Pub SAPO pushdown

#jesuisÉder

terça-feira, julho 10, 2018

Há dois anos Portugal limpava o Europeu e foi, provavelmente, a minha maior alegria futebolística. O Benfica já me proporcionou momentos muito felizes, benzóDeus, mas o Euro era uma coisa nossa, de todos os portugueses, uma coisa que deixava toda a gente feliz, sem se olhar cá a clubes e a rivalidades. Volta e meia lá vou eu rever as imagens da final contra a França e arrepio-me e comovo-me até à alma, como se fosse a primeira vez. Sobretudo porque acho que a minha geração dificilmente voltará a viver outra coisa assim. Não é ser pessimista, é só mesmo achar que isto acontece assim uma vez na vida. 

Aquele jogo devia virar filme, reuniu todos os ingredientes. O rival certo
, a lesão do Ronaldo, o campo cheio de traças e depois... aquele golo do Éder. Que pequena maravilha. O patinho feio que, de repente, virou herói nacional e um país entre o incrédulo e o eufórico. Dificilmente o nome "Éder" cairá em esquecimento, mesmo que do Éder pouco se saiba hoje. E é pena. Por mim tirava-se a bandeira de Portugal do cimo do Parque Eduardo VII e punha-se lá uma estátua do Éder, há lá maior símbolo do orgulho nacional do que este? Este homem merece tudo. Ah, e coiso, mas a equipa não era só o Éder, foi uma vitória colectiva, todos se esforçaram. Sim, tudo muito bonito, mas se não fosse ele a ter aquele rasgo de chutar do meio da rua, o mais certo era termos voltado para casa a chorar. Como sempre.

Não muito tempo depois do Euro um amigo ligou-me a pedir um favor. O Éder estava a tentar marcar mesa para dois num restaurante da moda, acabado de abrir, mas disseram-lhe que era impossível, tudo cheio. O meu amigo perguntou-me se conhecia alguém, lá lhe passei o contacto que poderia desbloquear a situação, mas nada feito. Achei um escândalo. Como assim, não havia lugar para o Éder? The Éder! Como assim, não se mexiam todos os cordelinhos e mais alguns para arranjar espaço para acomodar o rapaz? Nem que fosse preciso mandar outros clientes levantarem o rabo, era uma questão de Estado. E de certeza que os clientes iam compreender se lhes dissessem "pedimos muita desculpa, mas vão ter de levar o vosso cocktail de gambas numa marmita e acabar de comer em casa, porque precisamos de ceder os vossos lugares ao Éder. O Éder, estão a ver, aquele ser incrível que nos deu um Europeu? E vocês, o que é já nos deram? Nada, não é verdade? Então pronto, pisguem-se que precisamos da mesa". E pronto, os clientes percebiam, até sentiam que estavam a cumprir um dever, o Éder sentava-se e toda a gente ficava feliz. Mas nãaaaaaao, foram incapazes de mexer um dedinho. VER-GON-HA!

O Éder devia ter direito a um subsídio vitalício, cedido por nós todos. Era o mínimo! Pago tanta merda de imposto que nem sei bem para que serve, que de bom grado pagava uma "Taxa de Agradecimento ao Éder". Imaginem, cada português cedia um euro mensal directamente para a conta do rapaz, para que  pudesse viver tranquilo o resto dos seus dias, sem qualquer preocupação, sem ter de andar a pensar se a reforma lhe chegava. O que é um euro, comparado com a alegria toda que nos deu? Com o orgulho que nos invadiu o peito? Como a emoção que nos sobe pela espinha quando nos lembramos daquele 10 de Julho?

E, já agora, que ideia peregrina foi essa de não levarem o Éder ao Mundial? Enquanto fosse vivo, o Éder devia ter lugar na Selecção, estar automaticamente convocado. A regra é simples: é o Éder e mais 22,  que quem faz um milagre faz dois. De certeza que se o tivéssemos levado para a Rússia (que nem era preciso, ele já mora lá), o desfecho teria sido outro. Que faltinha de visão, valha-me Deus.

Éder, pela parte que me toca, terás sempre um lugar reservado no meu coração. Um lugar com um trono fofinho, forrado a peluches, onde só se serve champanhe e sushi da melhor qualidade. É lá que tu habitas, feliz, a ver em repeat a gravação daquele França-Portugal. És o maior.


38 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto genuinamente do Éder. Não será o melhor jogador da história do futebol, mas será lembrado por muitos, durante muito tempo. Além disso, tem cara de boa pessoa. Por mim tinha lugar neste Mundial, mais não fosse como forma de agradecimento pelo que nos deu. Quanto ao resto... sim, há aqui ironia, sarcasmo e parvoíce. O costume, portanto. =)

      Eliminar
  2. Entendo perfeitamente o humor do post, mas dá que pensar. Enquanto sociedade, devíamos valorizar mais bombeiros, polícias, médicos, professores, entre outras profissões fundamentais para a sociedade. No entanto, o que vemos é a valorização de caras bonitas, políticos (muitos deles corruptos), futebolistas, actores, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos um país que vive intensamente o futebol e ganhar um campeonato europeu é uma daquelas coisas que, por ser rara, nos proporcionou uma alegria imensa. Todos nós temos alegrias individuais, mas acho que nunca tínhamos tido uma alegria colectiva tão grande e tão intensa. Ainda assim, acho que enquanto povo também já mostrámos que somos capazes de valorizar outro tipo de coisas. Como os bombeiros, por exemplo. Somos um povo altamente solidário e capaz de mobilizar mundos e fundos num par de horas. E isso, sendo bonito e incrível, não tem de ser incompatível com a nossa paixão por futebol.

      Eliminar
    2. E por TIMOR?? Nunca esquecerei a emoção desses dias,dum País unido e solidário, e é isso que une as pessoas,também no futebol,como diz,não há clubes,rivalidades! Também recordo com saudade o euro de 2016 e o longínquo 2004!

      Eliminar
    3. Pipoca permita-me discordar. Corrigi-la até.
      Somos um país caridoso, que tem pena dos que sofrem e que por isso ajuda, quanto mais não seja por "ainda bem que nao foi a mim".
      Solidário, seria o país se as Televisões e Rádios (mero exemplo) se juntassem todos os anos para angariar fundos para os bombeiros (outro mero exemplo).
      Somos caridosos. Não solidários.

      Eliminar
    4. Pronto, já cá faltava um comentário do género.

      Eliminar
    5. é um post humorístico, pessoas!!!

      Eliminar
    6. Percorro, todos os fins de semana, alguns km, para ajudar na construção de uma casa devastada pelos incêndios. Não porque o dinheiro não tenha chegado, antes de comecem as questões, mas porque um grupo de pessoas excepcionais (eu só cheguei mais tarde, por isso não é auto elogio) considerou que conseguia fazer uma casa "só" com amor, com materiais e mão de obra grátis. Isto tudo para dizer que as pessoas se podem comover com a alegria de 2016, com o festival da canção e que podem ajudar, sempre que é necessário e sem interesses.
      E sabem o que descobri neste processo? Que há muitas pessoas com imensa aptidão para olhar para o lado, como se não fosse nada com elas
      SJ

      Eliminar
    7. Anónima das 23:34, permita-me também discordar do seu comentário. Independentemente de poder haver uma acção solidária para os corpos de bombeiros, a tarefa principal de os dotar de meios e atribuir-lhes salários dignos, cabe ao Estado. Nos Estados Unidos os bombeiros e polícias são vistos como uns heróis, basta ver a quantidade de filmes realizados em que a história central se foca nos feitos desses profissionais. Cá, pelo contrário, há a cultura de que o bombeiro é um bimbo e o polícia um bronco. Há também que mudar esta mentalidade, e isso passa, em 1.º lugar, pelo Estado passar a dar meios dignos a estes profissionais. Onde já se viu um polícia ter de pagar a sua própria farda se a estragar enquanto desempenha as suas funções? Esse é um risco que tem de correr por conta do empregador, ou seja, o Estado. Enquanto o Estado não mudar este paradigma, estes profissionais não serão nunca respeitados, na proporção do que fazem no seu dia-a-dia, que é salvar vidas e garantir a segurança do património alheio.

      Eliminar
    8. Concordo a 100% com o comentário da Anónima 23:34.

      Eliminar
    9. Anónimo 00H25, para si só os comentários fúteis que falam sobre as alegrias de comprar umas sandálias e uns chinelos é que tem valor?

      Eliminar
  3. Completamente de acordo! Dia de São Éder (hoje portanto) devia ser implementado (quiçá um feriado mesmo)! Volta e meia também vou ao YouTube ver o golo e ouvir o fabuloso relato dos comentadores da antena 1. Guardo religiosamente dois jornais do dia 11 de Julho porque nunca achei na minha vidinha que fosse capaz de alguma dia ver uma capa assim (não por não acreditar na seleção mas aquele pessimismo básico que tenho em relação a tudo na vida). Dois anos campeões da Europa!!! ❤️

    ResponderEliminar
  4. Ninguém me tira da ideia que se o Éder tivesse sido convocado, por esta hora estávamos com uma camada de nervos com o jogo de hoje das 19 horas... Ou então não, nunca saberemos... Pelo menos, não estaríamos com esta dúvida!! grgrgrgrgrg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estaríamos a sofrer o que sofremos há 2 anos atrás. Na altura quase fiquei sem palmas das mãos, de tanto levarem com as unhas, tal era o nervosismo, mas não me importava de estar hoje a passar pelo mesmo! Éder é um nome que não vou esquecer!

      Eliminar
  5. Hoje devia ser feriado caralhooooo! Viva o Éder! Viva Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso! Até porque faço anos de casada e dava jeito a folga ;)

      Eliminar
  6. O que melhor retrata: https://youtu.be/t3J5NXaeuJo

    ResponderEliminar
  7. Sabes quantos Éderes nasceram em 2016? Três na área de influência do meu hospital! E quantos Cristianos Ronaldos nasceram até hoje? Pelo menos 16... E uma Ronalda! Vá lá a gente compreender um povo...

    (um) beijo-de-mulata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dado o milagre até deviam ser mais ahah

      Eliminar
    2. Cara beijo de mulata, espero que esteja tudo bem com os seus filhos. Peço-lhe um favor... volte a escrever no seu blog, faça um favor à nação! Beijinhos

      Eliminar
    3. Li algures que o nome eder foi em 2017 um dos nomes que mais subiu nos rankings:) Acho muito bem.É engraçado o que o mundo do futebol nos provoca...ganhar aquele euro frente aos chauvinistas franceses foi taoooo bom.

      Eliminar
  8. Tb tenho um carinho especial pelo Éder, não só pela razão mais óbvia mas porque me parece ser um homem bom e íntegro. Como é possível terem passado dois anos?lembro me tão bem,e logo contra a França..bom demais:) Sei que após o euro como ficou num clube francês foi bastante massacrado.Tenho pena de ele não ter sido convocado e da nossa seleção já ter seido eliminada.bjinhos*

    ResponderEliminar
  9. Alguém me arrange o NIB do Éder que de bom grado lhe transfiro €1... e €0,50 para o Salvador Sobral ;-)

    Portugal... Portugal... Portugal!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o Sobral?!?!? Está tudo doido !!!

      Eliminar
  10. Completamente de acordo! O Eder merecia ser convocado, até ao final da sua vida, mesmo com 80 anos, caso nos calhasse a França, era logo tiro e queda eheh

    E sim, apesar de estarem mais 10 jogadores em campo e toda a equipa técnica, de facto, a vitória foi sobretudo do Eder. Foi ele que rematou, foi ele que nos deu o Euro... e hoje devia ser feriado, cara*** ;)

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E só, mas só, porque o Eder não foi convocado, tenho para mim que a França vai ganhar o mundial...

      Eliminar
  11. Era mais justo dar um prémio ao Éder,do que pagar a taxa audiovisual à RTP (já basta temos canais pagos)! Ele sim prestou um verdadeiro serviço público a Portugal!

    ResponderEliminar
  12. O remate do Éder só deu golo porque tinha tanta fama de ser tosco que nunca passou pela cabeça do guarda-redes francês que ele fosse capaz de marcar um golo. E não foi ao Mundial porque este ano o Fernando Santos conseguiu arranjar alguém (Gonçalo Guedes) que era ainda mais tosco do que ele.

    ResponderEliminar
  13. Eu não percebo absolutamente nada de futebol, mas estou contigo Pipoca, o Eder forever na selecção ehehe

    ResponderEliminar
  14. Tal como tu, ainda hoje me emociono, me arrepio e choro com o vídeo da final e do golo do Éder.
    Desculpa Éder, por ter sido uma das milhares de pessoas que disse " que c****** está este gajo aqui a fazer?".
    E acredito que vamos voltar a ganhar e eu ainda vou estar cá para ver.

    ResponderEliminar
  15. Tive o privilegio de conhecer o Éder quando ainda jogava no Adémia, um rapazito muito tímido, com um olhar tão doce que dava vontade de abraçar e mimar. Nesse dia, meio que a brincar, pedi-lhe um autógrafo e ele perguntou, porquê? Ao que eu respondi, para quando um dia fores um grande jogador, eu já tenho o teu autógrafo. Não me enganei, hoje guardo-o religiosamente e vai ficar para o meu neto que nasceu precisamente no dia em que o Éder nos presenteou com tão grande alegria. Obrigada Éder!!

    ResponderEliminar
  16. Concordo consigo Pipoca. Na verdade, não percebo porque é que o Eder não foi convocado. Ok, pode não ser o melhor jogador do mundo, mas não é assim tão mau, além de que, face ao que aconteceu no Euro, acho que teria sido mais do que merecido ter sido convocado. Assim como assim, vão para lá 22 macacos, sendo que metade deles fica no banco, elo que ele até poderia nem nunca ter jogado, como sucedeu com outros jogadores que foram convocados.
    Nunca chegaremos a saber o que teria sido este mundial se o Eder lá tivesse estado, mas eu preferia dizer, no fim, que nem ele nos valeu do que ficar com esta eterna dúvida.

    ResponderEliminar
  17. Cavalheiro do Aeroporto11 julho, 2018 11:29

    Percebo perfeitamente que a maior alegria futebolística de um benfiquista seja a vitória de Portugal no Euro.
    Eu sou portista e as minhas maiores alegrias são a Taça dos Campeões Europeus, a Liga dos Campeões, a Taça Uefa, a Liga Europa, os 2 títulos de campeão do mundo, as dezenas de títulos nacionais a que já assisti e, porque não, os 5 ao benfica no Dragão, o "título da rega" na Luz, o golo do Herrera na Luz, o do Kelvin, etc...

    Clubismos à parte e sem brincadeira, vibro muito mais com o meu clube do que com a selecção.

    ResponderEliminar
  18. Finalmente alguém que pensa da mesma maneira que eu!... Eu senti logo, não levar o Eder!? Isto cheira a falta de agradecimento e mau carma... e sinceramente continuo achar, não chegámos mais longe porque o Éder era a peça que faltava, sem ele o "puzzle" da selecção estava incompleto...Éder, que sejas muito feliz! É o mínimo que posso desejar, porque já fizeste todos os Portugueses Muito Felizes:)

    ResponderEliminar
  19. Concordo tanto contigo pipoca. Acho que foi uma decisão infeliz não o convocar para o mundial. Acho que ele realmente merecia

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis