Pub SAPO pushdown

Trancaram-me uma hora numa sala. E escapei.

segunda-feira, novembro 21, 2016

Para aí em Março um amigo meu anunciou que, de presente de anos, queria que fôssemos todos a um daqueles jogos de estratégia em que nos fecham numa sala e temos uma hora para sair de lá. Acontece que ele só fez anos há poucos dias, o que significa que andámos MESES a ouvi-lo falar no assunto.  Que ia ser épico, que ia ser espectacular, que ia ser a coisa mais incrível da vida. Meeeeeeeeses nisto. Regra geral, quando os elogios são demasiados rasgados eu já vou de pé atrás, acho sempre que fica tudo muito aquém do esperado. E foi assim, com as expectativas muito rasteirinhas, que neste fim-de-semana me juntei à grupeta e lá fomos até ao Puzzle Room


A primeira missão foi fazer equipas. Como já temos alguns anos de tradição de jogos em grupo, decidimos fazer uma equipa  de homens e outra de mulheres. Uma fórmula que nem sempre corre bem, mas que dá sempre discussões épicas e memoráveis. Entretanto lembrámo-nos que o aniversariante e o meu homem já tinham participado em jogos parecidos e que, se calhar, era má ideia juntá-los na mesma equipa, porque já sabiam uma data de truques, o que seria injusto para a outra equipa. Mas optámos por ignorar esse detalhe e seguimos na mesma para o duelo "mulheres vs homens". 

O Puzzle Room tem duas salas, com dois desafios. As mulheres seguiram para o primeiro e os homens para o segundo, mas o objectivo era o mesmo: desvendar pistas, decifrar códigos, estar atento a todos os detalhes e encontrar a chave que nos permitisse sair da sala em menos de uma hora. E, meus amigos, tenho a dizer-vos que a coisa não é nada fácil, sobretudo quando estamos a rivalizar com um grupo de homens particularmente competitivo e, vá, armado em esperto. Queríamos mesmo ganhar e ter motivo de gozo para os próximos 20 anos. E então lá começámos, nós numa sala, eles noutra, a ver quem conseguia escapar primeiro. 

Percebemos rapidamente que todos os detalhes são importantes, ao ponto de, muitas vezes, ficarmos focadas em coisas que não tinham nenhuma importância para o jogo. E como éramos seis, às vezes acabávamos por dispersar um bocadinho e começar a desenvolver teorias bastante ridículas.  Como se não bastasse, dentro da sala havia um cronómetro em contagem decrescente, só para nos criar mais stress. De cada vez que resolvíamos um mistério (tipo, encontrar uma pista, desvendar o código de um cadeado) era  a loucura na sala, mas não havia tempo a perder. Quando empancávamos numa pista e não éramos capazes de passar para a seguinte, ouvíamos uma voz que nos dava uma ajudinha, com uma dica meio enigmática mas que era suficiente para desbloquearmos. Foi o mais próximo que já estive de uma Casa dos Segredos, com uma Voz a falar comigo.  

Havia dilemas relativamente fáceis, mas havia outros francamente complicados. Sem as dicas da Voz acho que ainda lá estaríamos hoje. Mas eles também tiveram ajudas (dava para ouvir da nossa sala), por isso estivemos em pé de igualdade. Faltavam quatro minutos para o tempo acabar quando desvendámos a última pista e conseguimos chegar à chave que abria a porta. Saímos e... nada dos homens! Ainda estavam fechados na sala deles, às voltas com as pistas. Ah ah ah, falhados! A hora chegou ao fim e tiveram de lhes abrir a porta, porque não concluíram o desafio. Claro que ainda não tinham posto um pé fora dali e já estavam a arranjar desculpas para a derrota: que o jogo deles era muitíssimo mais complicado, que nós tínhamos sido favorecidas, que tínhamos duas escuteiras no nosso grupo e mimimimi. Enfim, boys will be boys. 

Moral da história, o jogo é MESMO muito divertido, é uma actividade muito gira para fazer com amigos (podem ser grupos de 2 a 7 pessoas), implica espírito de equipa e entreajuda, obriga-nos a ser lógicos e a dar uso ao raciocínio. Gostava de vos contar mais detalhes, mas tenho medo de revelar alguma coisa importante e que vos facilite a vida, caso queiram ir até lá experimentar. =) Mas juro que é uma experiência que vale a pena. Agora estamos a considerar voltar para inverter os papéis. Ou seja, nós fazermos o jogo deles e eles o nosso. Só para lhes darmos mais uma abada e eles perceberem que não tem a ver com o jogo, tem só a ver com o facto de eles serem fraquinhos de cabeça. Para já, para já vamos só aproveitar a vitória para gozar durante muiiiiiiito tempo.


19 comentários:

  1. Parece ser muito fixe.... Adorei a ideia

    ResponderEliminar
  2. Parece ser bastante divertido!

    http://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar deste tipo de desafios mas achei brutal. Uma forma super divertida e diferente de comemorar um aniversário, sem duvida.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ofereci algo parecido com isso ao meu namorado há 2 anos. O objetivo era o mesmo mas o tema era uma casa assombrada. :D Fomos só os dois e divertimo-nos imenso mas não conseguimos chegar ao fim, apesar de termos resolvido a maioria dos enigmas com sucesso. Não ajudou termos acabado de almoçar e beber uma garrafa de vinho... Digamos que o vinho não nos tornou mais ágeis e rápidos mentalmente. Mas foi muito divertido sim senhora. :P

    ResponderEliminar
  5. Que engraçado, também já fui com a minha grupeta e decidimos o mesmo: mulheres vs homens. As mulheres acabaram em 50 minutos! :) Eles sairam 3 ou 4 minutos depois mas foi o suficiente para ser um argumento poderosíssimo nos próximos anos. HA HA

    ResponderEliminar
  6. Ri sózinha no café: "eles são fraquinhos da cabeça ", muito bom!

    Parabéns Girls.

    ResponderEliminar
  7. É mesmo muito giro. Também já fiz, homens para um lado, mulheres para o outro ....ninguém se riu de ninguém porque nenhum grupo conseguiu chegar ao fim :)

    ResponderEliminar
  8. Fiz uma escape game há pouco tempo na Mistery Lisbon Games através da Odisseias e ADOREI! O jogo está muito bem organizado e ninguém fica sem conseguir porque se o master vir que ficamos encalhados nalguma coisa ajuda a desbloquear :D Não há vergonhas.

    Falei sobre isso aqui: http://www.mariadaspalavras.com/como-e-fazer-um-escape-game-508988

    A repetir!!!

    ResponderEliminar
  9. Já tinha tido conhecimento de um projeto muito semelhante a este no Porto e fiquei super interessada... não é possível as duas equipas terem o mesmo desafio? Assim seria um pouco mais justo...
    Adorei o testemunho! Tenho que experimentar :)


    (Aceitam-se desenhos de aguarela e grafite aqui:

    https://www.facebook.com/EsbocArte
    http://esbocarte.blogspot.pt/ )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, podes-me dizer onde fica o do Porto? Obrigada!

      Eliminar
    2. no porto, há um ao pé da quinta da leitaria do paço, na praça Guilherme Gomes Fernandes.

      Eliminar
    3. Cara S,

      no Porto é na Rua do Sol ao Rato, mas pode ver mais informações no site da empresa:

      http://www.mysteryescapegame.com/index.php/pt/inicio/

      Eliminar
  10. se gostaste deste puzzle, aconselho-te a fazer download do jogo "the room" para ipad. é brutal!

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito do post :)
    Já me tinham falado vagamente desse desafio, infelizmente ainda n tive oportunidade de experimentar. Mas agora estou ainda com mais vontade de o fazer :)

    ResponderEliminar
  12. No Funchal tambem existe um Escape Room, mas so tem uma sala. Igualmente divertido. 'E uma coisa que esta na moda, ha quem faca as viagens tendo em conta as cidades com estes jogos.

    ResponderEliminar
  13. Deve ser super engraçado! Também existe no Porto! É uma moda realtivamente recente, mas muito engraçada. Lembro-me que há o mesmo conceito em Budapeste e noutra cidades europeias, chamado "Escape Games" (acho eu) e é muito fixe, mas bem mais desafiante fazer noutra língua
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  14. Aqui no Porto existe o "Exit Games" que tem neste momento 3 salas... a mais recente é de terror e posso-te dizer que é o MÁXIMO =)

    ResponderEliminar
  15. Acho a ideia super gira! O meu marido já participou no de Lisboa e na nossa próxima viagem também pretendemos participar nesse jogo ( o navio onde vamos estar tem também um puzzle room, o tema é escape to the future), ainda ontem estive a ver se já abriram as inscrições porque é das atividades mais esgotadas do navio ;) Engraçado teres falado nisso hoje"! :)

    ResponderEliminar
  16. Agora fiquei cheia de vontade de ir experimentar...

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis