Pub SAPO pushdown

Cinemando

quinta-feira, janeiro 12, 2017
O início do ano é a minha altura preferida em termos cinematográficos. Acho que é assim uma espécie de compensação, o universo a equilibrar-se naturalmente. Ai Janeiro é um mês frio como tudo? Ai fazes anos e ficas sempre um bocado arratazanada? Então toma lá belos filmes para ver se arrebitas. Os Óscares são em Fevereiro, o que significa que Janeiro é o melhor mês para se ir ao cinema, tudo o que é bom estreia por esta altura. E eu tenho visto coisas mesmo muito boas. Se estão a pensar aproveitar o fim-de-semana para dar um salto ao cinema, aqui ficam três sugestões:

O Tom Ford achou que ser um designer incrível não era suficiente, por isso decidiu ser também um realizador incrível, só para nos esfregar na cara o quão talentoso se pode ser. Já tinha achado o "A Single Man" (o filme de estreia) uma pequena obra-prima, e este "Animais Nocturnos" não lhe fica nada atrás. A história é mais densa, mas a estética é a mesma, lindíssima, porque o homem tem todo um bom gosto e toda uma atenção aos pormenores (a fotografia é assim qualquer coisa). De forma muito simplista, o filme conta a história de Susan (Amy Adams), que volta a ter contacto com o ex-marido (Jake Gyllenhall) ao fim de uma data de anos quando este lhe envia o livro que escreveu. A história desenvolve-se em vários planos, reais e ficcionais, o que dá ao filme uma dimensão um bocadinho complexa/perturbadora. Mas vale muito a pena.

Na minha vida chorei para aí em dois ou três filmes. Este foi um deles. O filme é absolutamente contemporâneo e mostra como os complexos processos burocráticos a que todos estamos sujeitos podem lixar a vida a uma pessoa. Fazemos parte do sistema e quando dependemos completamente dele, quando não temos alternativa, o cenário pode ser devastador. Há muito, muito tempo que um filme não me emocionava tanto, não me fazia sentir tanta empatia por uma personagem (neste caso, por duas).  E tem uma das cenas mais poderosas e comovedoras de sempre, um verdadeiro murro no estômago. O filme deve estar quase, quase a sair de exibição, por isso corram.

Mais um filme lindíssimo e com muito potencial para nos deixar com um nó na garganta. Tinha tudo para ser um dramalhão (bem, e é), mas depois é entrecortado por diálogos geniais entre um tio e um sobrinho que se aproximam por desgraças da vida. A personagem do Casey Affleck valeu-lhe o Globo de Ouro e é mais do que merecido, porque faz um papel do caraças. 

29 comentários:

  1. Pipoca aconselho-te a ver a mini-série "The night of" o último projecto do Galdofini é BRUTALLL, a melhor coisa que vi o ano passado, o protagonista é excelente, são 8 episódios super viciantes, por favor tens mesmo que ver ! F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Uma das melhores series que vi nos últimos tempos. Aconselho!

      Eliminar
    2. Está no netflix?

      Eliminar
    3. A primeira reacção ao ver essa série foi "isto é muito dark à moda europeia, não consigo explicar porquê ", é verdade, o original é britânico.

      Eliminar
    4. As series da HBO nao sao para todos!

      Eliminar
  2. Um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos foi um de animação, The Red Turtle (título original: La Tortue Rouge). Tão simples e tão lindo. Adorei.

    ResponderEliminar
  3. Pipoca, vai ver o Little men, estreou (e vi) hoje.É MUITO BOM!

    ResponderEliminar
  4. Este ano está fortíssimo e ainda há imenso por estrear. Estou curiosa com as nomeações para os Oscares. No entanto também me parece um ano mais melancólico, em que a maioria dos filmes estão com uma atmosfera pesada e muita instrospecção. Vamos lá ver o que se segue.

    ResponderEliminar
  5. Fiquei com vontade de ir ao cinema.

    ResponderEliminar
  6. Quero muito ver, principalmente o último!

    ResponderEliminar
  7. Incomoda-me ver louvores ao casey Affleck. Ao que parece o caso de "sexual assault" em que esteve envolvido não lhe prejudicou em nada a carreira. Que sorte ser um homem branco e contar com a protecção do irmão e amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou por dentro desse caso, mas a questão é - foi provado? Condenado? Considerado inocente? Poderá ter sido injustamente acusado?

      Eliminar
    2. Há muito tempo que o Casey Affleck é um dos meus actores favoritos. Claro que ter tomado conhecimento dessa história foi uma desilusão gigante, porque eu tenho a mania curiosa de preferir que aqueles que admiro pelo seu trabalho sejam também pessoas, no mínimo, decentes, e agora nunca mais vou olhar para ele e o seu trabalho da mesma forma. No entanto, dizer que ele conta com a protecção dos amigos e do irmão não é muito justo; até agora, ele tem sempre feito valer-se do seu talento, que é muito superior ao do irmão e dos amigos que refere.

      Lembre-se que os Estados Unidos acabaram de eleger um homem para Presidente apanhado em vídeo a gabar-se de agressões sexuais e várias condutas duvidosas. Porque é que achou que se iam revoltar contra um simples actor?

      Eliminar
    3. Anónimo das 12:13 não é muito difícil responder à sua questão. Basta fazer uma pesquisa naquela ferramenta bue fixe chamada google.
      Mas, já que a preguiça fala mais alto, eu ajuda. O Casey Affleck é alcoólico e até há pouco tempo atrás não conseguiu sair deste vício. Durante a filmagem do I'm still here, aquele mockumentary, ele fez avanços sexuais não solicitados a dois membros do sexo feminino da equipa. Foi acusado e teve de pagar uma indemnização -não me lembro se às duas ou só a uma delas. Portanto sim, foi condenado e considerado culpado.
      Pode procurar você as fontes do que eu lhe estou a dizer, também não vou fazer a papinha toda.

      Eliminar
    4. "que sorte ser um homem branco"? Quer dizer que se fosse preto era condenado? Por favor! Que raio de comentário. Se um preto leva porrada é racismo e cai o mundo. Se é um branco nem é notícia.
      Amigos esqueçam a cor da pele de cada um para se justificar. Que estupidez!

      Eliminar
    5. https://medium.com/@DavidDWrites/casey-affleck-is-white-privilege-364f535daef4#.i0ppvs1ey

      Eliminar
    6. Em vários artigos que denuciam o caso do casey referem que tem beneficiado e muito pelo sucesso do irmão e amigos, Matt Damon e etc, simplesmente porque se "incomodarem" o casey perdem o "acesso" ao ben Affleck e afins. Quanto ao estar a usar a raça como desculpa, sugiro pesquisar o que aconteceu ao realizador Nate Parker, ao estado actual da América e o conceito de white privilege.

      Eliminar
    7. Anónimo das 17h06, sou a anónima das 12.13. A minha pergunta era retórica e apenas perguntei se foi julgado e acusado formalmente, porque se não foi, não adianta tentarmos usar esse argumento contra ele, enquanto actor. Não o estou a defender, calma filha.

      Eliminar
  8. Adorei, adorei o Daniel Blake. Percebi logo a cena de que estás a falar porque eu também não sou muito de chorar em filmes, mas depois dessa cena rolavam-me as lágrimas pela cara. Muito bem feito, captura perfeitamente a angústia de se ser dependente de um sistema frio, impotente perante as desgraças da vida. Os outros dois quero muito ver :)

    ResponderEliminar
  9. O Manchester by the Sea é fenomenal. É tão bom chegar a Janeiro e Fevereiro e ter filmes para ver, mau é o resto do ano ahahaha que só sai porcaria e temos de fazer maratonas de séries (em casa).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há só filmes em inglês. E mesmo em inglês, houve excelentes filmes. Love and friendship, Maggie's plan, Uma pastelaria em Tokyo, Arrival, As Inocentes, Elle, O ornitologista, Hell or High Water, etc, etc.

      Eliminar
  10. Boas propostas. Fui ver o Lion e adorei!

    ResponderEliminar
  11. Tenho curiosidade em ver Manchester by the sea :)

    ResponderEliminar
  12. Beleza colateral. Também vale muito a pena. Adorei e a história é forte.

    ResponderEliminar
  13. Esperava mais do "Animais Nocturnos".

    ResponderEliminar
  14. Eu, Daniel Blake acima de todos os outros. Mas em Lisboa só está no Nimas (ao almoço) e no El Corte Inglês (à noite). E, como diz a Pipoca, deve estar por um fio. Era giro se este fim de semana esgotassem as sessões.

    ResponderEliminar
  15. La La Land, Moonlight, Fences são mais alguns filmes a despertarem a atenção do público e dos prémios!

    ResponderEliminar
  16. Vou ver os outros dois... mas o que eu adorei o "Animais Nocturnos"!!!!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis