Pub SAPO pushdown

É preciso falar disto #12: o busto do Ronaldo

quarta-feira, março 29, 2017


Estão a ver quando a Kate Middleton conseguiu, finalmente, subir ao altar para casar com o seu príncipe de toda a vida e no dia da boda a coisa mais comentada foi o rabo espectacular da irmã Pippa? Pronto, hoje com o Ronaldo aconteceu mais ou menos o mesmo. Aos 32 anos, o homem teve direito a uma das maiores honras da sua vida e viu o aeroporto da Madeira ser baptizado com o seu nome mas, a única coisa de que se fala em todo o lado, é do busto que lhe fizeram. O busto está para o Ronaldo como o rabo da Pippa está para a princesa de Inglaterra. E isso não é uma cena fixe, meus amigos.

O Cristiano já devia saber.
Quando lhe fizeram aquela outra estátua em tamanho gigante, também na Madeira, a coisa correu igualmente mal, o tema também deu a volta ao mundo, fizeram-se todas as piadas e mais algumas. Posto isto, é estranho que se tenha posto a jeito mais uma vez. Não houve uma alma em torno dele que, ao saber que estava a ser feito um busto, não tenha pensado "ora deixa-me lá pedir ao escultor para me ir mostrando o que é que anda a fazer"? Confiaram e pronto, seja o que Deus quiser? Meus amigos, eu tenho cá para mim que nunca ninguém me mandará fazer um busto, é uma desconfiança que tenho (a menos, claro, que seja eu a encomendá-lo para o pôr ali na sala), mas caso isso venha a acontecer, podem ter a certeza que andarei em cima de todo o processo. Podiam ter de fazer 45 réplicas, mas só quando estivesse incrível (e por incrível quero dizer "a parecer mais gira e mais nova ou, pelo menos, igual ao que sou") é que aquilo sairia para a rua.

Já me tentei pôr no lugar do escultor que fez este busto. Será que chegou ao fim, olhou para a obra e pensou "eh pá, é que está mesmo, mesmo, mesmo parecido, impressionante!"? Pelos vistos, sim. Estive a ouvi-lo na televisão a descrever o processo criativo,  e o Emanuel Santos (assim se chama o escultor) diz que a meio da coisa apresentou o projecto à direcção do aeroporto da Madeira, para verem que tal estava a correr, e que lhe disseram que, sim senhor, estava em conformidade com o que pretendiam, podia seguir com a obra. Eu não sei exactamente o que é que pretendiam, mas pronto, menos mal, neste caso a culpa não morre solteira. Ou então ele só mostrou metade (a metade que estava a correr bem) e entretanto o tempo começou a apertar e "aaahhhh, que se lixe, vai assim mesmo, com sorte ninguém repara".

Acredito que o Emanuel Santos se muniu de toda a sua boa vontade e foi um gesto bonito, querer homenagear o Cristiano desta forma. Além disso, ainda teve ali 15 dias de trabalho e eu tenho para mim que fazer estátuas em bronze não é coisa fácil. Mas - e alguém tem de o dizer - o Cris saiu muito pouco favorecido, coitado. É o penteado, é a expressão de quem sofreu ali uma ligeira paralisia facial e só consegue mexer metade da cara, são os dentes que ele tinha há uns dez anos, na fase pré-aparelho (agora já estão impecáveis), são as rugas só de um lado, é a maçã de Adão mais ou menos do tamanho do Funchal, é todo um conjunto de coisas estranhas que fazem com que, no máximo, isto se pareça só com um primo muito, muito, muito afastado do Ronaldo.

Cristiano, se me estás a ler, deixa-me falar-te ao coração. Há uma altura da vida em que temos de reconhecer que há coisas que não são para nós. És um futebolista incrível, és o maior embaixador de Portugal, já conquistaste praticamente tudo o que há para conquistar e até já tens um aeroporto com o teu nome (honra mais do que merecida). Mas, homem, afasta-te das estátuas. Sempre que alguém vier com a ideia peregrina de te querer fazer mais uma, agradece muito mas diz que não vale a pena, que já tens duas e que até já são demais. Todos temos o nosso calcanhar de Aquiles, o teu é este: não ficas bem em modo estátua.







49 comentários:

  1. Sou madeirense e afirmo: temos o melhor jogador do mundo, mas, definitivamente, não temos o melhor escultor!

    ResponderEliminar
  2. Quando o escultor fez os dentes estava a olhar para uma fotografia do quaresma! E o rabo da Pipa é bonito!

    ResponderEliminar
  3. Se virarem o busto para a parede pode ser que disfarce (mesmo sem o rabo da Pippa)!

    ResponderEliminar
  4. Eu só não percebo como não há ninguém que diga a estes escultores a verdade. Porra, quantas pessoas viram isto antes? Como é possivel que ninguém tenha tido o bom senso de tirar aquilo dali e dizer a verdade? Ficaria muito melhor eles apenas mostrarem a nova placa com o nome e pronto, feito! Cá para mim quiseram foi desviar as atenções, toda a gente criticou a mudança do nome do aeroporto e assim ja ninguém fala mais disso.

    ResponderEliminar
  5. Morri a rir a ler este post :) Muito, muito bom mesmo... o texto...
    O busto do Cristiano, nem por isso, acho mesmo que deve desistir de aceitar tudo o que se pareça com estátuas e estatuetas da sua pessoa ah ah ah

    ResponderEliminar
  6. E que tal perguntar, antes de expor ao público, ao homenegeado se gosta? era assim tão difícil?? tá medonha que dói!!!! :(

    ResponderEliminar
  7. Coitado do Cristiano. Ninguém merece uma coisa destas
    Quem disse ao escultor que o senhor é escultor?

    ResponderEliminar
  8. Demais!!! Espero que o Cristianinho tenha oportunidade de ler este texto!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consulte o Ciberdúvidas dar-lhe-á a explicação quando usar 'demais' e ' de mais'. Neste caso seria ' de mais'.

      Eliminar
  9. Esqueceste-te de dizer que os olhos estão muito juntos! Esse também é um dos grandes problemas ahah transformam um belo dum Ronaldo nisto. Adorei o texto!

    ResponderEliminar
  10. E o belo do olho meio estrábico? Como que a olhar para o continente e para as ilhas ao mesmo tempo xD M-E-D-O!

    ResponderEliminar
  11. Porque não há a opção do ADORO ♡ como no facebook? Está um máximo ahah

    ResponderEliminar
  12. A maçã de Adão do tamanho do Funchal.... Ahahah só por esta tu é que merecias um busto, mas lindo! ;)

    ResponderEliminar
  13. Muito bom texto.. Já serviu para me rir e muito...
    Ronaldito pelatuasáúde não deixes que te façam mais estatuas ou coisas parecidas.....

    ResponderEliminar
  14. Cavalheiro do Aeroporto30 março, 2017 10:49

    Ó Pipoca...eu por acaso até te fazia um busto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah!
      Um cavalheiro, Pipoca! ;)

      Eliminar
    2. Cavalheiro do Aeroporto30 março, 2017 12:39

      Já a quis esperar no aeroporto com um pacote de pipocas, já lhe faço um busto...mas a rapariga não me liga....
      Começo a desanimar!!!

      Eliminar
    3. Cavalheiro, psiu...chame-lhe Ana...o nome mais bonito de todos os nomes. Pode ser que surta o efeito desejado.; )

      Eliminar
    4. Cavalheiro do Aeroporto30 março, 2017 14:08

      Eu até lhe chamo Ana, que é bonito mas...pipoca é tããããããããão fofinho (como ela).

      Eliminar
    5. Ahahah!
      Eu não sei como lhe resiste.
      Até o meu marido lhe elogiou as palavras, veja só.
      Eu fui conquistada assim.
      Estamos a torcer por si! ;)

      Eliminar
  15. Alguém me consegue explicar o porquê de a bandeira que cobria a placa de homenagem no aeroporto da Madeira ser apenas verde? Temos nova bandeira??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela é a bandeira da presidência da repúblicaapenas autorizada nas atividades do PR

      Eliminar
  16. Olá Ana,
    Texto hilariante e muito oportuno😂
    Assim que vi o "CR7" em modo busto "arrepanhado"...vi logo que ia ser Alvo de muitos apanhados..."Internauticos" e "blogosféricos" ! Fica bem mais valorizado ao Vivo e a cores, disso não há a menor dúvida!😉

    MDM

    ResponderEliminar
  17. Texto fantástico! Temos que ter orgulho no que é nosso, mas também tentar corrigir o que pode ser melhorado.
    Acho que o escultor tentou dar um toque mais humano à escultura, tentou dar-lhe uma expressão familiar.
    O Cristiano quando ri, ri um pouco "de lado" - não encontro expressão mais correcta - e é essa expressão que eu identifico no busto.
    Mas terá sido uma óptima intenção que resultou em tiro ao lado. Os olhos estão muito juntos, o olhar parece maquiavélico, o sorriso transforma-se num sorriso desdenhador...
    Um sujeito que até é bem giro, aparece deformado e aparentado ao Chucky (a Ana tem toda a razão).
    Acho que a escultura deveria ser corrigida, no mínimo. Uma homenagem tão bonita não pode servir de oportunidade de chacota.

    ResponderEliminar
  18. O que me ri quando vi a foto do Tino. Não é que o sorriso está mesmo parecido!
    Lembras-te de cada uma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo.
      O texto é hilariante, mas as imagens ultrapassam-no. 😂😂😂

      Eliminar
  19. GENIAL !!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  20. Mais um texto muito, muito, muito bom!!!
    Parabéns Pipoca ;)

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Pelo menos na outra estatuta ficou beneficiado numa parte que, suponho, qualquer homem gostaria de ser beneficiado ehehe o que é certo e verdade é que ha semote alguma coisa grande. Primeito a pila, agora a maçã de adão...realmente ou não tem muita sorte ou não fica bem em modo estatuta

    ResponderEliminar
  22. Até na BBC "Bizarre Ronaldo Statue Unveiled"

    ResponderEliminar
  23. Até na BBC "Bizarre Ronaldo Statue Unveiled"

    ResponderEliminar
  24. O senhor em questão não tem formação na área, é autodidata.
    A culpa é de quem aprovou o projeto.
    Vamos lá parar de bater no ceguinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Podiam ter feito uma vaquinha para angariarem um dinheirinho para irem ao Madame Tussauds pedir aconselhamento em relação a escultores.

    ResponderEliminar
  26. Ahahahah ou ele não fica mesmo bem em estátua, ou o escultor que trabalhou no seu busto tem um odio secreto por ele, porque coitado, pode não ser de se cair para o lado mas também não merece que o tratem de tal forma! Adorei o post!

    ResponderEliminar
  27. O homem tem um azar incrível com as estátuas já com a primeira houve uma polémica enorme! xD

    http://thewolfofpopcornstreet.blogspot.pt/ Vejam o meu blogue onde falo sobre filmes e séries! :)

    ResponderEliminar
  28. Estou curiosa. Só eu é que acho que a escultura representa bem o Ronaldo? Eu gosto do busto, nao mostra a "beleza" do Ronaldo, mas mostra seu carisma, simpatia e felicidade. Mais, tambem acho que a estética da escultura foi intencional, para provocar e produzir todo este mediatismo.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis