Pub SAPO pushdown

O Problema #2

sexta-feira, novembro 28, 2014


"Um homem solteiro é espectacular. É desejado pelas mulheres e invejado pelos homens. Mas quando é uma mulher, aí pára o baile! Coitada, há tanto tempo sozinha, de certeza que vai ficar para tia e o mais certo é começar a engordar que nem um porco. Aí sim, está o caldo mais do que entornado. Mas que merda vem a ser esta? Este é o típico pensamento que faz com que umas coisas sejam muito maios atraentes num homem do que numa mulher. Tipo, se ele anda por aí a comer tudo o que mexe é só um gajo que sabe aproveitar a vida, uau, que inveja. Se for ela, já cai o Carmo e a Trindade, e puta é só mesmo o nome mais simpático que lhe chamam. Com a solteirice é o mesmo: para eles é óptimo, para nós é o fundo do poço. Porquê?

53 comentários:

  1. Na verdade, o pensamento é recorrente. Mas acho que muitas solteiras se estão, e muito bem, a borrifar para ele. Muitas que conheço dizem estar habituadas à sua vidinha que é boa demais para ser alterada apenas porque as pessoas acham que devem casar. Bom fds Pipoca e restantes leitoras!

    ResponderEliminar
  2. A Ana escreve nesse livro (pelo menos pelos últimos dois posts) para um público bem especial com o qual espero a maior parte das mulheres de 20s e 30s não se identifique. Não concordo que hoje a mentalidade ainda seja essa. Aliás acho que pelo menos no meu círculo de amigos e conhecidos as pessoas querem na verdade uma boa relação e não apenas companhia. Essa era sim a mentalidade quando a minha mãe tinha a minha idade ou hoje em dia em terras pequenas. As mulheres têm lutado para a sua independência de forma nunca antes vista e as coisas não se resumem só ao estar solteira ou não. Podem ser vistas assim pelos mais velhos mas não pelos pares. Apesar de que a mentalidade em Portugal seja ainda retrocessa neste contexto. Outra vez, muitas generalizações. Normalmente gosto da maneira como a Ana escreve mas nada neste tom generalista e pouco aprofundado. Óbvio que está a promover o debate aqui mas é mesmo esta a sua opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu publico aqui são apenas excertos do que escrevi, não é a minha opinião na íntegra.

      Eliminar
    2. concordo com a Vanessa, tanto que até escrevi um comentário semelhante que não foi publicado... Não fui indelicada nem ofensiva, limitei-me a discordar da Ana com argumentos, a meu ver, bastante racionais. O problema terá sido esse, certamente, pois já me aconteceu mais vezes. O blog é da Ana e publica o que bem entender, mas se coloca uma questão em debate, é normal que surjam opiniões contrárias à sua e que, não sendo ofensivas, merecem ser ouvidas.

      Eliminar
    3. Anónimo das 09:53,
      Também já me aconteceu algumas vezes (e de todas as vezes com opinião discordante, curiosamente), inclusive neste mesmo post, e nunca fui ofensiva nos comentários.

      Eliminar
  3. Para mim a leviandade não tem género, condeno em ambos! (chamem-me o que quiserem)
    Quanto à "solteirice" acho que se liga muita a questões culturais e pelo facto das mulheres terem "prazo de validade" na questão da parentalidade, por exemplo.

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, a razão pela qual isso acontece está relacionada com a forma com que os homens e as mulheres o fazem. Os homens tendencialmente (estou a generalizar, atenção) são mais discretos. As mulheres de uma forma ou outra dão mais nas vistas e apregoam que andam a "comer" este e aquele (estou a generalizar, mais uma vez, calma). E no caso dos homens, quando se gabam muito, geralmente é mentira e ninguém os leva a sério.

    Contudo, e saindo um pouco do tema, acho que cada um faz o que quer e o que entende como certo, mas na minha opinião (minha apenas, estão a ver?!) acho que a promiscuidade não fica bem a ninguém: nem nos homens, nem nas mulheres, nem nos homossexuais.

    raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel, estavas a ir tão bem a expressar a tua opinião e logo por azar a última frase estraga tudo.
      Homens, mulheres e homosexuais?! Os homossexuais não são homens e mulheres?

      Eliminar
    2. Ai os homossexuais não são homens, nem mulheres? Ora essa é que nunca tinha ouvido.

      Mas falando do tema, penso que em grande medida isso tenha que ver com o facto de a mulher, entrando nos 30 anos, acaba por ter uma pressão (externa e interna) para casar, ter filhos, etc e tal. Algo que não faz grande sentido, mas, que na realidade, é uma preocupação para muitas mulheres solteiras.

      Eliminar
    3. Acho q aquilo q a senhora ou senhor quis dizer é q existe aquele estereótipo de q os homossexuais são promíscuos e q ela/ele não concordam com isso. Digo eu....

      Eliminar
    4. Mais valia ter dito heterossexuais e homossexuais, visto que homens e mulheres nao lhe pareceu suficiente, raquel.

      Eliminar
    5. Como é obvio, eu não tenho a ideia que os homossexuais não são homens ou mulheres. O que queria explicar (e expliquei mal) é que não concordo com a promiscuidade em qualquer tipo de relação. Pois para mim é evidente que a pergunta que a pipoca aqui colocou está enquadrada em relações heterossexuais.

      Lamento e apresento desde já as minhas desculpas, se com as minhas palavras ofendi alguém. Não era de todo a minha intenção, apenas ao fazer o comentário de forma rápida não me expliquei bem.

      raquel

      Eliminar
    6. "nem nos homens, nem nas mulheres, nem nos homossexuais" Hahaha... Priceless!

      Eliminar
  5. Quem chama as mulheres de putas são as próprias mulheres! As invejosas, claro! Não estou a ver qualquer outro motivo para tal......
    www.moncloset.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As invejosas? Isso já me parece de mais. Eu se por ventura chamar puta a alguém tendo em conta que tenho conhecimento do seu significado, nao me parece que inveje a pessoa em questão, muito pelo contrario, capaz de nao me identificar com as suas opções.

      Eliminar
    2. Ahahaha moncloset parece-me uma boa desculpa

      Eliminar
  6. Homens e mulheres são diferentes, ponto final. Para uns umas coisas parecem ser ser bem aceites, nos outros, parecem mal ou desadequadas e vice versa, dependerá sempre das situações que estejam em causa. Estaremos aqui a discutir o sexo dos anjos.Agora o que penso é que, mesmo os homens que andam aí a desfrutar da vida, chegarão a um ponto, nem que seja aos 40, de que querem assentar e constituir uma família. Porque, digam o que disserem, ninguém nesta vida quer ficar sozinho, seja homem ou mulher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta última frase é completamente errada. Há quem queira ficar sozinho/a. Desde criança que sempre disse que nunca iria casar, nem juntar, e muito menos em constituir família. Já se passaram 30 anos e continuo com a mesma intenção.

      Eliminar
  7. Para mim é muito simples. As mulheres desde cedo foram programadas para serem mulheres de família e os homens terem alguém que cuide deles. Quantas vezes dei por mim com o meu ex-namorado a tratar da roupinha dele , fazer almoço para o trabalho e resolver assuntos dele? Infelizmente algumas. Assim sendo, para quê é que eles vão querer assumir um compromisso se haverá sempre mais uma que lhe trata de tudo tal como a própria mãe. E isto é suportado pelo simples fato de que quando eu fui para a faculdade a minha mãe não me lavava a roupa, não me a passava e não me mandava comidinha feita porque eu já era uma mulher e podia muito bem fazê-lo na casa onde estava. O meu irmão está na faculdade. A minha mãe lava-lhe a roupa, passa a ferro e manda-lhe a comidinha feita para toda a semana. Atenção eu sei que a minha mãe gosta muito dos dois de igual modo.

    ResponderEliminar
  8. Eu conheço mulheres que gostam mesmo de ser solteiras e não querem nada com relacionamento e homens que desesperam por encontrar a pessoa certa. Há os dois lados, não acho que seja sempre uma merda para as mulheres, tal como não acho que todos os homens adorem esse estado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Acho q uma mulher solteira, bem resolvida e independente n tem mal nenhum nem é mal vista. Claro q depois existem as pessoas q olham para este tipo de mulher e pensam "coitadinha...." mas é como tudo na vida, n se pode agradar a todos. O importante é estarmos bem connosco.

      Eliminar
  9. Olá pipoca
    Em primeiro lugar quero dizer-te que sou uma leitora bastante assídua do teu blog. Gosto dos teus posts de moda, opinião, passatempos, leituras gosto muito de quase tudo. Mas sinceramente este livro é fundamentado em estereótipos de uma sociedade que já começa a desaparecer, percebo que hajam essas opiniões em regiões bem pequenas como no algumas terras no interior do pais, nos açores e na Madeira mas noutros lugares julgo que não. Uma mulher pode ter sexo por amor, desejo ou simplesmente por tezão, pode ter sexo com alguém e desejar tem algo mas serio como pode nem pensar nisso. Pode ser solteira aos vinte, aos trinta e ate aos quarenta andar com quem quer e lhe apetece e não ser vista nem como puta nem como encalhada ate porque cada vez tanto homens como mulher optam por se casar/ juntar cada vez mais tarde por uma serie de razoes que são comuns aos homens e as mulheres.
    Pipoca gosto mesmo muito do teu trabalho mas acho que as mulheres e os homens deveriam começar a ser visto não como seres de géneros diferentes com direitos iguais mas sim como pessoas diferentes independentemente do género e com direitos iguais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim também concordo que muitos destes estereótipos já estão mais que ultrapassados. Faria mais sentido ha uns nos atrás, talvez.

      Eliminar
    2. Concordo com ambos/as. Gosto muito de ler o que a Pipoca escreve em relação a tudo, menos relações amorosas. Sei o quanto gosta d' O Sexo e a Cidade, mas parece-me que ficou presa a estes estereótipos preguiçosos dos anos 90. Os adolescentes e jovens adultos de hoje em dia não crescem a pensar "os homens agem assim, as mulheres agem assado". Somos todos pessoas, e todos tão diferentes uns dos outros que não dá mesmo para continuar a escrever livros para mulheres sobre 'como lidar com os homens'.

      Eliminar
    3. Posso quebrar o seu estereótipo? O pessoal da Madeira e dos Açores é tão evoluído como o de outras regiões, não sei porque tem essa opinião das ilhas, mas, sabe, a evolução chega a todo o lado. Gostaria de lhe informar ainda que o Funchal é a 6ª cidade mais populosa de Potugal (com mais de 110 000 habitantes) e que pel menos na minha cidade é mais do que normal aceitar uma mulher que seja solteira e não queira casar ou ter filhos. Talvez nas aldeias, tanto nas ilhas como no continente.

      Eliminar
    4. Como referi no texto são algumas regiões do interior, dos Açores e da madeira, como sabe a madeira não é só Funchal como o continente tem regiões mais pequenas e menos evoluídas também os Açores e a Madeira as tem. Não é nenhuma descriminação pelo contrario, sei que a evolução chegou a todo o lado, em dimensões diferentes como é óbvio. Estou a falar com conhecimento de causa e em nada a diminuir esses lugares alias sou natural e vivo actualmente na ilha de são Jorge nos Açores ilha que muito amo mas que ainda se vê esses tipo de pensamentos.

      Eliminar
  10. eu acho que quando a velhice chegar e essa pessoa, homem ou mulher, estiver sozinha, nem ela própria vai gostar, nem os amigos gostarão de a ver assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NR
      Sei de pessoas casadas muito mais sozinhas do que eu, solteira convicta. Tenho 40 anos, ok mas parece que tenho 27 ;) sou solteira e sem filhos... não foi por opção, calhou assim. Tenho 3 irmãos, sobrinhos, primos, família grande e unida. Sei que um dia quando envelhecer os terei lá para mim e eu estarei lá para eles.... Não é pelo facto de me casar que vou garantir companhia na velhice.... nem os casados nem as pessoas com filhos podem garantir isso.

      Eliminar
    2. é isso moijeeu. palmas para si :)

      Eliminar
    3. eu se fosse a si não estaria tão certa disso. sabe que quando crescemos, cada um de nós tem a sua própria vida... Não quer dizer que não aconteça, mas também não quer dizer que a sua certeza aconteça.

      Eliminar
  11. Penso que a questão da solteirice poderá estar relacionada com o facto das mulheres ao chegarem a uma certa idade já não podem ter filhos.

    ResponderEliminar
  12. Porquê? Porque as pessoas são estúpidas. Não vejo outra razão.

    http://simplesenice.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  13. Para o homem é currículo, para a mulher é cadastro.

    ResponderEliminar
  14. Este livro teria tido um senhor sucesso ha uns 10, vá, meia duzia de anos atrás.

    ResponderEliminar
  15. E eu, leviana, estou-me pouco borrifando-me para aquilo que acham da minha solteirice:)
    Levo a vida feliz e contente uns dias, triste e desanimada, noutros. Não é assim para todos?
    E se não for parar ao paraíso a fazer companhia aos seres bem pensantes que julgam e condenam, se calhar não será pior.

    ResponderEliminar
  16. Não é uma coisa nem outra.
    Sou solteira, tive namorados e outros casos mais ou menos sérios e agora não tenho nada. Ao inicio fez me alguma confusão pois não estava habituada a não ter ninguém há muitos anos. À medida que fui aceitando e descobrindo o que é estar solteiro após tanto tempo, cheguei à conclusão que afinal não gostava assim tanto de algumas pessoas com que me relacionei. Eu estava com elas (e sujeitava-me a coisas menos boas por vezes) porque achava que tinha que estar com alguém senão ia ser uma triste com o coração desocupado e que iria ficar assim para sempre.
    O tempo passou eu habituei-me, não vivo a pensar "ai, quando é que aparece finalmente a pessoa certa", aprendi a ocupar-me dar valor a outras com outras coisas, interesses e pessoas e com isso ganhei também auto-estima. E sou feliz assim :)

    ResponderEliminar
  17. Concordo plenamente com o que a Ana diz.Infelizmente a mentalidade é assim e creio que somos nós, mulheres que contribuímos para isso. Eu, não penso assim, porque nesta matéria as mulheres deveriam ser vistas como os homens, pessoas que querem simplesmente curtir a vida. Na universidade, numa cidade pequena, fiquei chocada como miúdas com 18 anos criticavam outras miúdas que apenas queriam curtir a vida e o que faziam ou deixavam de fazer era com elas mas como diz a Ana puta era o adjectivo mais simpático.Infelizmente nas cidades pequenas a mentalidade é pequena e as coisas não vão mudar assim tão rapidamente porque as solteiras são vistas com tias e coitadinhas não conseguiram arranjar um homem e o homem é um garanhão que apenas quer curtir a vida.

    ResponderEliminar
  18. Tem a ver com as nossas próprias mentalidades (não só as dos outros). Também com as expectativas que nós meninas criamos logo desde o início enquanto eles conseguem sacudir a pressão deles mesmos.

    É ver aqui as 3 fases do apaixonamento para eles e para elas: http://daspalavras.blogs.sapo.pt/as-3-fases-do-apaixonamento-81971

    Nós caímos porque queremos e eles caem sem querer... :D

    ResponderEliminar
  19. A culpa é das hormonas! A partir de uma certa idade elas começam a ir embora e as probabilidades de ser mãe começam a diminuir. A sociedade diz que nascemos para procriar, e ser solteira não ajuda muito nessa tarefa! O homem não. Pode muito bem ter 70 anos e ser pai!
    Eu tenho 29 e já começo a ouvir bocas do género "Ai, depois dos 30 é mais difícil engravidar!", como se já estivesse a ficar fora da validade, e nem sequer estou solteira!

    ResponderEliminar
  20. Not at all... eu solteira de 42 anos me confesso... happy as a person can be... bom, tenho uma relação com um divorciado de 42 also... não sei se é exemplo... mas nunca me senti diminuída por ser solteira, independente, mulher, chata, e tudo aquilo a que tenho direito, ter a minha própria casa (que isto está muito bem cada um na sua, hoje dormes tu cá, amanhã durmo lá eu) sempre fui feliz assim... não quero casar nem morar junto, é a minha opção... não sei se a hipótese filhos mudaria a minha maneira de estar na vida... mas eu não quero filhos...

    ResponderEliminar
  21. Penso que ainda faltam 2 gerações para que este estereotipo esteja eterrado, definitivamente este preconceito, esta forma de pensar mantém-se. A igualdade dos sexos está longe de ser uma realidade, um homem pode dormir com quem quiser a mulher não é bem vista se o fizer.
    A vida de solteira é muito boa, facil de levar, sem discusões e com muito tempo para tudo mas bom mesmo é encontrar alguém que nos preencha e que não seja um peso e uma lembrança de que a vida antes da sua chegada era melhor.

    ResponderEliminar
  22. A culpa é das mulheres (e dos homens pois claro).
    A mulher acha que consegue "domar" aquele mulherengo, pois se o sexo for bom, ele é o melhor do mundo. Idolatra-o. É o homem da vida dela. E se a mulher não consegue fazer com que ele a escolha (e só a ela) a culpa, é dela. Ou da celulite na coxa, ou dos 5 cm a menos, ou dos 3 kg a mais.
    O homem, se o sexo for bom pensa "Alto! Queres ver que foi bom pelos meus antecessores??"
    E depois ainda surgem as outras mulheres "Ai foi para a cama com ele? Não voltou a por-lhe os olhinhos em cima? É uma solteirona vadia" (inveja ao seu mais alto nível)

    ResponderEliminar
  23. A culpa é nossa! Podem dizer que sou cruel connosco (mulheres) mas é verdade! Acho que não somos capazes de estar "sozinhas" e fazemos disso um drama!!

    ResponderEliminar
  24. Confesso que me faz alguma confusão as pessoas que criticam homens/mulheres que têm relações promiscuas. Não estando numa relação, não percebo porque é que isso será algo mau. Afinal cada um faz o que quer com a sua vida, e como se costuma dizer, temos 360º de liberdade, só depende do ângulo em que vemos as coisas.
    Uma coisa é concordarmos ou gostarmos disso... agora chamar de y ou x alguém que tem uma ética sexual diferente da nossa, já me parece errado. Por essa óptica, as pessoas do Benfica, para mim, têm todas imenso mau gosto e são parvas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe como é, temos sempre o instinto de criticar os outros para que nos possamos sentir melhor com as nossas/os próprias/os escolhas/valores... Mas instintos educam-se! Éramos todos muito mais felizes se, sempre que fôssemos abrir a boca para criticar o estilo de vida de outra pessoa, pensássemos: "Mas isto afecta-me de alguma forma? É prejudicial para alguém? Não? Então se calhar calo-me e a aprendo a respeitar."

      Eliminar
  25. Acho que há uma certa pressão em chegar aos 30 com a situação mais ou menos resolvida, seja homem ou mulher. No caso das mulheres há a questão dos filhos, embora agora muitas já tenham o 1º filho por volta dos 37, 38 ou mais tarde ainda. O meu irmão e um primo, por exemplo, embora não demonstrassem muito, com 27/28 anos andavam ansiosos por encontrar a tal, ou pelo menos alguém para um relacionamento mais duradouro, até porque todos os amigos já estavam "arrumados" e eles sentiam-se um pouco as aves raras do grupo. E nada devem à beleza, simpatia e inteligência, por isso acho que às vezes é mesmo uma questão e sorte... seja homem ou mulher.
    A.

    ResponderEliminar
  26. Eu adoro ser solteira.

    ResponderEliminar
  27. O mais engraçado é que eu sinto que as pessoas têm pena de mim. como se a maior desgraça que pudesse acontecer a uma pessoa fosse não ter um par. Esta coisa do mundo estar organizado aos pares dava uma bela discussão. Especialmente quando se sabe que a maioria dos pares não vive lá muito feliz... as pessoas nem sequer questionam o que é melhor para elas, vivem na ânsia de encontrar alguém para partilhar a vida porque é esse o mundo que conhecem.

    ResponderEliminar
  28. Eu quando era solteira achava que ser solteira era muito bom.
    Nem pensava em casar.
    Mas olha, calhou assim.
    A eterna solteira casou e teve 3 filhos!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  29. Treta Pipoca. Nada disso. Solteira é fixe.
    Essa onda já era. Coisa antiga

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis