Pub SAPO pushdown

Fomos para fora cá dentro: Monte da Estrela

terça-feira, outubro 10, 2017

Eu sou uma pessoa que rege a sua vida pela aplicação "Meterologia" do iPhone por isso, quando vi que iam estar quatro dias de muito calor em pleno Outubro e que havia um feriado pelo meio, pus-me imediatamente em campo, em busca de um sítio para fugir e aproveitar aquilo que eu achava ser o último fim-de-semana de "verão". Pedi ajuda às Heranças do Alentejo, uma associação sem fins lucrativos que reune uma enorme oferta da alojamento, experiências, actividades e restaurantes um pouco por todo o Alentejo. É só pesquisar no site e encontramos uma data de sugestões, para os mais variados estilos: escapadinhas, fins-de-semana a dois, aventura, família, praia, campo, há de tudo. 

Aceitei a sugestão das Heranças e foi assim que fui parar ao Monte da Estrela Country House and SPA, um espaço de agroturismo, algures entre Moura e Mourão, em pleno coração do Alentejo. Perdido entre uma imensidão de vinhas e oliveiras, o Monte da Estrela é uma casa linda e onde o silêncio é absolutamente impressionante. Foram quatro dias assim, no meio de silêncio, praticamente sem rede e se net no telemóvel. Maravilha.



O Monte pertence a uma família que excede todos os níveis de simpatia e hospitalidade. Era impossível
fazer com que nos sentíssemos mais em casa. Vê-se que têm orgulho no projecto que construíram e têm todos os motivos para isso. O espaço é mesmo muito bonito, acolhedor, tranquilo. Não levei relógio e não lhe senti a falta. É perfeito para descansar e para desligar do resto do mundo. Aproveitámos o bom tempo para piscinar, para ler, para brincar com o Mateus (que, talvez influenciado pelo ambiente, se portou excepcionalmente bem), para fazer uma massagem no spa e para passear pela zona.



O Monte só tem seis quartos, por isso, à partida, o sossego é garantido. Haver poucas pessoas também dá para criar um ambiente mais "caseiro", partilhar provas de vinhos com os outros hóspedes, jantar no alpendre com musiquinha boa a tocar, ficar a balouçar numa rede, fazer uma visita às cabrinhas Estrelinha e Guadalupe, ou olhar para um céu cheio de estrelas num terraço pensado para o efeito. Tivemos um bocadinho de "azar", apanhámos noites de lua cheia, mas o Monte da Estrela fica em plena reserva Dark Sky Alqueva, a primeira do mundo a receber um selo de qualidade que garante as características únicas do céu nocturno.


Para quem não conseguir ficar parado muito tempo, o Monte da Estrela tem uma data de parceiros que fornecem as mais variadas actividades: passeios de barco, de balão, workshops, observação de aves, desportos náuticos, caças ao tesouro, caminhadas, etc. Num dos dos dias decidimos fazer um passeio de barco pelo lago Alqueva, com a AlquevaTours, e foi muito, muito giro. Tivemos a sorte de nos calhar um guia incrível, o Sr. Nixon, um apaixonado pela zona que teve a simpatia de nos contar uma data de histórias.


Gostei muito de estar no Monte com calor, mas acho que no Inverno também deve ter o seu encanto. Deve ser muito bom estar ali à volta da lareira, com um livro, no quentinho. Ficou prometida uma nova visita quando este verão interminável acabar, e vai ser uma promessa para cumprir. Gostámos tanto, tanto que demos por nós a pensar "e se largássemos tudo e viéssemos morar para o Alentejo?". Enquanto isso não acontece, temos sempre o Monte da Estrela para fugir de vez em quando.


Deixo-vos mais algumas fotos, para verem como é lindooooo!




































27 comentários:

  1. Querida Pipoca,

    De há duas ou três semanas para cá, meteu-se-me na cabeça que está grávida. Já viu isto!? :) Vai daí, é uma espécie de wishful thinking.

    :)
    Grávida ou não, saiba que irradia uma luz do caracinhas e está bonita como nunca! :)

    Beijinhos para si, e muita saúde e alegria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sua marafada sem perdão! :D

      Ai de si que não encomende outra brasa-do-tipo-Mateus, ai de si! :D

      Tem provas dadas, menina, pode botar crianças no mundo à confiança, que saem bem jeitosas!

      Vamos a isso! :P

      P.S. Não leve a mal que isto é só bem querer, ouviu? ;)

      Eliminar
  2. Não troco o meu Alentejo por nada deste mundo ....
    MB

    ResponderEliminar
  3. Cavalheiro do Aeroporto10 outubro, 2017 11:07

    Vocês não imaginam como é viver fechado num aeroporto com este sol tremendo lá fora. Ninguém merece...! O que eu sofro, senhores, o que eu sofro...
    Haja uma "Laura" Croft que me salve...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofrer é estar desempregado. Menos. Tenha bom remédio: se sofre venha para casa e passe os dias à varanda!

      Eliminar
    2. Cavalheiro do Aeroporto10 outubro, 2017 11:59

      Mas eu disse que trabalhava no aeroporto? Eu só vivo aqui. Sei lá, afeiçoei-me aos bancos das salas de espera...

      Eliminar
    3. o q foi dizer... esta lixada/o :D iniciou o combate do quem-mais-sofre-sou-eu

      Eliminar
    4. Cavalheiro do Aeroporto10 outubro, 2017 15:57

      Ai nisso não há dúvidas. Quem mais sofre sou eu. Vocês nem imaginam a corrente de ar que apanho quando abrem as portas de embarque. Parece que já estou a sentir "Passageiros do voo com destino a..."..brrrrrrrrr
      Pior ainda, vou arranjando, para me manter quente, umas mantitas daquelas que dão nos aviões mas, como sou Cavalheiro, vou dando às senhoras que vejo com frio. Muitas nem agradecem e eu continuo com frio. Este ano já me constipei para cima de 2 vezes.

      Eliminar
    5. O alminha das 11h28, até me dei ao trabalho de ir procurar umas dicas para si, vá lá ser feliz, pessoa:
      http://www.alexandraecarolina.com/pt/blogarticle/9170/4334/Eu-quero-e-vou-conseguir-10-passos-para-ser-mais-feliz

      Rita

      Eliminar
    6. 😂😂😭😭

      Eliminar
  4. Azeite de Moura ... O melhor do Mundo <3
    E ninguém melhor que o primo Nixon para fazer a visita ;)
    Não há nada como viver no Alentejo!

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha! Não sei se foi pela tua descrição mas acho que as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada podiam "pegar" neste pequeno paraíso e escrever Uma Aventura no Monte da Estrela com caça ao Tesouro, estrelas ao luar, etc. Adoraria!
    Fiquei fascinada com a mesa da comida!Que fome boa!Comia tudinho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vão de certeza porque é certinho que lêem este blog...

      Eliminar
    2. E porque não?? Este blog é conhecido, tem qualidade, não sei porque não se poderiam inspirar num local tão giro e propício sim a uma boa história. A mania de ver sempre o copo vazio ou meio vazio...

      Eliminar
    3. Sua grande "lambona", pois é assim que vão acumulando pneus!

      Eliminar
  6. É um bom artigo para quem diz que o nosso país não é bonito ou interessante! As fotos estão qualquer coisa!
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  7. Olá pipoca :)

    Ainda bem que gostou da sua estadia pelo Alentejo, como alentejana que sou gosto sempre de ouvir falar bem do Alentejo. O Monte da Estrela fica situado perto da Aldeia da Estrela, no concelho de Moura, para uma próxima estadia venha também conhecer Moura, não se arrependerá.

    Beijinho,

    Ana

    ResponderEliminar
  8. Dá vontade de sair a correr (vá, de carro...) para este local maravilhoso!

    ResponderEliminar
  9. Obrigatório ir à Taberna do Liberato em Moura. Não só pelo que se come mas acima de tudo pelo ambiente, assim a roçar o Bairro Alto:
    2ª Rua da Mouraria, 3
    7860-103 Moura

    ResponderEliminar
  10. E eu que estava a ficar convencida... que só Lx constava no mapa de Portugal! Afinal, há muita gente a gostar da "parvalheira","pasmaceira" da verdadeira qualidade de vida! 😜
    Atrevo-me ainda a dizer que, quem refere que na "província" não existe oferta cultural ou que esta é limitada, é porque ignora essas localidades, fala por falar sem conhecimento efetivo!
    Podem até viver em Lisboa e nos subúrbios e arrogar-se muito dadas e frequentadoras de eventos culturais, mas depois... é vê-las a subir e a descer a Av. da Liberdade a mirar as lojas de luxo, a subir a Rua do Carmo, visitar o Chiado, observar de uma esplanada os transeuntes... adquirir uns trapitos numa das lojinhas de "massas", et voilá oferta cultural by Lx da boa! 😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu, desde a primeira vez que pus os pés no Alentejo que tenho o sonho de lá viver. Até os 40° à sombra me agradam.

      Mas também sempre vivi na pasmaceira, só mudava para uma mais agradável...

      Eliminar
  11. Pipoca, gostei muito da descrição do meu concelho e da forma como tão bem o aproveitou. O Monte da Estrela fica na Freguesia da Estrela, única freguesia rodeada pelo grande lago.
    De facto, é muito bom viver aqui.
    Volte sempre e traga amigos.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Estrela não é uma freguesia é um lugar da freguesia da Póvoa de são Miguel.

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis