Pub SAPO pushdown

O meu prédio está em obras...

terça-feira, maio 10, 2016

... e, de repente, eu sinto que estou a morar na Faixa de Gaza há mais de um mês. Uma pessoa passa a vida a queixar-se que já podiam ter arranjado isto ou melhorado aquilo, mas quando a obra finalmente arranca é de uma pessoa arrancar também os cabelos. Já passámos a fase de acordar às oito em ponto com uma perfuradora a picar paredes e a picar-nos também o cérebro, entrámos na fase da poeirada, qual tempestade de areia no deserto do Sahara (o tapete do hall de entrada já foi declarado como morte e irrecuperável, tendo em conta os quilos de pó que entram por debaixo da porta), e agora estamos no momento Kinder, em que todos os dias são uma surpresa. Ora cheira a tintas, ora a diluente, ora a cola, ora nos cortam as campainhas, ora é impossível chegar à caixa de correio porque os senhores das obras decidiram montar a mesa de almoço na entrada do prédio, ora os ditos senhores largam todos a discutir uns com os outros (há dias em que penso que vão mesmo pegar-se à porrada), é sempre uma aventura. 
O que também é uma aventura é
ter de subir e descer as escadas praticamente todo o santo dia, porque o elevador está quase sempre desligado (moro num quarto andar, só assim naquela). E, meus amigos, é todo um Jogos sem Fronteiras, em que temos de contornar andaimes, contornar baldes de tinta, contornar senhores das obras, passar por debaixo de cabos, saltar ao pé coxinho, fazer o pino e três mortais encarpados. Quando vou com o Mateus a coisa melhora muitíssimo, porque ou vou a alombar com ele ao colo (são muitas as vezes em que o príncipe se recusa a subir a pé), ou vou a arrastá-lo por um braço e a gritar "NÃO PONHAS AS MÃOS NO CORRIMÃO QUE ESTÁ CHEIO DE PÓ", "NÃO TOQUES NAS PAREDES QUE ESTÃO PINTADAS DE FRESCO", "NÃO TE SENTES NO CHÃO QUE ESTÁ UM NOJO", "NÃO ENFIES OS DEDOS NA TOMADA QUE APANHAS UM CHOQUE" . A cereja no topo do bolo foi no outro dia, em que um senhor das obras (cheio de boa-vontade, coitado) se chegou ao pé do Mateus com um pombo nas mãos e lhe disse "faz um festinha". Aarrrrggghhh, que nojo, um rato com asas, claro que não houve festinhas para ninguém, ainda me ficava o puto cheio de doenças. Enfim, chego a casa já com os nervos desfeitos e já só conto os dias para que estas obras de Santa Engrácia cheguem ao fim.

71 comentários:

  1. A casa ao lado da minha foi vendida, vai daí os novos donos lembram se de fazer obras....que duraram nada mais nada menos que 6 longos meses. O que na verdade dava para ter construído uma casa nova. E quase durante 6 meses acordei com picaretas e berbequins. Foi desesperante

    ResponderEliminar
  2. Só mesmo A Pipoca para conseguir descrever uma situação destas com um humor irrepreensível! Excelente texto! Espero que essas obras terminem rápido.
    Um grande beijinho,
    Patricia (360grausdemim.wordpress.com).

    ResponderEliminar
  3. Bem te entendo! Mas és uma sortuda, que aqui vão para dois anos (já as batizei de obras de Santa Engrácia e ainda dão direito a episódios estranhos de vizinhança: http://www.mariadaspalavras.com/as-obras-de-santa-engracia-435442

    Pó das obras é o novo acessório de moda ou finishing touch de maquilhagem por estas bandas... :D

    ResponderEliminar
  4. Ah!ah!ah!...Agora experimente trabalhar por turnos, e depois de chegar a casa às 07H30 e preparar tudo para um belo dia de descanso, fechar os estores, janelas de vidro duplo, não há carros, não há aviões que possam incomodar e de repente, quase a fechar o olho, começam as brocas, as rebarbadeiras, os martelos, as lixas, tudo em simultâneo como uma orquestra em histeria e desafinada. A única solução eficaz é mesmo sair de casa e regressar às 18H, porque parece que estamos a ser submetidos a uma lobotomia vivos e a sangue frio!Em prédios com muitos condóminos, há sempre um apartamento em obras e ainda falam em crise, ao preço que os trolhas cobram à hora, sem recibo, nem IVA, nem o raio... Já cheguei a ir de rastos dormir para a Gulbenkian. Acho que conheço os museus todos da cidade, não vejo é muitas exposições. É o cansaço... Sabemos que é temporário, mas enquanto dura parece interminável! É uma verdadeira loucura e eu até acho que tenho nervos de aço, agora imaginem a quantidade de idosos que passam os dias sem sair de casa a levar com aquela barulheira!...A sorte é que grande parte são surdos e podem sempre desligar o aparelho auditivo! os outros, como eu, têm que fugir!

    ResponderEliminar
  5. Pipoca, chorei a rir!
    Venham mais textos destes! :)

    ResponderEliminar
  6. Realmente, exatamente como na Faixa de Gaza. Uma comparação feliz mas tu tens sentido de humor, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui que falaste na Faixa de Gaza com humor Pipoca... Vai-te já chicotear.
      Ai pessoas... Cansam-me.

      Eliminar
    2. Já sabia que alguém ia vir com esta conversa.

      Eliminar
    3. Por acaso também acho que esta da Faixa de Gaza saiu completamente ao lado. E a coisa do "ah e tal é humor e vocês criticam porque são umas burras sem humor nenhum" também não funciona neste caso...

      Eliminar
    4. Por acaso acho que já ouvi essa da Faixa de Gaza várias vezes, é uma espécie de cliché para certas situações...
      Mas lá está, temos de aproveitar as oportunidades de nos indignar, e pronto, agora foi com esta!

      Eliminar
    5. Pessoalmente não me senti nada indignada. Acho apenas que ter obras em casa ou no prédio ou no prédio vizinho ou na rua é uma situação que não pode nunca ser equiparada a viver na Faixa de Gaza,ou em Aleppo. Essa é a minha opinião. Não significa que não tenho sentido de humor.

      Eliminar
    6. Claro que não é equiparável, mas caramba, quantas vezes no nosso dia a dia não utilizamos expressões que servem para exagerar e em muito determinada situação?
      São equiparadas? A maior parte das vezes, não!
      Só acho uma parvoíce picarem-se por tão pouco...
      Esperem, mas não é indignação e não é falta de humor, é o quê mesmo?

      Eliminar
    7. Alguém já ouviu falar em hipérboles? Não? Ah, está bem então.

      Eliminar
    8. Não me senti picada,da mesma forma que não me senti indignada. Dei a minha opinião. Tão e somente. Se há quem ache que está bem comparar obras num prédio com viver na faixa de Gaza, também haverá quem ache que está mal e que não é comparação que se faça. Se repararem,das pessoas que não concordam,apenas uma,o anónimo do comentário inicial,expressou a sua opinião de forma um tanto ao quanto jocosa. Acho que ainda é permitido expressar uma opinião de forma educada...ou neste blog o que se quer é que os comentadores partam logo para o insulto. Vou roubar o que escreveu um anónimo ali acima e dizer "Ai pessoas...Cansam-me".

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Não é verdade. Tomo banho diariamente. Já dos pombos não se pode dizer o mesmo.

      Eliminar
    2. Ahahahanaha este leitor está a querer candidatar-se ao leitor mais parvo. Parece as crianças "nojenta és tu" nha nha nha Hahahaha

      Eliminar
    3. Pipoca, não sabia que também tinhas pombos a ler o teu blog.
      Ahahahah :'D

      Eliminar
    4. Sara H., ahahahahah!

      Eliminar
    5. Anónimo das 11:34

      QUEM DIZ É QUEM É!

      Eliminar
  8. Subir 4 andares é exercício físico...

    ResponderEliminar
  9. E o vizinho da casa do lado resolver fazer uma serralharia na garagem?? Que INFERNO!!! Ainda por cima estou de baixa, por isso passo os dias a ouvir aquelas máquinas non-stop! O pior é que já fui á Camara Municipal reclamar e eles não me ligaram nenhuma :( tou tramada!! Não sei qual o pior, trabalhar cheia de dores ou passar por este inferno das 8 ás 21 todos os dias..

    ResponderEliminar
  10. Pois é cara Ana...mais tarde ou mais cedo, calha a todos...obrinhas de reparação e /ou de conservação!
    Quem gosta delas?!...
    Todas gostamos do resultado final, quando tudo corre bem e de acordo com as nossas melhores expectativas!(Mas nem sempre):)
    Durante a execução é um verdadeiro INFERNO! o ruído do martelo pneumático invade-nos até ao cérebro, mas o pó é a pior tormenta....o DEMO! para pessoas "obsecadas" pela limpeza(como eu...)!
    Paciência, Paletes dela...é o que lhe desejo!(:

    MDM

    ResponderEliminar
  11. Ahahahahaha a parte do pombo está espectacular!
    Parece que de um momento para o outro Lisboa ficou toda em obras! Há sempre um prédio, uma estrada, uma fachada, um monumento qualquer em restauro ou em processo de reconstrução!
    Livra que nunca mais acaba!

    ResponderEliminar
  12. Que vida tão dura...

    ResponderEliminar
  13. Um pombo é um rato com asas? Explica, lá isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a gente sabe que pombos, ratos e crianças são portadores de doenças.

      Eliminar
    2. E adultos (pessoas). E cães. Gatos também. Tampos de sanita, manípulos de portas, até mesmo o ar que respiras, imagina... é melhor comprares um hazmat suit para o puto ;)

      Eliminar
    3. "Hazmat suit"? Santinho.

      Eliminar
    4. A Pipoca enganou-se, queria dizer ratazana com asas, mas está perdoada, todos entendemos o que queria dizer :)

      Eliminar
    5. tive que ir pesquisar o que era o Hazmat suit, mas agora que estou informada vou comprar um para mim, têm chovido tanto que não servir para prevenir o ébola, ou qualquer coisa em grande, previne das molhas que tenho apanhado!

      Eliminar
    6. Eu também acho os pombos umas criaturas nojentas, parecidas com ratos com asas... blhec

      Eliminar
    7. Por acaso sempre ouvi dizer isso mesmo, que os pombos são ratos com asas. Os ratos no campo e os pombos nas cidades. E sim, são animais portadores de doenças.

      Eliminar
    8. Já não sou a unica que teve de ir pesquisar o que era um Hazmat ahah

      Eliminar
    9. Tambem nao percebo o ódio aos pombos. Sao aves, qual é o problema? Um melro ja era diferente?

      Eliminar
  14. ohhh por favor.. não ensines essas coisas ao Mateus. Os pombos não são ratos com asas, e mesmo que fossem isso não é propriamente um nome feio, apesar do intuito pejorativo. Doenças podes apanhar de todos os animais, mas provavelmente a escolinha do Mateus é o sítio onde ele vai contactar e apanhar mais doenças infecciosas. Da próxima deixa-o fazer uma festinha. Quando chegar a casa lava aos mãos e txaraaaaan... vais ver que não morre nem lhe caem os dedinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres ver que com este post descobrimos toda uma comunidade defensora de pombos.... Eles são criaturas pacíficas mas também não são propriamente criaturas para se fazer festinhas.. E não estou a falar dos pombos domesticado do circo... Estou a falar daqueles que vemos no Marquês.

      Eliminar
    2. Anónimo das 12:35,
      Estou consigo. Parece uma minudência, mas não é: fomentar o nojo pelos pombos (ou por outro animal qualquer) é mesmo um MUITO mau princípio. :(

      Eliminar
    3. Ah, para quem gosta de pombos (que são animais sempre tão desprezados), há esta página de facebook maravilhosa https://m.facebook.com/Pela-Vida-e-Dignidade-dos-Pombos-976795469007974/?rc=p ❤️

      Eliminar
    4. Venham trabalhar aqui para a zona dos Restauradores e do Rossio! É cada razia que nos fazem à cabeça, qualquer dia fico com um espetado no olho! :) :) Desavergonhados!

      Eliminar
    5. Eu faço o mesmo com o meu filho. Que nojo, tocar em pombos, fontes de infecções!

      Eliminar
    6. Eu faço o mesmo com o meu pombo. Que nojo, tocar em filhos, fontes de infecçoes!

      Eliminar
    7. Pensava que era do senso comum que os passaros sao grandes portadores de doencas e que idosos, criancas e pessoas com o sistema imunológico comprometido devem ter atenção redobrada ao lidar diretamente com aves!

      Eliminar
    8. Claro que são portadores de doenças!não sou capaz de fazer mal a um pombo,já me desviei de muitos a conduzir para não os matar, mas que são um nojo são!comem tudo...até já vi um a comer uma beata,OMG!

      Eliminar
  15. alguém q me entenda e q lhes chame o mesmo q eu: pombos = ratos com asas...obviamente :)

    ResponderEliminar
  16. blech, pombos, ca nojo. Das poucas coisas boas de ter deixado a minha maravilhosa Cascais e ter vindo viver para o Algarve é a quase inexistência dos ditos (as gaivotas são más pa caraças e expulsam-nos)

    ResponderEliminar
  17. Credo pombos nãoooooooooooooooooo!!
    Sou bem amiga dos animais, mas pombos ao longe. Tenho fobia a penas. Não consigo!! E realmente são transmissores de muitas bactérias e vírus. Claro que bactérias, vírus e todas esses bichos que não se vêem, estão por todo o lado.Mas pelo sim pelo não ao longe.Bjs

    Nem me fales em obras, trabalho num prédio já antigo em Lisboa e as casas têm sido vendidas, cada novo inquilino que vem para cá faz obras, depois foi as obras do prédio, já andamos nisto há mais de 6 anos. Fartinha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Ahahah, muito bom! (Estou-me a rir mas estou solidária, que isto de aguentarmos o barulho das obras dias sem fim é de pôr qualquer um a bater mal...!!)

    ResponderEliminar
  19. É por essas e por outras que vou mudar para uma vivenda nova no campo! Lisboa é já aqui ao lado e nada se compara ao descanso de não viver num prédio velho cheio de gente e barulho... E ainda ganho um jardim e espaço de sobra dentro de casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e depois lá vem a tragédia do trânsito, cada vez que quiser entrar ou sair de Lisboa.

      Eliminar
    2. Olha eu deixei de viver em Lisboa e tenho saudades. é a vida :D

      Eliminar
    3. Ui,que tragédia!é apanhar o comboio da ponte ou ir de barco no caso de se morar na margem sul.caso tenha que se ir de carro é levantar mais cedo.é pouco bom no Verão estar perto da praia...e ter muitos espaços verdes...e ter onde correr sem ter uma multidão a fazer o mesmo...vivi e trabalhei em Lx até aos 27 anos.saudades?!nenhumas!Vou de vez em quando ao fim de semana para ir a algum restaurante novo,a um museu ou ver um espectáculo. Lx é uma cidade maravilhosa mas que oferece pouca qualidade de vida a nível de transportes,poluição,etc

      Eliminar
  20. Vivo este drama desde Janeiro, como te compreendo.

    ResponderEliminar
  21. Sim, ninguém merece. Mas deixa lá que eu estou solidária contigo. Aqui no meu trabalho as obras começaram à 2 dias e já ninguém as aguenta.

    ResponderEliminar
  22. ahahahha
    faça um hoje deu para isto na escada do predio :) loollolol

    ResponderEliminar
  23. Saudades de poder acordar as 8h... E de não trabalhar por turnos...

    ResponderEliminar
  24. Ui. Estou tão solidária com isso. No meu prédio, desde que me mudei (ha 7 anos) acho que já todos os apartamentos estiveram em obras, e também o telhado. Andavam os inquilinos todos fartíssimos. Agora que as obras acabaram estávamos todos finalmente a respirar fundo por sossego e chega algo pior que as obras - os novos vizinhos do último andar. Música tão alta que se ouvem da entrada do prédio, festas todos os dias, toca guitarra e bateria, a esposa anda sempre de saltos, seja a hora do dia que for... Fora outras "partilhas sonoras" mais íntimas que confesso que também seriam dispensáveis, hahaha. Já todos falámos com eles, são mal educados e deixaram de abrir a porta, até a polícia já foi chamada por causa do barulho madrugada fora e o problema persiste. Até deixa saudades do barulho das obras, que chegava às 6 da tarde e parava... (suspiro). Boa sorte aí no prédio e haja sempre bom humor! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao anón. das 16:03: Ao ler a sua descrição sobre os seus novos vizinhos, até me arrepiei toda, pois já tive noutro prédio onde morei uns vizinhos assim, veja bem eu morava no 3º. e tinha vizinhos desses no 2º. e no 4º, eu estava encurralada no meio. Era de enlouquecer, a minha filha era bébé e dava saltos no berço por causa do barulho, as panelas tilintavam dentro dos armários, etc. De tal maneira que o meu marido os avisou e ainda reagiram mal, com uma tesoura riscaram-me o carro todo, enfim, ia enlouquecendo. Depois, como a casa era alugada, mudei de zona e hoje vivo num prédio muito sossegado, felizmente. Tem que ter calma, eu sei o quanto é difícil e compreendo-a na perfeição. Que tudo melhore em breve.

      Eliminar
  25. Também vivo em Lisboa e no último ano parece que não há santo dia em que não ouça barulho de obras. Veio toda uma febre de remodelar apartamentos e prédios na cidade (ou pior, construir hoteis) e quem sofre é que a vizinhança.

    Graças a isto estou com umas olheiras que metem medo!

    ResponderEliminar
  26. Gostei do teu post Pipoca, mas, por amor da Santa... um pombo um animal nojento? Venham viver para a "província" (como vocês Lisboetas dizem)e logo vêm o que são animais nojentos...

    ResponderEliminar
  27. Como se não bastasse, agora são as obras nas ruas e estradas. Eu sei que há ruas cheias de crateras e outros buracos negros quase invisíveis, que nos lixam os carros todos, mas de repente, toda a gente decide "arrumar" a casa ao mesmo tempo! Ah! E ainda faltam os buzinões e os táxis e os Uber! Isto era mais calmo no tempo da Feira Popular!

    ResponderEliminar
  28. Todos detestamos obras até sermos nós a precisar de as fazer.
    Aí já dizemos que os outros é que estão sempre a reclamar.

    ResponderEliminar
  29. Pensem positivo: ao menos as pessoas estão a investir no património em vez de deixar as coisas ao abandono :)

    ResponderEliminar
  30. risada total, obrigado Pipoca. O Pombo é quem mais ordena.

    ResponderEliminar
  31. "Nojenta és tu"... ahahahahah Esta gente é demais!! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  32. Sabes o que mais admiro em ti, Ana?! É que apesar de tanto disparate, não desistes e ... quanto aos pombos, sem preocupações. Afinal com comentadores destes tenho a certeza que está imune a tudo. Valha-me a Santa!!!

    ResponderEliminar
  33. Para a próxima chama-lhes ratazanas aladas, pode ser que seja mais subtil.

    ResponderEliminar
  34. Raquel Garcia15 maio, 2016 02:24

    Veio um senhor cá ao prédio ver o telhado precisamente por causa dos pombos, que agora deram em fazer a sua vida na sua vida na chaminé (não vou explicar as repercussões que isso tem na minha casa que é no último andar). Vai daí encontrou p lá ninhos com ovinhos e achou que me havia de bater à porta a perguntar se eu queria um...ora eu não consigo sequer ver fotos de pombos essa criatura tenebrosa. Fico mais confortável na presença de cobras de que pombos. Not kidding. Fiquei com nojo. Agora qdo vejo o homem e imagini se por acaso comeu ele os ovos dá-me medo duma mutação genética. Não fosse a falta de sol mudava-me para londres. Os pombos deles são esquilos. Há lá coisa mais amorosa?

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis