Pub SAPO pushdown

"Avenida Q" ou "que maravilha que isto é"

sexta-feira, fevereiro 10, 2017

Na quarta-feira fui à estreia da "Avenida Q", a peça que está em cena no Teatro da Trindade. Não sabia grande coisa, apenas que era a adaptação de um musical da Broadway, por isso ia sem qualquer tipo de expectativa. Nem boa, nem má. E ainda bem, porque acabei completamente surpreendida, pela positiva. A peça passa-se numa rua de Lisboa - a Avenida Q - onde vivem pessoas como todos nós, com os problemas de todos nós. As coisas do emprego, do amor, dos preconceitos, dos medos, os pontapés que a vida nos dá, os sonhos que (achamos que) temos, a consciência de que falhámos em grande e que somos uma merda, a vontade de fazer diferente. Dito assim parece quase um guia de auto-ajuda, uma coisa "a la Gustavo Santos", mas não é nada disso. É só um musical muitíssimo bem adaptado, de chorar a rir (mesmo!), com muita parvoíce e algumas verdades duras lá pelo meio. 

A peça mistura actores com bonecos tipo "Marretas" o que, parecendo uma coisa estranha, resulta bastante bem. É impossível não empatizar com a não-tão-inocente-assim Marta Monstro, a devassa Paula Porca, o sonhador Luís, o tarado Trekkie (alguns dos bonecos), ou com o pequeno Saúl Ricardo, a Maria ou o Tozé (alguns dos personagens de carne e osso). Li algures que isto é uma espécie de "Rua Sésamo" para adultos e acho que a descrição cai bem. Porque os temas são, efectivamente, para adultos e porque não há cá aquela coisa de refrear a linguagem. Diz-se o que se tem a dizer, sem rodriguinhos linguísticos e com piadas sobre tudo e mais alguma coisa (até sobre este blog), num texto muito bem escrito e que não resvala para a graçola fácil e brejeira. 

Depois os actores, que me deixaram a pensar "uooooh, calma lá que há aqui gente muito boa". De repente, todos eles cantam (e bem), ao mesmo tempo que dançam e manejam bonecos que têm ar de ser assim a atirar para o pesadote. A ovação de pé, no final, foi mais do que merecida e é bom saber que há gente tão, tão talentosa por aí.

Ainda vamos no início de Fevereiro e posso estar aqui a adiantar-me, mas desconfio, assim mesmo, mesmo muito, que isto vai ser das melhores coisinhas a que vamos assistir em 2017. Não comprem bilhete e depois venham queixar-se que perderam a oportunidade. Eu avisei.

Para ver no Trindade Inatel até 2 de Abril.

9 comentários:

  1. Olá Pipoca, gostaria de saber se vai haver concurso para bilhetes do NOS Alive.
    Também gostaria de agradecer os bilhetes para a pré-estreia das 50 sombras mais negras.

    ResponderEliminar
  2. tanta coisa mudou por aqui...já nem sei como publicar :)

    de volta à blogosfera depois de 3 anos. E muita coisa mudou também por lá

    ResponderEliminar
  3. Se ja estava cheia de curiosidade agora é que nao vou mesmo perder por nada.. Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Bastante interessante, acho que vou procurar bilhetes!

    ResponderEliminar
  5. sempre quis ver o Avenue Q, andei anos viciada em algumas das músicas! Mas agora que chegou a Portugal, estou eu fora do país :'(

    ResponderEliminar
  6. Ai, ai...😍 a Pipoca continua a modos...que mal resolvida com o Querido N°1, olhe que quem desdenha quer comprar! O moçoilo até é engraçado, aqueles olhos azuis profundos...upalareu💓 Olhe que até faziam um lindo par😁

    ResponderEliminar
  7. Comprado! Obrigada pela ideia para a prenda de aniversário do marido.

    ResponderEliminar
  8. A fazer figas para que venham ao Porto!!

    ResponderEliminar
  9. HAHAHA! Quero muito ir ver! Acho que deve ser top e pelo que partilhas está na lista dos brevemente.
    Até Já
    Beijinhos
    www.vitor360.com

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis