Pub SAPO pushdown

Vamos lá cuidar da pele #4: esfoliantes

terça-feira, março 27, 2018
E para terminar a ronda de textos sobre cuidados de pele, hoje falamos da importância dos esfoliantes e de mais algumas dicas úteis, uma vez mais, com a ajuda da Dr. Helena Toda Brito. Digam-me se gostam deste tipo de artigos, assim um bocadinho mais técnicos, se acham úteis, se gostariam de ver outros do género e de que áreas, que eu irei em busca de outros profissionais para responder a todas as vossas dúvidas:


Qual sua opinião sobre esfoliação? Há truques e dicas?
A esfoliação é o processo de remoção das células mortas da superfície da pele. Existem dois métodos principais de esfoliação:
- Esfoliação mecânica: utiliza um instrumento (ex: escova, esponja) ou produtos contendo grânulos para remover fisicamente as células mortas; 
- Esfoliação química: recorre a ingredientes como os ácidos salicílico, glicólico ou láctico, para dissolver suavemente as células mortas.

Quando realizada de forma adequada, a esfoliação ajuda a tornar a pele mais macia e luminosa, sendo uma etapa importante a incluir nos cuidados com a pele. Contudo, não é adequada a todos os tipos de pele, devendo ser evitada em pessoas com rosácea, acne inflamatória, queimaduras solares, cortes ou feridas na pele, ou infeções ativas (ex: herpes simples). 

Algumas dicas importantes:
- Limitar a frequência da esfoliação a 1-2 vezes por semana (a esfoliação excessiva pode danificar e pele, tornando-a vermelha e irritada).
- Selecionar um método de esfoliação adequado ao tipo de pele (nem todos os tipos de esfoliação funcionam em todos os tipos de pele). As pessoas com pele sensível podem esfoliar a pele, desde que sejam seleccionados métodos mais suaves.
- Para se conseguir uma esfoliação mais eficaz, aumentar a duração do procedimento, e não a força com que é realizada (a força excessiva é prejudicial).
- Após a esfoliação, aplicar de imediato creme hidratante e protector solar (uma vez que alguns dos produtos utilizados podem aumentar a sensibilidade às radiações UV).

A nossa alimentação tem efeitos na nossa pele?
Uma alimentação saudável promove uma pele saudável. É importante seguir uma dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais (fontes importantes de anti-oxidantes) e gorduras saudáveis (ómegas 3 e 6), e evitar ao máximo os alimentos processados e ricos em hidratos de carbono simples (como pão branco e arroz branco).

Que quantidade de água se deve beber por dia e porquê?
Não há dúvida que beber água é fundamental para a nossa saúde em geral e para o bom funcionamento dos órgãos, incluindo a pele. A quantidade de água que deve ser ingerida por dia é variável de pessoa para pessoa, correspondendo aproximadamente a 35ml de água por cada kg de peso corporal.

Ao contrário do se possa pensar, numa pessoa saudável com níveis normais de hidratação, beber mais água do que o necessário não se vai traduzir numa pele mais hidratada. Em pessoas saudáveis, os níveis de hidratação da pele são mais afectados pela forma como a pele é tratada por fora (ex: aplicação de cremes hidratantes) do que pela quantidade adicional de água ingerida (o que explica porque há pessoas que ingerem quatro litros de água por dia e continuam com a pele seca).

Há algum suplemento que se deva tomar para manter a pele saudável ou os cremes bastam?
Os cremes não bastam, têm de ser incorporados num plano global que inclua cuidados com a alimentação, exercício físico, sono e a evicção de fatores prejudicais para a pele (sol, stress, tabagismo).

Mais do que a toma de suplementos, penso que o melhor conselho seja seguir uma dieta equilibrada e nutritiva, rica em frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas saudáveis, evitando sempre que possível os alimentos processados, ricos em açúcares refinados e gorduras saturadas.




32 comentários:

  1. Oh pá, existem esfoliantes tão bons e muito mais baratos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diga UM!

      Ahahah

      Eliminar
    2. Eu uso este da Dr. Organic e gosto muito: https://www.celeiro.pt/450003-bio-exfoliante-facial-carvao-vegetal-ativado-125-gramas-ltr-dr-organic

      :)

      Eliminar
    3. Eu sou fã do da Garnier Pure Active Intensive (é mesmo este o nome, não é o 3 em 1)

      Eliminar
    4. Cien do Lidl! Top top

      Eliminar
    5. Eu sou fã do esfoliante da Natura Siberica.

      Eliminar
    6. Cien do Lidl não esfolia quase nada...

      Eliminar
  2. Boa informação nunca é demais, mas não é bem o que procuro aqui no blog.

    ResponderEliminar
  3. pois, era esses que eu procurava. Algo mais em conta...

    ResponderEliminar
  4. A Pipoca perguntou e eu respondo: Sim, gostaria que fizesse mais artigos deste género com especialistas de áreas diferentes! Então no que toca a cosmética... não há assim tanta informação em português, ainda bem que fez estes artigos com a Doutora Helena. Logo aqui, desconstruiu o mito de que beber imensa água se traduz numa pele mais bonita. Muito mais poderia ser explorado: protetores solares, óleos essenciais, produtos orgânicos, fórmulas, etc.
    Mas pronto, passando a áreas diferentes, poderia abordar temas como nutrição, moda sustentável, ecologia, viagens... sei lá, um pouco de tudo seria interessante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simmmmm... Porque ninguém hoje em dia sabe que beber muita água faz bem à pele!!!! Por favor. Que enfado.

      Eliminar
    2. Eu, do alto dos meus 50 anos, tenho uma pele bem bonita, sem nunca ter bebido mais do que um copo de água por dia. E quando isso acontece grito milagre, milagre...no inverno então nem isso.

      Eliminar
    3. As dicas são sempre uteis, mas nem todos as sabem interpretar.
      O exemplo da água é gritante, houve uma gigante campanha para aumentar o consumo da água, e deram como exemplo de benefício a hidratação da pele. O que é que algumas almas entendem com isso?
      Água = substituto do hidratante facial
      WTF

      Eliminar
    4. Anónimo das 22h31, então quanto mais água mais bonita a pele? Foi isso que retirou do post e do comentário inicial? Ahahahahahah!

      Eliminar
  5. Adoro este tipo de artigos! Se for possível, fale com um cirurgião plástico sobre alguns temas... A mim interessavam-me as cirurgias pós parto (abdominoplastias, etc). Acho que estes temas podiam ser úteis para muita gente. Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito deste tipo de artigos! São sempre muito úteis.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Dicas para um cabelo bonito e saudável.
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  10. Esfoliante da nuxe thermo-activ para a zona T.Excelente! É o meu queridinho. O mais parecido é o da caudalie que a pipoca referiu. Vale bem cada cêntimo.

    ResponderEliminar
  11. Acho sempre útil este tipo de posts. Como tenho alguns problemas com acne e rosacea, estou a ponderar fazer um peeling, mas tenho tido opinioes muito diferentes sobre beneficios vs maleficios. Era muito bom um post sobre este tema.

    ResponderEliminar
  12. Uso o da Lierac e estou muito satisfeita!

    ResponderEliminar
  13. Uso a loção da Clarins.Excelente.Utilização agradável, rende imenso e produz rápidos resultados.Recomendo.

    ResponderEliminar
  14. Sugiro informação sobre procedimentos cirúrgicos não invasivos, como peeling, botox..

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde :)
    Alguém já fez limpeza de pele com recurso a oxigénio? Estou a pensar fazer com o objectivo de "disfarçar" as marcas do acne... No entanto, não consegui ler muitos artigos acerca da eficácia..
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  16. Gosto gosto pipoca,siga com estas rubricas.esta semana na sephora experimentei o esfoliante da guerlain e adorei.

    ResponderEliminar
  17. Pipoca, fiz ontem um comentário acerca de produtos orgânicos que estranhamente não foi publicado...
    Por que é que não o publicaram?
    Beijinhos,
    T.

    ResponderEliminar
  18. Qual é o mais forte ?

    Eu sou daquelas que quando fazem esfoliaçao (só fiz algumas vezes na vida, acabo por deitar os produtos fora) gosta daqueles mesmo fortes , de sentir os granulos, que deixam a cara toda vermelha , eu sei que é estupido, mas gosto deles assim.

    ResponderEliminar
  19. Olá Pipoca!!!
    Este tipo de post é muito útil, continue assim... ;)
    Quanto mim gostaria de ver mais desenvolvimento sobre a rosácea. Que alternativas existem para controlar este problema.

    Bjs

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis