Pub SAPO pushdown

Cenas para putos #5: peças de teatro

sexta-feira, outubro 27, 2017
Eu não sei quanto a vocês, mães de criancinhas, mas eu sou muito pela máxima "fazê-las gastar energia fora de casa". Quando o tempo está bom a coisa é mais fácil, há sempre praia, parques e uma data de sítios onde podemos pô-los a correr (gostava de dizer "tipo os cães", mas depois há gente ofendidinha que vai ameaçar fazer queixa na CPCJ para me tirarem o puto), mas no tempo frio a coisa complica-se. Ou, pelo menos, há menos vontade de pôr o nariz na rua. Mas pronto, não faltam actividades para os entretermos, coisas que os distraem e que, ao mesmo tempo, os estimulam e fazem com que aprendam qualquer coisinha. Sou grande fã de peças infantis, papo tudo o que há. Desde bebé que levo o Mateus ao teatro e é uma coisa que ele gosta mesmo, mesmo de fazer. 

Com a chegada do Outono chega também uma data de peças, por isso aqui ficam quatro para as quais vale a pena arrastar a criançada:

Fada Juju e a Festa dos Sentidos


A Fada Juju é uma fada assim ligeiramente destrambelhada que não sabe bem qual a sua missão na vida (ai, filha, não estás sozinha) mas, com a ajuda dos amigos, rapidamente percebe que é fazer os outros sorrir e fazer com que o mundo seja mais justo e inclusivo. Esta é uma peça cheia de mensagens e de valores que fazem com que a pequenada esteja atenta às diferenças e que as aceite. Fui ver com o Mateus no fim-de-semana passado e vale mesmo a pena. A Paula Teixeira (fada Juju) é simplesmente incrível, super talentosa. Algumas sessões têm tradução em Língua Gestual Portuguesa. A peça está em cena no Teatro Villaret. Mais informações aqui.

Assalto às Lancheiras


Conseguir que os putos comam sem que cada refeição seja um martírio é uma daquelas coisas que, muitas vezes, nos faz questionar a maternidade e o sentido da vida. Uma coisa que pode ajudar é fazer com que os putos percebam melhor os alimentos, de onde é que vêm, quais os seus benefícios. Esta peça da Plano 6, envolvendo os miúdos no maravilhoso/terrível mundo da alimentação. Assim muito resumidamente, o Tomate Cherry e a Couve-Flor, reis do Reino dos Alimentos Saudáveis estão muito ralados, porque os alimentos das lancheiras da criançada estão a ser trocados por alimentos muito pouco saudáveis e ninguém consegue perceber bem como nem porquê. O mistério tem de ser resolvido, claro, ao mesmo tempo que se vai lavando o cérebro aos miúdos para que eles percebam que têm de comer de forma equilibrada e doseada e que as porcarias são permitidas, mas só de vez em quando. Ou seja, uma peça obrigatória, em cena no Tivoli.

O Soldadinho de Chumbo


Estreia apenas no dia 1 de Novembro, mas é uma peça do Teatro Infantil de Lisboa, por isso tenho a certeza que é óptima. A menos que a infância vos tenha passado ao lado, acho que toda a gente conhece mais ou menos "O Soldadinho de Chumbo", um clássico do Hans Christian Andersen. Esta versão mais livre, um "musical ambicioso fantásticocómico", mas mantém a história de amor entre um soldado de chumbo sem uma perna e uma bailarina que vive num castelo de sonhos. Assim à partida, tem tudo para ser um amor impossível, mas já se sabe que a coisa acaba bem e vivem felizes para sempre. Vou ver a peça para a semana (vai estar no Teatro Armando Cortez) e depois logo vos conto mais coisas.

A Casinha de Chocolate


João e Maria, Hansel e Gretel ou outros irmãos quaisquer, foram deixados pelo pai, a mando da madrasta, no meio da horrível floresta negra. Já estão a ver o dramalhão, certo? À primeira conseguiram escapar com pedacinhos de paus. À segunda também, com pedrinhas espalhadas pelo caminho. Mas à terceira algo correu muito mal e perderam-se. Ohhhhhhh! Quem sabe para sempre. Ohhhhhhhhhh! A peça, que estreia este fim-de-semana, é apresentada como "a aventura mais doida da Byfurcação Teatro" e eu acredito, que eles são meninos para isso. Para ver no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

4 comentários:

  1. Ando para começar a levar o Santiago, que tem 18 meses, ao teatro.. Queria mesmo muito que ele começasse a ter esta experiência. Mas não tenho encontrado nenhuma peça adequada á idade dele. Se souberem de alguma era top indicarem... Obrigado

    ResponderEliminar
  2. pois concordo plenamente consigo...mas na minha cidade (Aveiro) se houver uma peça adequada de dois em dois meses é uma sorte...para já não falar que mais atividades estimulantes é perto de zero....depois falam dos pais que vão para centros comerciais no inverno....fora de Lisboa ou Porto a escolha é perto de zero...sim porque ir em repeat aos mesmos poucos museus que há também não é válido...(para não falar dos custos associados)

    ResponderEliminar
  3. Recomendo A Vila Ideal :)
    http://www.vila-ideal.com/

    ResponderEliminar
  4. E no Porto alguma sugestao?

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis