Pub SAPO pushdown

O dia em que a Vila do Luso mudou de nome

quinta-feira, fevereiro 05, 2015
E se um dia acordassem e a vossa terra tivesse mudado de nome? Estranho? Pois que foi o que aconteceu aos habitantes (e visitantes) da Vila do Luso, ali para os lados da Mealhada, conhecida pelas águas termais e, claro, pela ligação à Água de Luso. Foi precisamente por essa relação, que já dura há mais de 160 anos, que hoje a Vila do Luso acordou com um nome diferente: Vila de Luso com Gás. Se, por acaso, estão a planear uma visita à vila nos próximos dias, estejam atentos às placas rodoviárias, que foram todas alteradas. Agora, todos os caminhos vão dar à Luso com Gás. A mudança - que vai ser apenas temporária, calma! - foi celebrada com pompa e circunstância por mais de uma centena de habitantes da região, que se reuniram no centro da vila e formaram a inesperada Orquestra Luso com Gás. Munidos de garrafas de vidro, deram som ao hino da nova vila (de seu nome "A Todo o Gás"), com o André Sardet a pôr ordem nos músicos improvisados. Esta foi uma forma de a Luso homenagear a vila, de juntar os habitantes e de dinamizar a região (palmas para a Luso), mas também uma forma bonita de divulgar a zona e aquilo que tem de melhor: as suas águas. 















Post escrito em parceria com a Água de Luso


10 comentários:

  1. É uma iniciativa engraçada. Sou capaz de aproveitar o carnaval para dar lá um saltinho ... ir de gás afundo até Luso com Gás! :)

    Momentos em Cápsulas

    ResponderEliminar
  2. Também li sobre o assunto. Parece que mais de 150 pessoas reuniram-se no centro da vila para dar "voz" à primeira orquestra de garrafas de vidro, sob a direção de André Sardet. De qualquer forma, a Vila do Luso tem muito mais para oferecer, quer em termos de natureza que em termos culturais.

    ResponderEliminar
  3. A iniciativa é interessante e tal, mas o nome... é pá... nem por isso.

    Catarina
    http://peripeciasdezurique.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. http://www.asbeiras.pt/2014/01/1a-pagina/

    ResponderEliminar
  5. aproveitem e vão ao luso..aquilo é um cantinho no mundo..é um mimo...pessoas mto simpáticas, sempre c atividades...volta e meia vou lá passar um fim de semana..tem hotéis mto simpáticos e nada caros...tem também o buçaco a 2 passos q é um espetáculo...e claro, mais abaixo a mealhada c o belo do leitãozinho..eu adoro!!

    ResponderEliminar
  6. Esta ideia foi retirada do livro Brandwashed, já foi feita numa cidade dos EUA

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis