Pub SAPO pushdown

A saga da cebola. Como sempre.

terça-feira, novembro 11, 2014
Há uns dias em Nova Iorque. Vamos jantar ao Sushi Samba. É sushi, não tem muito que enganar, mas quando perguntam se há alguma coisa de que não gostemos eu digo "cebola e pimenta". Vêm 12 peças de sushi para a mesa. Metade tem cebola crua. WTF?

Hoje em casa da mãe. O jantar é quiche. Topo a cebola a dois quilómetros.
Eu: mãe, isto tem cebola?
Mãe: não!!
Eu: como não? Eu estou a vê-la!
Mãe: oh, só se for a do refogado. Mas a quiche não tem cebola!
Eu: quantas, QUANTAAAAAAS vezes é que já pedi para não pores cebola em nada?
Mãe: o refogadinho tem de levar cebola! E eu deixei-a muito picadinha.

O mundo está contra mim nesta minha luta contra a cebola, mas não desisto. Não é por acharem que "é preciso uma cebola para dar gostinho" ou, pior, acharem que eu não dou por ela, que vou passar a ser uma grande apreciadora. Blhéeeeeec! Mais depressa como um cacto.

61 comentários:

  1. Este post podia ser escrito por mim! Sem tirar, nem pôr!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Só quem não gosta de cebola é que te vai compreender. Eu passo o mesmo. Eu detesto mesmo cebola com todas as minhas forças. Mas não adianta tentar explicar porque quem suporta ou gosta de cebola, simplesmente não compreende. Para essas pessoas não existe refogado sem cebola, parece que ficam bloqueadas com a ideia de fazer comida com alho em vez de cebola, por exemplo. Há sempre a desculpa do "picadinho nem notas", que também me dá raiva. Porque é que não aceitam que uma pessoa não gosta de cebola??? É enervante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas desde quando o alho substitui a cebola? ahahah

      Eliminar
    2. Não é suposto sequer substituir.
      Se não gostamos de cebola usamos outra coisa, é possivel sabia?

      Eliminar
    3. É uma opção (entre muitas) para quem não gosta de cebola. Qual é o problema de fazer refogado com alho em vez de cebola? Poças, as pessoas levam isto da cebola muito a sério!

      Eliminar
    4. Não substitui, mas para quem não gosta de uma coisa pode usar outra, digo eu com os nervos!

      Eliminar
    5. Eu também não suporto cebola... faço refogado, assados, quiches e tudo o resto com alho e/ou alho francês. O alho substitui muito bem a cebola sim senhor!

      Eliminar
    6. Eu gosto de cebola, mas prefiro o refogado com alho :)

      Eliminar
  3. Eu gosto de cebola cozinhada. Mas entendo-te bem porque odeio passas e frutas cristalizadas, "ah come que tem tão pouca fruta!"" Olha este bolo-rei não tem quase fruta!" E tudo assim, o meu pai há 50 anos que me diz: "não gostas de bolo-rei? Come é tão bom. Não vais notar as frutas." Iaccc, até vomito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou assim. Nunca como bolo rei nem bolo rainha, mas no Natal toda a família pensa que consegue fazer-me mudar de ideias...

      Eliminar
    2. Ahah, passo o mesmo "drama" com o bolo rei. Essa do "come que tem pouca fruta" é enervante. É um bolo rei, é claro que tem muita fruta!

      Eliminar
    3. Absolutamente de acordo com a teoria do bolo rei! Felizmente inventaram aqueles que só têm frutos secos!

      Eliminar
  4. Eu tb odeio cebola e a minha mãe põe s-e-m-p-r-e cebola na comida, exatamente para dar gostinho...

    ResponderEliminar
  5. Apoiado! Vamos continuar nesta luta!

    ResponderEliminar
  6. Irmãs contra a cebola crua, unidas sempre!

    (eu no refogado aguento, mas tem de ser bem picadinha e refogada até estar quase a desfazer)

    ResponderEliminar
  7. A cebola do refogado (ou estrugido como se diz na minha terra), ainda vai...agora a cebola crua...odeio!

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Eu ODEIO de morte cebola. E detesto quando me dão a resposta do "mas está picadinha, nem se nota!". Claro que se nota! Quem não nota aquela coisa viscosa de textura blheca e de sabor desagradável. Só quem não gosta de cebola conhece aquela sensação de, sem querer, trincar cebola, aquele arrepio na espinha automático que me faz logo querer cuspir tudo para o guardanapo em cinco segundos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bela descrição. É que é exactamente isto. E eu aqui admito, já tive de deitar fora muitas vezes e até cheguei a vomitar uma vez.
      Fico tão mas tão contente quando encontro mais pessoas assim.
      Ana

      Eliminar
    2. Completamente de acordo, odeio cebol e acho que nao faz falta alguma

      Eliminar
  9. O meu filho tem 4 anos e também deu-lhe para não gostar de cebola :)
    Já o tentei enganar algumas vezes, pico bem a cebola, mas no meio da comida já mastigada ele vai e tira Aquele bocadinho da dita cuja!!!
    Santa paciência :)

    ResponderEliminar
  10. que pena! adoro colocar cebola em todos os cozinhados! já não te convido para ires la a casa comer :P

    http://goingnorthtilnorway.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Eheh crua também não consigo comer mas cozinhada sim.

    babymf.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Experimente alho francês em vez da cebola no refogado

    ResponderEliminar
  13. Já experimentou usar o cebolinho?
    Pode ser uma alternativa... =)

    http://soprosdopensamento.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não é. Cebolinho sabe a cebola, tem textura de cebola.

      Eliminar
  14. Eu odeio feijão e pescada.Topo-os a leguas, mesmo que estejam mascaradinhos com mil ingredientes.Por isso percebo o teu ponto de vista.;)Só não nota quem não liga

    ResponderEliminar
  15. Já somos duas!!! Como é que alguém concorda tanto comigo? :)

    ResponderEliminar
  16. Oh pá eu isto não compreendo mesmo, identifico-me tanto com a pipoca em tantas coisas mas não nesta, caramba que eu gasto muita cebola em casa, acho que mais cebola que batatas, eu acho que nem sabia cozinhar sem cebola :) não deve ser fácil não gostar de cebola é que na cozinha portuguesa também se gasta bastante!

    ResponderEliminar
  17. E o estrugido pipoca? Com alho?
    Para mim é estranho. Eu nem sinto a cebola no arroz ou nos estufados. Se estivermos a falar de cebola crua também não gosto.
    Beijinhos,

    Invito-vos a visitarem o meu blog:viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crua, cozida, frita... Estamos a falar de cebola de qualquer forma! Quem gosta não nota, é natural... Mas quem não gosta mesmo... Nota sempre!!

      Eliminar
  18. A minha irmã também não gosta nada de cebolas, mas eu arranjei cebola seca triturada (quase em pó) e ela gosta, sem saber o que está a comer. :)

    ResponderEliminar
  19. Estou contigo Pipoca. É que depois há um grupo de evangelização da cebola que me enerva. Tipo a minha mãe: " Ai que raio de arroz é esse só cozido em água e sal, isso sem um refogado não fica nada de jeito" Acho que é por isso que não gosto de arroz.

    inmyworldcat.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sem dúvida. arroz precisa de um refogadinho :)

      Eliminar
    2. Cat, eu nunca faço arroz branco com cebola, nunca. Deito um ou dois dentes de alho e, quando não tenho presunto, salpicão e isso para deitar um pouquinho, uso um knorr de carne para dar gosto. Mas nunca, nunca faço refogado com cebola. No arroz branco, claro... Já o de feijão por exemplo tem de levar a bela da cebola, mas passo-a sempre com a varinha mágica, nem se vê ;)

      Eliminar
  20. Compreendo... Gosto de cebola, mas há coisas que não entram mesmo... tipo...fígado e beterraba..."Ah e tal, olha que faz bem. "Faz bem?????? Pois, faria se não me apetecesse vomitar as tripas só com o cheiro. BLHACCCCCCCCCCCCCCC

    ResponderEliminar
  21. Custa-me a acreditar que comas muita coisa sem ceboa.
    Em Portugal toda a confeção começa por azeite e cebola!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  22. Junto-me a essa luta! A ideia de que "sem cebola não sabe a nada" (as vezes que oiço isto...) é só descabida. É que com cebola sabe a cebola, blherc. Antes não saber a nada.

    ResponderEliminar
  23. Ahahah eu compreendo esse ódios alimentares, também tneho um ou outro. Quanto à cebola, cozinhada ainda vai mas crua nem pensar!!!

    ResponderEliminar
  24. Mais uma lutadora acérrima contra o uso da cebola! Ás vezes, quando tenho mesmo que usar cebola, trituro tudo muito bem trituradinho com a varinha mágica! Maravilha :D

    ResponderEliminar
  25. Eu gosto de cebola.E utilizo nos refogados.Mas também acho que se não tiver cebola a comida fica boa na mesma, tudo depende do que acrescentamos para dar sabor.Eu por exemplo detesto a carne com gordura apesar de dizerem que fica mais saborosa.Não acho que assim seja, com as especiarias que coloco e as ervas aromáticas fica boa na mesma.

    ResponderEliminar
  26. Minha querida o Sushi samba na ementa e dos poucos q especifica TODOS os ingredientes!!!! Se tivesse lido aquilo q pediu viu q esta lá escrito cebola caramelizada, cebola aos pedacinhos, cebola isto e aquilo e tb alho e afins... Eles são dos poucos em q tem isso bem escrito!!!! Deveria ter pedido os q nao tinham cebola!!!!! Aí aí pipoca... Eu sou alérgica ao chocolate e nunca fiz disso nenhum cavalo de batalha... Vejo se tem lá escrito e pronto e se tenho duvidas pergunto! Tenha calma senão nao chega a velha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu vi a ementa, li que aquelas peças em específico levavam cebola, e então escolhi-as, só para depois poder reclamar. Foi isso que aconteceu. Ou então não. Se calhar pedi só o menu de degustação, que não vem descrito na ementa, e mesmo depois de ter dito que NÃO QUERIA cebola, lá vieram seis peças carregadas com a dita.

      Eliminar
  27. Pipoca, estou contigo a 500%!!! LOL e é bom saber q não sou a única (mas ainda mais esquisitinha, pois acrescento tomate cru, queijo, vinagre e tudo o que os compõem: vinagretes, molhos salada, ketchup, maionese, etc) eheheeheh
    Quanto a cebola, uso um substituto no refogado e em tudo o mais: alho-francês. Esse (e alho comum!) adoro de paixão. Experimetne até sugerir à mãe para substituir eheheh
    tb nao entendo esta hegemonia da cebola: aquilo cheira mal pra caramba!! vinagre idem, enfim...
    bjs!
    Claudia

    ResponderEliminar
  28. Criaturas, vocês nem imaginam quantas vezes comem cebola!! É a base de qualquer culinária que se preze, porque o mundo descobriu há muitos séculos, se não mesmo na pré-história, que se trata de um anti-inflamatório natural, rico em vitaminas A,B e C, ferro, fósforo, magnésio e potassio, fortalece pele, cabelo e unhas, reduz os níveis de colestrol e é de baixo teor calórico!! É que as coisas boas não vêm nas embalagens cheirosas de creme facial que custam uma fortuna!!! A substituír, façam-no por cebola roxa que além de tudo isto é um poderoso anti-oxidante! Ah! e o cacto também é um óptimo nutriente, rico em fibras e analgésico...

    ResponderEliminar
  29. Mas e então, comeste a quiche ou não?!

    ResponderEliminar
  30. Como eu te compreendo!!

    ResponderEliminar
  31. E eu não consigo entender como há gente que não gosta de cebola! A minha vida sem cebola não era a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  32. Cozinha sem cebola?????????????????? NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  33. Peça à mãe, marido, amigos e afins para substituirem a cebola por curgete nos refogados. Nhami!

    ResponderEliminar
  34. Alho francês em vez de usar cebola. Simples!

    ResponderEliminar
  35. Eu então ADORO cebola, mas infelizmente de um momento para o outro, tornou-se intolerável para mim :-( fico com o estômago num oito desgraçado, passo mesmo mal, por isso ando sempre a por a cebola para o lado quando é visível.
    Quando está invisível, só depois quando começo a fazer a digestão é que sei que a comi :-/ e depois é sempre a arrotar.... de todos os lados....não sei se me faço entender e ainda uma bruta azia :-P é HORRIVÉLLLL

    ResponderEliminar
  36. Como eu te percebo! Topo a cebola a léguassssss e não vale a pena enganarem-me porque eu sei que ela esta lá!
    Quando cozinho opto por colocar alho.


    Filipa Borralho

    ResponderEliminar
  37. foge...não há nada melhor que um refogadinho de cebola...e quando tem molho ou quando foi assada no forno e fica com aquele molho....há lá coisa melhor!!!!!!!! e cebola crua em cima dum carapauzinho grelhado regado c azeite???? ó pipoquinha..é tão bom!!!!!!! mas claro, gostos são gostos...tb n sei como há gente q come favas :)

    ResponderEliminar
  38. Eu detesto morangos. E neste caso, o ar de estupefação das pessoas, quando digo que detesto os ditos, é enorme. Acho que toda a gente os adora, menos eu...

    ResponderEliminar
  39. Olá Bom dia!
    Olha o que encontrei, lembrei-me logo de ti e da minha filha!! Bjs




    " C de Cebola







    A cebola tem um papel quase omnipresente na nossa cozinha. É difícil imaginar qualquer confecção que não tenha nela o seu ponto de partida pois, desde sopas a refogados e em tudo o que daí advém, a cebola é figura central.

    Mudando de cenário, a cebola foi um dos primeiros “suplementos” desportivos da história. Não havia atleta grego que entrasse em acção nos Jogos Olímpicos sem beber sumo de cebola ou até esfregá-la no corpo. Foi esta mesma pungência aromática da cebola que fez dela um alimento bastante apreciado pelas populações mais carenciadas, uma vez que se constituía como uma forma barata de dar sabor aos cozinhados.

    Não são raros os exemplos de alimentos que apresentam associações curiosas entre a sua anatomia e os seus efeitos na saúde. No caso da cebola, a sua estrutura em camadas transporta-nos para o seu potencial de renovação, o que levou, aliás, os egípcios a contemplarem-na como fonte de vida eterna.

    Não dará vida eterna certamente, mas é certo que a cebola tem muitas propriedades passíveis de melhorar a nossa qualidade de vida, sendo que a última delas - e provavelmente a menos conhecida - passa pelo efeito benéfico na densidade mineral óssea em mulheres, quer antes quer após a menopausa.

    Um composto organossulfurado da cebola, de nome impronunciável, tem sido assim associado a uma diminuição de mais de 20% do risco de fractura da anca em mulheres. É nestes compostos organossulfurados, tal como na sua generosa quantidade de flavonóides dos quais se destaca a quercetina, que se alicerça o potencial promotor da saúde da cebola, uma vez que não é uma grande fonte de vitaminas e minerais, à excepção da vitamina C.

    Assim, a conjugação de todos estes componentes na cebola concentra um grande papel protector para alguns tipos de cancro (particularmente os do sistema digestivo, como o de estômago e de cólon), e doenças cardiovasculares, quer pela diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos, quer pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Aliás, a versatilidade que a cebola tem na nossa cozinha faz dela uma excelente fonte de antioxidantes, não porque seja particularmente rica nos mesmos, mas sim pelo seu consumo quase omnipresente.

    Como acontece com a maioria dos hortícolas, também a cebola vê o seu potencial limitado pelas altas temperaturas a que pode ser sujeita na confecção, pelo que é mais interessante o seu consumo em cru, sem desprezar as camadas mais externas, pois são essas que concentram uma maior quantidade de quercetina. Se a este modo de consumo acrescentarmos igualmente a pouco utilizada cebola vermelha, adicionamos a todas as propriedades apresentadas uma quantidade extra de antocianinas com o consequente incremento dos seus efeitos benéficos.

    Assim, não será necessário recorrer ao cliché de que as cebolas são de comer e chorar por mais, para constatar que estas lágrimas diárias são as mais saudáveis que se podem obter.

    Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
    in Lifestyle Público - http://lifestyle.publico.pt/dicionario/311646_c-de-cebola"


    ResponderEliminar
  40. Vou abrir um restaurante chamado Nonions haha

    ResponderEliminar
  41. Nisso, somos almas gémeas.

    Team alho. O alho, sim, é essencial para cozinhar, especialmente cozinha mediterrânica.

    ResponderEliminar
  42. Eu é mais coentros! Odeio, acho que quem gosta de coentros tem a vida muito facilitada e poupa uma pipa de massa, onde que que se ponha coentros não aparece o sabor de mais (absolutamente) NADA!!! Mas mau mesmo é quando perguntamos antes de comer (mas já cheirámos) e nos respondem que não ou então é "tããão poucochinho" que nem vais dar por isso! E espetar-vos uma faca nos pulsos? Taaaambém não dói naaaada!!! :D

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis