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Têm seguro de saúde da Multicare? Então não o usem

quarta-feira, julho 09, 2014
Foi mais ou menos quando comecei a trabalhar, talvez há uns dez anos, que decidi fazer um seguro de saúde. Sempre tive assistência médica através do trabalho dos meus pais, mas quando comecei a descontar isso acabou-se e então achei prudente ter um seguro. Escolhi a Multicare já nem sei bem porquê, talvez por ser a mais conhecida, ou uma das mais conhecidas. A verdade é que, ao longo destes anos, sempre achei que aquilo era uma entidade um bocado estranha. Para me explicarem qualquer coisa tinha de estar meia hora ao telefone e passar por 14 departamentos, nunca percebi muito bem como é que funcionavam os reembolsos (enviava as facturas e esperava pelo melhor) e achava toda a assistência ao cliente assim um coisa meio etérea. Mas pronto, a verdade é que também nunca tive chatices de maior, a cobertura de serviços é boa, por isso deixei-me estar. Aliás, não só me deixei estar como incluí o Mateus no meu seguro e fiz um up-grade do mesmo, já tinha o seguro mais elevado de todos.  E tudo corria relativamente bem até ter ido ao médico em Abril e o cartão da Multicare não passar. Oi? Como assim? Liguei de imediato a saber o que se passava e fui informada que o serviço estava suspenso por falta de pagamento desde Fevereiro. E aqui entra a parte do assumir de culpas. Na data em que o pagamento caiu eu não tinha esse dinheiro disponível na minha conta à ordem, porque nunca lá tenho muito dinheiro, só o essencial para o dia-a-dia. Segundo me disseram depois, foi enviada uma carta a avisar que o pagamento seria cobrado no dia x. Uma vez mais, culpa minha que não vi a carta, ou que a vi e não prestei a devida atenção. Certo é que o pagamento chegou (é anual) e a cobrança não foi feita por falta de dinheiro na conta. Tudo bem, uma vez mais, sublinho, a culpa foi minha. Mas o seguro foi cancelado de imediato e ninguém me avisou. Ninguém tentou fazer nova cobrança, ninguém tentou averiguar o que se passava. Foi preciso eu ir ao médico DOIS MESES depois para me dar conta da situação. Cancela-se um serviço e não se avisa o cliente, fantástico. Ainda por cima estamos a falar de um seguro de saúde, não é propriamente o mesmo que cancelarem-nos o telefone por falta de pagamento. 

Mas bom, assim que soube o que se estava a passar pedi para que dissessem como proceder para pagar o que estava em falta e reactivar o seguro. Seguiram-se muitas e muitas chamadas para a Multicare ao longo destes últimos meses, sempre a ouvir coisas diferentes. Que a situação estava a ser analisada, que estava no departamento não-sei-quê, que precisava de aprovação de não-sei-quem, mas que iam entrar um contacto, telefonar, enviar um mail, um pombo correio, sinais de fumo. Nada. Nunca me disseram nada. Tive de ser eu a andar a ligar para lá uma catrefada de vezes para voltar a ter seguro de saúde. Perante a prolongada falta de respostas, peguei em mim e fui à agência onde tinha feito o seguro, na esperança que alguém me ajudasse a resolver um problema que me parecia de fácil solução. Era pagar e pronto. Pois, não era pagar e pronto. Na agência acabaram por me explicar o que se estava a passar, o diálogo foi mais ou menos assim:

Senhor da Fidelidade: mas ninguém lhe disse que o serviço tinha sido anulado?

Eu: não… só me disseram que estava suspenso por falta de pagamento. Desde Abril que ando a tentar pagar e ninguém me diz como, já liguei uma data de vezes…
Ele: pois… mas o que estou aqui a ver é que o seu seguro não foi reactivado devido ao alto índice de sinistralidade.
Eu: como? O que é que isso quer dizer?
Ele:  o índice de sinistralidade está associado ao número de ocorrências.
Eu: está a dizer-me que o seguro foi cancelado porque o usei demais?
Ele: pois, é mais ou menos isso. O nosso departamento comercial considera que não é vantajoso renovar o seu contrato. 
Eu: está a dizer-me que me cancelaram um serviço que eu contraí porque, efectivamente, eu dei uso a esse serviço?
Ele: a senhora também tem uma empresa, deve compreender que há alguns clientes que não nos interessam.
Eu: não, de facto não compreendo nem vejo como é que isso pode ser aplicado ao meu caso. Tenho uma loja de roupa,  vou dizer a um cliente que não me interessa que ele faça lá compras para eu não ter de pagar mais IVA?
Ele: mas a senhora não trabalha com sinistros!
Eu: pois não, nem quero! Esse é o vosso core, é o vosso negócio, não é o meu! E, já agora, o que é que se considera um alto índice de sinistralidade? Usar o seguro uma vez por mês?
Ele: não foi só uma vez por mês…
Eu: então foi o quê?
Ele: isso não sei, não tenho aqui os dados.
Eu: muito bem, como é que posso fazer uma reclamação formal?
Ele: eu vou pedir ao departamento comercial que volte a analisar a situação. Vão dizer que não, mas de qualquer forma espere que lhe envie um mail na segunda-feira a confirmar (isto foi a uma sexta)
Eu: mas se já me está a dizer que não vão aceitar para que é que tenho de esperar até segunda-feira?
Ele: eu só não lhe quero criar falsas expectativas.
Eu: não me está a criar qualquer espécie de expectativa. A partir do momento em que tratam os clientes desta forma, como imagina não tenho qualquer interesse em continuar ligara a uma empresa assim. Até porque o que não faltam aí são empresas concorrentes interessadas em que alguém lhes compre um seguro. De qualquer forma fico à espera do mail e agradeço que no mesmo indiquem que o seguro foi cancelado devido ao alto índice de sinistralidade, tal como me disse.

O mail chegou e o que é que dizia? Que o contrato não é reposto por falta de pagamento do prémio. Vai-se a ver e o discurso mudou. Lá devem ter percebido que era chato (e estúpido e talvez ilegal) dizerem que o meu seguro foi cancelado porque eu o uso em excesso e dou prejuízo à casa, por isso agora dizem que foi pela falta de pagamento. A Multicare deve estar a nadar em dinheiro (e está) para deitar fora clientes que em dez anos só se atrasaram no pagamento uma vez e que pagam o prémio máximo. Se eles quisessem mesmo que eu tivesse pago teriam insistido. Mas não, limitaram-se a cancelar o seguro sem sequer me avisarem disso. Nem um telefonema, nada. Pelo meio, cancelaram também um seguro de um bebé. Não é espectacular?

Ainda estou para perceber o que é isso de "alto índice de sinistralidade". É um facto que no ano passado devo ter usado mais o seguro. Estava grávida, havia mais exames, mais análises, mais tudo, mas nem sequer usei o seguro para o parto, fui para um hospital público, por isso gostava mesmo, mesmo, mesmo de saber onde é que me excedi. Quando contraímos um seguro é-nos dada uma tabela com os plafonds. Quando os ultrapassamos o problema é nosso, pagamos do nosso bolso. Ora se isso não me aconteceu, porque é que consideram que eu uso demasiado o seguro? O Mateus, então, acho que mal o usou. Entre passar o período de carência e lhe cancelarem o seguro, deve ter ido a uma consulta ou duas. De qualquer forma, ninguém vai ao médico ou se põe a fazer exames porque não tem coisas mais divertidas com que ocupar o dia. Vou ao médico quando preciso, e foi para isso que fiz um seguro, PARA O PODER USAR QUANDO PRECISO!

O problema é que parece que isto é prática comum. O cliente deixa de ser economicamente interessante e a seguradora põe-no a andar. Ala que se faz tarde, que aqui só nos interessam clientes que pagam muito e gastam pouco. Possivelmente isso está para lá algures nas letrinhas pequenas do contrato, confesso que ainda nem fui ver. Para já, para já, estou só absolutamente indignada com a ligeireza como as coisas são resolvidas, com a falta de comunicação e com a total falta de respeito para com o cliente. No mínimo, acho vergonhoso, sobretudo tendo em conta que era cliente há tanto tempo e que nunca lhes dei qualquer espécie de chatice. Se têm seguro de saúde com a Multicare é bom que comecem a usá-lo menos, porque pode bem acontecer-vos o mesmo.

Fosse o nosso sistema nacional de saúde uma coisa altamente eficiente e mandava-os dar uma curva, não queria mais seguro nenhum. Como não é, lá vou eu fazer um novo seguro de saúde, passar por um novo período de carência, e trá lá lá lá lá, que é disso que as seguradoras gostam. Como é que uma coisa que é suposto dar-nos saúde nos esfrangalha o sistema nervoso? Não é um contra-senso? Enfim. Quando regressar trato da reclamação. Não posso fazer mais nada, mas sempre fica lá no livrinho para se lembrarem da cliente abusadora que gastava uma fortuna em consultas.

269 comentários:

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Anónimo disse...

Parabéns pela exposição deste caso! Pode ser que ele a faça pensar e reflectir sobre a questão da saúde em Portugal. A saúde é um direito de todos, como a educação e a uma reforma! Você tem direito à saúde, é portuguesa e paga impostos que servem para financiar esse atendimento! Os seguros e os hospitais privados são um engodo para encher os bolsos de alguns, que se aproveitam da ganância de alguns clínicos que são promíscuos e trabalham em dos sítios ao mesmo tempo, ou de decisores políticos que aprovam leis para beneficiar negócios que mais tarde lhes oferecem lugares de topo. Os nossos impostos financiam o sistema privado entre 30% a 50%, através da ADSE e da deslocação de clínicos que são formados no sistema público e migram para o privado por falta de condições laborais. O objectivo de vários governos e principalmente deste é tornar um bem público que é a saúde num bem privado. Termino dizendo que o enfraquecimento propositado do SNS leva a que agora o privado pareça mais acessível, mas imaginem o que vão fazer quando não tiverem concorrência!?
Os EUA querem um sistema público de saúde e abandonar os seguros e instituições privadas, pois só enchem os bolsos a dois ou três. Seremos burros o suficiente para deixar acontecer o contrário? O que cada um pode fazer, incluindo a pipoca? Aderir a todas as formas de apoio ao SNS e escrever para todos os grupos parlamentares, ministério da saúde e primeiro ministro, que defendem e querem um SNS para todos. Estamos a ficar sem tempo...

Anónimo disse...

ups!!

Anónimo disse...

Este anónimo é burro(a)!! Ou sofre de iliteracia...mas voto no burro(a)!!

Anónimo disse...

Olá Ana
Se tiver medico de família fique com ele. O nosso SNS é exemplar, está a ser copiado por países mais desenvolvidos. Óbvio que toda a gente quer o seu problema resolvido rapidamente", mas é natural que uma consulta para controle de acne na dermatologia hospitalar demore mais do que a de um potencial Melanoma a marcar. É um prioridade de urgência. Em todas as profissões há bons e maus profissionais, mas eu tendo ADSE prefiro sempre ser atendida no SNS

Anónimo disse...

A verdade é que o nosso SNS está a ruir e parece-me que as pessoas se encaminham para um futuro muito parecido ao dos EUA. Se repararem, os americanos não estão nada felizes com a sua forma de gerir a saúde, não é saúde para todos, é saúde para os que podem.

Rita Santos disse...

Pois eu tive Medis durante mais de dez anos, sem nunca falhar um pagamento e aconteceu-me exactamente o que aconteceu à Pipoca. Cancelaram um seguro sem mais aviso. Depois quando os conatactei disseram que podia reactivar o seguro tinha era de passar novamente pelo periodo de carencia, ou seja era como se fosse um seguro novo, mandei-os ir dar uma curva bem grande. No ano anterior tinha partido uma perna e por isso tive de fazer fisioterapia todos os dias durante tres meses... percebo agora que deve ter sido também por causa da alta sinistralidade.

SIRF disse...

Ora aqui está uma informação útil! Não sabia!

paula disse...

o seu blogue dá direito de resposta? gostava de ouvir o que terão a dizer os dirigentes da empresa ás presentes afirmações.

Anónimo disse...

ola a todos e especialmente para a pipoca, também tenho seguro de saúde da Multicare, que não o melhor de todos, mas é ajustado ás necessidades do meu filho e das minhas. Já vi aqui comentários sobre carências. no caso do Martim, como fiz a pré adesão aos 6 meses, e após o nascimento finalizei a inserção ou inclusão como eles chamam do bebé na apólice, o meu filho não teve qualquer período de carência quer nas consultas quer nos exames. Para o parto nada a apontar, quando foi para o autorizar responderam-me em 2 dias, e ainda faltava 10 semanas para a data. Mas uma situação é verdade, a minha apólice nunca anulou por falta de pagamento. É verdade que tive momentos no passado em que atrasou mais ou menos 2 semanas, mas não anulou. Apesar de ter tido algumas dificuldades no passado, nunca o meu seguro sofreu.
Sinistralidade? não faço a mínima ideia de como anda a do meu filho e a minha, pois não me compete saber isso, apenas preciso de ter a responsabilidade de ter dinheiro na conta e sempre que chega o dia de consulta ou exames tenho a certeza que apenas vou pagar a minha parte.
Também já vi comentários das letras pequenas, e apenas tenho a acrescentar que não são tão pequenas assim, e uma coisa é verdade, dá trabalho a ler. É preferível estar a ver um filme, mas encaro essas letras pequenas como uma responsabilidade minha em ler as mesmas. Se fosse um contrato de trabalho em que a remuneração fosse 5 000 euros, não liam o contrato todo? nem que fosse para terem a certeza que não ia implicar prostituírem-se...então não venham com historias e tretas das letras pequenas. São desculpas de irresponsáveis.

Anónimo disse...

Caro anonimo.
Apenas para acrescentar que é vergonhoso responsabilizar os outros pelas nossas falhas. não paga.. não usa. e já agora e a conta da eletricidade/agua e outros afins.. não pagou não vê filme nem toma banho. Esta situação trata-se de responsabilizar os autores das falhas, não companhias de seguros/edp/aguas/meo e tantas outras que andam para aí..

Anónimo disse...

Dr. Mendes de Almeida a presidente!!!

Anónimo disse...

Ah tem ADSE? ah valente lambona!

Anónimo disse...

Como é que a Silvia diz "Tem algumas desvantagens, como o tempo de espera, principalmente em situações de urgência, porque em consultas não é assim tanto, é como numa clínica/hospital privado"
Uma urgência não admite tempo de espera. Estes apenas existem devido ao milhares de pessoas que têm uma dorzinha, e acham que o fim do mundo.. vão a correr para o Hospital até com uma simples constipação.
Ainda em relação ás consultas, tenho a dizer que no centro de saúde da minha residência, quando precisei de uma consulta de medicina geral tinha uma espera de 3 semanas. Minha cara, se eu tenho seguro de saúde e preciso de uma consulta, garanto que vou ao privado, porque sei que vou ser atendida em 2/3 dias. O meu bem haja á CUF.

Anónimo disse...

não concordo com incompetência no sistema publico, mas existe um desinteresse pelo paciente, em querer saber mais ou pedir exames, porque estes ficam dispendiosos ao Estado.
Fui com o meu sogro há cerca de 2 anos ao Santa Maria (Lisboa) que estava com diarreia e sangue nas fezes. Ora isto pode não ser um bom sinal, especialmente quando se tem 62 anos. Foi diagnosticado com Ansiedade, o que torna o desfecho vergonhoso, porque o meu sogro faleceu pouco depois com cancro do intestino.
Chama-se falta de preocupação e completa ausência de respeito para quem descontou toda a vida..

Anónimo disse...

Vamos ter taaantas saudades do nosso querido SNS quando ele acabar. E já não falta muito. As seguradoras ganharam terreno. Uma amiga minha brasileira passa a vida a dizer: vocês não têm mesmo noção da sorte que têm, é irreal, falam de barriga cheia, quando conto à minha família no Brasil como sou seguida e como me tratam nos hospitais públicos, e ainda volto de lá com as consultas marcadas e cheques dentista, dizem-me que isso não é possível, devo estar a brincar...

Anónimo disse...

Mania de implicar,sinceramente! Sabe que a Multicare ou outro seguro de saúde para ser usado tem de ser em clínicas ou hospitais que tenham o acordo com a entidade em questão,logo no seu caso a culpa nao foi da Multicare. Mas sim da sua ortodontista!

Anónimo disse...

Por acaso, tenho o seguro da Multicare há já alguns anos e para já nao me deu chatices. Este ano já fiz duas cirurgias e foram rápidos na aprovação e para já ainda nao quiseram cancelar a apólice pelo índice de sinistralidade, mas vou estar atenta ;)
Os comentários anteriores, nao me trouxeram nenhuma novidade. Já sabemos que os médicos que estão no privado são os mesmos do publico e também penso que sabemos que esses mesmos médicos tem um atendimento diferente no privado, porque há mais exigência e o emprego pode estar em risco, ao contrario do publico...
Devo ser mesmo azarenta, visto que o meu medico de família diz que as normas do SNS é fazer alguma coisa quando há uma situação de urgência e nao existe medicina preventiva (se houvesse poupávamos chatices, cirurgias de urgência, talvez IPO e o estado poupava dinheiro), mas como disseram, o SNS funciona na perfeição.

Anónimo disse...

A mim aconteceu-me uma situação semelhante, embora não tão grave.
Tenho seguro de saúde da Advance Care e no mês passado recebi uma carta a informar que o meu prémio iria sofrer um aumento de 20%, precisamente porque os sinistros tinham aumentado. Até aqui sempre achei que o plafon definido para gastos de ambulatório serviam precisamente para definir os gastos que podiamos ter, com o seguro que pagamos todos os meses. Afinal parece que não... (nem a meio do plafon anual cheguei!).

Em relação ao SNS, que muita gente está aqui a defender, é tudo muito bonito mas mudei de cidade à 4 anos, e estou há 2 em lista de espera para me ser atribuído Médico de família :(
Estar 7 ou 8 horas à espera nas urgências também não me parece muito agradável! :S

Ana Faria disse...

Seriously, Pipoca? Espanta-me como é que escreves isto aqui e como é que há tanta gente a dar-te razão na íntegra. Só tens razão numa parte do caso.

1 - Na grande maioria dos seguros, quando deixas de pagar o contrato é terminado, sem necessidade de aviso de parte a parte. Ou seja, tu também não terias de avisar, apenas de deixar de pagar. Isto é verdade para uma série de produtos de mil e uma marcas, e tu devias sabê-lo, se não sabias serviu-te de lição (e a muitos outros). As despesas que temos devem sempre ser verificadas no final de cada mês, assim como os pagamentos, questão de organização e protecção pessoal. Independentemente do dinheiro que ganhamos. Não tens a mínima razão no "deviam ter avisado".

2 - O atendimento ao cliente foi mau; mas o que foi realmente má foi a atitude do mediador. Esse sim devia ser submetido a uma reclamação, e tens toda a razão na tua queixa.

3 - Situações exactamente idênticas se passam na Médis, na Victoria, enfim, onde te lembrares. Maus serviços e maus funcionários existem em todas as seguradoras, mas a política de todas é exactamente a mesma: lucro.

Acho óptimo a boa publicidade gratuita que fazes a alguns produtos, e até mesmo aquela que é paga. A má publicidade já me deixa um pouco mais desconfortável, sobretudo quando é tão agressiva e parte de uma generalização de uma situação que te aconteceu A TI e que foi inicialmente culpa tua. Não cai bem a uma pessoa com dois dedos de testa. Era exactamente o mesmo que eu, sendo uma figura influente, fosse para a praça pública dizer que tinha comprado dois vernizes teus que me tinham queimado as unhas, com o título: COMPREM VERNIZES, MAS NÃO OS DA PIPOCA MAIS DOCE.

Mas pronto, estou aberta a críticas, que já sei que vão chover.
E entretanto vou aplicando Biafine nos cotovelos, por via das dúvidas.

Sara R disse...

Sei que é cliché dizer isto mas Portugal tem um dos melhores serviços nacionais de saúde da Europa e do Mundo, especialmente quando se associa esse SNS a um país pequenino e pobre como o nosso, em comparação com outros países muito mais ricos e maiores... O mesmo se aplica aos profissionais que formamos. Desenganem-se aqueles que pensam que no privado é tudo perfeito..porque não é. Tal como não o é no público, claro.
Devemos ter orgulho naquilo que temos de bom e não nos limitar a criticar ;) Como é típico do português ;)
Parabéns pelo blog Pipoca ;) Sou uma leitora assídua!

Anónimo disse...

Ja eu tive e detestei tudo. Comecando na falta de profissionalismo de quem me " empurrou" o seguro, na falta de cumprimento do que tinha sido acordado,, continuando na falta de pediatras competentes na minha zona residencial e acabando no " pormenor" de ter que esperar de 2 a 3 semanas por uma consulta conseguindo mais facilmente 1 consulta no SNS. E vivo numa cidade bem grande onde consigo consulta num pediatra a qualquer momento. Para mim médis nunca mais. Ficou-me mais barato anular o seguro e pagar directamente as consultas do meu filho no pediatra qd é urgente. Qd nao é vou ao SNS e fico melhor servida do que alguma vez consegui ser pela médis.

Anónimo disse...

Há pessoas a morrer nas urgências à espera em hospitais públicos?
Ahahahah!
Doenças oncológicas - tratamento aconselhado e onde qualquer um de nós o pode fazer sem ter de vender a prima a tia e a amiga (mesmo sendo o magnata do petróleo), hospitais públicos - IPO de Lisboa/ Porto/ Coimbra, Santa Maria , Capuchos - equipas maravilhosas, esperas mínimas, as melhoras equipas médicas
Obstetrícia (partos) - quando há uma complicação no parto no privado é um pincel, e sabe porquê? porque os hospitais privados não têm médicos de todas as especialidades a trabalhar 24horas por dia nem os conseguem activar (em muitos casos) - vergonhoso!!!!
Podia continuar...mas não vale a pena porque quem acha que o SNS é mau, trata mal os utentes, não lhes presta cuidados é porque nunca precisou.

Anónimo disse...

Oh anónimo detesto gente com azia! Eu não vejo as minhas contas e sabe porquê? Porque sou CLIENTE de uma seguradora que deve fazer a COBRANÇA do seguro se me quer manter como CLIENTE! E como acho que nenhuma seguradora anda a nadar no euro, têm de ser eles a verificar e a ligar-me porque me querem manter como CLIENTE, entende? Quanto à lei, nunca ouviu dizer que a mãe dos estúpidos está sempre grávida?! sim, aquela que pariu aqueles que fizeram essa lei!!!

Anónimo disse...

Gostaria de marcar uma consulta para o Dr. Mendes de Almeida...gosto de emoções fortes!

Unknown disse...

Como é que perfurou o estômago?
(Também tenho banda gastrica)
Www.bandagastricamente.blogspot.com

Anónimo disse...

À senhora que falou na lista de espera para colocação de uma prótese. Compreendo que deve ser difícil ver alguém que gostamos sofrer com dores sabendo que uma operação resolveria os problemas, e ver o prazo de espera alongar-se eternamente. Contudo, é preciso compreender que o SNS, e é um sistema gigante, com uma coordenação e organização extramamente complicadas. Como todos os serviços, é necessário haver uma gestão do dinheiro público, que por vezes implica colocar há frente nas listas coisas mais importante que uma prótese à anca (não desvalorizando a sua mãe) , como operações ao coração e outros órgãos vitais, transplantes, tratamentos de cancro e outros. Por vezes, temos que saber ver que os nossos problemas não são os mais importantes, e que já gente mais jovem e com problemas que maiores que precisam de ser resolvidos mais rapidamente. Infelizmente, é está a realidade, nua e crua. Tudo acaba por girar aà volta do dinheiro. Acrescento ainda que compreendo a compra de seguros, mas acho lamentável que a nossa sociedade não dê valor ao facto de ter ao seu dispor um serviço de saúde quase gratuito, de qualidade, com grandes médicos e enfermeiros. Tal como tudo na vida, talvez quando o perdermos, comecemos a dar valor

Anónimo disse...

Perfeitamente legítimo cancelar o seguro porque o segurado o usou excessivamente. O objectivo deles - e isto pode ser algo surpreendente para V.ªs Ex.ªs - é ganhar dinheiro!
Se uma pessoa que lhes dá um lucro anual de, vamos supor, € 1.000, os obriga a despender de € 1.500, o mais normal é que não vejam vantagem na renovação do contrato, quando atingido o seu termo.

Tal como eu, se tiver por exemplo, um arrendamento em que eu, senhorio, recebo €300 de renda mas, porque foram operadas obras de melhoramento no prédio, a minha fracção ficou valorizada e eu agora consigo receber €500 de renda. Naturalmente, no fim do contrato que me proporciona menos lucro vou friamente optar por não o renovar.

Em Portugal há alternativas, há um serviço nacional de saúde, as prestadoras de serviços de saúde não são forçadas a manter vínculos ad eternum, principalmente se estes lhes causarem prejuízos.
Aliás, se o fizessem, isso sim seria ilegal, face aos sócios, uma vez que a sociedade tem escopo lucrativo, a manutenção de contratos geradores de prejuízos configuraria gestão danosa.

Anónimo disse...

A todos os que defendem a posição da seguradora, queria alertar para o facto de que estão a colocar questões jurídicas e/ou processuais à frente do direito à saúde e ao respeito de uma mãe e do seu bebé. Só porque existem leis num determinado momento, não quer dizer 1. que estejam correctas ou sejam justas, 2. que não possam ser mudadas, e principalmente 3. que não existam entidades e pessoas que abusam delas para prosperar prevertendo a original intenção do legislador. Ora, parece-me claro que nesta situação a seguradora está a usar a falta de pagamento por parte desta mãe para "descartar" um cliente que entende ser pouco vantajoso. Aos que defendem a legitimidade legal desta posição, os meus parabéns por saberem ler Decretos-lei e Portarias, e fazerem parte integrante da actual crise de valores que a nossa sociedade vive. Os que percebem de seguros, saberão ver que a companhia está a perder dois cleintes que a médio-longo prazo serão rentáveis, e os que são pessoas saberão ver que apesar de legal, o que aconteceu não foi correcto. Viva a crise de valores e os espertalhões que sabem tudo! Em antecipação dos insultos, desejo-vos desde já o dobro, até porque não os vou ler...

Anónimo disse...

O negativismo que impera em muitos destes comentários fazem-me pensar que são casos perdidos, pois mais tarde ou mais cedo dirão idêntico da EDP, da MEO, do Continente, etc.
O problema está em julgarem o livro pela capa. Deixem-me colocar umas perguntas, onde aprenderam a assinar documentos sem terem posse de toda a informação? Peçam acesso ás condições gerais, muitas vezes disponíveis online e saberão com o que contar.
Querem responsabilização? façam um seguro com um mediador, que será directamente responsável pelo aconselhamento que dá e que vos retira o "segurês" das cláusulas dos contratos, explicando em bom português. O seguro custa o mesmo.
Por fim respeite-se as profissões alheias como pedem que se respeitem a vossa, a generalização está na génese de discriminações sociais e religiosas. Certamente não admitiriam ser racistas ou algo impróprio publicamente. No entanto, fóruns ou blogues permitem este tipo de postura pela via do anonimato.
Por fim tomem o meu "sermão" como uma opinião de quem viu comentários desinformados e não como um ataque a quem quer que seja.
P.S.: como podem ter notado não sou imparcial, orgulhosamente desenvolvo a minha actividade a muito custo neste ramo, lutando contra preconceitos diariamente, mas felizmente com muitos clientes satisfeitos.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que a Lara disse. E mais, nenhuma seguradora tem culpa de os segurados não terem a devida preocupação de controlarem as suas contas bancárias de forma a liquidarem os seguros. Logicamente que os mesmos são cancelados... Já tive seguro saúde em duas companhias, uma delas a Multicare, e posso afirmar que foi dinheiro bem aplicado.

Anónimo disse...

Hospital de Cascais não é bem um hospital público

Anónimo disse...

Olá. Já que se fala em situações caricatas de seguros, deixo uma informação e alerta sobre seguros multiriscos. A minha sanita rachou e teve de ser substituída por haver risco de partir ao ser usada e alguém se cortar. e como o seguro refere quebra de louças sanitárias participei ao seguro. fiquei a saber que se as louças se partirem sozinhas o seguro não cobre. Se eu tivesse deixado cair qualquer coisa pesada sem querer em cima da sanita e ela rachasse o seguro já pagava. Eheheh! Ah é da Fidelidade.

Anónimo disse...

Ah quer dizer que responsabilização só com mediadores, com as companhias diretamente não há. Essa é boa...!

Anónimo disse...

Apoiado!

Anónimo disse...

Concordo inteiramente. É pena eu não ter acesso ao seu perfil senão juro que o associava à minha lista de amigos você deve ser das poucas pessoas que ainda têm valores e princípios nesta sociedade.

Bruno disse...

Olá!

Têm seguro de saúde da Saúde Prime com cobertura para parto? Então esqueçam o parto!
O seguro é uma fraude.

A minha esposa subscreveu um seguro de saúde na Saúde Prime, há cerca de uma ano com cobertura para parto, daqueles com 365 de período de carência. Hoje passado um ano e alguns dias foi a uma consulta de obstetrícia e o seguro estava cancelado. Ficamos surpreendidos!! Sempre pagamos a tempo e horas e nunca fomos notificados de nenhuma alteração.

Após ligar para a Seguradora, informaram que tinha denunciado (não renovaram o seguro), porque aquele produto tinha sido descontinuado. Mais surpreendidos ficamos com explicação!
Nunca recebemos, carta, email, telefonema etc - perguntamos de que forma notificaram, disseram que por carta sem registo - continua a estranheza.

Pedimos que enviassem por email para analisar - enviam uma carta digitalizada, datada do final de Dezembro com a informação que "tendo em conta a evolução da sua apólice, o seu plano de benefícios será reformulado e por esse motivo a apólice não será renovada", e apresentam um seguro sem coberturas de parto (exatamente no final do período de carência, ou seja, quando se podia passar a beneficiar) e com consultas de especialidade com o dobro do preço até então. Mas recordo que nunca recebemos tal carta e o seguro terminou (segundo a seguradora, porque não demos o aval para este novo.

Ora, como é possível que um seguro que se renovava automaticamente, exceto se denunciado com aviso prévio de 30 dias, por carta registada ou qualquer outro meio escrito, que inclui-a coberturas para parto, com um período de 365 dias, exatamente no dia em que se podia começar a utilizar essas coberturas, não seja renovado nessas condições, perante a iminência de um parto (faltam 2 a 3 meses, para o parto)? Isto ultrapassa todos os limites!

Desta forma só posso concluir que o seguro de saúde da Saúde Prime com cobertura de parto é uma autêntica fraude! Pois, assim que se chega ao final do período de carência não renovam o seguro.

Se esta situação não ficar resolvida até ao final da semana, obviamente que será comunicada ao ISP, iniciado um processo etc., mas de qualquer forma, mesmo que se resolva com bom senso, fica o alerta, porque a atitude é desprezível.

Anónimo disse...

Comigo foi o contrário. Paguei antecipadamente e, mesmo assim, quando quis efetuar o pagamento do exame médico, não permitiram o acesso. Pelos vistos nao sou a única a quem a Multicare aldrabou. Estou consigo. Não é uma Companhia idónea

Anónimo disse...

Nada há de melhor do que o SNS. Fazem-nos crer que isso não é verdade porque pretendem desmantelar este grandioso projecto do pós 25 de Abril p/ abrir caminho aos privados porque o negócio da saúde rende! Haja boa planificação e organização dos serviços que tudo funciona como deve ser!

Anónimo disse...

para mim tudo o que envolve seguros sao uns autenticos trafulhas

Anónimo disse...

para mim tudo o que envolve seguros sao uns autenticos trafulhas

Anónimo disse...

Já me deixei de seguros...uso a FacultaTempo (www.facultatempo.pt) onde não pago mensalidades...pena que estes projectos não sejam divulgados. Recomendo!

Anónimo disse...

Tantas opiniões... Aconteceu que quem assinou um contrato falhou o pagamento, logo a seguradora terminou o contrato. Quando tentou reactivar o contrato a seguradora verificou que a cliente não é economicamente atraente e resolveu não fazer um novo contrato. Provavelmente, se não tivesse falhado o pagamento, o contrato não era anulado e a seguradora continuava a cumprir com o mesmo. Não me parece nada errado!
Verifico que grande parte das pessoas que se queixa dos seguros de saúde, tem apólices muito baratas e por consequência muito incompletas. Eu não posso querer pagar 10 euros por mês e esperar que o seguro gaste 1000 euros comigo por ano. Isso é lógico.
Eu tenho um seguro advancecare, pago muito dinheiro por 3 pessoas do agregado familiar mas a mim pagam tudo, nem preciso de autorização para tac, ressonâncias, óculos, medicamentos, etc etc. Graças a Deus não tenho gasto por ano o que pago de prémio mas um dia isso pode acontecer e só admito que renunciem ao contrato se eu falhar no cumprimento do mesmo.
Quanto à comparação que a pipoca faz com o pagamento do Iva na sua empresa, a mesma não faz sentido porque a entrega do Iva ao estado só se faz após recebimento do pagamento do cliente. Para fazer uma comparação mais fiel com o que se passou poderia pensar no seguinte: se fizer um contrato com um cliente em que ele paga um determinado valor no início do ano e depois vai buscar umas peças de roupa à loja de vez em quando, pagando apenas uma pequena parte do preço de etiqueta. Se esse cliente alguma vez falhar o pagamento estipulado no início do ano, a pipoca vai continuar a permitir que ele mais tarde, quando lhe apetecer, reactive o contrato? Possivelmente vai fazer contas para ver se o contrato enquanto esteve em vigor foi vantajoso! Se não foi económica ou financeiramente vantajoso não o vai activar porque quem falhou foi o cliente e vai aproveitar-se dessa abertura legal para se livrar de um cliente não interessante. Será mais ou menos isto não?
Espero não estar a pensar mal....

Anónimo disse...

UTILIZEM O SNS . DEIXEM DE SER PATETAS. O QUE O GOVERNO QUER É QUE USEM SEGUROS DE SAÚDE. QUEM USA SEGUROS DE saude ESTÁ DEFINITIVAMENTE A CONTRIBUIR PARA A DEGRADAÇAO DO SNS . LEMBREM SE, HOJE PODEM NÃO PPRECISAR DO SNS MAS A VIDA DÁ MUITAS VOLTAS. NINGUEM PODE DIZER QUE ESTÁ BEM.... ALIÁS SÓ PENSA ASSIM QUEM TEM FALTA DE VIDA/MATURIDADE!!!!!NÃO COLABOREM COM OS PRIVADOS. OS MEDICOS SÃO PESSOAS QUE TEEM QUE AJUDAR , NAO PARA FICAREM RICOS,PORQUE PARA ISSO OPTAVAM POR OUTRA PROFISSAO.

Lambert disse...

Eu fiz o meu seguro de saúde numa empresa de mediação de seguros e fiquei muito satisfeita.
A quem interessar, pode simular no site deles http://www.giant.pt/produtos-seguros/seguro-de-saude/

joao disse...

Amigos isto é assim com os seguros enquanto recebem tudo bem quando quando nós precisamos e vamos ao medico começam a fazer lista e quando a lista não lhes agrada porque só querem lucro na primeira oportunidade que tiverem chutam para fora

Anónimo disse...

Epah que ridiculo... Da vontade de mandar o pagamento em cheque e logo a seguir da lo cmo perdido... Eles que o metessem no segundo em que o mandou. Ninguém os mandou esperar! Isto realmente é de loucos... Os moveis queimados e o homem q os vendesse assim... Uma nova vaga estetica... Móvel on carbon lindo

Anónimo disse...

Ha um seguro mutualista que não tem esses requesitos. Pertence a advance care chama se mgen. Mas tem de ser socia de uma mutualista. O período de csrencia p o parto p ex e de 90 dias. Único nesse aspecto. Os valores também são acessíveis. Pode ter doencas cronicas. As exclusoes são poucas. Eu tenho esse seguro. Assim cm as minhas filhas. E fixe.

Unknown disse...

Todos sabemos que estas privadas são o maior problema, e digo isto porque são elas que fazem com que a SNS esteja nesta guerra, são elas que criam estes problemas e são elas que nem deviam existir em Países pobres como o nosso....mas isto hoje é uma seita pegada que não sei onde isto vai parar...é só esquemas e mais esquemas e parece que todos os engravatados trabalham para esta anarquia onde a justiça nada pode fazer contra eles....

Anónimo disse...

Multicare: a mim subiram o prémio para o máximo depois da segunda e última cesariana :). " vocês estão parvos, agora que as despesas acabaram é que correm comigo?" Sim, foram parvos. cancelei imediatamente o seguro. O SNS é optimo, salvo para oftalmologia e dentistas.
As pessoas é que tem espectativas injustificadas, quem tem indicação de cirurgias complicadas e não está em risco de vida às vezes tem que esperar. E não, a medicina não pode tudo, e há muitas doenças que não são doenças, é só velhice e "defeitos de fabrico".

Anónimo disse...

Só vi este post agora. como disse, eles tentaram ir à conta 2 vezes e nao obtiveram boa cobrança. Teve sorte de irem duas vezes porque em muitos seguros só vão uma e depois enviam carta a avisar de nao ter havido boa cobrança. O que eles fizeram e ignorou ou não viu.. você é que tinha que fazer a sua parte e verificar se o seguro está em dia.. se um seguro não é pago ele cancela, tao simples quanto isto. e não andam atrás do cliente para pagarem, visto que até podia simplesmente não estar interessada em continuar. Seja um seguro auto, um seguro da casa, as companhias não andam como os bancos atrás de si para pagar uma prestação em atraso.. se não paga o seguro é cancelado. e da mesma forma que nenhuma companhia quer ter um cliente que constantemente é culpado em sinistros auto, se o valor que pagava não era compensatório para o que usava, é considerado um mau negócio, não é rentável, logo a companhia está no seu direito de não aceitar o risco.. da mesma forma que mesmo que tivesse pago o seguro sempre direito, com aviso prévio e na anualidade do seguro, a companhia podia enviar uma carta a dizer que não estava mais interessada em segurar aquele risco. É lei, pode fazê-lo.. tao simples quanto isto!

Anónimo disse...

Normal. seja na açoreana seja em que companhia for, um seguro que tenha o rácio elevado, recebe uma cartinha a dizer que nao estao interessados a continuar a segurar o risco.. é um negócio minha gente, ninguém anda neste mundo para ter um negócio que nao seja rentavel

Anónimo disse...

Certamente avisaram, mas ignorou a carta da mesma maneira que ignorou a de falta de pagamento.. mas ninguém continua a segurar um risco ao qual não foi pago.

Unknown disse...

Visto só ter visto o seu blog agora deixo aqui o outro lado de ter um seguro multicare. Ter o seguro multicare é fantástico no meu ver se não o tivesse neste momento estaria endividado em mais de 50 mil euros devido a duas operações. Casos são casos claro mas no meu caso não tenho queixas a fazer.
Cumprimentos

Unknown disse...

E você pensa que estes também respondem?? estou à espera até hoje, mandaram foi a seguradora que denunciei a responder me! Ora muito Obrigada!

Unknown disse...

Concordo plenamente por experiência própria!

Unknown disse...

Ai não não e não MESMO É BOM PARA TODOS NÓS DIVULGAR O NOME DO PSEUDO MÉDICO PARA PODERMOS NOS PROTEGER! SIM É MUITO BOM QUE SE DIVULGUE O NOME DOS MÉDICOS NESTES CASOS GRAVES!!!!

Unknown disse...

DIFAMAÇÃO??? MERECIA ERA PRISÃO!

Joana F. disse...

Boa tarde,
Venho aqui deixar um comentário contrário ao desta publicação. Eu e a minha família utilizamos a Multicare há mais de dez anos e nunca tivemos queixas. Graças à Multicare pude resolver imensos problemas de saúde, ao longo destes anos: cobriu as despesas de uma operação que fiz,do aparelho para os dentes, permitiu-me tomar a vacina contra o HPV Com um desconto enorme, reembolsou-me despesas com médicos que não estavam na rede rapidamente, e até numa percentagem superior à que esperava. Uma pessoa da minha família pôde beneficiar de consultas de terapias não convencionais a cerca de 10 euros cada, o que melhorou a sua situação clínica, há muitos anos estanque e sem melhoras através de consultas de Medicina convencional. Se há alguém que pode afirmar-se que tem alto nível de sinistralidade, somos nós. Uma vez, também nos sucedeu termos falhado o pagamento e suspenderem os serviços. Também fui apanhada de surpresa numa consulta. Mas o processo de reactivação, embora não imediato, foi relativamente simples. Tenho tido, ao longo dos anos, uma boa experiência com a Multicare, e pelo que tenho ouvido de outros seguros, aparentemente mais baratos (prometem serviços que depois não correspondem ao que se verifica na prática), a Multicare tem mesmo um serviço superior. Talvez a autora deste blog tenha tido uma má experiência, sobretudo, com a pessoa que a atendeu ao telefone, mas essa é mesmo a excepção, com a Multicare. Também sou defensora da utilização do SNS, mas sucede que muitas vezes a resposta não é tão célere quanto necessitaria a resolução dos nossos problemas de saúde.

Anónimo disse...

Enquanto profissional de saúde posso afirmar que se os médicos passassem mais tempo no hospital público e menos tempo nas várias clínicas privadas (sim porque nunca é só numa!!) o SNS seria tão mais eficiente e melhor.... Certamente despaxariam rapidamente as listas infindáveis de cirurgias e dariam um acompanhamento melhor aos doentes internados.... Sabe bem ganharem aquele valor"zinho" fixo ao final do mês (garantido pelo estado) com o acrescimento dos milhares que ganham no privado!!!
Isto é uma bola de neve....

Anónimo disse...

mal educado! Não devia escrever aqui...

Nuno Cruz disse...

Boa tarde,
Já está o assunto, mais que encerrado, legalmente (pode-se informar em asf.com.pt), um contrato que entre em período de caducidade por falta de pagamento, não é renovável.
Qualquer seguradora, sobretudo se for cliente monoproduto, se o índice do racio valores de sinistralidade é superior a determinada percentagem de prémios, o cliente deixa de ser interessante, ou economicamente viável (esta analise é feita a toda a carteira desse cliente, incluindo automóvel, etc).
Reclamações é importante que faça. Porquê? Para que os prestadores à rede da multicare, ou outra, seja triada, para que não exista abusos.
Cumprimentos,
Nuno Cruz

Anónimo disse...

Anda aqui gente que deve ter acordado com os pés fora da cama ou trabalha para seguradoras.

Pedrão disse...

Tropecei aqui por acidente... Vou partilhar tambem aqui a minha historia... Muito simples!
Tinha seguro de saude MULTICARE pela empresa. Sai da empresa. Inicei processo de transferencia de seguro para uma apolice particular, que por lei pode ser feito sem ter de submeter novamente a periodo de carencia. Neste processo tive que responder novamente ao questionario sobre patologias... normal..
Enviam-me depois uma carta a dizer que apolice esta aceite MAS ESPERA! excluindo a cirugia da extraccao vesicular que FOI DIAGNOSTICADA NO PERIODO MULTICARE anterior (meses antes)...
Vejam la voces se isto faz algum sentido?!!!
Isto e' alguma seguradora correta?? Mas que mafia anda para la!

Carlos Costa disse...

Li com muito atenção tudo o que escreveu.O nosso Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi das melhores coisas que fizerem neste país. Modelar, serviu e serve de exemplo para muitos países do mundo. Julgo que foi muito baseado no sistema inglês, o antigo, original, pois parece-.me que o actual deixa muito a desejar depois de tantas reformas thatcherianas e outras barbaridades sociais. Já fizeram muitas tentativas para o destruir, convém a determinados grupos económicos que querem fazer da saúde um negócio e apenas um negócio. O SNS é baseado numa coisa muito bonita e humana: SOLIDARIEDADE. Mesmo depois de tantos ataques continua a prestar basicamente bom serviço. Tenho experiência directa! Paguemos nós TODOS os impostos, lutemos e exigimos que TODOS o façam. São um dever e um DIREITO social, exigemos também que sejam bem geridos, assim como o SNS.Lutemos e preservemos um BEM COMUM. Nosso, dos nossos filhos de todos sem excepção. Intermediários são apenas para ganhar dinheiro ( e encarecer) com uma coisa que é o garante fundamental e absoluto para podermos desfrutar de tudo o resto: A SAÚDE. Vamos ganhar o campeonato EUROPEU DA CIDADANIA? Bora?

Sofia disse...

Não há nenhuma penalização (judicial, por exemplo) por não se pagar o seguro? Este fica apenas sem efeito?

Anónimo disse...

Porque doenças pré existentes não entram nos novos seguros!

Anónimo disse...

A Sr.ª é que não cumpriu a sua parte do contrato ao não pagar.
Qual é a dúvida?
Pelo que diz, os clientes têm direito a não renovar contratos mas as seguradoras não?
A contratação de um seguro de saúde é opcional. Se as seguradoras são o demónio, não contrate.

Unknown disse...

Boa tarde
Alguém sabe como fazer para cancelar o seguro Médis.
Obrigado pela atenção

Anónimo disse...

Os seguros são a maior aldrabice que há🤬

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Teorias absolutamente espectaculares

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