Pub SAPO pushdown

Então e filmes de Óscares?

terça-feira, janeiro 30, 2018
Janeiro e Fevereiro são os melhores meses no que toca a filmes porque, basicamente, estreia tudo o que está nomeado para os Óscares. Probleminha: como há uns anos inventaram esta brincadeira de ter nove ou dez nomeados para melhor filme, em vez dos cinco habituais, uma pessoa vê-se e deseja-se para conseguir ver tudo a tempo. Lembro-me que no ano passado cheguei a fazer uma sessão tripla, saí do cinema com mais três dioptrias em cada olho. Este ano tentei disciplinar-me e já despachei sete dos nove nomeados. E se há por ali coisas muito boas, outras há que, não sendo más, me parecem só para encher chouriços. E, pelo caminho, encher os bolsos da indústria cinematográfica. Mas pronto, antes no cinema do que na farmácia, não é verdade? Ora então o que é que eu andei a ver:

Acho tanto a nomeação para melhor filme como para melhor actriz (Saoirse Ronan) manifestamente exageradas. De tudo o que vi até agora, foi o que menos me encheu as medidas. Pensei "ah, está bem, é engraçado", acho que é um daqueles que daqui a um ou dois anos já nem me vou lembrar bem que existiu. Basicamente é a história de uma adolescente e dos dramas típicos de uma adolescente: namorados, amigos, escola, pais Pronto, em calhando é uma versão muito simplista, mas achei mesmo que não havia ali grande história. Estive até ao fim à espera de uma grande reviravolta, de qualquer coisa incrível. Não aconteceu.



É uma história verídica, um caso que envolveu a administração Nixon e que acabou por levar o The Washington Post a tribunal, com o intuito de o proibir de publicar informação considerada ultra-secreta sobre a Guerra do Vietname. Tendo estudado jornalismo, achei o filme particularmente interessante. Mexe com os valores da liberdade de imprensa e com a forma como uma publicação se vê confrontada com um dilema difícil: defender essa mesma liberdade ou defender a viabilidade de um jornal? O filme junta alguns pesos pesados: o Steven Spielberg como realizador, a Meryl Streep e o Tom Hanks como actores. Deve ser um bocado ingrato estar nomeado com a Meryl Streep porque, assim à partida, ela é incrível e merece sempre ganhar. Ainda assim, tenho para mim que este ano não se safa, vai ser uma categoria renhida. E o filme, sendo bastante bom, também não vai levar o Oscar.


Ainda me faltam três filmes mas, a avaliar pelas apresentações, duvido que algum venha a ser tão bom como este "Três Cartazes à Beira da Estrada". A história é muito simples: uma mãe (Frances McDormand) que, inconformada com o assassinato da filha, decide alugar três cartazes gigantescos a pedir justificações à justiça. O acto vai revolucionar a vida de uma data de gente de uma pequena localidade, onde cada personagem é melhor do que a outra.  O filme é dramático, é pesado, mas de repente tem apontamentos de humor absolutamente geniais e que nos desarmam, parece que estamos numa montanha russa. A Frances McDormand, para mim, era a vencedora indiscutível do Oscar, mas depois vi o "I, Tonya" e fiquei de boca aberta com o papel da Margot Robbie, por isso estou para aqui muito dividida. Se não puderem ver todos os filmes nomeados, pelo menos tentem ver este,


É um filme um bocadinho estranho e é bem capaz de levar para casa o Oscar de argumento original, mas também o achei ligeiramente perturbador. Um rapaz negro vai, pela primeira vez, passar um fim-de-semana a casa dos pais da namorada (branca) e começa a perceber que aquela gente é toda um bocado descompensada. Além dele, os únicos negros presentes são dois empregados da casa, que também agem de forma estranha. Dali a ver-se metido numa carga de trabalhos é só um instantinho.


Passei grande parte do filme a achar que era "só" um filme bonito. Esteticamente irrepreensível, sensível, com uma banda sonora do caraças, uma história bonita de um amor homossexual. Mas depois, já a chegar ao fim, há um diálogo brilhante entre a personagem principal e o pai, e foi ali que mudou tudo. Deu cabo de mim, de tão magnífico e verdadeiro que há. Isso e a cena final, que deixou toda a gente colada às cadeiras do cinema, basicamente a tentar digerir aquilo. Para mim, um bom filme é aquele que não nos deixa indiferentes, é aquele do qual nos lembraremos para sempre, mesmo que seja só por uma ou duas cenas. Saí da sala e só me apetecia chorar e chorar e chorar. Estou a torcer, muito, para que este "Chama-me pelo teu nome" leve todos os Óscares que conseguir: melhor filme, melhor actor (o Thimotée Chalamet é brilhante), melhor banda sonora, melhor tudo.


É um daqueles filmes que estão mesmo a dizer "olha aqui um actor tão bom a merecer o Oscar" e é bastante provável que o Gary Oldman, em modo Winston Churchill, leve mesmo a estatueta para pôr em cima de um naperom lá em casa. É o típico filme histórico, não acho que seja uma obra-prima, mas vê-se bem. 


Foi uma surpresa muito, muito, muito boa, não estava à espera de gostar tanto. Achei que ia ser só mais um filme de guerra, com muita bomba, muito barulho, muita explosão, muito efeito especial, mas acabou por ser bem mais do que isso tudo. O filme conta a história dos 300 mil soldados ingleses que ficaram cercados pelos alemães na praia francesa de Dunquerque, na II Guerra Mundial, e de todo o esforço desenvolvido para os conseguir tirar de lá (o mesmo episódio que é relatado no "A Hora Mais Negra"). O filme é visto em três perspectivas que se complementam - terra, mar e céu -, está muitíssimo bem realizado e estamos ali o tempo todo em tensão a torcer pra que aquela malta se safe toda. Se levar o Oscar fica muito bem entregue.

37 comentários:

  1. Depois da sua observação fiquei muito curiosa com alguns dos filmes.
    Mas Pipoca.. sendo eu farmacêutica, agradecia que gastasse algum dinheirito na farmácia. Mais não seja em cremes e elásticos do cabelo eheheh brincando

    ResponderEliminar
  2. Temos andado a ver os mesmos filmes. E, por mais que venere Meryl Streep, também acho que o papel não é para Oscar, pelo menos quando confrontado com os de Frances McDormand e Margot Robbie.
    Não perca The Big Sick, uma comédia romântica diferente e muito inteligente, com um orçamento de uns irrisórios cinco milhões de dólares e uma única nomeação, a de melhor argumento original - muitíssimo justa.

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei "A forma da água". Este ano sou pela Sally: a forma como ela transmitiu toda aquela emoção, sem dizer uma única palavra, foi brilhante. É um filme mesmo bonito. :)

    ResponderEliminar
  4. De todos, apenas vi o Dunkirk (o homem lá de casa adora filmes sobre a II Guerra Mundial) e também fiquei muito surpreendida! É daqueles filmes que nos agarram do início ao fim... e eu sou daquelas pessoas que normalmente adormece 5 minutos depois do filme começar! :D)

    ResponderEliminar
  5. Ainda só vi "A hora mais negra". Gostei bastante, por sinal. E acho que o actor faz um papelão! Mas esta semana vou ver o "The Post" e também estou muito curiosa para ver "A forma da água", que vi a apresentação e me pareceu um filme muito interessante. Cá para mim é este que vai arrecadar tudo!

    ResponderEliminar
  6. Veja A Forma da Água. Eu adorei: brilhante, emotivo, excelentes interpretações, foge um pouco ao típico da ficção científica. Não vai levar o Óscar, mas vale muito a pena ver!

    ResponderEliminar
  7. Ainda só vi o Dunkirk, não achei assim tão genial como estava à espera. E estou bastante curiosa para ver o The Post e o Call me by your name. E o "Três Cartazes à Beira da Estrada", que, mesmo ainda não tendo visto, acho que vai ser o grande vencedor.

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  8. Escreves tão bem!

    ResponderEliminar
  9. O Dunkirk é espetacular. Mas eu também tenho uma admiração confessa pelo Nolan e pela forma como ele conta as histórias. E pelo Tom Hardy.

    O The Post é particularmente interessante pelo paralelismo com a atual presidência norte americana. De resto, é um bom filme, mas nada mais.

    ResponderEliminar
  10. Vi o Lady Bird ainda antes de terem sido as nomeações para os óscares. Também não achei o filme nada de mais, por isso até fiquei surpreendida quando vi aquela nomeação.

    ResponderEliminar
  11. Falta-me ver o "3 cartazes á beira da estrada"; "Chama-me pelo teu nome"; "Lady Bird"e a "Linha Fantasma" mas posso dizer que até agora não houve assim nenhum fascinio em particular. Grande interpretação do Gary Oldman, o filme vale por ele, a Margot Robbie está muito bem no "I,Tonya" e a Sally Hawkins em "A forma da água" mas realmente o "Dunkirk" é um filme que gostei muito e " Get out" também recomendo. "A forma da água" vale muito pelo argumento, vê-se bem mas não é fantástico. Por isso acho que este ano não é maravilhoso em filmes, como outros anos, mas há boas histórias.

    ResponderEliminar
  12. Quero muitooooo ver o call me by your name e o 3 cartazes. E se calhar fico por estes, os outros não me puxam tanto assim...

    ResponderEliminar
  13. Vi o Dunkirk e achei incrível, a mistura dos três pontos de vista com inícios temporais diferentes e que a princípio só baralha e no fim faz todo o sentido está genial.
    Estou com imensa vontade de ir ver o The Darkest Hour e o The Post.

    Bons filmes!

    https://sempreentreviagens.com/

    ResponderEliminar
  14. Faltam dois filmes que adorei "A forma da água" e o "The big sick", que é um filme muito bom e fora da caixa. Dos que refere, os que quero ver mais é o "Três cartazes à beira da estrada", o "The post" e o "Foge". Os restantes não me chamam muito à atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já vi o The big sick e gostei muito

      Eliminar
    2. Também gostei do The big sick mas não sei se é filme para Óscar.

      Eliminar
  15. Não podia estar mais de acordo!!
    Ainda não vi o Dunkirk, e de tudo o que disse só tenho a acrescentar que fiquei a odiar aquele "borracho" do Call me by your name, porque por muito bonita que possa ter sido a coisa, foi ele que definiu a vida daquele rapaz, e que depois tanto fez sofrer!! Quem não gostaria de ter um pai assim!!

    A forma da água, honestamente não merece as nomeações que tem!!!!

    ResponderEliminar
  16. Pipoquinha, só vi o Dunkirk e o call me by your name. O Dunkirk é naquela... Um bom filme e tal mas que há imensos do género por aí... Já o call me by your name... Desde o argumento, a fotografia , a banda sonora, o desempenho dos actores e aquela cena final completamente hipnótica... Tudo brilhante!!!! Para mim (e ainda sem ter visto os outros) ganhava tudo!!!

    ResponderEliminar
  17. Ainda não vi nenhum dos nomeados, mas assim de repente tbm acho que o The Post não deve ganhar nada, até porque o Spotlight, que é algo que deverá ser do mesmo género (por envolver jornalismo de investigação) ganhou o óscar de melhor filme há 3 anos, salvo erro. Estou mesmo muito curiosa pel Três Cartazes e o Call me by your name

    ResponderEliminar
  18. O Get Out é uma cópia do Skeleton Key. Se ganhar o argumento original deixo de ter fé no mundo.

    ResponderEliminar
  19. A forma da água ... perfeito!!!

    ResponderEliminar
  20. Beatriz Oliveira30 janeiro, 2018 22:48

    Pipoca que acha do facto de o James Franco e o seu filme, The Disaster Artist, terem ficado de fora dos Óscars?

    ResponderEliminar
  21. Marta p Carvalho30 janeiro, 2018 23:01

    Ainda tenho muito para ver:the post,mm sem oscar com aquela senhora aprende se sempre:) Os 3 cartazes a beira da estrada, por ser um filme diferente e o do Churchil pq tenho seguido pouco a biografia.
    O call me by your name,foi totalmente inesperado...Mas tb concordo que um filme que ,por apenas uns minutos fique para sempre na nossa memória, ganhe um Oscar:)

    ResponderEliminar
  22. Marta p Carvalho30 janeiro, 2018 23:01

    Ainda tenho muito para ver:the post,mm sem oscar com aquela senhora aprende se sempre:) Os 3 cartazes a beira da estrada, por ser um filme diferente e o do Churchil pq tenho seguido pouco a biografia.
    O call me by your name,foi totalmente inesperado...Mas tb concordo que um filme que ,por apenas uns minutos fique para sempre na nossa memória, ganhe um Oscar:)

    ResponderEliminar
  23. gosto tanto quando falas de cinema :)

    ResponderEliminar
  24. Pipoca, adoro-a e concordo consigo em tudo o que vi, mas mude-me só o nome do jovem para Timothée Chalamet que ele merece.

    ResponderEliminar
  25. Serviço público. Obrigada. Siga para maratona de filmes que ainda não vi nenhum. SHAME ON ME.

    ResponderEliminar
  26. Então e o I,Tonya? Diz de tua justiça :) eu estou mortinha por ver ;) cm é k conseguiram por a Margot tão feia, jasuzzz!

    ResponderEliminar
  27. Vi o "Call me by your Name" assim que li este post, e tenho a dizer que fiquei exatamente com a mesma opinião sobre o filme, vi ontem e ainda hoje não me saiu da cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi-o há dois dias e bastou ler a descrição da Pipoca para me virem lágrimas aos olhos. É um filme lindíssimo. A cara do Elio não me sai da cabeça...

      Aquele rapaz é de um talento incrível! Foi a interpretação mais marcante que me lembro de ver nos últimos anos.

      Eliminar
  28. Será que alguém me pode explicar o final do filme 3 cartazes à beira da estrada? Adorei o filme mas não consegui perceber o final

    ResponderEliminar
  29. Este fim de semana vou descobrir quem ganhou, se a liberdade ou a viabilidade do jornal :).??The Post

    ResponderEliminar
  30. Mas depois viu o I, Tonya??? Só estreia no dia 22 como já viu?

    ResponderEliminar
  31. Sim de facto tem razão..segui as prioridades e os 3 cartazes e mm filme a não perder.Todas as cenas são grandes cenas e agarram nos do início ao fim, com promenores de humor ( como indica) , absurdamente genial...a mim marcou me a forma como as situcoes mais complicadas(como as ironias da vida) nos podem ir mudando(no bom sentido). Ela leva tudo á frente.obrigada pela dica

    ResponderEliminar
  32. Só me falta ver o the post e a hora mais negra.
    O que menos gostei foi o lady bird e os que mais adorei foram os três cartazes e a linha fantasma. Adoro o get out,mas não acho que seja filme de Oscar.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis