Pub SAPO pushdown

Fui só ali a Israel: Jerusalém #2

quinta-feira, junho 30, 2016

A tarde em Jerusalém foi mais especial do que a manhã, porque entrámos na zona velha, onde estão, entre outras coisas, o Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações. Antes ainda andámos pelo souk (mercado árabe), um labirinto de produtos típicos, especiarias e recordações para turistas. Jerusalém está dividida em quatro bairros: o judeu, o cristão, o muçulmano e o arménio, e é giro ver as diferenças entre eles. De repente parece que mudámos de cidade. O Santo Sepulcro fica no bairro cristão e o Muro das Lamentações no bairro Judeu. Na Basílica do Santo Sepulcro, um dos maiores locais de culto para os católicos, encontram-se os locais onde, segundo a Bíblia, Jesus foi crucificado, sepultado e ressuscitou. O espaço é gerido por católicos, arménios e gregos ortodoxos, que partilham tarefas. E  que, segundo a guia que estava connosco, às vezes leva a algumas confusões (e à necessidade de haver policiamento permanente). A tensão entre as diversas religiões sente-se. A certa altura, durante a visita, encerraram a zona arménia com grades, porque estava na hora da via sacra católica e eles não querem cá misturas. Praticamente fomos empurrados dali para fora. Ainda assim, foi uma experiência incrível. Enquanto católica, tocou-me imenso e gostava muito de ter experienciado tudo aquilo com muito mais calma.

Dali seguimos para o Muro das Lamentações. É o sítio mais sagrado para os judeus, por ser o que resta do Templo de Herodes, mas acaba por ser visitado pelos fiéis de muitas outras religiões ou por simples curiosos que querem rezar ou deixar as suas preces num papel que depois enfiam entre as pedras do muro. Como imaginam, já não há muito espaço para deixar papelinhos, mas eu ainda lá consegui enfiar o meu. O Muro está dividido na zona das mulheres e na zona dos homens, não podem rezar juntos. À saída, não devemos voltar as costas ao Muro, pelo que quase toda a gente sai a andar para trás. Deixei-me ficar por ali um bocadinho, só a ver as pessoas a rezar, é um sítio absolutamente poderoso.

Uma vez mais, deixo-vos com algumas das (muitaaaaaas) fotos que tirei nesse dia:











Onde Jesus foi crucificado

O túmulo de Jesus, de onde ressuscitou











Viagem a convite da Magnolia Jewellary

19 comentários:

  1. Uau! Essas imagens... Uau!!
    Ó Pipoquinha, diz-me cá uma coisa, esses calções não eram demasiado curtos para andar nesses locais? 😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É visível que a Pipoca, em algumas fotos, fechou o colete/casaco/vestido (nunca sei que raio de nome se dá) que tinha vestido. Como não tem rachas, passava bem por um vestido comprido e sempre trazia alguma sobriedade ao look descontraído.

      Eliminar
  2. Pipoca nunca tive muita curiosidade em conhecer Israel, mas depois destes posts acho que mudei de ideias. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. As últimas 5 fotos estão especialmente lindas! Essas e a outra um pouco mais acima, da vela. Tens bom olho. ;)

    ResponderEliminar
  4. Grandes fotos. Mais jeito que muitos fotografos por ai.

    ResponderEliminar
  5. Israel nunca foi um país que gostasse de conhecer, mas confesso que ao ler o teu relato senti uma espécie de emoção e fiquei com curiosidade de ir a Israel, sobretudo a Jerusalém, à terra Santa, visitar o Muro das Lamentações e o Santo Sepulcro. Devem ser lugares absolutamente fantásticos.
    Quando ainda lá estavas e estava a seguir-te no instagram, numa das noites sonhei que estava em Israel, mas estava assustada, o hotel escolhido pelo Booking ficava num sitio em que não me sentia nada segura, o hotel também não tinha grandes condições... foi só um sonho, mas assustador. :D

    ResponderEliminar
  6. As fotos estão maravilhosas! Nunca tive muita curiosidade em visitar Israel, mas com estas fotos mudei de ideias :)

    Portuguese Girl with American Dreams
    https://fromportugaltonyc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. As fotografias estão maravilhosas! Sempre tive imensa vontade de visitar Israel e este post ainda me deixou mais curiosa sobre este lugar!
    xoxo, S

    http://sunnynights-blog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. As fotos em que apareces estão muito giras :)
    Ficaste com expressão de menina

    ResponderEliminar
  9. Que fotos fabulosas!

    ResponderEliminar
  10. Ir a Jerusalém é mesmo a minha viagem de sonho.
    Espero um dia ir realmente a Israel, com a descrição de tudo e fotos tenho mais a certeza :)

    ResponderEliminar
  11. Deve ser uma viagem inesquecível. De onde são as sandálias pretas? São giras, quero umas iguais :)

    ResponderEliminar
  12. Essas imagens.... Muitos parabéns, estão espectaculares. Mas tenho uma reclamação, à conta da pipoca acabei de acrescentar um destino à minha lista, não há condições, sinceramente...

    ResponderEliminar
  13. Foi uma das viagens que mais me marcou e quero muito voltar. As suas lindas fotografias só me fazem querer ainda mais regressar!

    ResponderEliminar
  14. É uma das cidades que mais gostava de visitar :)
    As fotos estão fantásticas!

    Beijinhos *
    http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. E a sobre a Palestina, não fala?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que o objetivo é escrever sobre os locais que visitou... Digo eu...

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis