Pub SAPO pushdown

Uma saúde de ferro

quarta-feira, novembro 16, 2016


No ano passado falei-vos aqui de uma acção em que participei, a propósito da prevenção da anemia, e da qual fui embaixadora. Um ano volvido - e depois de ter confirmado que sou uma pessoa anémica - o tema mantém-se actual e eu voltei a aceitar o desafio de ser Embaixadora Mudar a Anemia. Porque se dá pouca importância ao assunto, porque há muita gente que sofre de anemia sem o saber, porque continuamos a confundir sintomas ou, pior, a ignorá-los. E que sintomas são esses? Por exemplo, fadiga, tontura ou falta de ar. Muitas pessoas desvalorizam, chutam para canto e arrumam o assunto com um "ahhhhh, isto deve ser só cansaço". É normal, passamos a vida a correr de um lado para o outro, atribuímos tudo ao stress a que estamos sujeitos diariamente, mas às vezes é preciso parar um bocadinho e investigar a causa do nosso mal-estar.

A maior parte dos casos de anemia estão ligados à falta de ferro, necessário para o corpo produzir energia e melhorar o humor e a concentração. Segundo um estudo realizado em 2015 pelo Anemia Working Group (AWGP) e cujos resultados publiquei aqui, estima-se que 20% dos portugueses sofram de anemia  e que, destes, 84% não fazem ideia. Se acham que fazem parte desta leva, está na hora de irem ao médico, de explicarem os vossos sintomas e de pedirem análises de despiste da anemia.

Pela parte que me toca, no ano passado fiquei um bocadinho preocupada com os meus níveis de ferro, sobretudo porque faço desporto (bem, agora nem tanto) e gostava de não cair para o lado um dia destes. Desde então que tomo suplementação e procuro ingerir alimentos mais ricos em ferro, mas sei que a minha anemia não está aniquilada (é praticamente impossível). No dia 26 assinala-se o Dia da Anemia e haverá rastreios gratuitos no Colombo e no Arrábida Shopping. Vou voltar a testar os meus níveis de ferro, depois logo partilho os resultados.  E vocês, andam atentos a isto?

#umasaudedeferro

11 comentários:

  1. Que suplemento é que a Pipoca toma? Eu tomei Legofer, mas para além de ter um sabor horrível, ainda fiquei com prisão de ventre :(

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Pipoca, por entre outras tantas coisas, utilizares o blog para promover este tipo de iniciativas que considero fundamentais e quase equiparadas a serviço público. Infelizmente, no inicio deste ano, numa ronda de análises, descobri que tinha uma leucemia, ou seja, já estava muito para além da anemia, e agora vamos vivendo, step by step, um dia de cada vez. Portanto malta, cuidem-se e façam exames regularmente. Não custa nada. E se não for abusar do tempo de antena, doem sangue e medula óssea. Vocês não imaginam a quantidade de sangue que os hospitais utilizam diariamente nem o número de pessoas que aguardam por um dador compatível nos casos em que são necessários os transplantes. Obrigada, a quem lê, e a ti, Pipoca :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No ponto!! Numas analises de rotina, após alguns sintomas que eu não associava a nada, descobri um linfoma.. doem sangue e medula, não sabem o bem que fazem a quem deles precisa!

      Eliminar
    2. No próximo domingo irei entrar na lista de dadores de medula. Tenho 23 anos e sinto que já devia ter feito isto há mais tempo, mas o pânico de agulhas não o permitiu :(

      Eliminar
    3. Verdade. Na maioria dos casos, os sintomas que podem indiciar anemia, leucemia, ou linfomas, não são fáceis de identificar por se assemelharem a coisas banais do dia a dia que qualquer um de nós julga ter sem origens mais profundas. Durante a minha primeira ronda de tratamentos de quimioterapia, devo ter levado mais de 12 transfusões de sangue para me manter em pé! Obrigada a quem perde o medo e dá o que o faz verdadeiramente falta!

      Eliminar
    4. Eu sou dadora de sangue e de medula há anos e tento sempre motivar os que não o são, podendo ser. Que corra tudo bem com ambas, é tudo o que vos desejo.

      Eliminar
    5. Obrigada, Bárbara! Por aqui tb já fiz 8 transfusões e provavelmente farei transplante de medula (e mais umas quantas transfusões).
      Ccstylebook tudo de bom tb para si, parceira! Beijinhos - anónima das 19:02

      Eliminar
  3. Eu gostava de dar sangue mas como tenho menos de 50 kg e um problema crónico no coração não posso. E o meu não é nada comun ( ab-). Sei que ia dar jeito... muita coragem para quem está a travar tão dura batalha. É assustador. E não acontece só aos outros😔
    Força!

    ResponderEliminar
  4. Sempre fui fraquinha em ferro, mas desde que o Santiago nasceu a coisa complicou se um pouco. Já lá vão seis meses e meio e ainda nem aos níveis mínimos de ferro que devemos ter cheguei. Tomo Ferrogard todos os dias. E sim anónimo do doa 16/11 ás 16:02, todos os suplementos de ferro têm esse inconveniente que é a prisão de ventre. :-( Vânia Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Pipoca em que horário é que poderemos fazer o rastreio no Colombo dia 26?

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis