Pub SAPO pushdown

Pelos túneis de Lisboa

domingo, dezembro 13, 2015



Já corri em muitos sítios, mas correr no metro foi uma novidade. Tive a sorte de participar na primeira edição do Discovery Underground Lisboa, juntamente com pouco mais de 100 pessoas, e foi brutal. Confesso que ia um bocadinho apreensiva com a ideia de correr 10 km nos túneis do metro, entre as estações de São Sebastião e Aeroporto. Porque não sabia o que ia encontrar, porque me pus a pensar em atentados, em ratazanas, em claustrofobia e em "então e se alguém se lembra de ligar a electricidade e ficamos ali todos esturricados?". As indicações que nos deram antes da corrida também não ajudaram a acalmar. Haveria obstáculos, haveria zonas difíceis para correr, haveria muitas alturas em que teríamos de atravessar os carris, era preciso ter atenção a uma data de coisas. Vi muita gente nervosa, mas quando deram a partida, às duas e meia da manhã, lá fomos à aventura. Por o espaço ser pouco, tivemos de sair em grupos de dez, com algum tempo de diferença, para garantir que não haveria atropelamentos. Foi absolutamente espectacular e diferente de tudo. Estar ali, num sítio onde quase ninguém pode ir, é uma experiência única. Dificilmente voltarei a ter outra oportunidade, por isso foi mesmo correr e aproveitar. De facto, havia vários obstáculos e era preciso ir com mil olhos, mas toda a gente ia dando o alerta, tanto a organização como os outros corredores. Nos túneis corríamos pelas laterais, nas estações corríamos pelo meio, mas era preciso ter cuidado com lajes soltas, buracos, cabos por todo o lado, carris, pouca iluminação e sei lá mais o quê, passei a corrida aos saltos. Era fantástico começar a ver as luzes das estações ao fundo do túnel, significava que estávamos cada vez mais perto. Quando vamos no metro não dá para perceber bem os desníveis, mas garanto-vos que há muitas e boas subidas e descidas. E calor, também. Enfim, cheguei ao fim sem tropeçar nem cair, o que foi toda uma vitória. Acabei de rastos e sem grande vontade de repetir a brincadeira, mas agora, quase 24 horas passadas, reconheço que foi mesmo muito giro. Parabéns ao Discovery pela organização exemplar, por nos ter feito sempre sentir seguros, por ter colaboradores a cada 250 metros do percurso (para garantir que estávamos bem e para nos incentivarem), pela animação, pelos abastecimentos… foi espectacular.



P.S: para aquela pessoa que gosta de controlar os meus tempos: esta corrida não foi cronometrada, porque não era considerada uma prova, mas sim uma experiência. Como não podíamos levar telemóvel, também não deu para saber ao certo que tempo fiz, mas foi à volta de uma hora. Decepcionante, eu sei.




24 comentários:

  1. Espectacular!!!!! Parabéns à organização! Obrigada por partilhar a experiência Ana! Um Beijinho e boas corridas ;)

    ResponderEliminar
  2. Achei a ideia mesmo muito gira, acho que ia adorar experimentar. Obrigada por partilhares.

    ResponderEliminar
  3. 1 hora??!?? vergonhoso!!

    heheheh :P Adoraria experimentar uma cena dessas assim notívaga deve ser mesmo surreal Parabéns!

    Cristina F.

    ResponderEliminar
  4. Pena só saber hoje desta corrida. :(

    ResponderEliminar
  5. Por tudo o que referiste,eu jamais faria isto.
    Mas dou te os parabéns pela tua coragem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Boa Ana! Deve ter sido giríssimo! O Discovery tem todos os anos uma coisa diferente mas sempre muito apelativa. O ano passado participei na caça ao tesouro - que era uma barra de ouro, em Lisboa e foi muito giro! Este ano não dava para ir com uma barriga de quase 6 meses... :)

    ResponderEliminar
  7. Ah ah! Acho que a primeira coisa em que pensaria também seriam as ratazanas. Por outro lado, sou a maior fã de coisas com esse ambiente mais misterioso, por isso adorei a ideia e o teu relato.

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
  8. Eu não me metia aí nem que me pagassem muito. :)
    Parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  9. Muito fixe :) Parabéns organização e a ti pipoca.

    ResponderEliminar
  10. Quando vi na televisão fiquei com imensa pena de não ter ido! E quando vi que o Nelson Évora deu uma partida ainda fiquei pior... :P
    Deve ter sido uma experiência para lá de fantástica!
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  11. Deve ter sido tão girooooooooooooooooooooo. Acho que ia passar o tempo todo a pensar quando levava com um metro pela frente!
    P.s: Adoro esses ténis!!!

    ResponderEliminar
  12. AGM no seu melhor, a menina adora aventura, e se forem pouco comuns tanto melhor!
    A Capital, esteve ontem ao Rubro..., à superfície a Maratona do Grande prémio de Natal da EDP, no subsolo o 1°Discovery Underground Lx ! Assisti em primeiríssima fila na Avenida, à passagem... (em passo de cortar a minha respiração) dos atletas da Maratona, vi tudinho, valeu o estado do tempo pouco convidativo... A assistência era escassa, quase limitada aos acompanhantes dos atletas. Gostei de ver, mas confesso que para "bombar" ao nível que vi a alguns anónimos participantes masculinos e femininos é preciso muito treino e dedicação... muito mas muito suor ! :-)

    MDM

    ResponderEliminar
  13. Pipoca desculpe mas fui fazer a corrida e sei que fez muito mais de 1 hora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o diz. O primeiro grupo saiu às duas e meia, eu saí cá do fim, não sei a que horas, mas reparei que cheguei antes das 3h40. Mas, lá está, não sei ao certo, não cronometrei. Obrigada por ter estado atenta por mim.

      Eliminar
    2. Não é atenta...é atento...não estava atento, somente sou bom a matemática. Não sei porque mente. Dá a parecer que não se importa em fazer bons tempos nas corridas, ou estarei enganado?

      Eliminar
    3. Não, não me importo. E também não minto, não preciso disso. Não corro para competir com ninguém, vou sempre para me divertir. Mas folgo em saber que há sempre quem esteja de olho nos meus tempos e se bata por apurar a verdade desportiva.

      Eliminar
  14. Até nem ia comentar porque, como referiu não foi uma corrida, foi uma experiência e os tempos não foram cronometrados. Mas creio que está a ser pouco humilde. Ninguém tem nada a ver com o tempo que demorou, mas também não precisa de dizer que fez uma coisa que não fez.
    A partida foi às 02:30 e a pipoca foi das últimas a partir, já perto das 03h. Para chegar à hora que refere tinha que ter feito o percurso em 40m, e ambos sabemos que não foi isso que aconteceu... Eu parti antes de si e estava lá quando chegou e não foi à hora que diz. Nada contra, acho só que lhe fica mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Ana partiu perto das 3h, como a/o Anónima/o tão categoricamente afirma, terá sido antes das 3h... e se chegou, vamos dizer, às 3h39 - tal como a Ana disse, certamente não fez o percurso em 40 minutos, terá feito em mais, correcto?
      Então em que é que a Ana mentiu?
      Ela não deu um tempo exacto, ou deu?
      Se a Ana disse que correu quase uma hora, qual o vosso interesse em esmiuçar à procura da falha!
      Desculpem, se isso vos faz mais adultos, percebam que isso é feio.

      Eliminar
    2. Uma coisa é dizer que fez em cerca de 1 hora...mas como fez em cerca de 1h30m é muito diferente. Mas só quem corre a sério sabe o que significa meia hora...

      Eliminar
    3. Nunca demorei uma hora e meia a correr dez quilómetros e também não foi desta vez, de certeza.

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis