Pub SAPO pushdown

País de luto

segunda-feira, junho 19, 2017

Muitas vezes somos descrentes na qualidade do nosso povo. Não temos qualquer pudor em apontar-nos o dedo, sublinhar os nossos defeitos, levar as mãos à cabeça, dizer que os outros é que são bons, criativos, profissionais, educados, cumpridores, esforçados, exemplares. Teremos os nossos defeitos, teremos características mais ou menos intrínsecas, heranças culturais, coisas cá nossas. Mas ninguém poderá negar que somos um povo solidário, de bom coração, que se comove, que se mobiliza quando é preciso. Na tragédia, na dor, na perda, somos capazes de mover montanhas, não somos cá gente de ficar de bracinhos cruzados a assistir à desgraça. 

Foi isso que se viu, mais uma vez, com o flagelo de Pedrógão Grande. Rapidamente se fez um levantamento das necessidades mais prementes dos bombeiros e das populações afectadas, rapidamente começaram a ser feitas doações, rapidamente se esgotou a capacidade de armazenamento de bens de primeira necessidade. E isso é incrível e diz muito sobre nós. Fôssemos nós capazes de orientar toda esta força de vontade para outras coisas e éramos donos do mundo (e lá estou eu a apontar-nos o dedo). Enfim. 

Pela parte que me toca, juntei-me a vários grupos de amigos na compra e oferta de bens aos bombeiros, e fiz também uma transferência para a conta que a Caixa Geral de Depósitos criou para o efeito. Tinha pensado recolher mais bens amanhã, mas uma vez que, para já, as necessidades estão supridas, talvez a melhor forma de ajudar seja mesmo através de uma doação em dinheiro (e todos os cêntimos fazem a diferença). Sei que quase toda a gente que me é próxima arranjou maneira de contribuir, de divulgar, tirou uma parte do seu dia para ir às compras, para ir até aos bombeiros deixar produtos, e isso dá-me um bocadinho de alento, uma espécie de fé renovada na humanidade. 

As imagens que nos vão chegando são de partir o coração. Ver pessoas na televisão, a chorar, porque perderam tudo, dá cabo de mim, é de um desespero e de uma impotência sem fim. E se fôssemos nós? Os nossos filhos? Os nossos amigos? A esta hora há inúmeros fogos activos, prevê-se mais uma noite de terror para os bombeiros, ninguém naquelas zonas conseguirá dormir descansado. Ao resto de nós sobra a esperança de acordar e não se deparar com mais notícias desoladoras.

O país está de luto.  Não precisava ter sido decretado, todos nós nos sentimos assim. Não me apetece escrever sobre trivialidades com tanta gente a sofrer, por isso também o blog estará em silêncio nos próximos dois dias. Quarta-feira voltaremos, aos poucos, às nossas vidas. 

89 comentários:

  1. De acordo consigo, Pipoca. E as pessoas que perderam as casas vão necessitar certamente de roupa, calçado, etc. À espera de saber onde se poderão entregar também esses bens.

    ResponderEliminar
  2. Estiveste bem agora.

    ResponderEliminar
  3. Merda merda merda... ocorrem-me mto mais coisas para dizer mas estão todas em forma de turbilhão...
    E as famílias inteiras q perderam a vida...e aquelas crianças q morreram queimadas....

    ResponderEliminar
  4. que a culpa não morra solteira. Que uma investigação séria resulte numa responsabilização não só política como operacional. Quando o Presidente da República vem para a televisão dizer, nas balelas das selfies e dos afectos, que se fez tudo o que se podia, é no mínimo ofensivo para aquelas populações e para o resto da população do país. Como é que nos protegem? Que protecção civil há? Como podem morrer pessoas carbonizadas dentro de carros e populações a lutar sozinhas por falta de meios num país que se diz de 1º mundo? Boas autárquicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque há tragédias que são isso mesmo, tragédias. Incapazes de serem pré-diagnosticadas. Que nos apanham de rompante e nos deixam sem reacção.
      Porque ninguém está à espera que ao mesmo tempo se unam fenómenos naturais tão discrepantes como trovoadas secas e tornados de vento que fazem propagar chamas que se criaram de forma natural como se de uma avalanche se tratasse. Sem dar tempo que se fechem estradas, que se avise quem ficou desorientado que se criem condições mínimas de segurança.
      Porque os bombeiros são pessoas como eu e o anónimo, que por muito que queiram ajudar também têm medo por si e pelos outros e, quando na dúvida, se protegem a si mesmos primeiramente. Porque estavam (estão) activas mais de meia dúzia de fogos e a toda a hora todos repetem que nunca viram nada que se compare.

      Bem sei que, para quem sofre, a ideia de haver alguém a quem culpar é sempre mais reconfortante, mas pedir que cabeças rolem quando ainda nem o tamanho do sofrimento se consegue contabilizar é demagogia. É mascarar uma insensibilidade profunda de preocupação com o que há-de vir.

      Eliminar
    2. Porque é que a GNR encaminhou os carros das vítimas mortais para a estrada que se veio a revelar fatal? Não deviam ter impedido que os carros avançassem? Ou ter dado alternativas seguras? Onde anda o ordenamento florestal? Será que as pessoas que não limpam as suas propriedades não deviam ser bem penalizadas?

      Eliminar
    3. Sónia Guedes, não poderia concordar mais consigo.
      A Natureza mostrou como somos tão pequeninos.
      O mais importante agora é controlar a situação no local e ajudar ao máximo todos os que foram afectados por ela.
      As responsabilidades, a haver, tratam-se depois. As vidas humanas são a prioridade.

      Eliminar
    4. Sónia, é certo que foi uma tragédia e que as trovoadas não se podem evitar. Tudo bem, mas há muito que já se podia ter feito tal como eliminar árvores rente às estradas, deviam estar mais distantes, devia haver uma faixa grande toda limpinha de árvores e arbustos que são altamente inflamáveis
      mesmo rentinho ás estradas. Claro que nem tudo pode ser feito, mas alguma coisa é possível fazer-se. A vegetação é muito bonita, faz falta ao ambiente, mas em sítios onde não cause problemas destes.

      Eliminar
    5. subscrevo na íntegra o seu comentário Sónia Guedes.

      Eliminar
    6. Demagogia é não termos meios em concelhos como Pampilhosa da Serra, o maior em área do distrito de Coimbra. Demagogia é um centro de saúde que nem RX nem psicólogo tem. Demagogia é morrerem pessoas nas ambulâncias dos bombeiros a caminho de Coimbra porque se leva 1h30m a lá chegar. Demagogia é deixarem morrer miúdos que são bombeiros voluntários por opção e arriscam a vida sem meios eficazes de combate. Demagogia é não se fazer prevenção nem ordenamento florestal. Demagogia é retirarem verbas às autarquias porque vive lá pouca gente e há poucos eleitores, poucos votos. Sou da zona. Conheço bem aquela região. Tenho amigos a combater há mais de 48 horas sem descanso. Toda a vida foi o concelho mais castigado pelas chamas. Nunca se fez nada. É esta vergonha de país que temos!

      Eliminar
    7. Anónimo das 11:31, é demagogia porque, como se diz na minha terra, só se lembram de Sta Bárbara quando troveja. Acredito em tudo o que disse, até porque é muito comum a quase todas as zonas distantes dos grandes centros urbanos, mas parte das queixas que aqui apresentou em nada têm a ver com o caso nem são exclusividade deste governo (mas sim de todos os que por lá passaram nas últimas décadas, independentemente da cor partidária que vestem).

      Nesta tragédia em específico, porque é disso que aqui se fala, toda a situação foi de tal forma fulminante que foi impossível para as próprias autoridades perceberem atempadamente a dimensão do que se veio a constatar. E não acontece só em Portugal, como quer fazer crer nas suas palavras (EXEMPLO 1: https://www.publico.pt/2009/02/08/sociedade/noticia/incendios-na-australia-a-maior-catastrofe-natural-do-pais-ja-causou-108-mortos-1364458
      EXEMPLO 2: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/fogos/russia-50-pessoas-ja-morreram-nos-incendios-florestais
      EXEMPLO 3: http://www.tvi24.iol.pt/fogos/fogo/incendios-tragedia-na-grecia).

      As populações são as primeiras a testemunhar que, as que conseguiram, pouco mais puderam fazer do que fugir com o que tinham no corpo, sem tempo para resgatar nada nem ninguém. Também vivo numa área enormemente afectada pelos incêndios (alto Minho), todos os anos é o mesmo cenário, mas nunca, em momento nenhum, se testemunhou um incêndio desta magnitude que alastra mais rápido que a palavra.

      Mais, é obrigação de todos nós pedir satisfações às autoridades sobre o ordenamento das florestas e a manutenção de espaços verdes, mas também é obrigação de todos nós garantir que zelamos por aquilo que é nosso. E é por causa da existência dessa obrigação que eu vou agora no calor do sofrimento disparar que uma boa parte daquelas casas que arderam e que estavam em zonas florestais densas não tinham um perímetro de segurança razoável de matos e árvores limpas à sua volta para prevenir estas situações?!? Que parte dessa floresta tem dono e, como tal, alguém que deveria ser responsável pela sua manutenção e limpeza?!

      Sobre os bombeiros não vou sequer fazer considerações, porque para mim é absolutamente impensável atirar uma só crítica a seres humanos que põem a sua vida em risco para tentar salvar quem nada lhes é ou bens que nunca lhes pertenceram, muitas vezes a troco de praticamente nada, como é o caso dos voluntários.

      Eliminar
    8. http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-06-18-Estaremos-condenados-a-ver-as-tragedias-repetirem-se-
      Leia e pode ser que fique mais esclarecida. Textos como este há poucos.
      O meu texto não foi partidário. Que esta tragédia não podia ter acontecido, não podia. Tenham paciência mas não podia. Não num país que se diz de primeiro mundo. Prevenção e ordenamento florestal. Tenham meios de combate. Organizem-se. Não venham culpar a natureza neste caso específico. Não há desculpa. Não desculpo. Pode haver aqui muita gente que não entende e eu percebo. Só quem perdeu amigos, viu casas ameaçadas, viu a sua terra a ser queimada consegue entender verdadeiramente...

      Eliminar
    9. "Só quem perdeu amigos, viu casas ameaçadas, viu a sua terra a ser queimada consegue entender verdadeiramente"

      Pelo contrário, é por ter todos esses motivos que não consegue entender verdadeiramente, porque a emoção não nos deixa ser objectivos. Em ultima análise, nenhuma tragedia deveria acontecer. Mas esse sentimento de injustiça, por mais motivos para existir que tenha, não invalida as explicaçoes reais e factuais do caso concreto.
      Tem todo o direito de nao desculpar mas não é, de todo, um texto de opinião como o que mencionou que servirá de sentença para aferir responsabilidades neste caso em concreto.

      Eliminar
  5. Estou como tu, Pipoca. E não que a vida tenha de parar, mas realmente faz-me impressão continuar a ver o pessoal a colocar, por exemplo, fotos de praia todos alegres contentes no facebook e afins quando o país está o caos. É como se esta desgraça lhes tivesse passado ao lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo, a vida não tem que parar mas acho uma falta de respeito, e de sensibilidade essas pessoas que parece que estas tragédias lhes passam ao lado, e nestes dias continuam a exibir fotos no facebook a mostrar as suas vidinhas alegres quando o País está de luto. Enfim...

      Eliminar
    2. E os fogos de artificio que houve ontem à noite, pelo menos na minha freguesia?! Indiferentes ao decreto de luto nacional, à dor dos outros e às regras de segurança que recomendam que não haja fogo de artificio nas condições em que encontramos!
      Deixei na página da organização da Festa um comentário à falta de sensibilidade e respeito que foi logo apagado, claro.Continuam lá as fotos de como foram bons os concertos a as fotos da procissão e pronto é assim.
      Mas pelo que percebi não foi só aqui, houve mais localidades no país que o fizeram... haja festa, porque afinal a vida continua...

      Eliminar
    3. Eu fui das que pus fotos no facebook toda contente da vida, afinal não sabia o que se estava a passar.
      Sim, tinha acesso ao facebook, mas não andei a ver... pus as fotos e pronto, desliguei...estava fora do país. Não vi tv.
      Só hoje vi a desgraça e olhei para o meu facebook, para o meu sorriso, dos meus filhos e pensei... raio de vida cruel esta...

      Eliminar
    4. Por muito insensível que seja, a vida não pode parar. Pode abrandar, mas não pdoe parar.
      Até podem não se postar nas redes sociais, por "nao parecer mal", mas a vida continua para quem não foi diretamente afetado, porque só assim conseguimos sobreviver até que um dia a tragédia nos bata à nossa porta.
      Porque acaba por bater, de forma mais ou menos visivel, mas temos de continuar... até um dia...

      Eliminar
    5. Tenho de concordar. A vida não para, mas caramba, também não podemos (nem devemos) ficar indiferentes! Lembro me bem que no ano passado, aquando dos fogos na Madeira, muitos comerciantes foram contra o cancelamento das festas que se realizariam numa das freguesias mais afetadas poucos dias após os incendios. Diziam que nao tinham nada a ver com a desgraça dos outros e que a freguesia precisava era de festa! Que pena de pessoas assim....

      Eliminar
  6. É nisto que a PMD é grande, muito grande. Nesta capacidade humanitária de ajudar e envolver os outros de mobilizar forças e levar até ao fim. É por isto que eu continuo a segui-la

    ResponderEliminar
  7. Totalmente de acordo! Não há palavras para descrever tanto sofrimento que estas famílias afectadas por este flagelo sentiram. Também gostava de saber onde possamos dar roupa pois temos tanta roupa que não nos faz falta e estas pessoas ficaram sem nada e precisam tanto.

    ResponderEliminar
  8. É tão triste Ana, sinto-me assim também como tu...Nem tenho palavras para descrever tamanha tragédia. Nunca me vou esquecer deste incidênte horrivel :(

    ResponderEliminar
  9. Que horrror...não consigo deixar de imaginar aquelas pessoas encarceradas naquela estrada, a ver o fogo consumir-lhes a vida em minutos. Nas pessoas que tudo fizeram para salvar os seus pertences e que acabaram por lá ficar...Já no incêndio de Londres (mal compardo, é certo) me aflige pensar em morte tão penosa como ver o fogo a encorralar-nos a engolir-nos vivos. Não consigo imaginar morte pior. Já vi de bem perto o fogo, tenho uma casa de férias na Serra da Estrela, numa zona já muito fustigada por incêndios. Tem tanto de espectacular como de mortífero. Ver tudo queimado é desolador. Ver que nem às árvores sobram as copas, parecem cabelos a sair do chão preto. É horroroso, não tenho outra palavra. Tudo para os bombeiros e para as pessoas que estão a passar de perto por este tormento. É, de facto, um verdadeiro inferno e não há vontade para mais nada senão estar a acompanhar a evolução dos acontecimentos.

    ResponderEliminar
  10. Gostava de doar roupa mas não sei onde estão a receber. Se tiver essa informação podia fazer uma adenda a este post? Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Lisboa estão a fazer recolhas na Estação de Sete Rios

      Eliminar
  11. Pipoca,

    Liguei para os Bombeiros de Cabo Ruivo em Lisboa e ainda aceitam donativos. Informaram-me que os Bombeiros do Beato também estão a aceitar. Se puder, divulgue.

    ResponderEliminar
  12. O presidente da CM de Pedrogao, vem, hoje, dizer que o fogo começou antes das trovoadas e que há mao criminosa na origem do incendio. Revolta-me o amadorismo dos bombeiros, nao por culpa deles, mas da estrutura da proteçao civil. Testemunhas que se conseguiram salvar na estrada da morte, indicam que foi a GNR que as encaminhou para aquela estrada e que era a unica que estava aberta ao transito, naquela zona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, vamos todos acreditar que se encaminharam as pessoas para ali era porque a estrada era, nessa altura, segura. O fogo alastra-se a velocidades impressionantes, e pode ser possível que, a uma determinada hora a estrada estivesse transitável, e algum tempo depois, já não fosse. Que eu saiba, foi a primeira vez que uma situação destas ocorreu num incêndio, o qual, todos já percebemos, atingiu proporções fora do "normal".

      Eliminar
    2. Sim porque eles encaminharam as pessoas para lá porque sabiam que era perigoso. Sejam razoáveis por favor. Parem de tentar atribuir culpas, porque temos sempre de encontrar um culpado ? Porque não pode mesmo ser só uma tragedia provocado pela força da mãe natureza?

      Eliminar
    3. Vamos todos acreditar, vamos! Adoro o tom condescendente, quase maternalista. foram muitas as pessoas que lá morreram para ficarmos apenas num "vamos todos acreditar...". Vamos é tratar as coisas à sério e investigar como é que morre tanta gente com uma decisão, no mínimo, negligente.

      Eliminar
    4. "Revolta-me o amadorismo dos bombeiros" que comentário triste.

      Eliminar
    5. Não era tom maternalista. Acha mesmo, anónima das 15:29, que quando informaram aqueles automobilistas que podiam seguir por aquela estrada, que era pevisível aquilo que aconteceu? Francamente. O facto de este assunto ter de ser tratado a sério, não significa que tenha havido pessoas que voluntariamente e conscientemente, enviaram outras para o caminho da sua morte. Se assim fosse, estaríamos aqui a falar de verdadeiros homicídios.

      Eliminar
    6. A sério anónimo das 17h19? Obviamente que uma pessoa normal não conseguia prever mas um bombeiro deveria de ter previsto..Até porque é a sua profissão e em caso de mínima dúvida não mandar as pessoas por aquela estrada!!!! Incompetência foi o que foi! Aí e tal é a força da natureza...Um bombeiro que diz isso é como um talhante vegetariano. A sua missão é lutar contra a natureza senhor e se não o sabe fazer fica em casa e não por vidas alheias em risco! Farta deste país de hipocritas que não assume a sua responsabilidade! Morreu gente culpa por erro humano sim! Sandra Gonçalves

      Eliminar
    7. Ninguém está a falar de dolo da GNR, apenas do amadorismo habitual, da negligência que matou cerca de 50 pessoas. Tem de se investigar, profissionalizar, gastaram-se 400 milhões de euros num plano contra incêndios a nível nacional e quando olhamos para os bombeiros, nem equipamento de protecção pessoal têm. Sabiam que os coitados dos bombeiros nem seguro de vida têm? Mas isto não é de agora, dura desde sempre. A diferença é que desta vez morreram pessoas, porque, no mínimo, houve falta de comunicação na GNR: mandar para uma estrada 50 pessoas que vão morrer... Investigue-se não só para arranjar culpados, porque os há, mas para evitar que situações similares se voltem a repetir. Revolta-me que morram assim tantas pessoas e que atribua isso à intervenção divina!

      Eliminar
    8. Senhoras, o que é que eu disse?? O que eu disse foi que não houve qualquer intenção, voluntária e consciente ao encaminharem aquelas pessoas por aquela estrada. Volto a repetir: "O facto de este assunto ter de ser tratado a sério, não significa que tenha havido pessoas que voluntariamente e conscientemente, enviaram outras para o caminho da sua morte. Se assim fosse, estaríamos aqui a falar de verdadeiros homicídios."

      Eliminar
    9. Anónimo das 22:37
      Parece rápido a puxar o gatilho no que toca a conhecimentos e competências de bombeiros!
      Eu não sou bombeiro ou familiar de algum, mas coloco-lhe alguma questões:
      Sabe alguma coisa do assunto?
      Teve formação na área?
      Já alguma vez combateu ou tentou ajudar a combater um incêndio?
      Já alguma vez teve a coragem de sair de sua casa para ajudar desconhecidos, sem saber se iria regressar ou em que estado?
      Já alguma vez sentiu medo? Mas medo verdadeiro, diante a força da Natureza, que sabe também ser traiçoeira?
      Pelo seu discurso, penso que não...

      Ou também é um dos muitos bombeiros de bancada que proliferam por aí?

      Então por favor, não seja cruel e armada em esperta e aprenda a pensar e a escrever antes de dizer verborreias!
      Como é possível que após as imagens que todos vimos, a senhora ainda tenha a pouca vergonha de falar assim dos bombeiros!
      Vá a Pedrogão ou então vá visitar uma das corporações de bombeiros perto da sua zona de residência (porque acredito que quase todos os bombeiros devem ter sido mobilizados) e diga-lhes o que pensa e escreveu aqui.

      Qual foi o seu programa de fim-de-semana?
      Por favor, limpe bem a boca antes de falar assim dos bombeiros.

      Eliminar
    10. Ponho-me no lugar dos operacionais que desviaram os carros para aquela estrada, imagino a angústia por que não estarão a passar! Até podem lá ter perdido amigos/familiares, já pensaram nisso? Óbvio que não, é mais fácil arranjar culpados em cima do joelho.

      Eliminar
    11. Acho que sim coitadinhos dos bombeiros e GNR eles é que devem estar traumatizados...Se eu faço porcaria no meu trabalho sou despedida mas eles que mataram pessoas são os coitadinhos..vão dizer isso as famílias das vitimas..coitadinhos dos que matam pessoas pela sua incompetência...coitadinhos

      Eliminar
    12. Aos anónimos das 9:17h e 9:25h-👍👍👍👍👍, subscrevo integralmente os vossos comentários/resposta, é fácil falar, criticar...sentadinhos no sofá no lar seguro e a milhas do inferno...
      Indigna-me e revolta-me que critiquem o trabalho + ou - eficaz dos nossos SOLDADOS DA PAZ, que arriscam a vida em defesa e protecção de centenas de outras, de bens materiais...é preciso muita CORAGEM, VALENTIA, e MUITO AMOR AO PRÓXIMO, quem não o reconhecer, não será certamente "boa pessoa"!
      Quem dá tudo o que pode, com os recursos técnicos, materiais, e humanos,MÍNIMOS,que lhe são disponibilizados(como é do conhecimento publico) a mais não é obrigado!
      Para todos os que "atiram" com argumentos "tristes", nomeadamente, "que os bombeiros ganham para isso" ou "têm de cumprir com a sua missão", sugiro que ponham a mão na consciência e não critiquem a NOBRE TAREFA!
      Não há dinheiro no mundo que pague "sacrificar o nosso bem mais precioso👉a vida"👈 em prole de terceiros, é preciso muita bondade no coração...😘
      Se querem criticar e organizar um movimento revoltoso, façam-no contra decisores políticos, e todos aqueles que têm desde há muito "desviado fundos", destinados a prevenir tragédias dantescas como esta!
      Um IMENSO BEM HAJA a todos os BOMBEIROS,aos elementos das forças armadas, da protecção civil, e anónimos que têm auxiliado nesta guerra contra o fogo!
      Os meus mais sentidos votos de pesar às famílias enlutadas.
      É hora de sermos solidários e fraternos💞

      MDM

      Eliminar
    13. Anónimo das 10:53
      As suas palavras são de uma crueldade inenarrável!
      Espero sinceramente que nunca passe por uma situação grave em que necessite de um bombeiro.
      Eu, se a conhecesse, ainda colocaria em perspectiva se a senhora mereceria ser socorrida. Eles, os bombeiros, são bem melhores seres do que eu, iriam socorrê-la sem dúvidas e sem demoras.

      Eliminar
    14. Um fogo é imprevisível devido a uma série de factores. Não me parece que neste caso tenham tido culpa, já que no momento, antes do fogo avançar, talvez fosse a estrada mais segura. Para o anónimo que criticou os bombeiros, fique sabendo que um dos falecidos foi um bombeiro que tentava ajudar as vítimas nessa mesma estrada.

      Eliminar
    15. Se há coisa que eu evito é cair no facilitismo do comentário basico, mas após ler os comentários do anonimo das 22:37 e das 10:53 só posso concluir que há muito idiota disfarçado de pessoa de bem escondido atrás dos ecrãs.

      Eliminar
  13. Pipoca, conheço bem a zona e, infelizmente, acho este número de mortes muito pequeno (é o mesmo desde ontem ao 12h) e acredito que a informação esteja a ser gerida para não alarmar mais; e também porque apenas depois de apagar o fogo que continua activo e violento será possível ir casa a casa e contar. São várias aldeias de ruas estreitas e isoladas onde nenhum carro chega, pessoas velhas e sozinhas. Neste momento há vários desaparecidos e pessoas presas em casa com um ar absolutamente irrespirável e intoxicante...Espero não me enganar mas acredito que o número subirá para o dobro pelo menos.

    ResponderEliminar
  14. A Junta de Freguesia do Lumiar informa a população que pretende apoiar os esforços dos bombeiros nos vários cenários que neste momento em Lisboa os bens devem ser entregues às Corporações dos Bombeiros Voluntários:

    Ajuda (Rua Sá Nogueira),
    Beato (Rua do Grilo),
    Cabo Ruivo (Rua Montepuez),
    Campo de Ourique (Rua José Gomes Ferreira),
    Lisboa (Largo Barão de Quintela),
    Lisbonenses (Rua Camilo Castelo Branco).

    ADENDA: Informamos ainda que existe já um ponto de recolha de donativos para ajudar os bombeiros na frente na Freguesia, organizado pelo CUPAV no Colégio São João de Brito e que serão remetidos com o apoio dos BV Campo de Ourique. Pedimos que entreguem na porta do Quadro de Honra da igreja do Colégio São João de Brito, a partir das 18:30 até às 20:30, ou no secretaria do CUPAV, das 20:30 até à 1:00, os seguintes produtos:

    Águas em garrafas pequenas
    Água com gás
    Ligaduras e compressas
    Barras energéticas e bolachas (sem chocolate)
    Água oxigenada
    Sumos
    Frutas

    Informamos também que a Caixa Geral de depósitos criou uma conta solidária – Unidos por Pedrógão. Os dados desta conta solidária são:
    Conta Solidária Caixa 0001 100000 330
    IBAN PT50 0035 0001 00100000330 42

    Manteremos atualizada a informação caso se desencadeiem novos locais e canais de apoio e enviamos toda a nossa solidariedade e apoio a todas as pessoas que combatem as chamas em várias frentes, e o nosso sentido pesar a todas as comunidades afetadas e a todos os que perderam familiares e amigos.

    ResponderEliminar
  15. Obrigada Pipoca. Não há mais nada a acrescentar ao que escreveste. <3

    ResponderEliminar
  16. Fui deixando de ler blogs aos poucos e restou este.Pensava que era "só" porque é escrito em bom português e porque tem um sentido de humor inteligente e com o qual me identifico,mas afinal há mais e ainda bem. Saber estar e manter o coração e a cabeça no lugar certo não é para todos. Obrigada Ana.

    ResponderEliminar
  17. É realmente uma situação muito triste.
    Todos os anos em varias zonas de Portugal o calor traz um sinal de perigo associado!

    ResponderEliminar
  18. Obrigada Pipoca por usar o seu blog a ajudar os outros !! Muito Obrigada !!

    ResponderEliminar
  19. Revoltou-me ver a reportagem da tvi com a Judite Sousa junto de um cadáver... 😔
    Quando lhe morreu o filho, e com toda a legitimidade, pediu aos colegas de profissão para terem respeito e privacidade. Mas aquele corpo no chão também era filho de alguém, e usarem isso para "vender mais" é revoltante.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim não me fez confusão. Vemos isso todos os dias mas não acho correto! Pior foi a Judite de sousa entrevistar a familiar de seguida e todas as pessoas ficarem a saber que aquela senhora estendida era a sua sogra!Infelizmente quando ocorre uma tragédia como esta vemos as tvs a vender sem nenhuma consciência social e vale tudo!

      Eliminar
    2. Pensei exatamente o mesmo. É triste, e muito revoltante, o que essa senhora fez. Podia ter respeitado a dor e a privacidade do próximo. Cada vez mais vale tudo para vender e ter audiencias. É por "jornalismo" deste que eu pouco, ou nada, vejo de canais de noticias.

      Eliminar
  20. Já vi desculpas melhores para não trabalhar. Pipoca não meta fotos no instagram tem que ser coerente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa alma, assim de repente, que fotos minhas é que viu no Instagram desde que se deu a tragédia de Pedrógão? É que, assim de repente, só lá vejo três: uma a lamentar a tragédia, outra a informar que a Uber disponibilizou um serviço de recolha de bens para ajudar as vítimas e os bombeiros, e uma terceira a lamentar estarem 31 graus às dez da noite, temperaturas que dificultam a vida de quem está a lutar contra os incêndios. As pessoas gostam de mostrar a grandeza da sua parvoíce só porque sim, não é?

      Eliminar
    2. 👌👍Resposta condizente.

      Eliminar
    3. Desculpe ana, errei. Associei a foto da uber a mais uma publicidade e os 31 graus a uma noite espetacular. Foi mau peço desculpa

      Eliminar
    4. Loool e se a Ana colocasse fotos na praia de rabo pró ar? Qual o problema? O anónimo não faria o mesmo? Não me diga que se estivesse na mais bela praia a desfrutar viria a correr ajudar a combater os incêndios? Haja paciência para tanto tempo livre a inventar insinuações.

      Eliminar
    5. Há sempre um cromo nos comentários. Geralmente quem fala assim é pq não faz a ponta de um corno, que não ajuda nada, não lamenta nada, e tem a cabecinha vazia de conteúdo. Há cromos que ainda dão pra rir, neste caso nem isso.

      Eliminar
    6. a rapariga já pediu desculpa.

      Eliminar
  21. Gente sem classificação Ana! Obrigada por ser assim!

    ResponderEliminar
  22. Tenho seguido pelos media, com grande aperto e angústia, a situação de Pedrógão e estado a atenta a todos os meios disponibilizados à população para ajudarem as vítimas desta enorme tragédia. Não consigo, no entanto, deixar de me questionar acerca do verdadeiro destino que será dado a todos os donativos que entretanto foram sendo recolhidos. Alguém sabe se há algum controlo sobre isso? O ano passado contribuí através do NIB que foi disponibilizado pela Caritas Portuguesa para ajudar os bombeiros nos fogos da Madeira, que me deixaram de coração apertado. Uns tempos depois foi noticiado que esta instituição estava a ser invetsigada pelo MP por, alegadamente, reter grande parte dos donativos que lhe chegavam.
    Fico um pouco desconfiada com estas coisas, certamente que já se reuniram milhares de euros, toneladas de comida e bebidas, roupas e outras utilidades, mas quantas das vítimas terão realmente acesso a estes bens?
    Ontem vi a sic a pedir a colaboração de todos através da "linha solidária" que criou para o efeito, garantindo que o valro de cada chamada (0,50€) era totalmente detsinado a apoiar as vítimas do incêndios. Acontece que cada chamada custa 0.60€, o que significa que há alguém a lucrar com isto. Entretanto, e provavelmente porque as pessoas não são burras e começaram a chamar a atenção para isto, parece que já começaram a anunciar os 0.60€, mas em alguns lados ainda é possível confirmar que o valor inicialmente anunciado não era este.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A chamada custa 0,60€ + iva. E claro, ha sempre o tentar ter lucro com a desgraça dos outros. Preferia acreditar que não é assim! Mas tal como voce diz, desconfio sempre destas coisas. Ajudo e ajudarei sempre com bens, agora dinheiro... Vai sempre algum para o bolso de quem não precisa.

      Eliminar
    2. Porque não ajudar directamente e entregar o que dispomos pessoalmente?
      Penso fazer isso oportunamente.

      Eliminar
    3. Será certamente a opção que garante 100% que os donativos cheguem a quem deles necessita!👍

      Eliminar
  23. Esses bens de primeira necessidade já foram enviados em grande quantidade mas não nos podemos esquecer que muitas daquelas pessoas perderam tudo, têm que começar do zero. Tudo o que tinham nas suas casas, está feito em cinzas.
    Outras passarão dias sem poder aceder às suas casas.
    Da minha parte, já dei uma reviravolta ao armário e aquelas roupas que lá estão, que nunca usamos, mas não deitamos fora porque "pode um dia apetecer-me", serão todas doadas para as vítimas dos incêndios de pedrogão.

    ResponderEliminar
  24. Podíamos ser nós. Podia ter sido eu e a minha família. Fazemos aquela estrada dezenas de vezes ao longo do ano e só não fomos lá por causa da prova de aferição do 2 ano ser na 2f. Caso contrário teria ido à praia das rocas e visitar a família e amigos que temos em castanheira. Não dá para acreditar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. E ainda ontem dei por mim a pensar que podia ter sido os meus pais e eu :( Há uns tempos tinha-se pensado ir até essa zona, mas devido a outros factores (saúde) não se chegou a ir. Nem quero pensar no que teria acontecido se a viagem fosse para a frente.

      Eliminar
  25. Já custa ver toda a novela que as tvs estão a fazer em torno desta tragédia e ver que de repente todos são bombeiros e sabem apagar fogos melhor que os próprios, chegando a criticar o seu trabalho. Ontem o meu namorado, que por sinal estava de férias, interrompeu-as para juntamente com camaradas da sua corporação e outras arrancarem do Algarve esta madrugada em direcção a Pedrógão Grande, a troco de nada, simplesmente por amor à camisola. Todos querem apontar o dedo a alguém mas por favor não o apontem a estes grandes Homens e Mulheres. Os verdadeiros heróis não usam capa ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa-me imenso ler e ouvir críticas aos bombeiros, no meio daquela inferno

      Eliminar
    2. É isso mesmo!!
      Os verdadeiros heróis não usam capa, não usam perfumes e não usam roupa de marca.
      Usam botas e roupas grossas e resistentes. Feias, mas do mais puro que há!
      Todos erramos e os bombeiros também são pessoas, também têm medo e também tomam decisões.
      As situações podem-se desenvolver e descontrolar, como parece ter acontecido este fim-de-semana. Mas são os bombeiros que saem das suas casas e vão combater o fogo, sem saber se voltarão a casa ou não.
      Apesar de todas as fotos que vejo e dos relatos que acontecem todos os anos, não consigo imaginar o que é estar a combater um fogo, não consigo imaginar o medo e o desespero. Eu não seria capaz, se minha vida não dependesse disso!! Não tenho essa coragem!
      E custa-me muito ler e ouvir criticas bárbaras e indecentes aos bombeiros!
      Se há alguém que pode criticar o trabalho de um bombeiro, será um outro bombeiro e em algumas circunstâncias somente!
      Desculpem, mas quem está com o cú sentado numa cadeira a ver o fogo na televisão ou com ele deitado numa praia, esplanada ou piscina, a consultar as redes sociais, não tem o mínimo direito de criticar quem anda a arriscar a vida pelos outros!!
      Revolta-me a hipocrisia que existe hoje, a crítica fácil, o sabe-tudo. Esta semana todos somos bombeiros, todos sabemos o que deveria ter sido feito!! É tão fácil!
      Gostava de ver quantos dos que tão facilmente apontam o dedo, iriam ajudar quem precisa no vosso tempo livre, de forma grátis e a arriscar a vida!

      Eliminar
    3. Pf não critiquem os bombeiros, eles são os nossos HERÓIS!

      Eliminar
  26. Tenho de comentar o facto da Ana mostrar uma vez mais que, quando o assunto é sério, se emociona e aproveita a possibilidade que tem de usar o blog como plataforma de apoio e solidariedade. Se foram decretados 3 dias de luto nacional e uma tragédia destas assola Portugal, a mim magoa-me ver os outros blogs como os stylista e blogs da Carlota e afins continuarem as suas vidinhas indiferente e superficiais. Mais que respeito a opção de serem blogs de 'compras' e 'lifestyle' e não têm de vir chorar Pedrógão com os portugueses, tudo bem. Mas não poderia ficar apenas em silêncio/em branco perante tantas famílias/o país de luto?!
    Não poderia guardar as suas fotografias de palmeiras para a semana? Só um desabafo de quem notou muito esta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. E eu adoro o blog Stylista, mas pensei exactamente o mesmo.

      Eliminar
    2. Não se pode ficar calado. Não se pode ficar indiferente. Temos de falar para que isto não seja esquecido até ao próximo verão. Também me choca que blogs, páginas de FB estejam em silêncio. Às vezes não há palavras é certo, mas porra, basta uma foto, uma palavra... não nos podemos calar! Indignem-se, chorem, opinem, critiquem, desculpem, mas não fiquem calados!

      Eliminar
    3. Sim vamos ser fúteis só a partir de quarta-feira! O_o

      Eliminar
  27. A comunicação social está a dar mais relevância a Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos o que é normal porque a tragédia aí envolveu vidas humanas, mas o concelho de Pampilhosa da Serra está a arder neste momento com aldeias a serem evacuadas. Quem for da zona ou tiver lá amigos não tem informação actualizada. Foi por isso formado um grupo público no Facebook "Grupo de Informacao Incendios", com um montão de gente da zona que está a dar informação ao minuto do que lá se passa. À Pipoca peço desculpa por estar a usar o seu blog para divulgar isto. Se não quiser publicar este comentário, entendo e não levo a mal.

    ResponderEliminar
  28. ...de quem notou muito esta falta de consciência social (faltava o resto da frase).
    Atenção, eu sou seguidora e admiradora dos blogs em causa.
    Apenas acho incoerente apoiarem as linhas 'ecológicas' da HM e afins, dos automóveis e de tudo o que é eco-friendly e, de repente, o país é assolado por tamanha tragédia e, em vez de se remeterem ao silêncio de respeito pelo luto nacional decretado (atenção - não têm de vir chorar nem lamentar, podem manter o seu blog 'de compras e lifestyle') admitem que 'só viram tarde...' 'mas vamos ao que interessa'.
    A mim fez-me confusão. Porque se há algo que distingue os 'influencers' dos media tradicionais é precisamente o seu lado humano, de criar uma comunidade e despertar emoções, de sabermos que do lado de lá da plataforma (que pode e deve ser também comercial) está uma pessoa que seguimos como exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário!
      Ontem deparei-me com o mesmo mas no caso era a Cristina Ferreira. No meu feed de instagram, no meio de centenas de fotos com pedidos de ajuda, eis que me aparece uma foto dela. Toda embonecada, a sorrir, a mostrar vaidade e exuberância mesmo nestes dias. E dizem que ela é humilde... Fiz um comentário a referir que haviam alturas para tudo e fui logo crucificada. Fiquei absolutamente chocada de ver pessoas desculparem-na dizendo que "a vida continua" e que "fotografias dos fogos e de luto nacional não servem de nada também", que eu era invejosa, enfim.
      À Pipoca, os meus parabéns pelo texto e atitude. Às vítimas desta tragédia, um abraço e muita força.
      Rita

      Eliminar
    2. É isto mesmo.

      Eliminar
    3. Eu acho que é mesmo uma questão de consguir fazer isso. Eu falo por mim (ainda por cima ontem tomei conhecimento que uma família que conheço, por intermédio de uns amigos em comum, faleceu toda num dos carros - pais e dois meninos), eu não consigo pensar em mais nada. Não consigo. Olho para aquelas fotografias das famílias e pessoas que lá ficaram e só penso na aflição e na morte horrível que tiveram. E que podiam ser outros amigos mais próximos a estar ali, ou mesmo eu ou a minha família. Só penso em como a vida é tão efémera e como pode ser, por vezes, tão cruel e injusta. No Domingo fui à praia, da parte da tarde, e senti-me até um pouco contrariada. Só queria estar a acompanhar de perto, ainda que pela televisão, estes momentos. Bem sei que somos todos diferentes uns dos outros, e também acho que não é por se publicar uma foto da praia no fds que as pessoas não se sintam tocadas com o que aconteceu. Mas, para mim, essa sensibilização é muito grande, e impede-me de outras manifestações, que pode bem ser deixada para mais tarde. Para mim, é tempo de reflexção e introespecção sobre tudo o que envolveu esta tragédia.

      Eliminar
  29. Só não se entende porque é que estão a ocultar o verdadeiro número de mortes :(

    ResponderEliminar
  30. É de louvar a tua atitude, Ana. Acompanho este e outros blogs do género. Só tu foste capaz de falar no assunto, de te mostrares preocupada e usares o teu blog para pedir ajuda e mostrar solidariedade com as pessoas que sofrem. Por isso, acho, desde sempre, que tu marcas pela diferença. És sublime. Parabéns! Que todos os que foram afetados com esta tragédia sejam ajudados.

    ResponderEliminar
  31. Quem tem amigos a combater o incêndio pode utilizar este site no Facebook para saber se estão em segurança:
    https://www.facebook.com/safetycheck/the-wildfire-in-pedrgo-grande-portugal-jun18-2017/home/

    ResponderEliminar
  32. APELO URGENTE - PAMPILHOSA DA SERRA
    Hoje, dia 21, após contacto com os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, e apesar de a situação estar a melhorar, verificam-se ainda as seguintes necessidades urgentes:
    - ⚠Biafine (de extrema necessidade para os pés dos bombeiros);
    - ⚠Fruta;
    - ⚠Carne fresca (para efetuar as refeições quentes aos bombeiros);
    - Barritas;
    - Gelo;
    - Papel higiénico.

    Pede-se a quem puder ajudar que entregue diretamente no quartel
    Contacto: 235 594 322 (contactar apenas se necessário; pf não sobrecarregar a linha) Endereço dos B.V. Pampilhosa da Serra: Avenida dos Bombeiros Voluntários, 3320-200 Pampilhosa da Serra

    ResponderEliminar
  33. Pipoca, será q podes divulgar este grupo q dá conta dos animais perdidos e achados na sequência do incêndio de Pedrógão Grande? https://www.facebook.com/groups/234101777081320/?pnref=story.unseen-section E, se puder ser, a página q fiz p tentar tornar a ver o gato Pitangui: https://www.facebook.com/Pitangui-gatinho-desaparecido-no-incêndio-de-Pedrógão-Grande-1889177737966268/ Podemos ajudar a recolher vários links para apresentação no blog, se considerares bem. Grata muito.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis