Pub SAPO pushdown

Por um peso saudável 2016 #3

quarta-feira, junho 29, 2016


A Carla continua na sua missão por um peso saudável com a PronoKal e, aos poucos, vai-se aproximando do seu objectivo. Estive, uma vez mais, à conversa com ela, e encontrei-a super determinada e focada neste projecto:

Tiveste mais uma consulta de avaliação. Como correu?
Bem! A Dra. Sandra Marques ficou muito feliz com os meus resultados. Com PronoKal tenho vindo a perder peso desde o início  e  isso é muito motivante. Logo no primeiro mês perdi oito quilos. No total já perdi 12 quilos, 10 centímetros de anca, quatro de cintura e cinco de coxa. Estou com 75 quilos, um peso que não tinha há muitos anos, e agora entramos numa fase em que se perde peso mais devagar. Mas estou cada vez mais perto da mini-saia!

E como está a tua alimentação?
Passei para a fase 2A, que já me permite comer proteína animal ao almoço. Para além
dos produtos PronoKal e da lista de legumes permitidos, agora também posso comer carne branca, peixe, ovos e alguns mariscos ao almoço. Mas costumo dizer, a brincar, que há uma vida antes e depois da Pronokal. Por exemplo, antes odiava canela, ficava maldisposta só de ouvir o nome. Agora como pratos de aveia e encho-os de canela, adoro. Também comecei a cozinhar. Antes fazia tudo na Bimby, agora gosto de procurar receitas, ingredientes, alternativas. Até comprei um utensílio para fazer esparguete a partir de legumes. Nesta fase do tratamento já dá para cozinhar mais coisas e é mais fácil almoçar ou jantar fora. Tenho de perder mais três quilos até entrar na fase 2B, aí já poderei comer proteína ao almoço e ao jantar.

Saudades de comer alguma coisa?
Às vezes penso que se comesse um bolo ninguém iria saber, mas depois pergunto-me o que é melhor: comer um bolo e ficar satisfeita no momento ou ter o peso que quero daqui a três meses? Para mim o mais custoso é ter de estar sempre a pensar em tudo o que vou comer, ter as refeições preparadas e ter de comer às horas certas. Mas os meus amigos têm-me ajudado. Como estou mais focada numa alimentação saudável, acabo a partilhar receitas com eles, artigos, frases motivacionais. Fica mais fácil.



Sentes que te preocupas mais com aquilo que comes?
Sem dúvida, transformei-me numa expert no que toca a seleccionar o que é mais saudável.  Se vou almoçar ou jantar fora pergunto tudo: o que é que as coisas levam, como é que são confeccionadas, quais as quantidades. Os restaurantes têm muita variedade para quem tem uma alimentação dita normal, mas é mais complicado para quem tem restrições. Também leio os rótulos de todos os produtos com muita atenção.

Continuas a fazer exercício?
Sim, no centro PronoKal e em casa. Tenho um treinador PronoKal, o Paulo, que está sempre a incentivar, a puxar por mim, a enviar mensagens a perguntar se já treinei, se tenho dores, e isso é muito importante.

Já tens mais de 600 seguidores na página de Facebook que criaste para relatar os teus progressos. Esse feedback é importante?
Sim. Há muitas pessoas que seguem a minha página que, entretanto, também começaram a fazer o tratamento e que enviam mensagens a pedir conselhos. Trocamos ideias e esse apoio é muito importante. Ao início sentia-me muito sozinha, mas os comentários positivos dão-me força para continuar. Desde o início do tratamento que tenho o apoio da equipa multidisciplinar PronoKal: a médica, as nutricionistas, o treinador e um clube online. Depois, na página, tenho o apoio das pessoas que me seguem . Partilho fotos das minhas receitas, da minha evolução e até da minha roupa, para as pessoas verem como o tratamento está a resultar. É muito positivo.

Para além do peso já sentes outras mudanças na tua vida?
Acho que estou  muito mais calma e aproveito mais os pequenos momentos. Por exemplo, antes tomava sempre o pequeno-almoço a correr. Agora gosto de acordar cedo, sentar-me no sofá e apreciar a vista enquanto tomo o pequeno-almoço. Paro, estou concentrada no que estou a fazer e o dia começa logo com outra disposição e energia. Graças à PronoKal aproveito muito mais a vida. 


55 comentários:

  1. Tenho 1,72 e peso 95 kgs isto é demais certo??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho 1.72 e peso 80 kg e é demais. Tenho de perder entre 10 a 15 kg.

      Eliminar
    2. eu tenho 1,68m e peso 63kg e já sinto que estou com uns quilos a mais (gostava de estar nos 58kg), imagino com 95kg!

      Eliminar
    3. Eu tenho um 1,68 e peso 58Kg.. se calhar está com um bocadinho de peso a mais.

      Eliminar
    4. Segundo os valores do IMC sim... IMC de 32.1, já é Obeso Grau I.

      Eliminar
    5. Penso que sim, mas o ideal é consultar alguém entendido do assunto e que a vai ajudar a perder peso.

      Eliminar
    6. Eu tenho 1,74, há quatro anos pesava 96kg e estava obesa.
      Fiz dieta, comecei a praticar exercício físico e perdi 30kg de Dezembro de 2012 a Setembro de 2014.
      Hoje peso 66kg e estou magra, elegante e sem peles penduradas. Ganhei algumas estrias que são comuns nos processos de emagrecimento.
      Não tomei nada, não fui seguida por nutricionistas nem fiz tratamentos de estética.
      A minha dieta consistiu em eliminar todo o "lixo" que comia (doces, batatas fritas, bolachas, refeições muito pesadas) e começar a comer doses mais pequenas, mais vezes por dia e claro, alimentos mais saudáveis. Inseri muitos vegetais, muita salada e fruta em vez das porcarias que comia.
      Em relação ao exercício, íntegro um grupo de treino ao ar livre parecido com o BootCamp, onde fazemos treino intensivo de todos os grupos musculares.
      Hoje, além de mais bonita, sinto-me mais saudável.
      Antes de qualquer acção, o meu conselho sincero e com experiência é tomarmos consciência de que precisamos de mudar. Antes da minha mudança, frequentes ginásios (ou pagava a mensalidade vá), fiz dietas da sopa e do limão e do diabo atravessado, mas só quando realmente me mentalizei (no meu caso, meti na cabeça que se chegasse aos 100kg estaria perdida) é que ganhei a força de vontade necessária para alcançar o sucesso.
      Hoje em dia, comer bem tornou-se um hábito, já me permito alguns deslizes que depois compenso com alimentação melhor e exercício nos dias seguintes e agora é manter. :)
      Força e acredite que é capaz!
      Um beijo.

      Eliminar
    7. No fundo no fundo a anónima sabe que sim, é demais!

      Eliminar
    8. Depende do que quer para si... eu tenho a sua altura e peso 61 kg. Para mim o meu peso é o ideal... isso para mim. Peça ajuda a um Nutricionista e só aí poderá começar a sua jornada. Boa sorte!

      Eliminar
    9. Depende sempre da estrutura do corpo, mas parece-me que, generalizando, o seu peso deveria andar entre os 62 e os 65 kg...

      Eliminar
    10. Não sei se fiquei mais chocada com o facto desta pessoa não ter noção que não está bem ou com a sua preguiça em pesquisar no google algo tão simples como "qual o peso ideal para 1,72m"...

      Eliminar
    11. Sim e obrigada a todas/os. No fundo a pergunta era retórica eu sei que pelo menos devia perder 15 kgs, faço caminhadas mas gosto de comer pão e farináceos... :( ajudem me ( se fosse mais baixa rebolava ).

      Eliminar
    12. Digamos que questionou só para provocar uma onda de respostas ao seu comentário certo?
      É do senso comum em pleno séc. XXI...saber-se que alguém com 1,72m e 95 kg, está gordíssimo....no entanto não direi obeso, porque obesos têm de ser mais pesados...(opinião pessoal divergente das considerações do IMC).

      Eliminar
    13. Anónimo das 14:34... Não ligue a alguns dos comentários sarcásticos e mauzinhos que aqui estão. Há pessoas que gostam de "humilhar" as outras para se sentirem superiores.
      Se sente que está acima do peso procure alguma motivação para mudar essa situação. Talvez indo a um nutricionista+ginásio. Ou então uma solução mais económica, procure vídeos no YouTube de receitas e programas alimentares saudáveis, bem como vídeos de exercícios para fazer em casa.
      Um beijinho e coragem!
      Susana

      Eliminar
    14. Mas quem que humilhou quem? A senhora perguntou e um grupo de pessoas respondeu a verdade. Não vi nenhum comentário maldoso, sinceramente.

      Eliminar
    15. Olá! Para saber qual seria o seu peso ideal, é necessário calcular o seu índice de Massa Corporal. O IMC permite estabelecer de forma indireta a quantidade de massa gorda total e saber se sofre de excesso de peso ou obesidade.
      Calcule o seu peso ideal e quanto tempo demorará a conseguir o seu peso ideal com o Método PronoKal em http://www.pronokal.com/calc/.

      Eliminar
    16. O peso em kilos não quer dizer absolutamente nada. Depende da composição corporal. Pode haver 2 pessoas a pesar exactamente a mesma coisa, mas a outra tem os ossos mais largos, mais músculo, etc.
      Assim, aconselho a saber a percentagem de gordura corporal. A gordura é o indicador melhor nestas questões.

      uniquemacau.blogspot.com

      Eliminar
    17. Retorica ou não, a verdade é que depende.
      E´ saudavel ? é agil ? tem musculo ? acha-se linda? é equilbrada em termos de ter um trabalho que a faz feliz, uma familia boa, amigos, etc ? Tem hobbies? é activa e feliz?

      Se respondeu a sim a estas coisas entao ter 95 kg nao significa nada.

      Eliminar
  2. Uau!! Que diferença! Nota-se que a Carla já perdeu imenso peso! Parabéns e que continue assim, cheia de força de vontade!! Apenas acho que este tipo de roupa não é o mais favorável. Não que tenha de se "esconder" atrás da roupa, mas acho que temos também de saber tirar partido das nossas curvas! É só a minha modesta opinião, não pretendo ferir susceptibilidades! Não sei, fica a dica! :)

    ResponderEliminar
  3. Realmente uma inspiração. Parabéns!!

    http://spinachinheels.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. o primeiro comentário é surreal!!!!!
    Nem ia comentar o post, mas depois de ver este comentário (era o único) não me contive.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais valia não ter comentado, porque parece-me não ter dito nada. :D

      Eliminar
    2. E nem devia ter comentado,de gente como você está o Mundo cheio e estamos fartos.

      Eliminar
    3. É lamentável...quanta hostilidade....!):

      Eliminar
  5. Que maravilha :) Uma verdadeira inspiração! Parabéns Carla!

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. PARABÉNS Carla!! Está visivelmente mais magra. Continue e concentre-se no resultado final. ;)

    ResponderEliminar
  7. Excelente Carla, continue bem focada e fuja das tentações,
    lembre-se que doçaria é veneno e deposição de gordura, e dessa queremos milhas de distância!(:

    MDM

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Carla!!
    Que diferença tão grande... está fantástica!

    ResponderEliminar
  9. Tenho 1,72 e peso 95?! Obviamente que a pessoa em questão sabe perfeitamente que está gordinha...mas daí a virem aqui anormais que se acham e a passar atestados de estupidez, enfim! A auto estima desta pessoa deve estar em baixo e estes infelizes fazem isto!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está concordo.... Achei muito pior esses comentários de pura maldade para alg que efectivamente deve estar em baixo. Há gente muito ...!

      Eliminar
    2. Mas então se sabe perfeitamente que está gordinha, porquê o vir perguntar "ao público"?
      Toda a gente sabe que estes comentários são públicos, e que há más pessoas em todo o lado. Não se deve deitar a senhora abaixo, nem dizer nada de mal, mas a senhora também não se deve sujeitar a isto. Simplesmente pôs-se a jeito. Há que ter noção das coisas.

      Eliminar
    3. Infelizmente este blog tem cada mais leitores cheios de maldade e vêm para aqui destilar essa maldade... É triste.

      Eliminar
    4. Relativamente a algumas respostas,em parte até concordo convosco... mas não devemos esquecer que a autora do comentário afirmou que se tratava de uma pergunta de "retórica"...!pelo que, ao fazê-la, já sabia as respostas expectáveis!?!Na minha perspectiva, pressupondo a veracidade da situação, considero uma atitude um pouco masoquista..., depois, é sempre possível procurar ajuda, nem que seja através do SNS, basta QUERER!, retirar os "farináceos e o pão" (de que se diz dependente) e talvez os docinhos...(sempre presentes na dieta), continuar a realizar caminhadas, os resultados irão aparecer (desde que não prevarique)!
      Nem todas podem consultar Nutricionistas privados ou frequentar programas de emagrecimento "à lá Carte", mas quando a vontade de emagrecer é efetiva, emagrece-se.(desde que o cérebro esteja devidamente formatado para o efeito...).
      Denominar de "anormais", " de pura maldade"...parece-me excessivo e também muito errado, porque se atendermos às dezenas de vezes que o assunto "excesso de peso" foi abordado neste blogue causando SEMPRE acesas "discussões", pode-se afirmar que a comentadora "se pôs a jeito"...!):

      Eliminar
    5. Calma, eu sei que me pus a jeito! Porra, a gordura não me dá é pra chorar lolll ( vou tentar ser mais aplicada na minha demanda ) Bjinhos :P

      Eliminar
    6. Querida anónima das 13:10: Não ligue a comentários maldosos, ignore essa gente, ligue só a quem a queira ajudar e lhe dê bons conselhos. Infelizmante no nosso País há muita gente que se acha superior a tudo e a todos,mande-os à m....! O que lhe aconselho é alimentação saudável e muitas caminhadas, eu consegui perder muito peso assim, e por vezes fazia uma asneirita, mas caminhava duas e três horas por dia e isso é que me fez perder muito peso. Beijinhos e muita força e vai ver que consegue.

      Eliminar
    7. Cá está..."pôs-se intencionalmente a jeito", para zombar de todas as restantes...que caíram...na arapuca...Se é realmente GORDA, convive bem com essa realidade ou rendeu-se definitivamente à GULA!
      Se não sofre(não creio) e não lhe dá para chorar, ótimo! Porém deveria ter um pingo de consideração deixando em PAZ quem luta contra os "pneus" e pretende uma vida saudável, pode ser?!

      Eliminar
    8. CARA Anónimo30 junho, 2016 15:55, ADOREI O SEU COMENTÁRIO - FRANCO E GENTIL. ASSIM VALE A PENA CONVERSAR COM PESSOAS.

      Eliminar
  10. Bom dia para a Ana e para todas/os :)

    Anónima das 16:58!
    Surreal é o seu comentário (e todos os outros semelhantes anteriores).
    Maldoso, mal educado e sem qualquer noção do que pode provocar na pessoa que o originou ou do que essa pessoa sente.
    A Anónima que pesa 95 kg já deve ter percebido que tem peso a mais e possivelmente terá vindo aqui mais com a intenção de conseguir algum apoio ou conselho para iniciar algum tipo de dieta.
    Por isso, fique lá com o seu peso, que não sei qual é mas que deve ser para lá de fantástico, faça-se mulherzinha e tente ser um bocadinho apoiante (em lugar de só imbecil)!
    Não sabe qual o seu dia de amanhã, por isso não cuspa para o alto...


    Para a Anónima que (ainda) pesa 95 kg:
    Tem que escolher entre a sua saúde física e mental e os pãezinhos, farináceos e afins.
    Estabeleça pequenos objectivos e vá semana a semana aumentando-os.
    Não precisa parar de comer pão, coma só ao pequeno-almoço e uma quantidade pequena e integral (sem açucar). Acabe com os processados e os fritos. Se gosta de massa, prefira a integral. Tenha cuidado com o que come durante o dia, pequenas doses com 3 horas de intervalo. E tenha especial atenção ao jantar. Vamos dormir a seguir, não precisamos de muita energia. Beba muita água ou chás (chá verde até às 16h). Atenção à retenção de líquidos, veja se tem e adapte as bebidas.
    Por mais que goste de comer (eu adoro comer) o nosso organismo é bem mais inteligente que nós e depressa que habitua às mudanças.
    E boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Célia, percebo que queira ajudar a Anónima, mas o melhor conselho que lhe pode dar é fazer uma consulta com um(a) nutricionista, que são os profissionais mais adequados para ajudar na caminhada da perda de peso!
      À anónima, boa sorte na sua jornada! :)

      Eliminar
    2. Optimo conselho! Anonima muita forca e vontade - e ja gaora, no verao e' mais facil, comece ja! :)

      Eliminar
    3. Bom dia Helena :)
      Tem toda a razão!
      Estes foram os conselhos que uma nutricionista amiga me deu e eu tento passar a quem necessita e quer receber.
      Mas cada pessoa é um caso e uma visita a um nutricionista será sempre aconselhável.

      Eliminar
    4. A Célia que me desculpe, mas acho que só "perdeu tempo", a anónima em referência, gorda ou não, o seu propósito foi incendiar, provocar...e já se "denunciou"! Talvez nem tenha excesso de peso..., e tanta gente indignada com "peninha" da anónima...penas...têm as galinhas!(:

      Eliminar
  11. Muito bom...parabéns !

    ResponderEliminar
  12. Vergonha alheia das anonimas do "o espaço é público". Gostam tanto do jornalismo da treta do "e se fosse consigo?" e depois gozam e chamam gordíssima a alguém que, tanto quanto sabemos, pode ser uma adolescente ou alguém que vem aqui, comenta num post específico de perda de peso e pede ajuda. Muita, muita vergonha alheia.

    Carla, parabéns! 12 quilos é impressionante.

    ResponderEliminar
  13. Meu Deus, mas como é que um mero post sobre uma coisa tão gira vira em segundos um caos, onde pessoas se insultam e tentam por abaixo umas as outras? Portugal no seu melhor, onde o prazer de humilhar, rir-se do outro, apontar o dedo está acima de qualquer coisa, desde que saiam satisfeito por terem destilado seu veneno em cima de um anónimo. Gente má e infeliz. Cuidado os anos passam, todo mundo pode ter problema de obesidade, a vida dá muitas voltas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. An. 13:16: Tem razão no que diz,PT no seu melhor! Pois a vida dá muitas voltas,mesmo as magras hoje, amanhã podem não sê-lo, eu conheço muitas pessoas que eram bem magrinhas e hoje são muito mais cheinhas,ninguém pode cuspir para o ar. Mas há pessoas que julgam que vão ser sempre elegantes e humilham quem não é. Enfim... PT no seu melhor! Tristeza|

      Eliminar
    2. Humilhação!? Cada um têm o direito à sua opinião e a responder à questão colocada pela primeira comentadora.
      Quem segue este blogue, sabe o quão recorrente é a mesma questão!):
      As pessoas que têm excesso de peso, estão conscientes da sua realidade, se perguntam a desconhecidos se estão gordas, e recebem respostas a confirmar essa realidade, são alvo de humilhação?!? Sejamos coerentes e razoáveis, não há qualquer humilhação(minha opinião).
      Constato sim, a existência de muitas pessoas a "tomarem as pseudo dores alheias"!

      Eliminar
    3. Colocar a opinião é uma coisa, avacalhar é outra. Tonta foi ela de vir justo aqui por uma pergunta dessas, esperava o que? Colher flores? Aqui? Ãham....se até a dona do blog avacalham como se não houvesse amanhã, que dirá uma anónima....Faz-me rir.

      Eliminar
    4. An. 20:29: Eu não lhe chamaria tonta, talvez um pouco ingénua, ou então não costuma "frequentar" este blog e seus comentários. Aqui há comentadores (as) impecáveis, e há aqueles de língua afiada e sempre prontos para deitar os outros abaixo, até para a Pipoca. A mim não me faz rir, dá-me é tristeza de viver num País com tanta gente mázinha.

      Eliminar
    5. Reitero a opinião expressa em comentários anteriores, isto é, duvido da situação de excesso de peso de 1 comentadora. Se realmente pretendia receber sugestões de ajuda para perder peso, tinha colocado a pergunta de outra forma!Não me parece que tenha sido tonta ou uma ingénua adolescente(estas só são ingénuas quando querem), mas sim, uma "Chalaça"!(:

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis