Pub SAPO pushdown

Por um peso saudável 2016 #1

terça-feira, abril 05, 2016
Uma das melhores coisas de 2015 foi a parceria que desenvolvi com a PronoKal para ajudar uma leitora a perder peso. Ao longo de alguns meses foram acompanhando aqui a mudança da Sofia, a forma como se dedicou a 100% e como ficou (ainda mais) linda e espectacular depois de dizer adeus a 16 quilos. Mais do que a mudança física, foi  muito bom saber que contribuí para ajudar alguém a mudar os seus hábitos alimentares e de actividade física, a ficar mais saudável e a ganhar uma nova confiança. Hoje olho para a Sofia e vejo uma mulher completamente diferente da que me apareceu à frente há um ano, com uma auto-estima ao rubro, com um corpaço do caraças e muito mais feliz. E que continua super focada em manter esta atitude positiva. No início do ano anunciei aqui que andávamos à procura de mais uma pessoa que se quisesse comprometer com o seu peso saudável. E, uma vez mais, houve milhares de participações, montanhas de gente a querer mudar de vida. Sei que me repito, mas não conseguimos mesmo chegar a todos. Desta vez, a vencedora foi a Carla Almeida, de 29 anos, que tive o prazer de conhecer há alguns dias. 






























Tal como já tinha acontecido com a Sofia (que também esteve presente neste encontro), tive logo imensa empatia com a Carla. É uma miúda incrível, com as ideias muito no sítio e muito segura daquilo que quer. A Carla tem dois empregos: de dia trabalha como consultora pedagógica numa empresa de formação, e à noite e aos fins-de-semana é recepcionista num conhecido ginásioA Carla sempre lutou com o excesso de peso, mas está completamente determinada a mudar de vida e a atingir o seu peso saudável. Pratica exercício, já tentou várias dietas, mas nada resultou, porque há ali uma componente genética a dificultar o processo. Diz, com muita graça, que tem um "código genético gordinho". Ao contrário da Sofia, a Carla não tem filhos e as suas motivações para perder peso são diferentes, mas não menos importantes. Porque, no final, o importante é comprometer-se com o seu peso saudável.

Mas nada como ler a minha conversa com a "comprometida PronoKal" para ficarem a conhecê-la melhor:

Como é que tem sido a tua relação com o peso ao longo dos anos?
Sempre fui gordinha, mesmo na escola. Fui a primeira a ter peito, a ter mais peso. Aos 23 anos saí de casa para ir viver sozinha e a partir daí foi o descalabro. A comida era à base do que eu sabia fazer, que era quase nada. Depois comprei um robot de cozinha  e a coisa melhorou, mas o problema é que não sei o que comer, a que horas comer, etc. Apesar de fazer exercício acho que o meu grande problema é esse e é aí que a PronoKal me vai ajudar.

Foste tentando combater o excesso de peso?
Já experimentei vários tipos de dieta, desde coisas que via na internet até livros. Fazia tudo certo, mas nunca consegui perder muito peso. Isto é mesmo um problema meu, há aqui mais qualquer coisa. A minha mãe tem obesidade - já fez um bypass gástrico -, meu avô também tinha obesidade, o meu irmão também é mais para o gordinho, por isso isto é uma doença genética. Fomos avisados que temos de fazer qualquer coisa para contrariar. Agora surgiu esta oportunidade e estou convencida que é desta.




Porque é que decidiste concorrer a este passatempo?
Quando participei achei que não tinha feito bem a inscrição e que a minha participação não tinha sido submetida. Quando me ligaram a dizer que tinha ganho nem queria acreditar. É porque tinha mesmo, mesmo, mesmo de acontecer. Este não é o tipo de coisas que me costume acontecer. Até ao final de 2015 tudo corria mal na minha vida, e de repente entro em 2016 e acho que o meu anjinho da guarda decidiu acordar, porque tudo está a correr bem.

Qual é o teu peso actualmente?
Tenho 86 quilos e 1,71m. Na primeira consulta com a minha médica, a Dr. Sandra Soares, falámos sobre o método PronoKal, como é que irá decorrer. Também falámos da equipa multidisciplinar da PronoKal que me irá acompanhar durante todo o tratamento: para além da alimentação controlada pela equipa de nutricionistas, vou ter o apoio de um PT no Centro de Assessoria Presencial PronoKal na Av. da República, e vou ter de fazer análises regularmente. O tratamento da PronoKal tem uma coisa muito boa, examinam-nos dos pés à cabeça para sabermos se realmente somos ou não aptos ao método. Não é uma dieta de “toma uns comprimidos e vais emagrecer”, tudo é feito com conta, peso e medida. 

Quanto peso gostavas perder?
Vou ter de perder 21 quilos para alcançar o meu peso saudável. Não me lembro de ter tido 65 quilos, vai ser espectacular! O meu sonho e o meu objectivo é usar uma mini-saia como as que a minha melhor amiga usa. Nunca usei uma mini-saia na vida e adorava. 



Sentes que o peso te limita?
Em termos de exercício e de me mexer não, mas sinto muita vergonha, muita. Praia é para esquecer, só vou ao final do dia e a sítios com muito pouca gente, e piscina só em casa dos meus tios, porque só lá está família. E depois é o problema de trabalhar num ginásio, na recepção. Sou a cara de um clube que está relacionado ao bem-estar e noto que as pessoas chegam à recepção e ficam a olhar para mim. Não consigo usar a farda do trabalho, é demasiado justinha, comprei uma camisa mais larga e é essa que uso. Depois há muita coisa que experimento, vejo ao espelho e acho que tudo fica mal. A roupa gira e maravilhosa que toda a gente veste, os conjuntos que vejo no teu blog, penso “se eu vestisse isto ia parecer uma salsicha”. Comprar roupa é uma coisa que acontece uma vez por ano e tem de ser uma peça pela qual me tenha apaixonado. Odeio experimentar roupa, porque vejo-a no cabide e sei que quando a vestir se vão ver as costas marcadas ou umas maminhas até Marte, por isso nem sequer vou às compras. Só compro quando rasga.

Quais os maiores receios e expectativas para esta fase que vais agora começar?
O meu maior receio é a projecção mediática que isto possa ter, as críticas negativas que possam existir. Não lido muito bem com isso, afecta-me muito. Mas depois comecei a pensar que as pessoas que me criticam o fazem sendo eu magra ou gorda, por isso não vale a pena pensar nisso. Se tenho uma oportunidade de mudar a minha vida e de ficar melhor, vou desperdiçar isso por causa de pessoas que não merecem a minha consideração? Se disserem coisas feias ignoro e sigo a minha vida. De resto, não tenho grandes receios. Sou uma pessoa extremamente regrada e cumpridora.

Então porque é que achas que as tuas outras dietas falharam?
Porque acho que há uma forte componente genética envolvida. Quando a minha mãe foi operada toda a família foi seguida por nutricionistas e foi-me dito que terei sempre tendência para ser gordinha, que preciso de controlar isso com a alimentação e o desporto. Mas uma coisa é ser gordinha e outra é como eu já estou, num patamar que já ultrapassa isso. Para além disso, nunca tive o apoio que vou ter agora com a equipa PronoKal e com a minha médica. É por isso que agradeço ter aparecido esta ajuda, pode ser uma boa forma de atingir o meu objectivo.

Portato, estás completamente comprometida com o teu peso saudável.
Completamente. Estou a começar a acreditar que pode ser por aqui.

E o exemplo da Sofia? Como é que te sentes ao ver as imagens do antes e do depois e ao vê-la agora ao vivo?
Pensei que era Photoshop! Quando vi a fotografia do “antes” o que eu mais notei foi a expressão facial da Sofia. Na primeira sessão estava mais abatida e agora tira fotos com sorrisos daqui até à lua, está espectacular. Não há nada melhor do que olharmo-nos ao espelho e ver que estamos a ficar bem, que estamos a gostar daquilo que estamos a ver. Adorei ver as fotografias da Sofia, fiquei fascinada a pensar “será que isto me vai acontecer? Vou ser magrinha?”. O meu objectivo é a mini-saia! Acho que isto vai ser muito bom para mim, estou a entrar nos 30 e esse número faz-me muita confusão. Fui criada na geração dos filmes da Disney, em que com 30 anos já era suposto estar casada e ter dois filhos. Eu paro, olho para trás, percebo que passei a vida inteira a estudar e a trabalhar, e a vida passou. Estou quase nos 30 e pergunto-me o que é que fiz. Mas também tenho de pensar no lado positivo, mas coisas que já consegui sozinha. Acho que agora está na fase de começar a viver a sério e isto é mais uma mudança nesse sentido. Até agora tinha algumas preocupações com a alimentação, não comia churros nem filhós, mas se me apetecesse ir ao McDonald’s não pensava que ia ingerir não sei quantas calorias. Comia e depois ia ao ginásio e fazia um treino mais pesado. Mas uma pessoa que tenha problemas de peso como eu não pode ter esse tipo de postura. Devemos ter consciência que os nossos actos influenciam directamente a nossa saúde e a nossa imagem. Já vesti um 46, já pesei 96 quilos. Depois fui para o ginásio e consegui descer até aos 82 quilos, foi o máximo que consegui sozinha. Não era falta de dedicação e empenho, é mesmo qualquer coisa que estou a fazer mal. E é isso que quero mudar, para em Outubro vou entrar nos 30 anos de mini-saia, linda e maravilhosa. 


E pronto, tenho a certeza que assim será, que em Outubro (e até muito antes disso) a Carla já terá atingido o seu peso saudável e que o seu sorriso será ainda maior, com a ajuda da equipa PronoKal. Ao longo dos próximos meses iremos acompanhando a evolução da Carla aqui no blog e estou super entusiasmada. Vai ser épico, uma vez mais! =)

50 comentários:

  1. Muita força e perseverança Carla, cumpra tudinho à risca, irá ser recompensada...é jovem e bonita, verá que tal como a Sofia, alcançará o seu objetivo...está muito a tempo de resgatar a sua vida! :-)

    MDM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas suas palavras! Vou fazer um esforço para fazer tudo certinho! Até agora não está a custar muito. As refeiçoes e os snacks Pronokal sao qualquer coisa de extraordinario =)

      Eliminar
  2. Espero que corra tudo bem com a Carla! A ver pelos resultados da Sofia, vai conseguir de certeza! No entanto, gostaria de perceber (deve haver várias médicas a comentar por aqui), se é mesmo possível uma pessoa chegar a este estado (de obesidade), sem ser pela má alimentação e pela falta de exercício físico. No fundo, saber se só pelo estado de saúde da pessoa, se é possível chegar-se a estes pesos. Obrigada! Boa sorte Carla!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela força! =)

      Pois eu não sei explicar... Sei que já experimentei dietas, faço exercicio fisico com bastante regularidade e mesmo assim 86kg... Vamos ver como corre com a Pronokal?? Acompanhe-me na pagina https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
    2. A alimentação pode não ser de facto má, pode sim ser em quantidades excessivas. Do ponto de vista matemático se eu gastar por dia 1500 calorias mas andar a ingerir 2500, mesmo que com base em alimentos saudáveis, vou ganhar peso. Óbvio que a própria pessoa em si também conta, se faz mais ou menos exercício e se o corpo tem um metabolismo mais ou menos acelerado... É facto que a propensão genética é um problema. Acho que devemos encarar esta tendência em ter excesso de peso como uma outra qualquer doença crónica e mentalizarmo-nos de que tem que ser acompanhada para sempre. Porque muitas vezes as pessoas perdem peso mas a dificuldade está em mante-lo, e vai-se a ver em 1 ou 2 anos, pouco a pouco, voltam à estaca zero. Por isso é que acho que mesmo depois de emagrecer as pessoas devem continuar a ser acompanhadas para terem mais controlo.

      Eliminar
    3. Obrigada pela sua resposta Carla! Tudo de bom para si, e cá estarei para a aplaudir quando chegar ao peso pretendido! Tenho a certeza que vai conseguir!

      Eliminar
    4. Muito honestamente, fiz esta pergunta sem qualquer intenção maliciosa. Era mesmo curiosidade da minha parte. Acho até mesmo que as pessoas não são obesas porque querem, mas sim muitas vezes por factores externos que acabam por levá-las a esse ponto. Não tenho excesso de peso, e tento por fazer uma alimentação variada e pratico exercício físico com regularidade. Mas reconheço que, muitas vezes, é extretamente difícil conciliar uma agenda preenchida em termos de trabalho com uma alimentação cuidada e com o exercício. No meu caso, faço, não raras vezes, um esforço tremendo para ir ao ginásio após o trabalho, o que muitas vezes só é possível pelas 21 horas. A essa hora só me apetece fazer um prato rápido e ir comê-lo para o sofá. Creio que o Estado português devia tomar medidas sérias para incentivar a prática do desporto, e que seria benefico para todos começarem a mudar-se mentalidades, para que as pessoas consigam conciliar o seu horário de trabalho com outras actividades, nomeadamente o desporto e a família. Tudo de bom para si Carla, mais uma vez, coragem e determinação, e um grande beijinho.

      Eliminar
  3. Como é que alguém pode dizer coisas feias a esta menina? Ela é linda!
    Muita força, Carla, vai correr tudo bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela força e pelas suas palavras tao queridas!! =)

      Eliminar
  4. Espero que lhe corra tudo muito bem esta caminhada.
    Não é nada fácil, é preciso muita força de vontade e força.
    Eu estou a meio caminho na minha caminhada e acredita que há dias muito difíceis.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!! Espero que a sua esteja a correr muito bem. Acompanha-me na minha?? =) https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
  5. Parabéns Carla!!

    ResponderEliminar
  6. Boa sorte Carla.
    http://girafinhacapitu.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Vai conseguir, não a acho demasiado forte e é gira gira

    ResponderEliminar
  8. Bom, a Carla já tem o sorriso até à Lua e uma cara muito bonita! Desejo-lhe toda a sorte e perseverança do mundo para atingir os seus objectivos. Com dois empregos, a luta ainda é maior. E permito-me partilhar consigo: a genética conta, sim. No 5o ano, o médico da minha escola disse-me que ia ter tendência para engordar a vida toda; tinha de fazer sempre ginástica e controlo alimentar. É verdade. Estou sempre normal ou com excesso de peso, nunca magra. O meu médico, que é impecável, também me disse: "trinta e filhos? Tem aí dois belos retardadores de metabolismo, que no seu caso já não é genial." Algumas de nós não ganham a lotaria genética. Mas podemos sempre tentar contrariá-la. Boa sorte. Vou acompanhar a jornada com carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. A genética e mesmo uma sorte! Obrigada oelas suas palavras e pelo apoio. Conto com o seu apoio na página do facebook onde vou tentar partilhar o máximo possível https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
  9. Vou adorar seguir. E sim, os metabolismos são muitos diferentes, é preciso ver para crer. Para mim foi preciso ver uma amiga que faz imenso exercício, só come coisas super saudáveis não processadas (dá-me a ideia que é mais dispendioso o tempo e energia necessários para seguir uma alimentação super certinha que o exercício), há anos e ainda assim, continua com peso a mais. Tudo demora imenso, os resultados chegam em 20 vezes mais tempo que outras pessoas e qualquer deslize é um retrocesso terrível. Sem dúvida que sem ver resultados é muito mais difícil manter o foco, por isso acho tão injusto o julgarmos que "diz-me como és dir-te-ei que esforço tens feito". Infelizmente não é. Mas também não há ET's metabólicos, por isso a Carla certamente terá resultados, e a pressão de existirem pessoas a seguir será uma ajuda a manter-se focada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras!!! Vou mesmo tentar ao máximo para conseguir alcançar o meu objetivo!!!
      Conto com o seu apoio na página do facebook https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
  10. Amiga linda! Tu consegues! Em Outubro lá estaremos a festejar os "intas" em grande estilo e com uma mini, mini-saia! Go Girl!!!
    Muito orgulhosa de ti! Beijo da tua Barbie*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh só mini. Vamos devagarinho. Baby steps. Ahhahahaha e a entrar no intas em estilo é super saudável!! Finalmente vou chegar ao meu peso ideal! Tens de ver as fotos dos snacks são de babar!!!!!

      Eliminar
    2. Já estou a cuscar tudooooo!!!

      Eliminar
  11. Ja es linda!! Tens um sorriso cheio de forca agora e so ficar ainda mais lindona!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehhehhe obrigada Catarina!!! Conto com o seu apoio na página do facebook https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
  12. Boa Sorte Carla!!
    O mais difícil já foi feito, decidir mudar! De agora em diante é só continuar! :)
    Beijinho
    Cris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! É verdade, o primeiro passo está dado, agora é continuar! =) conto com o seu apoio na pagina https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
  13. A minha vida mudou radicalmente desde que ganhei o desafio da Pipoca Mais Doce em 2015. Estou uma pessoa muito mais confiante e segura. Este tratamento ajuda-nos a chegar ao peso saudável e dá todas as ferramentas para o manter. Nunca conseguirei agradecer todo o apoio da Pipoca, da Pronokal Portugal e da Drª Mónica Pon, a médica que me acompanhou sempre. Tenho a certeza que a Carla vai arrasar neste desafio. Vais ficar (ainda mais) linda, Carla. Força e conta comigo!! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez Sofia, muito obrigada pelo apoio, pela simpatia, pela força! Espero mesmo conseguir alcançar o objetivo que nos propusemos. Com a ajuda da Pronokal e de toda a equipa vou com certeza ficar super saudável como tu já estás! Estou a seguir as tuas pisadas =) <3

      Eliminar
  14. Boa Carla! É assim mesmo! Vai correr tudo bem, em Outubro ou antes queremos a foto da mini-saia. Força.
    Pat

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EHEHEH Mini saias... saias...vestidos... Tudo aquilo que sempre tive vergonha de usar. =)

      Eliminar
  15. Fantástico Carla,com a força de Vontade tudo se consegue,e desejo que consigas ultrapassar este Desafio,e pelo que li,vi que estás disposta o ponto de partida começa mesmo aí,em nós mesmo! Mais uma vez Força e quero muito ver os resultados finais.Beijokas Continua sempre que vais conseguir.
    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célia!! Conto com o apoio de todas as leitoras do blog =) pode ir vendo os resultados na pagina do facebook https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
  16. Tem um sorriso tão bonito! :) Espero que tudo corra bem. ;)
    Que 2016 seja mesmo um grande ano para a Carla e que entre em grande estilo nos 30. :)

    http://bettybeckels.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Betty! =) E viva os 30!! :D
      https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
  17. Muita força Carla! Já és linda, com uns quilos a menos, vais ficar maravilhosa!
    Eu também sempre lutei contra o excesso de peso. E nas alturas em que não tinha excesso de peso, ainda assim sentia-me sempre gorda porque todas as minhas colegas eram mais magras.
    Em Julho do ano passado atingi o meu peso máximo, 87,1kg. Este valor foi atingido no dia em que fui pedida em casamento. Desde aí tem sido sempre a baixar. Já estou com 73,2kg. É uma perda de peso lenta, mas tem sido sem apoio médico e sem ginásio. Faço exercício em casa, corro e ando de bicicleta. Em relação à alimentação vou seguindo dicas de blogs de alimentação saudável. Espero que seja desta vez que chegue aos meus desejados 60/62kg. Tenho 1,66m.

    Vais ver que vais conseguir usar a tua desejada mini-saia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uaaauuuuu Muitos parabéns! De facto perder tantos quilinhos sozinha é uma grande conquista! Continue com essa força de vontade. Eu por cá vou tentar manter a perseverança e daqui a uns tempos já vamos ver resultados! =)

      https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
  18. Carla, és girissims e quando começares a ver os resultados vais pensar: "porque é que eu não fiz isto antes!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Na verdade eu já tentei algumas dietas mas nada funcionou, Mas desta vez vai funcionar! =)

      https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
  19. Boa sorte Carla!
    Pelo seu sorriso já é uma vencedora!!
    Estou com curiosidade para segui-la.
    Eu também estou a começar um plano alimentar. Preciso perder 8 kg. Adoro cozinhar e comer e trabalhar em casa não ajuda nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célia!! =)

      Pode ir seguindo as publicaçoes da pagina. Eu sou um desastre nas cozinha mas juro que vou fazer um esforço para partilhar convosco os meus cozinhados.

      Ao iniciarmos o protocolo Pronokal temos tambem acesso ao Club Pronokal onde nos são fornecidas imensas receitas que podemos experimentar. Eu vou partilhando estas receitas, e conto tambem com as vossas sugestões.

      https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
  20. Boa sorte Carla. Já é muito gira, tenho a certeza que vai ficar um arraso !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!! =)

      https://www.facebook.com/dietapronokalcarlaalmeida/

      Eliminar
  21. Forca ,fico a torcer por si !Vai tudo correr bem !

    Maria Fischer. Viena -Austria .

    ResponderEliminar
  22. Ai ó pá que miúda gira!Força!

    ResponderEliminar
  23. Olá Carla.
    Vais conseguir de certeza.
    Eu já fiz uma dieta como esta, uma amiga e o meu marido também.
    E todos emagrecemos e mantivemos.
    E atualmente como de tudo e cometo alguns exageros, mas faço desporto e isso deve ajudar.
    Há muitas pessoas de pé atrás com estas dietas restritivas. Posso dizer-te que fiz análises depois de terminar e está tudo bem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Carla,
    Votos de muito sucesso! Que tudo corra bem e que alcances o teu bem-estar físico e emocional logo logo. Tudo de bom...tenho um tipo de corpo como o teu ginóide...anca larga e tronco estreito...
    É o tipo de corpo que mais gosto, é o mais feminino, mas bastam uns quilinhos a mais para ser logo difícil vestirmo-nos e gostarmos de nos ver a roupa da cinta para baixo, como te compreendo. Uma barriga é mais fácil esconder ;)
    Tudo de bom!

    Algumas dicas, segue o meu blog: http://feelgood605.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Parabéns Carlinha!!! :)

    Força nesta nova etapa. Vai ser canja, vais ver. ;)
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  26. forca carlita tu es forte não te deixes abater por gente grossa essa não e tua amiga mas sim oportunista

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis