Pub SAPO pushdown

Passatempo Bebé4D- Ecografias Emocionais

terça-feira, maio 22, 2018

A minha mãe nunca fez uma ecografia na gravidez. Na altura não havia disso, pelo menos de forma generalizada, por isso não viveu aquela coisa de ver o bebé, analisar o perfil, tentar perceber se aquilo eram os pés ou a cabeça. Ia às consultas, confiava no médico e rezava para que corresse tudo pelo melhor. E eu não consigo perceber isso. Era mais ou menos como viver sem internet. Por mim, assim que a pessoa engravidava o Estado oferecia-lhe um  "ecografia-fress-pass", para que pudesse ir espreitar o bebé sempre que lhe apetecesse. Eu era daquelas que ia estar caída no hospital todos os dias, não duvidem. Estou sempre ansiosa para ir à médica e confirmar que está tudo bem com a miúda, uma vez por mês é manifestamente pouco para mim. Para aí três vezes por dia penso
"hmmmm, raio da miúda, não se está a mexer, o que é que andará a aprontar?". Se tivesse o passe livre para ecografias, muitos dos meus dramas estavam resolvidos. Mas pronto, é o que temos. 

Apesar de gostar muito do momento da ecografia, sou assumidamente um burro a olhar para um palácio. A médica diz "olhe aqui os rins, está a ver?", e eu aceno que sim, mas por mim aquilo também podia ser o pâncreas, um dedo do pé ou restos da feijoada que comi ao jantar. Nunca faço ideia do que é que estou a ver. Ou é aquela imagem típica de perfil, em que se percebe o corpo todo, ou então esqueçam, não vale a pena. Além disso, estou também preocupada com os sinais transmitidos pela médica. Está demasiado calada? Está a franzir o sobrolho? Estará a ver alguma coisa esquisita? Será que está tudo bem? Ai que a médica não está com boa cara! E pronto, é isto. Nunca é um momento muito relaxado.

Foi por isso que bati palminhas de contentamento com a ideia de fazer uma ecografia 5D na Bebé4D-Ecografias Emocionais. Na altura do Mateus não fiz, nem sequer havia ainda esta versão 5D. 5D?? Qué lá isso? Não, não é uma ecografia com cheiro, a voz do bebé a dizer "olá mamã" ou uma qualquer dimensão assim esquisita (lá chegaremos). É uma nova tecnologia da Samsung, com sistema Real View, que permite ver o bebé com muito mais definição, com a textura e o tom de pele do bebé a assemelharem-se muito da realidade. Não é uma ecografia de diagnóstico, por isso não há cá medições, contagem de orgãos dos bebés e todas essas coisas que, sendo necessárias e super importantes, fazem com que se perca um bocadinho da experiência e o lado mais emocional. Aqui a ideia é mesmo relaxar e ver (ou tentar) pela primeira vez a cara do bebé. A minha portou-se particularmente mal. Mãos à frente da cara, puxões no cordão umbilical, saltos e pontapés a torto e a direito, não parou quieta um segundo. A técnica que fez a eco teve toooooda a paciência do mundo, esteve ali o tempo que foi preciso até a miúda dar um ar da sua graça. E deu. Conclusões: ja é meio pançudinha, bochechuda, dada a duck faces e... parecida com a mãe (e com o irmão)! Só a minha sogra é que achou o contrário, mas ela conseguiu encontrar parecenças com o filho até naquela primeira ecografia que se faz tipo às oito semanas quando os putos são só um ponto, por isso dou o devido desconto.

A ecografia 5D pode ser feita a partir das 16 semanas, mas o ideal é que seja feita entre as 24 e as 30, para se ter uma imagem mais definida. É feita numa sala acolhedora, não há cá aquele ambiente médico meio pesado, e dá para levar a família TODA. Desta vez fomos só nós dois, mas estamos a pensar repetir mais para a frente e levar as respectivas mães e o Mateus, acho que vão adorar. A experiência é mesmo muito, muito gira, dá para matar aquela curiosidade que todas as grávidas têm, e, no final, ainda nos deram um coelho de peluche todo fofinho que reproduz o batimento do coração da bebé e também o meu (para que acalme os nervos quando já estiver cá fora e me deixe dormir a noite toda).

E porque acho que todas as grávidas deviam ter direito a esta experiência, em parceria com a Bebé4D temos para oferecer duas ecografias emocionais (uma em Lisboa e outra no Porto). Sim, eu sei, são só duas, mas TODAS as grávidas que participarem têm direito a cinco minutos completamente gratuitos. Para participarem só têm de preencher este formulário. Os resultados serão anunciados a 30 de Maio. Boa sorte a todas!

31 comentários:

  1. Bem só tu pra me fazeres rir com um tema que me é um pouco indiferente. Que riso! Tudo a correr bem :)

    ResponderEliminar
  2. Eu comprei um Doppler. Todos os dias de manhã e à noite lá ia eu, ouvir o coração da Matilde. Dormia e trabalhava tão mais descansada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tivesse ficado grávida no século XX tinga tido um enfarte. Ninguém falava el doppler. Há cada exagerada

      Eliminar
    2. E eu tive 2 ,e só soube o sexo quando saíram!

      Eliminar
  3. oh… que ganda baile que nos estas a dar!!!! QUEREMOS GLOBOS…. ANDA LÁ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Globos, globos, globos!
      Estou ansiosa pelos comentários até porque não achei os vestidos nada de especial e por isso quero ler a opinião da pipoca. Mas até gostei do da Raquel Strada, especialmente da cor. E desilusão para a Diana Chaves que parece que levava uma tolha de praia. Desculpe por estar a falar disto neste post.

      Eliminar
    2. Queremos globos! LOL para Diana Chaves! Não sei o que lhe passou pela cabeça!

      Eliminar
    3. E a Eurovisao, Ana?? Eurovisao!! Eurovisao!! pôck bôck pôck..

      E pronto, era isto :D

      Eliminar
  4. Cavalheiro do Aeroporto22 maio, 2018 12:26

    As mamãs são ligeiramente amalucadas...:)

    ResponderEliminar
  5. 4D??? A experiência que tive em 4D foi na Disney World num pavilhão em que tínhamos de ajudar o Stich (do filme Lilo & Stich) a salvar o mundo. E o 4D dele consistia em espirrar, tossir e arrotar em cima de nós. E os cheiros... ai os cheiros... ahahahahah
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Muito muito giro... para a próxima gravidez (????) vou querer fazer...
    agora queria mesmo mesmo era looks de globos de ouro... pode ser um desejo de gravida, nunca se sabe... ve lá...

    ResponderEliminar
  7. Tens toda razão!!!!! Imagina de gemeos..devem estar a brincar;) também adorava fazer ecos a toda a hora! Tenho uma amiga médica veterinária que faz...e claro noutras áreas de saúde devem fazer...beijinhos e tudo a correr com a menina!:)))

    ResponderEliminar
  8. Globos de ouro! Globos de ouro!

    ResponderEliminar
  9. Não querendo ser desmancha prazeres, até porque cada um lá sabe da sua vida, nao sei até que ponto devemos ter cuidado com o número de Ecografias que fazemos. A médica especialista em Ecografia obstétrica com quem fiz as ecos “obrigatórias” explicou-nos que não devemos fazer mais ecos do que as necessárias para que não haja demasiada exposição do bebé a certos tipos de ondas, pois algumas são mais prejudiciais. E que isso não é, normalmente, uma preocupação dos técnicos (que não são médicos) que as fazem... mesmo nao sendo exames “oficiais” não deixam de criar certas expectativas de que está tudo bem com o bebé, e que pode não estar, e que aqueles técnicos não sabem interpretar. Cada vez a maternidade se faz mais de artifícios, sendo criadas necessidades que não existem. Basta pensar na quantidade de produtos que nos dizem que temos de comprar e que pouca utilidade têm...
    É claro que se a Pipoca achou que foi uma boa experiência, óptimo, mas só a título de curiosidade, perguntou ao seu médico o que ele/ela achava destas ecos? Já se sabe que provavelmente diferentes médicos têm diferentes opiniões sobre estas coisas, mas tenho curiosidade em saber o que pensam sobre isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo perfeitamente a Pipoca e por mim também fazia ecografias a toda a hora, até porque por motivos pessoais estava sempre com medo das desgraças e em termos psicológicos não foi muito fácil. MAS também já ouvi o mesmo acerca das ecografias. Penso que tem havido estudos no sentido de não se estar sempre a sujeitar o bebé a ecos. Agora que já tive dois filhos estou mais mentalizada para o facto de não podermos controlar tudo e numa terceira gravidez talvez conseguisse "sobreviver" com menos ecos. E uma das coisas que nos faz pensar duas vezes acerca das ecos é o facto de termos filhos com problemas de saúde indetetáveis nas ecos. Acabamos por perceber que não vale a pena o stress porque por muito que a eco seja perfeita pode sempre haver (e muito provavelmente haverá) surpresas

      Eliminar
    2. Em momento algum, ao fazer esta ecografia, me foi dada a expectativa de que estava tudo bem (ou mal) com o bebé. Essa expectativa é-me dada nas consultas com a minha médica e nos exames e análises que ela me recomenda. Na Bebé4D, e como disse no texto, não há parte de diagnóstico, nada nos é dito sobre a condição do bebé (nem sequer o sexo, a menos que perguntemos) e é-nos repetido várias vezes que esta não é uma ecografia de diagnóstico. Quanto a poder fazer mal... é uma ecografia, não são 350. Comentei posteriormente com a minha médica e ela não levantou qualquer tipo de problema. Se tinha necessidade de fazer esta ecografia? Não, não tinha, ninguém tem. Se é uma experiência muito gira e que recomendo a quem possa/queira fazer? Claro!

      Eliminar
    3. Nos Países Nórdicos fazem o mínimo de ecografia possível,e se as mães quiserem mais,pagam do bolso!O Estado não comparticipa tudo.E pagam bastantes impostos,cá passamos do 8 ao 80..

      Eliminar
    4. É uma questão pertinente, sim senhora.
      Na primeira gravidez não me disseram nada em relação ao número de ecografias e cada vez que ia ao médico (obstetra, de família ou especialistas) faziam-me uma sem perguntar quantas já tinha feito.
      Nesta segunda gravidez já está tudo diferente. Logo na primeira eco às 8 semanas a médica viu o batimento cardíaco mas não ouvimos porque, segundo a mesma, já há indicações de que pode ser prejudicial utilizar o doppler numa fase inicial. Na segunda consulta às 10 semanas com outra médica fez a mesma conversa. Tenho de acreditar que é verdade essa questão do excesso de ecos.
      A Ana pode ter razão quando diz que é uma ecografia e não 350, mas a questão é que é MAIS uma, para além de todas as que obrigatoriamente temos de e queremos fazer.
      Não sendo a pessoa mais habilitada por o dizer, penso que o anónimo das 13:46 pode ter alguma razão.

      Eliminar
    5. Aqui em Portugal o sns também comparticipa apenas 3 ecos numa gravidez a correr normalmente. Quem faz mais ou paga do seu bolso ou tem seguros… Logo apenas devemos ter passado dos 8 aos 38 x)

      Eliminar
    6. Se for ver os dados também vai perceber que temos umas estatisticas fantasticas no que respeita a saude na gravidez e nos recém-nascidos. Eu vivo no Norte da Europa e escolhi ir a Portugal ter os meus filhos precisamente porque acho que aqui estao no 8 e eu nestes assuntos prefiro o 80.

      Eliminar
    7. Cá comparticipadas também só tem 3. Se quer mais, também paga do bolso.

      Eliminar
  10. Globos de Ouro = Feira de vaidades!

    ResponderEliminar
  11. Oooh... não há possibilidade de ser na Madeira? Eu gostava muito de fazer.

    ResponderEliminar
  12. Globoooooooosssss sff, o resto não interessa pa nada :P

    ResponderEliminar
  13. Ai Pipoca! És tão divertida que pensei que não tinhas sogra! Só isso é todo um tema para um post ou para uma sessão de stand up! Claro que a bébé é parecida com o pai e quando começar a berrar, vai dizer, que o Arrumadinho em bébé era um Anjo do Senhor...i.é...as birras, claro está, foram herdadas da mãe! Haja paciência!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graças a Deus me divorciei antes de ter tido filhos, a minha ex sogra seria daquelas grandes biscas que tudo o que era bom saia aos filhos, o mau saia as noras! Além de ter netos favoritos, toda uma praga que felizmente me livrei, isso e dar lhe banho quando cair na cama, pipoca pensa num post dedicado a sogras do diabo, vai rebentar a caixa de comentários!!!

      Eliminar
    2. Não são só as sogras! A minha mãe disse na eco das 12 semanas que a bebé era igual a mim. Nasceu igual ao pai e agora chama-a a brincar pó nome do pai, em diminutivo

      Eliminar
    3. Anónimo das 14:34, parece-me estar a falar em causa própria... Se a sua sogra é assim, não quer dizer que as outras, incluindo a da Pipocs, sejam também.

      Eliminar
    4. Por aqui também não tive grande sorte com a sogra! Só falta dizer-me na cara que eu não presto para o filho dela (já o disse de variadas outras formas), mas acredito que esse dia há de chegar. Até o filho tem pena de mim e diz que só por eu aturar uma sogra destas é a maior das provas de amor que lhe podia dar. Até ao dia....

      Eliminar
  14. A minha experiência e opinião:É naturalíssimo que queiramos ver o bebé ainda antes dele nascer... As ecografias, tenham quantos D's tenham sao sempre uma emoção. O certo é que não há garantias absolutas que sejam totalmente inócuas. Tenho um filho quw acabou por ter alguns problemas de desenvolvimento. Nao estou a dizer que a culpa foi das (muitas e desnecessária s) ecografias que fiz. Mas dá que pensar o efeito que podem ter num fragil cérebro em formação. Numa segunda gravidez ficar me ia pelas obrigatórias. Mais cedo ou mais tarde vamos ver o bebé pessoalmente e de todos os ângulos.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis