Pub SAPO pushdown

O que se lê por estas bandas

quinta-feira, junho 29, 2017

Vocês perguntam-me inúmeras vezes o que ando eu a ler e nem sempre vos consigo pôr a par das novidades literárias da minha vida. Vou respondendo nos directos do Instagram, mas como acho que sugestões de leitura nunca são demais, aqui ficam os três últimos livros que me passaram pelas mãos e pelos olhinhos:

1- Escrito na Água, da Paula Hawkins: depois do hiper mega sucesso de "A Rapariga no Comboio", estava tudo tamborilar os dedinhos de impaciência à espera do segundo livro da Paula Hawkins. E cá está ele. Tal como no primeiro, achei que este também cumpria perfeitamente o objectivo a que se propõe. Não temos aqui candidata ao Nobel, mas temos uma escrita emocionante e muita vontade de virar as páginas para descobrir o final. Basicamente, conta a história de uma vila onde várias mulheres, ao longo de várias gerações, foram morrendo afogadas no rio que ali corre. A mais recente foi Nel, uma mulher que vivia fascinada com as mortes no rio e que estava até a escrever um livro sobre isso. Será que se matou? Será que foi vítima de um crime? É comprar o livro e descobrir.

2- A Noite, de José Saramago: foi uma das minhas aquisições na Feira do Livro deste ano, já é quase uma tradição trazer mais um Saramago. Como tenho todos os livros mais recentes, agora ando voltada para os primeiros livros que escreveu, nas décadas de 50/60/70. Este "A Noite" é uma peça de teatro cuja acção se passa na redacção de um jornal na noite de 24 para 25 de Abril de 1974 e é um livro belíssimo. Reflecte, seguramente, muita da experiência que o Saramago teve enquanto jornalista, no Diário de Lisboa e no Diário de Notícias. Se nunca arriscaram nenhum Saramago, podem começar por este, que tem diálogos incríveis e revela muita da genialidade da sua escrita.

3- Vai e Põe uma Sentinela, de Harper Lee: há alguns anos li o "Matar a Cotovia", aquele que se pensava ser o primeiro e único romance de Harper Lee, uma escritora americana nascida em 1929. O livro, considerado o melhor romance do século pelo Library Journal, vendeu mais de 30 milhões de exemplares e é leitura obrigatória nas escolas americanas. Em 2014 foi encontrado o manuscrito de "Vai e Põe uma Sentinela", na verdade o primeiro livro escrito por Harper Lee e que recupera muitos dos personagens de "Matar a Cotovia", 20 anos mais velhos. Jean Louise Finch, a personagem principal de "Matar a Cotovia", agora a viver em Nova Iorque, volta a Maycomb, a sua cidade natal no Alabama. Estamos nos anos 50 e a nação vê-se confrontada com gigantescas questões raciais. Foi mais uma compra da Feira do Livro e é um livro que vale muito a pena, mas sugiro que leiam primeiro o "Matar a Cotovia" e só depois este.

11 comentários:

  1. Gostei muito das sugestões, Pipoca. Acho que vou ler "Matar a Cotovia", pois já ouvi falar muito bem desse livro, e depois partirei para "Vai e Põe uma Sentinela".
    Neste momento, estou a terminar a leitura do "Até Sempre, Gizelle", de Lauren Fern Watt - uma obra importantíssima para quem não vive sem os amigos de quatro patas.
    Beijinhos grandes e muitas felicidades.

    https://bloomblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Acho que o título é "Mataram a cotovia"...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sempre conheci por esse nome, mas pelos vistos entretanto saiu uma edição com o novo título, que aliás até aparece na capa deste Vai e põe uma sentinela.
      Pessoalmente fico um pouco chateada com estas alterações, já sei que não é o fim do mundo, mas não gosto. O principal exemplo desta minha irritação é o Triunfo dos Porcos do George Orwell que recentemente resolveram editar com o título "Quinta dos animais". Bem sei que é o título directamente traduzido do inglês, mas o nosso inicial era tão bom e forte! Quinta dos animais parece muito mais banal. E também o Monte dos vendavais parece ter um título consoante a editora (Já vi com o título morro dos ventos uivantes) e acho que nem é bom para a identificaçãos das obras esta disparidade de nomes.

      Eliminar
    2. Depende da edição:
      Matar a Cotovia editora bertrand https://www.bertrand.pt/ficha/matar-a-cotovia?id=16898100;
      Mataram a Cotovia editora Relógio de Água https://www.wook.pt/livro/mataram-a-cotovia-harper-lee/12851080

      Eliminar
    3. O título é 'por favor não matem a cotovia'
      Independentemente do título, acho que dá para perceber de que livro a Pipoca está a falar.

      Eliminar
    4. Não fazia ideia que alteravam os nomes dos livros! O meu é de 2004, pelos vistos tem o nome'antigo'

      Eliminar
    5. O título original é To Kill A Mockingbird, portanto Matar a Cotovia faz mais sentido :)

      Eliminar
  3. Já li o "Escrito na água" , gostei bastante, não descansei enquanto não o acabei :)

    ResponderEliminar
  4. Paula Hawinks nunca mais....achei tão mauzinho.... o mesmo para a autora da Amiga Genial. Mataram a Cotovia é o próximo a ler. Vamos ver...😊

    ResponderEliminar
  5. Já comprei no ano passado, quando saiu. Poucos dias depois deixou de funcionar, deixou de borrifar... desilusão...

    ResponderEliminar
  6. Já comprei no ano passado, quando saiu. Poucos dias depois deixou de funcionar, deixou de borrifar... desilusão...

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis