Pub SAPO pushdown

Como fazer uma tatuagem sem nos arrependermos ao fim de uma semana

quinta-feira, outubro 26, 2017

Corria o ano de 1876 quando decidi fazer a minha primeira tatuagem. Estava a fazer Erasmus em Itália, passou-me uma coisinha pela cabeça e lá fui eu com um amigo. Foi  a primeira de cinco que fui fazendo entretanto e estou altamente desconfiada que não vou ficar por aqui. As últimas duas foram feitas há uns quatro ou cinco anos e, desde então, tenho tido mil ideias que gostava de pôr em prática, mas já me vão faltando sítios e enquanto não souber mesmo, mesmo, mesmo o que quero, é melhor estar sossegada. Nada contra quem cobre o corpo inteiro, nada contra quem ocupa as costas todas com um golfinho do Sado, mas eu gosto de coisas pequeninas e discretas, daquelas que até me esqueço que as tenho. 

As tatuagens vieram para ficar, já não são (tão) olhadas de lado (graçazadeus), mas nem por isso acho que devem ser feitas por dá cá aquela palha. Verdade que já há técnicas de remoção, mas se quiserem poupar-se a isso (à dor física e à dor na carteira), mais vale pensarem um bocadinho antes de se meterem em loucuras. À partida, é uma cena para a vida, por isso convém dormir sobre o assunto. Muitas noites. Meses, se for preciso, porque aquilo que achamos bonito hoje não é necessariamente aquilo que vamos adorar daqui a uns tempos. Sim, miúdas que tatuaram "Bieber Forever" nas mamas, é convosco que estou a falar. Assim sendo, deixem-me ser a voz da vossa consciência, qual grilo falante, e dar-vos algumas dicas sobre o assunto. Álaber:


1) Ouçam a voz do coração, qual Gustavo Santos. Façam-se assim uma espécie de auto-questionário: porque é que querem tatuar o corpo? Qual é a motivação? Porque é fixe? Porque está na moda? Não estou a dizer que toda a gente tem de ter ambições altamente profundas e emocionais para fazer uma tatuagem, mas convém que seja algo que nos diga alguma coisa, que nos toque de alguma maneira. Por amor da Nossa Senhora das Más Tatuagens, não tatuem nomes de namorados/as que podem vir a ser ex mais cedo ou mais tarde, que não há nada mais difícil do que transformar um "amo-te Fábio" numa tatuagem decente. Não sujeitem os tatuadores a isso! Assim de repente, estou a lembrar-me da Jessica Athayde, que tatuou o nome de um namorado numa nádega e agora tem uma âncora. Vivendo e aprendendo. 

2) Caso estejam a pensar escrever uma palavra ou uma frase, tenham muiiiiiiiiiiiiiita atenção a possíveis gralhas ou erros ortográficos. Tenho para mim que ninguém quer uma tatuagem a dizer "vive sem remorços", "Bnefica" ou coisa que o valha. O mesmo para tatuagens com símbolos, tipo caracteres chineses. Confirmem junto de quem sabe se estão prestes a tatuar "Amo-te Mãe" ou só "banco de jardim".

3) O sítio do corpo onde queremos plantar a nossa tatuagem para a vida toda também é muito importante. É uma coisa que queremos que ande à vista de todos ou uma coisa assim mais escondida e marotona que só mostramos quando queremos e a quem queremos? Hmmm? Pensem também na roupa que vestem habitualmente, na forma como usam o cabelo, nas coisas que fazem normalmente. Apesar de isto já estar tudo muito mais soltinho em relação às tatuagens, ainda há alguns meios profissionais mais conservadores e uma simples tatuagem que vocês amam pode trazer-vos algumas consequências menos fixes.

4) Meus bons amigos, mentalizem-se de uma coisa, os bons tatuadores são caros. Por amor da santa, não vão ali à loja de tatuagens da esquina só porque é mais em conta e que por acaso até está com uma promoção muito jeitosa de "paga uma, leva duas". Ainda no outro dia um motorista da UBER me estava a querer convencer a fazer uma tatuagem com "um contacto muito bom" que ele tinha "ali para os lados da Amadora e que não leva nada caro". Agradeci muito a sugestão mas, como é óbvio, ignorei. Informem-se, peçam recomendações, vejam muitos trabalhos do tatuador que vos interessar (quase todos têm contas de Instagram onde publicam as suas obras), visitem os espaços (higiene e segurança!), façam perguntas. Escolham com calma!

5) Pensem, pensem e pensem mais um bocadinho. Sejam ponderados na hora de fazer uma tatuagem. Se acreditam que estão a fazer tudo com calminha e ponderação, se estão a sentir a força a baixar sobre vós, ide e tatuai-vos sem contemplações. É possível que se arrependam? É, mas e então? A vida é mesmo assim. Mas é menos provável que se arrependam de uma ideia bem pensada do que de um impulso palerma que vos assolou num dia em que se estavam a sentir mais carentes, não tinham bebido café ou acharam que o facto de um pombo vos ter cagado em cima do ombro foi um sinal de Deus. Não foi. Foi só mesmo a vossa vontade estúpida de fazer uma tatuagem naquela loja que estava mesmo ali à mão de semear e que  foi fechada pela ASAE dois meses depois.

Pronto, agora que já estão devidamente assustados e que já vos tirei 93% da vontade de fazerem uma tatuagem, deixo-vos algumas ideias. Porque a inspiração é a base de toda esta aventura e porque há tatuadores que merecem ser seguidos no Instagram. Se tiverem outros é só dizer. Mas bons, hã? BONS!






















177 comentários:

Anónimo disse...

A Taniacatclaw!!! Se alguma vez ganhar coragem, quero que seja ela a fazer.

Anónimo disse...

Já sei que me vão maldizer, mas a moda das tatuagens é só a pior coisa que pode haver à superfície da Terra. Só espero que nenhum dos meus filhos caia na tentação de fazer um desses pavores. Acho que me passava e ainda dava uma estalada a cada um. Horrivel, horrível. Podem começar a crucificar, que não me importo. Tenho direito à minha opinião.

Anónimo disse...

Corria o ano de 1876, talvez fosse um pouco cedo para existirem tatuagens!!! 1976 será ? Realmente só as mt pequenas tal e qual como a Pipoca diz que quase nis esquecemos delas! Essas SIM!!

Anónimo disse...

O que eu suspiro pelas tatuagens desta menina do Porto... https://www.instagram.com/patriciashim/

Patricia Miguel disse...

https://www.instagram.com/susboom_tattoo/

Para mim das melhores!

Anónimo disse...

Confesso ..odeio tatuagens. Acho que dão um ar vulgar seja em quem for.Pronto pronto...até gosto das do David Beckam :)

Matilde disse...

Também gosto mais de tatuagens pequenas e discretas, mas falta-me coragem para fazer uma!
https://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

Anónimo disse...

1876 era uma piada, senhor... uma piada!... como quem diz que foi há séculos, em tempos idos, há muito, muito tempo... meu deus

Anónimo disse...

Figura de estilo, quis a Pipoca dizer que já foi há muito tempo. Mas sim, por essa altura já existiam tatuagens. As primeiras evidências datam do neolítico, só para ter noção.

Anónimo disse...

Subscrevo. Acho tao feio e ate perigoso para a saude tatuar a pele...

Anónimo disse...

Oh santo antónio...quando não entendem uma piada...

Alexa ML disse...

Se algum dia fizer também será com a Tânia Catclaw (espreita, Pipoca, vale mesmo a pena!)! :)

Anónimo disse...

A pior coisa. A. pior. coisa.
Nada tenho contra pessoas que odeiam tatuagens, cada um dos seus gostos. Eu, pessoalmente, odeio saltos altos. São coisas da vida. Mas não acho que saltos sejam a pior coisa do mundo. A sério pessoas, percebemos que adoram hipérboles. Mas calminha.

Anónimo disse...

Ser vulgar está na moda.

ana sofia santos disse...

ia dizer ela, para o estilo aguarela é muito boa

Francisco o Pensador disse...

Adoro as tatuagens. Principalmente quando tatuam "Golfinhos" nos braços quando são novos e depois, quando ficam bastante mais velhos, em vez de um golfinho está lá uma baleia... :))

Agora a sério, qual é a utilidade de uma tatuagem afinal?

Ana Quental disse...

Nouvelle Rita. :) Se um dia ganhar coragem e, simultaneamente, as marcações voltarem a ficar disponíveis, será aqui. Adoro!

Anónimo disse...

Tem direito à sua opinião, tem direito a não querer nenhuma tatuagem no corpo, não tem o direito de dar um estalo aos seus filhos se eles não tiverem a mesma opinião que a senhora e a quiserem expressar.

Dani disse...

https://www.instagram.com/hugo.tattooart/

Anónimo disse...

Nem em 2217 hei-de apreciar tatuagens.

Anónimo disse...

Tatiana Alves

Anónimo disse...

No Antigo Egipto já se faziam tatuagens, eram muito à frente ;)

Anónimo disse...

Nunca no meu perfeito juízo faria uma tatuagem, mas sigo este instagram, que acho lindo. Tem desenhos mesmo simples e perfeitíssimos e são o único estilo de tatuagens que gosto de ver nos outros https://www.instagram.com/little.tattoos/

Anónimo disse...

Passei o verão a trabalhar numas piscinas, por isso fartei-me de ver tatuagens. As realmente giras são raríssimas. Mas o meu top foi:
- um senhor que tinha na perna um Pinóquio cujo pau não estava no nariz (se é que me entendem);
- uma jovem que tinha um laço enorme na parte de trás de cada coxa, (já não tem que gastar trocos em cintos de ligas);
- um homem já velhito com uma cara de leão que parecia um gato enrugado a bocejar;
- uma miúda que tinha no tronco uma filosofia de vida super profunda: "o presente é do passado e o futuro é do presente". Ui

E vai-se a ver e quase toda a gente tem tatuagens, por isso já não há razões para serem encaradas como estranhas. Digo eu :p

https://cabecananuvemblog.wordpress.com/

Anónimo disse...

Ahahahahah que idade é que acha que a Pipoca tem? É que, se tivesse feito a tatuagem em 1976, pressupondo que teria uns 18 anos, contava já com quase sessenta anos de vida.

Anónimo disse...

Admito que tenho um certo preconceito (que tenho noção que é sem sentido) com pessoas com muitas tatuagens.

Ana Garcês disse...

O Alexandre Teixeira (@hellyeahsince1987) é mais alternativo mas tem trabalhos incríveis e muito fora da caixa. Não tenho nenhuma tatuagem - nem penso ter - mas o meu namorado tem algumas (e está a querer fazer mais) por isso estou mais ou menos bem dentro do assunto.

Anónimo disse...

Karls Tattoo, em Coimbra. Top!

Anónimo disse...

Por acaso o uso de tatuagens popularizou-se por volta dessa década, 1870s. Mas é um costume ancestral em certas zonas do globo, como a Polinésia. No entanto, apesar disto, a frase da Pipoca não é para interpretar de forma literal, claro :) Ela queria apenas dizer que já foi há muuuuito tempo que decidiu fazer a primeira tatuagem...

Anónimo disse...

Adoro-a!

Anónimo disse...

Resta saber uma coisa, mas os filhos são maiores ou menores de idade? É que se forem maiores, é so mais uma mãe que se acha dona dos filhos, e dos seus gostos e personalidade, e que viverá frustrada pq as crias fugiram às suas expectativas. Conheço umas quantas mães assim, são até familiares, vivem mergulhadas em anti depressivos, pq depois de tanto prenderem os filhos, e de um destino por elas traçado em vão, os filhos ganharam vida própria.

Anónimo disse...

A utilidade de uma tatuagem é exactamente a mesma desse comentário

Anónimo disse...

Não gosto de tatuagens. Raramente vejo alguém que tenha e eu diga, ah dessa gosto.
O meu marido tem uma no braço e ele próprio já se arrependeu, diz que se fosse agora não tinha feito. Mas como é num sitio que só no verão se vê, vai ficando com ela.
Não critico, nem tenho preconceito, mas não gosto de ver.

Anónimo disse...

Na minha opinião tatuagens são do pior que pode haver...é a minha opinião. Dá um ar chunga...detesto...o meu filho diz que não gosta...goste ou não enquanto estiver em minha casa não faz nenhuma!

Anónimo disse...

Qualquer forma de arte não pode ser considerada "a pior coisa". Mas é sempre interessante ler isto... ler a opinião das pessoas. Aprendemos sempre qualquer coisa.

Teresa disse...

E será necessário existir uma "utilidade"?
Não me parece lá muito "pensador"...

Anónimo disse...

é tão aborrecido quando se tem de explicar piadas, figuras de estilo, etc etc...

Anónimo disse...

Qual é a utilidade dos brincos?

Santa paciência para os velhos do restelo...

Anónimo disse...

Anón 09:42h, não são as tatuagens que dão um ar chunga às pessoas, algumas pessoas é que dão um ar chunga às tatuagens.

Anónimo disse...

Acordei tarde para esta moda mas adoro ver símbolos muito pequenos em certas zonas do corpo. Fiz uma no pulso este ano. Para o ano que vem vou fazer no tornozelo.

Anónimo disse...

Tem a utilidade que cada tatuado quiser dar, que é subjectiva, diverge de pessoa para pessoa, que fará sentido para ela e não para si, e acima de tudo, que o Francisco o pensador não tem nada a ver. É daquelas questões que ficam na esfera de pessoal de cada um.

Anónimo disse...

Essas que publicaste são de bons tatuadores?? Imagino as dos piores...

Unknown disse...

Eu não tenho nada contra tatuagens. Acho que, como em tudo na vida, é preciso bom gosto. Geralmente grandes tatuagens ficam horríveis, não são boas opções. Mas há pequenas bem giras! Embora eu fosse incapaz de tatuar o que quer que fosse, agulhas não é comigo, já bastam as vacinas :/

Anónimo disse...

Utilidade não é nenhuma, tal como muitas das coisas que fazemos e gostamos.
Agora, qual a finalidade... Há quem tatue por gostar dessa forma de expressão, e nesse caso não tem que ser uma tatuagem com um sentido específico. E há quem tatue para marcar no corpo um momento, uma pessoa, etc.

Anónimo disse...

Tem o direito de não gostar, agora de dar uma estalada nos filhos (que, se podem fazer tatuagens sem consentimento dos pais, já são grandinhos), não.

Unknown disse...

bykiko_tattoos onde faço as minhas, além da qualidade e do profissionalismo, a higiene impera

Anónimo disse...

Recalcados até num post sobre tatuagens? Este mundo precisa de terapia.

Palavra de Bailarina by Joana Duarte disse...

Tenho duas tatuagens, em vias de fazer a terceira. Acho que é uma maravilhosa forma de arte, se forem feitas por verdadeiros artistas :)

Unknown disse...

Adoro as tatuagens dela e ela é maravilhosa, mas o meu medo é que uma tatuagem de efeito aguarela deve começar a desaparecer em três tempos. Aquilo deve precisar de estar constantemente a ser retocado....

Anónimo disse...

Será com certeza a mesma utilidade de furar as orelhas. fumar. De aceitar um não aceitar determinado amigo no Facebook. De beber álcool socialmente. De publicar uma fotografia em fato de banho. De colocar um anel no dedo. De beber cafeína todos os dias. Traduzindo este conjunto de atos aleatórios: a utilidade de fazer uma tatuagem diz respeito a cada um. Escolhas, porque cada um sabe de si.

Anónimo disse...

Ora aqui está um comentário de alguém que respeita, ainda que não aprecie tatuagens!Finalmente um anónimo decente.

Anónimo disse...

Olha um apreciador de arte. Deves ser um artista do caraças, para falar de boca cheia dessa forma
;) que gentinha, socorro

Anónimo disse...

Anónimo 10:16 excelente resposta!

Anónimo disse...

Na minha singela opinião, acho vulgarucho e fere-me a vista ver tanta gente com todo o tipo de tatuagens (algumas de gosto muito duvidoso). Será anedótico ver algumas pessoas com estilo para "aguentar" as tatuagens que têm, a partir de uma certa idade. Apenas digo que gostaria de ter formação e/ou dinheiro para investir ou desenvolver um método revolucionário de remoção de tatuagens. Quer-me parecer que se revelará um negócio muuuuuito rentável nos próximos anos.

Anónimo disse...

Também gosto das pequeninas e em especial das frases ou palavras (convem que tenham significado especial claro!!), pena Pipoca não teres colocado a foto das tuas tatuagens.

Anónimo disse...

Ah, Ah, Ah...!!
Não deixa de ter (alguma)razão (anónimo das 21:49)

joana disse...

que engraçado, há duas semanas fiz uma tatuagem com a primeira pessoa que tens aí :)
foi a número 14... e eu que achava que seria só uma! que também fiz em erasmus, por acaso, pequenina e fora da minha vista para não me cansar... mal sabia eu! :)
acrescentaria a tania catclaw e a nouvelle rita, ambas portuguesas, de estilos diferentes e muito, muito boas!

MDM disse...

Apesar de partilhar da sua aversão a tatuagens(no que ao meu corpo respeita!), reconheço que algumas podem considerar-se verdadeiras obras de arte e até admito que possam valorizar os corpos que as ostentam! Já outras... que me desculpem, mas só contribuem para a "desgraça" física e económica do possuidor, pois muitas pessoas dificilmente têm recursos para fazer face à subsistência, sobretudo para prover às necessidades básicas do seu agregado familiar, mas em detrimento daquelas, gastam o que têm e não têm em Tatoos... que são muito caras!
Mas lá está, cada um sabe de si... Só lamento é o sofrimento e dificuldades que causam aos menores 😞
Quanto "ao par de estalos aos filhos", com o decorrer do tempo e o crescimento... das crianças, verá, caso venham a achar piada às ditas, se aceitam a sua posição e o respectivo "correctivo"😉

Nádia Conceição disse...

Fiz uma tatuagem aos 17 anos que agora, com 33, tirava de bom grado... não fosse a dor na carteira :( E não, não é um nome de um ex, é apenas um desenho escolhido à toa sem qualquer significado.

Anónimo disse...

Subscrevo em parte o pensamento do Francisco! a algumas tatuagens aplica-se a teoria de Edwin Hubble adaptada -"corpos em expansão " e tornam-se francamente horríveis 😱

Anónimo disse...

Quase... Mas felizmente no quase, estão milhões que preferem um corpo sem tatuagens, já bastam as naturais que vão aparecendo com o passar do tempo !

Sandra Manso disse...

Eu tenho três pequenas tatuagens (pé, tornozelo e atrás do pescoço - a minha primeira e preferida). Todas simples, mas com significado para mim.

Anónimo disse...

Podem dizer o que quiserem, mas as tatuagens dão um ar chunga sim. Até à mais estilosa das mulheres. Acho horrível. Para além do que já existem estudos científicos que apontam no sentido de que a tinta das tatuagens é tóxica e pode provocar cancro.

Vera disse...

Confiei nas mãos desta moça, aqui em Dublin, por duas vezes. https://www.instagram.com/carolis_tattoo/
Sempre o mesmo cuidado, higiene, sempre conversando antes e tendo a certeza que estamos na mesma página, parágrafo e linha. :) A primeira, em Julho do ano passado, na omoplata direita, a segunda, há um mês, na parte superior do braço esquerdo. Não gosto de tatuagens enormes, com desenhos vulgares e muito visíveis. Demorei meses a decidir, e não me arrependi. Não as vejo a toda a hora a esqueço-me que as tenho. E sim, quero mais e vou fazer mais. Apesar de no meu trabalho (com idosos) não haver uma política anti-tatuagens, tendo eu colegas com algumas bem visíveis, não faria num sítio exposto, talvez com excepção do pulso.
Há umas semanas, a minha mãe veio com a conversa que detestava, e que fazia mal à saúde, que a tinta era absorvida para os gânglios linfáticos. Levou com o argumento de que há estúdios de tatuagens abertos há 20 anos, se não cumprissem as normas de segurança já estariam fechados. Que tudo faz mal, a poluição, a comida, os medicamentos, o stress. E que, hoje em dia, ter tatuagens NÃO é sinónimo de ser toxicodependente ou recuso. Andou ela a lutar pela democracia no final da década de 60 e na década de 70 para ter esta atitude quando a filha de 30 anos, que emigrou e vive sozinha, trabalha, paga contas e é independente, faz uma tatuagem. Enfim...

Anónimo disse...

Sim, deve ser daqueles que quando vai a um museu de arte contemporânea só sabe dizer mal.

Anónimo disse...

E fazer algo por cima que tenha mais significado? Há trabalhos magníficos!

Anónimo disse...

hhhahah eu também vi uma miúda com esses laços enormes nas coxas...se calhar é a mesma:))Horrível mesmo!
Eu não gosto nada de tatuagens, mas respeito quem as tenha. Só uma questão: quando as peles começarem a cair, os desenhos também caem certo? possivelmente até disformes vão ficar..e aí sim...de fugir!

Anónimo disse...

Depende do seu conceito de chunga. Para mim chunga são carteiras da MK. São unhas de gel bicudas com penduricalhos, brilhantes e padrões. Chunga é andar de BMW, de fato, sem tatuagens e depois não cumprimentar a empregada de limpeza por exemplo.

Anónimo disse...

Artista? Só se for de circo! Tatuagens, deixo-as todas para ti

Anónimo disse...

Corria o ano de 1876 e havia pessoas destas, que achavam tatuagens a pior coisinha que há no mundo. Nada a acrescentar.

Anónimo disse...

Porque é que as tatuagens são vulgares? Porque é que não é o anónimo que é vulgar? Adorava conhecê-lo. Aposto que corresponderia às expectativas.

Anónimo disse...

Começo a achar que este Francisco, o Pensador é só um perfil para dar tanga. A sério. É que só diz merda. Deve-se rir imenso com os barracos que arma com os seus comentários provocadores

Anónimo disse...

Problema seu!

Anónimo disse...

"Podem dizer o que quiserem, mas as tatuagens dão um ar chunga sim."

"Podem dizer o que quiserem, mas todas as pessoas fazem cocó."

Pessoa, compreenda uma coisa, a segunda frase é um facto, a primeira é só a sua opinião. Mas a senhora escreve como se fosse uma verdade universal e não há quem possa ter opiniões diferentes, porque a pessoa já decidiu, está decidido.

Eu também não aprecio tatuagens. Mas é a minha opinião, não uma verdade inquestionável.

Anónimo disse...

é algo estranho para mim estar de alguma forma a magoar o meu corpo por puro efeito estético. Nada de tatuagens, orelhas furadas ou seja o que for. E no caso dos meus filhos, enquanto viverem sob a minha responsabilidade (independentemente se serem maiores de idade ou não) é um redondo NÃO.
Quanto aos outros, cada um faz o que quer do seu corpo.

Anónimo disse...

Um acordei toda transpirada e assoberbada porque tinha sonhado que tinha feito uma tatuagem.
Nesse dia percebi que o meu eu interior era capaz de se arrepender de fazer tatuagens.
Ficou resolvido, pronto.

Anónimo disse...

Pipoca, agora estou curiosa. Onde tens as tatuagens? :p

Anónimo disse...

Tatuagem é só e simplesmente uma forma de Arte(apesar de muitos a encararem como mais um negócio),com orgulho deixo aqui o link do nosso estúdio situado na bela cidade de Esposende😊https://www.instagram.com/jota.coelho1/

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Fiz a minha (primeira ) tatuagem este ano em maio...estava pensada, idealizada, decidida há uns 20 anos! Adorei a experiencia, o resultado e adoro-a :) Apesar de não ser minuscula (tem uns 10 cm +-)está num sitio pouco visivel, no omoplata, por isso ainda sorrio quando me vejo ao espelho em tronco nu e dou com ela. O meu marido que nunca quis fazer uma tatuagem fez ontem e ainda está a digerir a coisa ;) Gostava e ainda vou fazer mais mas vou sempre optar por fazer em locais pouco visiveis...não sou muito do genero de só fazer uma letra pequenina, gosto mais de trabalhos elaborados, ma spor motivos profissionais tenho que me conter ;)

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

O meu pai também não me deixava fazer a tatuagem que eu queria fazer há 20 anos, dizia que eram só os drogados e marginais que usavam tatuagens...fiz este ano, com quase 40 anos. Ele adorou! e ainda rimos quando ele há 20 anos atrás dizia que era só para marginais! O meu pai tinha tantas coisas destas :D

Anónimo disse...

Arte contemporânea??? AHAHAHAH. Estas tuas comentadoras são tão cómicas. Tatuagens e arte contemporânea é tudo igual...

Unknown disse...

Ia falar mesmo da Tânia. E da Mariza, apesar de um estilo diferente do da Tânia ela é maravilhosa. Deixo aqui o nome no insta:
@marizaseitatattoo

Anónimo disse...

E era suposto constituir um problema para mais alguém?

Anónimo disse...

Com a quantidade de malta tatuada que para aí anda, querem ver que é excecional? Não, é ordinário! Ide ao dicionário antes de assumir as dores de uma ofensa.

Anónimo disse...

O que é um filho adulto viver sobre a sua responsabilidade? É ser maior de idade mas depender financeiramente? É ser adulto e trabalhar mas partilha o mesmo tecto? E se fizer a tatuagem depois faz o quê?

Anónimo disse...

Eu pertenço à minoria não-tatuada com convicção e orgulho.
Acho vulgar e totalmente desnecessário, excepto em casos pontuais como tatuar o desenho de um mamilo depois de uma remoção de peito por exemplo.

Anónimo disse...

Chico...esperto. Pensador?NÃ.

Diana disse...

Desculpem mas acho que é uma questão legítima!
Algumas são muito bonitas, outras parecem precisamente o exemplo de uma tatuagem de que alguém se irá arrepender...

B. disse...

Eu tenho uma tatuagem e não tenho ar chunga. E há muita gente com ar chunga que não tem tatuagem nenhuma. Respeito opiniões, respeito que não gostem, mas fazer esta comparação é só pura e simplesmente preconceito (e acham a Pipoca chunga?)

marta disse...

Este estúdio tem pelo menos 3 artistas a tatuar e são todos muito bons, dentro da sua arte todos diferem no estilo:

https://www.instagram.com/piranhatattoostudios/

Para um estilo mais "naif":

https://www.instagram.com/espirro_/

Para um mais tribal:

https://www.instagram.com/rodrigo.roots_/


B. disse...

Grata pela partilha. Adorei e já tirei ideias para aumentar a minha "vulgaridade chunga" :D

Anónimo disse...

Orgulhosa e convictamente portadora de uma tatuagem com um significado muito especial para mim. Vulgar para mim é julgar os outros à luz das nossas opções.

Anónimo disse...

Caríssimas anónimas e não anónimas, como disse tenho direito a expressar a minha opinião. Não sou frustrada nem acho que sou dona dos meus filhos, no entanto tentei passar-lhes alguns valores em que acredito. Acho as tatuagens uma moda muito feia e ficaria muito desgostosa se os meus filhos fizessem uma por mais pequena que seja. E sim, são os dois maiores e o dizer que lhes batia era em sentido figurado. No entanto, apesar de maiores, vivem à minha conta e quem os sustenta sou eu, logo terei SEMPRE uma palavra a dizer enquanto os sustentar. Quando deixar de os sustentar darei a minha opinião enquanto mãe. Os meus filhos foram educados para serem responsáveis e independentes, respeito as suas decisões, mas tatutagens...

Anónimo disse...

Gosto muito de tatuagens pequenas, e minimalistas. Fiz a minha primeira aos 30, muito bem ponderada, e com muito significado. É um bocado triste ler alguns comentários a fazer juízos de valor sobre um assunto tão pessoal. Ter uma opinião é uma coisa, ofender é outra muito diferente. Não percebo como uma coisa tão inofensiva como um desenho no corpo de terceiro, pode gerar tanto preconceito. É só um desenho, não é uma doença contagiosa.

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo anón 12:27h, mais acrescento: "pirosíssimo", chunga e altamente azeiteiro, malinhas da MK, sejam elas originais ou contrafeitas,combinadas com unhas de gel, desenhadas com purpurinas e coiso e tal, em bico e de 2 cm de comprimento,+ sandaloca ou scarpins em plataforma, + jeans esburacadas + enorme cabeleira loura,+ tatuagem dos filhotes no interior do braço e uma "boquinha no ombro"!por fim um BMW transformado dos 90'😂Big must! Nada contra, cada um com o seu estilo!

Anónimo disse...

Já somos duas.... 👍

Anónimo disse...

Até que enfim alguém que concorda comigo!!!

Anónimo disse...

Sobre o estigma das tatuagens, gostava de saber se quem diz que nao faz sentido consegue resistir a qualquer especie de preconceito. Tipo entre um medico cirurgiao completamente tatuado e um sem tatuagens e exactamente a mesma capacidade tecnica, quem escolheriam para operar o filho?

Anónimo disse...

Nota-se bem pelos comentários.

Anónimo disse...

.... como a depilação?

Anónimo disse...

Para mim são exactamente iguais. Eu não sou menos profissional, por ter várias tatuagens por baixo da minha toga.

Tim disse...

Fiz uma à pouco tempo e não me arrependo de nada... estava com medo e no fim não doeu nada xD

Anónimo disse...

https://www.instagram.com/mauro_guerreiro/

Anónimo disse...

Também andamos todos vestidos, por isso andar vestido é vulgar.
Vá lá, sabe muito bem que com esse comentário queria dizer "reles" e não "comum".

Anónimo disse...

"Malfeitona": tatuadora brasileira que faz tatuagens com desenhos "mal feitos", mas lindos. Não ligo nada a tatuagens mas queria uma destas, minúscula of course...

Francisco o Pensador disse...

Anónimo (09:21),

«..A utilidade de uma tatuagem é exactamente a mesma desse comentário..»

Quis você dizer, nenhuma. Obrigado, foi precisamente essa a ideia que quis transmitir.

Francisco o Pensador disse...

Teresa, obviamente que tem de ter uma utilidade. Porque gastaríamos dinheiro e alguns momentos de dor numa coisa que fosse completamente inútil? Para pensadora você também não se safou lá muito bem...

Francisco o Pensador disse...

Anónimo (10:13),

Sim...qual é a utilidade também dos brincos já agora....sem ser tornar a sua paciência santa para os velhos do restelo?

Francisco o Pensador disse...

Anónimo (13:05),

Começou a achar? Queres dizer que ainda não ficou totalmente convencido(a)? Arre que você é mesmo difícil...

(Ps: Tem razão, escangalhei-me a rir com o seu..) :)))

Ana B disse...

Tenho 5. Só as fiz depois dos 30. Não só não me arrependo como sinceramente não me importo se os outros gostam ou não. Cada um gosta do que quer, por isso desde que não me chateiem está tudo bem. Tenho um trabalho sério, de responsabilidade e felizmente não é pelas minhas tatuagens que me julgam,mas pela minha competência, todos os dias. Fiz 4 das tatuagens com a Joana Conceição, da Defiant Needles, em Setúbal. E sou de Oeiras, vejam lá o quanto não gosto do trabalho dela.

Francisco o Pensador disse...

Anónimo (10:19, 10:46, 11:20 e 12:02),

A abordagem que cada um faz às questões revela sempre o seu grau de educação e, perante este facto, gostaria de agradecer-vos a forma educada como souberam dirigir-se a mim. Li com muito carinho os vossos argumentos mas ainda assim gostaria de colocar-vos uma questão. Se for algo subjectivo, que apenas vegeta na esfera pessoal, compreendo que seja difícil para quem quer que seja explicar a utilidade da sua tatuagem porque está mais do que visto que não existe nenhuma. Agora, se for uma questão de embelezamento, tais como os brincos, piercings, pulseiras, cordões, anéis e todos os outros artefactos que normalmente se usa para acrescentar algum valor ao seu proprietário, então acho tudo isso um tremendo desperdício de recursos. E para isso socorro-me de um argumento que tenho a certeza que irão achar muito válido. Imaginem uma mulher nova, bonita e sexy, com uma rosa tatuada no peito e depois imaginem ao lado desta outra mulher bastante mais idosa, na casa dos 80 anos, com exactamente a mesma tatuagem tatuada exactamente no mesmo local. Olhem com muita atenção e por várias vezes tanto para uma como para a outra mulher e peço-vos que me respondam a esta pergunta simples: Será que a tatuagem embeleza a mulher...ou será que é a mulher que embeleza a tatuagem?

Creio que se torna fácil seja para quem for perceber onde quero chegar... :)

Anónimo disse...

Não julguei ninguém. Há sérios problemas de interpretação de texto por aí? Se tivesse escrito: acho a Pipoca vulgar por ter tatuagens, isso sim era um julgamento. Entendido?

Unknown disse...

Acho sinceramente assustador todo o preconceito acerca de tatuagens que por aqui vai. Das duas uma, ou são pessoas a falar de boca cheia ou Portugal continua mais retrógrado do que esperava. É de esperar que exista quem aprecie e quem não aprecie. Como em tudo na vida. Mas julgar quem as tem, com argumentos pouco inteligentes? Ainda por cima em anónimo? Por favor. E vai na volta são os mesmos que vão fumar um cigarrinho a seguir a fazerem estes comentários. "E o que é que fumar tem a ver com fazer tatuagens?" Nada, de facto. Mas podia por-me para aqui armada em velha do Restelo também a dizer que é "vulgaruxo", que "ai de um filho meu", que "é nojento", que "toda a gente o faz, já enjoa". Traduzindo: a dar a minha opinião, que vale o que vale. No entanto, cada um sabe de si. Podemos gostar ou não gostar, será sempre válido e ainda bem que não somos todos iguais. Mas ofender de acordo com um mero post sobre o assunto? Creio que a "Pipoca" tem aqui um sério estudo de caso. Ou não, mais vale passar à frente. E sim, deixo o meu comentário com nome e Ainda com blog. Se é para falar, que seja com cara. Anónimos leva-os o vento.

Joana disse...

Não tem as orelhas furadas? Não usa brincos como a maioria das mulheres? No caso de serem maiores e com trabalho, os seus filhos podem fazer o quiserem.

Anónimo disse...

Francisco, sou o anónimo das 10:46.

Obrigada pela resposta. Eu não tenho uma tatuagem mas terei no futuro pelo menos uma, para me lembrar de determinada coisa de cada vez que olho para ela, toda a vida. Não tem nada que ver com embelezamento. Mas em termos de beleza, note que não nos embelezamos necessariamente para os outros, até porque os gostos são tão subjetivos que o que é bonito para uma pessoa não será para outra. Posso usar um vestido que considero lindo, e com toda a certeza alguém achará hediondo, mas se para mim é lindo estou satisfeita. Pela minha parte, gosto mais de ver uma senhora de 80 anos tatuada do que ao natural, transmite-me a ideia de que é alguém com pinta. Portanto algumas pessoas consideram que, de facto, as tatuagens podem embelezar o portador.

Anónimo disse...

Evidentemente que cada um faz o que quer mas para mim uma tatuagem é o mesmo que espetar um autocolante num carro topo de gama...

Joana disse...

Adoro tatuagens, tenho 4, a primeira feita com 16/17 anos. Eu gosto mas também acho válida a opinião de quem não gosta, tem é de haver respeito nos dois sentidos. A primeira que fiz doeu pra xuxu, achei que era louca para me submeter a tal tortura. Nem nada. Daí a 6 meses fiz a segunda e adormeci a ser tatuada. A terceira, imensa na perna, não doeu nada e a quarta ia adormecendo também. O meu avô que era a pessoa ( que eu conheço) que mais detestava tatuagens, quando viu a minha e a da minha mãe, em homenagem ao meu irmão, teve pena de ter problemas de saúde que o impossibilitam de fazer uma. 😊

Anónimo disse...

Será que mais importante do que a tatuagem estar numa mulher de x ou y idade não será a história da tatuagem? Por decidiu ela tatuar aquilo? Continua a ter o mesmo significado? É um arrependimento ou um orgulho? Percebo que para quem não aprecia tatuagens não pareça ter utilidade. Suponho que aconteça o mesmo com quem não aprecia cinema ou literatura ou música. Por isso, em resposta a essa pergunta, e como apreciadora de todas as coisas citadas, a tatuagem e a mulher seriam complementares. E gostaria de conhecer a história que as liga.

Ana Silves disse...

Não gosto de tatuagens, nunca o faria. Quanto aos outros, liberdade aos filhos de Deus! Podeis tatuar-vos de cima a baixo que me é totalmente indiferente.

Francisco o Pensador disse...

Anónimo (10:46 e 01:04),

Mas se as tatuagens podem servir para relembrar-nos no futuro uma determinada história ou um determinado acontecimento que nos marcou pessoalmente ou afectou emocionalmente, será realmente necessário marcar no corpo algo que já ficou gravado no coração? Um pai precisam de gravar o nome do filho no corpo para saber o quanto o ama? Ou uma mãe poderia alguma vez esquecer a felicidade que sentiu no dia em que ele nasceu? Será que alguém precisa de "mutilar" o seu corpo para relembrar a dor/tristeza da perda de um pai, mãe, avó ou avô, amigo ou ainda outro familiar? Será que alguém consegue esquecer o seu primeiro beijo, o seu primeiro encontro, o(a) primeiro(a) namorado(a) ou a sua primeira realização sexual? E se um momento é assim tão marcante porque razão é tatuado nas costas ou na nuca para que não tenham de o ver quando se olha ao espelho? Será que tem medo de cansar-se de ver aquilo um dia? de não não achar aquilo muito belo? então é ou não é embelezamento? Para mim acho muito sensato dizer que as tatuagens não servem para marcar os momentos da nossa história mas sim uma forma de chamar o interesse dos outros para que essas histórias possam ser contadas. Ou por outras palavras, mesmo que digamos que fazemos tudo aquilo para nós, a verdade, porém, é que as tatuagens são sempre feitas para os outros verem. E de certa forma até compreendo, num mundo tão individualista e tão solitário como aquele que hoje vivemos torna-se cada vez mais difícil despertar a atenção dos outros para a diversidade de coisas que compõe a nossa história. Hoje toda a gente se interessa por aquilo que o "amigo" publica no Facebook, os locais que visitou, os concertos que assistiu, os eventos que frequentou, as tatuagens que fez, os namoros e "desnamoros" que teve, etc etc, mas nunca ninguém se interessa por ouvir da boca dele algo que seja mais intrínseco ou sentimental. Vamos lá todos falar de coisas fixes, fazer muito sexo e deixemos lá os sentimentos de lado, não é esta a realidade que a nossa sociedade enfrenta hoje? Por essa ordem sou capaz de compreender as tatuagens porque para muita gente passou a representar a derradeira oportunidade de poder comunicar com os outros e contar a sua história a alguém. Agora, é necessário que saibam que mesmo havendo uma mensagem escondida por detrás de cada tatuagem, que urge ser transmitida, vai haver sempre um dia em que ninguém ficará interessado em querer conhecê-la. Com o passar dos anos as transformações que ocorrem no nosso corpo nunca são feitas no sentido de favorecer-nos e tudo aquilo que hoje nos esforçar-mos por mostrar, amanhã iremos esforçar-nos por escondê-las. Por muito que se queira passar a ideia de uma pessoa idosa de 80 anos com pinta por ser tatuada, a verdade é que ninguém que seja mais novo do que ela quer conhecê-la pessoalmente, excepto talvez, se for algumas pessoas da família....e nem ela mantém o desejo de se mostrar...

Sei que posso parecer um pouco duro. Não é esse o meu desejo mas a vida ensinou-me a ser realista.

Francisco o Pensador disse...

Dona Joana, faz parte da natureza humana ser preconceituoso. Se as pessoas discriminam e fazem piadas por as pessoas serem gordas, esqueléticas, anãs, feias, bêbadas, drogadas, delinquentes ou marginais ou ainda por usarem óculos, porque razão as tatuagens haviam de conquistar um titulo de excepção? Para quem as usa, é um atributo, para quem as vê...é aquilo que for. Podemos sempre culpar a subjectividade humana mas acho que isso não nos serviria de nada.

Anónimo disse...

Muito bem Francisco, gostei muito do seu comentário e subscrevo cada palavra sua. Penso exactamente igual ao senhor.

Anónimo disse...

Anónimo27 outubro, 2017 10:16
Anón 09:42h, não são as tatuagens que dão um ar chunga às pessoas, algumas pessoas é que dão um ar chunga às tatuagens.

É mesmo isto.

Anónimo disse...

"Depende do seu conceito de chunga. Para mim chunga são carteiras da MK. São unhas de gel bicudas com penduricalhos, brilhantes e padrões. Chunga é andar de BMW, de fato, sem tatuagens e depois não cumprimentar a empregada de limpeza por exemplo." Palmas e vénias para si! Que esse último ponto é mesmo de uma chungaria enorme ;)

Anónimo disse...

Se tivessem todos esse lema do " não critico, nem tenho preconceito, mas não gosto de ver" estávamos nós a caminhar para um mundo melhor! A sério, é isto, não têm que gostar, não têm o direito de criticar, não deviam ter preconceito (podem, mas... é feio) e no entanto não gostar de ver, o que é completamente natural e aceitável visto ser uma questão de gosto pessoal! ;)

Anónimo disse...

Faz parte? Nesta minha caminhada de criar e educar uma pessoa, o que mais notei é que as pessoas não nascem com preconceitos. Antes pelo contrário, são adquiridos ao longo da vida. O problema é quando não temos alguém ao longo do nosso crescimento, para nos dizer que não devemos discriminar nem gozar com aquilo que é diferente. Infelizmente já presenciei situações em que são os pais os primeiros a incentivar ao preconceito com terceiros. Os filhos ouvem e aprendem a ser assim.

Anónimo disse...

Anónimo das 16:58 - concordo com tudo sim, ....mas olhe que dizer "filhotes", não é muito melhor. MEDO

Anónimo disse...

Oh anónima das 00h13, como não julga se diz que acha vilgar? Se isso não é julgamento, é o quê?

Anónimo disse...

Faz-se por moda, para ser diferente, para dar nas vistas, mas, hoje em dia, já são tantas que em breve "cool" é não ter.

Cavalheiro do Aeroporto disse...

Permita-me discordar. Há corpos por aí que são autenticos chaços...

Cavalheiro do Aeroporto disse...

Aposto que tatuou um H.

Anónimo disse...

Já me informei e ronda os 70000 euros de investimento. Aposto que o investimento se paga rapidamente. É só deixar a lei da gravidade começar a actuar na pele e eles começam a entrar pela porta dentro.

Francisco o Pensador disse...

Anónimo (19:35),

As pessoas não nascem com preconceitos mas nascem com a capacidade de adquiri-los. A partir do momento em que o ser humano nasce com uma mente subjectiva, por detrás dele há um preconceituoso em potência. Não vamos agir como se o ser humano fosse uma folha em branco quando nasce e que ele bom por natureza porque isso não tem um fundo de verdade. Quando o ser humano nasce, traz todos os géneros de instintos dentro dele, os bons e os maus, e a partir do momento que ele gostar de alguém e esse alguém preferir as atenções de outra pessoa, ele irá ganhar um sentimento negativo em relação a essa terceira pessoa, que depois irá traduzir-se em muitas formas (preconceito inclusive).

Anónimo disse...

..."titânio, alumínio, cobre, cobalto, chumbo e cádmio, entre outros. Além disso, as nanopartículas de óxidos de alumínio e de titânio são usadas, por exemplo, para criar efeitos e brilho nas tatuagens. Ainda não existem estudos de como esses coquetéis atuam sob a pele".

Anónimo disse...

Há 1 ano e pouco não tinha nenhuma tatuagem, hoje tenho um braço quase cheio, tenho 2 e mais 2 marcações para acabar de preencher um braço e para outra nas costas..

Todos os meus trabalhos foram feitos no minimal ink (no porto https://www.instagram.com/minimal_ink_tattoo/ ) e recomendo vivamente a quem queira fazer uma tatuagem.

O vesna ( https://www.instagram.com/vesna_tattoo/ ) é responsável pelas que tenho e a susboom (https://www.instagram.com/susboom_tattoo/) vai ser a próxima.

Recomendo vivamente estes dois artistas.

AG

Anónimo disse...

Francisco, a mim a vida também me ensinou a ser realista, mas principalmente ensinou-me a não fazer generalizações sobre temas que dizem respeito e fazem parte da esfera pessoal de cada um.
Deixe contar-lhe parte da minha história, tenho 45 anos, 2 filhas quase adultas e há 20 anos resolvi fazer uma tatuagem por um motivo demasiado pessoal para lhe contar aqui.
Fiz a tatuagem num sítio do corpo que quase ninguém vê, mas eu vejo, todos os dias. Contam-se pelos dedos das mãos as pessoas à minha volta que sabem que tenho uma tatuagem, mas não tenho problemas em assumir que tenho, caso calhe em conversa com alguém próximo. Não tenho qualquer preconceito com isso.
Como pode ver, não tive nunca intenção de partilhar a história da minha tatuagem com ninguém, nem me interessa que façam perguntas sobre ela. É minha, só me diz respeito a mim. Fi-la para mim. Em 20 anos que a tenho, apenas 3 pessoas sabem o significado dela.
Como pode compreender, aos 45 anos e apesar de ainda estar "bem", a força da gravidade começa a fazer efeito, mas posso dizer-lhe que continuo a gostar da minha tatuagem, e sei do fundo do coração, que continuarei a adorá-la aos 80 anos. Não porque quero ter pinta, mas porque tem história, porque é parte de mim e da minha vida, porque a fiz com toda a consciência do mundo.
Por isso, peço-lhe não generalize. Sei que algumas pessoas fazem apenas para embelezar o corpo e se podem vir a arrepender, mas a grande maioria das tatuagens tem histórias (felizes ou tristes) por trás e nem todas as pessoas querem partilhar essas histórias.
Aceito que possa não compreender, nem ver utilidade nenhuma nisso, mas tente não julgar de uma forma tão generalista quem se tatua.
"Ou por outras palavras, mesmo que digamos que fazemos tudo aquilo para nós, a verdade, porém, é que as tatuagens são sempre feitas para os outros verem." - EU fiz para mim!

Anónimo disse...

"...tudo aquilo que hoje nos esforçamos por mostrar..."

Anónimo disse...

Ah ah ah ah ah!

12 pontos para o Cavalheiro.

Anónimo disse...

Cada um fará pelo motivo que lhe aprouver. As minhas não são visiveis, só para mim. Por baixo da toga ninguém diria ;-)

Anónimo disse...

Aaaah ah ah ah!

Mais 12 pontos!

Anónimo disse...

Até porque só há coisa de 10 anos é que começaram a fazer tatuagens...Ou então quem fez há 40 anos, vai-se a ver se não as quiseram tirar! Mas tem razão...não é para todos, quem não tem estilo para aguentar o que quer que seja, mais vale estar sossegada. Eu própria tenho amigas que só pintam as unhas de creme clarinho. Ou rosinha, na loucura.

Anónimo disse...

Sim, a do diamante (ou lá o que é aquilo) entre as mamas será um bom exemplo disso...

Anónimo disse...

Ah ah ah! 12 pontos para o Cavalheiro.

Francisco o Pensador disse...

Anónimo (13:17),

Cara amiga, você fez a tatuagem para si...mas no entanto 3 pessoas sabem o significado dela e uma dessas, provavelmente, estará directamente envolvido no "motivo pessoal" que a levou a fazer a dita tatuagem. Se estiver errado, peço-lhe antecipadamente desculpas.

Saiba também que é humanamente impossível alguém pronunciar-se sobre qualquer assunto que seja sem ter que julgar e/ou generalizar um pouquinho que seja. Quer uma prova? Aqui vai. Pode ter sido educada a não julgar, mas quando você afirmou que eu fazia demasiadas generalizações...você não acabou também por julgar-me? Vê? Pode não ter sido essa a sua intenção mas foi isso que acabou por fazer sem se dar conta. Logo que tenhamos uma opinião contrária a alguém em determinado assunto, querendo ou não, teremos que julgar esse alguém e fazer algumas generalizações porque as excepções não passam de isso mesmo...de excepções, que acabam por não acrescentar grande valor ao assunto.

Mas obrigado pelo seu comentário.

Francisco o Pensador disse...

Anónimo (13:49),

De tudo o que disse foi só isso que conseguiu reter? Parabéns, ganhou uma medalha.

Anónimo disse...

Deixe-me que lhe diga que são tão maus os comentários desagradáveis de quem não gosta de tatuagens, como foi essa consideração que fez sobre o estilo. Acabou por se revelar tão mesquinha como quem fez comentários a desdenhar os tatuados. Boa forma de revelar que também faz julgamentos sobre as escolhas e gostos dos outros.

Deve ser extraordinário para as suas amigas saber o que pensa sobre as preferências delas...

Anónimo disse...

Será que a expressão "filhotes " é algum palavrão? Será brejeiro, vulgar? Geralmente quem tatuagens, unhas de metro e cabeleira loura pintada, refere-se aos filhos como: "miúdos" "putos" etc, e utiliza vocábulos como: bué,cena e outras palavrinhas muito eruditas... Filhotes é sinónimo de crias, e que eu saiba, enquanto animais racionais que somos, as nossas crias são os nossos filhotes, trata-se pois de um termo carinhoso, e muito pouco "vulgar", mas é óbvio que nem toda a gente tem poder de alcance! e essa "limitação" sim, infelizmente é de recear! 😖

Anónimo disse...

Bocejo.

Anónimo disse...

Tatuem-se todas à vontade, quantas mais melhor. Verdadeiras obras de arte ambulantes e outras com uns borrões.
Eu nunca o faria em mim mas dá-me igual ver os golfinhos, as florecas, as estrelinhas, etc e tal em quem gosta que lhes espetem agulhas com tinta permanente.

Anónimo disse...

O autor do comentário disse que era preciso estilo para aguentar e eu referi que sim senhora, é verdade, nem toda a gente tem estilo para muito mais que o básico dos básicos.Não disse que essa pessoas eram chungas,nem vulgares, nem vulgaruchas...nada disso...As minhas amigas sabem as minhas preferências e o que acho das preferências delas, não as julgo, cada um é como é. Somos amigas à mesma, não preciso de amigas com estilo!Não avalio as pessoas pelo facto de terem tatuagens ou unhas compridas ou o que seja.Também não julgo as pessoas como mesquinhas ou não mesquinhas pelos comentários que fazem aqui, porque não as conheço.Quanto ás amigas, as tais que sabem bem o que penso e cuja amizade se mantém,fartamo-nos de brincar entre as que ousam e vão mais além e as que não passam das sabrinas. Cá estou eu a ser mesquinha!

Anónimo disse...

Bem eu podia fazer aquela analogia de opiniões com o pipi mas vou escusar-me.
Eu também já opinei sobre este tema mas depois o meu mais velho tatou o falecido pai no braço e eu calei-me para sempre.
Os filhos tem este dom.
Eu sou mãe de 3 e passei sobre alguns temas a refletir sobre a tolerância que os mesmosme merecem. Só para não ouvir um “então e agora?”.
Resumindo: na dúvida escolho sempre a liberdade de uma decisão (que se quer) informada. E foi o que a Ana, tentou neste post.

Anónimo disse...

Eu só tenho preconceitos contra tatuagens mal feitas ou as típicas tatuagens da moda. Acho incrivelmente foleiro ver o típico golfinho, as borboletas, uma águia do benfica (ou o leão do sporting ou algo do género), o nome dos filhos todo cheio de rebicoques exagerados, o signo, etc. Acho que há tatuagens lindíssimas e quando se vê que a pessoa se deu ao trabalho de pensar em algo que realmente significa bastante para ela dá gosto de ver. Não tenho nenhuma porque sou suficientemente indecisa para achar que posso arrepender-me mas a fazer faria no Piranha, que já foi aqui falado. Seria incapaz de aceitar fazer uma tatuagem low cost e ficar com tudo tremido. Aliás, tive uma amiga quase, quase a marcar uma tatuagem num tatuador "que estagiou com o Ami James". Quando vi trabalhos dele até me arrepiei e convenci-a a não fazer ali. Também seria incapaz de fazer uma tatuagem tribal ou a típica da moda, da mesma forma que sou incapaz de pôr um quadro na parede de minha casa só porque é tendência na decoração ou as cores condizem com as almofadas do sofá. A arte tem de nos dizer alguma coisa senão não faz sentido

Anónimo disse...

Francisco, sou a anónima das 13h17, lamento, mas continua sem perceber.
Ninguém está diretamente envolvido no meu motivo pessoal, apenas eu (não fiz a tatuagem por causa de um homem, se é isso que quer insinuar).
As 3 pessoas que sabem o motivo, sabem porque eu a determinada altura da minha vida quis contar, não porque estivesse ansiosamente à espera que me perguntassem, mas porque me fez sentido e foi quando eu quis.

Em relação ao resto, o Francisco não generalizou um pouco, generalizou MUITO! Para si, todas as pessoas se tatuam para que no minuto a seguir lhes venham perguntar as histórias por detrás das tatuagens e as possam contar, apenas pretendi demonstrar-lhe que acho que isso não acontece de todo, na maior parte das vezes.
Aceito perfeitamente as opiniões contrárias, tanto que até lhe digo, para mim as exceções acrescentam sempre grande valor e enriquecem qualquer debate / assunto.
Pelo facto de termos opiniões e formas de estar e pensar tão diferentes, dou como terminada esta conversa.

13:49h disse...

Francisco, de tudo o que escreveu, só o "esforçar-mos" (que me tenha apercebido) matou um panda bebé.

Muito obrigado pela medalha! Dedico o prémio aos pandas em sofrimento e espero que esta medalha inspire mais pessoas a juntar-se à causa dos pandas bebés!

13:49h disse...

Peço desculpa se interpretei mal o seu comentário e lhe chamei mesquinha só pelo que li. Talvez tenha razão, mas eu continuo a achar que a sua consideração sobre o estilo foi de desdém para quem tem gostos diferentes. Pode não ser, mas dizer que quem não tem estilo para aguentar mais vale estar sossegada e associar isso às amigas que preferem tons neutros ou sabrinas, continua a parecer-me um julgamento.

Às tantas as suas amigas não têm mesmo estilo para aguentar (seja lá isso o que for) unhas vermelhas e saltos altos, mas também podem, pura e simplesmente, não gostar. Cada um gosta do que gosta, não está relacionado com aguentar ou não.

Pedro disse...

Adoro tatuagens. Mas ver putos com tatuagens no pescoço...

Anónimo disse...

Não percebo porque é que as pessoas levam tudo tão a peito! Afinal de contas, fazer uma tatuagem prende-se, na maioria das vezes, com preferências estéticas. E pasmem-se: não gostamos todos do amarelo. Que atire a primeira pedra quem nunca julgou o outro por conta do seu aspeto! Se gostam, pintalguem-se para aí. Com certeza acham cinzentões, caretas e velhos do restelo os que não se tatuam. E a verdade é que o estilo é algo que, se calhar, muda ao longo dos anos e provavelmente as pessoas deixam de se identificar com algo quase indelével.

Ass.: Pessoa com 40 anos que cresceu com um pai com algumas tatuagens e que sempre fez de tudo para escondê-las (e não, não são "amor de mãe" e afins.

Francisco o Pensador disse...

13:49h, era um Panda bebé? Então tenho que considerar a urgente necessidade de usar óculos porque daqui de longe parecia-me um burro. Não tem que agradecer a medalha, mas para que possa criar uma imagem mais inspiradora não se esqueça de pendurá-la ao pescoço quando fizer o funeral ao Panda bebé...

Francisco o Pensador disse...

Anónimo (12:36), Se aceita perfeitamente as opiniões contrárias porque deu como terminada uma conversa alegando o facto de termos opiniões e formas de estar e pensar diferentes? Acho isso muito pouco coerente da sua parte.
E se acha que eu generalizo demasiado (existe uma escala para isso?), que razões e quais os dados que tem na sua posse que a levaram a concluir que na "maior parte das vezes" as tatuagens não são feitas pelos motivos que eu evoquei? "maior parte das vezes", isso também não é generalizar?

Como vê, nós só estamos atentos às falhas que possam vir do discurso dos outros...e é o receio de que as nossas falhas possam também vir à tona que nos leva a querer, apressadamente, dar por terminada qualquer conversa...

13:49h disse...

Francisco, o senhor é chato. Nem um erro ortográfico se lhe pode corrigir sem fazer disso um motivo de pirraça. Olhe, leve lá a bicicleta.

Francisco o Pensador disse...

13:49h, se for apenas chato então já estou a progredir porque normalmente costumo ser pior do que isso. O que você não sabe é que existe uma enorme diferença entre erro ortográfico e pressa de escrever. No meu caso foi a pressa. Comecei com uma ideia e finalizei com outra.

Anónimo disse...

Senhor, o que eu não sei enchia muitos centros de convenções. Mas o que eu não sei não importa para o caso, já que ninguém tem de advinhar o que tencionava dizer, nem o motivo para o erro.
Facto é que está errado e o Francisco escusava de fazer tanto alarido à volta disso. Só lhe corrigi uma palavra, não atentei contra a sua honra homem!

E dou por terminado este palavreado por causa de uma correção que só beneficia a língua portuguesa e não tirou um pedaço a ninguém. Argumente o que quiser, a bicicleta já é sua, boa viagem.

Anónimo disse...

Fiz a minha primeira (e única tatuagem até agora!) há cerca de 2 anos. Tive muito tempo para decidir onde queria fazer e qual o sítio. O meu marido não aprecia mas respeita, o meu filho acompanhou-me e expliquei-lhe o motivo e o porquê de esperar até aos 38 anos para finalmente realizar um desejo que tinha desde os 12 anos. Fi-lo de forma muito consciente e certa das reações que ia ter. A restante família teve reações contraditórias :) -sogros não comentaram, irmãs disseram que eu estava louca!; Mãe adorou, Pai recusou vê-la e, ainda hoje, não faz qualquer comentário; entidade patronal quis comentar mas 'cortei o mal pela raiz', não permitindo qualquer comentário pois trata-se de um assunto pura e exclusivamente pessoal.
O conselho que dou aos jovens com quem trabalho diariamente, é que devem ponderar muito bem o que querem fazer e o papel dos pais é muito mas mesmo muito importante. Cheguei a estar em sala de aula e fazer um balanço do género: vantagens e desvantagens; razões; significado; valores; etc.
No final, deve haver sim um respeito sincero pela decisão pessoal de cada um.

Anónimo disse...

Anónimo, esqueça... O Francisco tem sempre de levar a bicicleta com ele e ter a última palavra.
Ele tem razão: é mais do que chato, é um carrapato!

Francisco o Pensador disse...

Anónimo (12:10),

Ainda assim você conhece o meu nome e eu desconheço totalmente o seu (anónimo não conta)...logo, é porque tenho um pouco mais de valor do que o(a) sr(a).
Diga-me, o que pode ser menos importante ainda do que um carrapato? :)

Anónimo disse...

LOL!! Quanta maldade. Este homem tem sempre a resposta pronta na ponta da língua.

Anónimo disse...

Olá. Sou o Jorge, sou Director e tenho 11 tatuagens, com planos para mais umas quantas. Ser tatuado é um commitment para a vida, está provado que homens tatuados "obrigam-se" (no meu caso é por gostar) a estar em forma, em cuidar-se, em ter cuidado quando se expressam. A minha namorada não tem qualquer tatuagem, uma tela em branco, mas adora as que tenho. Eu respeito-a por não querer ser tatuada e ela respeita-me pelas minhas tatuagens, todas feitas por experts, perfeitas e com mtas horas de trabalho. Todas as linhas de tinta que tenho em mim contam a minha história. A última peça foi em honra da minha filha Margarida (que assitiu e deu dicas), com umas pétalas em graffiti feitas por um artista de renome mundial. Bottom line, ninguém aguenta 8h seguidas de agulhas na pele por nada, assume o compromisso, honra-o e respeita quem não gosta. Respect!

Anónimo disse...

Porquê estar em forma se já muita gente aqui tentou afirmar que as tatuagens são feitas para si próprias e não para mostrar aos outros? Em que é que ficamos afinal?

Francisco o Pensador disse...

Uma muito boa pergunta... :)

Anónimo disse...

Joana, furar orelhas, usar brincos, piercings, tatuagens, argolas no nariz...tudo isso são marcas sociais de natureza tribal que são aplicadas desde o antigo Egipto até hoje. Mas confio que um dia havemos de evoluir.

Anónimo disse...

Concordo com o Anónimo05 novembro, 2017 21:40 ...um dia havemos de evoluir e aceitar as ideias dos outros sem os desprezar, enxovalhar ou julgar...mas está difícil para algumas pessoas...

Francisco o Pensador disse...

Uma coisa é certa, se hoje em dia as pessoas não-tatuadas já estiverem em minoria é natural que se considere vulgar ver uma pessoa tatuada já que se tornou demasiado usual ver isso e ela deixou de se distinguir dos demais...

lucia100 disse...

Será um bom investimento na certa :). Também não vou à bola com tatuagens, já o meu filho com 10 anos já está à espera da autorização para fazer uma. Vá esperando sentadinho, pode ser que entretanto vire demodé:)

Anónimo disse...

Anónimo das 09:16, desconfio que o comentário do anónimo das 21h40 tenha um sentido totalmente oposto aquele que você interpretou. Acho que ele quis dizer que continuamos a ser um povo atrasado com a mesma mentalidade das tribos ou do antigo Egipto.

Anónimo disse...

Anónimo06 novembro, 2017 20:16 ...chama-se... sarcasmo ;-)

menina disse...

Eu tenho 8,e lá está,acho que não vou ficar por aqui. Adoro.
Mas comento para contar isto: houve um moço que teve um acidente de carro,inconsciente,já no hospital tiverem de lhe colocar uma algália. Ora que tatuagem tinha o moço no pénis?!? Uma bailarina. E quando a enfermeira puxava o dito cujo para cima,a bailarina esticava os braços.... Pois claro,que o moço inconsciente foi o mais visitado do piso por tudo o que era enfermeira e médica! TRUE STORY! :)

Anónimo disse...

Vi a Tânia tatuar as primeira tattoo à séria, e foi de loucos... inacreditável! Muitos ao fim de anos e anos nem se aproximam daquilo que ela fez! (Tânia se vires isto foi o Ark e a Tânia 2!) :D

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis