Pub SAPO pushdown

Com jeitinho e proibição põe-se fim à abstenção

sexta-feira, setembro 15, 2017

O próximo 1 de Outubro é dia de autárquicas e, segundo o Governo, temos o caldo entornado, porque há quatro jogos de futebol marcados para o mesmo dia, incluindo um clássico Sporting-Porto. Ao que parece, a bola é um dos grandes  causadores das elevadíssimas taxas de abstenção, por isso acabou-se a brincadeira: nas próximas eleições, sejam elas quais forem, não há cá jogatanas, o futebol fica proibido, que se o povão não aprende a bem, então aprende a mal. Ai não querem ir votar? Ai querem ficar com o cu no sofá a aviar minis e tremoços? Ai pensavam que iam ao estádio? Isso é que era bom, tudo à minha frente a ir votar, vamos embora. 

Não é tão bonito? Não tem assim uns laivos meio salazaristas tão agradáveis? Não dá assim aquela sensação de que nos estão a tratar como se fossemos todos altamente limitados? Tipo "ehhh, pá, espera lá que esta malta só consegue fazer uma coisa de cada vez, se vão ao futebol então não vão votar, está-se mesmo a ver, que apesar de um jogo só durar duas horas estes abusadores aproveitam logo para não fazer nada o resto do dia". Não, o problema não é as pessoas estarem completamente desacreditadas da política, o problema não é não se reverem minimamente em quem as representa, o problema não é a falta de educação cívica e política, o problema não é a falta de consciência sobre a importância do voto. O problema é o futebol, essa actividade encomendada por Satanás para nos desviar da nobre missão que é decidir os desígnios do país.


Sinceramente, estou com o Governo. E mandasse eu nesta merda e não era só o futebol que se proibia, meus meninos. Para já, nesse dia não havia televisão para ninguém, nada. A minha sugestão é que se cortem as ligações em dia de eleições, que já se sabe que o povo se pela por uma Casa dos Segredos, por um especial de oito horas do "Temos Festa" a partir de Castelo de Vide, ou por uma maratona daqueles programas em que se debatem arbitragens horas a fio. Em alternativa, todos os canais serão obrigados a passar, ininterruptamente, a mensagem "vão votar, seus burros". Eficaz, certo? A internet também estará em baixo, porque a capacidade que as pessoas têm para perder horas de vida a saltitar entre o Instragram e o Facebook é uma coisa inexplicável. Ignorantes que dá dó. Vão votar e depois logo vos será dada uma senha para poderem aceder à net durante trinta minutos.

Depois, acho que isto também implica aqui que se mexa no estado tempo. Proponho algumas alterações climáticas forçadas. A saber: em dia de eleições não pode estar demasiado calor (porque senão lá se põe tudo a caminho da Fonte da Telha, raisparta ao português que não pode ver um raio de sol que vai logo desfilar nos areais), nem demasiado frio (que isto são uns coninhas que se estão menos de 20 graus entram em hipotermia). A coisa estará feita de modo a termos um bonito tempo ameno e que seja do agrado da maioria da populaça.

Outro enorme flagelo são os centros comerciais. Ahhhh, muito gosta esta gentalha de se enfiar num Alegro desta vida a lamber montras. É que se ainda fizessem compras e ajudassem a economia nacional, mas não, andam só para ali a gastar soalho, uma despesa. Posto isto, centros comerciais fechados em dia de ir às urnas, que quando derem com a tromba na porta não têm outro remédio que não ir votar. Pelo caminho, aproveitamos a onda e decretamos já o fecho de cafés, restaurantes, cinemas, museus e hospitais. Sim, hospitais, que isto é gente que inventa de tudo só para não exercer o seu direito cívico, mais depressa preferem transplantar o fígado do que ir votar (e, claro, o Estado a arcar com a despesa). Estão a enfartar? Estão à beira de dar à luz? Caíram e têm uma rótula exposta? Paciência, ide votar e depois logo se vê. E primeiro temos de ver em quem é que votaram, para ver se o fizeram acertadamente. Depoooooois, talvez, se pedirem com jeitinho, vos deixemos dar um salto às urgências.

Poderíamos pensar que com TUDO fechado, a malta não teria outro remédio que não ir até ao seu centro de voto, mas até parece que não conhecem os portugueses, os reis das fugas e dos esquemas. Eram meninos para ficar em casa a dormir ou ir passear à beira-mar, muito gosta o povo de ir ver as ondas, para acalmar os nervos, devem achar que são o Gustavo Santos, ó caralho. Queriam! Tenho duas sugestões: ou a polícia se encarrega de escoltar cada cidadão votante até às urnas, com uma G3 devidamente apontada aos costados, ou então cada cidadão votante terá um taser amarrado ao lombo que lhe infligirá descargas eléctricas a cada, vá, sete minutos. Enquanto não for lá pôr a cruzinha aquilo não será desactivado, por isso é bom que se apresentem na mesa de voto logo pela fresquinha. E de cara alegre, não queremos cá ninguém com cara de frete ou a revirar os olhos, ou seremos obrigados a aviar-vos umas cacetadas nos dentes. Não que queiramos, é só mesmo em último recurso, mas se nos obrigarem não teremos outro remédio.

E pronto, penso que é isto, com jeitinho e proibição põe-se fim à abstenção. Não é um slogan bonito? Alguém que pegue nisto e use, que é demasiado bom para se perder por aqui. E agora atrevam-se a não ir votar. Atrevam-se.

72 comentários:

  1. eh eh eh
    Muito bom!
    Eu cá acho que votar devia ser obrigatório, nem que fosse moralmente, mas isso sou só eu.
    Mas daí a proibir o que quer quer que seja ... as pessoas têm 12 horas para votar, não vota quem não quer, o resto são desculpas.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico texto. Parabéns

    ResponderEliminar
  3. Eu penso que ninguém é obrigado a ir votar. Mas também penso que é triste um governo ver-se na obrigação de proibir jogos de futebol em dias de eleições por as pessoas serem tão desinteressadas e alheadas da realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "um governo ver-se na obrigação"? Quer explicar melhor?

      Eliminar
    2. Oh filha, o governo está se a cagar para nos e para os nossos interesses enquanto cidadãos.. Eles só olham é para os interesses deles

      Eliminar
  4. Porra,quais eleições qual quê!O meu voto é já teu, pelo brilhante texto! Tao lúcido! Tão pertinente e engraçado ao mesmo tempo. Mas porquê que as pessoas de facto inteligentes não se candidatam?? A sério, eu votaria em ti!

    ResponderEliminar
  5. Dos melhores textos que já li aqui. Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Acho que tb não se devia trabalhar...como é que alguem pode votar se vai estar enfiado num lado qq 8, 9 ou mais horas? Passaram-se, foi o que foi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As votações são sempre ao Domingo, para que a maioria das pessoas não tenha a desculpa do trabalho, visto que por norma as pessoas não trabalham aos fins de semana.

      Eliminar
    2. Desculpe, anónimo, mas não é bem assim - postos de turismo, museus, castelos, monumentos vários, hospitais (médicos, enfermeiros, etc. e tal) seguranças, empresas de limpeza, lares, restaurantes, cafés, confeitarias, supermercados, centros comerciais, fábricas que não podem interromper a produção, trabalhadores de centrais electricas, eu sei lá !!! É só o que me ocorre agora assim de repente, mas já viu bem a quantidade de gente que trabalha aos fins de semana para haver alguns que possam calmamente desfrutar esses dias ?!? E para lhe dar um exemplo concreto, eu trabalho num castelo e vou estar a trabalhar nesse mesmo fim de semana...

      Eliminar
    3. Eu vou estar 24h de urgência no hospital portanto terei que votar antecipadamrnte.

      Eliminar
    4. O meu marido trabalha numa fábrica que funciona 24h, de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro. Neste tipo de emprego, trabalha-se por turnos, portanto trabalhar aos fins de semana calha a todos.

      Anónimo, uma grande parte da população trabalha ao fim de semana. O do meu marido é um pequeno exemplo. Agora pense no pessoal da restauração, dos hospitais, dos hotéis, etc, etc...

      Eliminar
    5. Existem países onde se vota ao dia de semana. Isto é tudo um passar um atestado de estupidez

      Eliminar
  7. Pipoca, estás muito bélica. Esses laivos salazaristas estão ao rubro.
    Mas o texto está muito bom!

    ResponderEliminar
  8. A ironia e o humor são armas, muito bem, rimos todos e tudo fica na mesma. Mas salazarista, o governo, a sério? Que eu saiba mudar meia dúzia de jogos de dia - é só isto, e tem sido pedido nos últimos anos... - em nada coarcta as liberdades individuais, como acontecia na ditadura a que aludes. Mais: o povo só vê bola na tv? Ninguém vai ao estádio? Ninguém percorre quilómetros, passa fim-de-semana fora, etc, por causa de um jogo. Eu que vou, que faço, digo: a emoção é toda outra. Um madeirense que queira ir ao estádio ver o Benfica X Marítimo - e não tem jacto como o madeirense Ronaldo - vai votar onde, quando e como? Opções, opções...
    [Quem diz madeirense, diz alguém do norte que queira ir ao sul e vice-versa.] Bom,

    ResponderEliminar
  9. Por acaso concordo. Não com a proibição de jogos de futebol mas com a proibição de eventos desportivos ou culturais que tendencialmente envolvam multidões. Se podemos obrigar as pessoas a votar? Claro que não. Mas podemos oferecer um ambiente de reflexão que é o que acredito que deve ser oferecido neste dia. Há todo um resto do ano onde este eventos poderão acontecer mas apenas um dia onde poderemos ir exercer o nosso direito de voto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente isto, além das questões de segurança que envolve o dia de eleições. Isto não é só um problema da abstenção porque quem quer votar continua a não ir mas é um dia que para concentrações e confusões da população já chega as dos partidos politicos não é preciso mais o futebol, além de que as nossas forças de segurança já tem mais que fazer nesse dia.

      Eliminar
    2. Para mim a melhor análise:
      https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1640186436025047&id=256160847760953

      Eliminar
    3. António Costa, és tu?

      Eliminar
  10. Muito bom, não acrescentaria mais nada de nada além de:
    "Vão votar e depois logo vos será dada uma senha para poderem aceder à net durante trinta minutos." Mas só para postar aquela selfie marota a votar, com a cruzinha no quadrado certo.

    ResponderEliminar
  11. Fantastico... nao a nova proibicao... mas o seu texto... acho brilhante... e de fato acho triste... pois porque se o povo achasse que valia a pena votar... e que se aparecesse alguem "diferente" nas eleicoes talvez nao fosse necessario virem as ditas proibicoes para induzir ou levar as pessoas a votar. As mesmas iriam de livre e espontanea vontade e ate decerto gostariam de votar,exercer um direito que se adquiriu apos tanta luta... acho eu... claro que a minha opiniao vale o que vale...

    ResponderEliminar
  12. Pipoca a presidente!!!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Falta proibir casamentos, comunhões, baptizados e, com jeitinho, festas de aniversário.

    (adorei o texto!)

    ResponderEliminar
  14. Apesar de gostar muito da sua escrita e apreciar o sentido de humor, sempre que o tema é política simplesmente fico desiludida.
    Quer se concorde ou não com a medida,aliás pensada e pedida por muitos há vários anos, compará-la ao Salazarismo, revela ou total desconhecimento histórico ou simplesmente incapacidade de análise social.
    É evidente que muitas pessoas não votam por distanciamento dos políticos, por comportamentos eticamente reprováveis dos tais e ainda pelas sucessivas campanhas de destruição da imagem dos eleitos. Mas a maioria das pessoas não vota por que não querem exercer o seu dever de cidadania, porque não se interessam por nada que vá para além da sua barriga, dos seus passeios domingueiros e da sua pequenez. Contudo quando chega a altura de criticar, todos estão prontos e têm muitos argumentos, no entanto não exerceram direito de escolha.
    Mais do que criticar medidas seria muito útil escrever um bom texto sobre a perda da liberdade de escolha que cada um promove quando deixa de votar e sobretudo a enorme falta de respeito por todos aqueles que lutaram, com custos pessoais muito elevados, para que esse ato fosse um direito de todos.
    Ressalvo uma vez mais que aprecio a sua escrita e humor, mesmo que por vezes possa não concordar com o conteúdo, nesta ou em outras áreas

    ResponderEliminar
  15. Bom, eu vou votar e de tarde vou ao teatro (já tenho os bilhetes comprados há meses). Nunca deixaria de ir exercer o meu direito. O meu irmão tem um casamento nesse dia, vai votar e depois vai para a cerimónia.
    Quem quer votar vai, quem não quer arranja sempre desculpa.

    ResponderEliminar
  16. COLOCANDO O CENÁRIO ENTRE OUTROS , TENHO CASA NO PORTO, A MINHA MORADA FISCAL É DE LÁ , LOGO TENHO QUE VOTAR NO PORTO , MAS MORO EM LISBOA , E NÃO TENHO COMO IR AO PORTO NO FIM SEMANA , TRABALHO , COMO CONSIGO VOTAR... POIS NÃO SÃO SÓ DESCULPAS PARA NÃO IR VOTAR , TALVEZ SE EM VEZ DE PROIBIREM JOGOS SE ARRANJASSEM SOLUÇÕES SERIA MAIS BENÉFICO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tipo mudar a morada fiscal..
      Com tempo, que a data das eleições já é conhecida há muito

      Eliminar
    2. Pedir para votar com antecedência por correio. Se as pessoas se informarem já sempre algumas soluções podem é dar trabalho

      Eliminar
    3. Sou do Porto e vivo em Lisboa ha uns meses e já alterei a minha morada fiscal por causa destas brincadeiras.

      Eliminar
    4. se a pessoa em questão for professor por exemplo não vai pedir para mudar a morada todos os anos

      Eliminar
    5. Mudar a morada fiscal não ajuda em nada, sobretudo para professores. O ideal seria irmos votar na área de residência, bastava um comprovativo em como habitamos naquela localidade.

      Eliminar
    6. Não é preciso mudar a morada fiscal. Como já disseram, é possível votar antecipadamente por correio se se tratar do processo na devida altura. Agora já é tarde, mas informem-se junto da Câmara municipal da vossa morada fiscal e saberão como podem fazer :)

      Eliminar
    7. Quando eu ainda tinha morada fiscal de Lisboa e já morava em Leiria ia sempre votar. E concordo que deveriam criar soluções para estes e outros casos. O acto de votar como ele acontece é ainda tão arcaico (um número, uma lista infindável de nomes e pessoas nas mesas à procura...).

      Eliminar
  17. Admiro a tua escrita pipoca, sou fã mesmo...
    Consegues colocar-me um sorriso na cara, uma gargalhada descabida, um pensamento mais profundo.
    Parabenizo-te pela forma como chegas lá com a escrita.

    ResponderEliminar
  18. Nós não temos laivos salazaristas. Temos é uma democracia tão jovenzinha que qualquer medida mais assertiva já Deus me livre que aí vem o Salazar. O que tem mesmo piada é que a evocação deste fantasma vem, geralmente, desta maltinha de pseudo-chique da direita complexada. Tenham juízo. Sabem em quantos países o voto é (ou foi até à consolidação da democracia) efectivamente obrigatório?

    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fossem os gajos pseudo chiques a proibir o que fosse, que vinha a malta da foice e do martelo chamá-los de fascistas. Mas qualquer coisa encomendada por esta gente é super cool. Olha. Alinhada dom a nossa esquerda caviar, encomendo uma GREVE AO VOTO.

      Eliminar
    2. Já li salazarismo e fascismo em vários comentários (e em outras ocasiões).
      Por vezes penso que quem os escreve realmente sabe do que está a falar ou se escreve por imitação.
      (não é crítica fácil, é mesmo curiosidade)

      Eliminar
    3. Concordo, Sofia!

      Eliminar
  19. Só acho piada que quem prefere ir ver a bola, ir á praia ou ficar a dormir ao invés de ir votar, são quase sempre os mesmos que passam 4 anos a se queixar do governo e das autarquias...

    ResponderEliminar
  20. foda-se. foda-se. foda-se. :)

    ResponderEliminar
  21. Pipoca a Presidente, Já!! Ontem o Diogo e a Joana da Radio Comercial, também deram excelentes sugestões, não tão drásticas, mas que também podiam funcionar muito bem lol, o belo do "comes e bebes nas urnas", um sunset, brindes, descontos em cartão, tudo coisas que o povo adóóra...

    ResponderEliminar
  22. Eu acho é que devia ser proibido marcar eleiçoes para o dia de um sporting-porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso foi o jogo que foi marcado e nao as eleicoes...

      Eliminar
  23. Eu acho que a melhor solução para os tugas se absterem menos era pôr as eleições à semana e terem justificação para faltar ao trabalho para ir votar. Aposto que era remédio santo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, aqui está a solução.
      Quem fosse votar tinha folga nesse dia! Feito!

      Eliminar
  24. Saudades destes textos e deste sarcasmo!!! é claro que não se pode obrigar ninguém a votar e estas proibições em nada contribuirão para diminuir a abstenção.... mas uma coisa é certa, é muito triste ver ouvir tantas vezes pessoas da minha idade (30 e pouquinhos vá...) dizerem que nunca votaram... é triste não saber reconhecer os nossos direitos e o esforço daqueles que o conseguiram!

    ResponderEliminar
  25. Nem de propósito. Hoje coloquei um post em que propunha que no dia de eleições todas as famílias fossem proibidas de realizar tarefas domésticas que absorvem tempo e disponibilidade mental para pensar e em alternativa o Estado fornecesse um serviço de limpeza, tratamento de roupa e encarceramento de crianças mal educadas, para que os pais estejam devidamente tranquilos e em posse das dias capacidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes serviços seriam feitos por robôs? Se forem feitos por pessoas como é que elas vão votar?

      Eliminar
    2. Anónimo 15 setembro, 2017 22:41, podiam ser feitos por refugiados e malta assim parecida. Boa?

      Eliminar
  26. Maravilhoso mesmo era toda a gente ser obrigada a votar com ameaças de represálias e depois colocarem todos um voto em "Branco" na urna...

    ResponderEliminar
  27. Eu sempre votei, mesmo trabalhando aos domingos. Acho que se temos esse direito ( como gostaríamos de ter tantos outros e não temos ) devíamos dar valor. É das poucas ações em que temos voz, mesmo que não se concorde nos candidatos apresentados poderia existir uma opção "outros" na folha de votos ou assim. E quanto ao trabalho poderia existir uma benevolência nesse dia para se poder votar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A opção outros é o voto em branco!

      Eliminar
    2. Em Inglaterra e noutros Países,vota-se em dia de semana sabia?

      Eliminar
  28. Por acaso não estou bem a ver que este governo tenha cheiro a ditadura. Eu sei que para os votantes do psd isto ainda não passou, está tudo mal e horrível e nojento e ninguém se revê nas pessoas que os governa (engraçado que nos últimos meses/ano e meio parece que tudo isso é mentira, mas sure).
    Proibir jogos que fazem com as pessoas se desloquem quilometros e quilometros (quantos adeptos do sporting não vão até ao Porto por exemplo? acha que a maioria vão votar quando vão fazer mais de 600 kms num dia?) que fiquem absolutamente alienadas num dia que devia ser para refletir no futuro, pensar em programas, fazer escolhas? Sim, um horror. Comparável a campos de concentração e das piores ditaduras que por aí andam...
    Ninguém pode obrigar ninguém a votar. Mas chega da conversa do "ah o tuga não vota porque não acredita nos políticos". Bullshit, o tuga não vota porque é preguiçoso como o raio e nem se dá ao trabalho de saber os nomes dos candidatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então se "o tuga não vota porque é preguiçoso como o raio e nem se dá ao trabalho de saber os nomes dos candidatos", para que serve proibir jogos de futebol?
      A malta da esquerda é confusa e confunde-se...

      Eliminar
  29. Não concordo nada com o texto. Enfim . . . Visões.

    Cristina

    ResponderEliminar
  30. Resta acrescentar que o Sporting-Porto se realiza já depois do fecho das urnas...
    Quem não quiser votar, encontrará uma desculpa como para tudo na vida.
    Proibir o futebol não resolve nem minimiza o problema grave de abstenção que temos no nosso país!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que resolve o problema grave da abstenção é ensinar às pessoas alguns conceitos básicos de politica porque assim passariam a ser mais criteriosas e menos populistas na hora de fazer uma escolha nas urnas...

      Eliminar
  31. Aqui em baixo a minha proposta, mas desconfio que nem assim as pessoas lá vão.

    http://sandrawinkwink.blogs.sapo.pt/feriado-para-todos-em-dia-de-eleicoes-23704

    ResponderEliminar
  32. Apenas o horário do clássico foi adiado e não o dia do jogo. Até entendo, por questões de logística, mas teríamos de proibir tudo o que é distracções em dia de eleições. Acabava-se com o cinema, com os teatros, com as idas à praia etc, etc, etc....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é proibir tudo mas proibir concentrações com grande quantidade de pessoas como o futebol e onde por norma existem conflitos entre claques, jogadores, arbitros, equipas, adeptos, etc.

      Eliminar
  33. falta educação. falta saber o conceito de cidadania. falta saber o nosso lugar.a saber, tudo é possível.

    ResponderEliminar
  34. E, assim na loucura, rever os cadernos eleitorais e perceber que, se calhar, quase 40% dos nomes que lá estão (e que contribuem para os números da abstenção) pertencem a pessoas emigradas ou até falecidas? Hummm, isso não, isso dá demasiado trabalho ao CNE, esse organismo que TANTO trabalha ao longo do ano! De facto, é tão mais fácil proibir bola do que actualizar dados que, parecendo que não, até estão informatizados (pasme-se!!!)...

    ResponderEliminar
  35. Não sei se percebeu.. Não está proibida de ver os jogos todos que quiser porque o que querem é apenas alterar o dia das eleições. Ou seja, para dias em que estes eventos não existam.

    ResponderEliminar
  36. Multas para quem não votasse, como há em alguns países, talvez resolvesse. Mas acabo por concluir que o Povo (de que faço parte)tem razão.

    As autárquicas, para não irmos mais longe, são um desfile do PIOR que cada terriola tem. Os mais oportunistas, os mais corruptos, os mais ignorantes, todos estão aí nos cartazes a pedir batatinhas.

    Antes do 25 de Abril, o poder central nomeava alguém de confiança e o resultado era excelente. Não havia esta destruição da paisagem urbana e rural, não havia estes escândalos de corrupção, não havia esta ignorância e venalidade à solta.

    E não, não sou um "faxista". Vivi antes do 25 de Abril e julgo saber ver o que de bom e de mau tinha o regime anterior e este.

    Guilherme

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis