Pub SAPO pushdown

Fomos para fora cá dentro #4: Amarante

segunda-feira, setembro 05, 2016
Na quarta-feira chegámos ao Monverde já tarde, por isso só tivemos tempo de jantar (maravilhosamente bem) no restaurante do hotel e ala para a cama. No dia seguinte, decidimos que não nos apetecia passar o dia na estrada, por isso aproveitámos para acordar mais tarde, ficar pelo hotel e aproveitar a piscina. Estava um calor de ananases, por isso soube-nos pela vida. O hotel é incrível, mas não acho que seja o mais apropriado para ir com crianças pequenas, pelo menos por um período prolongado. Por exemplo, a piscina está inserida no spa (há uma interior e outra exterior), com musiquinha estilo pan pipes, tudo muito tranquilo, muito zen, só vinhas à nossa volta, um cenário maravilhoso mas que pede descanso. "Então estás a dizer isso e foste enfiar um puto de três anos na piscina?". Fui. Fui porque à hora em que chegámos só estava um casal na piscina exterior e o meu homem foi com o miúdo para a interior (que estava vazia). Quando a exterior ficou sem ninguém lá o deixámos chapinhar, por isso não incomodou ninguém (só mesmo a nós). De resto, passámos muito pouco tempo no hotel.









Nesse dia, depois da piscina, fomos almoçar a Amarante. Na verdade, tentámos almoçar em vários outros restaurantes que nos tinham recomendado ali à volta, mas demo-nos mal. Chegámos a um e estava fechado para férias. Chegámos a outro, estava aberto, mas os donos tinham saído "para ir tratar de umas coisas", por isso não serviam almoços. Acabámos em Amarante, a almoçar às três da tarde na primeira tasca que nos apareceu à frente. E que era óptima. Depois demos uma volta pela cidade (que é linda, linda, linda) e ainda fomos provar uns doces regionais à confeitaria Moinho, com uma esplanada amorosa em cima do Tâmega. Nesse dia havia uma prova de bicicletas na cidade, com os ciclistas a passarem a toda a velocidade pelas ruas. De cinco em cinco minutos alguém berrava "afasteeeeeeeeem-se" e não sei como é que não se deu ali uma desgraça qualquer. Os comerciantes estavam indignados por não terem sido avisados e por não terem fechado as ruas, andava tudo aos gritos na rua, por isso acabou por ser uma visita um bocadinho nervosa. Estava sempre a ver quando é que alguém ia levar com um ciclista em cima. Tirando isso, Amarante é uma maravilha. =) O problema foi para sair de lá. Com uma data de acessos cortados por causa da prova de bicicleta, andámos quilómetros e mais quilómetros às voltas para conseguir voltar para o hotel. Um trajecto que demoraria uma meia hora acabou por demorar umas duas, mas tuuuuuudo bem. Quando chegámos estivemos um bocadinho a aproveitar o nosso quarto, com vista para as vinhas, e depois voltámos a jantar no restaurante do hotel. Gostava de vos conseguir explicar como estavam de chorar as vieiras com puré trufado ou os lombinhos de porco em vinha d'alhos, mas não dá, têm mesmo de lá ir. =) Cada um dos pratos foi acompanhado por um vinho sugerido (ou não fosse este um Wine Experience Hotel). Não experimentei, mas o meu homem só disse maravilhas.






O Monverde fica na Quinta de Sanguinhedo, entre Felgueiras e Amarante, e é o hotel ideal para os amantes de vinhos, até porque pertence à Quinta da Lixa, uma das maiores produtoras de vinho verde do país. E o hotel fica precisamente no meio de uma área de 22 hectares de vinha. O conceito de "wine experience" salta de todos os lados. Na decoração do hotel (que foi projectado de forma ecológica e sustentável), nas provas e workshops de vinho, nos tratamentos de spa, nas visitas às vinhas ou na possibilidade de se participar nas vindimas. É perfeito para uma escapadela mais tranquila e acho que no Inverno deve ter um ambiente ainda mais especial e acolhedor. 

18 comentários:

  1. Letícia Azevedo05 setembro, 2016 18:25

    Olá Pipoca,

    Sou de Amarante e realmente é uma cidade linda, ADORO.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu farto-me de "apregoar" o quanto Amarante é maravilhosa, tenho uma paixão enorme pela cidade (é a minha cidade natal, embora os meus pais tenham casa mais perto da Lixa) portanto fico deliciada que tenham gostado!

    ResponderEliminar
  3. Esse conceito de férias é tão bom. lembro-me de ser criança e as nossas férias serem assim. As recordações que tenho são tão boas...

    http://lifeworklive.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tinha sugerido num outro post que deveria fazer # a pipoca vai para fora cá dentro... distraída que eu sou.. a pipoca já faz.. e mt bem. É uma otima promoção do nosso Portugal e consegue alcançar muita gente. Quando vier para os lados da serra da estrela avise. A serra agora está linda e cheia de percursos para fazer.esperamos por si.
    C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro a Serra da Estrela, nasci na Covilhã embora viva em Macau. Acabei de fazer um post no meu blog sobre a minha aldeia - Ourondo - e coisas para fazer nos arredores, incluindo a Serra. Se quiser espreitar, o meu blog: uniquemacau.blogspot.com

      Eliminar
  5. Também gosto muito de Amarante :)

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Duas horas para chegar de Amarante ao hotel?! Exagero dos exageros. A pé chegava lá em menos tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, deixava o carro em Amarante e seguia a pé com uma criança pequena que se cansa depressa e por estradas que não conhece bem, até ao hotel.
      No dia seguinte, fazia o trajecto de volta para ir buscar o carro... prático, sem dúvida...

      Eliminar
  7. Oh a falar da minha terra muito melhor do que eu seria capaz. Um dia, terei de ser turista por aqui mesmo. É um pouco triste, quando não temos bem a noção de que vivemos num sítio tão bom! (Vá, eu vivo numa aldeia que fica próxima da Lixa. A aldeia pode ser adorável para quem vem de fora, mas para quem cá vive, é dose. :))

    ResponderEliminar
  8. No ano passado estivemos neste hotel por esta altura e foi maravilhoso! Almoçar em Amarante tem de ser na Casa da Calçada, vale muito a pena (que é como quem diz o dinheiro que se gasta)!

    ResponderEliminar
  9. Amarante é linda, mas Lousada é ainda mais linda e acolhedora.
    Fica muito próximo de Felgueiras, no Vale do Sousa, a gastronomia é do melhor, tens de visitar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou de Lousada e sim, tem o seu encanto, mas que Amarante tem mais "que se ver"...

      Eliminar
    2. Lousada? Só pode estar a brincar, ou então vive lá e defende a terrinha.
      Fui passar ferias ao Porto e percorri as cidades em volta (Lousada nem é cidade, mas pronto lá fomos).
      Também adorei a cidade, a Casa da Calçada é fenomenal e ainda aproveitei para passar a manhã no Parque Aquático. É das cidades mais lindas de Portugal, não vamos comparar com uma vila como Lousada. Penafiel bem mais bonito que Lousada.
      Pode ser bom para quem lá vive, que não digo o contrario. As pessoas são simpáticas também... mas para quem quer passar uns dias de férias é deprimente. Desaconselho fortemente qualquer pessoa a fazer uma viagem só para lá irem. Cheguei num dia de manhã, fui embora logo no outro.

      Eliminar
  10. Olá Parabéns pelo blog é muito interessante.
    Eu sou um dos ciclistas que de vez em quando gritou, e não não era de 5 em 5 minutos mas sim de 30 em 30 segundos que os atletas passavam. As ruas estavam fechadas ao transito pela gnr por causa do evento e havia placas a avisar do evento em todo o lado. Além disso os comerciantes se não sabem eu não sei porque pois o evento acontece desde 2011 sempre no mesmo fim de semana. Atá alguns restaurantes têm parceria com o evento. O problema foi que as pessoas não andam na estrada quando há carros. Mas como eram só bicicletas é na boa.
    Resumindo foi só um desabafo de uma pessoa que também foi passar uns dias pela 1ªvez a Amarante e que nada tem a ver com o staff do evento. E sim também adorei a cidade ;)

    ResponderEliminar
  11. Olá, Pipoca. Poderia indicar-me o nome do restaurante onde tão bem comeu em Amarante? Muito obrigada. =)

    ResponderEliminar
  12. Cara Pipoca,
    Como Amarantina, não posso deixar que fique com esta impressão da minha terra. Convido-a a voltar a Amarante nas primeiras semanas de Outono; a cidade fica com um colorido maravilhoso, bem diferente das cores das camisolas dos ciclistas e as ruas estão mais calmas e próprias para passear!
    Deixo também um conselho: para almoçar, na margem esquerda do Tâmega, há muitos restaurantes e tasquinhas todos muito bons e para todos os gostos e bolsas! Por último, recomendo uma visita à Confeitaria da Ponte. Tenho a certeza que vai gostar...
    Margarida Freitas

    ResponderEliminar
  13. Pipoca e a Casa da Calçada, não foi lá?!!!

    ResponderEliminar
  14. Esta eu muito calmamente a navegar pelo blog e deparo-me com Amarante, oi, pára tudo. Eu sou de Amarante, bem, mais precisamente de aldeiazinha mais próxima da Lixa. Por aqui há mesmo coisas lindas, espero que tenhas gostado.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis