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É preciso falar disto #11: o clickbait

sexta-feira, março 17, 2017

O paradigma da comunicação está a mudar radicalmente. Já (quase) ninguém está para comprar revistas ou jornais quando tem a informação toda na internet, à distância de um click e, sobretudo, grátis. Isto faz com que os meios de comunicação tradicionais estejam pelas ruas da amargura. O investimento publicitário caiu a pique e há meios que, para sobreviver, estão a fechar as suas publicações em papel e a migrar para o online. E é aqui que entra o "clickbait", um conceito muito em voga nos dias que correm. 

Para terem mais publicidade, as versões online dos jornais e das revistas precisam do maior número possível de cliques e, portanto, desataram a recorrer a estratégias bastante questionáveis. O "clickbait" é isso mesmo, uma caça aos cliques, com títulos sensacionalistas e enganadores que fazem com que os leitores abram a "notícia". Invariavelmente, o conteúdo nada tem a ver com o título, foi só um engodo, um isco. 

Esta técnica podia ser prática exclusiva das revistas cor-de-rosa, mas não. Com maior ou menor frequência, todos os meios o fazem, incluindo jornais e revistas de referência, e acho que há poucas coisas tão irritantes. A discussão está instalada, já perdi a conta
aos debates que li sobre o "clicknait". Por um lado, os directores das ditas publicações, que defendem que isto é totalmente ético, que sempre houve títulos apelativos e que faz parte da estratégia de sobrevivência do jornalismo. Por outro, os leitores, que se sentem diariamente defraudados e que começam a encher o saco, fartos que os tratem por parvos.

Eu percebo isso dos títulos apelativos e acho que faz todo o sentido. Como leitora, espero que o jornalista se esforce, que seja criativo e que faça com que me apeteça ler a notícia. Também fui jornalista e acreditem que, muitas vezes, perdia mais tempo a criar um título do que um texto, precisamente porque queria que fosse alguma coisa "catchy" e original. Mas uma coisa são títulos chamativos, outra coisa são títulos que nada têm a ver com a notícia que se lhe segue, que são só especulativos. 

Falo de títulos como "Rita Pereira tem nova paixão". A Rita Pereira tem milhões de seguidores, claro que muitos deles têm curiosidade em saber mais detalhes sobre a sua vida, por isso lá vão a correr carregar na notícia, para afinal descobrirem que a "nova paixão" é sushi. Ou uns sapatos. Ou uma merda qualquer do género. Ou "Goucha e Cristina desentendem-se". Depois abre-se a notícia e, afinal, o desentendimento não passou de uma brincadeira qualquer entre eles durante o programa. E é tudo assim. Neste novo tipo de "jornalismo", a deturpação é o pão nosso de cada dia. Imaginem, ontem escrevi aquele texto a brincar com o facto de o Cristiano ter "encomendado" gémeos. Não me admirava nada que uma revista cor-de-rosa pegasse naquilo e fizesse um qualquer título estilo "BRONCA: Ana Garcia Martins arrasa Cristiano Ronaldo".  Já entrámos neste nível de loucura, é doentio. No outro dia publiquei no Instagram a fotografia de uma camisa da Mango que dizia "don't text your ex". Foi puramente por brincadeira, por ter achado a camisa divertida, mas claro que saiu logo uma notícia a dizer "Ana Garcia Martins deixa um mandamento no que toca a relações". A sério? Um mandamento? Era só uma piada, senhores, não era um recado, menos ainda um mandamento.  A VIP também fez uma notícia inacreditável, a dizer "Ana Garcia Martins: separação já rende". Fiquei em pânico, não fazia ideia de que merda é que teriam inventado desta vez, por momentos achei que estavam a insinuar que me tinha separado para gerar mais buzz, mas afinal era só a dizer que eu tenho muito mais visitas no blog desde que me separei , o que nem sequer é verdade. 

Dá para ser mais ridículo? Depois há ainda aqueles títulos que se limitam a lançar perguntas, quando têm o dever de informar , do género "Sabe qual é a cidade mais visitada da Europa?". Não, não sei, mas se fizessem um título a dizer "Porto é a cidade mais visitada da Europa" (não faço ideia se é), muito provavelmente eu quereria ler a notícia na mesma e não sentia que estavam só a tentar caçar o meu clique.

No seguimento disto acontecem duas coisas: há quem clique nas notícias, leia tudo pela rama e fique a acreditar só no título ("então não é que aquela estúpida daquela blogger da Pipoca arrasou o Cristiano????") e há quem já não vá em cantigas. São cada vez mais as pessoas a queixarem-se que estão fartas de serem tratadas como acéfalas, que estão fartas que lhes vendam gato por lebre. Eu mesma dou por mim a abrir notícias só para ver até onde é que o ridículo pode ir. Já sei que vou ser enganada, mas ao menos quero saber quanto.

À conta disto, o Miguel Somsen, jornalista, criou uma página de Facebook chamada "Anti ClickBait Portugal", em que revela o conteúdo das notícias sensacionalistas sem que tenhamos de fazer nenhum clique. 

Pessoalmente, acho a ideia genial. Presumo que os jornais/revistas não achem tanta graça, porque faz com que percam cliques, visualizações e, consequentemente, investimento em publicidade, mas talvez isto leve a que comece a haver mais transparência em todo o processo de fazer "notícias". É que muitos dos temas abordados nem sequer são notícias, são só parvoíces sem qualquer substância, que em nada contribuem para a nossa vida. Precisamos mesmo de saber quantos pares de sapatos tem a Teresa Guilherme ou onde é que o Pedro Teixeira passeia o cão?

31 comentários:

Anónimo disse...

Tem de facto muito graça que a Ana comente sobre os clickbaits quando é exactamente isso que a revista do seu ex-conjuge, a NIT, faz no instagram da revista. "Há uma rota da Ryanair para Lisboa. Saiba tudo em NIT". "Há um novo restaurante com menus gourmet a 10€, saiba qual em NIT". ENFIM, um enjoo. Acho tão mal que desisti de seguir o instagram, é só a tentar caçar clicks, não estou para isso.

apipocamaisdoce disse...

Não é por ser a NiT a fazer que aprovo. Sendo que me parece mais normal que isso aconteça no Instagram. Pessoalmente, não gosto de ler notícias nem grandes temas no Instagram, para mim é uma plataforma visual, de partilha de fotos. Também faço isso pontualmente no meu Instagram, publico uma Foto sobre deferminado assunto e peço aos seguidores que queiram saber mais que passem no blog, porque não faz sentido estar a publicar tooodo um texto no Instagram.

Anónimo disse...

Ja sigo a pagina do anti clickbait ha algum tempo e ADOROO!!

Desabafista Profissional e Cusca de Blogues disse...

Tal e qual - instagram = imagens :)

Anónimo disse...

Pipoca e à boleia disto há um outro fenómeno, mesmo com notícias potencialmente relevantes, em que há pessoas demasiado "cansadas" para clicar e ler (sim, porque eu já vi que há pessoas que têm preguiça de ler!! Do estil, ui dois parágrafos não vou agora estar a ler isso) e comentam incessantemente "o que é?" / "o que foi?" etc.

Anónimo disse...

Genial! Não conhecia e acho muito bem! Também me irrita profundamente esta coisa do clickbait, ainda por cima clicamos e muitas vezes nem ficamos a saber nada, porque nos dizem para lermos na "edição desta semana". Ridículo.

Só uma curiosidade Ana, como é que a VIP teve acesso a tantas fotografias do teu casamento?

Anónimo disse...

Eu também deixar de os seguir pela mesma razão!!!

Anónimo disse...

De certo modo, fazes o mesmo no teu blogue, "partindo" os posts ao meio, o que obriga a mais cliques para ler o post inteiro. E mais cliques, mais receitas para o blogue.

apipocamaisdoce disse...

Verdade, em parte. Também o faço porque os textos corridos ocupam demasiado espaço na página principal, o que obriga as pessoas a terem de andar a clicar para ver os posts anteriores (vendo bem, isso também gera cliques). De qualquer forma, não me parece que isso seja enganar os leitores ou que lhes esteja a vender gato por lebre.

Telita disse...

Vou já aderir à página. Realmente, não há pachorra para os pop-ups, a maior parte deles desinteressantes.

****
Ana Teles {Telita} | blog: Telita LifeStyleFacebookinstagramBlogs Portugalfeedly


Anónimo disse...

Discordo totalmente do anónimo! Eu acho muito bem que partam os posts, porque às vezes quero ver os últimos posts todos e demoro uma eternidade a encontrá-los (no blog da cocó por exemplo).

Anónimo disse...

É o que sinto no blog CASAL MISTERIO. Eles são divertidos, mas os títulos são todos sensacionalistas. Todas as receitas somente têm 1 ingrediente e duram 1 minuto a fazer. Arf!

MP disse...

O que é que a Ana tem a ver com o que a NiT faz ou deixa de fazer?

Anónimo disse...

Ana, sem animo de ofender (sou mesmo sua fã, ha anos), mas as vezes tb me sinto enganada com postagens suas cujo título indica uma coisa e depois é um texto claramente publicitario.

Anónimo disse...

Tão verdade!!

Anónimo disse...

E NUNCA são eles que fazem. Só usam ideias que outros tiveram. Para mim, depois daquela estopada em 9 actos das 9 no blog e da muni-saia, que é só para o que é; estes são os bloggers com menos conteúdo original em Pt.
A página anti clickbait é óptima; tal como a Truques, em registos e com missões diferentes!

Anónimo disse...

Ana, o pior que isso é o que isto dos clickbaits está a gerar. Noutra plataforma, no Youtube, o PewDiePie é o Youtuber com mais views, subscritores, etc e tal e sendo que ele faz imensas piadas, de todo o tipo e mais algum. O WallStreet Journal escreveu uma "notícia" em que contabilizou quantas vezes é que ele tinha tido feito piadas antissemitas. O Youtube e a Disney "cortaram" relações com ele, e os """jornalistas""" que escreveram a "notícia" não tiveram o discernimento de falar com o acusado. Este é um pequeno exemplo do que a CS no desespero de € está a fazer - e eu que tirei o curso não estou a exercer por razões óbvias, mercado e porque não me identifico minimamente com o tipo de jornalismo atual - sorte a dele que não precisa de dinheiro deles nem de ninguém porque já está €€€€. Mas que isto vai chegar aqui em força, vai.

Inês.

Anónimo disse...

Mas atenção, a NiT é uma revista de futilidades - umas mais do que outras - e, portanto, "admite-se que uma revista do gênero apresente o seu conteúdo dessa forma, coisa que já não se admite, por exemplo, a um jornal como o Jornal de Notícias.

Anónimo disse...

Então mas isto é um blogue, gente!!! Um blogue! Um blogue pessoal! Este tipo fe clickbait é admissível neste gênero de plataformas. Não é admissível é que jornais sérios cuja função deveria ser informar recorram a este tipo de estratégia

Anónimo disse...

ahahahah confere

Anónimo disse...

Também já me tinha interrogado sobre isso. E acho sinceramente que o fotógrafo fez uns trocos. Mas se foi alguém da família ou dos amigos a passar as fotos...jasus! É cortar relações com essa pessoa!

Anónimo disse...

O título mais hilariante que li sobre si foi: "a pipoca mais doce arrisca a vida em férias de luxo" ou coisa assim, saiu na VIP. Já tinha visto a dita foto e admito que ri muito á custa daquele titulo! Óbvio que tinha já uns 15 comentários a lhe chamar de irresponsável e coisas piores!! 😂😂
E também já deixei de seguir a nit por causa disto. Repetem as publicações meses seguidos, e fazem artigos de bradar aos céus!

Joana disse...

Pipoca, no instagram até concordo, mas a verdade é que o fazem no Facebook e no próprio site. E não é nos títulos das notícias, o desenvolvimento quase não tem texto, temos de estar ali a clicar na foto para vermos vários slides (do estilo, veja as melhores 10 hamburguerias em Lisboa, clique na foto para saber quais! E depois tenho de ver uma a uma), confesso que também deixei de seguir por causa disso... =/

Anónimo disse...

A VIP fez uma matéria sobre o casamento da pipoca na altura, salvo erro. Lá está- as revistas só prestam quando dá jeito.

Anónimo disse...

A Pipoca publicou muitas fotos do casamento aqui no blogue. Penso que terá bastado à revista vir buscá-las.

Anónimo disse...

Mesmo em formato físico as revistas ditas cor de rosa e alguns jornais sempre encheram as capas com parangonas que chamavam a atenção, muitas vezes com apenas um ténue fio de ligação à verdadeira notícia.

Piston disse...

É uma coisa profundamente irritante mas compreensível, dado que todos os jornais estão a tentar desesperadamente sobreviver.
Subscreveria algumas publicações se esse mesmo pagamento me garantisse que todas as idiotices ficariam filtradas e que não chegariam até mim.

NR disse...

E aqueles blogs que cada vez têm mais publicidade? Também os visito cada vez menos....

Anónimo disse...

A NIT uma revista de futilidades? E este blogue é sobre física quântica. Há com cada uma.

Anónimo disse...

Anónimo das 10:49. Sim a NiT é uma revista de futilidades e este blogue também é. E então? Eu estava a falar da NiT, não do blogue. Beijo

FranciscaR disse...

a NIT a delas.pt etc... é tudo o mesmo... eu tou fartinha de dizer a toda a gente a minha volta "aprendam a filtrar a informação que vos passa pelos olhinhos!"

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Teorias absolutamente espectaculares

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