Pub SAPO pushdown

Vamos lá falar de coisas nossas

sexta-feira, março 31, 2017


Esta semana,  fui convidada pela marca Lactacyd para moderar um debate. Bem, na verdade esteve longe de ser um debate. Foi muito mais um fim de tarde maravilhoso, em que cinco mulheres de diferentes gerações se juntaram num sítio lindíssimo (a suite do torreão do Palacete Chafariz D'El Rei) para uma conversa intimista, descontraída, quase confessional e muito divertida. Ao meu lado tive quatro caras que toda a gente conhece - a Ana Galvão, a Cláudia Borges, a Adelaide Sousa e a Olívia Ortiz - e, juntas, falámos de temas tão diferentes como a higiene íntima, as mulheres da nossa vida, os nossos cuidados diários (com o corpo e com a mente) ou qual o papel e os desafios que as mulheres enfrentam actualmente.



Esta iniciativa Lactacyd serviu para celebrar o mês da mulher e, sinceramente, acho que
fazem falta mais encontros destes. Foi muito bom podermos estar ali, de forma simples e despudorada, a falar de alguns temas que, muitas vezes, ainda são tabu. Como é o caso da higiene íntima. Ainda não se fala disso com muita naturalidade e, pior, ainda não se leva esse assunto muito a sério. E a questão é: se usamos produtos para tudo e mais alguma coisa, para as mais variadas partes do corpo, porque não um para a zona íntima, que tem características específicas, um PH diferente e que, por isso mesmo, precisa de cuidados igualmente específicos? Há dois ou três anos que comecei a usar um gel próprio e, sinceramente, já me faz muita confusão quando não o tenho à mão e tenho de usar o gel de banho  normal. Quase que dou por mim a dizer "desculpa, pipiiiiiii, eu não te queria fazer isto!". Sabiam que em Portugal só 30% das mulheres é que usam produtos próprios para a zona íntima contra, por exemplo, os 98% das mulheres italianas? Não é uma diferença avassaladora? Neste encontro foi muito importante a participação da Liliana Reis, responsável da Lactacyd, que nos explicou que a marca tem uma gama vastíssima e pensada para os mais variados momentos da vida de uma mulher. Como, por exemplo, a menstruação, a gravidez, a menopausa, ou os simples cuidados de todos os dias. 


O resto da conversa avançou entre a partilha de alguns segredos e confidências. Por exemplo, a Adelaide Sousa contou que se chama Adelaide Amélia em homenagem às avós, a Ana Galvão partilhou um truque infalível da mãe para abrir fechaduras perras (andar com um frasquinho de vaselina na mala), a Olivia Ortiz confessou que tem aprendido muito com as mães dos namorados e a Cláudia Borges acha que está cada vez mais parecida com a mãe e que o filho já vai dizendo "chataaaaaaaa" de cada vez que ela quer estrafegá-lo com beijinhos. Da minha parte, assumi que a mulher da minha vida é a minha mãe, mas também muitas das minhas amigas, verdadeiras mulheres de armas, e, confesso, também começo achar que me transformei na minha mãe quando dou por mim a dizer coisas ao Mateus como "não sais da mesa enquanto não comeres tudo" ou "pára de correr, que se caíres ainda apanhas uma palmada no rabo". =)

A tarde terminou com um tema sempre premente: o feminismo,  aquilo que se espera das mulheres enquanto pessoas altamente multi-facetadas ou as desigualdades no acesso às oportunidades. Ainda há muitíssimo por fazer, mas também é bom saber que há mulheres cada vez mais desempoeiradas e conscientes do seu papel, como estas que se juntaram neste fim de tarde. Obrigada Lactacyd pela iniciativa, foi mesmo muito bom. 

 Post em parceria com Lactacyd

53 comentários:

  1. Acho a Olívia Ortiz uma super fofinha, aquela voz tão carinhosa, tem um corpaço e uma cara linda! Pena que na TVI só se destaque na questão dos passatempos... Em relação à higiene íntima, já ouvi falar muito bem do Lactacyd, mas o meu queridinho é o Germisdin.

    ResponderEliminar
  2. Cavalheiro do Aeroporto31 março, 2017 11:12

    Eu não sei se todas "as mulheres mudam o mundo", mas sei que há algumas mulheres que, pelo menos, fazem abanar o nosso mundo. Dei por mim, recentemente, a deixar de gostar de um tipo de pipocas...as salgadas. Agora é só doce...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinha eu dizer que a Ana está cada vez mais bonita...
      Ó Ana, desculpe lá esta minha veia casamenteira...:))

      Cavalheiro, :))

      Eliminar
    2. Eu não sou cá de intrigas mas este "cavalheiro do aeroporto" está aqui muito presente e com este nome desde aquele tema da Pipoca sobre esperas no aeroporto... Hummmmmmmm...

      Eliminar
    3. Cavalheiro do Aeroporto04 abril, 2017 21:52

      Vânia, tente a sorte na TVI. Adoram um bom argumento para Novelas... ;)

      Eliminar
  3. Muito bem falar-se disso, uso há anos, já usei várias marcas, agora uso um de marca branca, o do lidl,mas vou variando para não "viciar".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe que isso do "viciar "é mito, não sabe?

      Eliminar
    2. Qual é o do lidl?

      Eliminar
  4. Se calhar vou contra o patrocínio mas a realidade é que eu passei uma fase em que tinha várias infecções urinárias, ginecológicas e mimmimmi e o facto foi a minha médica me perguntar qual o meu quotidiano sobre a minha higiéne intima e me proibir primeiro de usar produtos específicos e segundo de me lavar mais do que uma vez por dia na dita zona.... As bactérias naturais têm de existir e tal... A verdade é que resolveu....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho exactamente a mesma experiencia.

      Eliminar
    2. Ia dizer o mesmo: as recomendações médicas vão contra a utilização destes produtos específicos.

      Eliminar
    3. Uma médica tb me disse o mesmo, para não usar sempre produtos específicos... Ah e tb me disse para dormir sem cuecas que era o melhor e que até o marido agradecia ;)

      Eliminar
    4. Ia comentar nesse sentido, não devido a infecções urinárias mas há cerca de 2 anos tive um carcinoma in situ do colo uterino e o médico também me questionou acerca da higiene intima e qual não foi o meu espanto quando me informou que realmente a higiene devia ser feita ou só com agua ou na "loucura" com um sabão neutro, tipo glicerina ou azul e branco...após a cirurgia para retirar o "bicho" estive um mês(!!!) sem me lavar, sem poder ir a praia ou piscina, água nem vê-la, de modo ao colo do útero cicatrizar; também falei acerca dos toalhetes e o médico disse nem pensar, pela tal questão da flora vaginal e das bactérias naturais.
      Actualmente e devido ao meu problema faço a higiene com sabonete de glicerina :)ah e outra recomendação médica tem a ver com a depilação... para as adeptas da total não é bom, no "peito da vagina" - foi esta a expressão usada - tudo bem mas por baixo nem pensar, se os pêlos lá estão é por alguma razão

      Eliminar
    5. Cada caso é um caso, não podemos generalizar.
      Eu desenvolvi uma Candida em consequência de uma aborto natural e o meu ginecologista/obstetra aconselhou-me a usar um produto mais alcalino, para combater as bactérias da Candida.

      Eliminar
    6. A minha ginecologista também me disse para me lavar só com água, e para dormir sem cuecas. Mas eu sou um bocado teimosa e só me sinto bem a lavar aquela zona mais do que uma vez por dia, no Verão até mais, no entanto lembro-me sempre doa que a médica me disse, ela lá sabe.

      Eliminar
    7. A minha experiência é igual. Houve uma altura que andava com comichões na zona genital, na altura usava produtos de higiene íntima. Consultei uma ginecologista, para averiguar se havia algum problema, estava tudo bem e ela também me desaconselhou o uso destes produtos. Lavar com água e sabão neutro e pronto...

      Eliminar
    8. eu uso gel intimo no "pós-diversão" (um da eucerin), antes também tinha bastantes infeccoes e chatices em geral mas desde que passei a usar copo menstrual e a usar apenas água+sabão neutro (uso um da nivea) para lavar que a coisa melhorou 200% ... existem medicos que dizem que estes géis fazem mal porque retiram a proteçao, existem outros que dizem para usar em dias alternados ou de vez em quando porque nós usamos jeans mais justos ou dormimos com roupa interior ou outras coisas assim que "abafam demais" a região, então na dúvida cada uma tem que ver com o que se sente melhor e seguir ;)

      Eliminar
    9. Aconteceu-me exatamente a mesma coisa, fazia constantes infeçoes e a médica disse-me que era do uso excessivo desse tipo de produtos...Embora sejam muito bons e terem um cheiro maravilhoso, dizem que destroem as defesas naturais do organismo.
      Foi-me recomendado que lavasse só com água, mas eu também acho que isso é demais, por isso uso o sabonete de glicerina e foi remédio santo, é uma questão de hábito!Mas lá está, cada organismo reage de forma diferente, cada caso é um caso.

      Eliminar
    10. Também tive algumas infeções vaginais quando usava este tipo de produtos, o médico aconselhou-me a não utilisar. O facto é que desde então não tive mais problemas...

      Eliminar
    11. Tive cancro vulvar (um tipo muito raro), diagnosticado no Hospital de Santa Maria e depois acompanhado e tratado no IPO. Nos dois sítios me foi recomendado que usasse APENAS sabonete de glicerina ou, no máximo, Oleoban (que é muito hidratante). E é o que continuo a fazer.

      Eliminar
    12. Anónimo das 14h31...sabe que isso é hpv e que não tem nada a ver com depilações e sabonetes,certo!? Se não sabe o médico enganou-a

      Eliminar
    13. É por já ter passado por infecçoes urinárias, curiosamente quando usava este tipo de produtos especificos, que uso apenas o sabao de glicerina na zona genital. E também me foi aconselhado dormir sem cuecas. Ao inicio fazia-me alguma confusao, mas já estou tao habituada que agora é ao contrario... Faz-me muita confusao dormir com elas. :)

      Eliminar
    14. Anónimo das 22:09, interpretei que na sequência do diagnóstico do carcinoma, o médico questionou a Anónima sobre os seus hábitos de higiene, e aí aproveitou para aconselhar a não utilizar tantos produtos. Depois, tal como a Anónima disse, só esteve uns tempos sem se lavar normalmente para cicatrizar o colo do útero na sequência da intervenção cirúrgica.

      Não sei como é que o Anónimo das 22:09 foi interpretar que o médico tinha dito que teve carcinoma do colo do útero por utilizar estes produtos... Mistérios da interpretação de textos!

      Eliminar
    15. Anónimo das 14h31, penso que a recomendação do médico da leitora tinha mais a ver com o facto de os pêlos estarem lá para proteger e com o facto de certos produtos serem agressivos para a flora vaginal, tornando-a mais sensível a infecções.

      Eliminar
    16. Bom Dia, sou a Anónima do carcinoma e apenas para esclarecer, não foi HPV nem nenhuma outra DST ou infecção que causou o carcinoma - aliás na altura do diagnóstico levei logo a 1ª dose da respectiva vacina,na altura pesquisei e li (em livros mesmo não em sites manhosos)que este tipo de carcinoma pode ocorrer em qualquer idade, sendo que existem alguns grupos de risco como em qualquer doença; no meu caso foi devido a menopausa precoce e falência ovariana - tenho 39 anos e há 2 que me debato com isto...a conversa sobre habitos de higiene veio realmente na sequencia do diagnóstico, tal como me questionou acerca não só da higiene mas também de hábitos sexuais, tabágico e alcoolicos, desportivos e até alimentares!Porque o nosso corpo é uma "máquina" e está tudo ligado :)E atenção que não estou a dizer que não se deve usar produtos, tal como referiram acima cada caso é um caso, apenas quis partilhar a minha experiência

      Eliminar
  5. Nunca experimentei esta marca, só uso Saforelle por recomendação na minha ginecologista há uns 10 anos. Mas penso como tu, se não tiver à mão e usar gel de banho quase que peço desculpa :-D
    E sendo obviamente mais caro que um gel de banho, compensa imenso porque só precisamos de um bocadinho para uma zona muito localizada (às vezes também uso nas axilas quando faço a depilação), a minha última embalagem de 400 ml deu-me para um ano a usar duas vezes ao dia :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já usei Lactacyd durante vários, mas agora uso também Saforelle com Bardana. É óptimo.

      Eliminar
    2. Também já experimentei Saforelle com Bardana, é tão cheirosinho, adoro.

      Eliminar
    3. Eu também uso o Saforelle há muitos anos, e se não o usar parece que não me sinto "limpa". Contudo, como pratico desporto, às vezes tomo banho mais de uma vez por dia, quando assim acontece só uso o Saforelle 1 vez. Nunca perguntei isso à minha médica, mas vou perguntar. :)

      Eliminar
  6. Olá, eu uso Saforelle Ultra Hidratante. Após 2 situações de ardor e comichão extremos, meninas não queiram passar por isto, este produto é o meu melhor amigo intimo. Sempre tive cuidado com a higiene intima, sempre usei produtos indicados mas nunca liguei ao PH até a minha ginecologista me explicar tudo direitinho, inclusive deixei limpar a pitoca (a minha mamãe era assim que dizia) a uma toalha e agora só limpo com papel (rolo de cozinha ou lenços de papel) porque as toalhas são um ninho de bacterias mesmo lavadas a altas temperaturas.- Sara Lopes

    ResponderEliminar
  7. Mais importante: não lavar a dita "profundamente", seja com gel de banho normal, sabonete ou gel especial, nem mais do que uma vez por dia, para não destruir a flora vaginal amiga e necessária. Lavar toalhas e roupa de cama a 60ºC e, de preferência, deixar secar ao sol (os UVs matam bichezas) e ao vento. Trocar as toalhas da WC semanalmente ou até mais frequentemente. Usar roupa interior de algodão e não demasiado justa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se alguém lavar as toalhas e roupa de cama a 60ºC fica sem toalhas e roupa de cama... Sim, porque a essa temperatura, para além de derreter a bicheza... derrete as toalhas e roupa de cama :)

      Eliminar
    2. Olhe que isso não é verdade anónimo das 19:11... eu lavo todas as toalhas e roupa de cama de algodão a 60C e nunca tive roupa derretida...

      Eliminar
    3. Não derrete nada... Se forem de algodão, como devem ser, 60°C é a temperatura adequada para lavar, igual para almofadas e edredões. Só assim mata a maioria das bactérias, fungos e ácaros!

      Eliminar
    4. Eu lavo tudo a 60ºC. Continuo com todo o tipo de têxteis intactos. O anónimo das 15:18 está correcto.

      Eliminar
    5. Desculpe mas só se não forem 100% algodão (como os polares , que são 100% poliester). Os meus lençóis e toalhas sao 100% algodão,lavo-os todos a 60 graus - e os panos de cozinha também) e não estão minimamente desgastados com isso. Alguns são do ikea e se vir nas etiquetas e até na informação dos produtos no site, verá que se podem lavar a essa temperatura.

      Eliminar
    6. Anónimo das 19:11 Está a falar a sério? Veja as etiquetas da maioria das toalhas e roupa de cama brancas. Toda uma vida a lavar toalhas e roupa de cama a 60°C e nunca vi nada queimar, muito menos derreter :)

      Eliminar
    7. Eu também lavo toda a roupa da casa a 60ºC e nunca tive problemas. Só a esta temperatura se matam bactérias.

      Eliminar
  8. O meu médico aconselha usar sabonete de glicerina natural.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já a minha recomenda sabão azul. :)

      Eliminar
    2. Existe em doseador ou é só mesmo sabonete? E é aconselhável igualmente a crianças?

      Eliminar
    3. Não sou o anónimo de cima, mas posso partilhar a minha experiência. A minha filha começou a ficar com a pele muito seca, a descamar na zona da barriga. Eu usava geis de banho da farmácia, cremes, mas a pele dela continuava seca. Fui ao dermatologista e ele aconselhou a usar sabão azul, e só na zona dos genitais. No resto do corpo, lavar só com água. Saí de lá meia séptica, mas o que é certo é que a pele dela agora está saudável. Às vezes, menos é mais.

      Eliminar
    4. Não leve a mal anónima, saiu de lá foi lá céptica (de cepticismo, dificuldade em acreditar), já séptica é relativo a sepsia (que remete para infecções, daí have cuidados anti-sépticos).

      Eliminar
  9. "em que cinco mulheres de diferentes gerações se juntaram num sítio lindíssimo"

    oh pipoca :D se fossem de gerações diferentes deveriam ter pelo menos 25 anos de diferença umas das outras. não creio que sejam assim tão mais velhas entre si ;))))
    são todas umas jovens pá!

    ResponderEliminar
  10. Uso há anos e é o meu favorito!
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  11. Desconhecia a necessidade de usar seja o que for... aqui, só água.

    ResponderEliminar
  12. Sabão azul!
    Uso há 30 anos e nunca tive um único problema!

    ResponderEliminar
  13. Modernices para gastar dinheiro. Sabão azul e branco, ou sabonete de glicerina.

    ResponderEliminar
  14. Eu não entendo, honestamente a minha gino sempre recomendou não usar produtos específicos para a vagina, a não ser que haja alguma patologia claro. Acho q a maioria dos ginecologistas desaconselha o uso destes produtos.

    ResponderEliminar
  15. Filipa Pequito03 abril, 2017 17:58

    Pipoca pareces a Taylor Swift. Gira!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis