Pub SAPO pushdown

Fiz stand up comedy e sobrevivi

sexta-feira, junho 17, 2016

Cá por casa somos grandes consumidores de stand up comedy. Passamos a vida a ver coisas na net, vamos a quase todos os espectáculos que se fazem por cá, estamos atentos aos novos talentos, e o meu presente de aniversário para o homem foram bilhetes para o espectáculo do Louis CK em Amesterdão, daqui a uns meses. Gostamos mesmo. Para já, porque ambos somos grande fãs de humor (há alguém que não seja?). Depois, porque acho do caraças que alguém se predisponha a ir para um palco tentar fazer os outros rir. Posto isto, nunca me tinha passado pela cabeça dedicar-me a esta arte. Ou melhor, até já tinha. Há dois ou três anos ainda andei a pesquisar cursos de stand up, mas depois desisti da ideia, concluí que nunca teria coragem. Não sabe uma pessoa as voltas que a vidinha lhe reserva. Pois bem, há uns tempos fui com uns amigos ver um espectáculo de stand up no São Jorge. Era uma coisa solidária e lá fomos todos. A certa altura,
um grupo de comédia de improviso pediu pessoas para irem ao palco e uma das minhas amigas, particularmente dada à galhofice, achou boa ideia voluntariar-se. Mas não se voluntariou para ir sozinha, levou-me por arrasto. Lá fomos, estivemos uns cinco minutos em palco, fizemos o que nos pediram, e pronto. Uma semanas depois recebo um telefone com o convite para participar no roast da SIC Radical. "Eerrrrr, deve ser engano, eu não sou humorista, eu só tenho um blog", expliquei. Sim, sim, sim, mas tinham-me visto no tal espectáculo solidário e achavam que eu era capaz de me safar. E eu disse que sim. E depois do roast, eis que surgiu o convite para ir fazer stand-up ontem. E eu disse que sim. Foi assim tudo em cadeia. Basicamente, o universo alinhou-se para me lixar. Não tive dois meses para preparar o texto, tive uma semanita. Passei as férias em Porto Santo a consumir stand up, a escrever, a ver espectáculos até às tantas da manhã, sobretudo de mulheres. Porque em Portugal não há quase nenhuma a fazer, o que é uma pena, fica difícil ter referências. E pronto, ontem lá me apresentei no Browns, para uma casa esgotada, absolutamente consumida pelos nervos. A coisa piorou consideravelmente quando vi que o Ricardo Araújo Pereira estava na plateia. Já é suficientemente mau tentarmos ter graça em frente a estranhos, quanto mais ter graça em frente a pessoas que admiramos. De repente parecia que estava em 1998 prestes a entrar para as provas globais. Felizmente, os meus colegas de palco aqueceram o ambiente. Tive a sorte de ser antecedida pelo Hugo Subtil, pelo João Pinto e pelo Guilherme Duarte, que foram fantásticos e justificaram os sete euros do bilhete. =) Quanto a mim... bem, não esperem que vos diga outra coisa para lá de "foi uma desgraçaaaaaaa, foi terríveeeeeeeeeeeel, nunca mais quero fazer isto na vidaaaaaaaaaaaa". Não sou, obviamente, a melhor pessoa para dizer que tal correu sem traçar aqui todo um cenário de desgraça e  de miséria. Mas quando acabou e, sobretudo, quando acalmei os nervos, concluí que gostei mesmo muito. E, só por isso, já valeu a pena.

Posto isto, obrigada ao Nelson pelo convite e pela organização, obrigada ao João, ao Guilherme e ao Hugo por me terem deixado partilhar o palco com eles, obrigada aos amigos e à família, obrigada a todos os que foram até lá. Pode ser que haja mais brevemente... =)

Ah, a minha parte do cachet vai ser entregue à Ajuda de Mãe. Não é uma fortuna, mas qualquer valor faz a diferença. 


61 comentários:

  1. Não tenho dúvidas que a Pipoca tenha sido hilariante, só este excertozinho no vídeo foi excelente!

    ResponderEliminar
  2. Boa Pipoca!!
    É isso mesmo... superarmo-nos, principalmente quando conseguimos fazer algo que queríamos muito.

    ResponderEliminar
  3. Parece-me q a Ana e a Joana Gama (blog a mãe é que sabe) fariam uma boa dupla de stand up comedy em Portugal!!!

    ResponderEliminar
  4. A Pipoca é das poucas figuras públicas que dá mesmo contribuições para algumas causas. Como cidadã agradeço e estimo muito a sua atitude. A pipoca não vive de fachada, dá e ajuda o seu semelhante Obrigada! E sim, standup pode ser também a sua "praia" pois tem humor que chegue :)
    Sandra c.

    ResponderEliminar
  5. Muitos muitos parabéns! Pelo vídeo pareceu bem giro! Agora é só continuar! :)

    ResponderEliminar
  6. Isto não teve nada a ver com o gosto da Pipoca por comédia ou stand up, foi tudo um grande esquema para depois se vir para aqui gabar que deu a sua parte do cachet a uma instituição de solidariedade! Não se deixem enganar!!
    (vão haver comentários deste género, mas quis ser a primeira)

    P.S. para que não haja dúvidas: SARCASM

    Catarina, pessoa que visita blogs dos quais não gosta apenas com o intuito de os criticar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Invejosaaaaa querias tu ter a unha do dedo mindinho do pé esquerdo da pipoca! Vai te reciclar!

      Eliminar
    2. Eu diria que a Catarina precisa de se tratar.

      Eliminar
    3. Ó Catarina...tanto veneno derramado desnecessariamente...se a Pipoca não tivesse dito que tinha doado o cachet recebido pela sua exibição SUC, não faltaria quem aqui viesse perguntar quanto recebera, era desta que ia ficar rica...etc. Como se prontificou a dizer que havia doado o recebido à Ajuda de Mãe...é claro que mentes atormentadas como a sua, têm logo que criticar porque o principal objetivo é a auto promoção...
      Atente cara Catarina:independentemente de existir ou não interesse subjacente por parte da AGM, o que releva e verdadeiramente "CONTA"' para quem precisa(pessoa singular ou colectiva)é que existiu doação, e estas são sempre de louvar e benvindas!(:

      Teresa

      Eliminar
    4. Ok, essa de se armar em "Pioneira" não lhe trará mais valias, pensa que "se salva" introduzindo no comentário a salvaguarda "sarcasm"?!
      A brincar a brincar vai-se dizendo o que se pensa!!!?
      Existem diversas formas de afirmar algo, ainda que encapotadas...
      Às vezes é preferível a forma direta, por ser a mais inteligente!

      Eliminar
    5. ahahah não acredito que, apesar do "aviso", o meu comentário foi levado a sério! Era apenas uma brincadeira (pelos vistos sem piada, desculpem lá se o meu sentido de humor é fraquinho), precisamente sobre as pessoas que visitam o blog da Pipoca (e outros) apenas para criticar até o mais pequeno pormenor.
      Não que tenha que me justificar, pois foi mesmo uma brincadeira, adoro o blog da Pipoca, sigo-o há alguns anos e, apesar de seguir muitos outros, é o primeiro que abro logo pela manhã.
      Quando fiz o comentário inicial achei que era tão parvo que não seria necessário colocar o aviso de sarcasmo, pois estaria subentendido, mas pelos visto nem com o aviso foi compreendido. Oh well...

      Continua gira, com pinta e com piada Pipoca ;)

      Catarina

      Eliminar
    6. ha pessoas mesmo parvas, ou então não sabem o que significa sarcasmo...é que nem com a Catarina a dize-lo (e depois alguém fala ai veneno derramado desnecessariamente....lol nota-se :P )

      Eliminar
    7. Catarina, este tipo de avisos tem de vir no início porque é nas 4 primeiras linhas que as pessoas em geral se concentra e forma uma opinião, sem dar já importância às seguintes linhas. Assim uma espécie de "deixa lá procurar um texto qualquer rapidinho onde possa explodir e destilar mon poison"

      Eliminar
    8. Pois é tem toda a razão...o que faz isto, é a total inexperiência em querer ser irónica/sarcástica...toda a gente quer ter o dom e depois!

      Eliminar
  7. Já nos sabe dizer quando é que o roast da SIC radical vai dar na televisão? Gostava tanto de ter ido, mas não tive possibilidade :)

    ResponderEliminar
  8. São mesmo pessoas a rir ou são "caixas" de gargalhadas?
    Não achei piada. Não sei se é o meu humor que é demasiadamente refinado, ou se és tu que com essa teatralidade corporal, manejos, que cansas e tiras a piada toda à história. Não leves a mal. É apenas uma crítica para melhorares. A tua postura estaria bem se estivesses a encarnar um palhaço, mas não é o caso, por isso, há um certo, muito, exagero na postura que adoptas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza que é o seu humor que é muito refinado.

      Eliminar
    2. Ok, até percebo o comentário do anónimo, não é assim tão hilariante para rir à gargalhada, parece mesmo que as pessoas fumaram qualquer coisa para se rirem tanto. Mas esteve bem, foi engraçada e fez-me sorrir durante todo o vídeo :)

      Parabéns Ana! Principalmente pela coragem!

      Eliminar
    3. Oh meu deus, a expressão corporal que vemos no vídeo é a postura de um palhaço? Há um certo, muito, exagero neste comentário :)
      Digo mais: não há nada pior do que a expressão corporal não estar em concordância com a história que estamos a contar ou a música que estamos a cantar. Mas isso sou eu, que, como bailarina, talvez sobrevalorize o papel do corpo na comunicação.
      Mas realmente o seu humor é "demasiadamente refinado"

      Inês R.

      Eliminar
    4. É inegável a coragem com que a Ana enfrentou o desafio, que para uma estreia passou com nota positiva. No entanto, até concordo com a opinião do comentador 23:38h, o visualizado é uma situação recorrente em muitas casas portuguesas, na minha não é excepção e aplica-se ao marido e aos filhos(rapazes), embora também auxiliem nas tarefas domésticas, sobretudo o marido. É óbvio que a forma como a "situação/cena" é contada pela Ana, confere-lhe uma certa piada...maior ou menor!

      MDM

      Eliminar
    5. Humor refinado... nunca tinha ouvido tal expressão. Espero não ter essa coisa!

      Eliminar
  9. Tu não tens simplesmente um blog, também tens uma veia de humorista sim senhora, que é uma das coisas que eu mais gosto neste blog. Muitos parabéns tiveste bem e que venham mais desafios como esse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é escrever comédia, outra é ser comediante!
      Não vi o S.-Up. da A.G.M., não posso mesmo comentar, mas acho formidável a capacidade e a humildade com que se põe à prova constantemente e o chegar-se "à frente", sobretudo num país pequenino, e quando já goza de algum mediatismo, sem nenhum receio em se expor ou cair no ridículo. No fundo, acho que a Ana é daquelas pessoas que têm muita "lata"! E num país de gente mesquinha e envergonhada, só por isso já merece todo o apoio e estímulo! Parabéns!

      Eliminar
  10. Ah Pipoca, gostei muito. Quero mais. Não há mais? Parabéns, foste fantástica!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pipoca! Estava lá e adorei! Sabes estar em palco e apesar dos nervos iniciais correu tudo muito bem. Tens um humor inteligente e sabes cativar o público, a parte do grupo das mães foi hilariante
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Por este bocadinho que podemos ver estiveste bem, e é tal e qual assim. O Ricardo chateou-se?
    Procurei e não encontrei-> onde posso ver a programação do Browns?

    ResponderEliminar
  13. Não achei nada mal para quem tem veia sarcástica e para quem não tem experiência de stand-up. Bom começo!

    ResponderEliminar
  14. PIPOCA ou alguém que leia será que podem dar ideias para celebrar o aniversário (lisboa) já que vou estar sozinha :( um sítio que tenha piscina, ou possa ter massagens...qualquer coisa...estou desesperada preciso de sugestões, por muito que o google tenha respostas nao é a mesma coisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Real Villa Itália 🔝

      Eliminar
    2. Qualquer hotel com sapa e piscina é perfeito para passar o dia! Tem o Sana nas Amoreiras, o Myriad na Expo, com um spa espectacular e pode lá passar o dia todo! :)

      Eliminar
    3. Spa do Ritz com almoço e nunca mais vai querer outra coisa :) feliz aniversário!

      Eliminar
    4. Ou Magid Spa do Pestana Palace que a deixa passar o dia na piscina e almoço! Vai adorar.

      Eliminar
    5. e ninguém se voluntaria para a acompanhar?

      Eliminar
  15. Olá! Eu sou uma pessoa muito pouco dada a modas, não sigo blogs de moda e o meu interesse pelo assunto é mesmo praticamente nulo. Mas sigo o teu blog há anos! Porquê? Porque tens textos muito inteligentes e perspicazes e cheios de piada! Fazes rir, sim senhora!!! E é preciso coragem para ir para um palco! Parabéns, espero que continues a demonstrar que as mulheres podem ser giras, inteligentes e com piada!

    ResponderEliminar
  16. Pipoca, tem jeito para a comédia, gostei e ri-me consigo. Parabéns.

    ResponderEliminar
  17. Gosto imenso do Louis CK. Tenho imensa pena de não conseguir ir a nenhum espectáculo que ele vai dar este Verão na Europa (tenho uma bebé de 3 meses). Aproveita!

    ResponderEliminar
  18. Espero bem que continues, sempre que possível lá estarei para assistir, como estive desta vez. Para principiante estiveste super bem.
    Saí com os maxilares a doer de tanto rir com o Guilherme Duarte.

    ResponderEliminar
  19. Ahahahah! Dizem que essa cegueira é típica dos homens mas confesso que lá em casa sou eu que sofro disso e é o meu marido quem me atira com o comando à tromba. Por isso, estou contigo, marido-da-pipoca-mais-doce!
    By the way, tens piada. Espero que stand-up-comedies mais vezes para eu ver se consigo ir ver.

    ResponderEliminar
  20. Possa, o meu marido é igualzinho, NUNCA, sabe onde está nada na casa onde habita há 10 anos e onde as coisas estão quase sempre no mesmo sitio, fónix!
    E entra dentro de casa deixa a carteira no móvel da entrada, as chaves do carro na cozinha, o telemóvel em qualquer lado, os óculos.... O mesmo filme TODOS OS DIAS. Mas é um marido fantástico, tirando este PEQUENO pormenor. Boa estreia ;)

    ResponderEliminar
  21. Eu gostei, até pq cá em casa habita um ser igual ao teu...podes continuar nessa linha...só falta estares menos nervosa :)

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pipoca! É bom ver a tua evolução e versatilidade, fazes super bem em arriscar e tentar coisas novas para além do blog. Tenho a certeza que ainda vamos ouvir falar muito da comediante Ana Garcia Martins! :)

    ResponderEliminar
  23. Acho que a pipoca tem bastante sentido de humor, mas o stand up comedy não é a sua praia! Quem faz este tipo de espetáculo é preciso ter um "dom" que nem todos têm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Eu não achei piada nenhuma, uma história banal

      Eliminar
  24. O humor é algo inato em ti. Quem acompanha desde sempre o teu blog sabe-o. Parabéns!

    ResponderEliminar
  25. Santo Deus, os homens são mesmo todos iguais! É uma forma que dura...dura...! Ahahahaha. Boa Pipoca!

    ResponderEliminar
  26. Pipoca, sempre adorei o seu humor e amo seus textos. Adorei e acho que deve continuar, parabéns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Para quem está a começar, não está nada mau! É um gosto ver uma mulher, sem experiência no ramo (ainda para mais num ramo muito dominado por homens) rodeada deles a fazer um boa figura.

    Parabéns Ana!

    ResponderEliminar
  28. Meh... Não me convenceu o texto. Acho que tens à vontade, mas pelo menos esse excerto não teve grande piada... É uma questão de melhorar as piadas, pq de resto acho que a Ana até leva jeito :).

    ResponderEliminar
  29. I was there! :) E posso afiançar que foi muito, muito giro! Gostei de todos, mas adorei o João Subtil e gostei também muito da Pipoca! Via-se que a Pipoca estava um pouco nervosa ao início, mas com o decorrer da coisa foi fluindo cada vez mais. Acho que esteve mesmo muito bem! Quando cheguei a Pipoca já lá estava e parece que uma pessoa até sente aquele impulso de a ir cumprimentar, tal é a ideia de que, vindo aqui diariamente e acompanhando o seu instagram, se sente que a conhece há anos. Depois cai em si e pensa, "que parvoíçe, vou agora cumprimentá-la, não a conheço!" :) Gostei muito e se voltar a repetir gostaria de voltar a ver! :)

    ResponderEliminar
  30. Há algumas mulheres a fazer stand up, mas são quase sempre feias! Até a Hellen, que no início tinha imensa piada...Ainda me lembro de um sketch que ela fez sobre a dificuldade de desenrolar o papel higiénico no WC. Hilariante!...mas, ainda hoje, é aquela coisinha híbrida! Agora miúdas giras comediantes, não conheço. Aliás, acho a beleza pouco compatível com o humor.À excepção do Charlie Chaplin, que era muito perfeitinho, com um nariz arrebitado pouco comum num homem e os olhos dramaticamente profundos, mais ninguém bonito me fez rir...Ah, afinal minto! Ainda há a minha mãe, uma das mulheres com mais pinta que conheço e faz-me rir quase diariamente, desde pequena e por vezes em situações muito embaraçosas e inapropriadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hellen? Não conheço. Ellen se calhar, não?
      Antes feia que burra, é o que costumo dizer.

      Eliminar
    2. Se calhar, o facto de se rir com situações embaraçosas e inapropriadas deixa-a mais num campo de humor slapstick que propriamente stand-up. Há vários tipos de humor e nem toda a gente tem o mesmo; a subtileza e acutilância das observações é que faz toda a diferença em stand-up comedy.

      Eliminar
    3. O Charlot era bonito??!! Multi Óticas, urgente|!

      Eliminar
  31. É a primeira vez que comento neste blog mas desta vez teve que ser. Parabéns Ana pela coragem, por apesar do sucesso que já alcançou não ter medo de dar a cara a novos desafios, principalmente um tão difícil como este. É um exemplo para todas as mulheres, mesmo as que não gostam de sapatos.

    ResponderEliminar
  32. Pipoca foi TOPPPP

    ResponderEliminar
  33. Que maravilha!!! És a maior.

    ResponderEliminar
  34. Ana, uma pergunta (tudo a ver com standup) como é que fazes para o decote se manter no sitio?! O jumpsuit era de babar e ficava perfeito!! Bem, não vais dizer que era um fato de banho!!!
    Ah e sobre o que nos trouxe aqui - Gostei tanto!

    ResponderEliminar
  35. Sim, pelo tipo de escrita que tem nos seus artigos claro que tem uma veia «piadética» e por isso é que deve ter sido convidada. Esteve muito bem e os meus parabéns por isso.

    ResponderEliminar
  36. É preciso muita coragem!
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis