Pub SAPO pushdown

Verão novo, vida nova?

quinta-feira, julho 17, 2014

Chegou o Verão e, com ele,  os dias quentinhos (que já merecemos!). É mais ou menos nesta altura que, talvez movidos pela energia solar, desce sobre nós uma onda de motivação e boa vontade. O Verão tem este efeito, ficamos mais desenvoltos, mais positivos, mais inspirados, é quando nos apetece voltar a fazer uma data de coisas que ficaram pendentes até então. Porque estava frio, porque estava de chuva, porque o tempo estava cinzento, porque estávamos com a neura... enfim, as desculpas costumeiras. Mas os primeiros dias de calor  são mais ou menos como o início de cada ano, ganhamos toda uma nova motivação e dá-nos para fazer planos. Muito gostamos nós de fazer planos. Já sabemos que não vamos cumprir metade, mas fazer promessas e traçar objectivos parece que nos dá um novo fôlego. Assim sendo, venham daí essas promessas veraneantes de que vamos correr à beira-mar todos os dias (ah ah), que vamos renegar toda e qualquer bola de Berlim que nos passe à frente do nariz (ah ah), que só vamos comer saladinha e peixe grelhado  (ah ah),  que vamos, finalmente, dar um chuto no rabo do namorado traste e arranjar um amor de Verão (ah ah), que vamos aprender japonês em Setembro (ah ah), que não vamos pôr um pé na Zara até aos próximos saldos (ah ah) ou que vamos dar um novo ar à nossa casa logo, logo depois das férias, que há muito que está a precisar. Aqui pára tudo, porque este último ponto é importante. Bem, os outros também, mas a casa é o sítio onde passamos mais tempo (ou onde gostaríamos de passar), por isso convém que esteja ao nosso gosto, que seja acolhedora, que seja um prolongamento de nós, dos nossos gostos, das nossas histórias. Se querem entrar nesta nova estação com uma casa de cara lavada, porque não pegarem em vocês e pintarem uma parede? Ou a casa toda?

A Céline de Azevedo, designer de cor da CIN, partilhou comigo algumas dicas para darem uma nova cor à vossa casa. Ora atentem:

1- Com um pouco de tinta e acções simples podemos mudar completamente o nosso espaço de vida. Pintar uma parede de uma cor diferente faz logo a diferença num quarto ou numa sala. É fácil, rápido e eficaz. Os azulejos da cozinha estão desactualizados? Porque não pintá-los? Ficamos logo com uma cozinha nova e mais harmoniosa. 

2- Podemos dar uma nova vida a um móvel antigo, pintando-o de uma cor alegre. Podemos também trabalhar com duas cores, ou seja, pintamo-lo de uma cor por fora e quando o abrimos... surpresa! O interior está de outra cor! Podemos também pintar as gavetas de uma cómoda de diferentes cores para dar uma função e existência própria a cada gaveta. 

3- Utilizem a tinta magnética da CIN.  De um momento para o outro, a porta de armário torna-se um quadro para fotografias... Existem milhares de possibilidades! 

4- Tenham em conta alguns factores antes de pegarem no rolo:  onde vai ser aplicada a cor? Qual a luz existente? Qual a função e dimensão do espaço? Qual a orientação da divisão?  Quais as cores que irão manter no espaço (móveis, cortinas, pavimento …)? Que efeito queremos criar (relaxante, dinamizante…)? Que estilo (moderno, tradicional, romântico…)? E, por fim, convém não esquecer os gostos e a personalidade de quem vai habitar o espaço. Se conseguirmos responder a algumas destas questões, já temos, sem dúvida, pistas para acertar na cor que será mais indicada para o espaço. Uma dica importante: escolham sempre a cor da tinta no local onde será aplicada e à hora do dia em que se utiliza mais a divisão. 

5- A cor tem a capacidade fantástica de despertar os nossos sentidos. Para uma sala de estar, tons naturais e suaves serão ideais para criar um ambiente tranquilo e intemporal. O vermelho é estimulante e vibrante, é favorável quando aplicado em proporções equilibradas, para quartos ou para salas de estar onde se pretende criar ambientes contemporâneos e sofisticados. O castanho é refinado e elegante, quando bem adaptado ao espaço. Cria sempre uma atmosfera de segurança, solidez e conforto. Jogar com as várias nuances do castanho pode enriquecer o clima acolhedor de um hall, por exemplo. O verde transmite frescura e energia, e em tons claros é um excelente anti-stress Será perfeito para a casa de banho mas também para escritórios. A cor laranja é acolhedora e revitalizante, convidando à sociabilidade e diversão. Diz-se também que tem a capacidade de abrir o apetite e facilitar a digestão. É assim ideal para cozinhas e zonas de lazer. O lilás é ideal para lugares de repouso como os quartos, pois convida ao sonho e à meditação 

6- Para um quarto de crianças tudo depende da faixa etária em que se encontra. Se for, por exemplo, um bebé devemos privilegiar cores claras e suaves porque, nesta fase, o quarto é essencialmente local de sono e repouso. O azul claro é uma solução óptima porque tem um efeito calmante. 

7- Tenham em conta o tipo de orientação da divisão da casa que pretendem decorar, pois os espaços voltados a Norte, por serem mais sombrios, pedem cores quentes que iluminam e aquecem a nossa percepção do espaço. Já os espaços virados a Sul, que naturalmente beneficiam da luz do sol, podem ser compensados com tons mais frescos.

8- Além de decorar e embelezar os espaços, a cor pode ajudar a delimitar e a marcar claramente o espaço. A cor permite ainda modificar a percepção dos espaços, podendo alargar ou reduzir uma divisão. Para alargar, por exemplo, o ideal é pintar a parede do fundo com uma cor escura e as laterais num tom claro. Para reduzir um teto muito alto, pinte-o com uma cor mais escura que as paredes laterais.

9- Se quiserem poupar energia, utilizem sempre cores claras ou tons de brancos com acabamento ligeiramente mais acetinado, sobretudo nas divisões em que passam mais tempo ou naquelas que carecem de luz natural. As cores claras reflectem a luz, fazendo com que os espaços necessitem de menos luz artificial.

Espero que as dicas tenham sido úteis. E fiquem atentos, porque em breve, muiiiiiiito em breve, terei novidades boas para vocês sobre este assunto!

Post escrito em parceria com a CIN

15 comentários:

  1. Uma casa colorida torna-se muito mais alegre

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  2. Sem me incomodar com a publicidade à CIN (a nossa vida é assim, se não conhecemos o mercado também não nos desembaraçamos), gostei das ideias. Até eu, que sou uma desajeitada, estou a pensar em pôr mãos à obra :)

    ResponderEliminar
  3. A casinha ainda cheira a fresco, por isso ainda não vou pensar em remodelações. Mas guardo para mais logo. E aproveitar o verão sem dúvida. Ainda esta semana tirei uma folga do nada, fiz de uma Terça, Domingo e fui ao Buddha Eden, já conheces? http://daspalavras.blogs.sapo.pt/uma-viagem-vale-mais-que-mil-palavras-6303

    ResponderEliminar
  4. Um dia vou cumprir todos os planos que prometi... Mas ainda não chegou esse dia :p

    letrademedico.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho piada a estas promoções/publicidades encapotadas de blogs recentes.
      Assina o Zé do boné.

      Eliminar
  5. Adoro uma casa colorida :D Daquelas que mal se entra as cores transmitem alegria, ou calma, ou paz :D

    ResponderEliminar
  6. Óptimas ideias!!!! Já fiquei aqui com o bichinho a querer fazer qualquer coisa ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Pipoca, como estamos de looks diários? Vão voltar, certo? :)

    ResponderEliminar
  8. Querida pipoca, é esse o espírito. Eu já dei "um chuto no rabo do namorado traste" e espero "arranjar um amor de Verão" rapidamente. Bom, já agora um amor para todas as estações :-)

    ResponderEliminar
  9. Eu que estou "em estágio" para, nas férias me dedicar às pinturas fiquei com boas ideias para aplicar depois publico fotos... LOL

    ResponderEliminar
  10. Grandes dicas, vieram mesmo a calhar agora que estou a pensar remodelar o quarto :)

    http://escondidanoarmario.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Concordo!
    A minha sala é amarela gema de ovo, por isso é quente, convidativa e acolhedora!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  12. Olá, só queria dizer que sinto imensa saudade da rubrica " hoje deu-me para isto".
    Adoro ver como se veste pois tem imenso estilo e sempre nos dá algumas dicas.
    Beijinho :b

    ResponderEliminar
  13. Amanhã por cá será dia de mudar. Nem que seja pouca coisa. por vezes pequenos pormenores fazem toda a diferença!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis