Pub SAPO pushdown

Morram, piolhos, morram!

terça-feira, novembro 14, 2017

A escola do Mateus tinha recomeçado para aí há duas semanas e com ela recomeçou o quê, o quê, o quê, perguntam vocês? Exacto, o  mailzinho que é enviado aos pais com o temível título de "pediculose", que é só uma forma chique de tratar um assunto blhéc: os piolhos. Deixemo-nos de tretas e chamemos as coisas pelo nome: PI-O-LHOS NO-JEN-TOS. O mail chega sempre em forma de advertência, com uma imagem fofinha de uns putos a coçar a cabeça (como se houvesse alguma coisa de fofinho nisto), e a mensagem "agradecemos que vigiem, cuidadosamente, as cabeças dos vossos filhos". E pronto, começa o suplício. 

Já tinha falado sobre este assunto aqui, do trauma que tenho com os piolhos e do efeito psicossomático que têm sobre a minha pessoa. A simples menção da palavra "piolho" já faz com que tenha vontade de arrancar a cabeça para verificar se foi indevidamente ocupada por estas criaturas. Nojo, nojo, nojo, nojo! Há uns tempos circulava no Facebook, num daqueles fóruns dedicados a assuntos maternos, a pergunta de uma mãe que queria saber se
havia "alguma forma de remover piolhos sem ter de os matar". Oi??? Come again??? A minha pergunta é mais simples: porquê? Porque raio alguém há-de querer apanhar um piolho e mantê-lo vivo? Para que ele possa continuar a sua vida numa outra cabeça? Porque é um bicho com família e sentimentos? Porque contribui de vida decisiva para sociedade? Tive muita vontade de responder "eu acho que sim, é tentar encontrar uma situação mais diplomática, se calhar mandamos vir alguém da ONU para mediar o conflito e organizar uma retirada pacífica dos piolhos, sem recurso a violência", mas deixei-me estar calada, que às vezes é melhor não alimentar loucuras. 

Bom, mas de volta ao mail da escola e ao pedido de "vigiem cuidadosamente a cabeça dos vossos filhos". A minha relação com potenciais piolhos na cabeça do Mateus é mais ou menos a mesma que tenho com o saldo da minha conta. Eu acredito, piamente, que se não consultar o saldo o cartão irá sempre passar, como se tivesse crédito ilimitado. Com os piolhos é o mesmo, eu acredito que se  não inspeccionar a cabeça do puto, nenhum piolho lá irá parar. A vida é para ser vivida assim, com estas crenças altamente científicas e funcionais. Mas pronto, como não quero ser a responsável por uma praga de piolhos na escola, lá dou por mim a tentar apanhar o miúdo cinco minutos sossegados para passar revista àqueles caracóis. 

Para já tem sobrevivido, mas acho que no que respeita a este tema, a palavra de ordem é "prevenção". E então, sempre que chega o mail dos demónios a alertar para a "pediculose" (PI-O-LHOS NO-JEN-TOS) lá entra em acção o Paranix, mais propriamente o Champô de Protecção Contra Piolhos e Lêndeas. Na cabeça do Mateus e na minha, que já tive a minha dose de piolhos quando era miúda, não preciso de mais, obrigadinha. O processo é muito simples, sempre que há um aviso de surto de piolhos, é usar o champô dois ou três dias, como substituto do champô normal. Dá para a família toda, é suave e o cheiro é mesmo agradável. Eu tinha ideia que estas coisas cheiravam sempre meio a remédio, mas não. Assemelha-se a qualquer outro champô. No caso do Mateus, além do champô ainda é diariamente borrifado com o Paranix Repel, um spray preventivo que cria uma película protectora e dificulta a adesão dos piolhos ao cabelo. 

E como parece que o Outono é uma época particularmente aliciante para os piolhos (é tipo a época alta deles e a nossa cabeça é o Algarve), aqui ficam algumas dicas Paranix para evitar a propagação dos nojentinhos (e eu juro que me cocei umas 20 vezes a escrever este post):

  • - Aconselhem os vossos filhos a não partilhar roupa, chapéus ou gorros com outras crianças
  • - Apanhem ou entrancem o cabelo comprido.
  • - Usem sempre touca na piscina.
  • - Desinfectem e lavem a roupa a 60ºC, aspirem a casa e o carro e deitem fora o saco do aspirador.

Os produtos de tratamento de Paranix (Spray e Champô de Tratamento) são Dispositivos Médicos para o tratamento da pediculose. Paranix Localizador de Lêndeas é um Dispositivo Médico utilizado para evidenciar lêndeas. Paranix Champô de Proteção é um dispositivo médico utilizado para prevenção da disseminação da pediculose. Apenas para uso externo. Evitar o contacto com os olhos ou as mucosas. Em caso de contacto com os olhos, lavar abundantemente com água. Não usar em caso de alergia a algum dos ingredientes. Paranix Spray de Tratamento está indicado para crianças com mais de 6 meses. Paranix Champô de Tratamento, Paranix Localizador de Lêndeas e Paranix Champô de Proteção estão indicados para crianças com mais de 2 anos. Manter fora do alcance e da vista das crianças. Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização. Paranix Repel é um produto cosmético. Manter fora da vista e do alcance das crianças.

Post em parceria com Paranix

9 comentários:

  1. Cavalheiro do Aeroporto14 novembro, 2017 13:18

    Uma escova eléctrica por dia, nem sabe o mal que lhes fazia (aos piolhos).

    ResponderEliminar
  2. Não tenho filhos, mas acho que se tiver um menino e passar por esse problema, levo-o logo à maquina 2 e acaba-se logo o problema. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cavalheiro do Aeroporto14 novembro, 2017 15:13

      E se for menina?

      Eliminar
    2. só as meninas podem manter o cabelo como gostam. meninos são mini homens e portanto podem bem andar de cabelo rapado quer queiram ou não. já se vão habituando para a tropa
      (Eu tenho dois, um menino e uma menina, e o meu adora os caracóis dele, pelo que sei respeitar isso e nunca lhe rapava o cabelo)

      Eliminar
  3. Ola Pipoca,
    O meu filho com ano e meio apanhou piolhos numa piscina. Tinha o cabelo comprido como o do Mateus :(
    Desde daí que passo sempre o pente elétrico na cabeça do miúdo e quando vai para a natação uso o paranix (forma preventiva)

    ResponderEliminar
  4. Eu cá adoro piolhos, frito-os em cebolada. Hummm miam miam... :)

    ResponderEliminar
  5. Grande pancada a da defensora dos piolhos kkkkk que vão todinhos para a casinha dela.
    Eu também é bicheza que me enoja profundamente!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Querida Pipoca, com três pequenos em casa uma pessoa vai ficando pró nestas coisas. Nada melhor do que todas as semanas passar o pente elétrico na cabeça deles como prevenção, e faço também um repelente em casa à base de óleo de tea tree. Fantástico

    ResponderEliminar
  7. Tambem andava com problemas de pilhos lá em casa e comprei um pente eletrico como já falaram aqui e foi remedio santo. acho que se chama robicomb

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis