Pub SAPO pushdown

Dez regras para botar nome a um filho

segunda-feira, junho 11, 2018

Milhões de fraldas para trocar, noites mal dormidas, aquele choro do demónio que nos esfrangalha o sistema nervoso, as primeiras quedas, as primeiras doenças. Esqueçam isso tudo. O maior desafio da paternidade, aquele que parece ter nas mãos a responsabilidade de definir tooooooda a vida da nossa criança, é o nome que escolhemos para lhe dar. Pelo menos, assim parece, tamanha a pressão que o mundo põe neste tema. Para conseguirem sobreviver a este desafio com sucesso, aqui ficam algumas dicas que vos poderão ser de extrema utilidade:

1- Estão bem enganados se acham que o nome do vosso filho tem de agradar,  exclusivamente, aos pais. Não, meus amigos, não sejam inocentes. O nome do vosso filho tem de ser algo que agrade, em simultâneo, aos irmãos, aos avós, aos tios, aos amigos, aos parentes dos amigos, aos vizinhos (do bairro todo, não é só aos do vosso prédio), à senhora do café, à jovem que vos depila o pipi, ao patrão do vosso marido, ao carteiro,  à selecção portuguesa de tiro com arco e ainda àquele vosso ex-namorado com quem andaram em 1989 e que também tem uma palavra a dizer sobre o assunto. Porque é mesmo isso que vai acontecer: TODA a gente vai querer opinar, como se fosse um dever, uma espécie de obrigação colectiva, uma votação na qual todos foram convidados a participar. Não foram, na verdade estamo-nos nas tintas para a opinião de 97,4% das pessoas mas, ainda assim, elas sentem que devem dar o seu contributo;


2- A menos que escolham nomes absolutamente neutros, inofensivos e assim meio chatinhos, tipo Maria ou João, tudo o resto será acolhido com um esgar de surpresa/repulsa/infelicidade/desilusão. Se escolherem qualquer nome que não conste dos dez mais registados em Portugal no ano anterior, preparem-se para comentários do género:
- "Ah... é assim... diferente" (deve ler-se como "ah... bela merda de nome que foram arranjar");
- "Por acaso não conheço ninguém com esse nome" (atenção, aqui o objectivo não é sublinhar que estamos a ser originais, é reforçar que estamos só a ser excêntricos);
- "Não punha num filho meu, mas até não desgosto" (exacto, a ideia é mesmo essa, não estamos a dar sugestões para os nomes dos teus filhos, estamos só a partilhar o do nosso);
- "Mas já está mesmo decidido?" (não, ainda vamos pedir ao presidente Marcelo que leve o tema a referendo)

3- Esqueçam o que disse acima, mesmo que escolham o nome mais simples do mundo, haverá sempre uma alma a dizer:
- "É bonito, mas já está um bocadinho visto..."
- "Só na turma do meu Nélson há 14 Marias..."
- "Por acaso era o nome que eu tinha pensado para a minha menina, mas depois achei que já havia muitas e pus-lhe antes Caetana Gina"
- "Mas já está mesmo decidido?"

4- Qualquer que seja o nome escolhido, vai sempre trazer reminiscências a toda e qualquer alminha. E nunca são positivas, são sempre coisas do género:
- "Por acaso todas as Ritas que conheço são assanhadas. Umas galdérias"
- "José? Isso era o gordo da minha turma no quinto ano"
- "Sofia nem pensar, que era o nome da minha avó que era má comás cobras"
- "Andei com um António que cheirava mal dos pés"
- "Sara? Ui, conheci uma que deu más noites até aos cinco anos!"
- "Laura... era o nome da minha gata, Deus levou-a vai para sete anos"
O sugerido é que façam um levantamento de todos os nomes que podem trazer más memórias aos vossos amigos, familiares, conhecidos, senhora do pão, blá blá blá (ver lista de potenciais interessados mais acima). Vão concluir que não há nenhum nome que possa ser aprovado.

5- Contem também com os futuristas, malta dada à adivinhação, verdadeiras Mayas de trazer por casa, aqueles que são capazes de prever eventuais problemas em torno de um nome. E que não se coíbem em prevenir-vos. Por exemplo:
- "Não ponhas Constança porque depois toda a gente vai chamá-la "tansa", coitada"
- "Francisco? Francisco é Chico! Queres que tratem o miúdo por Chico? Tu é que sabes!"
- "Amália? Como a fadista? Ou como a lontra do Oceanário?"
- "Oh, Simão é o Sabrosa, toda a gente sabe"
- "Mateus? Nem pensar, depois toda a gente vai gozar com ele por causa do Mateus Rosé"
- "Olívia? Quê, a Palito?"
- "Concha é nome de pessoa gorda"
- "Luz? E depois pedes um patrocínio ao Benfica"
- "Beatriz rima com meretriz! Coitada da miúda!"
Preparem-se, todos os comentários são passíveis de ser proferidos. Não há limite para a estupidez criatividade das pessoas.

6- Se já tiverem um filho, assegurem-se que o nome que escolherem para o segundo combina com o do primeiro. O que é que isso significa? Sabe Deus, mas há MESMO pessoas que defendem esta teoria. Não percebo se os nomes têm de rimar, se têm de começar pela mesma letra, se têm de ter o mesmo número de letras,  mas têm de combinar. Porque os vossos filhos serão praticamente siameses unidos pela anca, andarão sempre juntos, e quando lhes perguntarem os nomes eles terão de responder em uníssono, em perfeita sintonia, por isso convém que os nomes soem de forma harmoniosa, quais pássaros a chilrear numa manhã de Verão. Por exemplo, fica péssimo terem um Bernardo e depois uma Sandra. Não vai bem.

7- Por vezes (na verdade, muitas vezes) o perigo vem de onde menos se espera, ou seja, do outro progenitor da criança. Preparem-se para entrar em negociações exaustivas e prolongadas para evitarem que o vosso rebento se chame Ifigénia em homenagem à vossa sogra, uma jóia de senhora  que já morreu vai para 15 anos (mentira, era uma bruxa), ou Maria de Fátima à conta de um promessa que o homem fez à santa no quinto ano caso passasse a Trabalhos Manuais. Nestes casos, podem valer-se da irracionalidade e usar argumentos incríveis e impossíveis de rebater, como "eu é que estou grávida, eu é que escolho". Parece-me sempre válido.

8- Não peçam opiniões. Se já escolheram um nome e estão confiantes, comuniquem-no e pronto, mas nunca, NUNCA ponham a coisa como "estamos a pensar em Afonso, o que é que acham?". Não interessa o que é que o mundo acha, o mundo nunca estará suficientemente convencido da vossa escolha, o mundo nunca achará um nome suficientemente digno, o mundo achará sempre que vocês são uns parvalhões que nem um nome sabem escolher, quanto mais educar uma criança. Não se metam em assados, zelem pela vossa sanidade mental.

9- Guardem o nome para vocês, revelem-no só depois de a criança já estar cá fora e devidamente registada. Não, isto não evitará que se livrem de todos os comentários acima descritos e mais alguns, mas sempre são nove meses de sossego.

10- Juntem-se a mim e assinem a petição "Criancinhas sem Nome", que ainda não está criada mas que eu acho que faz todo o sentido. Dar um nome a um filho é de uma responsabilidade enorme,  eu não quero viver com esse peso em cima do lombo. Quantos não são os filhos que ainda hoje culpam os pais pelo nome escolhido? Quantos não andam hoje a pagar 80 euros por cada sessão de terapia à conta disso? Hã? Por mim, os putos nasciam e passavam a ser tratados por "coisinha número qualquer coisa" (conforme o número de crianças que já houvesse), e quando atingissem determinada idade, cabia-lhes a eles irem ao registo tratar do assunto. Assim ficava toda a gente feliz. Não é uma ideia fixe?

340 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 340 de 340
Anónimo disse...

Prant.. quê???

Anónimo disse...

ahahahahah EMA..TOMA ahahah tao bom.

Anónimo disse...

Conheci uma Érica Natacha

..........................

Anónimo disse...

Abençoada seja a sua mãezinha

Anónimo disse...

Texto maravilhoso!!!

A disse...

Victoria é que é :)

Anónimo disse...

Ahahahha, tem razão!
Agora vendo bem, eu a pensar que era o nome para a criança e vai-se a ver ainda é o nome da "amiga" :)))))))
Mas olhe, ainda assim, é melhor que seja Isaurada do que IsauradO, porque com isso é que não posso competir :))))))

Anónimo disse...

A minha filha tem 1 ano e chama-se Margarida. Não sabia que estava no Top Ten de nomes mais utilizados em Portugal. Mas gosto tanto :)!!

Anónimo disse...

Outro flagelo para escolher o nome: não repetir nomes de filhos dos amigos.
Como já sou das últimas a ter filhos, os nomes de que gostamos já estão todos ocupados. E por mais que isso não devesse ser importante, depois parece-nos parvo ir meter Joana, porque Joana é a filha da fulana X, não pomos Rita, porque Rita é filha do Fulano Y, e pronto, lá vamos ter de meter Gina Micaela porque assim não há repetições, AHAHAHAHHAHAAH, estou a brincaaaaaar!!!!!
Vai ser Micaela Gina :)

Anónimo disse...

Só para dar o meu bitaite, voto em Júlia ou Diana. Beijinhos

Anónimo disse...

Houveram existe, mas não está correto neste contexto em que o verbo haver significa existir.

Anónimo disse...

Mesmo quando é João, há sempre um comentário ou um esgar por parte das pessoas. Normalmente é assim: "João quê?" "João Maria" "Maria...? Isso é nome de menina". Assim estes nomes já não ficam chatinhos ahahah!

Anónimo disse...

Noa seria o nome do meu Mateus (se fosse uma menina) :)
Há muitos anos que gosto do nome!

Cavalheiro do Aeroporto disse...

Concordo. Quem é que se iria lembrar de chamar Anónimo a um filho...

Anónimo disse...

intemporal...

Anónimo disse...

Medo

Anónimo disse...

sogras e/ou sogros... os meus n gostaram nem do primeiro nem do nome completo. acharam mt falta de educacao q nao lhes tivessem pedido opiniao sobre o primeiro nome e a sequencia dos nomes de familia, aparentemente o da mae n fica muito bem.

e assim se passaram x meses com a sogra a opinar e a pedir q se altere o nome da crianca e o sogro deixou de falar com o proprio filho por causa do nome do neto. parece uma historia saída de uma novela da tvi... mas nao.

Anónimo disse...

caguem la para a ortografia suas chatas.
uma gaja vem para aqui descascar naquela víbora q é a sogra e ainda leva com uma cambada de correctores ortograficos em cima. aidna por cima corrigem-se umas as outras :S medo mt medo. no entanto tenho masi medo das sogras :D

Anónimo disse...

Tanto nome que por aqui vai :) O meu continua original, clássico, trágico, se considerarmos a literatura, não que mo dessem por esse motivo, não, foi pelo meu padrinho que também o tinha, abençoado. Gosto muito de ser Maria Eduarda. Embora não tenha filhos, penso que, em primeiro lugar, devemos pensar neles e se gostariam, considerando a orientação que lhes queremos dar ao longo da vida. Não sei se me faço entender. Mas claro que é uma incógnita sempre...

ME disse...

Pipoca, já aqui alguém referiu mas andamos sincronizadas em termos de gravidezes!
Mais, também alguém já aqui referiu que o nome da mini-pipoca é precisamente o nome que tenho em mente e que ainda não revelei a ninguém!
Por vias das dúvidas só revelarei o nome no dia em que nascer!

Fátima C. disse...

O seu nome deve ser tão lindo que nem coragem tem para o colocar aqui!! Só respondo a provocações de gente que existe,não "anónimos" da tanga que vem praki infestar blogues ..oh gentalha... Ao contrário da pipoca,n tenho paciência nenhuma pra idiotas anónimos.

Anónimo disse...

Santinho! ahahahah

Anónimo disse...

:D
Muito Bom

Anónimo disse...

Adoro. Voto nesse. Experiência própria também.
É o meu. Um nome bem simples e pouco visto, e com uma boa carga de energia. = )

Anónimo disse...

:)

Anónimo disse...

Eu sou Ana Patrícia e detesto!

Anónimo disse...

Sou a anónima das 07.29, onde se lê"Tadinha" deve ler-se "Tancinha" e "piedosa" deve ler-se pirosa. Era uma personagem que se vestia de uma maneira aterradora e só guinchava. Alguém se lembra desta novela? Era a novela "Sassaricando" emitida nos anos 80
Raios partam a escrita inteligente do telemóvel

Anónimo disse...

Eu nasci em 1991 e chamo-me Inês e a minha irmã nasceu em 1996 e chama-se Leonor. Ainda bem que os meus pais não foram nas "modas". ;)

Anónimo disse...

o universo presenteou-lhe com mais um menino para não cometer o atentado de chamar Edwiges a uma menina

:)

Anónimo disse...

Inês em inglês não é Agnes. Os nomes não têm tradução ;)

Anónimo disse...

Também adoro Chloé! Não sabia que era permitido em Portugal!

Anónimo disse...

Não querendo ser má, mas sendo, quando o nome que se pretende dar é Bianca, a conclusão é que nem sempre os Pais sabem.

Anónimo disse...

Ahahah, gostei!

Anónimo disse...

Não é o nome que nos torna únicos...

Anónimo disse...

Ser literal deve ser tão cansativo.

Anónimo disse...

Os erros não se têm. Cometem-se!

Mais uma disse...

Guess what, essas pessoas velhas já foram bebes. O que a faz associar a pessoas mais velhas era no tempo dos nossos avós não haver tanta permissividade no que toca a nomes, sobretudo introdução de nomes estrangeiros. Ou a influência das novelas brasileiras, porque também é muito daí que vêm as Jessicas e Tatianas desta vida. Como as pessoas "inventavam" menos, ou tinham menos por onde escolher, ou não se preocupavam em que fosse o nome mais original da turma, tinham simplesmente nomes mais tradicionais. E depois acham que são nomes de velha porque as crianças que tiveram esses nomes nasceram num tempo com menos variedade.

Coloco a pergunta ao contrário, não será estranho, também, daqui a umas décadas, haver avós chamadas Jessica, Tatiana, Iara, Íris e por aí fora?
Ass: mãe de uma Helena, que também ouviu muitos comentários simpáticos 🙄

Anónimo disse...

Eu tb adoro, aliás, se tivesse sido só eu a escolher teria sido esse o nome do meu pilas. Mas o pai nao gostou, disse que era o nome de um jogador do Benfica ou lá o que fosse... enfim! Fica para a próxima...

Anónimo disse...

"Prontos", soa tão mal.

Anónimo disse...

Os nomes não têm tradução? Então a rainha Elizabeth não é chamada de Isabel em Portugal? O príncipe Charles, Carlos, o príncipe Harry, Henrique...

Anónimo disse...

Não é "Yasmin", é JASMIM, JAS-MIM com J e não com Y!!!

Anónimo disse...

Pois eu acho o nome Jasmim delicado e elegante.

Anónimo disse...

Sabia que Vasco é o único nome português sem tradução? Não existem Vascos noutras línguas.
Era o nome do meu avó materno. Gosto mesmo muito.

Anónimo disse...

Que elegância….

Anónimo disse...

Poucas????

Carla Marques disse...

Também gosto muito! para rapaz adoro Noah e era uma das opções para o meu bebé que nasce em julho mas depois comecei a pensar em todas as possíveis problemáticas e desistimos. :P

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Eu não tenho nem vou ter filhos, mas se tivesse que escolher um nome seria alvo de olhares, certamente...Não gosto nada de nomes tradicionais (João, Rita, António, Manuel, Ana...nada!) e abomino nomes queques e betos ...pois... eu cá tenho a minha definição de beto e queque...ahahahah:) A criança ficava sem nome, na volta!

Anónimo disse...

Não. Bianca. Vá lá ler outra vez.

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Adoro Jil e Jasmim :) Eu tenho um nome português bem antigo e tenho que repetir imensas vezes...se é para repetir preferia que fosse um nome assim giro.

Anónimo disse...

#tamosjuntas

Anónimo disse...

Ahahah tão verdade! Do meu Rodrigo( e já com o nome escolhido) quando perguntavam o nome do bebé o meu marido respondia sempre “Gauliver.. com a u depois do G!!” E as pessoas ficavam horrorizadas!��
Eu já na maternidade e uma enfermeira pergunta qual o nome e ele sai-se com esta... apesar das dores tive que me rir com a cara que ela fez!!

Anónimo disse...

A senhora pôs Noah não pôs Noé! E é bem bonito, cruzes canhoto coisa mais feia é a sua educação que não tem nada a ver com os nomes que os outros põem nos filhos, gostava já agora de saber se o seu nome e dos seus são melhores...

Lia disse...

Bom, devo dizer que há 32 anos a minha mãe já era uma dessas "mamãs supé modernas e jovens". Por outro lado, e uma vez que Lia é um nome hebraico (com as variações Leah, Lea, Leia), talvez não tenha sido assim tão moderna quanto isso hahaha

Anónimo disse...

Realmente a senhora não sabe mesmo escrever não!
Sim são nomes terríveis, tão terríveis que o mundo está cheio de Jessicas e Mias e Yaras e Yasmins (noutros países) mas Fatima Isabel é que é e Xicas também, a sério pessoas... que mentes pequenas!

Anónimo disse...

Alguém me explique o que é um nome à Casa dos Segredos. Ah, já sei, é só uma maneira imbecil de tentar ofender.

Anónimo disse...

Mas são terríveis porquê?

A.M. disse...

Eu tive uma cadela chamada Bianca :) Adoro esse nome, mas já não posso dá-lo a uma futura filha...
O nome do meu filho só comunicámos quando nasceu, simples assim.

Anónimo disse...

Coitadas!

Anónimo disse...

Balha me Deus, gente tão reta! Salte senhora, vai ver que é divrrdive!

Anónimo disse...

*divertido

Anónimo disse...

E Camila que rima com pila?
Até gosto do nome, mas não o pus à minha filha por causa disso.

Anónimo disse...

Pois olhe se trabalhasse ao balcão das finanças e me dissesse chamo-me Jil,eu escreveria Gil. Parece-me um nome um tanto ambiguo

ângela disse...

Só há um nome que não rima com palavra nenhuma. Ângela!

Anónimo disse...

Que estupidez. Se formos a ver bem podemos fazer rima com imensos nomes...

Anónimo disse...

Jasmin? Credo!

Anónimo disse...

Lá por traduzirem não quer dizer que se deva traduzir. A imprensa em Portugal tem muito que se lhe diga.

Anónimo disse...

Que sorte não ser menina! Eu odiaria ter um nome assim! Credo, mesmo!

Anónimo disse...

Anónimo "12 junho, 2018 10:15", comentário desnecessário, não?

Anónimo disse...

Que giro, a minha filha chama-se Maria do Mar, se tiver outra será Caetana ou Frederica. Se for rapaz, Vicente ou Vasco :)

Anónimo disse...

Pela lógica da Pipoca, vai dizer o nome só depois de nascer... Assim não há cá opiniões até lá... ahahaha Embora não escape de levar à mesma com elas, depois de nascer.
Vânia

Anónimo disse...

Mas a verdade é que passamos mais tempo na idade adulta do que propriamente na infância. A mim, aflige-me mais nomes que parecem não "colar" a pessoas adultas.

Anónimo disse...

Fatima Capelo a senhora é que veio infestar blogues, escrever aqui que se chama X ou Y não interessa, é tudo anónimo à mesma. E foi a Fátima que veio dizer mal de nomes em blog alheio, a provocação começou em si, mas pelos vistos discordar da Fátima da logo aso a pôr garras de fora, deve ser uma excelente pessoa/amiga para se ter lá fora no mundo real e a pipoca descreve neste post pessoas como você que são de fugir na hora de comunicar um nome de um filho

Joana disse...

Pois eu já conheci uma Tatiana Soraia xD

Unknown disse...

O nome da minha filha foi decidido depois de ela ter nascido, mesmo no ultimo dia que estive internada. Mas durante os 9 meses nao falaram palpites.

Anónimo disse...

Concordo consigo. E nem tem a ver com o aspecto que a Pipoca referiu, que há pessoas que exigem que os nomes combinem (seja lá o que isso for...). Mas realmente quem tem gosto ou preferência por um determinado tipo de nomes, dificilmente tem filhos com nomes de estilos muito contrastantes. Tendo um Mateus, dificilmente terá agora uma menina de nome mais... "exótico", como Irís, Iara, Noah, CLhoe, blá, blá...

jagbc disse...

Olha,fiquei com cara de tacho,agora mesmo,depois de ler o seu inspirado comentário.

Anónimo disse...

A imprensa? Acha que foi a imprensa moderna que começou a traduzir nomes?

Anónimo disse...

Ainda acha exagero? Poucos posts dão quase 300 comentários. Toda a gente quer dar a sua achega e há gente extremamente ofendida por a Pipoca ter dito que João e Maria são nomes neutros e chatinhos, ahaha! Tenho um João e achei piada na mesma xD

Anónimo disse...

Eu tinha 3 anos e escolhi o nome da minha irma. Os meus pais não tinham ideias e perguntaram-me. Eu escolhi Carolina, eles gostaram e ficou. Já lá vão 26 anos.
Claro que se fosse um nome horrível eles não punham, só estavam a ver se eu dava alguma ideia boa :D

Unknown disse...

Na minha zona (Pombal) existe uma senhora chamada Botelhana ... segundo o que consta (contado pela própria) o pai queria que fosse Ana, pelo que disse à pessoa dos registos: "Bote-lhe Ana"... e deu nisto! 😁

Anónimo disse...

Para mim o pior de tudo são os nomes que os emigrantes portugueses dão aos filhos. Como venho de uma família que está mais tempo na Suíça que em Portugal há nomes para todos os gostos: Roberto, Stefano, Alexa, Heidi, Íris, Ísis, Jessica, Luca, Johnny, Brandel, Gino...ninguém merece!! Eu então tenho nome de estrela porno, Érica 😂😂😂

Anónimo disse...

Ja viu o filme francês le prenom? Senão veja é de chorar a rir e a volta desta temática bjo Filipa

Anónimo disse...

Por a corrigirem

La Petite Brune disse...

Por aqui so anunciamos o nome ao mesmo tempo que anunciamos que o bebe ja nasceu.
Ligamos a familia e dissemos: "O Henrique ja nasceu".
E pronto.
Nao ha ca nada desses stresses.
No segundo vai ser igual.

Anónimo disse...

A minha avó contava essa história.
Um dia ums enhor foi registar a filha, chegou lá e perguntaram que nome ia por. O senhor não sabia, hesitou até que disse, "olhe prante-lhe Ana (prante-lhe = ponha-lhe - dialeto de aldeia).
A senhora do registo percebeu: Prantelhana e assim ficou :) :)

Eu conheço uma Pauliana e quando comecei a estudar Direito só me lembrava dela nas "impugnações paulianas) :)

Anónimo disse...

Em tempos idos que os paizinhos iam ao registo "botar" o nome dos filhos, era cada perola :)
Tenho uma amiga que ia ser Ana (nome escolhido pelos pais na gravidez), vai daí o pai vai registá-la e deu-se-lhe alguma coisa no caminho e pos-lhe Cremilde (?!?!). A minuda andou meses a ser chamada Ana até que o pai teve coragem de dizer que tinha registado Cremilde!!!!!
Eu matava o marido, juro!

Anónimo disse...

Estou a responder ao anónimo que fala do "raio das velhas".
É uma grande falta de classe esse desrespeito pelas pessoas mais velhas. Essa velha é avó do seu filho. E a jovem mãe, se não morrer cedo, vai chegar a velha.
Fala-se tanto na importância dos avós e para esta "senhora" é o raio da velha!!!!!!!!!!!
Há sogras chatas e difíceis, mas também há noras chatas e difíceis e, como se vê, MUITO MALCRIADAS.
Quer que o próximo seja órfão? Que diz se for a mãe do próximo a morrer no parto?

Anónimo disse...

Acho que a criancinha não lhe vai agradecer.
Que acham de pensar na criancinha e não só no gosto dos pais?

Anónimo disse...

Convém que também venha a agradar à criança.

Anónimo disse...

Nunca tinha ouvido o nome Brandel, mas qual mesmo o problema de qualquer um desses nomes? Acho que ainda não me tinha apercebido o quanto as pessoas são mesquinhas neste assunto e mesmo o seu nome Erica, qual o problema?

Anónimo disse...

Falta de classe é ter de conviver com pessoas intrometidas, provocadoras e intriguistas como a maioria das sogras são, conhece alguma nora que vá meter o bedelho na casa da sogra, difícil, mas já o contrario acontece na maioria dos casos e o ser avó não lhe confere nenhum estatuto, e para se ter algumas avós que até diferenciam o tipo de tratamento consoante o neto, mais vale não ter nenhuma.

Anónimo disse...

gosto de magda!!! simples epouca gente com esse nome! quando os nomes se tornam muito banais perdem o interesse..

Maria da Luz disse...

Não fui Camila, preferência da avó materna, porque a minha mãe teimou que me iam chamar camela. Não fui Diana, preferência do padrinho, porque ele tinha uma Citroen Diane e a minha mãe teimou que me ia chamar Citroen. Não fui Mónica, preferência das tias, porque a minha mãe teimou que me iam chamar Mónica Dentuça. Fiquei Ana Sofia, com alguma sorte, porque corria o ano de graça de 1989 e todos sabemos os nomes da moda da altura.
O que a minha mãe não se lembrou, com toda a certeza, é que com o apelido francês que o meu santo pai me transmitiu, ia ser meu destino soletrar o nome em todo o lado, por mais que levasse com um nome próprio insípido. E não me chamam Camela, nem Citroen, nem Mónica Dentuça. Mas em vez de Sofia Colmier chamam-me Sofia Colmeira, Sofia Colmeia e o meu favorito, Sofia Palmier. Obrigada, mãezinha, pela tua preocupação, mas, como podes ver, era um bocado indiferente.

Anónimo disse...

Inês corresponde a Agnes em inglês.

Anónimo disse...

Anónimo é um nome bem estranho... Mas muito comum por estes lados!!😂

Anónimo disse...

Não tem problema nenhum, eu até gosto do meu nome 😁 Simplesmente apenas fiz uma piada porque os meus irmãos e os primos/primas têm nomes considerados diferentes para a maioria dos portugueses 😂 E, verdade seja dita, os emigrantes portugueses dão nomes bastante originais, mas nós até gostamos, até mesmo quando aqueles familiares mais afastados não se lembram dos nossos nomes ou os pronunciam mal 😂😂😂

Anónimo disse...

Ficou a faltar "Laura?? Sabes que Laura em nepalês significa *nome do órgão genital masculino* não sabes??? E olha que há cada vez mais nepaleses por cá..."

Ou ainda "opa não o chames Tiago.. a minha vizinha teve um Tiago e agora olha, está no hospital com *inserir doença triste mas perfeitamente capaz de dar a pessoa com qualquer nome do mundo*"

Anónimo disse...

O nome do meu filho mais velho (2013) foi decidido a meio da gravidez, antes de nascer o Príncipe George. A partir daí era sempre a mesma conversa, tínhamos "copiado" o nome do príncipe. Chiça!

maria disse...

O nome mais bonito para menino é João que se pode juntar o nome de outro santo :Nuno, Francisco, António.Faz toda a diferença ter um padrinho no Céu!Nome para Menina são bonitos todas os nomes de Maria ,do Rosário, do Carmo,Fátima agora o mais moderno é Maria do Pilar que tem a ver com um milagre em Espanha.Uma coisa eu vos garanto ter um nome de Nossa Senhora ou de um santo garante uma grande proteção à criança

A Menina d´Ouro disse...

Eu tive um casal de gémeos há um ano. O nome do menino foi muito fácil. O da menina foi um verdadeiro filme. Consegui convencer o marido e ficou Camila. Não foi fácil. Claro que tive muita gente a torcer o nariz e a alertar para o "Camela". Pior ouço muitas vezes a dizer "Camilha"....!!!O nome bem dito é lindo e doce como diz.
E ela vai saber defender-se se alguém se atrever a chamar "Camela". :)

Anónimo disse...

Sou só Maria e toda a vida me perguntaram "Maria quê?"

Anónimo disse...

Pipoca com esta saga do nome da baby, esta noite sonhei contigo, tinham dado o nome gabriela a bebé beijinhos

Anónimo disse...

Esse facto confirmado pela ciência, sem sombra de dúvida.

Anónimo disse...

Pois a minha filha chama-se mesmo Inês de Castro. E ai de quem lhe "saca" o DE quando escrevem o nome nalgum documento :) adora o nome que tem!

Anónimo disse...

E quem não gosta de João nem Maria está tramado, já não há proteção! As coisas que se ouvem

Anónimo disse...

A maioria dos filhos de emigrantes até já nem regressa mais a Portugal para viver portanto mais vale ter logo um nome que no país de destino seja mais "normal"

Anónimo disse...

Caetana Gina deve ser MVP de todos os nomes femininos

Anónimo disse...

Lolol por acaso chamo-me Beatriz e nunca relacionaram com meretriz, mas adorei!
As minhas preocupações em piquena estavam mais relacionadas com haver um (ou mais) Luís na minha turma ou então a temida frase 'Beatriz tira macacos do nariz!'

Anónimo disse...

Não gosto nadinha, mas a culpa é de um Zé Pedro de tempos idos.
Go go Zé Pedro novinho! Tudo de bom

Anónimo disse...

chamava *AO filho

Anónimo disse...

Prontos - o dilema entre ser considerado uma figura de estilo para comunicar exagero ou um erro ortográfico bastante comum

Anónimo disse...

Então... Mercedes é quem não consegue comprar o carro (que tem a marca justamente por causa do nome da filha do criador) e Mercês diminutivo (não sendo confundido com a freguesia, que também dá inspiração)

Anónimo disse...

Bianca é tão giro

Anónimo disse...

Serafina é muito lindo

Anónimo disse...

Ó Xiquinho, tá masé calado

Anónimo disse...

Eu sou Beatriz e nunca conheci outra pela minha geração, os 90's

Anónimo disse...

Então, qualquer nome passa pela fase da infância, não acho que as crianças fiquem mais envelhecidas por isso. Pelo contrário, há nomes que trazem uma lufada de ar fresco por serem pouco habituais.
Daqui a uns anos deve vir um corridinho de Gertrudes e Ifigénias

Anónimo disse...

É tirar o H para ser mais português

Anónimo disse...

Que medo que as pessoas não gostem dos nomes!

Anónimo disse...

Coitadas

Anónimo disse...

Quando comentei com umas amigas que gostava do nome e nao estou grávida e nem pretendo estar gozaram logo e disseram Ema , Ema é nome de um animal.

Vanessa disse...

Eu adoro Isabel( como a minha avo) ou Isabela! Se tivesse uma filha seria um desses nomes colocaria.

Anónimo disse...

Eu não acho boa ideia escolher o próprio nome lool pelo menos no meu caso!
Até aos meus 17 anos eu queria muito mudar o meu nome para Ramona....seria uma boa ideia?! A Alice de hoje, com 26, não gosta muito d Ramona!lol e já se conformou com o nome E ATÉ GOSTA! Por isso deixa lá a responsabilidade cair sobre quem me escolheu ter ahahahah

Anónimo disse...

Voto em nomes neutros. Quando alguém me diz um nome diferente, leia-se moderno, acho que só me sai um sorriso amarelo. É sou das que não gostaria de dar nomes iguais aos filhos dos amigos.

Unknown disse...

Adriana Sofia.

Anónimo disse...

😀

Anónimo disse...

1º filho, porque o nome escolhido não foi o que tínhamos dito uns meses antes estar a pensar, sogra trata o miúdo pelo nome que não foi escolhido de propósito... (eye-roll)... Sogro chama-o sempre dizendo "psssst" como se de um animal se tratasse.
2º filho, bem vistas as coisas, até correu bem:
A sogra "ah, não é um nome muito comum."
O sogro "acho uma estupidez por dois nomes. Se fosse hoje não tinha posto dois nomes aos meus filhos."

Raquel disse...

No seu caso tudo bem! Mas eu já conheci um rapaz chamado Jasmim e aí admito que já achei estranho. La está, eu não tenho de ter opinião, mas quando a mãe me disse eu só pensei em quanto aquele rapaz vai sofrer em anos de escola.

Raquel disse...

Apoiado, apoiado

Anónimo disse...

benedita e Carlota? nada visto..... resmas delas....

Miss Mushrooms disse...

Trabalhar num organismo privado ou publico implica que se saiba ler e escrever. O correctamente ninguém quer saber. Mas além disso, não acho nada que escrever Agna erradamente transforme alguém em um ser pequeno. Não é um nome comum, como tal, tem que se encarar de forma realista: Nem toda a gente sabe escrever correctamente o meu nome, e não fosse o tempo que demoro a explicar as coisas quando só me quero despachar ... estava tudo OK. Já me habituei. Só não gosto. Mas estou conformada, juro.

Anónimo disse...

Querida pipoca, mas olhe que foi à conta desse burburinho todo que eu me safei de ser Andrea Carina (juro que a minha mãe é boazinha da cabeça, aquilo devia ter sido efeito das hormonas) e sou Ana Filipa. Portanto há males que efetivamente vêm mesmo por bem.

Diana disse...

Prontos tem uma história. Por acaso de uma Tia minha. Não é analfabetice minha. A minha tia tinha um professor que passava os dias a dizer "ó menina não diga prontos".

Diana disse...

Anónimo das 19.25 claro que sim. Mas a princesa Diana foi a princesa Diana. Mas e apareci primeiro. Na minha família há uma triste sina com o nome do meu pai. 3 homens com o mesmo nome morreram muito cedo. Qdo começaram as sugestões para dar o mesmo nome ao eu filho, foram logo travadas com este argumento.
Eu achava que ia ter uma menina - Rita, afinal era um rapaz. O pai escolheu o nome e eu gostei. Só conhecia Vascos meio malucos, mas prontos. O meu Vasco é maluco de fofinho. Não estou nada arrependida.

Anónimo disse...

Este blog está cheio de posts de gente, certamente, infeliz e mal resolvida. Tudo inveja,despeito e vontade de fazer mal gratuitamente. É melhor tentarem mais uma vez a serem felizes; desta é que vai ser!
Parabéns Pipoca pelo trabalho e graça (a malta que falo deve estar em brasa com o seu reconhecimento público). Um beijinho à mãe da Jill e Jasmin; a área dos comentários de um blog é para este tipo de partilha aqui deve ser usada.

Anónimo disse...

Epá, mil vezes Soraia Vanessa do que esses nomes queques e antiquados que agora pululam por aí. Leonor, Sancha, Pureza, Carlota, Constança...por favor!

Eu disse...

Porque razão o seu nome não é muito melhor? O seu nome pertence a uma geração tenha orgulho, aposto que quando crescia nunca sentiu vergonha do seu nome. Eu própria tenho um nome típico da geração de 80 e não me incomoda nada. Detestaria ter um nome de "velha" e jamais daria um nome que considero antiquado aos meus filhos, por mais que agora esteja na moda.

Eu disse...

Mi piace Bianca :)

Eu disse...

Gosto mais de Andreia, do que Joana.

Eu disse...

Francisca, sem desprimor é tudo uma questão de gosto. Pessoalmente acho feio o nome Francisca, assim como Francisco.

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 340 de 340   Mais recente› Mais recente»

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis