita p o dia seguinte, logo vai comprar mais comida no supermercado. O que recebemos dos pais é apenas batatas, azeite e fruta. Portanto se tivesse de comprar isso talvez chegasse aos 100€/mes p duas pessoas. Logo a sua amiga com 50€/mes em comida no supermercado n me choca, depende de varios factores. Outro ex, nós temos um cartao de desconto da empresa dele q da 7% de desconto no Continente p tds as compras, e depois eu coordeno as compras p usar os cupoes de desconto, o q gera grandes poupanças. Por ultimo, posso-lhe dizer q temos zero desperdicio: tenho a despensa tda organizada por data de validade, nunca tivemos de colocar um produto fora, e cozinhamos exactamente a quantidade q vamos comer ( seguimos os pesos de carne e hidratos recomendados p um adulto saudavel da OMS).

Se isto da trabalho a organizar? Claro q sim, mas é a nossa opcao. Tenho um colega de trabalho q gasta o mesmo q eu e so faz comprar no lidl de marcas brancas e ainda recebe muita coisa dis pais, mas la está ele n organiza nada, vai ás compras qdo os produtos acabam em casa e coloca muita coisa no lixo, mas diz q n está p se chatear a organizar td como eu. Sao opcoes.

O q quero dizer é q saber se a pessoa vive bem ou mal a gastar 50€ por mes em comida no supermercado é relativo pq nao sabemos mts outros factores q podem influenciar isso.

Anónimo disse...

O preço das rendas é o valor que representa o esforço e investimento do proprietário e a procura do mercado. "É A ECONOMIA ESTÚPIDOS!"
A época de viver em casa dos outros a estragar tudo "ao preço da uva mijona" acabou.

Anónimo disse...

Pois, nós os ricos é que temos que fazer caridade, certo? Já não basta dar-vos emprego muitas vezes com um retorno de produtividade miserável porque estão nos blogues em horário de trabalho, certo?

Anónimo disse...

Decididamente os valores de quartos/casa para arrendar está um absurdo.
Em 2006 quando entrei na Universidade do Algarve pagava 190€ por um quarto, com despesas incluídas. No final do curso (em 2009) fui estagiar para Lisboa e fiquei num quarto no Campo Grande onde já pagava 350€ (logo aí notei uma grande diferença de preços), não sei se é uma zona de Lisboa cara ou barata, só sei que na altura foi muito difícil arranjar quarto.
Atualmente vivo em Albufeira há 8 anos e está cada vez pior, chega ao ponto de haver um T1 a 1000€, pedirem 5 rendas de caução ou muitas vezes só arrendam de Outubro a Maio, depois só à semana para férias a 600€ a semana. Já tentámos comprar um apartamento, eu e o meu namorado, mas como eu não estou efetiva não nos dão o crédito.

Ângela disse...

Vá, quem tem a pilinha maior? Decidam-se lá, tenho a panela ao lume...

Anónimo disse...

Ainda bem que não gostamos todos do mesmo! Há casas para todos os gostos e locais também, eu nem que me saísse o Euromilhões morava no centro de Lisboa, detesto barulho, confusão e pessoas no geral, gosto mesmo é de abrir a janela e ver pinheiros e ter piscina no jardim mas isso tem a ver com a personalidade das pessoas, prefiro pegar no carro mas morar num sítio que combine comigo, pouco me interessa que tenho de apanhar uma auto estrada para ir trabalhar, mas há quem ache que estar mais de 15min a pé do trabalho nem pensar, vamos respeitar todas as opções que são válidas, interessa é que a pessoa se sinta bem com a sua escolha, o que está a acontecer actualmente é que a maioria anda a ser empurrada para sítios que nunca desejou viver à conta de uma bolha/especulação que vai acabar muito mal

Anónimo disse...

Sim porque os senhorios são todos ricos! Só faltou dizer que deviam tirar aos ricos para dar aos pobres, ouça há muito boa gente que faz vida modesta para ter uma segunda habitação para obter um rendimento extra, essa de que todo o senhorio nada em dinheiro é só a maior patranha dos tempos modernos

Anónimo disse...

Verdade Margarida, por todo o lado ouço que o desemprego baixou, que o país melhorou, bla bla bla, mas a realidade do dia a dia não constato isso com ninguém, os salários não aumentaram ou até diminuíram, as casas são um absurdo, o supermercado muitos produtos aumentaram nos últimos meses, o combustível não para de aumentar e ninguém fala, os únicos sítios onde acho que realmente não deve faltar lucros são nos concertos, sempre esgotados, não sei como ganham as pessoas para irem a tanto evento cujos bilhetes são umas boas dezenas de euros

barcelence disse...

Mas, nos casos que têm vindo à baila, as rendas são caríssimas mesmo sem recibo. A escolha é do Senhorio, não propriamente do inquilino.

Anónimo disse...

Carolina Veloso,

e se não aceitamos, ficamos em casa. O que acha que é melhor?
Está muito fora da realidade.

Anónimo disse...

Ter um orçamento familiar de 5000€ mensais e vir para aqui dizer que não encontra uma casa "decente", só pode ser a gozar.
Diga-me o q fazia com 1000€ mensais pff, que fiquei curiosa.

Anónimo disse...

Anónimo20 setembro, 2018 09:39, aqui existe IPSS, colégios privados a 300 euros e o jardim de infancia do cartaxo, que é privado faz as mensalidades consoante o irs. Não são amas e escadas. Além disse temos amas que trabalham por conta da cruz vermelha, um serviço exclusivo ao concelho do cartaxo.
Nota: não se se sabe as as creches são todas privadas, não existe creches públicas

Anónimo disse...

Não acho muito justo dizer que as pessoas são uma nódoa a procurar. Claro que há quem espere que lhe caia tudo ao colo, mas não acredito que seja a maioria das pessoas.

Se comprou um T3 remodelado nas Avenidas Novas por 240 mil euros, óptimo, fez um excelente negócio, mas teve também muita sorte. Eu dou todos os dias graças por ter conseguido comprar a casa que comprei ao preço que foi, pois reconheço que tive muita sorte nesse aspecto (e quando digo sorte não me refiro a ajuda monetária, foi mesmo sorte no valor da casa).

No entanto, tenho andado à procura de casas para outras pessoas e está impossível, os preços estão ridículos.

E, desculpe, mas não acho normal dizer que €300 por uma creche não é muito. E quem tem dois filhos em simultâneo na creche? Acha que €600/€700 é razoável? Depois são as vagas nas IPSS que são quase inexistentes, além de que nas IPSS as mensalidades podem chegar aos €350, por vezes há privados mais baratos.

Mais, se juntar uma renda de €600 ou €700 (que deve ser mais ou menos o que paga pela casa que comprou) a uma mensalidade de €300 de creche, mais despesas de água/luz/gás e supermercado, a não ser que ganhe bastante bem não dá propriamente para viver à grande (mas isto sou eu que faço questão de poupar nem que seja um bocadinho todos os meses).

Anónimo disse...

Faz todo o sentido o que diz a anónima das 09:37. Eu que vivo a 35Km e passo 2 horas por dia no trânsito, adorava passar esse tempo no jardim com o meu filho, ou ir às compras à mercearia da esquina quando faltasse alguma coisa durante a semana. Moro numa vivenda grande e moderna mas trocava já por um apartamento pequeno no centro de Lisboa. Pena é que o valor desta casa na periferia não chega para o apartamento pequeno na cidade.

Anónimo disse...

Por favor, diga como é que encontrou essa casa!

Anónimo disse...

Anónimo das 00:34, acho que a anónima original queria dizer que os menos de 100 euros por mês não cobrem o custo real de um curso superior, sendo que o Estado paga o resto. Ou seja, que as propinas em Portugal são demasiado baixas, não demasiado altas. Idealmente, se fossem mais elevadas (como no Reino Unido), mais dinheiro estaria disponível para investir em recursos e infraestruturas universitárias. Contudo, menos pessoas poderiam suportar o encargo financeiro.

Anónimo disse...

Caro amigo...com 5 mil euros até no centro de paris consegue viver.Só se tiver enterrado em créditos é que acredito.Menos

Anónimo disse...

É impensável sim. Sou enfermeira e tenho uma menina de 2 anos. Como não temos apoio familiar, dado estarmos ambos deslocados, pensamos em eu pedir redução de horário. Nos recursos humanos disseram me logo que nem valia a pena solicitar tal coisa.

Anónimo disse...

O nível de vida dos portugueses não melhorou assim tanto?
Ora expliquem-me lá sff a quantidade enorme de viaturas novas nas ruas, e financiamentos a 120 meses. SÓ mega carros, ah pq pequeno não dá para show off. Ora expliquem-me lá as férias na Grécia e nos maiores paraísos da europa, Tenerife, Caraibas. Ahhh expliquem-me la sff de onde sai o money para roupas de grife? Unhas de gel? Cabeleireiro 2 vezes por semana? Expliquem-me lá sff de onde sai a gaita para comer fora todos os dias nos points da moda das maiores cidades de Portugal.
Ahhhhhhhhh poupem-me please.

Nana disse...

Em relação às creches... Tirei o meu bebé de uma IPSS em que o valor maxmáxo o ano passado era 340€ e este ano decidiram aumentar para 420€. Fazem o que querem!!!! Sim, estou mesmo a falar de uma IPSS!!!

Myu disse...

E eu tb só fui estudar, há 17 anos atrás (!!) pq consegui uma bolsa de estudo e fui para uma residência universitaria dos serviços sociais a partilhar quarto, com cama de beliche. éramos 3 e pagava 80 eur... consegui ter um terço de prateleira num frigorifico e 40 cm de espaço no armario para guardar mercearias, pq éramos 30 no total. Hoje em dia acredito que tb não haja muitos miudos que se sujeitem a isto para poderem poupar algum aos pais...mas de facto lisboa está inacreditável de preços de quartos :/

SBarreiros disse...

Anonimo das 17 h15, acha surreal uma ipss a 270? Nós pagamos 380!!!

Anónimo disse...

concordo ;) Nao desista, se é um objetivo. tenho um irmão que se meteu na universidade depois dos 35 e conseguiu! MT

Anónimo disse...

Ia comentar isso mesmo...

Anónimo disse...

Pelo que me tenho apercebido, este problema está por todo o país. Até em Vila Real e em Évora. Anda tudo maluco.

Anónimo disse...

Eu vivo na Caparica, o tempo que se perde em transportes para ir para Lisboa é de cortar os pulsos (seja em transporte particular ou transporte publico). Já pondero procurar trabalho para outras cidades fora do litoral ou até para o estrangeiro. Já vivi no norte de Espanha e apesar dos preços das rendas serem mais ou menos como os de cá, ganhava mais 300€ brutos mas liquidos dava quase mais 500€ (já me pagava a renda da casa). Simplesmente porque ali a segurança social é taxada a 6% e os escalões de IRS correspondem a metade das percentagens praticadas cá. Além de que as coisas no supermercado são notoriamente mais baratas. Somos roubados descaradamente neste país.

Helena disse...

Em Évora passa-se o mesmo! Ainda hoje saiu uma notícia sobre isso: https://www.diariorural.pt/2018/09/20/estudantes-manifestam-se-em-evora-contra-falta-de-quartos-e-aumento-das-rendas/
O mercado de arrendamento está igual, T1 no centro histórico de Évora, 700#.. é ridiculo :(

Annie disse...

T2 a 250mil no Infantado só com cerca de 10 anos... os que estão em construção ultrapassam os 300mil... Colinas do Cruzeiro ainda mais caras... mas mesmo os que ainda nem sairam do papel estão quase todos vendidos...

Unknown disse...

O lucro real do arrendamento não pode ser calculado mensalmente, vejamos:
Com os mesmos encargos que apresentou, o valor líquido ao final do mês será diferente para quem está a pagar um empréstimo pelo imóvel e para quem é o real proprietário e fez um investimento.
Ainda com estas diferenças, é errado pensarmos como senhorios que, ao final do mês, depois de recebermos a renda, pagar impostos, IMI, empréstimo e todas as despesas inerentes ainda tem que haver lucro. O lucro terá 20, 25 ou 30 anos depois quando vender o bem. Convenhamos que, ainda que não sobre nada mensalmente, é um bom negócio ;)
É apenas a minha opinião, imparcial, até porque "todos" nós temos a hipótese de fazer semelhante investimento. Dificilmente veremos casas arrendadas por um valor inferior ao que o senhorio paga de empréstimo, portanto não há lucro imediato, mas haverá mais tarde.

Elisabete Pereira disse...

Barcelence concordo plenamente contigo, nem que eu seja velhinha, é um objectivo que pretento cumprir, não sou uma pessoa amargurada por causa disso, porque acredito que irei conseguir, também conheço pessoas que fizeram o mesmo.

Anónimo disse...

Mais uma pessoa que acha que para viajar é preciso uma fortuna 🙄 mas também pela descrição deve estar a falar de alguém em específico que conhece, para até saber quantas vezes vai ao cabeleireiro.

Anónimo disse...

Peixe a menina precisa de umas aulas de Economia. Ou de aprender a não dizer disparates em áreas que claramente não domina.

Anónimo disse...

Em relação ao resto não posso comentar, mas acho que as coisas nos supermercados em Espanha são mais caras. Comparando Lisboa com Madrid a diferença é notória.

Anónimo disse...

Mas Olivais é periferia aonde?

Proprietária disse...

Ana Rita eu sou a única proprietária dos meus imóveis e sei exactamente do que estou a falar.
Tenho mais lucro com a casa fechada do que com maus inquilinos. Se vendesse um imóvel agora teria um excelente lucro mas precisava de investir noutro imóvel a curto/médio prazo para não ser novamente lesada em termos fiscais.
Um proprietário deve sempre ter lucro com um arrendamento, a prazo imediato ou a médio/longo prazo, quer seja o único titular do imóvel quer este tenha ~dívida ao banco.

Paranoias disse...

Isto tudo teria uma solução... mas nem tão cedo.

É, de facto, inacreditável que se estejam a praticar este tipo de alugueres com este tipo de condições.
Com o boom do turismo, os preços dispararam, a necessidade de registos dos ALs dificultou a vida a muita gente... e facilitou aqueles que estão na ilegalidade. Porquê? Porque os que estão registados gastaram dinheiro para estarem dentro da lei, mas estão a ser apertados até aos calcanhares, todos os dias surgem novas leis para desencorajar quem está no AL de forma legal. Contudo, os que estão ilegais, continuam assim, sem grande aperto das autoridades competentes.
Esta subida de preços é normal, o que acontece é que o país continua a explorar aqueles que precisam de sustento, ordenados mínimos miseráveis, que hoje nem pagam um quarto, apartamento ou casa, com condições minimamente decentes, dignas dos dias de hoje. O problema é que continuamos, enquanto povo coitadinho a aceitar tudo isto… ordenados ridículos quando comparados com o resto da Europa, mas o nível de vida chegou a valores estupidamente altos quando comparados com a realidade do país. É a evolução, pois é… mas para aqueles que mandam, continua a ser conveniente o nível de vida elevado com o povo a ser explorado.
Há 10 anos atrás, um ordenado de 650€ era um luxo, muito acima do ordenado mínimo (que rondava os 400€)… hoje, uma pessoa com ordenado a rondar este mesmo valor (650€) não tem qualquer poder de compra… ou dorme debaixo da ponte, ou então vai ter de andar endividado e a pedir ajudas aqui e acolá. Ou então paga uma casa/quarto/apartamento mas depois tem de roubar para não passar fome.
Isto tudo para dizer que, de facto, é exorbitante o que se pede hoje em dia por quartos/casas/apartamentos, se tivermos em conta os ordenados miseráveis no nosso país.

Anónimo disse...

Então, para toda a gente que perguntou: como sabem, as Avenidas Novas são uma freguesia grande, que incorpora as antigas freguesias de São Sebastião da Pedreira e Nossa Senhora de Fátima. Era nessa área ainda grande que eu andava à procura de casa. Já tinha visitado alguns imóveis de que não tinha gostado e deixado o meu contacto a esses agentes imobiliários, explicando o que me interessava e eles iam-me enviando anúncios. Eis que um dia uma dessas agentes (da Remax) me enviou um anúncio que ainda não era público, estava na rede interna da agência e pelas fotos/localização me interessou bastante. Realizei a visita, adorei a casa e uma vez que estavam a pedir 240 mil por ela e que eu já sabia que isso era um bom preço para a casa/zona em questão, fiz uma proposta no dia seguinte a esse preço. Passado 1 semana disseram-me que tínhamos ficado com a casa. Os proprietários eram um casal com 2 filhas que queriam mudar para a periferia. A mulher estava grávida e queriam vender o mais depressa possível para também comprarem a sua casa nova e mudarem antes do novo ano escolar, mas ao mesmo tempo queriam flexibilidade quanto à data da escritura, porque, com o parto iminente, a mesma podia ser alterada. Como estávamos num apartamento arrendado e tínhamos de dar o pré-aviso de 4 meses, mas o senhorio era flexível, concordámos com essas condições, adaptámo-nos aos timings deles. Disseram que foi a conjugação de termos oferecido logo o preço pedido + flexibilidade nos timings de mudança que nos fez ganhar a proposta.

O apartamento tinha sido totalmente renovado 10 meses antes de nos mudarmos. Não fizemos uma única obra, estava (e está) como novo. Como referi, é um t3 pequeno, cada um dos 3 quartos é pequeno, mas tem um pequeno pátio também (é um R/C, o prédio não tem elevador, nem garagem, mas só temos um carro que apenas usamos o carro ao fim-de-semana, temos dístico de residente e está sempre estacionado à porta).

A casa não tem nenhum problema (nenhum encargo legal, nem nada de "errado" que nos tenhamos apercebido em 1 ano a viver lá), foi simplesmente um bom achado. Mas, como referi, tenho amigos e familiares que compraram na mesma altura, não queriam gastar tanto dinheiro e compraram t2 grandes também todos renovados em zonas como Olivais e Massamá e foi fácil encontrar, só procuraram uns 2 meses. Mesmo eu vi muitos apartamentos com áreas de 85-100m2 nas Avenidas Novas abaixo dos 200mil, mas que teriam de ser totalmente renovados. Mas não me interessava ser eu a fazer essas obras, preferia comprar já renovado, mas eram um investimento com potencial.

E respondendo às pessoas acima, como viram pelo interesse demonstrado por outros comentadores, isto é um bom preço para o centro de Lisboa. Tal como acho que conseguir uma creche na privada capital que me fica ao pé de casa ou do trabalho e que me parece boa a 300€/mês, está aberta todo o ano das 7h30 às 19h, considerando a imensa oferta de creches a 500€ e 600€ e tanta gente a pagar esses valores, me parece perfeitamente razoável.

É óbvio que viver em Lisboa não compensa se se ganhar o salário mínimo. Mas eu e o meu marido viemos para Lisboa precisamente porque aqui temos empregos melhores e melhor pagos que em qualquer outro lado de Portugal. São 2 salários razoáveis a entrar e poupamos em imensas outras coisas: levamos marmita para o trabalho, andamos a pé, não temos empregada doméstica, não fumamos, etc. Dá perfeitamente para viver um bom nível de vida, com qualidade e poupar todos os meses.

Anónimo disse...

Já morei numa cada com 85m2. Normalmente deixava os sapatos à porta para o garrafão da água caber dentro de casa. No Verão dormia com um braço fora da janela para ter mais espaço. O problema era no inverno, porque não conseguia deixar o braço de fora com o frio. Mas como sou despachado acabei por encontrar a solução ideal. Dormia em cima do braço. Acordava com formigueiro nesse braço mas passado pouco mais de 2h já o começava a sentir de novo. Revelou-se tão boa escolha que nem terão chegado a 50 as vezes que entornei o café na camisa ao pegar na chávena com esse braço. Na verdade até eram mais as vantagens porque nem sequer sentia quando a chávena estava a ferver. Ainda hoje me rio quando vou tirar o cartão de cidadão e me pedem para recolher a minha impressão digital - acham sempre que a máquina está avariada!

Anónimo disse...

Tenho algum dinheiro de parte e até estava a pensar investir num pequeno apartamento para por alugar, nada de airbnbs nem coisa do género, um rendimento não superior a 600€ mês, mas depois de ter visto as contas desta senhora fiquei a matutar e fazer contas, mas valerá a pena empatar dinheiro num bem quando o retorno é menos de metade mais a chatice inerente de não sabermos quem pomos dentro da casa ou se até vai deixar de pagar? Não valerá mais estar numa aplicação qualquer sem risco mesmo sendo a taxa mais baixa? Alguém que esteja mais por dentro do assunto pode dar uma opinião? Muito obrigada

Anónimo disse...

Um estudante que venha das ilhas tem uma comparticipação de 50% nas deslocações ilhas/continente, se não estou em erro. Para além do apoio por ser proveniente das Madeira ou Açores, e apoio nas propinas. Conheço o caso de uma pessoa que só em apoios e bolsas, vinda da Madeira, pagava todas as despesas e ainda poupava todos os meses.

Anónimo disse...

Nao lhe foi oferecido um quarto. Foi-lhe oferecido um valor de 350€ mensais para pagar o quarto. O problema é q ele n arranjava nenhum quarto por 359€.

A bolsa de merito nao é pela media de entrada, é para a media q se tira no curso e é para os melhores alunos por faculdade e nao por curso. Ou seja ele teria de estar entre os x melhores alunos da faculdade. A quantidade de bolsas depende do nr de alunos. Eu estudei na Faculdade de Economia em Coimbra e tinhamos 4 bolsas. Entrei com media de 19,4 e tive media de 18 durante o curso e consegui a bolsa todos os anos. Mas posso-lhe dizer que na Faculdade de Ciencias havia 12 bolsas e a malta que ganhava era tudo de 18,5 para cima. E tirar boas notas na faculdade nao é tao facil como no secundario. O Tecnico é a melhor faculdade de Engenharia do país, todos os genios vao p la, os melhores alunos dos varios cursos têm medias altissimas. Isto p dizer q seria impossivel ele ter a certeza q iria conseguir a bolsa todos os anos.

Anónimo disse...

Certo, eu tive colegas q fizeram cursos de ingles em escolas prestigiadas ou foram fazer erasmus p londre ou paris e têm isso no CV e eu n fiz pq a minha mae n tinha dinheiro. P tudo na vida ha quem tenha dinheiro e quem nao tenha. Eu sei q o curso de Gestao na Catolica no Porto ou na Nova em Lisboa tinha mais prestigio do q em Coimbra, mas pronto, teve de ser em Coimbra. Nao percebo a insistencia das pessoas em ir p Lisboa e falaram disso como se fosse o fim do mundo se n forem, como se n houvesse outras universidades e outros cursos. Quem tem dinheiro vai quem n tem n vai. Eu tb gostava de ter um mercedes e ando com um fiat....

Anónimo disse...

Isto é uma bolha gigante que há de rebentar em poucos anos... das duas uma, ou vamos ter uma cidade como São Francisco, com montes de sem abrigo pelas ruas, ou vão andar a rastejar para conseguirem arrendar as casas porque os estrangeiros já viraram o rumo para outro lado.

Anónimo disse...

Os estudantes haviam de se reunir, pegar em tendas e acampar nos passeios das principais avenidas e praças de Lisboa.

Anónimo disse...

Gosto muito das comparações dos preços das casas e valores de arrendamento entre Lisboa e outras capitais europeias... Só não comparam é os salários...

Anónimo disse...

As pessoas não têm mesmo noção. Virem-se queixar por ganharem 5000€/mês. E queixarem-se dos T2 novos a meio milhão em Oeiras (claro! Esses têm piscina, vista de mar e são em frente da praia!!)

Fernanda disse...

A ou o Anónimo (1º) só pode ser senhorio. Tem todo o discurso que eu ouço há anos. Além do mais, deve estar a aproveitar-se à grande desta situação. E, muito provavelmente também a fugir ao fisco.

Anónimo disse...

Querida Proprietária, Por acaso moro em Telheiras, ap arrendado. Mas neste caso sem mobília do senhorio. Mas como a renda é aceitável estou cá há 7 anos. Rendas demasiado altas...pedem inquilinos temporarios. Óbvio que furo as parede e as sujo. Esperam o quê? Pes de lã? Durante 7 anos? Se ao fim de 10 anos o senhorio tiver de limpar as paredes não me parece grave. Se paga imi...not My problem. Durante os primeiros anos não pagou. Pensam que é tudo lucro...

Anónimo disse...

Pipoca os t5 em alvalade estão mesmo a 3000. T1 só acima de 800... Se souberem de t3 a menos de 1500 avisem! Infelizmente estou a protelar ter filhos pq não me apetece ir viver para o cacem...

Anónimo disse...

Isto não tem nada a ver com o neoliberalismo, mas com a especulação! A bolha continua e desta vez no imobiliário...
O Estado devia fazer o seu papel, que é fiscalizar, fiscalizar e penalizar os incumprimentos, mas não o faz...Lisboa está cheia de turistas que pagam taxa diária à autarquia e nunca esteve tão porca e mal cheirosa como agora. Ontem tive que chamar a PSP porque os camones do A.L. estavam a festejar às duas da manhã, coisa que não fazem nos países de origem e julgando que no Sul da Europa ninguém trabalha, mas o carro patrulha chegou passado duas horas...e haver um carro na esquadra deve ser milagre!

Anónimo disse...

Vivo em Lisboa. Comprei casa no bom tempo. Os meus filhos não podem ir a pé para a escola. É longe e não é seguro. Ao fim-de-semana tenho que usar o carro para ir às compras e durante a semana usos os transportes. Isto não é uma vila com tudo à beira-da-porta.
Estou farta dos aviões, estou farta do barulho (tenho vidros triplos, estou farta das filas para tudo e mais alguma coisa, mas o preço das casas nos subúrbios já é tão elevado e a idade já pesa, que não consigo arranjar um T4 a um preço simpático fora daqui!

Anónimo disse...

E eu também, há mais de vinte anos, com renda atualizada anualmente! Estudei na FCSH e pagávamos o mesmo, num T4 partilhado nas Av. Novas, com uma vista maravilhosa e ao pé da faculdade.

Anónimo disse...

A questão é que os bairros sociais são para quem nunca pagou impostos e as cooperativas de habitação são para os sobrinhos dos autarcas...

Anónimo disse...

Pois proprietária, os inquilinos pensam que é tudo lucro. Atenção, não defendo especulação, mas os inquilinos por vezes esquecem-se que um proprietário se tiver tudo em ordem nas finanças, tem que pagar 28% ao mês por cada renda que recebe, mais IMI, alguns também o condomínio, e não se esqueçam do desgaste das casas. Sei do que falo por experiência própria.

Anónimo disse...

Anónimo das 16:14, a sério? A sériooo? É que já faltava o recalcadinho do costume

Anónimo disse...

Não deve ter filhos... just saying.
Que comentário triste, espero que também tenham "desistido" assim de si

Anónimo disse...

Posso saber em que mundo vive? Há cursos que SÓ há em Lisboa. Cada um dá a sua opinião sem pensar um bocadinho que seja...

Anónimo disse...

Meu Deus, quando fui para a faculdade já era mãe, o meu filho tinha 3 anos na altura. Entrava às 8h no trabalho pois se entrasse às 9h não podia sair às 17h30 para chegar a tempo às aulas. Chegava a casa por volta da meia noite e ainda ia ver se o maridão tinha tudo organizado para o dia seguinte, pois sozinho com tanta coisa...eu lá ia ajudando no que podia. Os fins de semana eram para estar com a família e estudar e fazer trabalhos...como é que fazem jovens de todo o Mundo para conseguirem estudar? Trabalham!!!!!! Trabalhem para ajudarem os pais, não queiram tudo de mão beijada! Olha que dinheiro para darem para um quartinho de hotel nas férias já há! Quem tem casas tem todo o direito de as valorizar, desde que paguem os seus impostos.

Anónimo disse...

Anónimo das 19 setembro, 2018 22:53, 36000 libras por ano, não é preciso ser um grande emprego em Londres. Informe-se la melhor.

Anónimo disse...

Mais do que ser ridículo, escandaloso, abusivo... eu acho que é angustiante. É triste. É desencorajador.
Estudar/ter formação não deveria ser considerado um luxo.

Rita

Carlos disse...

Parece-me que se houvesse uma fiscalização eficaz, isto não aconteceria tanta vez, até porque a maior parte destas situações não pagam impostos. É tudo dinheiro "vivo". Por causa de uns a fugir, outros pagam mais do que deviam.

Anónimo disse...

Só uma sugestão: e o Estado ter residências de estudantes com preços acessíveis?
Quando a oferta privada não chega, o Estado tem de entrar com oferta pública.
Usando o teu exemplo da Nova, a residência da Nova no meu tempo albergava cerca de 100 estudantes, o que não é de todo suficiente para os cerca de 20 mil alunos (eu sei, que tentei que me fosse atribuído quarto e nunca consegui por "falta de quartos disponíveis").

O que acontecerá com a oferta privada quando os estudantes tiverem quartos a preços acessíveis oferecidos pelas Universidades?

O mesmo se aplica às restantes rendas. O que acontecerá às rendas praticadas pelos privados quando o Estado colocar alguns dos imóveis que já detém a alugar por rendas justas?

Queria só fazer lembrar outra coisa: com impostos de 28% sobre o preço das rendas, de uma renda de 1.000 EUR o proprietário apenas recebe 720 EUR, fora todos os potenciais riscos para o proprietário

PS: Fui estudante em Lisboa até 2012, e desde a data que sinto na pele a dificuldade de encontrar um quarto ou apartamento a preço que consiga pagar sozinha.

Anónimo disse...

Fez muito bem em abordar este assunto.No mínimo está tudo doido.
É a pura ganância!
Ganhar dinheiro sim, mas para tudo há um equilibrio.

Anónimo disse...

Eu procurei e digo-lhe que sim, é a realidade do que há publicado.
Esse T2 de que fala, apresenta condições de habitabilidade? Está publicado em algum site/imobiliaria?

Quando comprei o meu apartamento em 2017 e deixei a casa em que estava, vi a minha senhoria no espaço de 2 HORAS após colocar o anuncio online do apartamento para alugar, receber umas 5 propostas. Retirou logo o anúncio e deu-se ao trabalho de escolher quem queria.

Nota: o apartamento era um terceiro andar sem elevador, não mobilado, em Odivelas longe do metro e por quase 600 EUR/mês.

Anónimo disse...

EXACTAMENTE!

Anónimo disse...

Porque é que o Estado deve regular a que preço eu vendo/alugo o que é meu? Desde que tenha quem pague.
O Estado deve intervir, sim! Mas como concorrente, pegando nos milhares de habitações que tem na cidade de Lisboa, reabilitá-las e alugá-las! Criar residências de estudantes para a quantidade de estudantes que precisam de casa!
Reduzir os impostos sobre as rendas (28%).

Porque é que a solução tem de passar sempre por castrar quem tem bens?
Ou acha que se o estado colocar os imóveis que tem vazios alugados a preços dignos, a oferta privada também não baixa os preços?

Anónimo disse...

Estava a ver que não havia ninguém a pensar decentemente! (não sou senhoria, vivi os últimos 10 anos a alugar quarto/casa em Lisboa)

Anónimo disse...

Mesmo xD

Anónimo disse...

Quem não tem dinheiro vai para a periferia ? Piada... para gastar o pouco que poupa no aluguer em transportes. Sim, em transporte, trânsito, tempo, dinheiro e qualidade de vida. A menos que alugue um quarto numa zona periférica duvidosa (cova da moura talvez), tem conhecimento dos valores praticados na Amadora, Damaia, Alfragide e etc?
Isadora

Anónimo disse...

Sugestão: o meu filho entrou este ano no Externato Santa Teresinha Lisieux (na avenida Visconde Valmor), pago 330€ com alimentação, tinha excelente recomendações de amigos cujos os filhos passaram por lá, e até ver estou bastante satisfeita.

Tranquilamente disse...

Calma…
Já pensaram em comprar um apartamento e aluga-lo…?
Quando terminarem os estudos vendem o dito...boa?

Anónimo disse...

A questao dos arrendamentos é sobretudo ética! Eu vivo em Barcelona,cidade sobrelotada de turismo, ganho 1500€ e pago 935€ por um T4 na cidade. O mesmo trabalho em Lisboa tem uma remuneração cerca dos 900€...é evidente que ainda não nos podemos comparar com as grandes cidades europeias nos salários. Mesmo assim atrevemo-nos a cobrar os mesmo valores nos alugueres.O mais engraçado é que, en nome de uma cidade mais limpa e rehabilitada, empurrámos os cidadãos para as periferias. A final vai acontecer como em Barcelona onde é impossível conhecer um barcelonês!!!

Jss disse...

Boa tarde... Concordo plenamente consigo. E sei bem do que falo. Eu tenho um aparamento em lisboa que herdei,restaurei e a anos que alugo quartos,alias o predio todo e para esse efeito. No predio todo os apartamentos sao para estudantes. E e muito bem localizado. Fica na columbano. E aqui a dias tive uma discussao memoravel com um dos donos de um dos apartamentos. Porque me disse que eu estava a fazer concorrencia desleal. Porque alugava os quartos por quase metade do preco que ele e os outros alugavam e tinham sempre quartos vagos. Bem primeiro fiquei espantada por levarem o dobro do que eu peco. Nao consigo sequer imaginar um pai a pagar essa fortuna por um quarto!! Porque vamos ver a realidade como ela realmente e!! Os miudos que vem para a faculdade sao maioria portugueses,os pais trabalham a partida em portugal. Com os ordenados portugueses!! E eu ja fui estudante e na altura paguei quarto. E os meus pais ate trabalhadores independentes e nao tinham de abdicar do que fosse para me pagar o quarto,propinas,livros e gastos pessoais. Mas na altura eu ja achava aquilo um esforco abismal.
Tudo esta mais caro. Esta! Mas os ordenados nao subiram. Se eu quisesse enriquecer atraves da casa alugava a turistas cobrando as pequenas fortunas que cobram por noite. Eu nao quero dizer com isto que sou melhor que ninguem mas acho que ultimamente se perdeu a nocao. Principalmente em lisboa. E infelizmente e vai acabar por fazer com que muitos alunos fiquem em casa e desitam por nao ter como pagar tais despesas. Ou entao vao individar os pais ate ao tutano. E sinceramente acho lamentavel...

Anónimo disse...

Moro numa cidade universitária alemã, com cerca de 100.000 habitantes. Pago 200€ pela renda com todas as despesas da casa incluídas. A comida custa quase o mesmo que em Portugal, os passes mensais são a mesma coisa que em Portugal. Ah, e a universidade é gratuita. Por isso, pais de crianças, comecem a ensinar alemão/francês/holandês às vossas crias e mandem-nas para a europa aos 18 anos. fica mais barato do que essa brincadeira.
Eu tentei estudar no Porto em 2012-2013, e na zona do hospital de São João já estavam a começar com essas coisas. Quartos de 250€ sem as despesas. Fui maluquinha e antes preferi comprar o passe mensal de 100€ e ir e vir todos os dias de Braga.
E brincas, pipoca, mas já há quem alugue roulotes. Por 600€.

Anónimo disse...

Digam aí os vossos empregos para tomar nota.

Anónimo disse...

ah bom, passei o secundário todo com médias de 17 e 18 para só saber disto agora.

Anónimo disse...

aqui é tudo rico e tudo anónimo.
eu só queria que me dissessem o que fazem para tirar notas.
assinado: uma emigra que teve de sair do país para ganhar menos do que estas pessoas

Anónimo disse...

Eu estudei na UBI (Covilhã) e na altura pagava 125€ pelo quarto... 265€ pago agora pelo meu estudio, que é praticamente novo.. Sou de Lisboa e tinha uma amiga que era de fora mas estudava na Católica. Ela pagava 250 o quarto, já com despesas... Estamos a falar há 14 anos atrás!

Anónimo disse...

Anónimo 23:15, não só é possível como é obrigatório. Arrendar quarto sem passar recibo é ilegal.

Anónimo disse...

Maravilhoso, contrair um empréstimo para toda a vida para ter acesso à educação que deveria ser tendencialmente gratuita! O mais triste é que é precisamente para isso que caminhamos...

Sandra G disse...

Uma vergonha!!
A falta de sensibilidade das pessoas, fico chocada. Como podem pensar só no dinheiro, sem pensarem na parte humana??!!! Eu sou senhoria, a casa não é no centro de Lisboa, é já fora depois de Algés, está arrendada a uma família, inteira por 500 euros. E a declarar para as finanças. Coisa que muita gente não faz. Para mim é denunciar esses casos. Gostei do teu post Pipoca pelo menos falaste de um assunto que parece estar meio "escondido". Ninguém tem coragem de denunciar. Bjs

Sandra G disse...

Ora aí está, essa senhora tinha coração. Falava mais alto o ser humano que o dinheiro. :)

Anónimo disse...

boa tarde,

só para me dar como exemplo: vivi 30 anos em Lisboa e neste momento só para trabalhar porque nem com casa dada eu queria voltar. tenho um ordenado de 750€ e não consigo alugar um t0 para mim e 2 filhos mesmo morando nos subúrbios. ao que chegámos ...

Anónimo disse...

...um barcelonês não, mas nas ruelas atrás das ramblas os bairros são do pior. Devem ser os rendimentos mínimos lá do sítio. Ainda agora, um amigo meu italiano me disse que para os estrangeiros ricos permanecerem alojados no centro de Roma e os estrangeiros pobres receberem casas da autarquia desenhadas por arquitetos como o Álvaro Siza, os cidadãos que ali nasceram e pagam os seus impostos, têm que ir viver para as sete colinas...lá como cá!! A última vez que estive em Barcelona quase não conhecia a cidade, suja, mal frequentada, drogas e prostituição à vista de todos, muito mau...salvam-se o Miró, o Gaudi e o refrescante Sumarroca muscat!

Anónimo disse...

E esse dono do outro apartamento ao menos arrenda legalmente? É que as regras da concorrência não se aplicam a situações marginais... E já agora foi um argumento de rir.

Anónimo disse...

Eu nem para mim que já trabalho consigo comprar, as casas estão tão estupidamente caras que qualquer dia é preciso ter uma entrada de 100k. Eu não tenho.

Anónimo disse...

Ana Pires, estou a dizer lhe, que há uns meses, antes do verão, fui ao Infantado e um prédio que visitei pediam 250mil por um T2, e claro que era a estrear, outro construtor que tinha tudo vendido ainda em planta mas ia começar outro mais tarde, vi as plantas tinha vários tipos de T2, esse tinha uns por volta dos 220 e outros também pelos 250, não ia estar aqui a inventar não é? E sim as Colinas ainda são mais caras mas também já lá quase não tem grande construção nova, Moinhos do cruzeiro idem. Mas acham possível estes valores em concelhos como Loures e Odivelas? Simplesmente ridículo

Anónimo disse...

Nem mais, para férias low cost nas cidades europeiasjá há, para andarem de copo na mão no Bairro Alto já há, para correrem todos os festivais de música já há, se pegassem nesse dinheiro todo já era uma ajuda, e que tal também irem trabalhar, na minha família todos trabalharam enquanto estudaram, mas coitadinhos dos meninos

Anónimo disse...

São casos como o seu que me deixam ainda mais atónita com isto tudo, como é que uma mãe solteira com filhos, e há tantas por aí, se governam com um ordenado mínimo ou mesmo médio com o preço das casas assim, seja de compra ou arrendada e muitas vezes sem ajudas dos pais das crianças, são heroínas estas mães isso sim

Anónimo disse...

Medo total desta pessoa que acha que 85m2 merece essa descrição de terror com suposta piada! Lol. Deve viver numa daquelas casas enormes da aldeola que dão imenso trabalho a limpar e que são geladas no inverno, com a lareira foleirona a espalhar cinza a toda a volta e o naperon em cima da TV. Apartamentos giros e modernos no centro da cidade, com o essencial e sem estarem cheios de tralha (tipo os seus móveis de madeira maciça com as loiças que a bisavó lhe deixou), sabe? Actualize-se ;)

Anónimo disse...

Anonimo das 9h39 acha estranho pagar 80 de creche? Com o que eu ganho anualmente pago 83 numa ipss en lisboa, depende claro dos maximos e minimos que tem a creche

Anónimo disse...

a pipoca fez um post sobre os preços das casas e como é dificil para estudantes pagar. é perfeitamente normal que nos comentários se façam comentários sobre preços que pagam das casas vs salarios? ou nao? ou era suposto nesta caixa de comentários se falar sobre futebol? se o assunto nao vos interessa nao leiam o post

relativamente ao tudo rico eu pessoalmente acho que as pessoas sendo anonimas sao mais sinceras. qual o interesse em inventar? gabar-se para quê? ninguem sabe quem sao, acho mais normal a malta que inventa salarios mais altos quando estao em conversas com amigos/conhecidos.

eu sou contabilista numa empresa grande e tenho acesso aos salarios detalhados de todos. e há de tudo. há quem ganhe 4000€ limpos e tenha vários emprestimos porque quer ter vida de luxo, e quem ganhe 800€ e tenha um apartamento pequenino comprado em segunda mao (sem emprestimo). depende do emprego que se tem e da sorte que se teve na vida e das decisoes que se tomou.

tenho uma amiga licenciada em Gestão pela Universidade de Coimbra. Fazia contabilidade numa empresa em Coimbra e ganhava cerca de 700€/mes. Esteve la uns 5, 6 anos, nunca procurou mais nada, estava acomodada. Um dia foi despedida porque a empresa fez uma grande redução de pessoal. Como o namorado estava em Lisboa decidiu ir para la e começar a procurar emprego la. Entretanto viu um curso de Sistemas de Informação (nao sei o nome exacto....) e decidiu ficar um ano a tirar esse curso. Toda a malta comentou que era estranho e como é que o namorado a conseguia sustentar, mas foi uma decisão a dois e ele lá conseguiu, ganhava mais ou menos. Resultado: ela acabou o curso, entrou logo numa empresa que presta serviços à Microsoft e neste momento ganha cerca de 2000€ liquidos. Agora os amigos dizem a brincar ao namorado que ele fez um bom investimento pois agora ela ganha bem, mais do que ele e conseguem ter um nivel de vida melhor. O que teve ela? Sorte? Persistencia? Coragem? eu digo que teve sorte em ser despedida, pois por iniciativa dela nunca ia mudar de vida :-)

por ultimo: a nocao das pessoas sobre o dinheiro é muito relativa. Há quem ganhe 600€ e seja aumentada para 750€ e acha que ganha espetacularmente bem e que está muito acima do salario minimo e conheço quem ganhe 1900€ e ache que ganha muito pouco (estou a falar de salarios liquidos).

Anónimo disse...

Anonymous02 outubro, 2018 23:02 acho estranho porque a senhora diz que a amiga paga 80€ com alimentação e não é IPSS! Não percebo como é que qualquer instituição privada, estando legal, tem lucro com esses preços.

Anónimo disse...

sim ha cursos que so ha em lisboa. e também nem todos os carros têm bancos aquecidos, ou cruise control ou estacionamento automatico. se eu tiver dinheiro compro um carro que tem isso, se nao tiver dinheiro arranjo um mais fraco. e tenho um carro há mesma. o que eu nao percebo, e acredite que ja pensei bastante sobre o assunto, é porque é que neste caso concreto as pessoas acham que têm de ter acesso a todo e qualquer curso que exista no país mesmo que esteja numa cidade que não podem pagar. caramba, eu diria que 80% dos cursos existem também nas outras cidades. deve haver algum outro parecido que tambem sirva.

Anónimo disse...

isto parece a malta emigrante que saiu de Portugal nos anos 70 quando ainda eramos um país pouco desenvolvido e acredita que hoje em dias as coisas continuam da mesma forma.

actualize-se!

no meu caso nao vou fazer moradia na aldeia, mas sim numa pequena cidade. mas actualmente moro num apartamento no centro dessa cidade.

ja ninguem faz lareiras, agora usam-se recuperadores de calor que tendo porta e estando fechados nao espalham cinzas e tambem existem quer em apartamentos quem em moradias.

os naperons so usa quem quer, a minha avo ainda tem, eu obviamente nao uso, mas mais uma vez tanto se podem usar em apartamento pequeno ou moradia grande.

o facto de ser gelada no inverno depende de quando se construiu, antigamente nao se fazia bom isolamento, mas hoje ja se faz. o apartamento onde moro é gelado no inverno, tem vidros simples e as janelas vedam mal, tem 30 anos. a moradia que estou a fazer tem vidros duplos, janelas com o melhor fecho termico possivel, blocos isolantes e capoto por fora. mais uma vez nao percebo conceito de moradia gelada vs apartamento quente.

quanto à limpeza aí sim, terá razao porque sendo maior dá mais trabalho a limpar. mas isso também depende da vida que se quer ter. e terá outros beneficios que nao se consegue ter num apartamento. sabe aquela historia de se para ter uma omelete é preciso partir ovos? pois, se eu quero ter jardim, com terraço, para poder estar ca fora, brincar com o miudo e almoçar no terraço junto à churrasqueira, claro que vou ter trabalho a tratar do jardim.

quanto ao tamanho, tambem lhe digo, 85m2 para mim da para um casal em inicio de vida. para uma familia com filhos, acho impensavel, nao ha espaço para nada. fazendo algumas contas, tendo uma cozinha de 16m2, uma sala de 30m2 e 3 quartos de 13m2 (pressupondo 2 filhos), tem mesmo assim divisoes pequenas, e nem estou a contar com as casas de banho, corredores e tal. 85m2 so se for mesmo um T1 pequeno.

para finalizar, e mais uma vez, as pessoas têm necessidades diferentes e gostos diferentes. a maior parte das pessoas do meio onde moro acham a minha casa pequena, e a cozinha minuscula: tenho 190m2 e depois adicionalmente a garagem e arrumos. Mas para mim cada divisao foi calculada exactamente com os m2 que eu preciso para a utilizar, garanto-lhe que nao tenho espaço a mais para o que eu preciso. e mesmo a definição do que preciso será diferente para cada pessoa: os meus sogros moram longe e tenho vários amigos noutras cidades, claro que quero ter um quarto (mesmo que pequeno) de hospedes livre. como fazem voces quando vai la alguem a casa? dorme na sala no sofa?

Anónimo disse...

anonimo de 2 de outubro

a primeira comentadora escreveu "paga 80 euros de creche ( e não é ipss) com comida incluída"

uma coisa é uma IPSS, aí concordo consigo, depende dos valores e do salario da pessoa. mas numa privada já nao é assim, por isso eu tb nao acredito numa creche privada a 80€

Anónimo disse...

Se calhar era melhor roubar do que aceitar 600€, não?
Algumas pessoas devem pensar que tida a gente se pode dar ao luxo de recusar o pouco. Há quem não possa esperar por algo melhor

Anónimo disse...

Sim, dorme na sala no sofá cama. Nao tenho uma casa onde invisto a pensar nas visitas, lamento, as visitas são excecionais e nao o que vai ser o nosso dia a dia enquanto família. Temos 85m2 divididos entre 3 quartos: o nosso, o do nosso bebé e um usado como closet. Sao quartos pequenos, mas como o closet sao armários grandes a toda a volta, a arrumação está toda lá, não temos roupeiros ou armários nos nossos quartos. Temos 2 casas de banho, uma maior que usamos nós e uma mais pequena com as coisas do bebé. Temos a cozinha e a sala juntas, uma parte do pátio que e fechada com vidro a toda a volta e o restante do pátio que é aberto, bem como um corredor comprido. Não sinto que precisemos de mais espaço. O closet ainda tem muito espaço de arrumação (temos um pé direito alto), se tivermos mais um filho, passamos os 2 para o nosso quarto que é maior e vamos nós para o quarto mais pequeno. Não somos de comprar muita coisa ou acumular tralha, so estamos em casa das 18h às 8h30 durante a semana e a maior parte do tempo é na zona da sala/cozinha/pátio e o resto é passado a dormir, não sei para que precisaria de uma casa maior ou com mais espaço. É uma casa confortável, onde todos têm as suas coisas e o seu espaço, onde cozinhamos e brincamos bastante, etamose sempre juntos os 3, limpa-se em 1h os dois juntos ao fim de semana, não temos aquecedores ou ar condicionado (super temperada tanto no verão como no inverno), que fica a 10min a pé dos respectivos trabalhos e creche, com jardim ao pé onde vamos passear apos buscar o nosso filho, com tudo a mão, adoro a escolha que fizemos e nunca trocaria por uma moradia na cidade/aldeia (os meus sogros vivem numa a 300km daqui e não me revejo minimamente naquele conceito).

Anónimo disse...

Anonimo das 19:26, nao percebi se o comentario do dia 2 de outubro era seu ou de outra pessoa.

O comentario q fez agora parece-me claro e razoavel. O anterior nao.

Claro q cada um tem as suas ideias e nao acho q nisto haja certo ou errado. Tem a ver c as experiencias, c o q valorizamos, com o q temos. Por ex ja percebi q p si espaço exterior é ir p um jardim publico, p mim é ter o meu proprio jardim c a minha privacidade. P si tem a cozinha junto c a sala o q p mim era impensavel. P si tendo 2 filhos ficam no mesmo quarto, p mim era impensavel. Enfim, cada um na sua. Alias, ainda bem q ha tanta gente a querer morar em lisboa, assim temos menos pressao demografica nas pequenas cidades.

Ja agora: sei do q falo. Acabei o curso, arranjei um bom emprego em lisboa e pensei, “ espetacular, la vou eu fazer uma grande carreira na capital”. Adorei o trabalho, os colegas. Odiei a cidade, o transito, a confusao, a insegurança. Despedi-me passado um ano, sem ter sequer outra proposta em vista. Voltei para a minha cidade, procurei emprego e ca estou, de pedra e cal, ate agora num apartamento e se tudo correr bem no natal estarei na minha moradia :-)

Maria disse...

O erro é continuar a achar que esta realidade é dura apenas para os estudantes/pais dos estudantes. É que os estudantes um dia terminam os seus cursos e, no caso de ficarem a trabalhar em Lisboa/Porto, continuam a enfrentar esta realidade. Estou num quarto arrendado numa casa onde somos todas trabalhadoras, no centro de Lisboa. E cada vez somos mais trabalhadores a arrendar quartos...
Terminei o mestrado há 5 anos e ainda não consigo arrendar ou comprar casa. Claro que há alternativas... Outra cidade, outro emprego, outro modo de vida. Outro país! Mas que custa, custa. Porque crescemos cheios de expectativas, estudamos, endividamo-nos para estudar um pouco mais (expectativas!) e depois... deparamo-nos com uma escolha entre má qualidade de vida ou deixar tudo o que é nosso - família, amigos, a nossa terra e cultura - para ir à procura de qualidade de vida noutro lugar.

Anónimo disse...

Desculpe, qual é a sua área?
Obrigado

Anónimo disse...

Bom dia
Qual foi o curso que tirou?
Desculpe a pergunta

Anónimo disse...

Bom dia
Qual foi o curso que tirou?
Desculpe a pergunta

Eu disse...

Suja, velha, degradada e cheia de grafitis. As estações de comboio metem medo com o grau de vandalismo que apresentam. Temos uma capital muito 3º mundo, a sério que não entendo tanto interesse por Lisboa.

Anónimo disse...

Respondendo ao primeiro comentário. Certíssimo, vivo cá no UK e é exactamente isso que acontece. O valor que os meus colegas pagam por mês é baixo (menos de 50£) pelo empréstimo da universidade.
A questão mais importante é: no UK não vai de perto tanta gente para a universidade como em Portugal. Os cursos e profissionais com um curso superior são muito melhor reconhecidos e melhor pagos que em portugal.
Respondendo ao anónimo das 22.53: eu trabalho bem fora de Londres (cerca de uma hora de liverpool street de comboio) e ganho mais do que esse valor. Não sou chefe. Sou "senior" porque tenho responsabilidade. Mas sei que quem está em Portugal a fazer o mesmo que eu num hospital (sou farmaceutica), é capaz de ganhar 900€ limpos. E eu ganho 2400£. Tenho vida social? Sim.
Não moro num centro gigante. Não. Tenho cinemas, jardins, lojas de tudo e mais alguma coisa, teatro, hospital, etc etc etc a menos de 20min de casa. Tenho 26 anos e comprei agora casa.
Em portugal continuava a ganhar 900€ em Lisboa a pagar pelo menos 400€ de casa. Estou MUIIIIITO melhor aqui.

Anónimo disse...

Estava a trabalhar em Lisboa a receber 600Eur de salário e a pagar 400Eur por um quarto (foi o que consegui com as duas semanas entre a proposta e a data de inicio). Passado um tempo decidi começar a ir e vir todos os dias de Coimbra porque ficava mais barato... até que me despedi... Lisboa nunca mais!

Anónimo disse...

Tenho colegas com mestrado, NOVA e Católica até, a receber 300Eur por mês em Lisboa... Era isso ou nada..

Anónimo disse...

Desculpem mas já começa a ser culpa e masoquismo de quem quer vir à força toda para o Porto e Lisboa. Procurem outras Universidades. O carimbo do local não é assim tão importante. Passados 2 ou 3 anos de trabalho já ninguém quer saber e já nem há espaço no currículo.

Unknown disse...

Pois é uma realidade de mercado,desproporcional!
Em contra partida nos meios mais pequenos,os quartos no meu caso moradia T3,com areas comuns sala cozinha e duas casas de banho, são baratissimos, incluindo despesas 140 euros/150euros... e casas todas equipadas, uma sala incluindo utensilios de cozinha e todos os electrodomesticos.E no entanto os estudantes reclamam e por sua vez os seus pais também ,estão sempre descontentes e já acham caro,é insuportavel estas distintas realidades.

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 347 de 347   Mais recente› Mais recente»

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis