Pub SAPO pushdown

Uma ajudinha?

quarta-feira, agosto 13, 2014
Semana após semana recebo muitos pedidos de ajuda. Ajuda a sério, não questões secundárias como o que calçar num casamento ou que sapatos usar para reconquistar o ex-namorado. Infelizmente, não consigo chegar a toda a gente. E optei por não publicar os pedidos aqui no blog, porque são mesmo muitos e porque não queria que o blog fosse só isso. E como escolher uns e deixar outros de fora, quando todos me parecem válidos? Quando são pedidos de instituições costumo publicá-los no separador de solidariedade que está ali em cima, mas aos outros, os mais pessoais, torna-se difícil atender. Há quem me peça emprego, quem me peça ajuda para um familiar ou amigo doente, quem me peça um bocadinho de tudo. Tento responder a toda a gente - nem sempre consigo -, reencaminho alguns pedidos para outras pessoas que acho que podem ajudar mais do que eu, faço o que vou podendo fazer. Mas há alguns pedidos que me tocam, como este que partilho convosco:

"Olá Ana, 

Antes de mais peço-lhe desculpa por invadir assim o seu email... Chamo-me Patrícia e tenho 21 anos. Espero que não interprete mal as palavras que vou escrever-lhe. Já tem sido meu hábito contactar todo o tipo de entidade que ajuda a melhorar a vida das pessoas. A Ana não é, de todo, uma entidade deste género, mas é mãe. Deve, com certeza, saber o valor da família e é por isso que a contacto. 

Eu também tenho uma mãe e é para ela que o meu pedido de ajuda é sempre direccionado. Não espero que a Ana possa ajudar-me por inteiro mas sempre deve conhecer mais gente do que eu e para mim qualquer sinal, qualquer apoio é bem-vindo neste momento.

Já escrevi para todo o tipo de ajudas que vejo na televisão, oiço na rádio ou encontro pela internet. Nunca obtive uma resposta. Uma que fosse. Não sei o que me fez pensar que desta vez possa ser diferente... talvez a minha persistência um dia consiga dar frutos.

O pedido que lhe venho fazer não é para mim mas sim para a mulher que me deu vida. A minha mãe. Chama-se Elsa, tem 46 anos. Após várias apreciações foi-lhe diagnosticada esclerose múltipla há cerca de 9 anos. Antes de ser brindada com a doença, era cabeleireira. Fazia com que as pessoas ficassem bonitas, sabe? Tal como fazem vocês, aí, onde trabalham. A minha mãe tem umas mãos de ouro e tudo o que faz arrisco-me a dizer que faz bem feito. Após o diagnóstico fomos todos muito abaixo. Ela deixou de trabalhar quando começou a cair sem perceber os motivos. Não conseguia controlar as pernas, as teimosas pernas que teimavam em tramar-lhe a caminhada. 

Numa das quedas mais atribuladas partiu um dente. Um dente da frente. Um dente foi capaz de roubar o sorriso à minha mãe... não se conseguia ver ao espelho e, apesar da minha idade, eu lembro-me do quanto ela chorou. Na altura conseguiu pagar um tratamento a esse dente e fez uma reconstrução. Há coisa de uns meses essa reconstrução voltou a ceder. A culpa? Dos medicamentos que tem de levar na veia todos os meses que, aos poucos, vão enfraquecendo o cabelo e os dentes. A minha mãe hoje sorri... mas eu sei que não o faz à vontade, com aquela alegria a que estava habituada.

Já sofreu muito... como tanta gente por aí, é certo, mas é minha mãe e é com ela que devo preocupar-me em primeiro lugar. Se ela fosse fraca já não estaria aqui comigo, mas soube sempre encontrar forças e refazer-se queda após queda. Eu só queria ajudá-la a sorrir nesta caminhada difícil que tem sido a sua vida, retribuir-lhe cada esforço, cada gesto que me deu. Ela sempre fez tudo por mim e não sabem o quanto seria importante poder proporcionar-lhe isto.

Eu estou na faculdade a tirar Jornalismo, a minha mãe é reformada por invalidez e recebe pouco, como deve calcular. Se tivéssemos dinheiro não hesitaríamos em iniciar um tratamento numa clínica e dar-lhe uns dentes novos mas, neste momento, não temos mesmo essa possibilidade. 

Provavelmente tem muitos pedidos, todos os dias, a todas as horas, mas sinto que a minha hora de agir já chegou há bastante tempo e estou só à espera de que, pelo menos, por uma vez na vida, consiga obter uma resposta positiva para voltar a colocar o sorriso na boca da mulher da minha vida.

Peço-lhe, com todo o meu coração, que reflicta as minhas palavras... há quem peça dinheiro, bens materiais, viagens, roupas ou outros... eu só peço, mais uma vez, que me ajude a devolver o sorriso à minha guerreira... porque se ela não sorri eu não consigo sorrir.

Fico a rezar que abra este e-mail e que me pense duas vezes antes de o eliminar... é tudo o que mais quero neste momento."

Claro que depois de ler este e-mail não consegui fechá-lo e seguir com a minha vidinha alegremente. Porque pode parecer uma coisa de nada aquilo que Patrícia está a pedir, mas acredito que para ela e para a mãe, sobretudo, isto seja tudo. Ou muita coisa. Perguntei à Patrícia como é que eu e os leitores do blog  a poderíamos ajudar, talvez com ajuda monetária, e a Patrícia respondeu.


Não sei se haverá por aí alguém que trabalhe na área e possa dar uma ajuda à Patrícia. De qualquer forma, o NIB fica disponível para quem quiser e puder ajudar. Este mail sensibilizou-me muito, pela forma como a Patrícia fala da mãe. Tenho a certeza que no lugar dela faria o mesmo. Sei que estamos numa época em que toda a gente precisa de qualquer coisa, mas seria assim tão difícil alguém responder-lhe, depois de tantos contactos que diz ter feito? Pelo menos um "não", que esse está sempre garantido. Haverá sempre quem possa ficar desconfiado deste tipo de pedidos, que ache que se calhar não é bem assim, mas eu acredito na máxima do "what goes around, comes around". Eu acredito que a mãe da Patrícia precisa efectivamente de ajuda e ajo em conformidade com isso... se não for esse o caso... bem, o universo logo se encarregará de pôr as coisas no sítio.

ACTUALIZAÇÃO: retirei o Nib da Patricia do texto porque já houve entidades que se disponibilizaram a ajudar com todos os custos do tratamento. Explico melhor mais logo! Obrigadaaaaaaaaaa!!!!!

36 comentários:

  1. E é possível ter o email da Patrícia? Caso eu contribua, gostaria de poder informar a Patrícia directamente.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Pipoca, eu vou por uns euros na conta da Patrícia porque também não tenho muito mas... e mas... espero mesmo que não seja um logro. Desculpem não me pareceu mesmo, mas espero mesmo estar a ajudar quem precisa!

    Parabéns à Pipoca por tentar ajudar :)

    Catarina, Mira Sintra

    ResponderEliminar
  3. Pipoca não me leves a mal mas isto as vezes são embustes... se não for boa sorte com o pedido :)

    Vasco M. Almeida

    ResponderEliminar
  4. Ou eu ando muito lamechas ou não sei... estas coisas andam a atingir-me. deixem-me aqui ver o que posso fazer e quem posso contactar.

    ResponderEliminar
  5. Ajuda feita, porque acho q não se pode negar nada a um amor de filha-mãe e vice-versa... Tambem faria tudo pela minha mãe.

    Que a consiga devolver um sorriso à sua mãe.

    ResponderEliminar
  6. Quem não se comovia com uma história destas?!! Só quem não tem coração. E ajudar os outros faz bem à nossa alma. Mas é como tu dizes. se for mentira, o Universo irá fazer justiça.

    ResponderEliminar
  7. Irei ajudar muito em breve Patrícia! :) Toda a sorte do mundo, é o que desejo!

    Cláudia, Leiria

    ResponderEliminar
  8. Que fantástico!! Já estava para escrever aqui que se 500 das tuas leitoras (eu incluída) dessem 1 euro, o caso ficaria arrumado Mas que bom que se resolveu rápido :) beijinho e obrigada por ajudares na divulgação !

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde,
    Acompanho o blog há algum tempo e nunca escrevi nenhum comentário, também fiquei sensibilizada.
    Questiono, Pipoca, se seria inconveniente fazer algum apelo junto de alguma clínica dentária. Penso que seria uma forma de fazer publicidade até, com a vantagem de ajudar quem precisa.
    Obrigada pela coragem na partilha, relembra-me que devo agradecer o conforto que tenho,todos os dias.

    ResponderEliminar
  10. uau que coisa tão boa!
    isto é um blog, não é um programa da manhã da sic ou da tvi, mas no mesmo dia em que é publicado este artigo há que leia e ajude de imediato. tão bom pipoca. não fiz nada e nem conheço as duas, mas fico verdadeiramente feliz.
    e obrigada a ti, de coração, por isto.

    ResponderEliminar
  11. eu tinha uma tia com esclerose múltipla que morreu há alguns anos e este texto tocou-me particularmente. espero que fique tudo bem com a mãe da patrícia

    ResponderEliminar
  12. Fiquei sem palavras por haver entiidades dispostas a ajudar!!!

    ResponderEliminar
  13. Auch!! A minha mãe, como a mãe da Patrícia também tem esclerose múltipla. É uma doença horrorosa, destrói e modifica as pessoas lentamente, e tira-lhes, de muitas formas, o sorriso. Ainda bem que já houve que se chegasse à frente : ) Sei tão bem o que é bater todas as portas e não nos deixarem entrar, porque uma mãe de 50 anos tem muito menos direitos que aos 65.. 50 anos ou 46 não é idade para a invalidez.

    ResponderEliminar
  14. fiquei assim com um nó na garganta ao ouvir este caso...

    ResponderEliminar
  15. Acabei de ver este post. Como fico satisfeita ao saber que já existem Entidades que se propõem ajudar. Obrigada, Pipoca, por continuares a escrever para nós e a contar connosco para também ajudarmos. Se tu dizes: "what goes around, comes around", estamos ao teu lado para o que der e vier. Bem hajas!

    ResponderEliminar
  16. Muito bonito da tua parte partilhares isto e fazeres com que a ajudem a ela e à sua mãe. Realmente há coisas que não nos conseguem por indiferentes.

    ResponderEliminar
  17. Que bom! Fico contente por terem conseguido ajuda!

    ResponderEliminar
  18. <3 que bom que conseguiste ajudar Pipoca.

    ResponderEliminar
  19. Pipoca, duas palavras: és grande!
    Obrigada por seres como és.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Fico feliz por esta ajuda ter aparecido de forma tão rápida. Felicidades à Patricia e sobretudo à sua mãe Elsa, que volte rapidamente a sorrir.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Ainda bem, vinha tirar o NIB e vejo esta novidade, que bom.

    ResponderEliminar
  22. Esta filha sensibilizou me tanto, mas tanto!
    Sei que há casos bem mais graves mas esta preocupação, a forma com escreveu, as palavras, a sensibilidade, deixou-me de lágrimas nos olhos.
    Fiquei tão feliz de saber que as entidades se propuseram a custear o tratamento. Somos um bom povo, sempre pronto a ajudar. Bem hajam!

    ResponderEliminar
  23. Obrigada por ajudar a mãe dela. Obrigada também por me fazer sorrir hoje.

    ResponderEliminar
  24. Afinal sempre tenho razão em acreditar que neste nosso mundo ainda há gente com muito bom coração.
    Afinal não há so ladrões hipócritas e mentirosos.
    Também ha gente honesta e que se importa com o bem estar e felicidade dos outros.
    E isso a mim deixa-me de sorriso na cara.

    ResponderEliminar
  25. E isto fez-me sorrir :) Que bom que ainda se fazem pessoas com vontade de ajudar o próximo! E um bem haja a si Ana! Deve ser mais que gratificante saber que terá contribuído para o sorriso de alguém de forma absolutamente altruísta :)

    ResponderEliminar
  26. UAU! No meio das más notícias que este mês de agosto tem trazido, que notícia tão boa e "quentinha", como fico feliz com o fecho desta história e que bom é saber haver ainda a palavra generosidade! Obrigada Querida Ana e obrigada aos que puderam ajudar...

    ResponderEliminar
  27. Existem coisas que no nosso dia a dia são tão banais, que nem nos apercebemos que para outras pessoas as deixam tão felizes.
    Que bom já se terem disponibilizado ajudar a Patrícia. Estes são daqueles casos, que nos deixam de coração apertado!!
    Joana

    ResponderEliminar
  28. Nem tive tempo de ver o post com NIB Ana!
    Ainda bem que já há ajuda, este email é de levar qualquer um ás lágrimas...

    ResponderEliminar
  29. Uau a Patricia e a Elsa devem estar radiantes! Boa sorte para as duas e para a Patricia os meus parabéns por não desistir. Bjs

    ResponderEliminar
  30. ainda bem que alguém a conseguiu ajudar, boa sorte e força :)

    ResponderEliminar
  31. Confesso simplesmente que chorei com o facto de a terem ajudado. Porque o meu lema é persistir e nunca,nunca desistir. Como a Patrícia. A perseverança dela fez com que consegui-se! E por um motivo espectacular...a mãe. Perdi a minha à 4 meses com cancro e faria tudo para a ter comigo. A sorrir. beijinho especial para a Patrícia! E outro para ti pipoca.
    Joana

    ResponderEliminar
  32. Ao ler isto tudo lembrei-me do burlão que enganou a tvi e a Fátima Lopes, um Sr que em direto disse que lhe tinha morrido a família e que tinha perdido tudo desde dinheiro, ourivesaria e casas passando a viver como sem antigo. Pôs ainda pessoas a confirmar a sua história. Um verdadeiro actor digno de um oscar. Até pôs a Fátima a chorar. TUDO MENTIRA, E com isto não quero dizer que esta história seja falsa, mas desde esse dia deu para ver até onde as pessoas podem ir só para sacar dinheiro aos outros.

    ResponderEliminar
  33. Como profissional de saúde ja vi infelizmente muitos dramas e até piores que este mas nem todos os familiares lutam ou pedem ajuda..infelizmente tb aprendi a desconfiar..no entanto fico feliz por existirem pessoas generosas pq apesar de tudo ao ler este texto tb fiquei emocionada..

    ResponderEliminar
  34. Sónia Agualuza14 agosto, 2014 12:03

    É a primeira vez que visito este blog, e também eu tenho uma irmã, gémea, com esclerose múltipla, detectada à 26 anos atrás. Temos 41, e agora sim, a minha irmã começa a ceder à doença. O que a Patrícia relatou (o mesmo nome da minha irmã) é precisamente o que se passa com quem padece desta horrível doença. Também numa queda, partiu um dente à frente e as pernas começam a fraquejar. Ainda bem que existem pessoas como a Patrícia e outras dispostas a ajudar e a tentar que tenham uma qualidade de vida um bocadinho melhor. No meu caso, a minha irmã tem-nos a nós, e felizmente um filho de 14 aninhos que é o seu melhor amigo e companheiro que a minha irmã alguma vez poderia ter. Compreende a doença desde muito cedo, daí o facto de ter crescido mais rápido e é sem dúvida um menino como outro qualquer, mas com uma mãe com limitações que ele tão bem conhece e aprendeu a conviver com elas. Sabem que até passar a ferro ele já sabe? Veio aprender na minha casa para poupar a mãe e as perninhas dela. Ainda há casos que mesmo sendo uma triste realidade, acabam por ser um exemplo de vida e a força que a minha irmã ainda vai tendo é de louvar. Um conselho, que provavelmente já não será novidade para a Patrícia e sua mãe: muita praia, muita vitamina D, faz maravilhas aos doentes de EC. Um grande bem haja a todos que participam neste blog, especialmente aos que se prontificaram de imediato a ajudar.

    ResponderEliminar
  35. Parabéns Pipoca por te disponibilizares para ajudares assim as pessoas. Cada vez mais sobes na minha consideração.

    ResponderEliminar
  36. mesmo com obras em casa, consegui chorar com este texto, não tenho emenda. Espero que muito em breve a mãe da Patricia volte a sorrir!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis