Pub SAPO pushdown

Fomos para fora cá dentro #1: Tomar/ Gondramaz/Seia/Fornos de Algodres

terça-feira, agosto 30, 2016

Sentado no banco de trás, o Mateus ia disparando perguntas em catadupa. Ainda mal tínhamos saído de Lisboa e eu já tinha ouvido:
  • Mãe, está ali um escorrega, podemos ir?  [não, Mateus, não vamos parar o carro para ires ao escorrega]
  • Porque é que as mamãs ralham com os meninos? [porque às vezes os meninos portam-se mal]
  • Vamos um bocadinho à escola? [não há escola, estamos de férias]
  • Mãe, o que é que estás a fazer? [nada, estou só aqui sentada]
  • Mãe, o que é que o pai está a fazer? [está a conduzir…]
  • Vamos à praia? [não, hoje não]
  • Já chegámos ao Algarve? [não estamos a ir para o Algarve]
  • Mãe, o carro está a falar  connosco! [é o GPS, amor]

Com uma semana de férias e sem grandes planos, decidimos que íamos dedicar uns dias a conhecer melhor Portugal, sobretudo o centro e o norte. É incrível que moremos num país tão pequeno e o conheçamos tão mal, por isso adoptámos o conceito de vá para fora cá dentro e partimos, assim sem grande rumo, apenas com os hotéis marcados. A minha única “exigência” era que não fosse um percurso muito urbano, apetecia-me muito mais campo do que cidade. 

Ontem foi o primeiro dia e começou na BMW, que simpaticamente nos convidou a experimentar o novo X1. Enfiámos a tralha toda na mala gigantesca do carro e fizemo-nos à estrada. Com a hora de almoço a aproximar-se, deixámos a A1e apanhámos a A23, com a ideia de parar em Tomar. E lá íamos descansados da vida quando ouço um “estou a fazer xixi nas cuecas”. “Estás o quê???????????”. Sacana do puto, pá! Ordenei ao homem que parasse assim que conseguisse e saí do carro já a imaginar todo o cenário de terror que devia estar a passar-se na cadeirinha do Mateus. Afinal era bluff, não tinha feito nada, mas achei que era melhor não confiar demasiado na sorte e lá arranjei um cantinho no meio da rua para o miúdo se aliviar. Enquanto isso o homem ficou de volta do Tripadvisor, à procura de um restaurante em Tomar: “infelizmente a Casa das Ratas está fechada, mas há outros bons no centro”, garantiu-me. E foi assim que fomos parar ao Tabuleiro e a uma travessa de carne estufada que não estava nada do outro mundo mas que foi largamente compensada por uma parte de côco de babar. 





Não ficámos muito tempo em Tomar, porque ainda tínhamos muitos quilómetros pela frente. O próximo destino era Seia, onde queríamos visitar alguns familiares. A caminho vimos as indicações para Miranda do Corvo e o homem começou com recordações de quando lá foi correr o Trilho dos Abutres. Falou-me das aldeias de xisto e achei que, já que ali estávamos, valia a pena ir espreitar. E então lá subimos até  Gondramaz, uma aldeia incrível no meio do nada e um dos sítios mais bonitos onde já estive, com uma vista maravilhosa e um silêncio invejável. Era menina para ficar ali duas semanas a descansar o cérebro (até porque os telemóveis não têm rede, um sonho). 













Enfiámos o nariz em todos os recantos e em todas as casinhas de xisto (fiquei com vontade de experimentar o hotel Mountain Whispers), o Mateus correu que se fartou, tirámos uma data de fotos e voltámos a enfiar-nos no X1 com destino a Seia. Pequena paragem só para dar um beijinho a uma tia e rumámos a Fornos de Algodres e ao Solar dos Cáceres, onde ficámos a dormir. Pelo caminho passámos por uma zona enorme devastada pelos incêndios e foi de partir o coração. O tamanho da área ardida era impressionante e dava dó ver tudo preto, milhares de árvores com os troncos carbonizados. Uma tristeza. Quando chegámos ao hotel foi só pousar as malas e seguir para o restaurante Unidos, uma recomendação local. De volta ao Solar - que é um sítio lindo e super tranquilo - aterrámos os três na cama, cansados de um dia com tanta coisa. Hoje, acordámos com os sinos da igreja, tomámos o pequeno-almoço junto à piscina e fizemo-nos à estrada para mais um dia.









94 comentários:

  1. Adoro essas mateuzices :)
    Fotos muito giras! Bárbara Torres

    ResponderEliminar
  2. Epa eu sei que o blog é o teu trabalho... Mas estás de férias e mesmo assim deste-te ao trabalho deste post (que não deve ter levado assim tão pouco tempo, desde passar fotos, fazer a selecção e ordená-las, colocar-lhes a assinatura e ainda o próprio texto...). Os meus parabéns por isso.

    ResponderEliminar
  3. Em Fornos de Algodres, para jantarem, teria sugerido a Quinta das Courelas, passo a publicidade 😊

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha e que jeito que este post me dá!
    Muito obrigada!! Já vi preços e não são nada caros!
    Mil beijos!

    ResponderEliminar
  5. "lá arranjei um cantinho no meio da rua para o miúdo se aliviar"

    No meio da rua, que lindo. Assim tipo cão. Lá por ser xixi não é aceitável que seja feito "no meio da rua", nem por animais, nem por crianças. As ruas de Lisboa estão um nojo por causa destes (e de outros) comportamentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada tema, era numa estrada sem habitações, no meio de nenhures. E entre pô-lo a fazer xixi ali ou tê-lo todo encharcado eu preferi a primeira hipótese. Prenda-me.

      Eliminar
    2. Se era numa estrada sem habitações, eventualmente também sem passeio/caminho de passagem de pessoas e com árvores/campo ainda posso perceber. Mas a justificação "entre pô-lo a fazer xixi ali ou tê-lo todo encharcado eu preferi a primeira hipótese" não é válida a partir do momento em que vivemos em sociedade e que o "tê-lo todo encharcado" só a iria prejudicar a si ou ao carro (e, sendo a mãe dele, é normal que tenha de arcar com essas chatices/limpar) e o pô-lo a fazer xixi no meio da rua prejudica um maior número de pessoas e acarreta questões de cheiro, higiene, saúde pública, etc.

      Posso-lhe dizer que, em pleno bairro residencial em Lisboa, já vi uma mãe baixar as calças a duas filhas pequenas e elas fazerem cocó uma e xixi outra entre dois carros. Acabado o "serviço", a mãe puxa-lhes as calças para cima, entra num talho, faz as compras e sai como se nada fosse, deixando aquilo ali tudo sujo. Para já não falar de estudantes/turistas/taxistas homens que urinam no meio da cidade contra muros, postes, caixotes do lixo... e dos cães!

      Eliminar
    3. O caro anónimo nunca deve ter lidado com crianças, pois não? :/
      É que ter fé que aguentem até se chegar a uma área de serviço ou café ou whatever, a malta até tem. Mas de facto é melhor prevenir e evitar o desastre duma cadeira auto toda encharcada!!

      Eliminar
    4. Valha-me Nossa Sra. dos Revoltados.
      De certeza que a rua onde mora não cheira mal por causa da urina,nem das fezes das crianças. Existe uma coisa chamada razoabilidade que me parece não ser o seu forte.
      As crianças nesta idade estão em fase de desfralde, e é bem complicado gerir os xixis e cocós, digo eu que tenho duas com esta idade. Mas o Anónimo talvez consiga fazer essa gestão melhor que nós.
      Eu, em desespero, sou rapariga para pôr as minhas crianças a fazer xixi na praia, mesmo à beirinha dos seus pés... E sem qualquer pudor!

      Eliminar
    5. Porra, estas moralistas deixam-me doente...
      Só gostava que tivesse filhos e que lhe acontecesse o mesmo que à pipoca, a ver se deixava que as crianças lhe encharcassem o carro logo ao início de um passeio de alguns dias!

      Eliminar
    6. Esclareça-me por favor, com uma criança de dois anos (p.ex) que quer fazer xixi ou cocó de repente, faz o quê? Diz para fazer pernas abaixo? Eu também não sou adepta de que se ande a fazer isto a "torto e a direito", mas há que perceber que existem excepções. A primeiro opção de um pai, não é que ele faça na rua.

      Eliminar
    7. O anónimo das 15:02 tem graves problemas psicológicos!!!!! é um alerta

      Eliminar
    8. Pipoca, eu costumo por no assento da cadeirinha um resguardo. Não tenho qualquer problema em por a minha filha a fazer xi xi no meio de nenhures, mas por vezes deixam-se dormir na cadeirinha e a coisa dá-se :)

      Eliminar
    9. Haja paciência para tanta ignorância! !!Vê-se mesmo que nunca lidou c uma criança pequena aflita para fazer xixi...

      Eliminar
    10. Que nojo, Dias Infinitos. Por causa de pessoas sem civismo como você é que há crianças mal educadas, que depois se tornam em adultos sem civismo e perpetuam este ciclo vicioso. É claro que o grande problema das ruas sujas são os cães (os seus donos!) e o lixo que as pessoas abandonam fora dos caixotes/deitam para o chão. Mas também há muitos paizinhos a deixar as crianças fazerem as necessidades onde "dá jeito" (para eles, não para a restante população), bem como adultos que ainda não perceberam como usar uma casa-de-banho e acham normal fazer na rua.

      Eliminar
    11. Estou a ver que há aqui muita gente que adora viver na porcaria... ou então não consideram as ruas como sendo "suas" (=de todos), ou só andam de carro, não sei.

      Eliminar
    12. Oh Anónimo tenha dó... E uma criança também!
      Depois logo falamos de falta civismo e de educação. O que me parece que tem é excesso de pudor, e falta de sensibilidade para o tema, já que lhe deve faltar a experiência.
      Se faz este alarido todo por causa de um simples "xixi", imagino o que dirá de uma regurgitação no meio da rua, algo extremamente controlável, e que de certeza que é proveniente de um ciclo vicioso perpetuado pelas gerações anteriores!
      Adorei a deixa!! :D

      Eliminar
    13. Até eu, quarentona, tive de me aliviar na rua (leia-se no monte - valha-me estar numa aldeia) ainda há pouco tempo.
      Nem sei se ria se chore, mas que teve de ser, teve.
      Experimente ter SII e vai ver o que por vezes tem de fazer. E olhe que eu dava 50 euros por um wc por perto, mas sabe, às vezes não há e às vezes, o corpo não espera... nem o de uma quarentona como eu!

      Eliminar
    14. Sara Espiguinha30 agosto, 2016 16:58

      Por amor de Deus, agora também implicam com o fazer um xixi na rua? Se eu estiver muito aflita e não tiver uma wc nas proximidades, faço o quê? Uso uma fraldinha? Ou ponho uma rolha?

      Eliminar
    15. Então pronto, vamos concluír que toda a gente e os seus filhos e avós e etc já teve, ou tem, com alguma cadência, que fazer as necessidades na rua. Vamos multiplicar isso pelos milhares de pessoas que vivem em cidades/vilas/aldeias + os casos que referi acima (animais e homens que urinam em qualquer lado) e concluir que é uma inevitabilidade termos as ruas (neste caso, de Lisboa, que é onde moro) no estado em que estão, todas sujas e malcheirosas (especialmente no Verão, em que o cheiro é intensificado pelo calor e não chove para limpar esses dejectos). Vamos assumir que é normal eu sair de casa e estar uma mancha na parede no meu prédio de algum cão/criança/adulto que "teve" de urinar ali e, portanto, cabe-me a mim encolher os ombros e achar normal ter o meu prédio mal cheiroso, andar a pisar porcarias cheias de bactérias e levá-las para onde for (inclusive para dentro de escritórios, casas, hospitais, etc), poder-me cair algo ao chão e eu a apanhar e as ditas bactérias virem juntas, ir a um jardim/parque e sentar-me no chão e estar em contacto com esses dejectos, etc.

      Claro que no ar/terra/tudo o que possamos imaginar e tocar existem 4129048124 espécies de bactérias diferentes e que já estamos expostos a imensas porcarias, mas por alguma razão (saúde pública) é suposto as nossas necessidades serem feitas em casas de banho e serem tratados os esgotos. E o facto de esses dejectos estarem nas ruas, usadas por todos nós, é um problema, sim (tal como é uma contraordenação um dono de um cão não limpar o que ele sujou, por exemplo).

      Se tudo isto é ter "excesso de pudor, e falta de sensibilidade para o tema", eu chamo-lhe bom senso, cidadania e sentido do bem comum e prefiro continuar a ser assim que usar a rua como casa-de-banho e achar isso normal, obrigada.

      Eliminar
    16. :DDDDDDDDDD
      Muito bom, Dias Infinitos!

      Eliminar
    17. Vá também não se excedam pf... uma criança a fazer um xixi, nao vejo mal algum... mais do que isso, se fosse um filho meu , eu limparia...por favor menos.

      Eliminar
    18. Anónimo das 16h35, não se trata de viver na porcaria. Trata-se de se ser razoável, a maioria dos pais quando opta por pôr um filho a fazer algum tipo de necessidade fisiológica no meio da rua, não é por ser mais fácil, não é que não tenho em conta aspectos de higiene, é mesmo por não ter outra opção. Eu que já tive na praia com uma criança de 2 anos a fazer o desfralde, quando ela disse que queria fazer xixi a primeira opção foi procurar uma casa de banho, por sorte cheguei lá a tempo, mas tenho a perfeita noção que ela poderia ter feito pernas abaixo, se acho higiénico? Claro que não, mas estamos a falar de crianças que por vezes não controlam. Agora diga-me, acha mais higiénico fazer na cadeirinha do carro, ou na roupa e depois seguir viagem com aquilo junto ao corpo? Onde as mãos circulam livremente, e a probabilidade em algum momento irem parar à boca é elevada? Diga-me lá, numa situação destas quem é que adora viver na porcaria??

      Eliminar
    19. Adoro pessoas que não percebem a diferença entre a regra e a excepção.

      Eliminar
    20. Tenho 30 anos, em miúda houve uma ou outra vez que me recordo que os meus pais me tiveram de pôr a fazer xixi na rua, sobrudo quando íamos passear para o interior, onde não há uma casa de banho pública ou café em cada esquina. O que fazer? As crianças não tem a capacidade de apertar ou controlar a bexiga, a capacidade de calcular quanto tempo vão voltar a ter um wc disponível... deve-se então deixar a criança encharcar-se em urina, essa sensação confortável? (e num passeio de dia muitas vezes sem muda de roupa disponível). E adivinhem, não me tornei numa adulta que faz xixi no meio da rua, seja campo ou cidade, uau!
      E como será que todos os animais selvagens fazem no seu habitat quando precisam de fazer as necessidades? Dirigem-se à povoação mais próxima? Ahahah! Com excepção dos gatos que sabem enterrar o que fazem, a fauna selvagem é muito mal educada! E os peixes? Saem do mar e vão até ao bar da praia aliviar-se, talvez. Uma novidade para os críticos: os cocós dos cães são um problema na cidade porque é tudo cimentado e os jardins são para as pessoas os frequentarem, porque na natureza as necessidades são biodegradáveis.

      Eliminar
    21. Dias infinitos, penso que será mais aconselhável por as SUAS filhas a urinar para os SEUS pés. Uma coisa é uma exceção, outra regra (tal como diz a Pipoca), e ainda outra má educação, ofensa e desrespeito pelos outros como esta "senhora" Dias infinitos sugere.

      Eliminar
    22. Uma dica mesmo MUITO simples para a Pipoca e todas as mães de rapazes (tenho 2 e como não tenho meninas não sei se com elas resultaria): andar SEMPRE com uma garrafa de água vazia (0,5L)no carro! É só fazer na garrafa, fechar bem e colocar no primeiro caixote do lixo que encontrar. (lembrei-me desta "técnica" porque também me mete confusão por os miudos a fazer xixi na rua em plena cidade...).

      Eliminar
    23. Há pessoas muito mal resolvidas na vida, só pode. Pegam em qualquer coisa mínima só para criticar. Valha-me deus que não há paciência. Beijinhos :)

      Eliminar
    24. Pipoca dizes que adoras pessoas que não percebem a diferença entre a regra e a excepção. Eu adoro pessoas. No geral. Não é espectacular como de uma acção tão inocente esta pessoa fica revoltada, capaz de partir pedra com a cabeça. Menos minha gente.. não é este o problema global. E porra, ninguém saiu à noite e bebeu tanta cerveja que teve de fazer xixi na rua? Esta pessoa seguramente ainda usa fraldas para viagens de longa distância no meio de nenhures. E não tem mal nenhum em usar fralda em adulto. Pode é ficar caro, digo eu.

      Eliminar
    25. Anónimo31 agosto, 2016 12:41, esta pessoa, como diz, já esteve em mais de 40 países, viaja com frequência para "o meio de nenhures" e consegue perfeitamente gerir a sua ingestão de líquidos dependendo do tempo sem casa de banho que vai ter de suportar, muito obrigada (é uma das características de ser adulto, aliás, se não a desenvolveu devia consultar um médico). E das vezes em que teve de se aliviar ao ar livre foi exactamente "no meio de nenhures", ou seja, em sítios de natureza onde não vivem pessoas. Não foi no meio da cidade, não foi numa rua, não foi na beira da estrada, nem foi na praia. O problema aqui é as pessoas tomarem actos de falta de civismo como este como sendo "uma acção tão inocente".

      Eliminar
    26. Oh pá! Vão se encher de filhos para verem se não os punham na rua a fazer xixi, se estes estivessem aflitos sem lugar para fazer! Porra que camada de gente parva e sem filhos!
      ps: desculpa Ana, mas tinha de desabafar... :)

      Eliminar
    27. Lisboa sem dúvida q cheira muito mal. Mas não é de certeza absoluta por porém uma criança ou outra a fazer xixi e coco. Primeiro so aquela avenida está cheia de sem abrigos. Sexta feira à noite. Dia de curtição beber até cair pó lado mijar em todo o lado. E depois a pessoas simplesmente porcas. E estamos à falar de adultos. Não de crianças. Pois são apenas crianças!

      Eliminar
    28. Se está mal com o cheiro e as vistas de Lisboa saia. Olhe que nas aldeias não há nada disso, no máximo vai ao mercado e compra uns legumes fertilizados pelas fezes dos animais ou pior, pela fossa, porque sim, no ano de 2016 continuam haver freguesias sem esgotos e ainda há idosos que a usam para esse fim. E assim vai ver o quanto é bom ir para o meio do mato e baixar as calças e que as bactérias não a matam :) Não concordo no meio da rua, mas se for no meio do mato não exagerem! Devem se ter esquecido que há uns míseros 50 anos havia buracos no chão e não "lindas casas de banho"

      Eliminar
    29. Fico parva com certos comentários. Passo à frente o Mateus ter feito xixi na rua que claro está foi uma coisa excecional e não deve andar a fazer xixi todos os dias nas ruas de Lisboa. Há gente que devia estar calada ou melhor paralisada dos dedos para não poder teclar.Vou falar dos cães pois tenho um e levo sempre à rua para fazer xixi ou cócó que apanho religiosamente com uma saquinha mas o xixi o que quer que lhe faça? Que leve um penico ou lhe ponha uma fralda?

      Eliminar
    30. Anónimo01 setembro, 2016 00:09 leve-o às zonas reservadas a animais que há nos parques (por exemplo, no jardim do Campo Grande há uma). Há poucas? Sim, é verdade. Paciência para si e para os outros donos dos cães, reivindiquem por mais, escrevam para as juntas de freguesia, façam alguma coisa. "Ubi commoda ibi incomoda", nunca ouviu dizer? A senhora optou por ter um cão, logo, tem de arcar com as consequências boas e más dessa escolha. Não é quem não tem cães, ou quem tem uma casa, ou um carro que tem de levar com o xixi do SEU cão. Você é que tem de assegurar que ele não prejudica as outras pessoas e os seus bens. O mesmo vale para quem tem crianças, isto não é o "vale-tudo" e 'bora lá urinar na rua porque "não havia opção".

      Às pessoas que adoram falar do "estrangeiro", pois olhem que no "estrangeiro" civilizado (centro e norte da Europa) não se veem cães com dono a fazer cocó e xixi na rua. Nem as ruas estão sujas ou cheiram mal como as de Lisboa. Já tive amigos estrangeiros a visitarem-me cá e a perguntarem-me o que se passava com as nossas ruas, pois estavam todas sujas. É inacreditável a falta de civismo dos portugueses e o tomarem estes comportamentos como normais (e já nem vou falar em beatas no chão, lixo atirado porque se acabou de usar uma coisa e não se pode carregá-la na mão até aparecer um caixote do lixo, enfim).

      Experimentem ir a Tóquio, onde é raro haver um caixote de lixo na rua (foram abolidos há umas dezenas de anos quando houve um ataque com uma bomba de gás num) e ver se veem um pedacinho de lixo que seja no chão. Numa cidade com 15 milhões de habitantes. Os portugueses é que são uns porcos!

      Eliminar
    31. Desisti de ler... Enfim. Mas achava piada se lhe desse uma valente vontade de fazer xixi e que fizesse pelas pernas abaixo em plena bucha para o WC na estação de serviço de ... Sei lá, pode ser Aveiras.

      Eliminar
    32. Anónimo01 setembro, 2016 23:36: ainda não aconteceu até agora, nem nunca aconteceu a ninguém que comigo viaja, por isso, duvido que vá acontecer no futuro :) eu o que desejo é que toda a gente seja mais limpa e veja a rua/espaços públicos como pertencentes a todos nós e não o sítio onde fazem a porcaria que em casa não é aceite.

      Eliminar
    33. Prendam-me também! Cometi o mesmo crime que a pipoca este verao e mais do que uma vez... É que também eu tenho uma criança com 3 anos acabados de fazer. Deve ser mal geral das mães de crianças desta idade... Haja paciência, pipoca!

      Eliminar
    34. Pois, prendam-me a mim também. Ainda por cima já vou no segundo filho! Muito eu gostaria era que os homens - adultos, sim - não fizessem o xixizinho na via pública, onde bem lhes apetece e quando têm necessidade. Isso sim, é que era serviço, porque esses já têm capacidade e entendimento para procurarem um wc e não o fazem. Agora as crianças pequenas,numa situação de aflição, por favor... Tanto moralismo bacoco que por aqui anda...

      Eliminar
  6. Excelentes fotos, de dia para dia, ou melhor, de post para post melhores. Excelentes escolhas para mini ferias. A serra da Lousã esta cheiinha de lugares lindos como os que andou a visitar, aldeias de xisto perdidas quais presépios pela serra fora (exemplos: Talasnal, Casal Novo, Candal, etc etc..., com muitos trilhos fan-tas-ti-cos). Tenho casa por aí por isso sei do que falo. Excelente outfit à beira psicina, (com lenço estilo stylista, blogger que tem classe como nome do meio).

    ResponderEliminar
  7. Ahahah, o carro está a falar connosco é maravilhoso.
    Parabéns essas fotos estão cada vez melhores e o Mateus cada vez mais fofo. Beijinhos e boas férias.

    ResponderEliminar
  8. Anda muitoa gente revoltada e de mal com a vida . Que pena ! Mas näo é com azedumes ,fel e invejas que melhoram a vidinha ...disso tentam a certeza ! Lindas fotos ! Boa semana , divirtam-se !

    ResponderEliminar
  9. Que fotos fantásticas! Boas férias!

    ResponderEliminar
  10. Por favor pipoca (eu sei que não se deve tudo a câmara) mas então não há problemas em me dizer que camara usou e a lente também! :)

    ResponderEliminar
  11. Deve ter sido um passeio maravilhoso! Temos paisagens tão lindas no nosso País. O Mateus está giríssimo, e deve ser cá um castiço!

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns.
    O texto está perfeito e as fotografias magnificas.
    O Gondramaz é uma das aldeias mais perfeitas da rede de aldeias de Xisto. O processo de recuperação da aldeia foi iniciado em 2002 sendo o reflexo de muito empenho e amor de todos os intervenientes.
    Próximo desta aldeia, no concelho de Miranda do Corvo, a cerca de 2 km do Centro existe o Parque Biológico da Serra da Lousã. Um Parque com uma imensa colecção de animais autócnes ( lobos, ursos, linces, cavalos, etc )e que tem um labirinto de árvores de fruta que as crianças adoram percorrer. Junto do Parque fica o Hotel Parque Serra da Lousã, um Hotel novo muito agradável.
    Sugerimos uma visita a estes locais.

    ResponderEliminar
  13. O meu tem umas Birkenstock iguais. Ficam lindos estes putos. :)

    ResponderEliminar
  14. "Atão" a Pipoca tem família em Seia e eu não sabia? 😂

    ResponderEliminar
  15. Faltou a paragem obrigatória na Padaria Baptista em Vila Nova. É a sede de freguesia a que pertence a aldeia do xisto de Gondramaz. Na nossa padaria poderá saborear pão quentinho todos os dias, mesmo ao domingo... ;) É uma padaria familiar e que nos transporta e nos perfuma diariamente com cheirinho a pão quente....

    ResponderEliminar
  16. "loijinha do bezitante" está completamente demais, só em Portugal mesmo :))
    Bj S

    ResponderEliminar
  17. Andou por zonas muito bonitas, sim sra. :D

    ResponderEliminar
  18. Onde encontrar o fato de banho, por gentileza?

    ResponderEliminar
  19. Gostei imenso das fotos e do texto, percebo que por resguardo já não o faças tantas vezes mas gosto destes posts mais inimistas e da maneira como descreves as coisas. Continuação de boas férias!

    ResponderEliminar
  20. Oh pipoca... tão próxima que esteve da minha linda cidade... a única que se escreve com as 5 vogais. . Visita nos para a próxima. . Gouveia espera por ti.

    ResponderEliminar
  21. Tudo preocupado com o xixi e ninguém reparou que as fotos em que aparecem o Mateus são montagem porque a Pipoca nunca leva o filho em viagens. Gostei da técnica Pipoca. Pensou: "vou atirar-lhes areia para os olhos com o xixi na rua que nem vão reparar que corri o país sozinha com o meu amor longe das birras do Mateus!"
    Esqueçam o xixi, falem novamente como ela é uma mãe desnaturada que tem um filho mas depois não lhe liga nada.
    Fora essa montagem muito bem feita adorei as fotos e o xixi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Say whaaaaat?!!

      Eliminar
    2. Só pode estar a gozar CS não é verdade? Ou então bateu mesmo com a tola nalgum lado...

      Eliminar
    3. Acho que a comentadora CS estava a ser sarcástica.....parece-me!
      Mas gosto das respostas em tom revoltado! (Haja paciência para as pipoquianas. A pipoca é adulta e sabe, é muito bem, defender-se!!)

      Eliminar
    4. Oh, será o meu sarcasmo tão pouco óbvio?!

      Eliminar
    5. Ahahahah 😂

      Eliminar
    6. CS, é que neste blog nunca se sabe! Vejo cada comentário às vezes...

      Eliminar
    7. Sim, de todos acho que este blog bate records nos comentários "felizes". Eu podia ser mais uma mas como quem faz esses comentários nunca aparece com nome ou associado a outro blog, não iria ser a primeira.
      Nem sempre abro os comentários dos posts nem costumo comentar mas quando vejo, são poucas as vezes que me rio, são mais a vezes que me entristece...

      Eliminar
  22. Tão lindas as fotos :)
    O Mateus cada vez mais giro ;)

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Como é possível não ter estado mais tempo em Tomar...
    Não lhe ofereceram nada, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo. Ainda estive meia hora na rua com um cartaz a dizer "sou a Pipoca, ofereçam-me coisas". Como não resultou pus-me a andar para outra freguesia.

      Eliminar
    2. Oh meu Santo Cristo... eheheheh

      Eliminar
    3. Ai o que me ri agora com aquela!!
      A Pipoca devia criar uma rubrica "O meu blog dava um filme" e depois fazia os melhores apanhados e as melhores peripécias!!

      Eliminar
  24. Pipoca podias dar umas dicas sobre as máquinas fotográficas que usas. Quero comprar uma máquina fotográfica nova e não tenho ideia do que comprar. Sou completamente amadora mas gosto de ter fotos com boa qualidade. Viajo bastante e tenho montes de fotos e são bastantes boas mas quando as vejo no computador a definição e resolução é muito baixa. Gostaria de uma boa opção para resolver este senão.
    Obrigada e boa continuação de férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim, na loucura, tentar perguntar a alguém que até perceba da poda não me parece má ideia. Tipo, na LOJA onde a pretende comprar.

      Eliminar
    2. Também queria um post sobre isso! Não percebo porque é que a Ana nunca "revela" a máquina e a lente... Enfim

      Eliminar
  25. Ana escolheste muito bem os sítios para passeares, são lindos!!
    Conheço todos esses caminhos muito bem!! Tomar tinha uma pastelaria que era paragem obrigatória quando ia para casa da minha mãe( Miranda do Corvo :))Tinha uns doces, meu Deus babava-me toda!!

    A Serra da Lousã é maravilhosa!!

    E Seia também tenho lá familiares!! Temos um Portugal Linnndddoooo!!

    Eu este ano fiz o mesmo, vi o percurso marquei os hotéis e lá fomos; "Pelos caminhos de Portugal......" :)~
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Venha visitar Abrantes Pipoca, experimentar as tigeladas e a palha de Abrantes, de babar!!
    Se quiser dar uma voltinha pelo campo (no meio de nenhures, apenas com animais, piscina, ar puro e uma casinha rústica) está convidada para a minha quinta =)

    ResponderEliminar
  27. Foi uma pena não ter ficado mais tempo em Tomar. É uma cidade lindíssima que tem muitos mais recantos e monumentos para ver. As fotos infelizmente não fazem justiça ao sitio que é.

    ResponderEliminar
  28. ´Pipoca, o teu filho não é nada bonito... Sai ao pai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufaaaaaaaaa! Se dissesse que ele é feio e que sai à mãe aí é que me preocupava. Sendo assim está tudo fixe.

      Eliminar
    2. Ai, a sério que as pessoas vêm para aqui escrever isto?????

      Eliminar
    3. Ai Pipoca, juro, gabo-te a paciências para estes anónimos idiotas, mas confesso que as tuas respostas a estes são as melhores :)

      Eliminar
    4. Como é que é possível??? Pipoca, nem devia ter aceite este comentário. É inacreditável aquilo que as pessoas são capazes de escrever atrás de um teclado. Espero nunca me cruzar com pessoas assim na minha vida pessoal e profissional.

      Eliminar
    5. A sério que eu li este comentário? Oh Pipoca, você merece o prémio da paciência, e as suas respostas são o máximo! Eu não sei se seria capaz de responder assim, mas faz bem, gozar com quem tem este descaramento, esta falta de educação. Não ligue, pois o seu filho é lindo, o seu marido é um giraço, e estas pessoas são umas mázinhas que só sabem destilar veneno.

      Eliminar
    6. Será que não entendem uma ironia. Gente burra

      Eliminar
    7. Claro esta que o anonimo das 11:51 é vesgo, tem miopia e hoje ao acordar caiu da cama e bateu com a cabeça (pancada forte por sinal...). Primeiro porque o Pai da criança é giro quer se farta, depois porque a Mãe não lhe fica atrás mas e acima de tudo porque o miúdo Mateus é uma fofura de giro... muito mais giro que o Pai e a Mãe juntos ehehehehehe

      Eliminar
    8. anónimo das 11.51, que pessoa infeliz deve ser...

      Eliminar
    9. Giro giro é que de repente todo o ANONIMO que quer criticar só por criticar e é mau muito mau, mal educado e tudo e tudo, a seguir diz que é ironia que é sarcasmo que os outros afinal é que são burros! Ah gentinha "tã" esperta!

      Eliminar
    10. Gaja boa e linda01 setembro, 2016 12:30

      O anónimo resolveu ser parvo que era para ver se a Pipoca lhe respondia e olhe que sorte, respondeu!!!
      E depois vem dizer que era ironia..... claro que sim, não se nota logo??!!
      Só alguém de mal com a vida vem para aqui dizer que o miúdo é feio. As crianças não são todas bonitas, aliás deve ter sido esse o seu caso e prolongou-se.... Mas dizer à mãe que o filho é feio só porque lhe apeteceu, é maldade também.
      Não é que precise Ana, mas o seu filho é lindo e parece um anjo com esses caracóis... Até diria que vocês são a família dos lindinhos.... :-).

      Eliminar
    11. Por acaso acho o marido da Pipoca um homem bastante bonito! E fazem um bonito casal.
      Felicidades.

      Eliminar
    12. Eita pessoa mal amada.

      Eliminar
    13. Fico parva com a maldade das pessoas... Ganhou o quê com essa sua observação infeliz??

      Eliminar
    14. A sério?! É o que dá a inveja,não deixa ver com clareza... enfim... pipoca, diz lá que shampoo usas no Mateus, tenho um pequenote de 20 meses que também tem uns caracóis assim deliciosos, ainda uso o shampoo da mustela mas acho que chegou a altura de mudar...
      Obrigada
      Sofia D.

      Eliminar
  29. Belo passeio. Em Fornos há sítios melhores para jantar (sei do que falo) fica p a próxima.
    Continuação de bons passeios

    ResponderEliminar
  30. No início de Agosto, essa bicicleta pasteleira já se encontrava no mesmo lugar.

    ResponderEliminar
  31. É tão bom revisitar os lugares que me são familiares,através de outros visitantes! Mas diz lá pipoca se Trancoso não é lindo? sem desfazer dos outros lugares visitados, pois claro! E a sardinha doce é boa, mesmo para quem não vai muito à bola como os doces conventuais, como é o meu caso!

    ResponderEliminar
  32. Boa noite Ana, recomendo vivamente o Mountain Whisper, para além do sítio onde está localizado a piscina tem uma fantástica vista. Descobri esse cantinho no ano passado por acaso no booking e este ano voltei lá na mesma altura e não nos cruzamos por pouco pois vim embora no domingo. Só conheço a casa mãe, mas as outras são também muito engraçadas, para além de Gondramaz ser muito giro tem depois imensos percursos pedestres muito interessantes bem como outra aldeia para visitar que se chama Talasnal que acredito que já tenha ouvido falar. Beijinhos e resto de boas férias
    Claudia

    ResponderEliminar
  33. Portanto, o motivo para este post ter tantos comentários é o Mateus ter feito xixi no mato?

    Pessoas <3

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis