Pub SAPO pushdown

Máquinas fotográficas: novidades Canon

segunda-feira, junho 27, 2016

Na semana passada estive numa apresentação dos novos lançamentos da Canon. Gosto muito de fotografia, não é novidade, por isso também gosto de saber o que é que está a chegar ao mercado. Vocês perguntam-me muito qual é a minha câmara (Canon 70D), mas acho que têm de procurar uma que se adapte a vocês, às vossas necessidades e ao tempo que estão dispostos a dedicar-se ao assunto. Não vale a pena gastar uma fortuna para tirar umas fotos de quando em vez, nas férias.

A apresentação foi muito focada no "consumo caseiro", ou seja, nada de grandes maquinões nem um desfilar de objectivas. Eram, sobretudo, máquinas compactas, pequenas, fáceis de transportar. E tanto havia opções mais em conta, para quem só quer ter uma máquina para fazer umas fotos docasionais, como opções já mais puxadotas, para quem quer fazer um investimento mais sério ou para quem, como eu, quer uma alternativa para quando não lhe apetece andar com a reflex atrás. Se andam em busca de uma máquina, aqui ficam algumas opções:

Linha IXUS:
As mais recentes são a 175, a 280 e a 285. São as três compactas, point and shoot e mais direccionadas para quem (ainda) prefere tirar fotos com uma máquina do que com um telemóvel. A 285 é o modelo mais desenvolvido e também o mais caro da gama (cerca de 220€), mas já tem um sensor melhor, zoom 12 x, filtros extra, a funcionalidade Story Highligts (para criar clipes de vídeo) ou wifi.


Linha SX:
A Powershot SX620 e a SX720 são câmaras compactas com superzoom óptico de 25x e 40x, respectivamente. Apesar disso, são pequenas, leves e, por isso mesmo, aconselháveis para viagens. Ambos os modeços incluem wifi,


A SX540 e a SX420 são também duas das novidades Canon. Ambas são câmaras bridge (ou seja, estão ali a meio caminho andado entre as compactas e as reflex) e são recomendadas para ambientes com pouca luz, devido ao sensor de alta sensibilidade. A 540 é uma das estrelas da Canon. Custa cerca de 380 euros, zoom óptico de 50x e e filma em Full HD em MP4.


Canon 1300D:
Aqui já entramos no campo das reflex (ou seja, câmaras com lentes intermutáveis), para quem já se quer aventurar noutros domínios. Inclui wifi, sensor de 18 megapixéis APS-C, e o modo Scene Intelligent para quem ainda não se sente confortável no modo manual ou nos modos semiautomáticos. Com o Scene Intelligent a câmara assume o controlo total e selecciona as configurações correctas para cada momento. Preço: 419€


Canon G7X:
Quando perguntei a um dos responsáveis que câmara recomendariam a uma blogger que precisasse de andar sempre de máquina atrás,  a fotografar os ambientes mais variados, mas com qualidade, disseram-me que o modelo ideal era a G7X. Há alguns anos tive um modelo desta gama (a Canon G10) e estava muito satisfeita com ela, por isso calculei que esta nova G7X também fosse óptima. E é mesmo. Trouxe-a comigo por empréstimo, durante duas semanas, e temos sido inseparáveis. Já a experimentei em variadíssimos cenários e estou mesmo muito impressionada. Para já, com o tamanho. É mínima, super levezinha, tem andado sempre na carteira. Não dá para trocar as lentes, mas isso não é necessariamente uma fragilidade. Tenho fotografado tanto em manual como nos modos semiautomáticos e tem uma qualidade do caraças. Para quem liga mais a estas coisas, abre a 1.8, o que é muito bom, um sensor de 20.1 megapixéis, zoom óptico de 4.2x, wifi (uso imenso para passar as fotos directamente para o telemóvel), estabilizador de imagem e filma em full HD. É uma das câmaras mais utilizadas por bloggers e Youtubers, acho-a realmente incrível para quem já procura mais qualidade ou para quem quer ter uma câmara mais prática e uma alternativa à reflex. Probleminha: custa 600 euros, mas pela experiência que estou a ter parece-me um bom investimento. No final da semana vou devolvê-la e já estou a chorar lágrimas de sangue pela separação.


Deixo-vos algumas fotos que tenho feito com a G7X:























16 comentários:

  1. E para quando um post sobre Apps de fotografia? Para as fotos do instagram com toda a certeza que também tem os seus segredos. Tenho todo o interesse que os revele :) Vou ficar a aguardar!

    ResponderEliminar
  2. As fotos estão incríveis, tenho de pensar em comprar uma câmara.

    A Cerejinha ♥ New Look

    ResponderEliminar
  3. Tu não tens jeito...tens um jeitao! É curioso tens uma foto do espelho retrovisor quase igual a uma minha, com esse contraste de luz e deduzo que também não tenhas usado filtros. Bjinho e continua!

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito, as fotos ficaram óptimas, mas prefiro a minha Olympus ��

    ResponderEliminar
  5. Quem me dera um décimo desta sensibilidade. Adoro fotografia mas apenas como observadora/apreciadora. Excelentes fotos Claudia Cunha

    ResponderEliminar
  6. O seu miúdo´é muito fofinho!

    ResponderEliminar
  7. Comprei esta semana um livro super interessante e simples sobre fotografia: "Leia isto se quer tirar fotos incríveis". Aconselho. Encontrei na Fnac. Explica tudo assim muito bem desde a composição aos detalhes mais técnicos, mas de forma muito simples.

    ResponderEliminar
  8. Adorei as fotografias, e as máquinas também. Beijokas :)

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  9. Fotos fabulosas Ana!(:

    MDM

    ResponderEliminar
  10. Que lindas! As fotos, as máquinas, tudo! Eu, por exemplo, não tenho jeitinho nenhum...:-/

    ResponderEliminar
  11. Pipoca, que app usa para editar as fotografias?

    ResponderEliminar
  12. Se a canon quem ler (também sou canonloica)
    também queria experimentar a g7 para fazer os vlog´s

    ResponderEliminar
  13. Lojas na Santa Ifigênia, tudo sobre Câmeras, Comércio e Venda de Máquinas Fotográficas, Câmeras Digitais, Filmadoras, Carregadores, Lentes, Flashes, GoPro entre outros acessórios. Saiba mais em:

    https://lojanasantaifigenia.com.br/categorias/cameras-digitais-na-santa-ifigenia

    Email: comercial@lojanasantaifigenia.com.br

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis