Pub SAPO pushdown

A mama da discórdia

segunda-feira, agosto 07, 2017

A polémica facebookiana do fim-de-semana foi o grande plano que a RTP fez a uma adepta benfiquista durante a Super Taça. Há quem diga que a ideia era evidenciar a mama, com o machismo a aumentar à mesma velocidade dos frames, há quem diga que só se queria destacar o símbolo benfiquista. Eu acho que foi um dois em um e não estou a morrer de indignação por isso. Mas montou-se um Carnaval. Ecoaram gritos feministas de que isto era uma vergonha, que era, uma vez mais, a objectificação do corpo feminino, que uma mama é para tratar com cautela e caldos de galinha. Li até uma que dizia qualquer coisa como "não sejam tarados, é uma mama como esta que alimenta os vossos filhos", o que me deixa um bocado confusa, que afinal isto de dar de mamar serve de argumento para tudo, conforme o que melhor convenha. Foi de tal maneira que o realizador da Super Taça, num gesto muitíssimo civilizado, veio pedir desculpa, explicar que foi um lapso, um "acto involuntário".

Pela parte que me toca, tudo ok quanto à mama. E esta era bem bonita e dava gosto de ver, como qualquer mama que esteja embelezada pelo emblema do Glorioso. Ao que parece, a cara da moça não foi filmada, por isso tudo o que o mundo sabe é que esta mama pertence a uma mulher loura. Não sabemos a idade, o nome, a profissão, o que faz desta mama uma espécie de filha de mãe incógnita. E, como disse, nada tenho contra grandes planos de mamas. Mas estou com as minhas amigas feministas. As mesmas que rejubilam com os anúncios de gostosões em tronco nu, tipo o da Surf e o da Planta, porque aí já não se trata de objectificação e abuso da imagem masculina, somos só nós a ser marotas e folionas. Mas eu estou com elas, repito. Não na abolição das imagens de mamas, mas na luta pela paridade e coiso e tal. Por isso, por cada plano de mama feito num estádio, quero ter direito a um bom rabo ou a uns bons abdominais masculinos. Uma barba de três dias ou um parzinho de olhos verdes. Parece-me o mínimo. E nem precisam de ser  adeptos benfiquistas. Como sinal de boa vontade aceito bons planos de todo e qualquer adepto que me deleite as vistas, independentemente da cor da camisola. Não nos privem das coisas bonitas, tornem-nas só acessíveis a todos. Se isto não é um passo por um mundo mais equilibrado, não sei que será.

Nota-se muito que é Agosto?

57 comentários:

  1. A pena que eu tenho que o Governo Sombra esteja de férias :-D
    Fariam certamente a melhor análise a esta situação =)

    ResponderEliminar
  2. Aposto que aí no meio ainda vai aparecer um patrocínio by Ângelo Rebelo para a mama da menina até porque o homem está em todas e não iria deixar escapar esta oportunidade

    ResponderEliminar
  3. Quando vi essa imagem nas notícias até pensei que era a Pipoca lol

    ResponderEliminar
  4. Hoje de manhã ao fazer zapping,ouvi o Goucha a dizer uma frase que retrata bem esta "coisa do face", que em boa hora acabei!Dizia ele a propósito de comentários " As pessoas que BOLSAM no Facebook" Não encontro palavra mais adequada!!!

    ResponderEliminar
  5. A sério que isto foi motivo de discussão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo.

      Tudo serve para armar a p*** da discussão.

      Eliminar
  6. Só uma pequena chamada de atenção: a cara dela foi filmada

    ResponderEliminar
  7. barba de três dias. uau :)

    ResponderEliminar
  8. Isto ser assunto para mim é já uma autentica e enorme gargalhada ahhahahahahahahahahahahah

    ResponderEliminar
  9. Pipoca, não que isso mude muito as coisas mas... viu-se a cara, sim.
    Deu bem para ver a cara da rapariga/senhora.

    ResponderEliminar
  10. OK Ana, estava a concordar com o ponto de vista, até que parei na Barba de 3dias...,bem sei que gostos não se discutem, mas pessoalmente, ou muito bem barbeado, ou barba muito bem aparada😉 Nada de meios termos... e muito menos excessos barbudos modo "fundamentalistas islâmicos"
    Quanto à "mama da discórdia" é uma maminha bem "sustentada", seja ela genuína ou made by Ângelo Rebelo, F. Ibérico Nogueira ou outro... 😀
    Lapso, ou acto intencional do operador de câmera, não deixa de ser um belo plano que ostenta o logo do "lampiões😁

    ResponderEliminar
  11. Depois de fazer o plano focado apenas no peito (ou no símbolo) mostrou a cara. Vi em direto e achei desnecessário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O câmera man deve ter ficado a babar com o "plano"e vai daí, não resistiu a focar....o símbolo!😂😂😂

      Eliminar
  12. Vi em directo, logo achei desnecessário o plano sem o consentimento da própria, mas mostraram bem a cara da pessoa em questão, por isso é de fácil reconhecimento. A pessoa em questão, que processe a RTP a ver se ganha um dinheirito, se fosse na América era certo.

    ResponderEliminar
  13. Tanta virgem ofendida por ai hahahahahha
    Pipoca adorei a reflexão sobre "a" mama!
    Adorei ainda mais o 3-1 =)

    ResponderEliminar
  14. Perdoem-me a ignorância mas quando vi as história da mama, até pensei que a moça estaria sem vestes. Alguém me explica qual é o problema da filmagem da mama? Se fosse um rabo peludo a ver-se o mealheiro, eu entedia o sururu! Agora uma simples t-shirt vestida por uma aparentemente mulher? Quando se vai a um estádio de futebol esta-se sujeito a ser filmado... não quer? Não vai e pronto...

    ResponderEliminar
  15. Não vi a polémica nem o jogo mas sou obrigada a admitir que me irrita um bocadinho esta mania de mostrar moças bonitas em eventos desportivos. Hoje dei com um post da Volta a Portugal a dizer "Nem na Formula 1 há mulheres tão bonitas" ou coisa do género. A sério?... é a eterna presunção de que as mulheres não são público destas coisas, portanto vamos manter os homens felizes com gajas boas no ecrã. O que, diga-se de passagem, também não é muito elogioso para os homens. Quem organiza estas coisas presume que os homens só vêem eventos desportivos se mostrarem gajas?
    (não, não gosto do anúncio do Surf)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não gosto do modelo do anúncio do Surf, a sua voz de garanhão de quinta categoria é de fugir... o produto Surf também não convence, é pouco eficaz, por isso, estabelece-se uma boa relação de reciprocidade😜

      Eliminar
    2. Também mostram os abdominais dos jogadores. Não vejo qual é o mal, o que é bonito é para se ver. Não criem problemas onde não há senão qualquer dia temos que andar tapadas da cabeça aos pés para não ser alvo de cobiça, se me faço entender.

      Eliminar
    3. Desculpe lá,mas adorooooooo o anúncio do Surf que coisa mai lindaaa

      Eliminar
    4. Há gostos para tudo... e assim é que deve ser! 😀

      Eliminar
  16. Mas a sério que esta imagem é tema para discussão???? este mundo anda louco.... uma imagem normalíssima e por acaso, bem gira...

    ResponderEliminar
  17. Eh pah, nem sei que diga! Sou gaja, mas até que dá gosto ver,só retirava o símbolo, e ficava 5*.
    Poupem-me Senhores, poupem-me! Mas agora há polémica por tudo e nada? Era uma imagem bonita,uma maminha arranjadinha, pior seria colocar alguém desdentado a sorrir!

    ResponderEliminar
  18. “Perto do fim da transmissão do jogo da supertaça, foi emitido um plano que envergonha valores fundamentais. Um zoom out que começava num seio de uma adepta benfiquista. Escuso-me a entrar em detalhes acerca da forma como realizo futebol mas, sem querer soar a justificação – este plano não devia ter sido emitido, ponto final – sempre digo que o que aconteceu foi completamente involuntário. Completamente involuntário”. Palavras do realizador da emissão. Pena são os comentários sexistas nas diferentes páginas.

    ResponderEliminar
  19. Sim, isto e coisa que se calhar so e noticia em Agosto. Mas acho que ha uma diferenca abismal em relacao aos "gostosões em tronco nu, tipo o da Surf e o da Planta" ou a qualquer modelo ou pessoa que publique uma foto de qualquer parte do corpo sua: nao foi ela que decidiu fazer e difundir um grande plano da sua mama. E acho que o argumento de estar num espaco publico nao serve para este caso. E como as reportagens tipicas do inicio da epoca balnear que fazem grandes planos de partes dos corpos das pessoas - totalmente escusado para o ponto essencial da reportagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aí só ela pode reclamar ou pedir indemnização pelo uso não autorizado de imagem. Ninguém tem nada que opinar.

      Eliminar
  20. Bem, se a ideia do "cameraman" era mostrar que o Benfica anda sempre na mama...acho que isso foi muito bem conseguido... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ganhou!!!!!!

      Eliminar
    2. Hoje saiu-lhe de feição... vivó SCP 😀

      Eliminar
    3. Ainda há quem diga que não tenho uma veia humorística... :)

      Eliminar
    4. Nem sempre caro Francisco... contenha o "convencimento" se faz favor😸

      Eliminar
    5. Anónimo (18:18),

      "Conter" nunca foi a minha melhor aptidão. A não ser quando faço amor na cama ou se se tratar das minhas necessidades fisiológicas... :)

      Eliminar
  21. Antes Agosto com mamas e gajos bonitos do que com fogos e mortos. :)

    ResponderEliminar
  22. Vemos uma judite de sousa a fazer uma reportagem junto a um cadáver, ah pronto ela é jornalista. Vemos jornalistas a filmarem pessoas desesperadas porque têm o fogo à porta de casa, ah pronto são jornalistas, é o trabalho deles. Assistimos contiuamente à exploração jornalística da dor e do desespero alheio numa tentativa de subir as audiências mas está tudo bem.
    Vemos um plano de uma mama em ambiente descontraído de jogo de futebol, ai não, isso é que não. É uma falta de profissionalismo. Pró c*aralho mas é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então mas isso tudo não provoca tudo indignação nas redes sociais? Até vi notícias sobre a reportagem da Judite, ora! Não há nada que escape há indignação das internetes. Não se enerve tanto com só com a mama.

      Eliminar
  23. O Nuno Rogeiro tomou conta do blogue? 😂😂😂

    ResponderEliminar
  24. O realizador pediu desculpa porque me parece que acha que é uma falha técnica. O resto são as pessoinhas a rematarem.

    ResponderEliminar
  25. Aqui por casa oiço frequentemente o meu marido comentar nos jogos que só se filmam "gajas boas"! E desta vez não foi exceção. No dia seguinte era toda uma polémica em torno da imagem. Estou com a pipoca, façam os gostinho aos olhos de todos e filmem "gajos bons" também. Pessoalmente não verei nenhum porque futebol não está entre as coisas com que perco tempo. Mas respeito.

    ResponderEliminar
  26. A cara da moça apareceu, sim. E os comentários e memes feitos ao tamanho do nariz dela eram desnecessários. O plano do peito pode ser considerado (ou não) de mau gosto, agora o gozo sobre o nariz foi de uma enorme falta de sensibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, anónimo. Não vi a foto do nariz da rapariga, mas eu tenho complexos com o meu desde a adolescência e seria muito duro ver tanta gente a gozar.

      Eliminar
    2. Tem toda a razão a Zombaria deve ter limites, depois ninguém é perfeito, há sempre qualquer detalhe menos bom..😎

      Eliminar
  27. Tanta mama que há por esse Portugal fora. Ele é mamas em outdoors, ele é mamas em paragens de autocarros e em telenovelas e ninguém faz sururu disso. Filmaram uma mama, sim filmaram. Se foi o melhor plano? Não sei, não sou expert na matéria. Intencional ou não, a verdade é que há muito que se vê na TV, em jogos de futebol, imagens de criança, de mamas, caras, rabos e ninguém se chateia muito. Nós gostamos de criar polémicas em tudo, é o que é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja disseram acima que há diferença entre a exposição voluntária que se vê na publicidade ou na representação e este plano sem consentimento. Se isso é motivo para tanta dissertação? Não creio. Mas que as pessoas não consigam compreender a diferença, é curioso.

      Eliminar
    2. Quem trabalha em TV ou publicidade sabe de antemão que a sua imagem vai ser explorada e dá o seu consentimento para tal.
      Mas também há muito que se sabe que quem vai a eventos desportivos ou culturais, corre o "risco" de ser filmado nas bancadas, há até quem apareça nos ecráns dos estádios e isso nunca foi motivo para discussões.E nunca ninguém, pelo menos que seja público, reclamou de tal situação... e olhe que já se viu planos fechados de caras de crianças, adultos, pessoas em tronco nu e em biquini. Neste caso em concreto, só se percebe que é a mama de uma mulher quando o plano abre, porque até esse momento era apenas um símbolo de um clube numa camisola, que para quem não sabe está estrategicamente colocado nesse local, quer seja benfica, porto ou as águias da avenida. A história do feminismo e do "ai que o corpo da mulher não pode ser objeto" é que começa a ser elevado ao limite, com muito pena porque enquanto mulher parece-me que de repente temos de ser todas protegidas e amparadas.
      Agora o que é de lamentar e de condenar é os insultos que a senhora sofreu relativamente ao seu nariz, mas quanto a isso ninguém se insurge, falar da mama é que é.

      Eliminar
  28. A sério que este assunto deu polémica?!!

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que dá a falta de assunto... 😂😂😂

      Eliminar
  29. O realizador pediu desculpa pessoalmente à moça, que aceitou e lhe contou que teve que fechar a conta de Facebook devido aos inúmeros insultos que recebeu. Que raio de gentinha é esta que insulta uma pessoa inocente?

    ResponderEliminar
  30. Estou escandalizado!!!!

    ResponderEliminar
  31. Eu simplesmente não acredito que isto tenha dado assunto para ser comentado...que pobreza de espírito de certas pessoas!!!!!

    ResponderEliminar
  32. "E nem precisam de ser adeptos benfiquistas." Eu compreendo, não é fácil!

    ResponderEliminar
  33. A sério que se gerou uma polémica com esta imagem?? As pessoas perderam a noção do tempo e do que fazer com ele...

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis