Pub SAPO pushdown

Fui só ali a Israel: Jerusalém #1

quarta-feira, junho 22, 2016

Há pouco tempo disse-vos aqui que estava em Israel. Ainda não falei com mais detalhe dessa viagem porque foi tão, mas tão, mas tão boa que acho que precisei de algum tempo para assentar ideias. A verdade é que foi mesmo uma viagem incrível. Israel estava na minha lista de países a visitar. O meu cunhado viveu lá um ano, só nos dizia maravilhas, mas nessa altura não conseguimos ir visitá-lo. E ele passava a vida a dizer que tínhamos sido burros por não termos aproveitado a oportunidade. Verdade, mas pronto, não dava mesmo. Fomos agora, a convite da Magnolia, uma marca de jóias israelita que, seguramente, já viram à venda em Portugal.

Estivemos uma semana em Israel, sobretudo em Telavive, e fiquei absolutamente apaixonada, quero muito voltar. Ainda por cima está a cinco horas de avião (voo directo), chega-se lá num instante. Mas não são tudo rosas. Caso estejam a pensar ir até lá, preparem-se para
toooodo um interrogatório no aeroporto. Como já íamos preparados não estranhámos, mas os senhores, neuróticos com questões de segurança, podem ser particularmente chatos e incisivos. Como estávamos num grupo, entrevistaram-nos individualmente: de onde é que nos conhecíamos, há quanto tempo, que relação havia entre nós, o que é que íamos fazer a Israel, onde é que íamos ficar, se tínhamos sido nós a fazer a mala, se alguém nos tinha dado alguma coisa para levarmos connosco, se tínhamos estado em países árabes recentemente, etc, etc, etc. Repetiam várias vezes as mesmas perguntas, para ver se entrávamos em contradição. Para mim, que adoro andar este avião, todo este stress adicional foi a cereja no topo do bolo, mas pronto, faz parte do processo. E se isto minimizar a entrada de potenciais terroristas num aivão eu até agradeço. Na entrada em Israel voltaram as perguntas, mas desta vez já  numa versão mais rápida e soft.

Depois de uma noite em Telavive, a nossa primeira visita foi a Jerusalém, mais ou menos a uma hora de caminho. E tudo o que eu já pudesse ter lido sobre esta cidade ficou muito aquém do que realmente é. As cores da cidade (todos os edifícios são feitos com o mesmo tipo de pedra, extraída na zona), a energia que se sente, o poder estar ali, é uma coisa única.

Começámos por uma visita a um mercado de rua (Mahane Yehuda), que é sempre uma das coisas que mais gosto, para poder explorar produtos típicos e pelas fotos que dá para tirar. Estava um calor abrasador nesse dia, a guia estava sempre a insistir para bebermos água, porque há muita gente que desidrata por aquelas bandas.

(com a Joyce Doret e a Vanessa Martins)













O almoço foi no Machneyuda, um dos restaurantes mais badalados da cidade. Pertence a três chefs  de Jerusalém e apresenta versões mais contemporâneas de pratos típicos israelitas. Sou um bocado esquisitinha com a comida, sobretudo tudo o que leve muitas especiarias, mas provei várias coisas e gostei muito. O menu varia todos os dias, de acordo com aquilo que os chefs encontram no mercado e da disposição com que acordam. Se forem a Jerusalém e quiserem ir até lá marquem primeiro, é altamente concorrido.

Depois de uma passagem por uma loja Magnolia, para escolhermos algumas peças, entrámos na zona velha da cidade, onde está o Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações. Amanhã conto-vos essa parte. =)



Viagem a convite da Magnolia Jewellary

33 comentários:

  1. Interessante, não fazia ideia que era uma marca israelita, até porque não o identificam no site institucional.

    ResponderEliminar
  2. não sei pq mas algumas fotos lembraram-me Portugal. nunca tinha sequer pensado em lá ir, mas agora confesso q até fiquei curiosa xD

    ResponderEliminar
  3. Também está na lista dos cinco ou seis países que quero MESMO visitar.
    A descrição sobre os procedimentos de segurança lembrou-me imediatamente este vídeo genial do Porta dos Fundos! https://www.youtube.com/watch?v=EweYE0HJSH8

    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar
  4. Olá PMD,

    Por acaso desde que comentaste que estavas em Israel que aguardava um relato, pois estive lá em 2012 e sei bem que o país é demasiado mágico para ficar em branco...

    Eu pessoalmente adorei tudo, aproveitei e na mesma viagem fui a Petra (para nós mulheres tudo fica mesmo ali ao lado e depois percebi que não era bem assim :) e se achaste um interrogatório aí, imagina quando estamos a querer voltar a entrar em Israel vindo da Jordânia em que apenas mantêm uma relação cordial devido a interesses... foi mais de 1h30 e quando já começava a perder um pouco a paciência e terem revirado (literalmente) todas as malas, a Sra. disse-me que mesmo assim, ainda têm tantos atentados se fossem menos rigorosos seria muito pior.

    Adorava conseguir voltar :)

    Beijinhos

    Andreia

    ResponderEliminar
  5. Lá está um país que nunca tinha pensado em visitar mas, depois de ler este artigo, fiquei com alguma curiosidade. Mas, como sou um bocado esquisita com estas coisas, teria que pesquisar bastante sobre a história do país e sobre a situação palestiniana para perceber se é um destino a boicotar ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naaaaa...Palestina? Destino a boicotar....porque havia de ser??? Naaaaaa Só porque empurram os palestinianos para um cantinho cada vez menor? Naaaaa

      Eliminar
    2. Pois, confesso que não sei o suficiente sobre esse tema mas a minha intuição diz-me que algo grave se passa por ali, demasiado grave para poder usufruir da hospitalidade de um país, como se nada se passasse. Mas, lá está, teria que ter um conhecimento mais profundo das coisas para poder falar mais...

      Eliminar
    3. Se Israel declarar paz à Palestina, os Palestinos "engolem" Israel mas se a Palestina declarasse paz a Israel, haveria realmente paz... Israel só se defende dos ataques constantes, só não vê quer não quer ver e a comunicação social não passa a realidade do que se passa...façam uma pesquisa e vêm a verdade

      Eliminar
    4. É tão tão isto.... Israel é um país bastante.... nao sei. Eu não iria lá... :/

      Eliminar
    5. Anónimo das 19:48 parece que que tem que fazer a pesquisa é o/a senhor(a)...
      Catarina

      Eliminar
    6. Espero que tambem boicote viagens a Turquia, devido ao genocidio armenio e grego e a invasao de parte do territorio da Republica do Chipre. Igualmente, que boicote viagens ao Dubai e afins porque legalmente as mulheres tem menos direitos que os homens (vide os varios casos de mulheres violadas nesses paises que sao consideradas culpadas e nao como vitimas). Idem para os homossexuais, tratados como lixo em quase todos os paises da sharia, onde correm risco de vida. Espero que tambem boicote paises onde se pratica MGF, como por exemplo o Egipto. Espero que tambem boicote qq pais na lista negra dos direitos humanos e todos os paises que actualmente estao envolvidos em "disputas de territorios" (ao dia de hoje existem cerca de 200 casos mundiais classificados como "territorios em disputa" das Malvinas ate Caxemira.... e um sem fim.

      Se de facto aplica a bitola dos direitos humanos em todas as suas viagens, entao e uma preocupacao genuina e respeitavel. Se a bitola dos direitos humanos so vem a baila quando e Israel, entao, conscientemente ou nao, e anti-semitismo.

      Eliminar
    7. Anti-semitismo?! Credo anónimo das 21h39... é preciso manter alguma calma e discernimento.
      De facto não penso visitar nenhum dos países que mencionou, muito pelos motivos que mencionou. Na minha lista existem outros países bem menos orientais.
      Mas não julgo (nem sou ninguém para o fazer) quem visita esses países. Eu não o faria sem pensar bem nisso e tentar saber mais sobre eles mas isso sou eu, e eu não pretendo de forma nenhuma impor o meu pensamento aos outros. Isso seria só um bocadinho idiota.

      Eliminar
    8. Realmente, quem pensa que existe anti-semitismo em Portugal tem que estar muito alheado da realidade.

      Eliminar
    9. Perguntaram se ja tinham estado em paises arabes!!! pensei que era so coisa dos paises arabes n permitirem entrada em quem esteve em Israel. Na net refere que se pedirmos para nao carimbar o visto no passaporte, eles carimbam num papel a parte... para se formos de seguida aum pais arabe nao termos problemas...agr fikei baralhada!!!

      Eliminar
    10. Anónimo das 21h39,
      quando muito, seria anti-sionismo, que é algo bem diferente (tanto que é que há judeus que o são).

      Eliminar
    11. Purpurina, sou o anonimo das Anónimo22 junho, 2016 21:39,

      nao perdi a calma nem o discernimento. So frisei que as pessoas que so ponderam o caso dos direitos humanos quando toca a Israel, terao uma posicao enviesada. Q quem toma em consideracao os direitos humanos sempre que viaja,como disse anteriormente, respeito esse cuidado. Mas no meu dia a dia lido com mta gente que so se lembra dos direitos humanos quando Israel vem a baila, e essa posicao que condeno, porque se a preocupacao e direitos humanos, entao infelizmente a lista de paises e extensa.

      Nao vivo em Portugal mas querem Portugal quer fora, ha muito anti-semitismo inconsciente. Num post anterior da PMD sobre israel, houve um comentador que mencionou que eu deveria ir para uma camara de gas (assumiu que eu era judeu). Apenas um comentador se indignou. Mas se alguem tivesse dito algo do genero "preto volta para a selva", garanto que haveria mtos comentadores indignados com a tirada racista.

      Dai dizer que ha mto anti-semitismo inconsciente. Muita gente nem se apercebe que quase todos os insultos a judeus e a Israel passam ao lado sem censura, se o mesmo insulto for dirigido a um preto, muculmano ou cigano, a indignacao ja e maior e mais audivel.

      E digo anti-semitismo, nao digo anti-sionismo, embora a maior parte das pessoa nem saiba o que e o sionismo e como tal e anti-semitismo (consciente ou nao). Quem nao sabe o que e sionismo nao pode saber o que e anti-sionismo. Mas sabendo quem sao os judeus e tomando-os como alvo, e possivel entao ser anti-semitismo (consciente ou nao). Em portugal nao havera anti-semitismo declarado pq o nivel de ignorancia nem para isso da. Mas o imaginario popular e bem invejoso em relacao aos judeus (mais engracado ainda qd parte da populacao portuguesa tera genes em comum)... pq acham que sao todos ricos, inteligentes, avaros, ladinos etc...


      Anónimo23 junho, 2016 09:12: nao carimbam o passaporte. Fazem uma copia da pagina do passporte que tem os dados/fotografia e e esse papel que e carimbado com o visto. Tem que conservar o papel ate voltar a embarcar para regressar (caso faca escalas, conserve ate aterrar no destino final). As perguntas variam, das duas vezes que fui, nem 5 minutos demorou a fazer o visto e so mostrei a reserva do hotel. Conheco pessoas que foram chamadas para uma sala a parte e nao, nunca tinham estado em paises arabes ou paises com historico de terrorismo. Nao ha nacionalidades proibidas de entrar em Israel, e tudo avaliado individualmente. O que e extremamente rigoroso e o controlo de bagagem. Os aeroportos europeus estao a implementar medidas semelhantes.

      Eliminar
  6. Quando fui também estava preparada para todo um interrogatório. Ninguém me fez uma única pergunta. Tinha carimbos de Marrocos e dos EAU, deram-me a autorização de entrada e não perguntam mais nada. É uma questão de sorte talvez

    ResponderEliminar
  7. Ana qual é a cor das tuas unhas?

    ResponderEliminar
  8. Pipoca de onde são os seus óculos de sol? Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Israel deve mesmo ser linda! Quero acreditar que as fotos não fazem justiça à sua real beleza!
    Beijinho
    Cris

    ResponderEliminar
  10. Experimente a fronteira com a Palestina. Nesse caso, os isrealitas pouco se interessam se a Pipoca leva consigo uma bomba nuclear ou não.

    Ja agora, também visitou os colonatos?

    ResponderEliminar
  11. A minha primeira grande viagem foi a Israel. Acompanhada dos meus pais e irmã, as recordações que dai ficaram, quando tinha apenas 13 anos, perduram até hoje.
    Nunca mais voltei, mas quero fazê-lo, desta feita com o meu marido.
    Ao ver as fotos tudo me veio à memória num só ímpeto: A cor deslumbrante de Jerusalém, a paz do Mar Morto, a frescura de Tiberíades, o cheiro dos mercados, a multiculturalidade do Muro das Lamentações.....
    Já na época, 1985, a entrada no Aeroporto era difícil e os muros de arame e os soldados armados, uma constante e amedrontavam qualquer adolescente.
    Apaixonante e perigoso.

    ResponderEliminar
  12. Que fotos espectaculares (= confesso que nunca tinha pensado lá ir, tudo o que meta a expressão "calor abrasador" costuma fazer-me fugir =p mas, talvez um dia me decida!

    ResponderEliminar
  13. Por acaso Israel nunca me cativou, não faz o meu estilo. Mas parece que a Pipoca adorou essa viagem, fico muito feliz por isso :)

    ResponderEliminar
  14. Israel é simplesmente fascinante, fui em pequena e sonho lá voltar...
    Quanto à situação com a Palestina, os turistas são super protegidos em Israel...

    ResponderEliminar
  15. Israel e principalmente Jerusalém foi a viagem da minha vida. Escrevi aqui: https://delecaales.wordpress.com/category/israel/

    ResponderEliminar
  16. A Pipoca esqueceu a parte de se embarcar num avião completamente rodeado de polícia, e o mesmo na chegada a Lisboa. Enfim, questões de segurança!
    Políticas à parte, Israel é um País fascinante com uma energia muito especial.
    Haifa, Tibriades, o Mar Morto, o deserto (que mais parece uma paisagem lunar) Jerusalém.
    Sem dúvida, a viagem de uma vida! Eu espero voltar um dia!

    ResponderEliminar
  17. É só um país que pratica terrorismo de estado. Viola constantemente a lei internacional. Não cumpre as poucas resoluções da ONU que os americanos deixaram passar. É responsável pela mais longa e brutal ocupação dos tempos modernos. Um país a boicotar.

    ResponderEliminar
  18. Bom dia Pipoca
    A energia que se sente ao estar ali?
    Será que estamos a falar do mesmo país? Estamos a falar de Israel certo? Um país tremendamente evoluído e organizado é verdade, mas que perpetua crimes contra os direitos humanos quase diariamente. Um país cujos próprios cidadãos quando se deslocam a outros países fazem questão de dizer que são israelitas, mas que não vivem no país.
    Israel, não obrigada!

    ResponderEliminar
  19. Tb já visitei esse país e adorei,boas recordações,um dia voltarei,o stress do interrogatório é que não gostei,mas compensa a visita a esse belo país .

    ResponderEliminar
  20. Cara Pipoca, se visitar o Tibete ocupado pela China, certamente não terá comentários sobre genocídio e violação dos direitos humanos. Muitos parciais os camaradinhas de esquerda.

    ResponderEliminar
  21. Há sempre comentários para todos os gostos! lol Marta Costa

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis